A FÁBULA DA MONTANHA QUE PARIU O RATO
Muito se esperava quando da troca da cúpula da Segurança Pública do Estado de São Paulo, mas o que se viu foi simplesmente uma troca de prédios e algumas vezes, se verdadeiras forem as informações, uma deselegância nunca vista antes.
O Diretor do DENARC vai para o DEIC, o antigo Diretor somente fica sabendo por um telefonema de um Divisionário do DENARC para um Divisionário do DEIC, deselegância.
O Diretor de Santos, a quem haviam prometido que continuaria, foi defenestrado, sabendo por terceiros.
Continuando as mudanças…
O Diretor do DEMACRO assume o DPPC, o ex Delegado Geral Domingos assume o DECAP.
O Seccional de Guarulhos, por sinal bom Delegado de Polícia, assume o DENARC.
Muda-se o Diretor do DHPP e quem assume encontra um departamento completamente desmantelado e terá que fazer milagre para voltar a ter o padrão de excelência que sempre foi reconhecido quanto ao trabalho do DHPP.
A fora isso, o que mudou? Se era para isso seria melhor não ter feito nada. Continua tudo da mesma maneira, parece que com essas mudanças haverá combate real e efetivo a criminalidade, ou que os operacionais se sentirão protegidos e motivados. Ledo engano, essas mudanças cosméticas já não enganam ao mais crédulo dos mortais, a ingerência política continua forte, firme e rija. Não se pode mudar determinado Seccional porque o Palácio não quer, deve se designar novo Diretor porque tal Deputado assim quer.
Portanto, nada mudou. Parece que a figura do ex Secretário Ferreira Pinto continua pairando sobre a Secretaria de Segurança Pública, como uma nuvem negra a assombrar a todos.
Com todo respeito, o atual Delegado Geral tem a obrigação de saber que numa atual situação de crise, como a que vivemos, as mudanças tem que ser feitas a frio e de imediato. Mudanças a conta gotas somente geram instabilidade, inclusive emocional em toda policia civil.
Interessante também que segundo informações de fonte fidedigna, os Seccionais estão sendo designados pelo Delegado Geral, então qual a função do Diretor de Departamento? Ser boneco de ventríloquo? Se isso for verdade, é no mínimo vergonhoso.
Agora, uma dúvida também me assalta, o novo Diretor do DEINTER VI, conhece Santos? Conhece suas peculiaridades? Sabe que Santos não tem sequer uma Delegacia de homicídios? Enquanto não se nomear o homem certo, que conheça sua região, as coisas não andarão bem …
E aqueles que conhecem, como o Delegado Conde Guerra, são demitidos e antes removidos para longe da cidade em que tem pleno conhecimento de quem é quem. Palmas para a imbecilidade da cúpula da Segurança Pública.
Para terminar, um assunto não tem nada com o exposto acima…É a resolução do Secretário de Segurança Pública, proibindo a policia de remover feridos ou mortos em tiroteio em suas próprias viaturas. Pelo menos nesse caso, o Secretário está absolutamente correto. Senão vejamos: Estou cansado de ver pessoas feridas em atropelamentos ou vítimas de mal súbito estendidas na calçada, com a policia militar ao lado, esperando uma ambulância. Algum tempo atrás, durante um assalto a banco, uma jovem foi baleada e posteriormente ficou tetraplégica, permanecendo durante longo tempo aguardando socorro, estendida na calçada. Não queiram me passar diploma de idiota, só são “socorridos” aqueles que se envolvem também “em tiroteios”, com isso descaracterizando completamente o local da ocorrência e em 99,9% dos casos a informação é sempre a mesma “faleceu ao dar entrada no nosocômio”.
Assim, acho que a decisão foi a mais correta para tentar diminuir as tais mortes ao dar entrada no hospital. E não venham dizer que por ser marginal, não tem direito a socorro. Inclusive, porque matá-los é burrice, porque o bandido preso e bem interrogado pela policia civil pode esclarecer vários ilícitos, já o morto, até onde eu saiba, não fala.
E essa resolução do Secretário, não é nenhum ovo de colombo, em todos os países do mundo, a policia não pode colocar os feridos em suas viaturas.
Agora, se querem continuar como estava, então devem socorrer a todos, vítimas de mal súbito, epilepsia, baleadas de assalto… O que não se pode é somente “socorrer” quem supostamente entra em confronto com a policia militar.
João Alkimin
João Alkimin
João Alkimin é radialista – http://www.showtimeradio.com.br/

CARO JOAO , AS MUDANÇAS OCORRIDAS NÃO FORAM PARA DAR NOVA “VIDA” AOS DEPTOS E MOTIVAÇÃO AOS POLICIAIS, ESSAS SIMPLESMENTE OCORRERAM PARA DEVOLVER À LINHA DE FRENTE ALGUMAS EQUIPES SUBORDINADAS AOS DEPTOS, POR EXEMPLO:
O PESSOAL DO DPPC QUE LÁ JÁ ESTÁ HÁ MAIS DE TRÊS ANOS IMPLOROU AO NOVO DG E SSP PARA QUE DE LÁ SAÍSSEM , POIS OS POLICIAIS( da fazendária, saúde pública, crimes contra o consumidor e meio ambiente) ESTAVAM COM SAUDADE DE DAR CANA, DERRUBAR PORTA DE BARRACO, FAZER ORDEM DE SERVIÇO NAS QUEBRADAS, ALMOÇAR EM BUTECO E SUJAR O PÉ DE BARRO; DESSA FORMA E COM MUITA TRISTEZA QUE OS POLICIAIS QUE ACOMPANHAM O ANTIGO DIRETOR DO DEMACRO O ACOMPANHARÃO PARA O DPPC. VEJAMOS UNS FICAM FELIZES OUTROS TRISTES, MAS A RODA GIGANTE DA POLÍCIA É ASSIM UNS SEMPRE PARAM EM CIMA, NÃO SE ESQUEÇA O REI PERDE O TRONO , MAS NUNCA A MAJESTADE. LEMBRE-SE FAZ MUITO TEMPO QUE DIRETOR APITA POUCO EM SEU DEPTO, NÃO SE ESQUEÇA QUE TEMOS UMA POLÍCIA POLÍTICA, O DEPUTADO ZÉ DAS COUVES INDICA O DIRETOR TAL , O OUTRO DEPUTADO INDICA O SECCIONAL E ASSIM POR DIANTE. HIRARQUIA SÓ EXISTE NA CADIA E NO TERCEIRO ESCALÃO DA POLÍCIA.
AHH E O SENHOR ACHA QUE OS “PADRINHOS” ESTÃO PREOCUPADOS SE DETERMINADO DIRETOR CONHECE A REGIÃO QUE VAI COMANDAR OU A ESPECIALIDADE DO DEPARTAMENTO PARA O QUAL FOI INDICADO? FALA SÉRIO!!! SE ESTIVESSEM PREOCUPADOS OS ÚLTIMOS 7 SECRETÁRIOS NÃO TERIAM SIDO MEMBROS DO M.P.
CurtirCurtir
CARO JOÃO AS MUDANÇAS ATUAIS FORAM MUITO BENÉFICAS PARA MIM, DESDE QUE FOI CRIADO O DPPC, TIVE QUE ACEITAR O CONVITE DE LÁ TRABALHAR,, INAUGURAMOS A DIVISÃO DE CRIMES CONTRA O CONSUMIDOR, DEPOIS AMARGUEI UNS 10 MESES NA FAZENDÁRIA E POR FIM FIQUEI DOIS ANOS NA SAÚDE PÚBLICA, TRABALHO CANSATIVO ,DESGASTANTE E PERIGOSO, MUITO RUIM TER DE LIDAR COM COMERCIANTES, EMPRESÁRIOS E OS ADVOGADOS DE ESCRITÓRIOS RENOMADOS. QUASE TODO MUNDO QUE ESTAVA , JÁ NÃO AGUENTAVA MAIS ESSE TIPO DE SERVIÇO. QUASSE 90 % dos colegas queriam voltar PRAS DELEGACIAS TERRITORIAIS, DAR CANA, CHUTAR PORTA DE BARRACO, FAZER ORDENS DE SERVIÇO NAS QUEBRADAS, ALMOÇAR NOS BUTECOS (aquele delicioso picadão de 6,00, já estava com o saco cheio de almoçar no La farina, Bar Brahma, Sujinho Consolação, Lelis, D.O.M, Churrascarias etc etc ) nós policiais que passamos pelo dppc nunca perdemos a consciencia social, queremos unica e exclusivamente servir ao povo. JÁ ESTAMOS COM DÓ DO PESSOAL QUE ESTÁ ASSUMINDO, INCLUSIVE AGORA QUE SOFREMOS MAIS DE TRES ANOS LÁ VAMOS SUGERIR AO NOVO SSP E DG QUE DESATIVEM O DPPC E QUE ENCAMINHE OS SERVIÇOS CORRESPONDENTES AS DELEGACIAS TERRITORIAIS, ASSIM O PESSOAL DO DR YOUSSEF NÃO SOFRE COMO NÓS SOFREMOS E OS POLICIAIS DAS TERRITORIAIS DÃO UMA MÃOZINHA , TODO MUNDO DIVIDE ESSE TIIPO DE SERVIÇO DESGASTANTE. OUTRA COISA JOÃO O TRABALHO NO DPPC ERA TÃO ARDUO QUE TOMAVA TODO O NOSSO TEMPO , AGORA QUEM SABE A GENTE VAI PODER SE DEDICAR AOS MOVIMENTOS SALARIAIS. É ISSO AI JOÃO A CORTESIA NÃO COMPROMETE A VALENTIA.
CurtirCurtir
Porra… Quem esse cara queria nas Diretorias? Podia nominá-los… Talvez se perguntasse para o sócio… Ou o cliente…dariam os bons nomes!!!!
CurtirCurtir
SE O TEU PARCEIRO FOR BALEADO TEM FICAR ESPERANDO O SAMU??????????
QUE POLÍCIA TEM TANTO SANGUE FRIO ASSIM?????
E A OMISSÃO DE SOCORRO, ONDE FICA?????
EU ACHO ISSO UM VERDADEIRO TIRO NO PÉ!!!!
CurtirCurtir
JOÃO A POLÍCIA CIVIL É TAL COMO A POLÍTICA, OS NOMES SÃO OS MESMOS, VC NÃO QUER QUE UM DELEGADO DESAPADRINHADO, SEM INFLUÊNCIAS POLÍTICA E SOCIAL ASSUMA ALGUM CARGO DE CONFIANÇA, QUER? VERIFIQUE QUE OS DELEGADOS INDICADOS SEMPRE OCUPARAM POSIÇÃO DE DESTAQUE NA GESTÃO PSDB, OUTRORA NÃO FORAM CARDEAIS PELO FATO DE NÃO SEREM “CLASSE ESPECIAL”, MAS AINDA ASSIM OU ERAM SECCIONAIS OU DIVISIONÁRIOS E SE POR VENTURA , NÃO VEMOS ALGUNS NOMES FAMOSOS OU SE APOSENTARAM OU ESTÃO RESPONDENDO ALGUMA “PICA”. HÁ UNS TRINTA NOMES QUE PERPETUAM NA CADEIRA, UM OU OUTRO ILUSTRE DESCONHECIDO APARECE QUANDO SOBRA CADEIRA OU ENTRA NA PÁ. AGORA PUBLIQUE AI , QUAIS NOMES NA SUA OPINIÃO DEVERIAM ASSUMIR OS DEPARTAMENTOS EM QUESTÃO??????
.
CurtirCurtir
Caros Joao e A Policia,primeiro nao tenho socios ou clientes depois se o senhor esta satisfeito com a pollicia como esta,entao merece ,o salario a falta de respeito com os operacionais merece a policia que tem provavelmente o senhor tenha cargo de chefia portanto para o senhor que acompanha seu antigo ou novo diretor esta tudo bem,ao segundo questionamento nao e proibido socorrer colegas mas sim adulterar cenas de crime com pessoas que mesmo depois de mortas,sao colocadas na viatura e levadas
CurtirCurtir
Pingback: Apagão no governo Dilma, só na comunicação social « FATOS & FOTOS
Caro Fubica,responder a procedimentos nao quer dizer nada ,pois um atual diretor responde a 2 improbidades administrativas, quantos a nomes nao sou secretario ou delegado geral,critiquei e vou continuar a criticar a maneira como sao feitas as coisas ou o senhor acha que e digno o DR Nelson saber que iria sair da diretoria por meio de um divisionario que foi informado por um divisionario do denarc ,se o senhor entende que a policia deve ser atrelada a politica,e sua opiniao e a respeito,mas entendo que a policia deve ser de Estado e nao de Governo,
CurtirCurtir
Poxa, verdade, a fábula de esopo é sempre atual. Com o poste fui buscá-lá. Como pode uma história de trocentos anos ser tão atual. Noite de muitos trovões é sinal de pouca água. A vida é cíclica e não linear. Recuso-me a acreditar que pérolas nossas foram lançadas aos porcos.
CurtirCurtir
Me vejo na obrigação, agora que chegou minha digitadora, de me alongar um pouco mais em meus comentários.
Primeiro, repito que não tenho sócios, pois minha empresa é somente minha e está a disposição de quem quiser saber mais, na Junta Comercial do Estado.
Segundo, não tenho clientes, pois não sou advogado, nem assessor de imprensa. Mas provavelmente, o autor do post deve ser algum Delegado de primeira classe, que deve estar desgostoso com os comentários.
Relendo minha matéria, não fiz nenhuma crítica a nenhum Diretor, somente volto a dizer: NÃO MUDOU ABSOLUTAMENTE NADA.
Quanto ao outro comentário, realmente, os Delegados que assumiram Departamentos assim como os que saíram, são de confiança do Governo do PSBD, por tanto temos uma polícia de Governo e não uma polícia de Estado.
Volto a afirmar que o DENARC está parado, que o DEIC está inoperante, o DHPP está desmantelado e não por culpa dos operacionais, mas sim por má gestão politico- administrativa.E está provado que os Diretores somente se preocupam em fazer política, não fazendo polícia, o que é uma vergonha.
Enquanto nossos parlamentares não tomarem vergonha na cara, abrindo mão de uma parcela de suas benesses e destinando mais dinheiro para pagamento de policiais, para que tenham no mínimo um salário digno, a sociedade nada pode exigir, pois realmente quem trabalha, gostem ou não os Delegados de classe especial, de primeira classe, de segunda, são os outros,os investigadores, carcereiros, escrivães, papiloscopistas, agentes policiais e os Delegados de terceira classe, que na maioria das vezes são plantonistas.
Não entendo que posição social ou política seja requisito para assumir cargo de diretoria, ou divisão, entendo que deva ser por competência profissional, pois temos inúmeros Diretores que nunca prenderam sequer o dedo na porta.
Por tal subserviência a política, é que a policia civil se encontra aos frangalhos como está hoje. Somente um exemplo: na polícia militar, o número de coronéis é exatamente o número de postos a serem ocupados por essa patente. E na policia civil? Quantas vagas existem de classe especial e qual o numero de classes especiais? Talvez os senhores possam me responder…
Quanto a resolução do Secretário, em nenhum momento foi proibido que se socorra um policial que seja ferido em diligência, o que seria uma estupidez inominável. O que se proíbe e em boa hora, são os simulacros de socorro prestado aqueles que se envolvem em supostos tiroteios com a polícia militar. Concordo com o senhor, é preciso ter muito sangue frio e complemento, dizendo é necessário também uma insensibilidade imensa para ver um colega ferido morrer sem prestar socorro, mas é também, as vezes necessário, socorrer a vítima, como aquela jovem baleada na porta de um banco, que esperou 30 minutos por uma viatura do SAMU, isso também é insensibilidade? As vezes não. É preocupação em não agravar o dano da vítima.
Encerrando, pois já me alonguei demais, foi me perguntado quem eu indicaria para assumir cargos de Diretoria, certamente não é minha função, meu direito é criticar aquilo com o que não concordo e, não concordo com a deselegância e grosseria como foram feitas as trocas. E os senhores que me mandaram os posts, senhores Fubica e Jão, que hoje devem estar em cargos de direção, ou quase, quero lembrar-lhes que a polícia é uma roda gigante, quem está hoje por cima, amanhã estará por baixo. Ou sendo mais claro, pau que dá em Antonio, também dá em Tonho. Resolvi mudar porque o correto é Francisco, mas o prenome Antonio, a mim soa melhor.
Por derradeiro, o senhor “Consegui, estou muito feliz”, está absolutamente correto, o DPPC não tem utilidade prática nenhuma para a sociedade e deveria ser extinto e seus policiais realocados em unidades que fizessem mais pela sociedade.
CurtirCurtir
João Alkimin, mais uma vez você disse tudo! Todos os seus comentários são sensatos e corretos, a administração deveria ter um pouco de respeito com os diretores e demais dirigentes da nossa polícia civil, pois se com eles que fazem parte da administração a alta cúpula age assim, imagina conosco a ralé, o restopol. Grande abraço e repense sua posição de não ser candidato a nada, pois às vezes o dever de servir o povo nos chama e você está sendo chamado a esse encargo.
CurtirCurtir
MEU DISTANTE AMIGO JOÃO;,, COMO VOCÊ SOU FAVORÁVEL À POLÍCIA DE ESTADO E NÃO DE GOVERNO, PORÉM COMO TEREMOS UMA POLÍCIA DE ESTADO, SE TODOS QUE ALMEJAM E ALCANÇAM O PODER NA POLÍCIA CIVIL ESTÃO ALIADOS E ALINHADOS COM O GOVERNO?
A POLÍCIA CIVIL SÓ SERIA COMO QUEREMOS CASO O CARGO DE DELEGADO GERAL FOSSE PREENCHIDO POR MEIO DE ELEIÇÃO ( COMO NO ministério público), COM MAIS AUTONOMIA E CERTEZA DE PERMANECER NO CARGO POR UM TEMPO DETERMINADO É OBVIO QUE O DELEGADO GERAL APRESENTARIA RESULTADOS SATISFATÓRIOS E VER-SE-IA LIVRE PARA NOMEAR PARA CARGOS DE IMPORTÂNCIA PESSOAS REALMENTE CAPACITADAS E VOCACIONADAS, ORAS ESTÁ CHEIO DE DIRETORES, DIVISIONÁRIOS, SECCIONAIS E TITULARES SE LIXANDO PARA A POLÍCIA, DEDICAM-SE MUITO MAIS A DAR AULAS EM FACULDADES ,ACADEPOL E ADMINISTRAREM SUAS EMPRESAS. NÃO ACREDITO DE FORMA ALGUMA QUE ESTEJA RUIM PARA OS CHEFES DO PRIMEIRO ESCALÃO, CASO ESTIVESSE NÃO HAVERIA UMA ENORME CORRIDA ÀS CADEIRAS, POSSO ESTAR MUITO ENGANADO , LEIO MUITO O DIARIO OFICIAL SP E NÃO TENHO OBSERVADO NOS ÚLTIMOS ANOS A LICITAÇÃO PARA COMPRA DE UMA ÚNICA LATA DE TINTA SEQUER PARA A REFORMA DE DISTRITOS OU DELEGACIAS, LOGO CONCLUI-SE QUE QUEM MANTÉM OS PRÉDIOS POLICIAIS EM ORDEM, É ÓBVIO QUE SÃO OS PRÓPRIOS DELEGADOS E ENCARREGADOS, POR QUE SE SUBMETEM A ISSO? CONCORDA? ENTÃO SE ESTIVESSE TÃO RUIM PARA ELES, INTELIGENTEMENTE DEIXARIAM O BARCO AFUNDAR!!!!!!OU SERÁ QUE PASSAM A CANECA POR AI PELA CAUSA PÚBLICA E AMOR À INSTITUIÇÃO?
O SENHOR, HÁ TRES ANOS, SE TEVE A OPORTUNIDADE DE PASSAR EM FRENTE AO DPPC, VIU ALGUMA PLACA DO GOVERNO NOTICIANDO A REFORMA DO PRÉDIO? QUEM COLOCOU AQUELE PORCELANATO NO CHÃO???? QUEM PAGOU AQUELA LINDA FACHADA COM FOTOS MARAVILHOSAS??? FOI O GOVERNO DO ESTADO POR MEIO DE LICITAÇÃO?
NUM PASSADO NÃO MUITO DISTANTE UM EX DIRETOR DO DECAP, JÁ APOSENTADO, ATERRORIZAVA OS TITULARES QUANDO DE SUAS VISITAS PERCEBIA ALGUMA LAMPADA QUEIMADA OU QUE A PINTURA DOS DISTRITOS ESTAVAM DETERIORADAS, RAPIDAMENTE OS TITULARES REALIZAVAM REFORMAS, E ACREDITE NUNCA VI NENHUMA PLACA DO GOVERNO ANUNCIANDO REFORMAS NESSES PRÉDIOS. SABE O QUE ACONTECIA NESSA ÉPOCA? PERMANECIAM COMO TITULARES OS DELEGADOS QUE MELHOR REFORMAVAM, MUITAS VEZES PESSOAS CAPACITADAS FICAVAM DE ESCANTEIO E MUITOS INCOMPETENTES PERMANECIAM COMO TITULARES ANOS E ANOS.SOUBE POR MEIO DE UM COLEGA JÁ FALECIDO QUE NESSA ÉPOCA ALGUNS TITULARES E CHEFES PREFERIAM NÃO TRABALHAR PARA NÃO ARRUMAREM ” PROBLEMAS”, SABE COMO É NÉ JOÃO, QUEM “LAVA PRATOS” SEMPRE QUEBRA UM OU OUTRO. BASTAVA FAZER DE CONTA QUE TUDO ESTAVA FUNCIONANDO, MANTER OS DISTRITOS LIMPOS E VIATURAS FUNCIONANDO E LIMPINHAS , MAQUIAGEM NAS ESTATÍSTICAS E OUTRAS COISAS , AI SIM O DELEGADO ERA BOM
NO INTERIOR TAMBÉM NÃO É DIFERENTE E DISSO O SENHOR SABE MUITO BEM, JÁ SOUBE DE HISTÓRIA, POR MEIO DE UM COLEGA JÁ FALECIDO, QUE DELEGADO SECCIONAL CONSTRUUI ANEXOS às DELEGACIAS PARA ABRIGAR CIRETRANS, DISE, DIG , AI DIZEM QUE FOI A PREFEITURA QUE AJUDOU, O ENGRAÇADO E QUE O PREFEITO ATÉ DE PARTIDO ADVERSÁRIO ERA!!!!! AGORA RESPONDA AI O SENHOR JÁ VIU PROMOTOR DE JUSTIÇA OU JUIZ FAZENDO CORRERIA PARA REFORMAREM SEUS PRÉDIOS OU PARA FAZEREM SEUS RESPECTIVOS CARROS OFICIAIS FUNCIONAREM? CLARO QUE NÃO , ESTALARAM O DEDO APARECE VERBA OFICIAL PARA COMPRAREM O QUE NECESSITAM.
NA POLÍCIA , SEGUNDO UM COLEGA JÁ FALECIDO, SEMPRE SE DÁ UM JEITO, SE UM TIUTLAR NÃO POE A VIATURA PRA ANDAR, NÃO SE VIRA PRA PINTAR O PRÉDIO OU COMPRAR PAPEL PRA FAZER O B.O. , TEM CINQUENTA NA FAMOSA “N.A.S.A” LOUCO PRA ASSUMIR, CERTO!!!!!!!
AI DESCULPE-ME NÉ MEU DISTANTE AMIGO JOÃO POLÍCIA DE ESTADO!!!!!!!!!! COMO JÁ DISSE O QUEVEDO “ISSO NO ECSISTE , É TUDO BALEEEELAAhhhhhh!!!! ABRAÇO!!!
CurtirCurtir
Tá todo mundo sujeito a levar um tirombaço é o que não falta em SP, e aí veremos cada vez mais pessoas agonizando em via pública a espera do socorro eficiente do Samu.E se for com você, torça pra não chegar uma Vtr da PM ou PC, pois não vão deixar nenhum acompanhante ou amigo te socorrer. Socorrer o Samu ou Resgate vai socorrer do mesmo jeito,não tendo demais alteração na cena do crime. Se a perícia for eficiente, vai saber se teve cabrito no caminho e hora de entrada no PS, sabendo que todas as comunicações policiais são gravadas. Se for mala que ta estrebuchando aí vai, mais se for trabalhador é pra caba.
CurtirCurtir
Pena Capita, e os policiais civis de Osasco que quase foram MORTOS dentro da viatura da P M ao serem socorridos,quanto a tomar tiro levei dois um na nuca chegou a vtr da pm aguardou pacientemente a chegada do resgate,portanto nao venha querer me dar licao de moral,e voce mesmo acabou de provar o que digo quando afirma…se for mala vai,QUEM E O SENHOR PARA DECIDIR QUEM VIVE OU MORRE
CurtirCurtir
Secretario diz que policial ganha muito bem =
Ferido será socorrido por policiais onde não há o Samu
PRESIDENTE PRUDENTE – As pessoas baleadas em confrontos com a polícia ou que sofreram ferimentos por outros motivos, como acidentes de trânsito, serão socorridas pelos policiais em cidades onde não existe o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). Foi o que explicou nesta quarta-feira, 9, o secretário da Segurança Pública, Fernando Grella, ao participar, em Presidente Prudente (SP), da primeira reunião de integração entre as Polícias Militar, Civil e Técnica na Faculdade Toledo.
“Nas cidades pequenas, onde não há o Samu, o policial pode socorrer qualquer pessoa ferida, desde o marginal baleado até quem sofreu um acidente”, explicou. Já nas cidades que contam com Samu, o secretário reiterou que o policial não tem mais a obrigação de socorrer feridos. “Mas ele deve acionar o socorro, chamando o resgate”, afirmou. Para melhorar a sensação de segurança, o secretário quer que a polícia, como já acontece no interior, se aproxime mais da população, corroborando o que sugeriu o comandante geral da PM, coronel Benedito Roberto Meira. O secretário negou que a polícia esteja perdendo a guerra contra os criminosos. “Não estamos perdendo a guerra, os índices criminais são favoráveis e comparáveis com índices internacionais”, avisou.
Escutas telefônicas, feitas em centrais instaladas em quartéis da PM, foi outro assunto espinhoso comentado pelo secretário. “Quem autoriza a escuta é o juiz, o Ministério Público (para combater o crime organizado) solicita à Justiça e tudo é deferido pelo juiz, tudo de acordo com a lei. As escutas ocorrem legalmente com ordem judicial”, avisou, lembrando que as escutas são feitas em todo o Estado. Cerca de 88 mil ligações foram grampeadas no ano passado.
Salários
Na opinião do secretário Fernando Grella, os policiais civis e militares paulistas não ganham mal. “Não ganham mal, mas precisamos melhorar e todas as reivindicações que eu receber serão levadas ao governo”, prometeu, completando que “salário é importante”. Além do secretário, participaram da reunião o comandante geral da PM, coronel Benedito Roberto Meira, o delegado geral da Polícia Civil, Luiz Maurício Souza Blazeck, e centenas de policiais da região de Presidente Prudente. Ao todo, 12 reuniões serão realizadas no interior e na capital.
.
CurtirCurtir
Fonte da notícia acima: Por Sandro Villar, estadao.com.br
CurtirCurtir
Caro Fubica ,e as verbas secretas para onde vao,e as verbas dos departamentos,se fossem bem aplicadas a policia nao teria que mendigar para Prefeitos nem pedir favor a desmanches ou contraventores,portanto o que falta sao bons gerentes, pois afinal o diretor e um gerente ,esse e o motivo do judiciario nao ter que mendigar,verbas existem resta saber como sao aplicadas,talvez o senhor possa responder inclusive qual o montante de cada departamento,porque quando essa pergunta e feita a resposta e o silencio.
CurtirCurtir
Contem sempre com o comando: 1,2,3,4,5,6,7,8…
CurtirCurtir
Está corretíssimo, Sr João Alkimin, os nossos principais Departamentos precisam funcionar……DENARC, DHPP, DEIC e, neste último, com as canas do PCC que eu acompanhava pela imprensa, não conheço o Dr Rui Ferraz, mas acho ele capacitadíssimo para voltar, dentre outros que por lá passaram, bem como no DENARC. Fui!!
CurtirCurtir
sergio disse:
10/01/2013 às 0:21
Está corretíssimo, Sr João Alkimin, os nossos principais Departamentos precisam funcionar……DENARC, DHPP, DEIC e, neste último, com as canas do PCC que eu acompanhava pela imprensa, não conheço o Dr Rui Ferraz, mas acho ele capacitadíssimo para voltar, dentre outros que por lá passaram, bem como no DENARC. Fui!!
**********************************
Dr. Ruy Ferraz é um grande Delegado, conhece de 1533 e COBAN, mas sozinho não faz verão, assim como tantos outros competentes e leais Delegados não fazem também.
Essas mudanças que estão acontecendo, muitos aqui perceberão, que já não exercem aquele brilho nos olhos de todos policiais operacionais como outrora, a mentalidade da operacionalidade da Polícia Civil está mudando e diferente de tempos atrás, somente um Departamento de renome já não fascina, hoje a esperança é outra, um salário melhor somado à condições dignas de trabalho.
Antigamente nessa época muitos já faziam uma correria para poder ir trabalhar num Departamento Especializado mas nos dias atuais a maioria está desanimada e nem aí, apertaram o FODA-SE e vão tocando suas vidas tranquilamente.
A lendária frase do Adhemar(salvo engano) “Ô Policial, você tem uma arma e uma carteira se vira” já não encoraja ninguém a possibilidade de entrar numa PIÇA fala mais alto.
Pelo bem ou pelo mal, o N.U(ainda eu só no papel) acabou trazendo todos à uma realidade, à de que muitos cidadãos com diploma na mão, ainda que pela falta de opções no mercado profissional privado, querem assumir cargos operacionais na Polícia Civil sim, apesar de falta de condição de trabalho, de salário justo e de tantos outros apesares eles querem sim.
E isso de uma forma ou outra trouxe reflexo e esperança à todos operacionais de que TUDO PODE SER DIFERENTE, muitos começaram a questionar a atuação dos sindicatos, que até então pagavam apenas para utilizar colônia de férias, stand de tiros, desconto em almoço, etc. Muitos associados e sindicalizados começaram a questionar a atuação destes e se decepcionaram com a atuação e foram se desfiliando e de uma forma tímida começaram a clamar e ensaiar a criação de um SINDICATO ÚNICO que talvez agisse de uma forma mais unida e trouxesse melhorias efetivas à todos operacionais da Polícia Civil do Estado de São Paulo.
Estamos na semana que muitas mudanças estão acontecendo e aposto que pouca coisa mudará na elucidação de crimes se o Governo não acenar com um melhoramento salarial digno e justo para toda a classe policial inclusive para a meganha, pois do jeito que está a maioria está com braços de horácio e continuará.
CurtirCurtir
quem critica a policia por executar bandidos
quer o que? que ele espera a “justiça” brasileira agir?
a ta bom, aham esperar o mala vir na crocodilagem e executar ele?
não confio na justiça do homem, desembargadores, promotores, juizes, advogados, se acham acima da lei, se acham deuses na terra, tenho nojo dessa classe bandida, que mais cometem barbaridades, do que um policial que matam bandidos rendidos, juizes vendem causas pra traficantes, advogados advogam até pro capeta, tem advogado da grande “OAB” que fuma crack, e isso é normal, essa é a sociedade que queremos? se eu estivesse no poder
quem mais trabalha-se ganharia mais, pode ter certeza que policiais seriam dos
funcionarios publicos que mais ganhariam, e politicos,desembargadores, juizes, promotores, advogados, a grande maioria que nada faz pela nação iria ganhar um salario minimo, sendo que nada fazem, o brasil só não vai pra frente por causa dessa raça suja e imunda, o brasileiro é muito sem noção chamam esses de doutores, sendo que a grande maioria nem doutorado tem, o poder é para o povo não para essa minoria dos 3 poderes, nos somos a massa que carrega esse pais nas costas, porque esse minoria pinta e borda? isso tem que acabar, ganhando pouco só iria fazer parte disso quem realmente tivesse disposição para agir pelo povo
CurtirCurtir
Srº João! Você, não quer dizer sua pessoa, a minha colocação foi referente a matéria, onde se permite espaço para comentários. Sou pagador de impostos e quero ter o direito de ser socorrido fora acidente de trânsito, por quem primeiro chegar ao local. Não sou obrigado a gostar de bandidos e há uma grande diferença entre o verbo “torcer”, “decidir” e ‘fazer”. Continuo em letras minúsculas, respeito suas colocações,pois ainda vivemos em Estado Democrático de Direito, onde posso tecer opnião.E do mais continuo com minha opnião, pois não podemos colocar toda uma polícia do mesmo lado da balança.
CurtirCurtir
Gostaria de ver o crime organizado ou o própio povo atacando o poder judiciário, legislativo e executivo, como no México, matando prefeitos,governadores, promotores, atentando contra juízes e ameaçando jornalistas, e não contra políciais…
, a coisa só vai mudar mesmo quando essas pessoas começarem a ser ameaçadas! Fica a dica…
Quero ver o circo pegar fogo.
CurtirCurtir
Parece que a atual administração da SSP começou a ler a cartilha do PSDB, Cadê o impeto inicial que rezava mudanças estruturais e salariais? Pode se enganar alguém o tempo todo. Pode se enganar todos por algum tempo. Mas não se pode enganar a todos o tempo todo. Aquela luz no fim do túnel era simplesmente um vaga-lume. Que Deus proteja nossa Sociedade.
CurtirCurtir
Aqui no DHPP , sem aumento salarial ninguem fara NADAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAA!!!!!!!!!!
CurtirCurtir
As ratazanas não se aposentam antes dos 70 anos mesmo, deve ser uma maravilha ficar tantos anos em cargos de confiança, deve render muita grana, caso contrário pediriam a aposentadoria.
Secretário de segurança, acorda- tim tim tim tim, desse jeito não haverá mudanças na Polícia Civil paulista e continuará na mesmice, pois esses que estão sendo nomeados já foram no passado e nada melhorou, portanto é persistir nos erros. Coloque delegados que nunca foram porra nenhuma para ver se as coisas não mudam para melhor ! de preferência os Delegados mais jovens, pois os antigões já estão acostumados com as mesmices e não querem que a Polícia se modernize, eles preferem as comodidades do que os desafios. Não tenho nada contra idosos exercerem os cargos não, desde que seja competente e honestos, mas é interessante testar os mais jovens que além de possuírem mais vigores físicos, também tem a mente mais aberta e o desejo da modernização. Acredito que os Delegados mais idosos deveriam assumir funções mais leves e calmas.
CurtirCurtir