17/07/2012
Morre PM que matou colega acusado de extorquir grana
Léo Arcoverde do Agora
Após ficar internado por duas semanas, morreu ontem o soldado da Polícia Militar Willian Alves Ruiz, 26 anos.
Ele foi baleado na cabeça ao impedir a extorsão de R$ 1.000 feita por outros dois PMs em Guarulhos (Grande SP), na madrugada do último dia 3.
Pertencente ao 29º Batalhão, Ruiz foi ferido ao dar voz de prisão aos dois colegas do 44º Batalhão, que tentavam extorquir grana de dois suspeitos de tráfico, segundo a Corregedoria da PM.
Ruiz matou com um tiro na cabeça o soldado Gilmar Martins dos Santos.
O parceiro deste, o soldado Anderson Roberto dos Santos, também acusado de envolvimento no crime, acabou preso.
POIS É. TAO FALANDO TAO MAL DA PM, E JORNALISTA SÓ DESTACA A PARTE PODRE. SEMPRE VAI SER ASSIM E VC JOAO NAO É DIFERENTE. NESTE CASO O LADO BOM DA PM TENTOU FAZER O QUE ERA CERTO (EMBORA DE FORMA ERRADA) E QUASE NAO SE FALA NESSE MIKE. JA OS QUE MATARAM OS FUJOES, APARECEM A CADA 1 HORA EM ALGUM POST OU JORNAL. QUE IMPARCIALIDADE DA IMPRENSA. REPORTER É TUDO A MESMA COISA………….NA MAIOR PARTE DAS VEZES, SÓ VE O PROPIO EGO…………….
CurtirCurtir
NA REALIDADE
na madrugada,a coisa mais dificil encontrar um oficial na madrugada
as vezes encontramos um aspirina rondando pelas biqueira onde tem
algum QSA de resto fica tudo escondido pior do que MAJURA so no RONCO
SÃO AS AUTORIDADES VIRTUAES. INVENÇÃO DO NOVO DECAP
EXISTE MAIS NINGUEM VE.
CurtirCurtir
Se essa história acima é verdadeira o colega assassinado sem ironia merece um enterro com ‘Salve de balas de canhão’. Nunca vi isso em dez anos de profissão.
Isso não dá nem pra chamar nem de herói mas de super-herói!
Nunca vi isso na minha vida toda! Será que é verdade! Tomará que seja!
O CARA MERECE VIRAR UM MÁRTIR DE COMBATE A CORRUPÇÃO POLICIAL!
OS JORNAIS DEVERIAM COLOCAR NA PRIMEIRA PÁGINA!
CurtirCurtir
a Tatico acabou de fazer um teatrinho na Band prendendo por corrupção traficantes que trouxeram 07 pilas para soltar outro trafica, “é todos são santos, não gostam de “J” e não recolhem nas biqueiras” e logo esta chegando o natal e vem aí o Papai Noel.
CurtirCurtir
com essas merdas da PM(COXA) já esqueceram até os caixas eletrônicos
CurtirCurtir
AH QUE ISSO ELES ESTÃO DESCONTROLADOS,SAI ,SAI DA FRENTE,SAI QUE A PM ,VAI MATANDO O QUE ENCONTRA PELA FRENTE,ATÉ OS DE FARDAS! SALVEM SE QUE PUDER! A NAVE ESTÁ DESCONTROLADA,SEM DIREÇAO.
CurtirCurtir
ajor responsável por equipe que matou empresário será punido
Oficial permitiu que equipe fosse formada apenas por cabo e soldados.
Secretário da Segurança diz que vai apurar responsabilidade dele.
Do G1 SP
O secretário estadual da Segurança Pública de São Paulo, Antônio Ferreira Pinto, disse nesta sexta-feira (20) que vai punir o oficial responsável pela equipe de policiais envolvida na abordagem que resultou na morte do publicitário Ricardo Prudente de Aquino, na noite de quarta-feira (18).
“Nós estamos punindo o major que permitiu que a guarnição fosse composta apenas por um cabo e dois soldados. Ele vai ser punido e nós vamos apreciar até onde foi a responsabilidade dele”, afirmou Ferreira Pinto.
Pinto disse também que considera errada a postura do policial militar que pediu desculpas à família de Aquino.
“A questão de desculpa eu acho que ela chega até a ser ridícula, bisonha, né? A família fica até mais indignada, porque parece até uma certa insensibilidade, né? Isso foi um erro. Na minha avaliação foi um erro. Se eu fosse consultado, diria que a gente devia respeitar a dor e o silêncio da família”, disse o secretário. Os parentes, porém, mostraram-se receptivos e gratos pela presença do policial.
Horas após o empresário ter sido morto, o tenente da PM Gilberto Evangelista procurou a família da vítima para prestar condolências. A conversa foi gravada e divulgada pelos parentes. Durante conversa com os familiares, o oficial disse que a corporação “está interessada em mudar os seus caminhos”.
A questão de desculpa eu acho que ela chega até a ser ridícula, bisonha, né? A família fica até mais indignada, porque parece até uma certa insensibilidade, né? Isso foi um erro. Na minha avaliação foi um erro, se eu fosse consultado, diria que a gente devia respeitar a dor e o silêncio da família”
Antonio Ferreira Pinto,
secretário de Segurança Pública
“Eu não estou aqui na minha função. Minha função não é essa. Eu que me dispus a vir aqui pessoalmente”, afirmou o tenente Evangelista. “Eu vim aqui porque eu acho que a pessoa merece essa demonstração de que a Polícia Militar está interessada em mudar os seus caminhos, que está interessada em fazer de um jeito melhor e que isso não aconteça mais.”
Alguns dos parentes aproveitaram para desabafar e criticar a ação dos PMs. “Era um casal jovem, planejando ter um filho. Uma vida inteira pela frente e vocês acabaram com isso”, disse uma familiar.
Ferreira Pinto concordou, porém, que os policiais que atiraram no empresário agiram de forma reprovável. “Erraram, erraram totalmente no momento em que atiraram, quando eles tinham muito mais condições, pela desproporção numérica, de abordar o rapaz e fazer com que saísse do veículo.”
Os três PMs da Força Tática foram autuados em flagrante por homicídio doloso e levados para o Presídio Militar Romão Gomes, na Zona Norte. A polícia aguarda a divulgação dos laudos da perícia para saber de quais armas saíram os disparos.
Alckmin lamenta
Em nota, o governador Geraldo Alckmin lamentou na quinta-feira (19) tanto a morte do empresário na capital quanto a de um jovem que foi baleado e morto por policiais em Santos, no litoral. “Lamento, em nome do Estado, as mortes trágicas e injustificadas do publicitário Ricardo Prudente de Aquino e do estudante Bruno Vicente de Gouveia e Viana. A perda de vidas não pode ser reparada, mas nossa obrigação é apurar detalhadamente os ocorridos e punir com rigor os responsáveis”, disse Alckmin.
Maconha
A mãe do empresário afirmou durante o enterro do filho, nesta sexta (20), que a maconha que a Polícia Militar disse ter encontrado no carro dele “foi plantada”. Segundo a corporação, havia 50 gramas da droga no veículo.
“Você sabe que é plantada. Ele era um mergulhador”, afirmou Carmem, ao ser questionada se Aquino era o dono da droga. Após as críticas da família, a PM divulgou nota na qual afirma que investiga o caso. “A Polícia Militar, através de sua Corregedoria, apoia a Polícia Civil e auxilia na investigação do caso. Não corroboramos com qualquer tipo de infração ou irregularidade praticada por nosso efetivo.”
O delegado Dejair Rodrigues, da Seccional Oeste, afirmou que o inquérito irá investigar como a droga foi parar dentro do carro e se o celular entregue à família pertencia mesmo ao empresário. “Pressupõe-se que o policial militar fale a verdade, mas o inquérito policial foi instaurado para apurar as circunstâncias do crime, porque a autoria já está esclarecida”, disse.
Rodrigues informou que a polícia busca eventuais testemunhas da abordagem e do percurso percorrido pelo carro do empresário durante a perseguição policial. A Polícia Civil investigará também a suspeita de que o telefone entregue à família não pertencia ao empresário.
saiba mais
Empresário morto por PMs é enterrado em SP
Delegado diz que tiros que mataram empresário foram a curta distância
‘Não havia justificativa legal’, diz coronel sobre morte de empresário
Sepultamento
Muito emocionada durante o enterro que foi realizado nesta manhã no Cemitério Gethsemani, no Morumbi, na Zona Sul, Carmem fez um apelo por justiça e disse que pretende mobilizar imprensa e amigos por mais segurança.
Pouco antes do sepultamento, amigos e familiares fixaram no chão do cemitério pequenas bandeirolas com mensagens escritas durante o velório. Fincadas na terra com a ajuda de um palito, elas foram dispostas na forma de um grande coração. As mensagens foram jogadas posteriormente sobre o caixão.
Os familiares também criticaram o poder público. “Você fazendo esta justiça, você pode corrigir os vários erros administrativos existentes. Não se pode ter alguém incompetente numa administração tão alta, onde eles põem pessoas que não estão em nível da obrigação que lhes compete. Colocaram gente que não está com preparo. Vem desde lá de cima”, afirmou o pai.
Os dois soldados e um cabo da PM que participaram da tentativa de abordagem e perseguição que terminou com a morte de Aquino foram detidos. Segundo a PM, o empresário teria fugido de uma abordagem policial.
Para Renato, que se identificou como irmão do empresário, é preciso “dar um basta” à violência. “Chega dessa barbárie. Ele foi brutalmente assassinado. Tem que dar um basta. Não foi em vão que ele morreu. Forçar a autoridade a fazer alguma coisa, por gente competente na rua”, declarou.
A operação
De acordo com o boletim de ocorrência, os policiais militares observaram que o veículo do empresário, um Ford Fiesta, trafegava em alta velocidade e começaram uma perseguição. Outros carros e motos da PM fizeram o reforço.
Ao chegar à Avenida das Corujas, no Alto de Pinheiros, Fiesta foi fechado um carro da polícia. Sem que o motorista reagisse, os PMs atiraram. Um disparo atingiu a têmpora do publicitário. Ele chegou a ser socorrido, mas não resistiu. Segundo a Polícia Civil, os disparos foram dados a curta distância.
Polícia
O subcomandante geral da PM, coronel Hudson Camilli, disse nesta quinta-feira (19) que a ação dos policiais foi “tecnicamente correta”, porém sem “justificativa legal”. De acordo com ele, a fuga do empresário no momento da abordagem teria levado os policiais militares a imaginar que o motorista estava armado e portanto haveria ameaça à vida dos policiais.
“No aspecto técnico, a ação deles não pode ser criticada. A ação foi feita imaginando que haveria injusta agressão contra eles, mas o indivíduo não estava armado portanto existem reparos a serem feitos no aspecto legal. Não havia justificativa legal para a ação”, disse.
Camilli afirmou que a reação dos policiais foi baseada em aspectos subjetivos. “É um momento crítico. O cidadão desobedeceu uma ordem legal da polícia e dali para frente qualquer circunstância é muito complicada”, argumentou. “Legalmente a postura foi inadequada, não atendeu aos pressupostos legais, de forma que eles [os policiais] estão sendo presos em flagrante.”
Amigos escreveram mensagens para Aquino, empresário morto por PMs (Foto: Letícia Macedo/G1)
CurtirCurtir
R$1.000,00 – É isso mesmo. Dois policiais mortos por um acerto de mil reais. Puta que o pariu. Que mundo. Escuta, por que os coxinhas super honestos não vão prender os envolvidos com o cahoeira, mensalão etc …
CurtirCurtir
isso não interessa aos socialistas, morte de policiais faz parte, dizem eles, morte de ladrão da voto ser comentada.
Mataram o Tim Lopes e até hoje não se fala em outra coisa, os vagabundos matam policiais e no dia seguinte a sociedade já esqueceu, e sabe o motivo, a sociedade adora vagabundos, adora funk com letras criminosas, adora comprar um fuminho para seu baseado ou seu poziho para dar um tirinho e acha que isso é bom para a sociedade, não estão nem aí por eles sustentarem os traficantes que amanhã vão matar policiais, assaltar para conseguir mais armas e dinheiro para continuar com o crime organizado, na verdade esses boyzinhos sociais é que são os crimininosos os verdadeiros financiadores do crime organizado e deveriam como financiadores serem punidos como traficantes , se é que existe punição no Brasil para esse crime, pois o cara é preso e passa férias na cadeia, visita toda semana (visita é aquela que de vez em quando, uma vez a cada alguns meses aparece em sua casa), vem televisão e possuem celulares ligados, participam de facebook, orkut, assitem e postam vídeos, continuam com vida social como se nada tivessem cometido e não cumprem a pena toda, apenas uma pequena parte dela e saem “debôa” e de imediato voltam ao crime, voltam as vezes antes de ter saido oficialmente, nas saidinhas de natal, ano novo, pascoa, dia dos pais , dia das mães e quais mais motivos vierem, talves no futuro até dia do carnaval.
No fundo a sociedade se merece, deixem que eles resolvam seus problemas, sociedade não precisa mais de policia, não querem sequer serem parado por policiais, cerquem as cidades com muros e deixem que se matem, não contratem mais policiais , contratem apenas sociologos que nada fazem além de falarem de sí próprios e do modo que deveria ser sem nunca ter sido porra nenhuma, apenas por se acharem o dono da verdade de tudo, continuem chamando todos para opnarem sobre segurança pública, menos policiais é claro, a final, policiais nada entendem de segurança pública mesmo, continuem não investindo em segurança, educação e saúde e apenas levando a sociedade no banho maria.
CurtirCurtir
corrupção tem em todo lugar,não é privilegio só da pm !!!!!!
CurtirCurtir
Que coisa heim… os caras abordaram o ladrão enquanto este estava em posse de dinheiro que iria levar para policiais que o estavam extorquindo…
Força tática do 29… que estranho ne… acho que a história não é bem esta…
Acho que o que realmente aconteceu… foi… o mala tem um acerto com os PMs e foi falar pra eles que estava sendo extorquido… os PMs então foram com ele armar a arapuca com para pegar os outros PMs que estariam extorquindo, afinal, o acerto já estava com eles e outros PMs não poderiam querer tomar uma moeda também.
Por isto e para ninguém abrir o bico, não comunicaram os seus superiores, tampouco a corregedoria da PM… e tentaram armar um flagrante, porém, só fizeram merda.
Agora… basta puxar a lingua do mala que ele irá contar, mediante delação premiada, a real história.
CurtirCurtir
AE GALERA , SOU PRIMO DO WILLIAN , DEPOIS DA MORTE DELE A ESPOSA DELE FICOU SABENDO Q ESTAVA GRAVIDA , NASCEU SEMANA PASSADA A NENEMZINHA , ELE SE FOI MAIS DECHOU SUA SEMENTE AQUI NA TERRA, BONS PM’S VÃO MAUS PMS FICAM ESSE É O MUNDO DE HJ EM DIA SECULO 21 OQ VC VAI FAZER CRUZA OS BRAÇO E RECLAMA OU VC VAI SER A REVOLUÇÃO?
CurtirCurtir