Em assembleia, PMs da Bahia decidem manter greve: “a PM parou, o Carnaval acabou”. 11

Em uma segunda assembleia realizada nesta sexta-feira (10), policiais grevistas da Bahia decidiram pela manutenção da greve iniciada no último dia 31 de janeiro. Segundo os organizadores, cerca de 2.000 PMs participaram da reunião realizada a portas fechadas no ginásio de esportes do Sindicato de Bancários, no centro de Salvador.

Eles fecharam o local aos gritos de “a PM parou, o Carnaval acabou”.

Faça o que eu mando, não faça o que eu faço… Da revolta de Canudos á Revolta dos Coturnos…Contornos Políticos 10

Enviado em 10/02/2012 as 18:11 – MATHEUS

Faça o que eu mando, não faça o que eu faço.

Da revolta de Canudos á Revolta dos Coturnos

Contornos Políticos

Inicialmente, parabenizamos todas as categorias profissionais, independentemente de exercerem serviços essenciais ou não, que se socorrem da greve como o último recurso para reconhecimento da necessária valorização salarial, entre as quais, os integrantes das corporações policiais.

A Presidenta é contra, mas chegou a pegar em armas contra o Exército Brasileiro e agora vai pedir penico, criando a esdrúxula situação de colocar o Exército Brasileiro contra sua força auxiliar e reserva, constituída pelas Polícias Militares dos Estados Membros da Federação. Não falaram para ela que os integrantes da Força de Segurança Nacional são policiais e bombeiros militares dos Estados Membros e que os grevistas são seus amigos de farda que estão reivindicando melhores salários. Exército é treinado para a guerra e não para a manutenção da ordem pública.

O “Antonio Conselheiro” da “Revolta dos Coturnos” e líder do movimento grevista na Bahia é filiado ao PSDB, partido do José Serra que colocou a PM de São Paulo em confronto com a Polícia Civil em greve por melhores salários no ano de 2008.

O Governador da Bahia se referiu aos policiais em greve chamando os de bandidos e o do Rio de Janeiro, chamando os bombeiros de “vândalos”. Bombeiro foi, é, e sempre será, o herói de todas as pessoas e não apenas das crianças.

Autoridades governamentais comemorando os relevantes serviços prestados pela Rede Globo na editoração da conversação telefônica entre lideranças do movimento grevista, passando à opinião pública a idéia de que o movimento grevista se destinava a praticar atos de vandalismo para pressionar os governos estaduais a conceder o aumento nas vésperas do carnaval. Sabe como é né, o carro chefe da publicidade nacional e internacional e da arrecadação dos dois estados é o Carnaval, com exclusividade de transmissão das festividades carnavalescas pela REDE GLOBO, É dando que se recebe.  Entende?

Em breve teremos a adesão das corporações policiais de outros Estados e do Distrito Federal, entre os quais Minas Gerais. Carnaval nas cidades históricas mineiras sem policiamento. Para o Pelourinho vamos falar para o Jaques Wagner passar na reserva de armas, se armar e fazer o patrulhamento a pé para milhões de fuliões e na Sapucaí vamos contar com a segurança individual do  Sérgio Cabral auxiliado pelo monitoramento por câmeras da Rede Globo.

Parabéns aos grevistas por  mais essa virada de página da história deste país que se diz REDEMOCRATIZADO pelos principais protagonistas da repressão imposta neste momento aos policiais brasileiros.

A DITADURA ERA MESMO BRANDA: Governador do Rio institui rito sumário para julgar policiais e bombeiros…Sérgio Cabral publica decreto que encurta prazos para julgamento de militares pelo conselho disciplinar. Texto endurece regras criadas em 1978 13

O governo do estado do Rio divulgou nota informando que foi alterada a legislação que estabelece prazos para julgamento de policiais militares e bombeiros. Com isso, encurta-se o prazo para julgar e punir todos os que cometem infrações. O alvo, obviamente, são os grevistas que desde a 0h desta sexta-feira fazem paralisações em batalhões e quartéis de bombeiros em todo o estado.
A adesão à greve é parcial, e não foram chamados os reforços das Forças Armadas (14 mil homens do Exército) e da Força Nacional de Segurança (300 homens). Com a medida, o governo do estado emite um sinal de que os policiais e bombeiros que aderirem à greve poderão ser rapidamente condenados e até expulsos de suas corporações.
A nota divulgada pelo estado informa que, em “edição extraordinária do Diário Oficial”, o decreto 43.462 modifica o decreto 2.155, de 13 de outubro de 1978. O decreto regula o Conselho de Disciplina da PM e dos bombeiros do Rio – órgão que julga infrações administrativamente e tem poder de exonerar os servidores.
O decreto de 1978 instituía prazo de 30 dias para conclusão dos trabalhos do conselho. O texto publicado hoje reduz este prazo à metade: 15 dias. O prazo para originalmente estabelecido para a decisão era de 20 dias e caiu para 5. Foram encurtados os tempos de recurso e seus julgamentos, de 20 para 7 dias.

PT, até a estrela dessa sua bandeira foi roubada!…PT, até o vermelho dessa sua bandeira é roubado! 59

Dilma que vergonha, você como excelente articuladora coloca seus ventríloquos  para acusar grevistas de formação de quadrilha, de organização criminosa;  negando-se  defender  pequeno aumento para os profissionais de polícia,   em detrimento de toda a população brasileira.
Lula,  você transformou o PT em legenda de aluguel…
PT  até o vermelho  de sua bandeira é roubado!

A organização completa 32 anos 7

Em tratamento contra o câncer, ex-presidente não irá à festa de seu partido

O PT comemora seus 32 anos nesta sexta-feira com uma festa em Brasília para cerca de 1.500 militantes. No entanto, o mais ilustre dos integrantes do partido que comanda o país há nove anos, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, não irá participar da celebração. Lula, que está na fase final do tratamento contra o câncer de laringe que descobriu em outubro, tem evitado sair de casa e não poderá viajar à capital federal. Em ano eleitoral, a festa do PT terá ares de conferência, na qual serão definidas as estratégias para a disputa municipal de outubro. Logo pela manhã, prefeitos, deputados estaduais e vereadores da sigla vão discutir o tema e concluir o conteúdo do curso de formação para pré-candidatos, que terá início em março. Os inscritos terão aulas online para aprender o “modo petista de governar e de atuação parlamentar” e como criar um programa de governo. À tarde, uma mesa de debates será encabeçada pela presidente Dilma Rousseff, os ministros petistas do governo e o presidente da Câmara dos Deputados, Marco Maia (RS). O ex-ministro da Educação e pré-candidato à Prefeitura de São Paulo pelo partido, Fernando Haddad, estará presente, mas não terá lugar cativo na mesa principal.

Coronel Paulo Ricardo Paúl foi preso por determinação do governo Sérgio Cabral 13

CORONEL PAÚL – PRISÃO.

Comunicamos que o Coronel Paúl, organizador do espaço democrático Blog do Coronel Paúl,  foi preso.
Juntos Somos Fortes!
Conteúdo:
A Polícia Militar informa que o Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro decretou a prisão preventiva de onze integrantes da corporação por conclamar e incitar a greve, dos quais dez mandados já foram cumpridos nesta sexta-feira.  Coronel PM Paulo Ricardo Paul, da reserva

Coronel PM Adalberto de Souza Rabello, da Reserva

Major Helio Silva de Oliveira, da reserva

Sargento PM Carlos Antonio de Oliveira Aquino

Cabo João Carlos Soares Gurgel

Cabo Alonsimar de Oliveira Pessanha (ainda não cumprido)

Cabo Wagner Jardim Hamude

Cabo Nilton Alves Neto

Cabo Vivian Sanchez Gonçalves

Cabo Wagner Luiz da Fonseca e Silva

Cabo Pablo Rafael Marques dos Santos

•        14 policiais militares serão submetidos a processo administrativo disciplinar, dentre eles quatro policiais militares que tiveram suas prisões preventivas decretadas.

•        7 policiais militares foram autuados em flagrante por crime de desobediência.

•        129 policiais militares do 28º BPM (Volta Redonda) serão indiciados em Inquérito Policial Militar (IPM) por cometimento de crime militar.

•        Não são verídicas as informações de que cerca de 200 policiais militares foram presos administrativamente no 10º BPM (Barra do Piraí), ao se recusarem a sair em patrulhamento.

•        A Polícia Militar reitera o estado de normalidade em relação ao policiamento em todo Rio de Janeiro. Todos os serviços de rotina estão sendo prestados pela corporação.

Imprensa internacional repercute greve nas polícias do Brasil Jornal do Brasil 10

Enviado em 10/02/2012 as 12:12 – TIRA SEMI-ANARFOI

A proximidade do Carnaval e a ameaça de alastramento da greve das polícias para outros estados fez com que a imprensa internacional voltasse suas atenções para o Brasíl. Nesta sexta-feira, jornais da Espanha, França e Estados Unidos publicaram matéria sobre a onda de violência durante a greve em Salvador, e os transtornos que a ameaça de paralisação pode causar ao Carnaval mais famoso do mundo.

O  The New York Times noticiou o aumento no número de assassinatos, que duplicou durante a greve na Bahia. A reportagem ressaltou também que uma greve poderia ser muito problemática para o Rio durante o Carnaval, quando “crimes violentos são uma preocupação mesmo quando as forças policiais estão trabalhando normalmente”.

O jornal americano relata “a desordem e disparidade que caracteriza algumas das forças policiais brasileiras” e ressalta o fraco treinamento e o baixo salário que a policia militar recebe, além das diferenças entre os outros comandos, como a Policia Civil e Federal.

A matéria também destaca a disparidade entre os salários de servidores públicos brasileiros, comentando os generosos aumentos e benefícios que os juízes continuam a defender para sí, e também mencionam a existência de ‘supersalários’ para os juízes, em torno de R$23 mil a R$87 mil no Rio de Janeiro.

Na Espanha, o El País enfatizou o grande crescimento econômico que o Brasil vem apresentando nos últimos anos, observando que essa evolução não é acompanhada por setores essenciais como a segurança pública do país.

O jornal francês Le Monde também citou os eventos que acontecem no Rio, comentando a  aversão dos bombeiros à prisão do cabo Daciolo, um dos lideres do movimento grevista, e citam o clima de insegurança na cidade.

TÁ FICANDO PEQUENO PRA DILMA !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

( Segundo a imprensa ) NÓS POLICIAIS SOMOS OS INIMIGOS DO POVO…”O importante é ser fevereiro e ter carnaval pra gente sambar” ( Wando ) 10

DR. GUERRA BOM DIA

NAO VOU AQUI ME ESMERAR EM DETALHES, MAS COMO A IMPRENSA, A PARTIR DO MOMENTO QUE SE SENTE PREJUDICADA COM CERTA ATITUDE DOS POLICIAIS, PREVENDO PERDAS EM COBERTURAS CARNAVALESCAS, FICAM CONTRAS NÓS POLICIAIS.
FICO OUVINDO O JORNAL DA GLOBO E OUÇO TAMBÉM A  RADIO JOVEM PAN,E VEJA A SITUAÇAO; A GLOBO PREVENDO A PERDA DE PATROCINADORES E COBERTURA NA BAHIA E RIO DE JANEIRO JOGA AGORA POLICIAS CONTRA A POPULAÇAO. A JOVEM PAN, COM RAIVA DE SER OBRIGADA A TRANSMITIR A VOZ DO BRASIL, EMPURRA O SERRA NO PROGRAMA LINHA DE FRENTE, NOS FORÇANDO A ENGOLIR ELE TALVEZ, NUMA PRE CAMPANHA, PARA ALGO. DIFICIL DE ENTENDER ESTE QUARTO PODER QUE NÃO É TÃO IMPARCIAL COMO DEVERIA SER.
AGORA NÓS POLICIAIS SOMOS OS INIMIGOS DO POVO…
NAO ACHO JUSTO E COERENTE MUITA COISA QUE NOSSAS AGREMIAÇOES FAZEM , MAS TAMBEM NAO CONCORDO COM CERTAS ATITUDES DO GOVERNO PETISTA NEM DO GOVERNO PSDBISTA…
ACHO QUE O MOMENTO DE NÓS POLICIAS É AGORA-SOMOS PROFFISSIONAIS EM SEGURANÇA E DEVEMOS VERIFICAR QUE O BEM COMUM NOSSO TAMBÉM É O BEM COMUM DA POPULAÇAO.
SOU DO TEMPO QUE MUITOS DIRIGENTES FALVAM QUE “A SOCIEDADE TEM A POLICIA QUE MEREÇE”, OU “A POLICIA É O TERMOMETRO DA SOCIEDADE. SE A SOCIEDADE VAI BEM, A POLICIA TAMBEM, SE A SOCIEDADE VAI MAL, A POLICIA VAI MAL”.
PARA NOSSOS DIRIGENTES, NAO HA INTERESSES EM MELHORAR AA POLICIAS, PORQUE ELAS MELHOR APARELHADAS E REMUNERADAS, FARIAM COM QUE A LEI IMPERASSE, E CÁ PRA NÓS, QUEM É QUE VAI CRIAR COBRA NO QUINTAL PRA SER PICADO DEPOIS, NÉ…
PC /  INVESTIPOL DE POLICIA-SP

Categorias da Polícia Civil paulista admitem possibilidade de entrar em greve 90

09/02/2012 22:23

Investigadores querem participar da Operação

Categorias da Polícia Civil paulista admitem possibilidade de entrar em greve caso negociação não avancePlínio Delphino pliniodl@diariosp.com.br

Entidades da Polícia Civil de São Paulo consideram que a categoria tenha o penúltimo pior salário do país e não descartam a possibilidade de engrossar os movimentos grevistas que começam a ser discutidos em vários estados do Brasil. O “bico” oficial garantido aos policiais militares em São Paulo através da Operação Delegada – quando o PM exerce funções de polícia fora do horário de expediente –  também é reivindicado pelos investigadores paulistas.

“A lei nos dá esse direito, mas a nossa administração não permite ganhar dinheiro extra, como os policiais militares”, ressaltou o presidente do Sipesp (Sindicato dos Investigadores de Polícia do Estado de São Paulo), João Rebouças. O presidente da entidade diz que há defasagem de 48% no efetivo de investigadores. “Houve concurso para 700 vagas, mas mais de 120 já desistiram. E sabe por que? Porque nos exigem agora nível superior e o salário que pagam é inferior a de categorias de nível médio, como fotógrafos policiais, agentes de telecomunicaçõe e auxiliares de necropsia, por exemplo”, disse.

Rebouças disse que a situação em 2012 não difere em quase nada à de 2008, quando a Polícia Civil, em greve, chegou a entrar em sério confronto com a PM, na tentativa de alcançar o Palácio dos Bandeirantes, no Morumbi, para proceder negociações. “Enquanto há bom diálogo, não há paralisação, mas já há muitos colegas exigindo posicionamento nesse sentido (greve)”, alerta Rebouças. A categoria exige respeito à data-base, reposição de perdas, entre outras reivindicações.

O presidente do Sindicato dos Escrivães, João Xavier Fernandes, acha que as reivindicações na Bahia são justas. “O governo federal esbarra na autonomia dos estados. Em São Paulo, as coisas parecem caminhar para uma greve. Vamos organizar a categoria para decidir”, disse.

O presidente do Sindicato dos Delegados de São Paulo, George Melão, não acredita que haja greve. “O governo finge que dá concessões à polícia. Dá apenas o que nos é de direito e consegue dividir as classes assim.”

http://www.redebomdia.com.br/noticia/detalhe/12794/Investigadores+querem+participar+da+Operacao+

Polícias Civil, Militar e bombeiros decretam greve no Rio de Janeiro…Chupa Cabral!…Chupa Petralha! 21

Decisão foi tomada pelas categorias após assembleia realizada no Centro.

Policiais e bombeiros reivindicam piso salarial de R$ 3.500. Carolina Lauriano e Marcelo Ahmed Do G1 RJ

Após a assembleia realizada na noite de quinta-feira (9), os bombeiros e as polícias civil e militar decretaram a greve das categorias no estado do Rio de Janeiro.

“A partir de agora, a segurança é de responsabilidade da Guarda Nacional ou do Exército”, disse um bombeiro ao microfone, após perguntar quem estava a favor da paralisação e todos os presentes levantarem as mãos e gritarem “sim”. Após a confirmação da greve, o bombeiro deu instruções aos policiais e bombeiros presentes na Cinelândia. “Todos devem seguir direto e estar aquartelados em seus respectivos batalhões”, disse. “Atenção, é importante, quem está de folga aquartela, de férias aquartela, quem está de licença aqueartela. Todos juntos, não tem distinção, se puderem levar as esposas, levem junto. É importante”, completou. O decreto da greve foi antecipado, já que segundo as lideranças do grupo, se as reivindicações não forem aceitas até a 0h desta sexta-feira (10), as categorias iniciariam a paralisação. A juíza Ana Paula Monte Figueiredo Pena Barros da Auditoria da Justiça Militar do Rio decretou, na noite desta quinta-feira (9), a prisão preventiva do cabo Benevenuto Daciolo, do Corpo de Bombeiros. Ele é acusado de praticar os crimes de incitamento e aliciamento a motim. As informações foram confirmadas pelo Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJ-RJ). A liberdade do bombeiro era uma das reivindicações de policiais civis, militares, bombeiros e agentes penitenciários, que fazem assembleia na noite desta quinta-feira (9), na Cinelândia, no Centro do Rio. (veja o vídeo acima) “Juntos somos fortes. Soltem o Daciolo porque ele é heroi. Ele não é vagabundo, não é vândalo. Ele foi o cara que sempre pregou a mansidão e a paz”, falou um dos bombeiros aos quase três mil manifestantes, entre bombeiros, agentes penitenciários e policiais civis e militares, que participam da assembleia.

Manifestantes se acorrentam a bonecos vestidos com fardas da polícia e dos bombeiros (Foto: Carolina Lauriano/ G1) “Primeiro queremos que soltem o Daciolo. Em segundo, reivindicamos o piso salarial de R$ 3.500, com R$ 350 de vale tranporte e R$ 350 de tíquete-refeição. Essas são as condições para que não haja a paralisação”, afirmou o sargento Paulo Nascimento, do 1º GSE, ao lado de Fernando Bandeira, presidente do Sindicato dos Policiais Civis (Sinpol). O cabo Benevenuto Daciolo está preso administrativamente, em Bangu, devido aos crimes de incitamento à greve e aliciamento a motim, segundo o secretário de Defesa Civil, coronel Sérgio Simões. Escutas mostram conversa de Daciolo com a deputada Janira Rocha (PSOL) sobre estratégias de greve. Segundo os manifestantes, mais de 50% das três categorias vão aderir à greve. Nascimento afirmou que, no caso do Corpo de Bombeiros, 70% vão paralisar. Em relação à segurança da população, Nascimento garante que os serviços de segurança da sociedade que tenham “caso de morte” serão prestados. “Em casos como grandes incêndios, colisões, atropelamentos, acidentes graves, os serviços serão prestados”, garantiu.

Coronel Sérgio Simões (Foto:Carolina Lauriano/G1) Exército pode enviar 14 mil homens Uma reunião com representantes da Segurança Pública do Rio e do governo federal, nesta quinta-feira (9), no Comando Militar do Leste (CML), decidiu que, em caso de greve dos militares, o Exército disponibilizará cerca de 14 mil homens e a Força Nacional atuará com cerca de 300 homens para a segurança no estado. A informação foi dada pelo secretário estadual de Defesa Civil e comandante do Corpo de Bombeiros do Rio, coronel Sérgio Simões, durante entrevista coletiva concedida nesta tarde, no Quartel General da corporação, no Centro da cidade. Segundo ele, o plano prevê que os 14 mil homens do Exército façam o policiamento no estado, enquanto os 300 homens da Força Nacional auxiliem no trabalho dos bombeiros, em caso de paralisação dos servidores de segurança do estado. Além disso, segundo o coronel, o próprio Corpo de Bombeiros já colocou todo o efetivo de prontidão. “A partir de hoje não temos mais efetivo administrativo funcionando. Todo o efetivo administrativo passa para prontidão, para serviços de socorro para garantir que a vida no estado do Rio de Janeiro vá se manter normal”, afirmou Simões. Simões disse ainda que todo o planejamento do carnaval está pronto, com efetivo próprio da corporação. “Setecentos bombeiros eu vou manter em posições estratégicas. O efetivo administrativo, com cerca de 2 mil homens, vai ser dividido”, explicou. As polícias civil e militar cogitam paralisações a poucos dias do carnaval, caso as reivindicações não sejam atendidas. A votação será realizada nesta quinta, na Cinelândia,

Cabo preso Simões explicou que o cabo Benevenuto Daciolo, preso na noite de quarta-feira (9), segue em Bangu 1. A prisão administrativa, que tem duração de até 72h, se deu devido aos crimes de incitamento à greve e aliciamento a motim.

O secretário ressaltou que sempre esteve aberto para o diálogo, mas diante de uma greve não há o que negociar. “Independente do fato que tem clareza que a greve é vedada às corporações militares, há um valor muito maior que é o fato que é absolutamente inaceitável que uma corporação de bombeiros seja incitada a fazer greve. O que tá em jogo é a vida de pessoas”, disse. “A greve é covarde, inaceitável e leviana”, completou Simões, acrescentando que quem participar da greve pode sofrer punições. Ele afirmou que não descarta a hipótese de expulsar o cabo Daciolo da corporação. “Não quero antecipar nenhum procedimento, mas é uma possibilidade que se abra um processo administrativo para avaliar as condições dele permanecer na corporação, mas não quero antecipar”, disse. Segundo Simões, escutas autorizadas pela Justiça mostraram Daciolo conversando com outras pessoas sobre estratégias para deflagrar greves no estado do Rio de Janeiro. O cabo estava em Salvador, na Bahia, reunido com líderes do movimento grevista da Polícia Militar daquele estado. O governador Sérgio Cabral pediu ao governo da Bahia as cópias das gravações telefônicas, nas quais o cabo Daciolo planejava estratégias de deflagração de atos grevistas no Rio. As escutas foram exibidas no Jornal Nacional nesta quarta-feira.

Para presidente de associação de oficiais, reajuste ‘não é suficiente’ Mais cedo, o presidente da Associação de Oficiais Militares do estado do Rio de Janeiro, coronel Fernando Belo, afirmou que o reajuste salarial aprovado pela Assembleia Legislativa do Rio “ainda não é o suficiente”. “Nós entendemos que o governo do estado tem realmente tido uma dedicação aos órgãos de segurança. Nós entendemos que ainda não é o suficiente. Nós fazemos um apelo ao governo do estado para que olhe com mais carinho, com mais responsabilidade essa questão salarial porque é crucial, de fato”, disse Belo. Por 59 votos contra um, os deputados da Assembleia Legislativa aprovaram na manhã desta quinta-feira o substitutivo do Executivo que aumenta os salários das categorias de segurança (polícias Militar e Civil, do Corpo de Bombeiros e de agentes penitenciários) em 39% até fevereiro de 2013. Ainda falta votar os destaques ao projeto aprovado, que podem modificar o texto final. Segundo o projeto original, o aumento seria concedido em outubro de 2013, mas, na quarta-feira (8), a Secretaria de Segurança Pública (Seseg) informou que o governo do Rio autorizou a Assembleia a modificar a proposta para que os salários sejam reajustados em fevereiro de 2013 em 26%. Assim, o reajuste total das categorias será de 39%, entre fevereiro de 2012 e fevereiro 2013. Cabral critica ‘balbúrdia e agitação’ O governador do Rio, Sérgio Cabral, defendeu a atual política de segurança estadual. “O governo, nesses anos todos, fez um esforço priorizando a segurança pública. Hoje, a segurança pública tem um orçamento que chega a níveis de itens essenciais, como a saúde, apesar de não ser obrigatório. O orçamento da Polícia Militar subiu de R$ 900 milhões para R$ 2 bilhões”, afirmou durante o lançamento do Programa Renda Melhor e Renda Melhor Jovem, em Niterói, no fim desta manhã. Cabral afirmou que existe uma “articulação nacional para tentar criar um clima de insegurança” e criticou aqueles a quem chamou de “ditos líderes” do movimento por melhores salários para bombeiros e policiais.

http://g1.globo.com/rio-de-janeiro/noticia/2012/02/policias-civil-militar-e-bombeiros-decretam-greve-no-rio-de-janeiro.html

Policiais do Bope se recusam a policiar região da Cinelândia 28

Rio de Janeiro

Equipe da tropa de elite da PM fluminense descumpre ordem e permanece no quartel. Assembleia reúne cerca de 1.500 pessoas no centro do Rio

No momento em que policiais e bombeiros começam a se deslocar em maior número para a Cinelândia, onde é realizada uma assembleia para decidir sobre a paralisação das categorias, ocorre no Batalhão de Operações Especiais da Polícia Militar (Bope) o primeiro ato de rebeldia da tropa. Uma das equipes do batalhão – a equipe Bravo – recebeu ordens para seguir para a Cinelândia, a fim de policiar o entorno da manifestação. Os policiais se recusaram a cumprir a ordem e permaneceram no batalhão.
O roteiro, por enquanto, segue à risca o que foi planejado, de acordo com policiais do Bope ouvidos pelo site de VEJA. Os policiais que descumpriram a ordem não foram presos, mas os efeitos da insubordinação em cascata não são previsíveis. O comando do Bope convocou todas as equipes para o batalhão às 20h, como forma de manter a tropa sob controle para uma possível intervenção no movimento grevista.

http://veja.abril.com.br/noticia/brasil/policiais-do-bope-se-recusam-a-policiar-regiao-da-cinelandia

Juntos Somos Fortes!…POLÍCIAS COM CONSCIÊNCIA NACIONAL – RIO – HOJE – FESTA DA DEMOCRACIA – CINELÂNDIA – POLICIAIS E BOMBEIROS UNIDOS. 119

RIO – HOJE – FESTA DA DEMOCRACIA – CINELÂNDIA – POLICIAIS E BOMBEIROS UNIDOS.

Os comandantes gerais da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros fizeram o possível para esvaziar o ato. Prontidões, expedientes prolongados e portões dos quartéis fechados. Certamente obtiveram êxito pois mantiveram milhares de PMs e BMs “encarcerados”, mas apesar disso, cerca de 10.000 Bombeiros e Policiais ocupam cada espaço da Cinelândia, em uma grande festa cívico-democrática.
Vou postar um vídeo sobre o ato, provavelmente logo após o encerramento, nesse momento transmito algumas informações preliminares:
– A Rede Globo está sendo hostilizada com a repetição de vários refrões em desfavor da vênus platinada, que ontem fez um papelão, mais um, no Jornal Nacional. A equipe da TV Globo está no local, porém descaracterizada, como vocês verão no vídeo.
– Delegações de vários municípios estão na Cinelândia.
– Por volta das 19:00 horas o Sindicato dos Policiais Civis informou que estava entrando com um HC para tentar soltar o Cabo BM Daciolo, o que demonstra a grande união que está sendo construída.
– Vários boatos estão circulando, um deles dava conta do comandante geral da PMERJ ter solicitado exoneração, o que foi desmentido por PMs que estavam no QG. Outro que o BOPE e a CORE tinham se recusado a se deslocarem para a Cinelândia. O mais pitoresco é o relacionado com o Corpo de Bombeiros. O CSM estaria distribuindo centenas de colchões novos para as OBMs para permitir que os BMs ficassem de prontidão no final de semana.
– Os mobilizados estão esperando um representante do governo estadual com alguma nova proposta, mas a tendência é pelo início da greve.
Juntos Somos Fortes!