Deputado Olimpio Gomes fala durante manifestação das entidades de classe da Polícia Civil de SP.
Arquivo diário: 27/04/2012
Governador anuncia aumento de 100% do auxílio-refeição 70
ADESTRADORIA DE ANIMAIS – Governador do Paraná acabará com a exigência de curso superior para o ingresso na PM 12
27/04/2012-13h23
‘PM com curso superior não aceita cumprir ordens’, diz Beto Richa
ESTELITA HASS CARAZZAI DE CURITIBA
Em resposta a críticas sobre o fim da exigência de diploma universitário para ingresso na Polícia Militar do Paraná, o governador do Paraná, Beto Richa (PSDB), disse que um policial com curso superior “muitas vezes não aceita cumprir ordens de um oficial ou um superior”.
A declaração foi dada em entrevista à rádio CBN Curitiba, nesta quinta-feira (26).
Richa disse que a exigência do diploma para o ingresso na PM “demonstrou não ser uma boa iniciativa”, porque “desestimula os jovens que querem entrar na polícia […] e não têm curso superior ainda”.
Em seguida, o governador afirmou:
“Outra questão é a de insubordinação, também. Uma pessoa com curso superior muitas vezes não aceita cumprir ordens de um oficial ou um superior, uma patente maior”.
A proposta de acabar com a exigência de curso superior para o ingresso na PM foi feita pelo governo estadual nesta semana, com o envio de uma PEC (Proposta de Emenda Constitucional) à Assembleia.
O projeto prevê o fim da exigência de diploma de Direito para o ingresso na PM e de Engenharia para admissão no Corpo de Bombeiros.
Entidades que representam os policiais do Estado se manifestaram contra a mudança, afirmando que a medida representaria um ªretrocessoº na busca por uma polícia mais bem preparada.
Hoje, em seu Twitter, Richa disse que suas declarações foram “descontextualizadas”. “O que eu disse é que retiramos a exigência do diploma para dar oportunidade aos mais jovens que ainda não concluíram o curso superior”, afirmou.
Em seu perfil no Facebook, o governador também rebateu as críticas: “Educação é prioridade da nossa administração, e a valorização dos servidores, uma meta de governo. Por que o discurso seria diferente daquilo que pregamos há tanto tempo? Nada mudou. Respeito e valorizo os nossos policiais”.
Representantes indicados do Poder Executivo com o objetivo de constituir o Grupo de Trabalho que refere o art. 26 da LC 1.151/2011 34
Diário Oficial, 27 de abril de 2012 Seção I
Atos do Governador DECRETO(S) DECRETOS DE 26-4-2012
com o objetivo de constituir o Grupo de Trabalho a que se refere o art. 26 da LC 1.151-2011, com a finalidade de avaliar as possibilidades de valorização das carreiras de Investigador de Polícia e Escrivão de Polícia, considerando a LC 1.067-2008, os representantes a seguir indicados do Poder Executivo: Conceição Aparecida Filete Fraga, da Secretaria da Fazenda; Hilton Facchini, da Secretaria de Planejamento e Desenvolvimento Regional; Ivani Maria Bassotti, da Secretaria de Gestão Pública; Luciana Rita Laurenza Saldanha Gasparini, da Procuradoria Geral do Estado; Valdir Assef Junior, da Secretaria da Segurança Pública; Rosmary Corrêa, da Casa Civil; do Poder Legislativo os Deputados Estaduais indicados pelo Presidente da Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo: Adilson Rossi; Marco Aurélio de Souza; Mauro Bragato; Olímpio Gomes; Regina Gonçalves.
Violência explode em São Paulo: homicídios em março cresceram 80%! 11
Resistências seguidas de morte são registradas em estatísticas separadas, divulgadas apenas no Diário Oficial. As principais notícias do Brasil e do Mundo você acompanha de segunda a sábado no Jornal da Band, às 19h20. Este vídeo também pode ser visto no portal band.com.br , ou no canal da Band aqui no Youtube.
Reportagem de Sandro Barboza
Edição de Camila Morais
Imagens de Josenildo Tavares e arquivo Band
