VLADIMIR SAFATLE, da Folha de S. Paulo
Pela extinção da PM
No final do mês de maio, o Conselho de Direitos Humanos da ONU sugeriu a pura e simples extinção da Polícia Militar no Brasil. Para vários membros do conselho (como Dinamarca, Espanha e Coreia do Sul), estava claro que a própria existência de uma polícia militar era uma aberração só explicável pela dificuldade crônica do Brasil de livrar-se das amarras institucionais produzidas pela ditadura.
No resto do mundo, uma polícia militar é, normalmente, a corporação que exerce a função de polícia no interior das Forças Armadas. Nesse sentido, seu espaço de ação costuma restringir-se às instalações militares, aos prédios públicos e aos seus membros.
Apenas em situações de guerra e exceção, a Polícia Militar pode ampliar o escopo de sua atuação para fora dos quartéis e da segurança de prédios públicos.
No Brasil, principalmente depois da ditadura militar, a Polícia Militar paulatinamente consolidou sua posição de responsável pela completa extensão do policiamento urbano. Com isso, as portas estavam abertas para impor, à política de segurança interna, uma lógica militar.
Assim, quando a sociedade acorda periodicamente e se descobre vítima de violência da polícia em ações de mediação de conflitos sociais (como em Pinheirinho, na cracolândia ou na USP) e em ações triviais de policiamento, de nada adianta pedir melhor “formação” da Polícia Militar.
Dentro da lógica militar, as ações são plenamente justificadas. O único detalhe é que a população não equivale a um inimigo externo.
Isto talvez explique por que, segundo pesquisa divulgada pelo Ipea, 62% dos entrevistados afirmaram não confiar ou confiar pouco na Polícia Militar. Da mesma forma, 51,5% dos entrevistados afirmaram que as abordagens de PMs são desrespeitosas e inadequadas.
Como se não bastasse, essa Folha mostrou no domingo que, em cinco anos, a Polícia Militar de São Paulo matou nove vezes mais do que toda a polícia norte-americana (“PM de SP mata mais que a polícia dos EUA”, “Cotidiano”).
Ou seja, temos uma polícia que mata de maneira assustadora, que age de maneira truculenta e, mesmo assim (ou melhor, por isso mesmo), não é capaz de dar sensação de segurança à maioria da população.
É fato que há aqueles que não querem ouvir falar de extinção da PM por acreditar que a insegurança social pode ser diminuída com manifestações teatrais de força.
São pessoas que não se sentem tocadas com o fato de nossa polícia torturar mais do que se torturava na ditadura militar. Tais pessoas continuarão a aplaudir todas as vezes em que a polícia brandir histericamente seu porrete. Até o dia em que o porrete acertar seus filhos.
Policiais descontrolados
A coincidência das mortes de duas pessoas baleadas em ações desastradas da Polícia Militar, uma em São Paulo e outra em Santos, não autoriza extrair grande conclusão sobre as tendências do crime e da ação policial no Estado. Deve servir, porém, de alerta.
Duas perguntas assombram a opinião pública, agora mais do que nunca: os policiais militares estão despreparados para atuar nas ruas? E o governo do Estado -tem de fato controle sobre sua polícia?
O emprego precipitado e desproporcional do poder de fogo por PMs contra suspeitos não é novidade. Em que pese a política de contenção da violência policial em sucessivas administrações peessedebistas, a corporação paulista mantém altos índices de letalidade: 5,5 mortos em confronto com policiais por grupo de 100 mil habitantes, contra 0,63 nos Estados Unidos.
Os dois novos assassinatos vêm somar-se a cerca de 450 mortes anuais por PMs. Além do que há de revoltante na sua gratuidade, o que preocupa, nos eventos recentes, é o contexto geral de aumento da violência. Homicídios dolosos sobem desde março; em junho, houve ao menos 115 -38,5% a mais que no mesmo mês de 2011.
Claro está que a maior parte dessas mortes foi perpetrada por facínoras. A própria Polícia Militar foi alvo de ataques crescentes; em junho, oito PMs foram mortos durante suas folgas e cinco bases policiais sofreram ataques, no que se acredita ser uma ação concertada da organização criminosa PCC.
Este seria o fator específico por detrás das duas mortes e de vários outros confrontos sangrentos: com o aumento do risco pessoal, os agentes estariam mais propensos a disparar, ignorando na prática todas as técnicas de abordagem apresentadas em seu treinamento.
Parece uma explicação, mas não é. Apresentada por autoridades, equivale a uma confissão de incompetência. Se policiais não se mostram capazes de observar, no momento de máxima tensão, os procedimentos destinados a preservar a segurança de cidadãos inocentes, de que adianta ensiná-los?
Em nada contribui para a confiança da população na PM que seus comandantes nem mesmo se entendam a respeito de um ponto tão básico. Enquanto o secretário da Segurança Pública, Antonio Ferreira Pinto, qualificou a abordagem do empresário morto em São Paulo como “desastrosa”, o comandante-geral interino da PM, coronel Hudson Camilli, a considerou “tecnicamente correta”.
Não são só os soldados, vê-se, que ainda precisam tirar as lições corretas dos trágicos episódios.
Eu tambem sou a favor da extinção da Coxinha. (extinção em termos, vai unificar a merda toda) E é aí que a porca torce o rabo: NÓS VAMOS QUE CONVIVER COM OS COXINHAS DIARIAMENTE DE UMA FORMA OU OUTRA.
CurtirCurtir
Quem manda a população votar no PCCSDB, agora esta sofrendo as consequências.
CurtirCurtir
Acabar com a ONU é mais fácil!
CurtirCurtir
Com a palavra o Professor dos bandidos e usuários da USP.
CurtirCurtir
mais se acabar com a pm, como vai ficar os policiais militares que estão em todos outros orgãos menos no policiamento.
CurtirCurtir
O Brasil para variar sempre na contra mão da história, enquanto em quase todos os países do mundo só existe uma polícia, aqui se insiste em mander duas.
Eu sou a favor da extinção da polícia militar, e da unificação das duas, nos moldes da polícia americana ou inglesa, onde existe a figura do policial fardado que trabalha na rua, e do policial sem farda responsável pelas investigações. Eu acredito que um dia a polícia militar irá acabar, pois para o Brasil conseguir uma cadeira no conselho de segurança da ONU, terá que acabar com a mesma, mais que vai ser difícil vai, pois os coronéis não querem perder a boquinha.
CurtirCurtir
Na Itália, por exemplo tem a Polizia dello Stato(questore e questura-Delpol e Delegacia), a Guardia Finanziara(aeroportos, fiscalização do comércio, investigações defraudes contra a previdencia) e os Carabinieri, que é força auxiliar do exército, por ser um estado uno, na Itália nada é Federal. Todas juntas são chamadas de Forze d’Ordine.
CurtirCurtir
Só me façam um favor: perguntem aqueles dois investigadores que foram encurralados na zona noroeste em santos, se eles querem o fim da PM. Eles pediram apoio ao Cepol e ao Copom, enquanto apareceram 4 viaturas da PM, nenhuma nossa, nem o super GOE deu as caras.
CurtirCurtir
A milicia do PINTO pode tudo. Não vai dar em nada isso daí. É simplesmente mais um.
CurtirCurtir
Pela mesma lógica então a polícia de Londres também tem que acabar??? Afinal , eles executaram o brasileiro Jean Charles no metrô achando que era um terrorista.
Erros acontecem em qualquer lugar do mundo. Nem por isso a polícia tem que acabar!!!
CurtirCurtir
depurar para unificar.
sem isto não tem jeito, é juntar duas quadrilhas para aterrorizar a população.
aos moldes da polícia americana, como aconteceu em nova iorque, mandou-se 5000 bandidos para a rua reciclou o restante e formaram a nova corporação.
CurtirCurtir
Ah, Dr. Guerra… Esse “cavanhaque de fogo”, não! Não faça uma coisa com coisa… É só ver ele toda semana no Jornal da Cultura. Quando é para os outros, cana dura; quando a lei (de trânsito, por exemplo) é para ele, não pode ser geral, impessoal, única para todos (art. 5º da CF)… Deve levar em consideração as qualidades d´ele…
CurtirCurtir
Neste site, o estudioso Prof. Glaucio Soares http://conjunturacriminal.blogspot.com.br/, mostra um caso de sucesso, na Austrália com foco e atenção na reincidência.
CurtirCurtir
Realmente a sociedade não aguenta mais as lambaças das polícias. Veja o caso do controle e comercio de venda de gás por parte de milícias na região do capão redondo e campo limpo, sempre com o envolvimento de coronéis…agora só falta dizer que não tomou providência porque não sabia.Obrigado ao Dr. Guerra e ao Marcelo Rezende por contribuir muito mais do que as próprias instituições.
CurtirCurtir
Essa região não é mais servida por entrega domiciliar (caminhão com musiquinha) das empresas?
CurtirCurtir
Queria saber o que ia mudar na desmilitarização da policia…
vai continuar a mesma coisa !
CurtirCurtir
Na verdade para a PC só iria piorar, em uma unificação quem tem mais lobby com o Governo e com o SSP são os PMs, ou seja nem os Cardeais da PC teriam bons cargos, nós PC seríamos chutados de lado! Provavelmente passariam os Delegados para uma função mais judiciária, mais próxima ao MP.
CurtirCurtir
Em anos e anos esta foi a maior cagada da polícia inglesa, já a gloriosa em menos de 2 (dois) meses, pegou uma mala ferido a matou no acostamento da rod. Airton Senna com filmagens e tudo, e em menos de 2 (dois) dias fuzilou dois carros e matou 2, sem contar o role no cemitério, se estes são os seus argumentos são muitos fraquinhos, tento outros, este não vale.
CurtirCurtir
Será mesmo.
Aposentadoria especial com posto imediato, paridade e integralidade.
RETP turbinado.
Hospital exclusivo, para o policial e o cruz azul para a família, sem a vala comum do Hospital do Servidor Público.
Mas,o regime jurídico teria que ser o da POLÍCIA CIVIL, penso que para os operacionais seria melhor.
CurtirCurtir
.
.
Bandido só entende duas coisas, “CACETE E BALA”, a lei do medo tem que imperar contra a criminalidade, ou seja, se o bandido é ruim, a policia tem que ser mais ruim ainda, o bandido tem que temer a policia; o maior exemplo disso é o seguinte, veja se alguém rouba ondo o pcc comanda, vê se alguém mata onde o crime organizado faz morada, claro que não, eles tem medo da “justiça”, imposta pelo crime organizado. Se a polícia e a nossa lei (justiça) fossem temidas como no passado queria ver quem ia ser bandido….o problema é que a polícia não tem força, a justiça não pune de maneira exemplar, e os poucos policiais corajosos (ou loucos) acabam fazendo a justiça conforme acreditam ser melhor. Abraços.
CurtirCurtir
Burro, é ÓBVIO que não é o fim da PM, é o fim da militarização e da divisão das policias! Aff…ou vc acha que vão demitir todos os coxinhas?? taquepariu hem….. depois querem NU!!
CurtirCurtir
A VIOLÊNCIA POLICIAL TEM SUA ORIGEM NO INTERIOR DOS PRÓPRIOS QUARTÉIS. NA FORMA COMO OS PM SÃO TRATADOS POR SEUS SUPERIORES.
O POLICIAMENTO E O TRATO COM A POPULAÇÃO FICAM EM SEGUNDO PLANO NAS INSTRUÇÕES MILITARES. PARA OS COMANDANTES, O MAIS IMPORTANTE É MANTER A “DISCIPLINA” DA TROPA NO INTERIOR DOS QUARTÉIS.
HUMILHAÇÕES E CONSTRANGIMENTOS SOFRIDOS PELOS POLICIAIS, SÃO ROTINEIROS. ESSE MODELO DE POLICIAMENTO PREVENTIVO OSTENSIVO UNIFORMIZADO PRATICADO POR UMA POLÍCIA DE CARÁTER MILITAR É COMPLETAMENTE ABSURDO!!! A SOCIEDADE PAGA UM ALTO PREÇO POR ISSO.
A BUROCRACIA MILITAR IMPEDE QUE O POLICIAMENTO PREVENTIVO SEJA SENTIDO PELA POPULAÇÃO.
ADEMAIS A POLÍCIA MILITAR TEM COMO FUNÇÃO PRIMORDIAL PRÁTICA A SEGURANÇA DO ESTADO E DAS INSTITUIÇÕES E, EM SEGUNDO PLANO, FICA A SEGURANÇA DO CIDADÃO.
CurtirCurtir
Com a extinção da PM, quem iria administrar este efetivo, com certeza não serão os Delegados, pois e uma classe muitooooo politica e subserviente.
CurtirCurtir
Aí vai atrapalhar a sociedade de vocês com a bandidagem. A PM é foda, vive prendendo seus sócios.
CurtirCurtir
O que é um bandido? quem é bandido? quais os mais perigosos? que causam mais danos à sociedade?
Gente vamos relaxar, a vida não é só crimes. Os bandidos não chegam a 1 milésimo da sociedade.
Vamos voar um pouco….para o bosque de Berkana: http://www.youtube.com/watch?v=V_eBzs9Qz34&feature=player_embedded#!, as palavras são como flexas que voltam ….
Vamos semear o bem….
CurtirCurtir
Bandido só entende duas coisas, “CACETE E BALA”, a lei do medo tem que imperar contra a criminalidade, ou seja, se o bandido é ruim, a policia tem que ser mais ruim ainda, o bandido tem que temer a policia; o maior exemplo disso é o seguinte, veja se alguém rouba ondo o pcc comanda, vê se alguém mata onde o crime organizado faz morada, claro que não, eles tem medo da “justiça”, imposta pelo crime organizado. Se a polícia e a nossa lei (justiça) fossem temidas como no passado queria ver quem ia ser bandido….o problema é que a polícia não tem força, a justiça não pune de maneira exemplar, e os poucos policiais corajosos (ou loucos) acabam fazendo a justiça conforme acreditam ser melhor. Abraços.
Concerteza volta rambo!!!
CurtirCurtir
Engraçado os PMs phodões, só não conseguem prender os coronéis ladrões do dinheiro público, antes da Força Estática, Rotolos e afins querem pagar de polícia justiceira nas ruas, bem que poderiam dar voz de prisão em flagrante que escala VTR com estacionamento com prejuízo de ocorrência e frente de determinados comércios, nos que “organização” determinados eventos privados em que há um enorme número de PMs escaldos, se vocês conseguissem por estes ladrões na cadeia já seria o bom começo, mas agora matar zé ruela ajoelhado é fácil para caralho isto qualquer um faz, se for PM faz melhor ainda, só que antes de fazem isto verifiquem se não tem câmeras filmando a ações supimpas da PM.
CurtirCurtir
quem assistiu o final de TROPA DE ELITE 2 tb viu essa proposta de extinção da PM
CurtirCurtir
Isso mesmo sabidões … Pau e bala … e o salario ó … Enquanto ficarmos imaginando uma polícia pra atuar contra os bandidos, a merda vai continuar como esta ai, PM e PC duas polícias que todo mundo odeia e só servem pra desperdiçar vidas (inocentes e policiais) e dinheiro do contribuinte. Temos que ter uma polícia a favor do cidadão baseando seus procedimentos na legislação vigente e não em uma lógica de guerra contra quem quer que seja. Já disse isso aqui em uma guerra quem mais morre são os inocentes. Uma polícia unificada e descentralizada (municipal) e de carreira unica seria o ideal, mas como acabar com as vaidades e vantagens de uns e outros?
CurtirCurtir
Agora, jornal falando mal da polícia é normal…e o Governo que não cumpre a lei (do nível superior dos tiras/escribas) ?
CurtirCurtir
“Bandidos explodem caixa eletrônico no Jd. do Trevo
Outros quatro equipamentos foram danificados; o ataque foi na madrugada desta terça-feira (24)
24/07/2012 – 10h57 . Atualizada em 24/07/2012 – 00h00
Adagoberto Baptista
Portal RAC
Bandidos explodiram caixa eletrônico e causaram danos em outros quatro equipamentos, na madrugada desta terça-feira (24), em Campinas. O ataque foi em agência do Bradesco da Avenida Papa Paulo VI, no Jardim do Trevo, região Sudoeste da cidade. Os caixas ficavam em área de autoatendimento que, com a explosão, ficou também parcialmente destruída, conforme policiais militares. A ação dos ladrões foi descoberta no começo da manhã. Até as 11h a Polícia Civil não tinha recebido informação de representante do banco se alguma quantia havia sido furtada.”
http://www.rac.com.br/noticias/campinas-e-rmc/138018/2012/07/24/bandidos-explodem-caixa-eletronico-no-jd-do-trevo.html
APOSTO UMA COXINHA COMO TEM ALGUM 130 DE 31 NESSA FITA ………..
HAHAHAHAHA!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
CurtirCurtir
A PM É FODA MESMO …………………
CurtirCurtir
E TEM UNS SÓCIOS NERVOSO MEU IRMÃO ………………
CurtirCurtir
Pior que nós PC estamos assim, vendo mais vantagem na unificação por obtermos vantagens que até então são dos “mikes” ou seja nós querendo os benefícios deles
CurtirCurtir
Esta chegando um Embaixador meu amigo ! que vou busca-lo no aeroporto que um dos temas para estudos diferenca policiais PM e PC, onde vou relatar NU, e as atribuicoes da PM., vou citar o reservado fazendo investigacoes e o BO PM, que isso as aberracoes das aberracoes e o guardiao do PINTO , na ADM peniteciaria passanto trampo para as chacinas, nos seremos paises de primeiro mundo isto nao pode acontecer mande a Corro me parar que falarei mais coisas que o mundo quer SABER sobre as policias do estado e do Brasil e viva o NU, vou me aposentar graca a
Deus , ja era !
CurtirCurtir
esse prof com certeza fumou um baseado antes de escrever um monte m….. dessa. na verdade é comodo para” eles” fumadores de baseado de plantão. pedir o fim de uma instituição centenária como PM.só para lembrar a voces bando de hipócrita, o trabalho da pm não só resume em replimir pessoas como voce,e outros mais que usa a bandeira da democracia muitas das vezes para defender causas absurdas como liberação da maconha que muitas vezes das promovem badernas causando danos ão patrimonio público no qual voces estudam ou lecionam, o trabalho da pm também é implescindivel em prestar socorro a vitmas de acidentes,mulheres no trabalho de parto,pessoas perdidas, crinças idosos.etc.só um lembrete para voce, cuidado para que esse teu grito pelo extinção hoje, da PM,não se transforme em um grito de socorro amanhã quando um marginal colocar uma arma na tua cabeça,ou estuprando uma filha tua.
CurtirCurtir
Você faz apologia de uma função que em todo mundo é civil, o serviço dos bombeiros,para justificar a existência de um câncer que é a PM, a extinção dá PM não que dizer a extinção do serviço policial, será criado algo novo, uma polícia nova que não necessita do militarismo, para que serve tantos cargos de comando do Ten ao Coroné, só para dar cadeira almofadada para vagabundos, é isto o que você quer que continue, mais policias na banda da PM do que em determinadas CIA PM Estado a fora, mais PM fazendo segurança de quartel do que nas ronda escolares e assim por diante, é par isto que serve o militarismo muito oba, oba, muita babação e pouco resultado prático.
CurtirCurtir
O QUE TEM QUE ACABAR É O OFICIALATO, DO LADO DA MEGANHA, E O CONSELHO SUPERIOR DO NOSSO…AÍ MELHORA…
CurtirCurtir
Tem que unificar a Polícia e estreitar as carreiras, para não haver novamente esse distanciamento entre as patentes máximas com as mínimas!
CurtirCurtir
A PM já passou perto de ser extinta quando do caso da favela Naval, os coronéis para se garantirem abriram mão da justiça militar nos casos de homicídios só para perpetuarem as suas mamatas, que não são poucas, melhor exemplo é melhor conservar do dedos e perder o a anéis, garantiram o seu “status quo”, mas é de se admirar vemos alguns praças aqui neste blog defendendo o militarismo com unhas e dentes, deve haver algo muito errado, na delegacia onde dou plantão os praças vivem falando mau dos oficias e do militarismo, mas qui no flit tem um monte de praça defendendo estes lixos, por quê será?
CurtirCurtir
O governo estadual poderia, deveria enviar uns policial para conhecer as UPP do Rio, que continua reduzindo violência e crimes a anos….: http://www.isp.rj.gov.br/NoticiaDetalhe.asp?ident=327, mais um ano e a segurança do Rio estárá melhor que S. Paulo. A economia do Rio cresce também….
UPP, U Pinto Paralisante também poderia acompanhar, já que foi na Argentina ver o coringão.
CurtirCurtir
Os coronéis ladroes que voce cita passam longe da rataria. Achacadores de traficantes, cargas roubadas, kilos e mais kilos de drogas, quadrilhas especializadas… não é a toa que basta uns 2 anos para um Ratão fazer a vida… conheço vários…. morando em condominios de alto padrão, carros importados, casas na praia etc. Quer maior crime que manter um traficante na rua; quantas familias são destruidas por conta das drogas. É por isto que a rataria é desprestigiada. Depuração já.
CurtirCurtir
para o governo do estado não interessa o fim da pm por um simples motivo: quem mantera a segurança quando a civil resolver entrar em greve? quem fara a vezes de braço armado do estado? quem fara a expulsão das areas invadidas? lembre-se que os coxa são obrigados a cumprir a lei sobre pena de motim. alguem já pensou o que pode acontecer se alguma iminencia parda tentar colocar na constituição paulista ou mesmo na lei organica da “nova policia” estatutos da antiga pm? e será mesmo uma nova policia, tendo a unificação de cargos e uma nova lei organica. talvez essa merda de mentalidade militar venha a se espalhar tambem na civil.
CurtirCurtir
O nosso modelo de policia foi herdado de Portugal. Só existe em Portugal e algumas ex-colonias como Brasil e alguns países da África. Os paises que estes jornalistas demagogos citam, para fazerem uma comparação com o Brasil, tem um modelo de policia onde existe a policia ostensiva, investigativa e ministerio publico trabalhando no mesmo teto – com promotores e juizes de plantão, e não existe a figura do Delegado (diga-se de passagem que é o modelo mais eficiente). Para ocorrer esta mudança, tem-se que mudar os artigos da consituição que definem o serviço de segurança publica do Brasil. E para colocar-mos politicos que trabalhem, E FAÇAM AS MUDANÇAS QUE O PAÍS PRECISA, só ocorrendo o VOTO DISTRITAL. VEJAM O VIDEO ABAIXO E DIVULGUEM!
CurtirCurtir
Para mudar a Polícia tem que alterar a Constituição e pra isso acontecer vai demorar!
CurtirCurtir
Soube agora pouco que a Folha de São Paulo publicou hoje um artigo sob o título “Pela extinção da PM”. Algumas pessoas perguntaram qual minha opinião; então, não vou me omitir e vou dar minha posição:
O articulista filósofo soma argumentos para condenar de forma irresponsável e generalizante as ações da Polícia Militar e sua estrutura, mas o fundo de sua critica no texto – que remete à recente indicação da ONU (uma dentre 170, é bom lembrar…) é a vinculação da polícia com instituições militares. No Brasil, as polícia militares não trabalham vinculadas ao Exército (apenas sua estética é militar: alguém deve dizer isso a ele pois está mal informado).
Mas, é sempre assim, quando surge uma ocorrência impactante em que morre uma pessoa de certa projeção (como é o caso do empresário que a mídia divulgou exaustivamente) aparecem os “arautos” de plantão que tentam condenar a Polícia Militar como um todo, generalizando alguma eventual falha (que nunca deixou de se apurar, com as devidas responsabilizações se for o caso, ao contrário do que acontece em muitos outros ambientes…). Mas, quando morre um policial em serviço, ou executado por vingança (e vários foram assim vitimados recentemente), a repercussão nunca é a mesma: não há interesse nessa matéria, ela “não merece” o esforço do articulista.
Então vamos refletir e filosofar para valer, sem medo da verdade. Que país é esse em que a autoridade policial (militar ou civil) é desacatada e o infrator apenas “paga cesta básica” (isso se chegar a ser condenado…note); que país é esse em que o cidadão foge de bloqueio policial e nenhuma responsabilidade é imputada a ele… e por isso muitos irresponsáveis, bêbados e drogados ao volante (empresários ou não), até criminosos, questionam uma iniciativa de abordagem, desafiam ostensivamente qualquer iniciativa que o policial toma para defender a própria sociedade (da qual o policial faz parte), provocam, xingam e até chutam os testículos de um sargento fardado como aconteceu na última sexta-feira a noite em ocorrência em que eu mesmo compareci e registrei na minha região.
Pergunto: por que o crime praticado contra um policial, que representa o próprio Estado, não tem punição mais grave, como acontece nos países apresentados pelos mesmo “pensadores modernos” de sempre como modelo para nós? Querem viver no caos, é isso? Está cada vez mais difícil ser policial ou professor em uma sociedade carente de educação e de aparato legal que não estimule a impunidade.
Mas eu confio muito em nossa Polícia e nos seus excelentes profissionais (a grande maioria): os cidadãos de bem sabem defendê-la e defendê-los, também.
Quanto à São Paulo, a Polícia Militar tem mostrado muita eficiência e até poucos erros pela sua dimensão. Não existe no Brasil uma estrutura policial tão bem montada, preparada e administrada como a Polícia Militar de São Paulo. Falhas existem, pois trata-se de uma grande Instituição, com quase 100.000 homens. E vamos continuar corrigindo essas falhas, pois servimos para proteger vidas, fazer cumprir a lei, combater a criminalidade e preservar a ordem pública. Isso é muito sério, uma missão que poucos conhecem bem a ponto de escrever sobre ela com legitimidade e, por isso, a insinuação sobre “extinguir a PM” já soa como irresponsável.
O filósofo que se propôs a assinar o artigo deveria conhecer melhor a Instituição antes expressar-se com base apenas em leituras superficiais sobre assunto tão grave, material que coleta no próprio jornal que patrocina sua crítica não construtiva e infundada.
CurtirCurtir
ENQUANTO PERDEMOS TEMPO COM PICUINHAS IDIOTAS ,DEMOSTRANDO O QUANTO SOMOS IMATUROS E DESPREPARADOS,E INCAPAZES DE ADMINISTRAR NOSSOS EGOS INFLADOS,SOMOS FÁCEIS DE SERMOS MANIPULADOS,POIS EM VEZ DE NOS UNIRMOS PARA SANAR OS PROBLEMAS E ATITUDES QUE NOS ENFRAQUECEM,DEIXAMOS CLARO PORAQUI, QUE NÃO TEMOS PROJETOS OU NAO HÁ QUEM ESTEJA INTERESSADO EM OUVIR O QUE TEMOS A DIZER,É O VERDADEIRO SILENCIO DOS INOCENTES,POIS A CADA DIA QUE PASSA VAMOS NOS AFUNDANDO EM ERROS TERRIVEIS QUE ENVERGONHAM E NOS TORNAM CADA VEZ MAIS DISTANTES DA POPULAÇÃO.
NOSSAS REPRESENTAÇÕES SE CALARAM, COM ALGUMA DEMOSTRAÇÃO DE INTERESSE EM QUESTIONAR OU PRESSIONAR OS DIRIGENTES DAS DUAS POLICIAS,BEM COMO O SECRETARIO,O GOVERNADOR.
ENTAO TORNAMOS ESQUECIDOS POIS QUANDO FALAM SOBRE NÓS ,NAO CITAM EM MOMENTO ALGUM ,VALORIZAÇÃO SALARIAL E DO SER HUMANO POLICIAL,O QUE NOS RESTA ENTAO ESTE ESPAÇO QUE FOI CRIADO PARA NOS MANIFESTAR ,E O QUE FAZEMOS, FICAMOS AQUI PARECENDO UMAS MARICAS COM NOSSOS TRAJES RASGADOS E SUJOS,ACHANDO QUE SEREMOS CONVIDADOS PARA O GRANDE BAILE DOS RATOS SUJOS E ESQUECIDOS.
ACORDEM! DEIXEM DE SER MANIPULADOS,VAMOS NOS UNIR E DEMOSTRAR O MINIMO DE MATURIDADE PARA DEFENDERMOS AQUELES QUE NO MOMENTO ESTÃO ESQUECIDOS E NECESSITADOS DE ATENÇÃO,NÓS E A SOCIEDADE.
CurtirCurtir
Desmoralizando as polícias que juntas combatem o crime, quem vai levar vantagem?
Tem policinha que já não saem de casa, imaginem depois……
kkkkkkkkkkkkk
CurtirCurtir
NÃO SE ILUDA COM ESSE MODELO DE POLICIA,ONTEM MATARAM UMA POLICIAL DENTRO DE UMA AREA DOMINADA PELA UPP,TUDO PELA COPA.CADA ESTADO TEM UM MODELO ADEUQADO DE POLCIA O QUE PRECISA É DE FATO MUDAR COMEÇANDO COM A PARTE DE CIMA DA PIRAMIDE.O RESTO É SÓ BLA,BLA,BLA.
CurtirCurtir
EM TEMPO; ADEQUADO,E POLICIA
CurtirCurtir
Devolver mi dinero
CurtirCurtir
AQUI TEM UNS CARAS QUE SÃO UNS TROUXAS , ACATAM TUDO QUE O ESTRANGEIRO FALA …………. AQUI É BRASIL E A PM SEMPRE VAI EXISTIR ……É GRAÇAS A PM QUE O POVO ANDA NA RUA …….QUE OS INCENDIOS SÃO DEBELADOS ….QUE OS POBRES SÃO ENCAMINHADOS AOS HOSPITAIS E SÃO ATENDIDOS POR INTERFERENÇIA DO PM ……OS BANDIDOS SÃO ENCAMINHADOS A PRISÃO( FICAR LÁ É OUTRA HISTÓRIA POR CONTA DA JUSTIÇA)EM CADA CIDADE DO BRASIL SEMPRE HÁ UM PM PARA TE ATENDER E AJUDAR………É A UNICO SERVIÇO PUBLICO 24 POR DIA ATENDENDO O POVO………..NO SOL , NA CHUVA, NAS TEMPESTADES VC PODE CONTAR COM UM PM TE AJUDANDO……..ESTÁ CONVERSA DE ACABAR COM A PM SEMPRE EXSTIU….É PROPAGADA POR BANDIDOS , IDIOTAS , PESSOAS COM DOR DE COTOVELO ,POR PESSOAS QUE NÃO TEM O QUE FAZER ,POR QUEM QUEM APARECER NA MIDIA ……..ALEM DE QUE ELA É O AMPARO DO POLICIAL CIVIL………ELÁ É QUE APARECE PARA AJUDAR UM POLICIAL CIVIL EM APUROS ……….. E PODE TER CERTEZA QUE ELE SERA AMPARADO PELO PM……..SEMPRE VEJO AQUI UNS CARAS QUE SE DIZEM POLICIAIS FALANDO MAL DA PM E GERALMENTE DE OUTRO POLICIAL CIVIL …VC QUE É POLICIAL E FALA MAL DE PM E DE OUTRO PC , VOCE SE TRABALHA-SE AO MEU LADO ….VC JA ÉRA…..CARA QUE FALA MAL DE PM OU PC E SE DIZ POLICIAL NÃO TÁ COM NADA ….
CurtirCurtir
Ô coxinha burro, vai mendicar pors coronéis da ZN que possuem mansões e megasapês!
É só na civil que tem ladrão?
Deveríamos ter voto distrital e polícia municipal
O alto oficialato das forças armadas está sendo gradativamente avermelhado, e não é pelo sangue das inúmeras vítimas da tirana iniquidade da PM.
Verdadeiramente acredito nessa tendência, mas vejo nitidamente que um dos piores esquerdistas do Brasil é o Zé Vampiro!
A tendência é corrente por todos os confins da América Latrina!
Vejam os EUA, possui o maior e mais eficaz exército do mundo, inclusive, antes da implementação das swats municipais, quando de ocorrências policiais envolvendo reféns, os delegados municipais requeriam os serviços do melhor caçador do condado!
Aí era fatal! O cidadão armado é a maior e a mais fiel força de defesa nacional!
Quais serão os interesses para inutilizar a força da cidadania e silenciar os brados da democracia aviltada, e dos populares admoestados, castrados, sufocados?
Em minha húmil óptica, percebo muita coisa, inclusive a desnecessária atuação de uma polícia tirana, com punhos de ferro, que aterroriza a sociedade.
Apropósito, nos EUA, a polícia é una e apenas possui um destacamento uniformizado, por onde todos ingressam na carreira policial única!
O problema está centrado no jogo de vaidades, interesses e corruptiva ânsia por poderes!
Certo mesmo seria investir pesado na capacitação técnica, cultural, social e econômica das polícias e torná-las independentes, desmaculando polícia de política e criando um único e forte corpo policial.
Aí, a corregedoria seria independente, isonômica e figuraria como carreira independente e contaria com concurso próprio!
Extirpando-se as contumazes benesses de poderosos ou contínuas satisfações de interesses e de vontades políticas.
A cortesia não compromete a valentia, todavia, devem aplicar o uso progressivo da força e empregar armas e técnicas de defesa menos letal, com ascendente dosificação de força policial.
Todos sonhamos com uma sociedade justa, igualitária, digna, segura e estável, onde todos comunguem de interesses nobres e coletivos, e sejam cientes dos seus direitos e praticantes dos seus deveres.
Mas é imperdoável e inaceitável a frustrada obtenção de uma utópica Ordem Social pela atroz selvageria!
Isso somente gera instabilidade, insegurança, descrença e inconfiabilidade, perpetrando-se o terror!
Polícia vocacionada, instruída, atuante, dignificante, legalista, infante e altrísta, sempre será ovacionada, serenizada no ventre social!
Ocorre que violência gera mais violência, impunidade enseja mais impunidade, e inércia social fomenta o penoso caos que é vivenciado por todos nós!
Precisamos mesmo da presencial atuação do quinto poder, exatamente quando a força e os propósitos dos outros quatro poderes vão para os quintos…
CurtirCurtir
Texto ridiculo. Claro que a Policia Brasielira mata mais… tem mais bandido. PQP. Seria estranho se a Polícia da Suiça matasse mais que a brasileira…é cada uma destes jornalistas. O brasil é um dos países mais violentos do mundo, é como disse o Valdivia do Palmeiras na TV chilena…”aqui se mata por causa de 50 reais”
CurtirCurtir
Outra coisa… vai ver quantos policiais são executados em outros paises. Salvo exceção do Mexico e Colombia que a batata ta assando.
CurtirCurtir
A PM dá medo???? Prá eu, só quem deve, faz cagada e banca o besta na frente de viatura deve ter medo. A única mudança deveria ser o fim do militarismo nessa polícia. Como o colega lá em cima postou, os colegas de Santos estão vivos graças a intervenção da PM, quem já trocou tiro na rua ( meu caso) e ficou em desvantagem sabe o que estou falando. Eles, além de serem em maior número, estão na rua, sendo assim, óbviamente chegarão primeiro. Quem critica são aqueles que sempre ficaram de totem num plantão, nunca prenderam sequer a respiração e andam desarmados. Fui!
CurtirCurtir
Violencia gera violencia ,fim das PM’s no Brasil!
CurtirCurtir
Continuará a mesma coisa no que diz respeito à essas atitudes, os Policiais Militares não serão extintos como profissionais, continuarão na Policia ÚNICA e poderão continuar a serem prestativos como no caso citado por você. Aliás, muito bem aproveitados, já que são prestativos e companheiros. Todos têm que entender que findará o modelo MILITAR, que é corrupto, desumano, etc …
CurtirCurtir
Não tem picuinha não , o fato é que a estrutura da PM gera muito gasto ao Governo e pouco retorno vejam o quadro estrutural hierárquico da PM(estrutura de caserna) :
soldado
cabo
terceiro sargento
segundo sargento
prim. sargento
sub tenente
aspirante
seg tenente
prim tenente
capitão
major
tenente coronél
coronel
levemos em consideração que existem tambem o quadro de medicos ,dentistas , cavalaria etc , estafetas (para servir os oficiais , motoristas etc) viaturas a disposição , cota de cmbustivel e por ai vai , deveriamos reduzir este quadro , fazer uma só policia profissional , onde o policial sabe que entrando na policia em inicio de carreira tem a possibilidade de chegar até os cargos mais altos da corporação , quem esta na PM sabe q isso é excessão. Então amigos da PM , não é picuinha , o dificil é saber o que fazer com esse oficialato que tanto onera os recursos publicos e pouco da de retorno a população que os paga. Tenta achar um capitão patrulhando as ruas de SP.
CurtirCurtir
Escreveu de maneira impecável. É exatamente isso mesmo. Polícia Profissional Única. Trabalhou e estudou, terá direito a cargos superiores. Vagabundo (oficiais) NUNCA mais !
Aproveitando: PSDB NUNCA MAIS !!!!!!!!! Russomano neles ! (Ou qualquer outro)
CurtirCurtir
Vejo muito aqui Policias criticando uns aos outros…por ser de instiuição A ou B
Graças a Deus passei dessa mediocridade, e peço a Deus que outros possam sair tambem.
O PM que passa por aqui pode dizer como é cruel ve o recochetiamento da bala zuncar no lado dele na hora do confronto, e como precisam ter muita sorte, e ter muito Deus no coração pra não cair no confronto.
Escuridão, canhão na mão do mala. Evitando assaltos, sequestros e etc…
Ou ao PC investigar malas vendo a Hora serem descobertos, fazer buscas, cumprir mandatos e etc…
E ainda vejo colegas perde tempo criticando o trabalho um do outro.
POREM CADA DIA HÁ O SEU MAL.
tanto pra um quanto pra outro.
ESTAMOS SIM É ABANDONADOS POR POLITICOS SAFADOS, E POR ALGUMAS PESSOAS DE “BEM” QUE GOSTAM DE PROTEGER MALAS, PENSANDO ELES ESTAREM SEGUROS…POR ENQUANTO.
como disse o colega ai em cima.
“estamos sozinhos”
temos que lutar contra bandidos, e contra colegas de profissão corruptos…que tentam nos matar “INDIRETAMENTE”
POLICIAL, UMA NADA FACIL VIDA!
CurtirCurtir
Vejo muito aqui Policias criticando uns aos outros…por ser de instiuição A ou B
Graças a Deus passei dessa mediocridade, e peço a Deus que outros possam sair tambem.
O PM que passa por aqui pode dizer como é cruel ve o recochetiamento da bala zuncar no lado dele na hora do confronto, e como precisam ter muita sorte, e ter muito Deus no coração pra não cair no confronto.
Escuridão, canhão na mão do mala. Evitando assaltos, sequestros e etc…
Ou ao PC investigar malas vendo a Hora serem descobertos, fazer buscas, cumprir mandatos e etc…
E ainda vejo colegas perde tempo criticando o trabalho um do outro.
POREM CADA DIA HÁ O SEU MAL.
tanto pra um quanto pra outro.
ESTAMOS SIM É ABANDONADOS POR POLITICOS SAFADOS, E POR ALGUMAS PESSOAS DE “BEM” QUE GOSTAM DE PROTEGER MALAS, PENSANDO ELES ESTAREM SEGUROS…POR ENQUANTO.
como disse o colega ai em cima.
“estamos sozinhos”
temos que lutar contra bandidos, e contra colegas de profissão corruptos…que tentam nos matar “INDIRETAMENTE”
POLICIAL, UMA NADA FACIL VIDA!
CurtirCurtir
Sem A PM a sociedade está morta, quem atenderá ocorrência de mal súbito, desinteligência, etc. Quando vc chega para apresentar uma ocorrência no DP os PC querem saber se tem dinheiro na ocorrência.
CurtirCurtir
João da Cruz, vc é trezão, talvez nem polícia seja. Ideinha de ganso!!!
CurtirCurtir
A sociedade ta é salva isso sim!!!!!!!
CurtirCurtir
Meu Deus, ninguém fala em acabar com a bandidagem?!! Esse país está tomando rumo ao caos, a polícias cada vez mais servindo aos políticos, e não ao Estado. Corrupção desenfreada significa menos dinheiro pra segurança pública e outras prioridades como a saúde e educação. Direitos humanos funciona com eficiência, já o Estado não dá conta de punir e muitos menos ressocializar os marginais. Uma abordagem é constrangedora, é lógico, mas é necessária, se for perguntar pra população, ninguém vai aprovar mesmo.
CurtirCurtir
Ótimo, fim da PM!!!!!! Quando o cidadão procurar as delegacias em busca de ajuda, voceis vão mandar ligar pra quem? kkkkkkkkkkkkkkkkkk
Manual do DP.
1. Volte para casa e ligue 190 e aguarde a viatura no local.
2. Repita o passo 1.
3. Fim do plantão.. uuuuuuuuffffffffffffffffaaaaaaaaaaaaaaaa
CurtirCurtir
Caro Jumento, finda a PM mas nao a Policia. Provavelmente os mesmos profissionais estarao disponiveis para atender o 190. Só que será pela Policia Unica. O que tem que acabar eh o militarismo, a ditadura. Policiais da PM , da Civil ou da Federal sao todos queridos e respeitados pela sociedade. Todo brasileiro decente, honesto, gosta das Policias, o que todo Brasileiro decente nao suporta mais, eh esse modelo falido e corrupto.
Pense, nao custa tanto assim.
CurtirCurtir
25/07/2012 – Número de latrocínios aumenta 50% na capital paulista
A capital registrou nove casos de latrocínio no mês de junho. O número é 50% maior do que o total ocorrido no mesmo período do ano passado. Em compensação, houve diminuição em relação aos 16 casos de maio, quando foi registrado o maior número deste ano. A informação é do jornal O Estado de S. Paulo.
No primeiro semestre, foram 55 casos de latrocínio na cidade de São Paulo, 4% a mais do que o total registrado no mesmo período do ano passado. Os dados são do Sistema de Informações Criminais da Secretaria da Segurança de São Paulo. O governo de São Paulo vai divulgar na quinta-feira, 26, os dados de crimes ocorridos no mês de junho no Estado.
Na segunda-feira, 23, o secretário da Segurança Pública, Antonio Ferreira Pinto, já havia admitido que a criminalidade estava crescendo na capital. A afirmação foi dada durante a apresentação dos novos soldados que deverão atuar no patrulhamento de Guarulhos e região, ao comentar o assassinato do italiano Tommaso Lotto, de 26 anos, na tarde de sábado na Avenida 9 de Julho.
“Esses roubos praticados por ladrões de motocicleta têm mais agilidade, mobilidade. É um a mais que ocorre na capital. A gente lamenta, o DHPP (Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa) e o Deic (Departamento de Investigação sobre Crime o Organizado) estão fazendo todas as investigações no sentido de elucidar o crime. Mas isso ocorre lá (no Itaim-Bibi), ocorre na Cidade Tiradentes, em Itaquera, no Jardim Ângela. Lamentavelmente, é a escalada da violência”, disse o secretário na ocasião.
Resistências. Os casos de resistências seguidas de morte, crimes cometidos em supostos confrontos com a polícia, como o Estado já havia revelado, também caíram no mês de junho em relação ao mesmo período do ano passado.
Foram 29 casos, enquanto no mesmo mês do ano passado ocorreram 63 resistências. No primeiro semestre, o total deste ano caiu 5%. Ocorreram 230 casos de resistência seguida de morte, enquanto no primeiro semestre do ano anterior foram 243 ocorrências. Os homicídios dolosos e as execuções, parte deles concentrada nos dias que se seguiram aos ataques a policiais por integrantes do Primeiro Comando da Capital (PCC), vão registrar aumento.
CurtirCurtir
Ei, psiu, da uma olhadinha na agenda do teu celular e vê se tem um número “190”?
Se tiver, apague…. seu hemorróida.
Pede para seus familiares apagarem também, vc não acha justo?
Com perdão aos valentes policiais civis combantes na linha de frente, os quais mando meu abraço e respeito.
CurtirCurtir
TANTO QUE É O FIM QUE TEM MAIS 2 MIL PM NA ESCOLA DE FORMAÇÃO E O ALCKIMIM ESTA ORGULHOSO POR ISSO !
CurtirCurtir
Qui, 19/07/12 – 13h50
Futuros soldados da PM recebem preparação por um ano antes de irem às ruas
Conheça o trabalho desenvolvido pela Polícia Militar de São Paulo na Escola Superior de Soldados
Sérgio Andrade
Alunos da Escola Superior de Soldadados da Polícia Militar de São Paulo durante aula de técnica de direção policial preventiva
Download
AnteriorPosterior
A cada ano, cerca de dois mil novos policiais militares são colocados nas ruas do Estado à serviço da população. Para que esses soldados estejam aptos a atuar como operadores do sistema de segurança pública, é necessário uma formação exigente. “Nosso aluno chega aqui na Escola Superior de Soldados e permanece por um período de 8 meses. Posteriormente, fica quatro meses nos batalhões e passa por cursos especializados, em que tem maior contato com a população, seguindo etapas diferentes do curso”, afirma o Tenente Edson Garnica, porta-voz da Escola.
Além dos conhecimentos teóricos, os alunos possuem diversos treinamentos nas áreas de atuação da Polícia Militar. “Nós temos aulas de Direito, de ações afirmativas de português. Então saímos daqui formados para poder lidar com a população, desempenhar o melhor papel e tentar alcançar o objetivo que a população espera da gente lá fora”, diz a soldado 2ª classe Priscila, aluna na Escola Superior de Soldados. Para saber mais informações acesse o site da instituição.
Do Portal do Governo do Estado
CurtirCurtir
A PM é um Estado dentro do Estado,assim dizia um ex Sgt PM que era perseguido pelo sistema da PM (meganha)e hoje é Delegado da Policia Federal,ou seja tem,Centro Odontontologico, que não funciona pra todos,tem hospital H.P.M que num funciona pra todos,tem Centro Farmaceutico que não funciona pra todos,tem um tal de de Centro Veterinario tem Capelania onde a maioria ou seja 99,9% não sabe nem onde mas mantem um Coronel Capelão,uma banda de musica pra que?? Pra manter tudo isso?? $$$$$$$$$$$$ A Policia Civil não tem nada disso e nem por isso ninguem deixa de ir a igreja,ao medico ,ao dentista e funciona tanto quanto,pois ninguem carrega o posto de ou graduação de Ten .Med ,Cel Capelão PM, Sgt enf PM,estrutura arcaica isso ficou no seculo passado antes de tudo entratram para serem POLICIAiS ou seja ir pra rua e defender as leis.a SIM E TODOS NÓS QUE TEMOS LEVAMOS O TOTÓ NO VETERINARIO kkkkkkkkkkkkk
CurtirCurtir
As instituições Policia Militar, Polícia Civil, Polícia Cientifica, são todas ótimas, e o que cada uma se propõe a fazer é perfeito, o problema esta em seus administradores, e não em seus adminstrados. As policias precisam de um governo amigo, de um secretário profissional (não sentimental), de Comandante e Delegado Geral, comprometidos com a polícia e segurança, e não preocupados em segurar suas cadeiras agradando un$ e outro$. É só uma opinião.
CurtirCurtir
meu não começa a inventar de acabar com a gloriosa. vai sobrar pra gente ter que ficar fazendo policiamento a pé, naquele puta calor com colete e coturno que só presta pra dar chulé e friera. eu quero é que se foda se a pm tá matando. se mandar parar eu paro e já mando um ” e ai stivão, beleza? posso pegar minha funcional? já era. vou embora. nem doc pede. pau no cu do resto da população. tem mais é que tomar geral e ser esculachado.
CurtirCurtir
simples ,irão se profissionalizar em capangas e ou assaltantes de banco,e ou cobradores de dividas ,porteiros de puteiros e Swing,uma vez que são frequentadores assíduos,vão roubar os camelos e vender seus piratas ,já que muitos levam para casa antes de apresentarem tudo que apreendem e assim vai ,profissão é o que não falta .
AH TEM UMA PROFISSÃO MASSA,SÃO UM BANDO DE BOMBADOS QUE CULTUAM O CORPO E ASSIM PODEM SER GOGO BOYS E OU STRIPPER ,OU GAROTOS DE PROGRAMA ,OS QUE DÃO PRO GASTO NÉ .
CurtirCurtir