Artigos do prof. LFG, Manifesto pela Não-Violência 27% dos brasileiros não confiam nada na Polícia Militar
Medir o grau de confiança nas instituições estatais, sobretudo nas que visam a tutelar a segurança, é de extrema importância em um Estado democrático, vez que legitima a atuação de seus agentes no cotidiano da população.
Dentre os levantamentos divulgados pelo Anuário Brasileiro de Segurança Pública 2011 (disponibilizado no Fórum Brasileiro de Segurança Pública), há o que aferiu a Percepção dos Brasileiros sobre Polícia e Segurança Pública, do Sistema de Indicadores de Percepção Social 2010 do IPEA, cujo resultado foi de que 27% da população com mais de 18 anos não confia na Polícia Militar.
Considerados os que confiam na PM, apenas 4,2% confiam muito, 25,1% confiam e 43% confiam pouco. O interessante é que o grau de desconfiança diminui à medida que a idade do cidadão aumenta. Nesse sentido, 34,4% dos jovens entre 18 e 24 anos não confiam na PM, enquanto que apenas 19,7% dos respondentes com 55 anos ou mais não confiam.
Uma das razões para que os jovens não confiem na Polícia, segundo o Anuário, é que eles representam a maior parcela de autores e vítimas de crimes violentos, o que altera sua percepção. Conforme dados do Datasus (Ministério da Saúde), os jovens entre 15 e 29 anos representaram 54,1% das vítimas de homicídio em 2009 (Veja: O extermínio diário da adolescência brasileira: 11 assassinatos por dia e Homens e jovens: principais vítimas de homicídio no país).
Parte dessa desconfiança surge da insegurança (e não segurança) causada pela atuação policial violenta e agressiva no combate aos delitos, onde há enfrentamentos e trocas de tiros, que por vezes envolvem até inocentes, resultando em mortes por todos os lados.
De acordo com a Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo, nos últimos cinco anos (2007/2011), houve um aumento de 13,65% no número de resistências seguidas de morte envolvendo a Polícia Militar. Só na atuação da ROTA (Rondas Ostensivas Tobias de Aguiar) houve um aumento de 63% no mesmo período (O Estado de São Paulo).
Dessa forma, se justifica que a credibilidade da Polícia junto à população seja atingida. Contudo, a falta de confiança da sociedade em seus órgãos e instituições evidencia o equívoco na forma como o Estado lida com suas mazelas, requerendo formas de atuação mais eficazes e menos desastrosas.
A violenta e sangrenta polícia militar programada pelo Estado brasileiro, para fazer à nossa guerra civil (não declarada), ignora completamente uma realidade cruel que é a seguinte: o Brasil é um dos países mais desiguais do mundo e esse é um dos maiores combustíveis na nossa “fábrica” de violência. O Gini, índice que mede a desigualdade social, varia de 0 – 1: quanto mais próximo de 0 mais igualitária é a sociedade. Assim, os índices considerados altos são os que estão a partir de 0,45. O Gini do Brasil é de 0,56, ou seja, a desigualdade no país é muito alta.
Desigualdade alta significa não só a existência de muita gente que é só corpo (sem conhecimento útil incorporado), como a sua desconsideração, chegando ao extremo da sua fácil eliminação, por se tratar de um descartável (economicamente, por não ser consumidor, e fisicamente por não ter conhecimento incorporado). Some-se a isso o nosso ancestral autoritarismo, assim como o controle social militarizado violento. Tudo isso explica porque o Brasil é o campeão mundial em homicídios, em números absolutos (51 mil mortes em 2009).
*LFG – Jurista e cientista criminal. Fundador da Rede de Ensino LFG. Diretor-presidente do Instituto de Pesquisa e Cultura Luiz Flávio Gomes. Foi Promotor de Justiça (1980 a 1983), Juiz de Direito (1983 a 1998) e Advogado (1999 a 2001). Acompanhe meu Blog. Siga-me no Twitter. Assine meu Facebook.
**Advogada e Pesquisadora do Instituto de Pesquisa e Cultura Luiz Flávio Gomes.
” Eu confio e Acredito na Polícia de São Paulo, seja ela Civil ou Militar”….
CurtirCurtir
27% dos brasileiros não confiam nada na Polícia Militar.
Tá.
Mas, na hora que tá F. não pensa duas vezes em ligar no 190……
kkkkkkkkkkkkkk
CurtirCurtir
É isso aí Osvaldo Cardoso, não se esquecem de ligar no 190 e também de criticar depois. Ô povinho mau agradecido!
CurtirCurtir
As vezes eu fico pensando com meus botões, compensa arriscar a vida por um povinho que leva essa frase ao pé da letra “NA HORA DO APERTO, LEMBRAM DE DEUS E CHAMAM A POLÍCIA, PASSANDO O SUFOCO, ESQUECEM DE DEUS E AMALDIÇOAM A POLÍCIA’
CurtirCurtir
Eu acredito. Na PM, na PC, na Federal, na SSP, na Saúde, na Educação, nas boas intensões dos políticos brasileiros e estrangeiros, que o Alkimin é médico (anestesionologista), que Serra é economista e professor, que o PCC se resume a 30 presos, que o ladrão do morumbi foi preso, que a pec (300, 226, 19, 24, de 4) vai passar, que o Olim estava investigando sigilosamente no Guarujá, e tantas outras coisas, que como fui um menino bonzinho o papai noel vai deixar eu sair desse manicômio.
CurtirCurtir
CurtirCurtir
Boa Kremensov,
O Natal está próximo, e NÃO CUSTA NADA ACREDITAR, QUEM SABE NOSSOS SONHOS SE REALIZE, EM ESPECIAL DESSE MANICÔMIO..
Abraços.
CurtirCurtir
A POLÍCIA MILITAR EXISTE PARA SATISFAZER OS INTERESSES DOS OFICIAIS, NÃO DA POPULAÇÃO.
FUI POLICIAL MILITAR DURANTE MUITOS ANOS. QUANDO INGRESSEI, ERA UM IDEALISTA; FUI PRIMEIRO COLOCADO DA MINHA TURMA; TINHA ORGULHO DE VESTIR A FARDA DA PM; PORÉM, AOS POUCOS, FUI ENXERGANDO O QUE REALMENTE ERA A POLÍCIA MILITAR. VEIO A DESILUSÃO, A ANGÚSTIA, A DECEPÇÃO.
TRATA-SE DE UM VERDADEIRO SISTEMA FEUDAL (IDADE MÉDIA), ONDE OS OFICIAIS SUPERIORES SÃO OS SUSERANOS, OS OFICIAIS INTERMEDIÁRIOS E SUBALTERNOS SÃO OS VASSALOS E OS PRAÇAS SÃO OS SERVOS.
A POPULAÇÃO, EM GERAL NÃO TEM NOÇÃO DO QUE É REALMENTE A PM; AS PESSOAS ACHAM QUE SE TRATA DE POLÍCIA SOMENTE. ESQUECEM-SE DO TERMO MILITAR, QUE, NA PRÁTICA, SE SOBREPÕE DE FORMA ESMAGADORA AO ASPECTO POLICIAL. A VIOLÊNCIA POLICIAL PRATICADA CONTRA A POPULAÇÃO, MUITO MAIS COMUM ENTRE POLICIAIS MILITARES, TEM SUA ORIGEM NA VIOLÊNCIA MORAL E PSICOLÓGICA QUE ESSES POLICIAIS SOFREM NO INTERIOR DOS QUARTÉIS. OFICIAIS ENVOLVIDOS EM IRREGULARIDADES E CRIMES GRAVES RARAMENTE SÃO PUNIDOS E SÃO INCLUSIVE, PROMOVIDOS.
O POLICIAL MILITAR PRAÇA TEM QUE DESEMPENHAR DOIS PAPÉIS, PRINCIPALMENTE O DE MILITAR, PARA SUSTENTAR AS PRERROGATIVAS E PRIVILÉGIOS ABSURDOS DOS OFICIAIS. O ASPECTO POLICIAL FICA EM SEGUNDO PLANO. A AULA DE ORDEM UNIDA (PARA SATISFAZER “TESÃO DE ARGOLA” DOS OFICIAIS) TEM MUITO MAIS IMPORTÂNCIA QUE A DE POLÍCIA COMUNITÁRIA.
CurtirCurtir
Eu acredito em bons Policiais.
CurtirCurtir
Ótimo …… para os 27 %
Liguem para a Polícia Civil quando precisarem !!!!
http://www2.policiacivil.sp.gov.br/x2016/endereco2/
anote o numero do fone da Delegacia da sua cidade e ligue sempre que precisar, divulguem
Serão muito bem atendidos
CurtirCurtir
Agora que não é Policial Militar, quando aposentado for pelo INSS, mesmo que pelo teto que eu duvido, ai me diz quem é o escravo, os militares que após a aposentadoria em sua grande maioria, recebem acima do teto da previdência e com apenas 30 anos de serviço ou você com limite de 3.700,00, isto é se tiver mais que 65 anos, quem é o escravo agora, velho e escravo de um salário ridículo, não adianta acordar agora pra você já é tarde ex-PM.
CurtirCurtir
O senhor LFG é um bom exemplo de sucesso pessoal, será que foi desta forma quando promotor e juiz, eu nunca ouvi seus grandes feitos no combate ao crime, como acontece com o Juiz Federal Odilon de Oliveira por exemplo, que está ameaçado de morte pelo crime organizado. Senhor LFG vai ganhar seu dinheirinho suado e deixa de ser especialista em segurança pública, que não é sua praia.
CurtirCurtir
CurtirCurtir
Na civil tirando o dhpp que este sim investiga , e tem muitos honestos o resto da pc so acredita que ela existe aquele que sa mal tratados em dps o sao vitimas de tomadas quando estao errado, a pc so e bem aceita pois faz muitos acertos senao pela organizaao iria ter 90% de insastifacao
CurtirCurtir
Concordo com você cidadão, a PM está para os oficiais assim como a PC está para os delegados… É fato!
CurtirCurtir
Se tá ruim com ela, imagine sem ela!!! Sempre confio na Polícia.
Bandido e corrupto tem em todo lugar. Não é toa que é a minoria.
CurtirCurtir
eu sou policial civil e quando tive que pedir apoio na troca de tiro, adivinha quem vei me apoiar, e claro que a pm, acredito na administração da pm ja a nossa da policia civil e pura coversa de gravatinhas, inuteis.
CurtirCurtir
O GRANDE PROBLEMA É QUE O ZÉ POVINHO É BURRO DEMAIS…
QUANDO NOS REFERIMOS A POLÍCIA MILITAR, SIGNIFICA UMA INSTITUIÇÃO E NÃO ALGUNS POUCOS MAUS PROFISSIONAIS, EU CONFIO E MUITO NA POLÍCIA MILITAR E PODE TER CERTEZA, SEMPRE QUE ESTIVE EM APUROS, NÃO FORAM COLEGAS DA PC QUE CHEGARAM PRIMEIRO, MAS SIM A PM…
CurtirCurtir
kkkkkkkkk policia ja é provado que neste país de bosta ja era a muito tempo mesmo, e acham que são os bons, piada mesmokkkkkkkkkk
CurtirCurtir
Mal orientado está o nosso cidadão. A pergunta deveria ser bem formulada. De o porque não confia.
Ai ele ia dzizer que demorou o atendimento, que não resolveu o problema, que não fez nada etc…
Aí sim vc vê que a culpa é do sistema, que não paga bem, não fornece de fato os recursos materiais e humanos, que em caso de furto o caso é da PC, que o inquerto é da PC, que enfrenta problemas de falta de pessoal e material, que o Delegado não esta no plantão para fazer isso ou aquilo. Que pena…
CurtirCurtir
É engraçado como fala da PC como se a PM fosse uma maravilha ne?
Pelo que eu saiba as duas instituições possuem graves problemas e só existe uma parte do povo que confia nas mesmas por não conhecerem a realidade das policias, pq se conhecessem iriam ficar desesperados.
Sem contar que, num estado democrático de direito, existir uma polícia Militar é um absurdo, uma polícia criada para proteger o estado e não o cidadão.
Quem sabe algum dia algum governante sério, que não apareceu até os dias de hoje, não acabe com essa palhaçada de duas polícias e uma delas ainda por cima militar, assim que sabe, com uma polícia só as coisas caminhem de forma mais satisfatória.
Mas como eu nao acredito nisso, haja vista o lobe dos oficiais e dos delegados, mais dos oficiais é claro, espero que os próprios policiais passem a cumprir de verdade o seu papel constitucional de maneira legalista e não cometendo irregularidades para justificar uma prisão.
Abraço
CurtirCurtir
Até porque são como abelhas, quando não estão voando estão fazendo cera ou ferrando os outros!!!!!!!!!!!!!!
CurtirCurtir
a reportagem na tv record da conta que o estado de sao paulo e o grande distribuidor de drogas do pais segundo dados da policia federal, e tambem afirma que o traficante nem estaria mudando para sao paulo, com o apoio do pcc, e enquanto todos ja sabem disto, o nosso secretario, bem como os delegados que hoje mandam na policia civil, nem sabem destas informações, grandes administradores, estes, enquanto a banda passa, o governador anuncia mais concursos, para investigadores, caso este minha carreira, que nem sei ao certo que carreira tenho pois o sr d. geral, juntamente com o sr. pinto e o nosso governador talvez mudem o nome para agente operacional, e com o agregamento dos carcereiros que irão se transformar em investigadores , ou sei la o nome.
E nossa associação, esta ja saiu de ferias esperando o momento certo de gastar nosso gordo salario.
Dr. Guerra, acredito que seja hora de tocar na ferida, no cerne deste grave problema, qual a função do investigador ? quais suas garantias para uma investigação? qual a lei que da atribuições a este funcionário publico?, e ao final, qual a função exata de nossos colegas agentes? estes a anos tem sua função distorcida, exercendo investigações, e ganhando menos que nos. Talvez seja a hora de denunciarmos estes desvios ou quem sabe resolver de forma efetiva tal distorção.
Segundo informações do nosso governador, carcereiros irão ser agrupados e mandados para exercer a função de investigador de policia, pergunto isso pode? Existe amparo legal?
Segundo colegas de nossas corregedorias, estas funções destorcidas não são problema deles, e me pergunto de quem sera? Talvez do nosso DG, que nem sabe o que fazer com seu poder.
Com 22 anos de policia fico a me perguntar quando os problemas serios da policia serão resolvidos.
Para aqueles que sabem o que estou falando uma sugestão, NÃO RECISAMOS AUMENTAR O EFETIVO DE INVESTIGAÇÃO, MAS AUMENTAR O EFETIVO DE ESCRIVÃOS POIS E SOBRE HUMANO TOCAR 350 IPs, ENTÃO PORQUE NÃO MANDAR ESTE NOVO EFETIVO PARA ESTA CARREIRA TÃO IMPORTANTE NA POLICIA.
seria interessante falar neste blog sobre estes problemas. no QAP
CurtirCurtir
FOI PRESO NO RIO DE JANEIRO O TEN CEL DJLAMA BELTRAMI, COMANDANTE DO 7 BPM (ALCANTARA), O MESMO BATALHÃO QUE FOI COMANDADO PELO TEN CEL CLAUDIO ENVOLVIDO NA MORTE DA JUIZA PATRICIA ACIOLI.
A OPERAÇÃO DEZEMBRO NEGRO, CUMPRE 13 MANDATOS DE PRISÃO CONTRA POLICIAIS MILITARES ACUSADOS DE RECEBEREM PROPINA DE TRAFICANTES.
BELTRAMI TAMBEM EX ARBITRO DE FUTEBOL, FICOU FAMOSO POR TENTAR RECEBER AS GLORIAS DURANTE A TRAGEDIA DE ESCOLA DE REALENGO, ONDE O SARGENTO MARCO ALEXANDRE E O CABO FELICIANO SALVARAM OS DEMAIS ALUNOS DAQUELA ESCOLA.
AO CHEGAR NO LOCAL DA TRAGÉDIA, CORREU PARA OS REPÓRTERES, INSINUANDO QUE ELE HAVIA COMANDANDO TODA A OPERAÇÃO SALVANDO TODAS AQUELAS VIDAS.
SÓ QUE AO OUVIREM AS TESTEMUNHAS DEDUZIRAM QUE OS PRAÇAS É QUE ERAM OS VERDEIROS HERÓIS;
ALEM DE FANFARRÃO, ERA UM DOS INTEGRANTES DA QUADRILHA DO CAVEIRA 37, JUNTAMENTE COM CLAUDIO HOJE DETIDO NO PRESÍDIO DE SEGURANÇA MÁXIMA DE CAMPO GRANDE-MT.
CurtirCurtir
Bom Dia!
Senhoras e senhores.
Estatisticamente é sempre bom mostrar números, mas, se observarmos atentamente ou friamente, observará que muitos números “podem” ser facilmente maquiados ou fraudados por pura conveniência de alguém que insiste em continuar a conduzir e distribuir várias informações distorcidas para simplesmente fugir dos olhares comuns das irregularidades aparentes e que não têm o menor interesse em mostrá-las.
Vejamos como exemplo de muitas pessoas que realmente são vítimas de pequenos furtos e que não confeccionam Boletins de Ocorrência, por simplesmente acharem que de nada adiantaria. Ou, de indivíduos que queimam a cara e resolvem problemas diários, muitas vezes por incompatibilidades ou outros assuntos, sem de fato ligar para 190, fazendo assim, numa cidade como São Paulo, que atualmente possui uma média de 20 milhões de pessoas, pensar-se em estatísticas muito mais elevadas.
Não sou pessimista nem tão pouco arrogante, mas, muitas destas avaliações ou amostragens, fogem em muito da nossa realidade.
Apesar de tudo, positivos ou não, devemos olhar com muita clareza estes números e encará-los como preocupantes e, tanto a Polícia Militar, a Polícia Civil ou o próprio Governo, devem fazer um melhor trabalho de campo e, exigir e fiscalizar as outras Instituições Públicas para que façam seus deveres de casa e que não fiquem escondidas ou deixando muitas vezes a desejar.
Agora, que algumas pessoas adoram este descalabro para obter alguma vantagem, disto eu não tenho dúvidas. Existe muita coisa por trás disto tudo e, nos cabe apenas olhar ou observar mais atentamente para assim termos uma melhor noção a respeito de tudo.
As eleições estão chegando.
Caronte.
CurtirCurtir
XIIIIIIIIIIIII!
TELHADA SE PREPARA QUE SE SEGUIREM O EXEMPLO DO RIO, A TUA BATATA TÁ ASSANDO.
MESMO NA RESERVA OU EM SUB-PREFEITURA, AINDA CONCORRE AS PENAS DA LEI, COMEÇE A CAMPANHA PARA DEPUTADO, POIS SEM IMUNIDADE PARLAMENTAR É CANA CERTA.
VAMOS VER QUANDO O PRIMEIRO FANFARRÃO ABRIR O BICO E ENTREGAR O PINTO E O ZERO DOIS.
CurtirCurtir
O TEN CEL DJLAMA BELTRAMI, É PAULISTA AGORA VAI APITAR JOGO DE FUTEBOL NO BEP OU EM BANGU UM. KKKKKKKKKK
DIZEM QUE ERA UM DOS MAIORES “ARREGADORES” DO OFICIALATO DA PM DO RIO, AO LADO DO TEN CEL CLAUDIO, HOMENS DE CONFIANÇA DO EX COMANDANTE GERAL MARIO SERGIO O FAMOSO “CAVEIRA 37”.
OS COXAS DE ESTRELA DO RIO ESTÃO CAINDO UNS ATRÁS DOS OUTROS, TAMBÉM COM UM SECRETÁRIO SÉRIO COMO O JOSE MARIANO BELTRAME.
SABE QUANDO SÃO PAULO IRÁ SEGUIR O EXEMPLO DO RIO DE JANEIRO?
R. QUANDO O MORCEGO DOAR SANGUE É O SACI CRUZAR AS PERNAS.
LEMBRANDO QUE O SECRETARIO DE SEGURANÇA DO RIO ERA DELEGADO DA PF, NÃO EX OFICIAL DA PM.
CurtirCurtir
Eu gostaria que fizessem uma pesquisa dessa com a PC. Gostaria de saber o que a opinião pública pensa sobre a atuação da PC.
CurtirCurtir
Qualquer pesquisa sobre a qualidade dos serviços policiais, independente da instituição, terá resultados similares.
Culpa da polícia? Dos policiais? Do governo? Do próprio povo?
Infelizmente a resposta é sim e não para todas as questões.
A culpa da polícia aparece quando não se moderniza e quando alguns policiais atendem mal ou se corrompem, notem que afirmo alguns policiais, mas infelizmente o errado recebe mais propaganda que o correto, uma notícia de maus policiais é veiculada por semanas, agora os bons trabalhos nem são citados.
O próprio povo tem sua parcela de culpa, nossa sociedade valoriza a denominada “lei de Gerson”, basta ver que aqueles que reclamam da polícia são os mesmos que, quando em situação irregular, pedem que policiais “quebrem o galho”. Pior ainda quando vemos o mal uso do disque-denúncia, que serve mais para sacanear o vizinho indesejado que para oferecer informações às polícias.
De todos envolvidos, a maior parte da culpa é do Governo, que não oferece recursos adequados, faz uso político da segurança pública e nunca ataca o problema da forma que precisa.
A melhor pesquisa deveria buscar além da opinião sobre a polícia, qual a solução e, principalmente, o que o entrevistado faz/fez para ajudar a mudar a situação que acredita errada.
Certa vez, um Tenente-Coronel da PMERJ disse a frase que entendo melhor representar a atividade policial: “Somos os indesejáveis, comandados pelos os incompetentes, fazendo o indispensável para os ingratos!”
CurtirCurtir
A população tem a policia que merece!!!!!!!!!!!!!!!
CurtirCurtir
só 27%?????
este povinho precisa estudar muito, mesmo.
com um pouco mais de cultura NINGUÉM acreditaria mais em conversinha de coxinha.
pm só existe pra matar nordestino, pretos, pobre e chupinhar o erário público com aquela pompa e a inveja que é o hino deles. vão pra merda
CurtirCurtir
Eu nao confio no PM que ganha 2 mil por mes para arriscar a vida para proteger ingratos.
Eu confio nos politicos que ganham 100 mil por mes, fazem belos discursos, estao sempre sorridentes.
Viva o Brasil!
CurtirCurtir
Segunda-feira, 19/12/11 – 14:31
“Nunca se investiu tanto em segurança como neste ano”
A Polícia Militar recebeu do Governo do Estado de São Paulo, às 10h30 de hoje (19), na Praça da Sé, Centro da capital, um reforço de 320 novas motos destinadas à Rocam (Rondas Ostensivas com Apoio de Motocicletas) e ao 2º Batalhão de Policiamento Choque da Capital (BPChq). Participaram do evento o governador Geraldo Alckmin, o secretário da Segurança Pública, Antonio Ferreira Pinto, e o comandante-geral da PM, coronel Álvaro Batista Camilo, entre outras autoridades.
A frota da Rocam recebeu um aumento de 300 motos da marca Honda, modelo XRE 300 cilindradas. Como lembrou o governador, “a Rocam é um policiamento ágil, especialmente nas grandes cidades, onde o problema do trânsito faz do policiamento com motos muito mais eficiente”. O 2º BPChq recebeu 20 motos, modelo Transalp 700 cilindradas, ideal para escoltas e que terá sua estreia amanhã (20), acompanhando o time do Santos do Aeroporto de Cumbica à Vila Belmiro. As motos serão distribuídas na capital e em todo o Estado.
No evento, Ferreira Pinto lembrou as principais ações feitas durante o ano, entre elas, a criação das Centrais de Flagrantes, a reformulação do Detran (Departamento Estadual de Trânsito), a ampliação dos serviços da Delegacia Eletrônica e a criação de uma delegacia de latrocínios. “Nunca se investiu tanto na segurança pública como neste ano. Em um ano de governo, tivemos a oportunidade de admitir mais de 6.000 profissionais na Polícia Militar e 967 na Polícia Civil”, afirmou.
O secretário revelou ainda que antecipou a extinção do cargo de carcereiro, transformando-o em agente policial, a abertura de concurso para agente policial e a admissão de mais de 1.100 investigadores de polícia e 900 escrivães. Para a PM, com a entrega de mais 314 motos em janeiro de 2012, o total será de 1.654 veículos novos.
Henrique Augusto Pires
FONTE: http://www.ssp.sp.gov.br/noticia/lenoticia.aspx?id=26464
CurtirCurtir
“Nunca se investiu tanto na segurança pública como neste ano. Em um ano de governo, tivemos a oportunidade de admitir mais de 6.000 profissionais na Polícia Militar e 967 na Polícia Civil”
Só esqueceu de informar que a admissão na PM é constante e sempre neste patamar de 6.000 policiais ao ano, ao passo que os 967 policiais civis citados são resultantes de concursos ocorridos em 2008 e 2009.
CurtirCurtir
Como diria um mc’s da vida:
.
.
“NÃO CONFIO NA POLÍCIA RAÇA DO CARALHO”
CurtirCurtir
“SE ELES ME ACHAM BALEADO NA CALÇADA CHUTAM MINHA CARA E GOSPEM EM MIM, EU SANGRARIA ATE A MORTE JÁ ERA UM ABRAÇO, POR ISSO A MINHA SEGURANÇA EM MESMO FAÇO….”
CurtirCurtir
VOU DAR MINHA PALAVRA TAMBÉM
ACREDITO EM PAPAI NOEL,GUINOMO,RENA,PINOQUIO,DUENDE,LOBO MAU,ETC ETC ETC
FUI
CurtirCurtir
Achei, por demais, interessante tal pesquisa…
27% da população NÃO confia em nada na Polícia Militar
ou outros 73% da população NÃO confia, em NADA, na Polícia Civil
CurtirCurtir
Bom Dia!
Senhoras e Senhores.
Uma vez mamãe disse:
“Meu filho tenha fé, nunca estará desamparado e seu caminho sempre será abençoado, muitas portas se abrirão e o inimigo diante de sua luz riqueza força e humilde sabedoria, se acovardará e se distanciará. E, ao seu lado somente permanecerão os justos”.
Hoje refazendo apontamentos e revendo conceitos, elaboro com perfeição uma relação de amigos e, diante disto tudo, digo aos Senhores com propriedade que por mais que eu tenha nesta minuta vida peregrinado em estradas escuras e tortuosas, nunca e em momento algum, deixei de conquistar ou angariar amizades e, por mais que alguns ainda tenham tentado impregnar ou desvirtuar os verdadeiros valores, estes, nunca foram infectados ou abalados.
Os anos se passando com infinitas almas arrebanhadas e ainda assim me vejo na obrigação e no dever de continuar como timoneiro para o paraíso.
Destes numerosos amigos conquistados, alguns já partiram para o descanso merecido, mas, sempre terei em minha mente, recordações e plena convicção de que nunca os esquecerei ou os deixarei de lado ou em segundo plano.
Afinal!
Apesar de ter adquirido algumas cicatrizes e ossos quebrados e em alguns breves momentos ainda me foram demasiadamente difíceis, pressinto que de fato e apesar de tudo, me foram extremamente salutares e gratificantes, estas adversidades da vida de poder encarar o inimigo sempre de frente, me serviram para ter a grata visão de poder vislumbrar com tenacidade o verdadeiro valor da vida e da alma.
Por isto sempre digo: “Guerreiro Caído não é Guerreiro Vencido”.
“FELIZ NATAL e um próspero ANO NOVO”. Que os seus estejam em paz com Deus e seus lares protegidos de todos os males.
Caronte.
CurtirCurtir
NA HORA DO PERIGO AS PESSOAS PENSAM EM DEUS E NA POLÍCIA.
PASSADO O PERIGO, AS PESSOAS SE ESQUECEM DE DEUS E EXECRAM A POLÍCIA.
É SEMPRE ASSIM E VAI SER SEMPRE ASSIM. INFELIZMENTE VIVEMOS EM UM PAÍS
ONDE SÓ SE CRIAM DIREITOS PARA OS CIDADÃOS, MAS DEVERES, NENHUM.
TODO MUNDO ACHA QUE TEM DIREITO DE TUDO, MAS NÃO QUER TER DEVER DE NADA.
DEMOCRACIA É ASSIM, TEM QUE SE CRIAR OS DIREITOS PARA OS CIDADÃOS, MAS TAMBÉM TEM QUE SE EXIGIR OS DEVERES PARA QUE SE TENHA DIREITOS, SE NÃO, VIRA O QUE É O BRASIL HOJE.
CurtirCurtir
Só pode ser piada… ligar para a delegacia? Não, não… eu realmente não acredito no que o colega escreveu!
Com a vontade que muitos colegas tem de atender ao público, imagino o escrivão atendendo:
– Alô, é da delegacia?
– É sim, Fala logo o que você quer!
– Eu fui assaltado!
– Perdeu preibói. Liga pros gambé. Estou ocupado comendo meu sanduíche. Espere a troca do prantão (sic) e liga de novo.
Tá… conta outra. Ligar na delegacia foi muito hilário.
Caio
CurtirCurtir
Um besta e um idiota… Desde quando o atendimento de ocorrências é atribuição da Polícia Civil?
Aliás, o atendimento prestado pela PM não é nenhuma maravilha, mas poderia ser bem melhor se os PMs fizessem apenas as suas atribuições e não ficassem querendo realizar as tarefas de outras instituições.
CurtirCurtir
EXATO! O problema do Brasil não é ter duas polícias, não é ter três, quatro, cinco, “mil” polícias. O problema é que uma quer fazer o serviço da outra.
Nos EUA são mais de “X” (50? 100?) policias diferentes (da cidade, do condado, estadual, federal, ATF, FBI – e até os correios tem sua própria polícia!). Só que lá a jurisdição é CLARA e ninguém morde o filão do outro. NInguém pendura a jaca no pescoço para aparecer. Não há “estabilidade” no emprego – fez besteira? vai tomar no roskofó!
No Brasil… a polícia judiciária quer dar uma de ostensiva, patrulhando ruas e dando blitz em churrascarias e restaurantes caros. Ué? Não é “cada macaco no seu galho”?
Só a PM está fazendo o serviço alheio. Tá… me engana, vai! :-)
Caio
CurtirCurtir
O CIDADÃO BRASILEIRO QUE GANHA 1 SALÁRIO MÍNIMO TEM QUE ARCAR COM SUA MORADIA, SEJA PAGANDO ALUGUÉIS OU CONSTRUINDO UMA CASINHA AOS POUCOS. JÁ OS MAGNATAS DO PODER RECEBEM POUPUDOS VALORES A TÍTULOS DE AUXÍLIO MORADIA. ESSE BRASIL PRECISA DE UMA SUPER DOSE DE VERGONHA.
21/12/2011 – 13h01
Peluso, que recebeu R$ 700 mil do TJ-SP, defende Lewandowski
PUBLICIDADE
MÔNICA BERGAMO
COLUNISTA DA FOLHA
O presidente do STF (Supremo Tribunal Federal), Cezar Peluso, fez uma nota para defender a decisão do ministro Ricardo Lewandowski, que suspendeu inspeção feita pelo CNJ (Conselho Nacional de Justiça) na folha de pagamento do Tribunal de Justiça de São Paulo.
Lewandowski recebeu pagamentos sob investigação, feitos a todos os desembargadores da corte por conta de um passivo trabalhista da década de 90.
Leia a íntegra da nota em que Peluso defende decisão de Lewandowski
Ministro do Supremo beneficiou a si próprio ao paralisar inspeção
O próprio ministro Peluso, que, como Lewandowski, foi desembargador do TJ paulista, recebeu recursos desse passivo.
Ele recebeu R$ 700 mil. Peluso considera que, apesar dos recebimentos, nem ele nem Lewandowski estão impedidos de julgar ações sobre o tema porque os ministros do STF não se sujeitam ao CNJ.
Portanto, não seria possível falar que agem em causa própria ou que estão impedidos quando julgam a legalidade de iniciativas daquele órgão, já que não estão submetidos a ele, e sim o contrário, de acordo com a Constituição e com decisão do próprio STF.
A corregedoria do CNJ iniciou em novembro uma inspeção no Tribunal de Justiça de São Paulo para investigar pagamentos que magistrados teriam recebido indevidamente junto com seus salários e examinar a evolução patrimonial de alguns deles, que seria incompatível com sua renda.
Um dos pagamentos que estão sendo examinados é associado à pendência salarial da década de 90, quando o auxílio moradia que era pago apenas a deputados e senadores foi estendido a magistrados de todo o país.
Em São Paulo, 17 desembargadores receberam pagamentos individuais de quase R$ 1 milhão de uma só vez, e na frente de outros juízes que também tinham direito a diferenças salariais.
Tanto Peluso quanto Lewandowski dizem ter recebido menos do que esse valor.
Lewandowski afirmou ontem, por meio de sua assessoria, que se lembra de ter recebido seu dinheiro em parcelas, como todos os outros.
O ministro disse que o próprio STF reconheceu que os desembargadores tinham direito à verba, que é declarada no Imposto de Renda. Ele afirmou que não entende a polêmica pois não há nada de irregular no recebimento.
A corregedoria tem deixado claro desde o início das inspeções que não está investigando ministros do STF, e sim procedimentos dos tribunais no pagamento dos passivos da década de 90. Ou seja, quem está sob investigação são os tribunais, e não os magistrados, que eventualmente se beneficiaram dos pagamentos.
O órgão afirmou ontem ainda, por meio de nota, que não quebrou o sigilo dos juízes e informou que em suas inspeções “deve ter acesso aos dados relativos à declarações de bens e à folha de pagamento, como órgão de controle, assim como tem acesso o próprio tribunal”. Disse também que as informações coletadas nunca foram divulgadas.
No caso de São Paulo, a decisão do Supremo de esvaziar os poderes do CNJ suspendeu investigações sobre o patrimônio de cerca de 70 pessoas, incluindo juízes e servidores do Tribunal de Justiça.
Liminar concedida anteontem pelo ministro Marco Aurélio Mello impede que o conselho investigue juízes antes que os tribunais onde eles atuam analisem sua conduta –o que, na prática, suspendeu todas as apurações abertas por iniciativa do CNJ.
No caso de São Paulo, a equipe do conselho havia começado a cruzar dados da folha de pagamento do tribunal com as declarações de renda dos juízes. O trabalho foi paralisado ontem.
Leia a íntegra da nota de Peluso:
“O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Cezar Peluso, repudia insinuações irresponsáveis de que o ministro Ricardo Lewandowski teria beneficiado a si próprio ao conceder liminar que sustou investigação realizada pela Corregedoria do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) contra magistrados de 22 tribunais do país. Em conduta que não surpreende a quem acompanha sua exemplar vida profissional, o ministro Lewandowski agiu no estrito cumprimento de seu dever legal e no exercício de suas competências constitucionais. Inexistia e inexiste, no caso concreto, condição que justifique suspeição ou impedimento da prestação jurisdicional por parte do ministro Lewandowski.
Nos termos expressos da Constituição, a vida funcional do ministro Lewandowski e a dos demais ministros do Supremo Tribunal Federal não podem ser objeto de cogitação, de investigação ou de violação de sigilo fiscal e bancário por parte da Corregedoria do Conselho Nacional de Justiça. Se o foi, como parecem indicar covardes e anônimos “vazamentos” veiculados pela imprensa, a questão pode assumir gravidade ainda maior por constituir flagrante abuso de poder em desrespeito a mandamentos constitucionais, passível de punição na forma da lei a título de crimes.”
CurtirCurtir