Criminosos queimam ônibus e atacam base da PM em Diadema (SP) 8

23/06/2012- 05h40

DE SÃO PAULO

Atualizado às 07h30.

Criminosos atearam fogo em um ônibus e tentaram atacar uma base da Polícia Militar com um carro em chamas no início da madrugada deste sábado (23), em Diadema, na Grande SP.

O ataque ao ônibus aconteceu no começo da madrugada, na esquina das avenidas dos Signos e Afonso Monteiro da Cruz, no Parque Real, próximo à divisa com a cidade de São Paulo.

Segundo testemunhas, dois homens encapuzados, carregando um galão de gasolina, entraram no ônibus que fazia a linha 21DP (Terminal Diadema – Terminal Piraporinha) durante a parada do veículo em um ponto. Eles teriam então avisado ao motorista, ao cobrador e o único passageiro que iriam incendiar o carro, e que estes pegassem seus pertences. Ninguém ficou ferido e nada foi roubado.

Quase simultaneamente, um carro foi incendiado e jogado em cima de uma base móvel da Polícia Militar na rua José Bonifácio, no bairro Serraria, também em Diadema. O veículo desviou da rota atingindo outro carro estacionado.

Segundo testemunhas, houve disparos no momento da ação. A Polícia Militar nega.

O primeiro caso foi registrado no 1º DP da cidade. O segundo caso foi para o 3º DP.

Eduardo Anizelli/Folhapress
Ônibus é incendiado por criminosos encapuzados em Diadema, na região metropolitana de São Paulo
Ônibus é incendiado por criminosos encapuzados em Diadema, na região metropolitana de São Paulo

ALERTA

Polícia Militar de São Paulo entrou em estado de alerta ontem devido aos ataques a bases da corporação e às mortes de PMs registrados nos últimos dias. Policiais do setor administrativo irão reforçar o policiamento nas ruas hoje e amanhã. As folgas de todos os integrantes da tropa foram suspensas.

O comandante-geral Roberval Ferreira França enviou uma carta ontem a todos os PMs determinando “conduta de segurança especial”, “que ocorrências policiais sejam atendidas por dois carros” e também “cautela redobrada com a aproximação de carros, motos e pessoas”.

AS MORTES

Na noite de quinta, o soldado Paulo César Lopes Carvalho foi baleado na cabeça dentro de um mercado no Capão Redondo (zona sul); na madrugada de ontem, o soldado Osmar Santos Ferreira foi atacado quando ia de moto para o trabalho.

Ao todo, entre o dia 13 e ontem, cinco PMs foram mortos nas zonas leste (3) e sul (2) de São Paulo em ataques com características de crimes encomendados. Duas bases da PM na zona leste também foram atacadas a tiros.

Todos os cinco PMs mortos estavam fora do horário de trabalho e sem farda. Investigações sigilosas da Corregedoria da PM e do DHPP (departamento de homicídios), da Polícia Civil, apuram se as cinco mortes têm ligação.

Serviços de inteligências das polícias Civil e Militar apuram se os homicídios podem ser uma retaliação da facção criminosa PCC à operação da Rota (espécie de tropa de elite da PM) que matou seis homens em maio, na zona leste de São Paulo.

Um dos mortos pela Rota, Anderson Minhano, 31, chegou a ser preso, mas foi morto após ter sido torturado em uma rodovia. Ele era suspeito de ter matado, em abril, o PM Elias Barbosa dos Santos.

Três homens da Rota acusados de matar Minhano foram presos.

Há, ainda, a suspeita de que a transferência, na semana passada, de um dos chefes do PCC para o presídio de Presidente Bernardes –onde o preso fica 23 horas por dia isolado– também tenha contribuído para os ataques.

Um Comentário

  1. “Todos os cinco PMs mortos estavam fora do horário de trabalho e sem farda…”

    PARA O GOVERNO É MUITO BOM QUE OS POLICAIS SEJAM MORTOS DESSA FORMA ASSIM NÃO TEM QUE PAGAR O SEGURO PRO FAMILIARES.

    Curtir

  2. “Há, ainda, a suspeita de que a transferência, na semana passada, de um dos chefes do PCC para o presídio de Presidente Bernardes –onde o preso fica 23 horas por dia isolado– também tenha contribuído para os ataques.”

    TÁ MAIS QUE PROVADO QUE O GOVERNADOR É UM FROUXO, QUEM MANDA EM SÃO PAULO É BANDIDO QUE TÁ NA CADEIA, POUCA VERGONHA, INTERVENÇÃO FEDERAL JÁ!

    Curtir

  3. O HOMEM QUE SABIA DEMAIS – O RETORNO :
    “Há, ainda, a suspeita de que a transferência, na semana passada, de um dos chefes do PCC para o presídio de Presidente Bernardes –onde o preso fica 23 horas por dia isolado– também tenha contribuído para os ataques.”
    TÁ MAIS QUE PROVADO QUE O GOVERNADOR É UM FROUXO, QUEM MANDA EM SÃO PAULO É BANDIDO QUE TÁ NA CADEIA, POUCA VERGONHA, INTERVENÇÃO FEDERAL JÁ!

    Curtir

  4. SILVA
    PRIMEIRO O PSDB, QUE É O MAIS COMPLEXO, DIFÍCIL E BEM ESTRUTURADO E JÁ ESTÃO NO COMANDO A QUASE VINTE ANOS E JÁ DOMINAM TUDO EM SP. SE VOCE ELIMINAR O CRIADOR(PSDB), A CRIA(PCC) AUTOMATICAMENTE SERÁ TAMBEM ELIMINADA.

    Curtir

  5. Infelizmente, por vezes, só a guerra muda alguma coisa. O pior é que este governo do psdb(escrevo com letra minuscula de propósito) nega que os ataques desta semana sejam arquitetados pela facção criminosa (da qual eu me nego a escrever o seu nome). Se houvesse a guerra e a relaliação devida, acabando com esta palhaçada, acho que as coisas melhorariam. Não digo que a vida dos colegas mortos seriam então válidas, isto nunca, mas pelo ao menos iria acabar com esta história de facção. Isto é um absurdo !!! A SAP (Secretaria de Adm Penitenciária) tem um monte de grampo que grava, 24 horas por dia, as conversas destes covardes guardados e resguardados pelo Estado, USEM ESTES GRAMPOS COMO PROVA. MUDEM O CODIGO PENAL. TORNEM A CONDUTA DE INTEGRANTE DE FACÇÃO CRIMINOSA UM CRIME, OU AO MENOS UM AGRAVANTE DE PENA. DÁ PARA FAZER, É SÓ TER CORAGEM. O pior cego é aquele que não quer ver, já dizia minha avó. Vamos mandar BALA NELES !!!……Mas, voltando a nossa realidade, chegamos a seguinte conclusão: O VIAGRA É FORTE, O PINTO (covarde) NAO CAI NUNCA !!!!

    Curtir

  6. 24/06/2012 13h40 – Atualizado em 24/06/2012 13h40
    Sargento da PM é baleado em troca de tiros na Zona Leste de SP
    Homem que teria atirado em policial foi morto, na madrugada deste domingo.
    Policiamento segue reforçado em todo o estado desde sexta-feira (22).
    Do G1 SP

    Comente agora
    saiba mais
    Polícia prende suspeito de matar PM em São Paulo
    Alckmin diz que ataques podem ser retaliação ao trabalho da PM
    Após ataques a bases e mortes, PM reforça policiamento em São Paulo
    Um sargento da Força Tática do 29º Batalhão da Polícia Militar de São Paulo foi baleado, na madrugada deste domingo (24), durante uma troca de tiros na Zona Leste da capital. De acordo com a PM, o fato ocorreu após uma denúncia de que uma base comunitária no Jardim Helena, em São Miguel Paulista, seria atacada.
    Depois de receber a denúncia, policiais do Batalhão se dirigiram até o local onde os organizadores do suposto ataque estariam reunidos. Ao perceberem a aproximação da polícia, os suspeitos teriam começado a atirar. A polícia reagiu e na troca de tiros um dos suspeitos foi morto. Um sargento foi baleado na perna, mas passa bem.
    Com o grupo, ainda segundo a PM, foram apreendidas drogas, armas e dinheiro de origem uruguaia.
    Policiamento reforçado
    Na madrugada deste domingo (24), segundo a PM, homens tentaram alvejar um soldado da Polícia Militar quando ele retornava para sua casa, sem farda, no bairro de Artur Alvim, também na Zona Leste. Os criminosos teriam batido na traseira do carro do soldado, que desceu para verificar o que havia ocorrido. Os homens então efetuaram disparos, mas a arma falhou. Os criminosos fugiram.
    A Polícia Militar continua, neste domingo, a operação de reforço no policiamento em todo o estado. O efetivo foi reforçado e os grupos se dividiram em vários pontos, principalmente nas zonas Sul e Leste. Em frente a alguns batalhões foram colocados cavaletes e cones para aumentar a segurança dos policiais.
    Desde 1º de janeiro, segundo a PM, foram registradas 39 mortes de policiais militares, em horário de folga, em decorrência de crimes violentos. Só na semana passada, entre quarta-feira (20) e sábado (23), foram quatro mortes.

    Curtir

  7. Aqui no Brasil existe corruptos em todas áreas, inclusive nas policias, não deveria mais tem. Pra dizer a verdade, a corrupção aqui no Brasil é algo fabricado, vem de cima para baixo, é de A a Z, pior, não temos noção de quando isso irá acabar, os que poderiam acabar com isso são os principais corruptos, são os que mais desviam verbas públicas e fazem todos tipos de falcatruas em licitações, pior que ensinam os jovens a serem desonestos também. Todos os dias vemos nos jornais que os senadores e deputados estão apurando um crime praticado por políticos, entra ano e sai ano e é a mesma coisa, aliás, tem legisladores que não fazem outra coisa a não ser apurar os crimes cometidos pelos seus próprios pares, ou governantes ou ministros. Na esfera estadual é a mesma merda, é governador desviando verbas da saúde, educação e segurança, com aval de deputados, roubam quanto quer e nada acontece; Na esfera municipal é a mesma coisa, prefeitos desviando verbas e praticando outros crimes, quando não, são os secretários, ditos cargos de confiança, e vereadores também no apoio e se beneficiando dos crimes. Na esferal judicial, temos casos vergonhosos de desembargadores roubando o dinheiro público, temos juízes e promotores corruptos também. Nas empresas encontramos os empresários corruptos e sonegadores de impostos, praticam falcatruas nos produtos, enganam o consumidor, fazem propagandas falsas na mídia, vendem veneno na TV etc. Assim, o Brasil é constituído de corrupção, então não é novidade nenhuma que existe corrupção na área de segurança pública, acontece que os beneficiários são aqueles que teriam incumbências de combater , mas não fazem, pelo contrário, incentivam, participam ativamente porque recebem propinas , é o caso das máquinas caça niqueis, da pirataria, dos ferros velhos, do tráfico de entorpecentes, dos puteiros denominados boates, dos combustíveis adulterados etc. Daí nasceu os famigerados e denominados fações criminosas (pcc, cv, carai a quatro), isso nada mais é que o fruto do que a sociedade rica do Brasil vem plantando á anos, as autoridades vem plantando á anos, os políticos vem plantando á anos, já éra anunciado que teríamos no futuro bem próximo todos esses problemas e ninguém fez nada para evitar, absolutamente ninguém; Nós temos outro problema bem grave que enfrentaremos em breve, é o consumo de crack, logo teremos grande quantidade de pessoas perambulando pelas ruas em razão de serem usuários de crack, isso é muito grave, o que existe de usuários dessa droga hoje é pouquinho em vista do que teremos muito em breve, ninguém vai poder andar nas ruas ou fazer compras mais, vamos estar sendo abordados direto pelos usuários de crack, é outra situação anunciada á anos e ninguém faz absolutamente nada para evitar essa catástrofe aqui no Brasil. Infelizmente amigos, colhemos o que plantamos, votamos nas pessoas erradas e por isso muitos policiais estão pagando essa divida com a vida, temo que fique bem pior essa situação, uns dizem que é o governo de SP que é o pai criador do pcc, outros dizem que não, o certo é que vidas estão sendo ceifadas brutalmente e desnecessariamente aqui no estado de São Paulo, é curioso que os direitos humanos não se manifestam nesses momentos, mas quando morre os bandidos eles aparecem para reclamar e dizer que a as polícias matam muito. Acho que o Brasil tem jeito, mas nós eleitores temos que primeiro tomar jeito quando formos escolher nosso candidato ou então esperarmos um regime ditador em breve para brecar os criminosos. Eu sinceramente não vejo outra alternativa a não ser a ditadura de volta novamente!

    Curtir

Os comentários estão desativados.