Em ano eleitoral não se fecha base da PM…”Especialista” diz que o policial não pode ser “atendente de balcão” 5

04/08/2012- 05h30

Fechamento de base da PM não dura 1 dia em Ribeirão Preto (SP)

JOÃO ALBERTO PEDRINI DE RIBEIRÃO PRETO

O governo do Estado determinou na manhã desta sexta-feira (3) a reabertura imediata das cinco bases da Polícia Militar desativadas em Ribeirão Preto (313 km de SP), no dia anterior nos bairros Ipiranga, Sumarezinho, Campos Elíseos e Lagoinha, além da existente no distrito de Bonfim Paulista.

A decisão policial gerou polêmica com os moradores dos bairros envolvidos e virou motivo de disputa política entre a prefeita Dárcy Vera (PSD), candidata à reeleição, e Duarte Nogueira, que concorre ao cargo pelo PSDB, partido do governador Geraldo Alckmin, que definiu pela reativação.

A Folha percorreu as bases ontem de manhã e constatou a desativação anunciada no dia anterior. À tarde, todas já funcionavam.

Edson Silva/Folhapress
Policiais na base de Bonfim Paulista, reaberta ontem
Policiais na base de Bonfim Paulista, reaberta ontem

O comando da PM alegou na quinta-feira que os policiais escalados para ficarem fixos nas cinco bases poderiam ser utilizados nas ruas para a segurança de toda a cidade. Ao menos 20 trabalham nas cinco bases.

Nas redes sociais, a prefeita divulgou carta ao governador, após o anúncio feito pela PM. “O fechamento das bases em nada ajuda o grande esforço feito até agora para combater a criminalidade nesta cidade”, disse Dárcy.

Embora ela tenha feito o pedido na quinta-feira (2) na internet depois do anúncio da PM, a Folha apurou que a prefeita sabia do objetivo da polícia desde o mês de junho.

Já Nogueira afirmou que telefonou no mesmo dia à noite para o governador, com a intenção de debater a questão e reverter o quadro.

“Ele [Alckmin] achou melhor manter tudo como está e discutir com a comunidade quaisquer mudanças posteriores”, afirmou o tucano. Segundo ele, Alckmin não sabia da decisão da PM.

OBRAS

Por meio de uma nota encaminhada pela assessoria de imprensa, o comando da Polícia Militar de São Paulo informou somente que as bases agora reativadas passarão por reformas, visando aprimorar a qualidade no atendimento à população.

Na quinta-feira (2), o capitão Mauricio Rafael Jeronimo justificou a medida dizendo que o objetivo com o fechamento era reestruturar as unidades de policiamento para funcionar em conjunto com o Corpo de Bombeiros e a GCM (Guarda Civil Municipal).

Ele disse que tratava-se de uma reestruturação para aplicar um “conceito moderno de policiamento”.

Consultada, a Polícia Militar não quis detalhar, ontem, o projeto que seria implementado no município após a desativação das bases.

A Folha procurou ontem a prefeita Dárcy Vera para ouvi-la sobre a decisão do fechamento -e posterior reabertura das bases policiais-, mas não obteve resposta até o fechamento da edição.

COLABOROU EDSON SILVA

———————————————

04/08/201205h30

Especialista defende desativação das bases da PM em Ribeirão Preto (SP)

DE RIBEIRÃO PRETO

Ex-secretário nacional de segurança pública e coronel da reserva da PM, José Vicente da Silva Filho afirmou que a decisão de desativar bases da Polícia Militar em Ribeirão Preto (313 km de SP) é correta.

À Folha ele elogiou a medida anunciada na quinta-feira (2) pela corporação -revista ontem pelo governo do Estado.

“A polícia precisa acompanhar a dinâmica do crime. Por meio de um sistema de dados, deve analisar quais delitos estão sendo cometidos, em quais horários, onde estão acontecendo e ir atrás para inibi-los”, disse.

Ele afirma que a instalação de bases faz um grande sucesso político, mas que a maioria delas é ineficiente.

“A polícia precisa ser móvel porque o crime é móvel. A PM precisa estar em condições de mobilidade e flexibilidade, e não estática.”

O coronel disse ainda que o policial não pode ser “atendente de balcão”. “Essas bases empatam a polícia. Só burocratiza”, afirmou.

Já o coordenador do observatório de violência da USP de Ribeirão Preto, Sérgio Kodato, afirmou ontem que o ideal seria o governo anunciar aumento do efetivo. “Quanto mais, melhor.”

Ele também afirmou que o comando da Polícia Militar deve pensar em alternativas para aproveitar melhor seu contingente e usar a tecnologia a favor da segurança.

“É só usar câmeras por toda a cidade e agir onde houver algum tipo de problema.”

Um Comentário

  1. Não só Base da Pm, delegacias agora só voltarão a serem fechadas após as eleições é o que está no cronograma da SSPSP, principalmente na região do DEINTER 09, a continuar por Piracicaba onde já está tudo pronto para explodir o resto da estrutura da P.C., tudo com a linda denominação “REENGENHARIA DA POLÍCIA CIVIL” que até é gostoso de escutar, mas que nada mais é do que a continuação da fética politica de putrefação (morta já esta) da Polícia Civil, trocando em miudos, como não tem sido reposto policiais civis e não houve investimentos nos ultimo 12 anos, a defasagem chegou a situação intolerável sendo apresentado então duas saídas: contratar ou fechar unidades, vencendo a ultima alternativa pelos motivos mais obvios, para que gastar com funcionários policiais que não vestem as coleiras do governo e ainda poderiam com uma estrutura forte investigar e importunar inteligentemente o que não se deve,claro, melhor investir na fardada, esta sim dá para controlar e quando importunam, o faz com o povo e de forma medieval, não representando nenhum risco para elite bandidagem, principalmente política. Viva os coronéis, foda-se os praças e exterminem o charlies. Ah, por ultimo, não se esqueçam que o povo tem a polícia que merece, são mais de vinte anos apoiando a politagem do P.S.D BOSTA, portanto super aprovação. Parabéns povo paulista por ainda serem tão ingênuos e manipuláveis quando diante de palavras bonitas . Viva a “REENGENHARIA POLICIAL” e parabéns ao crime organizado que, com um comando sério e competentíssimo aproveita esses desmandos criminosos.

    Curtir

  2. País de ‘catiguria’… Político pra lá, pra cá, partido e tal, mas o foco em si da violencia surreal da PM fica no nada… (que tá aí pra tratar de ruas e civis nem sei pra que afinal, porque é do Exército).

    Curtir

  3. A PRIMEIRA COISA QUE PRECISA É TIRAR A PM DO MESMO TERRENO DA DELEGACIA. COMO A AUTORIDADE VAI SE NEGAR A OBEDECER UMA “ORDEM” DO OFICIAL SE TODA HORA ELES SE CRUZAM NO PATÍO?PRA EVITAR ATRITO, MUITOS DELEGADOS ACATAM AS CANAS DOS COXAS, PARA EVITAR FUTURAS RETALIAÇÕES.

    Curtir

Os comentários estão desativados.