Jornalista André Caramante é vítima de ódio do ex-chefe da ROTA 15

“André Caramante, notório defensor de bandidos”…”Na PM, quando o servidor não presta, é demitido. Já na Folha, quando não presta, é contratado”

Um jornalista da Folha de São Paulo alvo do ódio de um antigo policial militar no Facebook

Publicado el Viernes 20 de julio de 2012.

Um artigo publicado na edição de 14 de julho de 2012 nas colunas do diário Folha de São Paulo denunciava as declarações brutais e de apologia da violência publicados na conta de Facebook do ex-comandante da polícia militar de São Paulo (a chamada Rota), Adriano Lopes Lucinda Telhada, atualmente candidato a vereador nas eleições municipais de 7 e 28 do próximo mês de outubro. Desde esse dia, o autor do artigo, André Caramante, passou a ser também ele alvo das ameaças do antigo policial e de seus seguidores. Contatado pelos familiares do jornalista, Repórteres sem Fronteiras reclama a abertura de uma investigação.

“Tendo em consideração os comentários tecidos no Facebook contra André Caramante, o candidato Adriano Lopes Lucinda Telhada deverá prestar contas perante a justiça por suas declarações. As mensagens publicadas pelo ex-policial não só maculam a reputação do jornalista, como também incitam ao ódio contra ele e colocam em risco sua integridade física. Tais comportamentos, contrários ao Estado de Direito, justificariam que a justiça examinasse a elegibilidade do coronel Adriano Telhada”, considerou Repórteres sem Fronteiras.

Comandante da Rota até novembro de 2011, Adriano Lopes Telhada concorre ao cargo de vereador da prefeitura de São Paulo pelo Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB, centro-direita). Centrando toda sua campanha na repressão daqueles que ele trata de “vagabundos” e “bandidos”, o ex-policial publicara na sua conta Facebook, no passado dia 22 de junho, a fotografia de dois jovens negros “suspeitos”, segundo ele e sem provas, de serem os responsáveis de um ataque a uma base da polícia militar. O post já foi partilhado quase mil vezes no Facebook.

Especialista da Rota, da qual por vezes critica os abusos, André Caramante não parou de receber ameaças desde seu artigo de 14 de julho. “Quem defende bandido é bandido também! Bala nesses safados!” foi uma das invetivas dirigidas contra o jornalista e visível na conta do ex-comandante, que apelida André Caramante de “notório defensor de bandidos”. Noutra mensagem colocada no Facebook, um policial militar chamado Paulo Sérgio Ivasava Guimarães atesta todo seu apoio ao seu antigo superior com essas palavras: “Esse Caramante é mais um vagabundo. Coronel, de olho nele.”

“Esse caso é ainda mais escandaloso por coincidir com a medida de censura prévia ordenada pela justiça do estado do Espírito Santo contra o jornal digital Século Diário, obrigado a retirar três reportagens e dois editoriais críticos para com um funcionário da administração judicial. Por quê censurar publicações que assumem seu papel de contra-poder e deixar passar incólumes mensagens de ódio difundidas na internet?”, se interrogou Repórteres sem Fronteiras.

http://es.rsf.org/brasil-um-jornalista-da-folha-de-sao-20-07-2012,43072.html

 

Um Comentário

  1. Falar o nome de alguém…é lhe dar valor, promovê-lo!
    Vamos focar no bem.

    Curtir

  2. COLEGAS, ISSO É MUITO IMPORTANTE, VAMOS FAZER UMA ENORME CORRENTE ANTI-PSDB, CONVENCENDO AMIGOS E FAMILIARES A NÃO VOTAR NO PSDB, E JÁ ESTÁ DANDO CERTO, OLHEM SÓ A MARAVILHA ABAIXO (VAMOS AGRADECER NAS URNAS TUDO O QUE ESSE PARTIDO MALDITO TEM FEITO CONTRA NÓS, SALÁRIO DE FOME, BORRACHADA NO PALÁCIO DOS BANDEIRANTES)
    Pequisa Datafolha mostra Russomanno próximo de Serra nas intenções de voto
    Os dois candidatos aparecem tecnicamente empatados na disputa pela Prefeitura de São Paulo. Fernando Haddad (PT) e Soninha Francine (PDT) vêm logo atrás com 7%
    http://ultimosegundo.ig.com.br/politica/2012-07-21/pequisa-datafolha-mostra-russomanno-proximo-de-serra-nas-intencoes-de-voto.html
    ENQUANTO EM GOIANIA O GOVERNO OFERECE 4,500 INICIAIS, ASSIM COMO MINAS E NO SUL QUE É GOVERNO PSDB, EM SP ESSES MALDITOS NÃO NOS DÃO NADA…….

    Curtir

  3. Nao sou o Telhada, maas digo que esse reporter nao vale nada. Ele defende bandidos ate que seja vitima de um deles. Dai ele vai chamar quem?? O chefe dele, ? Nao ele vai chamar a policia, aquela que ele critica.

    Curtir

  4. Caro Comandante

    A polícia é instituição voltada ao equilíbrio social custeada pela população que deve ter em relação a ela respeito e não temor reverencial.

    Muito me surpreende afirmar que esse nefasto acontecimento foi técnicamente correto. Por via indireta, pode estimular que outros semelhantes continuem acontecendo. Não acredito que a infeliz conclusão decorra de quem efetivamente tem experiência capitaneando guarnições de força tática, tático móvel ou de rota, ou seja, que fez carreira na atividade fim, o que não parece ser o seu caso, executivo de polícia.

    Aproveita e passa uma borracha em cima dessa macabra atividade de relações públicas de mandar mensageiro do diabo pedir desculpas por ter a polícia assassinado de forma inexplicável e injustificável um membro da família.

    Como qualquer um de nós passou a ser potencialmente sujeito a isso, se ocorrer comigo esse infortúnio, se aparecer na minha porta dou um tiro no meio do peito.

    Vai aí um grande alerta, “Esse jovem da foto poderia ser filho de qualquer um de nós” Não fazemos a mínima idéia da intensidade da dor vivenciada, nesse momento, pela família e amigos próximos” Palavras não confortam, só a Dele, Que Deus ilumine e conforte essa família. São os sentimentos de todos aquí de casa.

    Curtir

  5. O ENGRAÇADO É QUE OS BANDIDOS MATAM TRABALHADORES TODOS OS DIAS E NINGUÉM DIZ NADA. OS POLICIAIS QUE ERRARAM JÁ ESTÃO PRESOS, CONDENADOS, EXTIRPADOS E DEMITIDOS DA CORPORAÇÃO. MAS SEMPRE APARECEM UMAS BICHONAS, QUE DÃO O RABO PROS MALACOS, FALAREM MAL DE TODA UMA INSTITUIÇÃO QUE AINDA FUNCIONA NESTE PAÍS DE BANDIDOS. ORA BOLAS, VÃO MORDER BARRANCO PORRA…

    Curtir

  6. Enquanto morria pessoas simples sem notoriedades, as desprovidas de quaiqueres poderes aquisitivos, sem muita repercussão na imprensa, totalmentes ignorados pela classe rica desse país chamado Estado de São Paulo, tudo ia muito bem, nenhuma repercussão na mídia com grande enfase, afinal de contas pobres não possuem quaiqueres influência mesmo, não é? é apenas estatísticas! aparece uma vez nas páginas dos jornais locais, noticia-se uma vez e esta tudo resolvido, não se cobra providências enérgicas das Autoridades, enterra-se o freguês e esta tudo resolvido, é apenas mais um. Acontece que no Brasil é assim, morre mais pessoas vítimas de violências urbanas do em um país em guerra declarada, sempre foi assim e nunca se pensou politicamente em erradicar essa catástrofe, nunca se preocuparam em elaborar um plano de segurança abrangente nos estados, cada um faz o que bem quer nos seus respectivos estados de acordo com os interesses dos correligionários dos partidos, mas nunca se pensou realmente na sociedade como o mais importante de todos projetos, sempre colocaram os interesses bastardos e egoístas para serem executados , na maioria dos estados não se vê resultados positivos de formas relevantes, são resultados acanhados, as vezes aumenta os índices de criminalidade ou diminui, são resultados irrisórios e bisonhos, são porcentagens insignificantes para mais ou para menos, mas nossos governadores fanfarrões publicam com tanta satisfação e entusiamos dando conotação que estão realizando um grande trabalho frente a pasta da Segurança Pública, frise-se, ( isso ocorre em todos estados da federação). Mas a classe rica quase não era atingida pelo índices alarmantes,portanto, agora os ricos fazem partes das tristes estatísticas; O Brasil precisa urgentemente de projetos de Segurança Pública a nível nacional, isso é uma necessidade para ontem, não é mais possível aceitar que nossos familiares saem á ruas para trabalhar ou passear e voltem dentro do caixão como se fossem simplesmente algo muito normal. Enquanto nós Brasileiros aceitarmos as políticas de Segurança Pública mal planejadas, sem investimentos adequados, com infra estruturas sucateadas, como se fossem desnecessárias e meramente mais uma bobagem política a serem tratadas, nós continuaremos a chorar as perdas de nossos entes queridos, sejam ricos ou pobres.

    No Estado de São Paulo por exemplo, a segurança pública vem sendo tratada como algo pouco necessário, isso faz 20 anos que vem ocorrendo aqui no nosso glorioso estado, por sinal é o estado mais rico da federação e não existe qualquer dificuldades financeiras que impeçam o governo de de fazer um trabalho exemplar de segurança pública, diminuindo substancialmente os crimes contra as pessoas e patrimônios, podia levar os índices á um patamar considerável e exemplar se quizessem, mas isso é quando se quer resolver os problemas, não é o caso do Governador Geraldo Ackimim do PSDB de São Paulo/SP, o que vemos é duas Polícias mal pagas, fazendo bicos nos horários de folgas, tem até bico oficial, trabalhando em condições precárias . A Polícia Civil paulista anda de muletas já faz 20 anos, período esse que o estado de São Paulo é governado, melhor, desgovernado pelos integrantes do PSDB e nada mudou nesses 20 anos, mudou sim , para pior, muito pior e o Governador Geraldo Alckimim e o ex- José Serra sempre viraram as costas para as polícias, nunca se preocuparam em promover segurança pública de qualidade, então os resultados são avassaladores , por mais que denunciemos essas mazelas, nunca o poder legislativo do estado de São Paulo se manifestam, com excessão de alguns poucos Deputados de outros partidos que fazem oposição, mas a maioria se silenciam, são coniventes e omissos quanto os problemas de segurança pública do estado de São Paulo…… Se nós formos acusar qualquer Policial, seja ele Militar ou Civil dos maus serviços prestados, primeiramente temos que acusar os nossos políticos, são eles os verdadeiros responsáveis pelas mal fadadas investidas policiais contra o crime, são eles que não propiciam as condições recomendável para a manutenção da ordem no nossos estado e nos demais estados também, com tudo isso vem os erros e probabilidades enormes de ações policiais mal feitas com desfechos indesejáveis para todos nós. Portanto, todos governadores dos estados, principalmente o Governo Federal, Câmaras dos Deputados e Senado Federal, precisam urgentemente elaborarem projetos de segurança públicas para nosso país, que nesses projetos estejam incluídos um salário digno ao policial para que ele não precise mais fazer “bicos”, ou seja, que não precise de ter outro emprego . A questão do Policial que vai realizar segurança pública totalmente cansado, muitas vezes sem dormir, vai irritado e emocionalmente e esgotado ao serviço, as vezes á dias sem ver suas famílias, devendo no banco, ainda sendo cobrados de seus superiores trabalhos que estão fora de suas condições físicas e emocionais, dessa forma a Polícia não pode prestar um bom serviço, acho até que faz milagres pelas condições precárias em que desempenham suas funções, mas nunca farão trabalhos corretos e satisfatórios , sempre haverá erros irreparáveis , como mortes desnecessárias, disparos de armas desnecessários e precipitados, abordagens desnecessárias, enfim , o trabalho policial fica totalmente comprometido. O mais triste é saber que os Governadores estão bem informados sobre tudo isso e não investem em segurança pública como deveriam, penso até que isso é um deboche por parte dos políticos contra a sociedade que pagam com sofrimentos essas mazelas todas, pagam tanto com impostos como pagam pelas perdas das vidas de seus entes queridos e com as perdas patrimoniais.

    NÓS BRASILEIROS PRECISAMOS EXIGIR PROVIDÊNCIAS, PRECISAMOS PARAR DE VOTAR NOS MESMOS CANDIDATOS, PRECISAMOS ESCOLHER A DEDO NOSSOS REPRESENTANTES, PRECISAMOS DIZER NÃO AOS POLÍTICOS QUE NÃO SÃO COMPROMISSADOS COM AS NECESSIDADES DA SOCIEDADE

    Curtir

  7. E eu que pensava que este blog pregava a livre manifestação de opinião,ora não sou defensor do Telhada,mas o jornalista pode escrever o que quiser, mas o outro quando manifesta seus pensamentos e opinião está ferindo o jornalista. Parei, isso aqui está tendencioso..

    Curtir

    • O Telhada poderia ter escrito muito mais em sua defesa e defesa da ROTA, todavia preferiu demonstrar todo o seu despreparo para rebater opiniões contrárias.

      Com ele tudo deve ser verdadeiramente resolvido na base da intimidação, difamação e na bala.

      Curtir

  8. eu to falando o cara é esquisofrenico, durante o dia matava seres humanos, a noite tocava pra Deus que quer salvar a humanidade, vá entender isso.

    Curtir

  9. tem muito repórter q só se importar em vender jornal, desvalorizando as ações policiais
    se o cara é bandido tem q morrer mesmo
    agora o Telhada se melindrou e falou besteira

    Curtir

  10. A diferença é que bandido não tem autoridade ou relata em documentos que foi legítima defesa para cometer seus crimes. Já policiais sujam a honra de suas vítimas, colocando-as covardemente o status de bandido. O pior bandido do Brasil é o que usa farda, a ONU tem razão: precisamos extinguir a polícia militar urgentemente.

    Curtir

  11. Pingback: Jornalista André Caramante é vítima de ódio do ex-chefe da ROTA « Jornal Flit Paralisante | www.megavencedor.com.br

Os comentários estão desativados.