Delegado mostra em rede social a história da Polícia Civil de SP
Do portal da SSP-SP ( fonte: BLOG DO DELEGADO )
Quando o delegado Paulo Roberto de Queiroz Motta resolveu que era hora de contar aos filhos a sua trajetória na Polícia Civil, foi atrás de material histórico, como fotos e documentos, mas não achou muita coisa. Decepcionado, ele decidiu agir por conta própria e virou um “caçador” de documentos da instituição para a qual dedicou sua vida.
Já familiarizado com a internet, o delegado abriu um grupo na rede social Facebook para reunir material. A proposta deu tão certo que, há pouco tempo, ele se viu impelido a abrir uma Fan Page chamada “Memória da Polícia Civil do Estado de São Paulo”.
A Página foi criada em 24 de dezembro do ano passado e já conta com 301 seguidores. Nela, é possível recordar fatos inesquecíveis e que tiveram a participação decisiva da Polícia Civil, como a libertação do empresário Abílio Diniz, no dia 17 de dezembro de 1989. Nas fotos estampadas por toda a imprensa e postadas na página, aparecem policiais civis que são identificados, um a um, em alguns casos, com o cargo que ocupam ou ocuparam na instituição.
O modo mais fácil de navegar pela história é clicando no link que leva o internauta para a coleção de álbuns de fotos, que está facilmente identificada de acordo com o tema, como “Curiosidades policiais”, “Prédios antigos da Polícia”, “Criminosos notórios”, “Cadeias públicas”, “Crimes de repercussão”, “Grandes repórteres policiais”, “Delegados gerais de Polícia”, entre outros. De um espaço de história da instituição, a página cada dia mais se expande para contar a trajetória dos fatos que permearam a sociedade paulista, pelo menos, nos últimos 40 anos.

“Comecei a visitar livrarias, sebos, navegar na internet e pedir aos colegas que me fornecessem material. Encontrei muita dificuldade, pois constatei que os velhos policiais não guardavam fotos e reportagens sobre suas atividades profissionais. A única facilidade que tive foi que, como trabalhei intensamente nesta minha jornada na Polícia Civil, muitas vezes passando dias sem retornar para casa, adquiri muito conhecimento para proceder a pesquisa”, explica o delegado Motta.
O esforço tem valido a pena. Motta tem recebido elogios de colegas e de profissionais de outras áreas, como jornalistas e juízes de direito. Hoje, passou também a receber material de pessoas que já o identificam como um “historiador” amador da Polícia Civil. O delegado postou uma mensagem na página da SSP/SP no Facebook (http://www.facebook.com/segurancapublicasp?ref=hl), o que levou o nosso Portal a contatá-lo para conhecer a sua proposta. Pela variedade de fotografias, elementos históricos e pela seriedade com que Motta nos pareceu gerenciar a página, consideramos pertinente a sua divulgação tanto aqui no site quanto na rede social.

O delegado atualmente trabalha como titular do 2º DP de Cubatão, cidade que pertence ao Deinter-6, com sede em Santos. Há 36 anos na Polícia Civil, ele não esconde a sua paixão pela instituição: “As coisas mais importantes na vida de um homem são a família, seus amigos e sua profissão. O policial civil passa mais tempo no trabalho do que com a própria família. Digo sem hesitar que dediquei toda a minha vida a esta maravilhosa Instituição”, finaliza. As informações são do portal da Secretaria da Segurança Pública do Estado de São Paulo (SSP).
PARA CONHECER, clique:
Fan Page: http://www.facebook.com/MemoriaDaPoliciaCivilDoEstadoDeSaoPaulo
Álbuns da Fan Page: http://www.facebook.com/MemoriaDaPoliciaCivilDoEstadoDeSaoPaulo/photos_albums
[Foto: Divulgação/Portal da SSP
Que saudades…!
CurtirCurtir
Que bacana essa fotografia da Veraneio com os policiais de jaqueta de couro…me lembro de quando era criança e via várias delas no centro de São Paulo! Tinha também Caravan preta e branca, bem novas à época…
CurtirCurtir
Nessa época, à simples mençãp do nome POLICIA CIVIL, os malas faziam xixi na roupa de medo.
Hoje, ao ouvirem o nome policia civil, os mesmos malas fazem xixi, na roupa, de tanto dar risada da Policia Civil……
Parabens ao gestores e arquitetos da “nova” Policial Civil de Sao Paulo…..
CurtirCurtir
É por isso que me sinto motivado, não pelas dificuldades que enfrentamos hoje, mais sim pela história que a nossa gloriosa centenária tem, tenho sim muito orgulho de ser policial civil! Viva a PCSP!
CurtirCurtir
Grande trabalho Dr, que seu entusiasmo e dedicação à está centenária instituição sirvam de exemplo e incentivo às novas gerações que nela ingressam. Sucesso!
1*
CurtirCurtir
Aquilo era polícia.
CurtirCurtir
Puta babador de saco , esse delegado trabalhava com o doutor Guerra !
CurtirCurtir
Dr Pablo , Dr Toledo , Dr Nelsom Guimarães $$$$, da uma olhadinha la.
CurtirCurtir
23/01/2013 14h54 – Atualizado em 23/01/2013 16h09
Assembleia de SP suspende licitação para compra de 150 carros novos
Abertura de propostas das empresas estava marcado para esta quinta (24).
Deputados estaduais decidiram reavaliar compra.
Do G1 SP
18 comentários
Modelo Vectra Elite, comprado pela Assembleia
de SP em 2011 (Foto: Divulgação)
A Assembleia Legislativa de São Paulo suspendeu a licitação para compra de 150 veículos novos, segundo publicação no Diário Oficial desta quarta-feira (23) “para reavaliação do edital”. A abertura dos envelopes estava marcada para esta quinta-feira (24).
O Ministério Público Estadual instaurou um procedimento preparatório de inquérito civil para apurar suposta irregularidade na licitação.
Procurado pelo G1, o segundo vice-presidente da Assembleia, Aldo Demarchi (DEM) não se manifestou sobre a decisão até a publicação dessa reportagem.
saiba mais
Assembleia de SP abre licitação para compra de 150 veículos novos
Assembleia de SP troca frota de veículos dos parlamentares
Comprada em 2011 e composta por 150 Chevrolet Vectra Elite, a frota atual seria oferecida como parte do pagamento, no valor de R$ 4,7 milhões.
O edital de compra suspenso exigia sedãs médios fabricados em 2013, com comprimento igual ou superior a 4,5 metros, quatro portas e três volumes, 110 na cor preta e 40 na cor cinza.
Os carros dos parlamentares deveriam ter também motor 2.0, 150 cavalos ou mais de potência, câmbio automático, ar condicionado digital, som com toca-CD e MP3, direção assistida, vidro elétrico, air bag dianteiro e lateral, rodas com aros de liga leve, retrovisor com controle interno elétrico e película de proteção solar.
Apesar das exigências específicas, a Assembleia afirmou após lançar o edital que existe mais de um modelo com capacidade para concorrer no processo licitatório. “Cumpre esclarecer que alguns itens exigidos no edital podem ser incluídos aos veículos como “opcionais” pelas montadoras interessadas em participar do certame”, informou a direção da Assembleia, em nota.
Pneu duro
A Assembleia decidiu renovar sua frota de veículos tomando por base reclamações dos próprios deputados sobre os gastos com manutenção da frota, cuja quilometragem já é elevada.
O segundo vice-presidente da Assembleia, Aldo Demarchi (DEM) disse na época que houve “inúmeras reclamações de parlamentares no sentido de que os gastos com manutenção dos veículos atuais têm sido cada vez mais elevados, na medida em que os carros vão aumentando sua respectiva quilometragem, a qual, em sua grande maioria, já é bastante elevada, 70.000 km em média, sendo a maior delas de 160.000 km rodados”, afirmou
O deputado esclareceu ainda que os itens mais citados nas reclamações são os pneus duros devido ao perfil atual, de 45, ser baixo e menos seguro e o alto consumo de combustível em virtude de o motor ser de 8 válvulas.
Demarchi afirmou que os deputados estaduais precisam se deslocar até 700 quilômetros entre a capital e suas cidades de origem cumprindo funções de representação, para recolher reivindicações e ouvir reclamos e sugestões de seus eleitores.
PROJETO QUE É BOM NÃO APROVAM QUASE NADA, EXCETO NOMES DE RUAS E VIADUTOS, NÃO INSTALAM CPIs, NÃO FISCALIZAM O GOVERNO E AINDA QUEREM VEÍCULOS ZERO KM PRA QUE? PARA PASSEAR?
CurtirCurtir
E tempo bão, apesar de ser criança à epóca dos fatos, me recordo muito bem como nós éramos respeitados pela população e temidos pela bandidagem, que muito raramente pensava em nos encarar. Na rua onde morava, eu era vizinho de um investigador que deixava uma Veraneio preta e branca na porta da casa dele, e eu percebia que vagabundo, quando entrava na rua, disfarçava e voltava para trás. Quando esse policial aposentou-se ( aproximadamente em 1988), após alguns meses, começaram os furtos e roubos nas casas e na rua, vcs acreditam que os vizinhos queriam comprar uma barca e pinta-la nas cores??? Foi muito engraçado, mas hoje, se vc parar uma caraterizada na porta da tua casa, é capaz de alguém por fogo nela e ainda dar uns tiros na tua casa. A coisa mudou rápido, inverteu-se totalmente, talvez a Constituição, o atual partido que governa nosso estado, ajudaram e muito no crescimento de uma facção criminosa e nessa “perda de poder” da Polícia Civil . Lamento, e muito!! Fui!
CurtirCurtir
PIB paulistano seria 36º colocado entre todos os países do mundo, diz estudo
FecomercioSP coloca cidade com riquezas maiores que Portugal, Finlândia e Hong Kong. Dentro da própria economia brasileira, a cidade é dona de 12% do PIB
iG São Paulo | 24/01/2013 16:24:24 – Atualizada às 24/01/2013 16:49:57
Cidade mais rica e populosa do País, São Paulo é detentora de um Produto Interno Bruto (PIB) próximo de R$ 450 bilhões (dado de 2010, divulgado pelo IBGE) e se fosse um país seria a 36ª economia mundial, segundo estudo produzido pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP).
ESTA NOTÍCIA ESTÁ NO PORTAL DO IG………………LÁ TAMBÉM HÁ UMA ENQUETE ONDE O MAIOR DESEJO DO PAULISTANO É A DIMINUIÇÃO DA VIOLÊNCIA.
TUDO ISSO SÓ VEM A DEMONSTRAR QUE, QUEM ESTÁ ACABANDO COM A SEGURANÇA PÚBLICA É O PSDBosta.
2014 ESTÁ LOGO AI…………………………FORA BANDO DE ABUTRES.
CurtirCurtir
ACHO IMPORTATTE A HISTORIA da POLICIA CIVIL DE SAO PAULO PORQUE É UMA INSTITUIÇAO BEM ANTIGA QUE PRESTA SERVIÇOS A SOCIEDADE COM APROVEITAMENTO DE DE 70%
CurtirCurtir