11/01/2012 10:01
Operação Centro Legal na Cracolândia é classificada como “irresponsável, precipitada e desastrosa”Fabio Pagotto fabio.pagotto@diariosp.com.br
O MP (Ministério Público) de São Paulo instaurou inquérito nesta terça-feira para investigar a Operação Centro Legal, que desde a semana passada expulsou da Cracolândia, no Centro, os usuários de crack. O MP classificou a ação conjunta da Prefeitura, governo do estado e Polícia Militar de “irresponsável, precipitada e desastrosa” e estuda barrar na Justiça o prosseguimento da operação.
“O MP não concorda com essa operação, porque o tráfico é uma questão de polícia, mas dependência química, não”, afirmou o promotor Eduardo Valério, de Justiça de Direitos Humanos e Inclusão Social.
O MP criticou ainda a eficácia da estratégia adotada pela operação, que vem sendo chamada de “dor e sofrimento”, de manter os usuários de crack em movimento por meio da intimidação com policiais, a fim de romper o vínculo dos dependentes com os traficantes.
“Não é possível imaginar que essa operação, a base de cavalos, de bombas de gás lacrimogêneo, de balas de borracha, de dor e de sofrimento, possa fazer cessar o tráfico de drogas na cidade de São Paulo”, disse. De acordo com ele, “fazer isso é ignorar a notória capacidade que o tráfico tem de adequar sua logística para continuar atuando. Onde estiver o consumidor, ai estará o traficante”.
O promotor de Inclusão Social afirmou também que o MP acompanhava os esforços da Prefeitura para lidar com o problema da Cracolândia, entre as quais a inauguração prometida para o final do mês do centro de atendimento a usuários de crack na Rua Prates, no Centro.
“E eis que fomos surpreendidos por essa operação, na semana passada que, a princípio, põe por terra todo esse projeto que estava sendo gestado”, afirmou o promotor. “A operação está servindo tão somente para espalhar para toda a cidade o problema que até então estava concentrado em um quadrilátero de ruas.”
Para o MP, isso dificulta o trabalho dos agentes de saúde junto aos dependentes químicos. O MP disse que vai averiguar também os casos de abordagens violentas de policiais a usuários de crack. O comandante da operação poderá ser responsabilizado. “Vamos iniciar uma investigação para saber exatamente quem é o comandante e de onde surgiu a operação, para buscar a responsabilização de quem de fato a deflagrou”, falou o promotor.
“Estamos convencidos da necessidade de adoção de políticas para resolver a situação, mas com articulação e respeito e não com dor e sofrimento”, afirmou Valério, aludindo à frase dita pelo coordenador de Políticas sobre Drogas da Secretaria de Estado da Justiça e da Defesa da Cidadania, Luiz Alberto Chaves de Oliveira, durante a primeira entrevista coletiva do governo a respeito da operação na Cracolândia. “O estado não pode ser o algoz do cidadão”, concluiu o promotor.
Repercussão /O governo do estado afirmou em nota que membros do Ministério Público participaram de reuniões sobre a operação que ocorreria na Cracolândia e “muitas de suas sugestões foram contempladas”. A nota diz também que “os resultados obtidos nestes primeiros dias estão dentro do planejado”. A Prefeitura informou que não vai se manisfestar sobre o assunto no momento.
DESASTRE É TER MUITOS PODERES DIREITOS , QUARTOS, QUINTOS, ENÉSIMOS PODERES
E
NENHUM DEVER
O DEVER DO MP
QUANDO A LEI FOI MAQUIADA APROVADA
ÉRA TER EXIGIDO O TRATAMENTO CLÍNICO,
ESPEROU UM CONVENIENTE HOLOFOTE APARECER PARA SE ENFIAR EMBAIXO
CHUTAM CACHORRO MORTO
E SE ALIMENTAM DA DERRAMA
CurtirCurtir
…Dr. Mauricio Antonio Ribeiro Lopes = PLAGEADOR DE LIVROS
CurtirCurtir
só fala blá blá blá, já são vinte anos que essa droga circula solta na cracolandia e nenhum promotó solucionou o problema até o presente momento, portanto falarrrr é fácil, extremamente fácil, difícil e fazer, prender, trocar tiros, ir pra rua, fazer patrulhamento,abordar vagabundo,vá lá seu promotó escrivaninha, só late do portão pra dentro.
CurtirCurtir
Desastre é o mesmo estado de SP pagar 2.500 por mês ao policial e 23.000 para promotores !
isso é um desastre
CurtirCurtir
Fácil palpitar….
Fazer que é bom….
CurtirCurtir
SE EM 20 ANOS A TURMA DO MP QUE FAZ PARTE DA BOQUINHA, QUERO DIZER, DO GOVERNO DO PSDB NÃO DERAM JEITO NA CRACOLÂNDIA, AGORA ACHAM DE CRITICAR A AÇÃO DA PM. UM POUCO DE VERGONHA NA CARA É BOM.
CurtirCurtir
Fiscais da lei. Nesses 20 anos de desmandos e autoritarismos no estado de SP, esses senhores e senhoras engomadinhos do MP, com salário de 23.000 ao mês nada fiscalizaram.Basta ver os problemas na saude, educação, segurança, transportes e outras mazelas do estado.Só para lembrar, como anda a investigação do MP sobre a venda de emendas na AL de SP?
CurtirCurtir
Alckmin minimiza crítica de secretário sobre apuração de ação na cracolândia
Governador disse que investigação do MP é bem-vinda e ressaltou política no combate ao crack
11 de janeiro de 2012 | 16h 28
Bruno Boghossian – estadão.com.br
SÃO PAULO – O governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), reduziu o tom das críticas feitas por seu secretário de Segurança e agradeceu nesta quarta-feira, 11, o “apoio” do Ministério Público (MP) na ação de combate ao tráfico e ao consumo de drogas na cracolândia. Alckmin não respondeu às críticas feitas pelos promotores, que consideraram a operação “precipitada” e “aparentemente desastrosa”.
O governador paulista, no entanto, rebateu em cheio a acusação do MP de que “não há nenhuma política de Estado” na ação e de que as autoridades só atacaram a questão do tráfico de drogas, não da dependência química. “(Dedicamos) todo o nosso empenho à solução desse problema grave, que é o problema dos dependentes químicos”, afirmou Alckmin. “Nós não vamos deixar de cuidar dessas pessoas.”
No dia anterior, o secretário de Segurança de Alckmin, Antonio Ferreira Pinto, bombardeou a investigação anunciada pelo MP, chamando a atuação dos promotores de “pirotécnica”, “oportunista” e “de interesse dos traficantes”. “O destino desse inquérito é o limbo dos arquivos”, dissera o secretário.
Alckmin seguiu um caminho diverso. “O apoio do Ministério Público é super bem-vindo”, disse. E destacou que a Prefeitura de São Paulo também tem responsabilidade na ação. “Essa é uma responsabilidade de todos: governo estadual, federal e municipal. A Prefeitura tem uma participação enorme nesse trabalho”.
“Temos consciência de que será um trabalho longo, mas nós não vamos desistir”, acrescentou. “A polícia ficará na região de forma permanente e o trabalho social não para – seja de apoio às famílias, seja através do tratamento de saúde das pessoas dependentes químicas.”
O governador fez questão de destacar que a polícia já capturou “mais de 30 criminosos fugitivos” e prendeu “mais de 20 pessoas” na cracolândia. “Também estamos investigando laboratórios (de fabricação de crack).”
Alckmin também prometeu dobrar o número de leitos para tratamento no Estado. Foram anunciados acordos com o frei Hans Heinrich Stapel, fundador da Fazenda da Esperança, sediada em Guaratinguetá, dedicada ao tratamento de dependentes químicos. O governo dará os recursos financeiros para a criação de duas novas casas de tratamento no Estado.
fonte: http://www.estadao.com.br/noticias/cidades,alckmin-minimiza-critica-de-secretario-sobre-apuracao-de-acao-na-cracolandia,821477,0.htm
CurtirCurtir
Lendo e relendo alguns comentários me senti na obrigação de escrever aqui.
A ação é realmente um desastre. Conhecendo bem o PSDBosta, sabemos que algo de imoral e sujo esta por trás dessa ação toda. Afinal quem não gostaria de morar em condomínios verticais de luxo próximos ao centro da Capital? E vejo a especulação imobiliária como o principal objetivo de “higienizar” aquela região.
A cracolandia não é um local, são locais e ruas, e quem conhece sabe que ela era itinerante.
O que o Secretino defende é mais uma ação desatrada praticada por ele. A criminalidade esta voltando aos niveis de 1995, vide Baixada Santista que ja registra neste ano de 2012 varios homicidios, contando ainda com o “reforço de 1.600 PM´s”.
Vemos que este Senil Secretino nada entende de Segurança Publica, pois episódios que entraram na história da Policia Civil e do Estado de São Paulo ocorreram durante sua administração, além do escandalo dos Caixas Eletronicos.
Essa ação da cracolandia foi mais uma manobra desastrada desse senhor, de carater e incolumidade moral, no minímo duvidos.
O MP não agiu para acabar com a cracolandia porque não é atribuição dele, assim como o PSDBosta não agiu também, e deixou a região se desvalorizar, e em pleno ano eleitoral, antecipando medidas federais, começou o processo de “higienização” e revalorização, onde certamente grandes construtoras irão adquirir os imóveis desvalorizados e irão construir condominios verticais luxuosos, e como forma de agradecimento irão fazer doações milionárias para campanhas eleitorais do PSDBosta.
Faz certo o MP. Espalharam o problema. Bater em “nóia” é facil, quero ver é pegar ladrão mesmo.
Aliás, quem é do ramo sabe que lidar com a ministrada é mão de obra.
Ademais, saliento que primeiro foi destruido o DENARC, depois o DECAP (que funcionava de vez em quando), agora acabou com o DEIC, ou seja, foi-se a repressão. Se o crime ocorrer, ficará impune, pois nada se investiga.
Os presidios estão dominados, onde funcionarios publicos são acuados e violentados.
Todos sabem que a PM tem sua atuação restrita (mas muito importante) ao preventivo, ou seja, ao atendimento de ocorrencias, abordagens, etc., sendo certo que dificilmente irá conseguir colocar a mão em um TORRE ou GENERAL, ou mesmo, PILOTO ou DISCIPLINA, a não ser que cruzem seus caminhos, ora então quem realmente combatia era a Policia Civil, que corrupta ou não, fazia com que esses mafiosos tupiniquins temessem serem surpreendidos com um “levanta vagabundo”, o que hoje não mais ocorre. Hoje eles são intocaveis, e nenhuma investigação é feita, graças a desestruturação levada a cabo pelo Secretino.
Os presos mandam nas Cadeias. Nada é investigado. Nenhum “cabeça” ou “frango” é preso há muito tempo. Porém, em contrapartida, não são registradas rebeliões há muito tempo. Será que não existe algo por trás disso tudo?
Não esqueçamos que o Secretino foi SAP antes de ser SSP. Será que isso tudo não foi feito para manter um acordo de não ter rebeliões? Afinal, 100 presidios rebelados repercutiria negativamente para o PSDBosta.
É meus amigos, o MP agindo é uma esperança de luz nestes tempos de trevas.
Pensemos ao invés de criticar. Por isso que a Policia Civil é odiada. Ela pensa!
CurtirCurtir
Para a nobreza de Higienópolis “gente diferenciada”.Para todos os demais,indigência em estado terminal.
A cracolândia é a demonstração incontestável da mais absoluta imprevidência do Estado em gerenciar e resolver problema de natureza social,rotulado indevidamente como de cunho policial.
O que era apenas um grupo de usuários contumazes da nova substância entorpecente conhecida como “crack”, se transformou, por absoluto “olho de vidro” das instituições constituidas deste Estado, em uma verdadeira multidão de doentes desafortunados e desamparados pela sociedade.
Sem entrar no mérito se a intervenção policial foi oportuna ou não, se houve o uso moderado de força ou não, o certo é que a Polícia Militar foi a única instituição que teve e tem a coragem e a iniciativa de tocar na ferida, nem que seja necessário tocá-la com tonfa,outras instituições,voltadas para a defesa dos direitos individuais e sociais indisponíveis,sempre souberam do problema e nada fizeram, aproveitam a oportunidade para, criticando a postura proativa da PM no problema, colher créditos institucionais junto a opinião pública. Pura demagogia.
CurtirCurtir
PARA MIM SÃO TODOS, GOVERNO ESTADUAL, MP, PM, SSP, UNS HIPÓCRITAS, OPORTUNISTAS, IRRESPONSAVEIS, INTERESSEIROS, POLITIQUEIROS, DEMAGOGOS E TUDO MAIS QUE NÃO SERVE AOS INTERESSES DA SOCIEDADE,MESMO SENDO ESTA CAOLHA, ACÉFALA E DESINTERESSADA PELOS PROBLEMAS QUE ATINGEM O SEMELHANTE.
ELES APENAS QUEREM APAREÇER E MOSTRAR QUE FAZEM ALGO (DEIXO BEM CLARO QUE É MELHOR DO QUE NÃO FAZER NADA, EXATAMENTE COMO ESTAVA ANTES), MESMO QUE SEJA DE FORMA ATABALHOADA, DESPREPARADA E SEM COORDENAÇÃO ENTRE OS ORGÃOS QUE DEVEM TRATAR DO ASSUNTO, (SEGURANÇA E SAÚDE PÚBLICA, BEM COMO ASSISTÊNCIA SOCIAL) GERANDO QUE ISSO QUE ESTÁ ACONTECENDO AGORA, QUE É CADA UM DIZENDO QUE FARIA MELHOR QUE O OUTRO, SEM NO ENTANTO NUNCA TEREM TENTADO DE FORMA EFETIVA. CERTAMENTE AS CABEÇAS DE VÁRIOS PRAÇAS IRÃO ROLAR, TALVEZ A DE ALGUM SUPOSTO OFICIAL DAS FORÇAS AUXILIARES, MAS EXECUTIVO E MP IRÃO SE RECONCILIAR E UM LAVARÁ A MÃO DO OUTRO E DANE-SE O RESTO.
E O PINTO JÁ ESTA SE ACHANDO UM VERDADEIRO “GALO DE BRIGA”, PEITANDO ATÉ OS SEMI-DEUSES ( SÓ QUE DESSA VEZ ELE FICOU SOZINHO NA RINHA KKKK….) ACHO QUE NEM TODAS AS BENÇÃOS DE DEUS NOS LIVRAR DA INSANIDADE DESTES HOMENS QUE SÓ PENSAM EM SUAS VAIDADES!!! BALA NELES!!!!!!!!!!!!!
CurtirCurtir
Não é caso de polícia, ok, mas quem deveria tomar providências então, não tomou até hoje, por quê? Quando tudo falha, sempre sobra pra polícia.
CurtirCurtir
coitado daquele sargento nausp humilhado por um que diz ser estudante cabelo rastafari, eu sei que ele fuma maconha olha no face dele , sera que a camera amadora estava la a toa , sera que o pm bateu naquele estudante a toa e o resto da s imagens porque ninguem mostra…… de como aquele rastafari chegou ali quem eo camera porque da provocacao… sei la o governo se acovarda apenas com as imagens de uns que diz que e estudante fuma maconha ,mais nao se comove diante dos cracreiro, no centro que e doente como os estudante da usp, vcs falam que droga e doenca porque nao comecar pela usp tambem, da o mesmo tratamento de choque … realmente
CurtirCurtir
Será que o sujo MPE vai lá em SJRP, onde tem 9000 moradores de um terreno invadido à 8 anos, que estao armados de paus, pedras, foices e outras ferramentas, dizendo que vao resistir a reintegraçao de posse para o LADRAO NAJIS NARAS, já vi este filme em SP, uma noticia na record que uma “juiza” deu reintegraçao de posse para o NAJI(aquele que dava 80.000,00 por mes ao PITTA, cujo o tesoureiro era o KASSAB ) entao os incendios na favelas, desocupaçao da crakolandia e a quase retidada dos comerciantes da Sta. Efigenia tem um dono privatizador NAJI NARAS, parceiro do Daniel Dantas. Essa juiza contrariou o acerto com o governo federal, logicamente esta envolvida com os juizes ladroes que infestam o TJ/SP. Tudo isso daria outro livro, já que a PF tb esta totalmente no bolso do Serra???
CurtirCurtir
Aproveito o tema para divulgar o livro, Uma breve história da polícia no Brasil. Criticas a militarização e seu caráter oligárquico.
Livro:
http://clubedeautores.com.br/book/120489–Uma_breve_historia_da_policia_no_Brasil
Blog.
http://umabrevehistoriadapolicia.blogspot.com/
CurtirCurtir