29 cidades da região de Presidente Prudente estão sem delegados de polícia 17

Enviado em 15/01/2013 as 21:26 – CLAUDIO

15/01/2013 – Jornal Oeste Notícias – 29 cidades da região estão sem delegados

Dos 54 municípios, na jurisdição do Deinter 8 (Departamento de Polícia Judiciária do Interior), com sede em Presidente Prudente, 29 (53%) estão sem delegados titulares. A realidade é um espelho do que acontece em todo o Estado de São Paulo. Para agravar ainda mais o quadro, um delegado abandona a carreira a cada 10 dias, segundo a entidade que representa a classe. As informações são do jornal Oeste Notícias.

A falta de delegados no quadro de pessoal da Polícia Civil paulista está obrigando os profissionais que estão na ativa a acumular duas ou mais cidades simultaneamente. Segundo a Associação dos Delegados da Polícia Civil do Estado de São Paulo são as más condições de trabalho que estão por trás dos desligamentos recentes.

Na semana passada, ao passar por Presidente Prudente, o delegado geral do Estado, Luiz Maurício Blazeck, disse que seriam necessários ao menos 20 delegados e perto de 250 agentes, entre investigadores e escrivães, para fazer frente à defasagem de policiais civis na área do Deinter 8.

Embora a maior parte dos municípios sejam localidades relativamente pequenas, a falta faz com que aqueles que estão trabalhando sejam obrigados a perambular entre uma cidade e outra, conduzindo inquéritos, indiciando acusados e fazendo o papel de executivo, no gerenciamento de pequenas delegacias.

Um bom exemplo está na cidade de Pirapozinho. Na comarca, apenas um delegado atende também a outras três cidades: Narandiba, Estrela do Norte e Sandovalina. Juntas, as três localidades possuem menos de 10 mil moradores.

Em 2013, a expectativa do delegado Luiz Blazeck é que todos os concursos realizados pela Polícia Civil reservem metade dos candidatos aprovados para a capital e região metropolitana e metade para o interior.

Segundo Marilda Pansonato Pinheiro, presidente da Associação dos Delegados, dos 200 profissionais empossados no final de agosto do ano passado, 25 desistiram de continuar no cargo. Em dezembro, uma solenidade realizada pelo Governo do Estado no Palácio dos Bandeirantes foi feita para poder preencher 135 vagas das que sobraram, mas 23 dos futuros delegados desistiram da carreira sem nem mesmo tomar posse.

A presidente da associação afirmou que a média de desistência no quadro de delegados da Polícia Civil paulista, que antes era de um a cada 15 dias, chegou a um a cada 10 dias em 2012.

“A tendência é que continue assim, enquanto o governo, no que diz respeito a política de segurança pública, não modificar seus conceitos”, ponderou ela.

A reportagem enviou email para a Secretaria da Segurança Pública de São Paulo e a Delegacia Geral de Polícia na quinta-feira e voltou a cobrar sua resposta na sexta, mas ambas não se pronunciaram sobre o assunto.

Um Comentário

  1. A SITUAÇÃO É CRÍTICA, A ADPESP PRECISA COMANDAR AS AÇÕES E MOBILIZAÇÕES PARA MELHORIAS DA POLÍCIA CIVIL, COMO UM TODO.

    A ADPESP É UMA ASSOCIAÇÃO FORTE E PODEROSA MAIS NÃO TEM A MASSA, QUE SÃO OS OPERACIONAIS, É PRECISO QUE ADPESP ASSUMA O COMANDO, E CONVOQUE AS DEMAIS ASSOCIAÇÕES E SINDICATOS QUE TEM GRANDE QUANTIDADE DE ASSOCIADOS, MAIS NÃO POSSUEM PODER E CAPACIDADE DE LIDERANÇA.

    É PRECISO UNIÃO ENTRE TODAS AS CARREIRAS, É PRECISO UNIÃO ENTRE TODOS OS SINDICATOS E ASSOCIAÇÕES, E EXIGIR AO MENOS O MÍNIMO NECESSÁRIO QUE SÃO 25% DE REAJUSTE IMEDIATO E 25% EM MAIO DE 2014, ISSO INDEPENDENTE DE NÍVEL DE ESCOLARIDADE, PARA POLÍCIA CIVIL NÃO PARAR, A IMEDIATA ABERTURA DE CONCURSO PARA 6500 VAGAS, PARA VÁRIAS CARREIRAS.

    Curtir

  2. A Adpesp, pelas beiradas, vai ver o seu lado, terão benefícios salariais………o restante que sifúúúúú!!!!!! Já ví esse filme! Fui!!

    Curtir

  3. TROCA-SE AS MOSCAS, MAS A CARNIÇA É A MESMA………………………..A POLÍCIA CIVIL DO ESTADO DE SÃO PAULO AGUARDA OFEGANTE O GOLPE DE MISERICÓRDIA……..NÃO TEM SENTIDO ADMINISTRAR, NEM HÁ O QUE ADMINISTRAR, POR INCRÍVEL QUE PAREÇA, NÃO EXISTE ALTERNATIVAS QUE NÃO SEJA CONTRATAÇÃO DE PELO MENOS MAIS 15 MIL NOVOS POLICIAIS CIVIS…….. É UMA TREMENDA DEMAGOGIA A FALAÇÃO DAS SUBSTITUIÇÕES DE DIRETORES E SECCIONAIS, NADA VAI MUDAR, EM RAZÃO DO SALÁRIO MISERÁVEL QUE OS POLICIAIS GANHAM E COM O DÉFICIT DE SERVIDORES . ISSO CHAMA-SE VENDA DE FUMAÇAS E NADA MAIS. QUANTA HIPOCRISIA NA POLÍCIA CIVIL PAULISTA. QUEM SERÃO OS IDIOTAS QUE ACREDITARÃO QUE OS POLICIAIS CIVIS, A GRANDE MAIORIA QUE JÁ SÃO IDOSOS, MAIS DA METADE QUE JÁ ESTÃO EM PLENAS CONDIÇÕES DE APOSENTADORIAS POR TEMPO DE SERVIÇO, IRÃO TRABALHAR PORQUE TROCOU O CHEFE OU PORQUE É UM NOVO CHEFE QUE ESTA ORDENANDO? NINGUÉM É TÃO IDIOTA ASSIM PARA ACREDITAR NESSAS FANTASIAS MALUCAS ELEITOREIRAS !

    GOVERNADOR, PARE COM ISSO, ESTA OFENDENDO E SUBESTIMANDO OS ELEITORES PAULISTA, LEMBRE – SE BEM O QUE ACONTECEU COM O SERRA, ELE FEZ A MESMA MERDA E PERDEU A ELEIÇÃO PARA O HAADAD DO PT, FOI ISSO QUE ACONTECEU COM O SERRA, ELE SUBESTIMOU OS ELEITORES CONTANDO CONTOS DE FADA E AI DEU NO QUE DEU; VAI ACONTECER A MESMA COISA COM ALCKIMIM EM 2014.

    Curtir

  4. Após 2014 não adianta mais ensacar fumaça, ou dá aumento ou não, e aí já era, mais da metade da PC Paulista vai embora por tempo de serviço e o bicho vai pegar para quem ficar.

    Curtir

  5. ESTAMOS ATRAVESSANDO A MAIOR CRISE DA POLICIA PAULISTA. A SITUAÇÃO VAI PIORAR MUITO MAIS, TUDO ISTO, POR CONTA DE UMA POLITICA DE SEGURANÇA PUBLICA QUE PREJUDICOU O POLICIAL DE TODAS AS FORMAS POSSIVEIS, AO LONGO DESSSES ANOS, O PSDB CRIOU UMA POLITICA PUNITIVA QUE HOJE DEIXA O POLICIAL PRATICAMENTE IMPEDIDO DE TRABALHAR. EM POUCO TEMPO, A PREVISÃO É QUE 40 POR CENTO DE TODA A POLICIA SE APOSENTE, DEVIDO A FALTA DE ESTIMULO E TAMBÉM PORQUE A POLICIA ENVELHECEU, SEM CONTAR COM OS MILHARES DE POLICIAIS QUE O GOVERNO EXONEROU NO DECORRER DESSES 18 ANOS E AINDA CONTINUA MANDANDO EMBORA TODOS OS DIAS. QUANTO A MANIFESTAÇÃO DA ADPESP, QUALQUER IDIOTA, HOJE EM SÃO PAULO, SABE QUE NÃO SE SENTE SEGURO E QUE NÃO EXISTE SEGURANÇA NENHUMA. EM 2012 FORAM ASSASSINADOS EM SÃO PAULO 110 PMS, 3 DELPOL, 10 AGPS, 5 GCMS E 1 PC, AGORA EU PERGUNTO PRECISA FAZER PESQUISA NESTA CIDADE É SÓ LIGAR A TELEVISÃO, O RADIO E LER OS JORNAIS QUE SABERÃO SE EXISTE SEGURANÇA. O QUE ESTÁ FALTANDO NA SEGURANÇA DE SÃO PAULO É ATITUDES DO GOVERNO, JUNTAMENTE COM OS “CHEFES DE POLICIA” , AFIM DE MINIMIZAR ESTE CAOS QUE FOI GERADO AO LONGO DESSES ANOS. O PRIMEIRO PONTO É OLHAR UM POUCO MAIS PARA O POLICIAL DE UM MODO GERAL, O QUAL QUE ESTÁ SENDO SACRIFICADO COM SÁLARIOS INDIGNOS E FALTA DE CONDIÇÕES PARA REALIZAR SEUS TRABALHOS. CHEGA DE DEMAGOGIA, A POLICIA ESTÁ PRECISANDO DE SOLUÇÕES A CURTO PRAZO, A COMEÇAR PELO QUE É DE DIREITO, NÃO ESQUECEMOS DO NIVEL UNIVERITARIO DOS ESCRIVÃES E INVESTIGADORES, OS QUAIS AGUARDAM UMA AÇÃO DO GOVERNO NESTE SENTIDO. CAROS COLEGAS PRECISAMOS NOS UNIR E TOMEM CUIDADO COM ESTAS INICIATIVAS DE OUTRAS ASSOCIAÇÕES, AS QUAIS NÃO ESTÃO PREOCUPADAS COM A SITUAÇÃO DOS POLICIAIS E SIM, SUAS PROPRIAS.

    Curtir

  6. Delegado ganha pouco; Cidades sem delegados; Precisa valorizar a carreira de delegado; etc. etc. Quando a policia civil começar a ser vista como um todo e não somente formada por delegados, talvez as coisas comecem a mudar.

    Curtir

  7. bozototal…bla…bla….acabem com os sindicatos ai a policia deixa de ser questão politica ai a policia muda…..mais enquanto isso ….no quartel general ……….. “dominantes as ordens”

    Curtir

  8. NIVEL PRIMARIO PARA ESCRIVÃES E INVESTIGADORES E TODA CARREIRA POLICIAL ….. MOBILIZEM-SE JÁ

    Curtir

  9. Somente gostaria de fazer uma correção nos comentários acima, o número elevado de inscritos no concurso de Agente Policial, se deve ao fato da exigência de ESCOLARIDADE, muito pelo contrário do que muitos dizem, a exigência é de NÍVEL FUNDAMENTAL, OU SEJA, “PRIMEIRO GRAU”, vide o site http://www.vunesp.com.br/pcsp1205/edital_pcsp1205.pdf , assim sendo, se explica o fato do elevado número de inscritos.

    De longa data venho alertando aos agentes policiais, que na última, pseuda “REESTRUTURAÇÃO”, no que tange ao referido cargo, de forma SORRATEIRA, o governo, usou a norma que dispunha sobre o primeiro grau, e o pior, não da sequer para questionar isso, pois a norma do segundo grau é inconstitucional, e o presidente da associação dos agentes policiais, não está nem ai, pra nada

    Curtir

  10. Essa questão de falta de Delegados em Unidades Policiais me parece que já está ultrapassada, os Delegados vem suportando bem a questão, principalmente porque são agraciados com a famosa Gratificação de Acumulo de Titularidade (GAT), dá até briga para pegar uma Unidade Policial a mais.

    Alguns defendem com unhas e dentes o bom Governo, estão reclamando do quê? Queriam carreira Jurídica, conseguiram. Queriam o GAT, conseguiram. Querem mais o quê? Se o governo contratar mais Delegados vão perder o GAT, é isso que querem?

    Não consigo entender os Delegados de Polícia, ficam no meio do caminho, reclamam e querem ganhar igual a Defensor Público, Delegado da Polícia Federal, Promotor, Juiz, etc…, fazem de sua luta uma guerra particular, só eles ganham mal na polícia, só eles estão desvalorizados, só eles precisam de aumento, quanto aos demais não perdem oportunidades para sair distribuindo canetadas, ordens arbitrárias e coisas do tipo.

    Esquecem as autoridades que uma andorinha sozinha não faz verão. Se mantém em silêncio quando legitimamente outras carreiras tentam alguma valorização. Exemplo disso é o silêncio mórbido que se percebe quanto ao desprestígio com que se tratam escrivães e investigadores há anos neste Estado, nunca vi uma Autoridade Policial tecer um comentário com a injustiça que há mais de dez anos se faz com as carreiras, outrora dentre as mais valorizadas na Polícia e agora jogadas as traças. Cruzam os braços e vêem o Estado fazer concurso para um policial civil com ensino fundamental, em plena era da informação, a sociedade pedindo gente capacitada e a polícia contratando pessoas com baixa escolaridade. É a economia burra que avalizam com seu silêncio sepulcral.

    Não sou contra as autoridades terem seus vencimentos elevados a um patamar justo, mas essa pose de injustiçados não cai bem quando cruzam os braços por qualquer moedinha ou quando vêem seus subordinados sendo injustiçados há anos e anos pelo mesmo patrão.

    É o velho discurso de quando a farinha é pouca, meu pirão primeiro.

    Curtir

  11. JÁ QUE NÃO ACHEI COMO CITAR…. COPIEI E COLEI O TEXTO ACIMA DO COLEGA COM QUEM CONCORDO EM GÊNERO NUMERO E GRAU, E ACRESCENTO APENAS QUE O GAT FOI A ÚNICA CONQUISTA DE NOSSA GREVE QUE POR SINAL FOI GENERALIZADA, QUE SOMENTE BENEFICIOU A CLASSE DOS DELEGADOS, JÁ QUE O GOVERNO NÃO NOS PAGA QUANDO RESPONDEMOS POR OUTRA UNIDADE, E MESMO AS DIÁRIAS É UM BAITA SUADOR PRA RECEBÊ-LA.

    Essa questão de falta de Delegados em Unidades Policiais me parece que já está ultrapassada, os Delegados vem suportando bem a questão, principalmente porque são agraciados com a famosa Gratificação de Acumulo de Titularidade (GAT), dá até briga para pegar uma Unidade Policial a mais.

    Alguns defendem com unhas e dentes o bom Governo, estão reclamando do quê? Queriam carreira Jurídica, conseguiram. Queriam o GAT, conseguiram. Querem mais o quê? Se o governo contratar mais Delegados vão perder o GAT, é isso que querem?

    Não consigo entender os Delegados de Polícia, ficam no meio do caminho, reclamam e querem ganhar igual a Defensor Público, Delegado da Polícia Federal, Promotor, Juiz, etc…, fazem de sua luta uma guerra particular, só eles ganham mal na polícia, só eles estão desvalorizados, só eles precisam de aumento, quanto aos demais não perdem oportunidades para sair distribuindo canetadas, ordens arbitrárias e coisas do tipo.

    Esquecem as autoridades que uma andorinha sozinha não faz verão. Se mantém em silêncio quando legitimamente outras carreiras tentam alguma valorização. Exemplo disso é o silêncio mórbido que se percebe quanto ao desprestígio com que se tratam escrivães e investigadores há anos neste Estado, nunca vi uma Autoridade Policial tecer um comentário com a injustiça que há mais de dez anos se faz com as carreiras, outrora dentre as mais valorizadas na Polícia e agora jogadas as traças. Cruzam os braços e vêem o Estado fazer concurso para um policial civil com ensino fundamental, em plena era da informação, a sociedade pedindo gente capacitada e a polícia contratando pessoas com baixa escolaridade. É a economia burra que avalizam com seu silêncio sepulcral.

    Não sou contra as autoridades terem seus vencimentos elevados a um patamar justo, mas essa pose de injustiçados não cai bem quando cruzam os braços por qualquer moedinha ou quando vêem seus subordinados sendo injustiçados há anos e anos pelo mesmo patrão.

    É o velho discurso de quando a farinha é pouca, meu pirão primeiro.

    Curtir

  12. O pior é que nestas cidades eles(os delegados) não estão fazendo a minima falta ,pelo FIM DO INQUÉRITO POLICIAL , e a subordinação direta aos promotores e juízes , afinal policia civil não é polícia judiciaria? Vamos iniciar a campanha ¨TROQUE UM DELEGADO POR UM VASO DE SAMAMBAIA!!!!! BANDO DE BOSTA !!!!!!!!!

    Curtir

  13. Vejam a tabela de salário dos policiais civis do Estado do Paraná no ano de 2013: Delegados de Polícia R$ 13.831,00, Escrivão de Polícia R$ 4.757,27, Investigador de Polícia e Papiloscopista Policial R$ 4.502,45, Agente de Polícia (antigo Agente de Operações) R$ 3.520,20

    Richa autoriza novas tabelas de remuneração para policiais – 01/03/2012
    http://www.aen.pr.gov.br/modules/noticias/article.php?storyid=67892

    veja ”tabela polícia civil 2013” http://www.aen.pr.gov.br/arquivos/File/3TabelaPoliciaCivil2013.pdf

    ”tabela Delegados” http://www.aen.pr.gov.br/arquivos/File/Delegado.pdf

    Curtir

  14. A POLICIA FEDERAL, QUE JÁ GANHA BEM, NÃO DEIXA QUE SEU NÍVEL SALARIAL SEJA REBAIXADO, COMO OCORREU COM A POLICIA CIVIL PAULISTA. QUANDO A POLICIA FEDERAL FAZ GREVE PRESTEM BEM ATENÇÃO NO QUE A IMPRENSA NOTICIA : “A POLÍCIA FEDERAL” ESTÁ EM GREVE, E NÃO AGENTES OU DELEGADOS FEDERAIS; E SIM, A POLÍCIA FEDERAL !!!!! ENTENDERAM ???? AQUI, É COMO UM BANDO DE BURROS AMARRADOS PELO PESCOÇO ,OS QUAIS CADA UM TENTA IR COMER SUA PRÓPRIA MOITA DE CAPIM QUE ESTÃO EM LADOS OPOSTOS, E COMO ESTÃO AMARRADOS UM AO OUTRO, NINGUÉM CONSEGUE CHEGAR A LUGAR NENHUM !!!!! EM RESUMO, NA POLÍCIA CIVIL SÓ TEM BURRO!!!!! ENQUANTO NÃO HOUVER UNIÃO NINGUÉM CHEGARÁ A LUGAR ALGUM!!!

    Curtir

  15. Faltam funcionários de TODAS AS CARREIRAS, não só para Delegados de Polícia, e ele, delegados, estão felizes, ganham o GAT, aquele benefício que acabou com a greve de 2008….Nem vão nas unidades que respondem, os escribas fazem tudo, até flagante, e depois levam o expediente para o Delega assinar e ganhar o GAT… sai até briga…

    Curtir

  16. OBRIGADO GOVERNADOR DE SP DR. GERALDO ALCKIMIM E EX- GOVERNADOR SR. JOSÉ SERRA, VOCÊS CONSEGUIRAM ME DESMOTIVAR NA CONDIÇÃO DE POLICIAL CIVIL, MAS FIZERAM UM BEM TÃO GRANDE PARA MIM QUE EU JAMAIS PODERIA DEIXAR DE AGRADECÊ-LOS PELAS MALDADES NO QUESITO SALARIAL; O QUE OS DOIS GOVERNADORES FIZERAM DURANTE 18 ANOS , FEZ COM QUE EU REPENSASSE NA MINHA CONDIÇÃO DE POLICIAL CIVIL E PAI DE FAMÍLIA, ENTÃO EU NÃO TIVE DÚVIDAS E JUNTAMENTE COM MINHA FAMÍLIA PARTIMOS PARA OUTRO RAMO E GRAÇAS A DEUS HOJE O SALÁRIO DA POLÍCIA CIVIL VIROU UM BICO, MAS ANTES DE TUDO ISSO, SOFREMOS AS MAIORES HUMILHAÇÕES QUE UM TRABALHADOR POSSA SOFRER, AINDA MAIS SENDO POLICIAL CIVIL, POIS O QUE EU GANHAVA SERVIA APENAS PARA PAGAR OS EMPRÉSTIMOS NO BANCO, ENTÃO EU TINHA QUE FAZER BICOS PARA SUSTENTAR MINHA FAMÍLIA, MAS HOJE É O CONTRÁRIO, A POLÍCIA CIVIL PARA MIM É UM BICO. DEPOIS QUE PASSEI A DESACREDITAR NO GOVERNO DE SP A MINHA VIDA MUDOU PARA MELHOR, RECOMENDO A TODOS QUE FAÇAM O MESMO, NÃO ESPEREM NADA DO GOVERNO DO PSDB E NEM DOS SINDICATOS, POIS ELES ESTÃO ATRELADOS E COMPROMISSADOS COM O GOVERNO, SÃO CÚMPLICES, TANTO É VERDADE QUE NADA FAZEM E NADA FIZERAM PARA COIBIR OS ABUSOS DESSE GOVERNO DITADOR. MEUS COMPANHEIROS, SABEMOS DA LABUTA QUE FIZEMOS PARA PASSAR NO CONCURSO, SABEMOS QUE COMEMOS O PÃO QUE O DIABO AMASSOU PARA FREQUENTAR ACADEMIA E DEPOIS O ESTÁGIO PROBATÓRIO, MUITOS DE NÓS FICAMOS DISTANTES DE NOSSAS FAMÍLIAS PARA SER POLICIAL CIVIL HONRADO, NOSSO DIA A DIA É TÃO FRENÉTICO QUE MAL DÁ TEMPO PARA PENSARMOS EM FAZER QUALQUER MANIFESTAÇÃO CONTRA ESSE GOVERNO, MAS INFELIZMENTE, JUNTA TUDO E COM A FALTA DE LIDERANÇAS SINDICAIS, AI O GOVERNO DEITA E ROLA EM CIMA DE NÓS , NOS TRATAM COMO SE FOSSEMOS MERCADORIAS DE QUINTA QUALIDADE, ACREDITA ELE QUE SOMOS UNS VERMES E QUE SOMOS PAU MANDADO DELE E DE SEUS TESTAS DE FERRO. É UM ENGANO DESSE GOVERNO QUE AI ESTA POR AGORA, POIS ELE COMETE A MAIOR ATROCIDADE EM CIMA DA SOCIEDADE COM A POLÍTICA INSANA DE SEGURANÇA PÚBLICA, POIS ESTAMOS DESMOTIVADOS E COM ISSO PARAMOS DE PRODUZIR COM QUALIDADE , RESULTANDO UM FRACASSO NA SEGURANÇA PÚBLICA. AQUELES QUE PUDEREM ESTUDAR E PRESTAR OUTRO CONCURSO EM OUTRAS ÁREAS QUE FAÇAM, AQUELES QUE PUDEREM ESTABELECEREM ALGUM TIPO DE NEGÓCIO QUE FAÇAM, POIS ATÉ UM BOTIQUIM RENDE MAIS QUE O SALÁRIO DE UM POLICIAL CIVIL OPERACIONAL, NÃO PERCAM TEMPO COM PROMESSAS DO GOVERNO E MUITO MENOS COM SINDICATOS, POIS ELES ESTÃO CUIDANDO APENAS DO $$$$$$$ DELES. ACREDITEM EM VOCÊS E VAMOS DAR UMA BANANA PARA ESSE PSDB VENDEDORES DE FUMAÇAS.

    Curtir

Os comentários estão desativados.