Simplesmente vergonhoso, se real e acredito que seja o fato de presas do sistema penitenciário sob a direção do senhor Lourival Gomes, darem a luz algemadas, inclusive pelos pés.
Talvez esse comportamento e a apatia do Governador do Estado em tomar providências, levem este país novamente às barras dos Tribunais Internacionais, por graves violações dos Direitos Humanos, como já ocorreu quando o senhor Ferreira Pinto era o Secretário de Assuntos Penitenciários e, deixou presos sem atendimento médico, ao relento, sem comida em retaliação a uma rebelião.
Nem na época do malfadado regime militar as mulheres presas pelo famigerado DOI-CODI eram submetidas a tal tratamento ao darem a luz, envergonho-me de ser chamado de ser humano quando vejo tais noticiais e, o senhor Governador é médico, portanto, muito mais do que eu deveria se sentir se não revoltado, envergonhado, pois o Secretário de Assuntos Penitenciários é seu subordinado.
Filósofos de plantão discutem o porquê tantas crianças envolvidas no crime, talvez a resposta esteja na maneira que vem ao mundo, talvez tenha se esquecido o Secretário Lourival Gomes, que desde Tiradentes a pena não vai além do agente, portanto se a mãe é criminosa, o filho não pode e não deve ser penalizado, com a palavra o Ministério Público, fiscal da Lei, que tem a obrigação de tomar alguma providência e, até agora não vi nenhuma.
Procuro entender por outro lado o que está ocorrendo com a Segurança Pública no Estado de São Paulo, é inconcebível, é imoral e também uma total falta de competência o que está acontecendo no bairro do Morumbi.
Que providências está tomando o Secretário de Segurança Pública?
Vejo viaturas, Mitsubishi nova com a Polícia Militar e me pergunto: Isso resolve a situação?
Óbvio que não! Constitucionalmente é função da Policia Militar o policiamento ostensivo e repressivo e a Policia Civil, a policia investigativa, trocando em miúdos, a Policia Militar tem a obrigação de combater, ou pelo menos tentar evitar que o crime aconteça e, a Polícia Civil investigá-lo depois do ocorrido.
Da maneira que as coisas vão parece que só a Policia Civil tem trabalhado, investigando a posteriore, pois a Policia Militar está demonstrando-se incapaz de combater a criminalidade, talvez culpa da falta de comando.
Enquanto isso policiais civis são acuados pela Corregedoria, comandada diretamente pelo gabinete do Secretário, parecendo ter se transformado, não em casa censora, mas sim em instrumento de pressão e de retaliação a todos aqueles que não se portam como vassalos da Administração Superior, haja visto o caso mais emblemático, Conde Guerra, aquele que foi punido sem nenhum crime ter cometido.
Está na hora de os dois Secretários se afastarem de seus cargos, não é mais possível convivermos com as coisas como estão, não é mais possível aceitarmos calados, nós sociedade civil, a perseguição desenfreada e, o terror incutido em Policiais Civis que hoje tem medo até de trabalhar, pois qualquer denuncia mesmo injustificada é o suficiente para instauração de processos administrativo que com certeza terminarão de forma dramática para o policial e sua família, pois já não acredito em uma Corregedoria independente e livre de pressões.
É necessário uma Corregedoria? Por certo que sim, mas independente, serena e livre de pressões.
Caberia ao Delegado Geral se rebelar contra isso, pois nossa Constituição é muito clara, a Policia Civil será dirigida por um Delegado de Policia de carreira, não esta escrita que o Chefe de Policia é o Secretário de Segurança, em minha óptica, o Secretário de Segurança é simplesmente um cargo político, um elo de ligação entre o Governo do Estado e as duas Policias, portanto não é seu chefe.
Infelizmente as pessoas se agarram a cargos e cadeiras, não se preocupando com seus subordinados.
Mas para esses com certeza a história se encarregará de mostrar quem é quem.
Volto a dizer, pobres Policiais Civis do Estado de São Paulo! Meus respeitos a todos aqueles que passam as noites acordados em ambientes insalubres deixando suas famílias, correndo risco de vida, ganhando um salário aviltante ara que nós,povo possamos dormir em paz.
João Alkimin
João Alkimin é radialista – showtime.radio@hotmail.com – RÁDIO
http://www.vejosaojose.com.br/joaoalkimin.htm
Vídeo e imagens gentilmente subtraídos da TV Bandeirantes.




