Inaptidão jurídica + vontade de honorário + sadismo = PGE 33

Justiça absolve escrivã por arma furtada dentro de delegacia

        A 2ª Câmara de Direito Público do Tribunal de Justiça de São Paulo manteve decisão que negou indenização por danos materiais decorrentes do furto de uma arma de fogo em uma delegacia.         A Fazenda do Estado de São Paulo ajuizou ação em razão do furto da arma, que estava sob custódia da Polícia Civil para perícia. Alegou que o armamento estava sob a guarda de uma servidora, escrivã de polícia, e que esta não agiu com a cautela e zelo necessários para evitar o ocorrido, devendo, pois, ressarcir os cofres públicos pelo prejuízo causado.         A servidora contestou a ação sustentando que apenas constatou a ausência da arma. Alegou a inexistência de culpa pelo furto, uma vez que o Estado não fornece as condições necessárias para a guarda segura de armas e pediu a improcedência da ação.         A juíza Cynthia Thomé, da 6ª Vara da Fazenda Pública, entendeu que a ação não procede porque não ficou demonstrada qualquer responsabilidade da ré no evento. De acordo com o texto da sentença, “a escrivã não dispunha das mínimas condições de cumprir a obrigação imposta de depositária uma vez que o Estado não fornecia local adequado para a guarda do armamento e outros materiais apreendidos. Tudo era colocado em um armário de aço fechado com simples cadeado que se encontrava em local de grande circulação de pessoas, quando deveria ser colocado em um cofre seguro e vigiado”.         A Fazenda do Estado de São Paulo alegou que competia à apelada zelar pelo patrimônio público, logo, pode lhe ser imputada a responsabilidade pelo furto ocorrido dentro do seu departamento.         De acordo com o relator do processo, desembargador José Luiz Germano, a apelada consignou que, além dela, outros dois escrivães também tinham acesso à chave e consequentemente, ao armário onde estava guardada a arma. “Não se pode imputar a responsabilidade à apelada. Para a caracterização da responsabilidade civil clássica, necessária se faz a conjugação de quatro elementos fundamentais: ação ou omissão, dano, nexo de causalidade e culpa. A ausência de qualquer deles afasta a responsabilização civil. Não há nexo de causalidade entre o sumiço da arma e a conduta da apelada”, concluiu.

 Os desembargadores Alves Bevilacqua (revisor) e Samuel Júnior (3º juiz) também participaram do julgamento e acompanharam o voto do relator, negando provimento ao recurso.

        Comunicação Social TJSP – AG (texto) / DS (foto ilustrativa)         imprensatj@tjsp.jus.br

Um Comentário

  1. VAMOS FALAR DO CADIN ESTADUAL, DA FAZENDA IMPUDÍCA . . . ??? ESTE ROBOT ACEFALO A SERVIÇO DOS DESMANDOS DAS CANETAS DOS EXECUTIVOS INIMPUTÁVEIS !!!

    Curtir

  2. Até hoje não entendo o por quê, escrivão de policia vai trabalhar armado dentro de uma delegacia. Lugar de arma é na cintura, quem fica sentado o dia interio dentro de um prédio mechendo com papel nao precisa de arma.

    Vamois lançar uma campanha: ESCRIVÃES TROQUEM SUAS ARMAS POR COMPUTADORES NOVOS. Assim não teremos mais problemas como esse.

    Curtir

  3. GRANADEIRO JUMENTO… São pessoas como você que nem deveriam estar na Polícia!!! Pelo pouco que entendi, a escrivã não perdeu a própria arma, mas uma que provavelmente estava apreendida (…que estava sob custódia da Polícia Civil para perícia). Agora a sua grande sabedoria não conseguiu entender isso… Depois vem com relatórios de investigação do gênero “não logramos êxito em localizar o autor dos fatos”. Faça um favor à você mesmo… Aprenda a ler!

    Curtir

  4. Se sua irmã começar a ajudar a investigar, com certeza os relatórios serão positivos.

    Curtir

  5. Bom Dia!

    Senhoras e Senhores.

    Realmente muitas vezes pecamos porque não reclamamos. Sim!! Não reclamamos.

    E os Senhores sabem por que não reclamamos às esferas competentes?

    R – Simplesmente por alguns bons motivos:

    1) – Porque não queremos levar “bondes” ou alguma punição indevida ou injusta:

    2) – Porque na maioria das vezes estas manifestações de contrariedade contra alguns administradores, não são entendidas como “alertas”, mas sim como síndrome de revoltado, de insatisfeito ou até mesmo como o famoso “Isqueirinho”; e,

    3) – Porque jamais em tempo algum o seu Chefe direto enxergará este manifesto como sendo construtivo, mas sim como: “Querem acabar comigo ou tomar a minha cadeira”.

    Em alguns casos nossos Chefes a priori, deveriam saber mais do que nós, mas como se trata de cargo de confiança, nossos Diretores nem sempre colocarão nestes cargos pessoas que realmente possuem zelo, cuidado, conhecimento ou perspicácia, e sabem o por quê?

    R – Porque na maioria das vezes estes “capazes” possuem vontade própria e sabem conduzir sozinho um Departamento e, smj, acabam definitivamente com os falsos brilhos e o serviço acaba desarticulando alguns diagramas e, por isso tão somente, ficam mofando em algum Plantão de Distrito.

    Pecamos também por abaixar a cabeça e a guarda no momento oportuno, quando de fato deveríamos estar com a cabeça erguida e enfrentá-los de igual para igual.

    Temos que deixar de ter medo de fantasmas punitivos e começarmos a nos unir e para que juntos possamos ter e exigir mais dignidade e valorização profissional.

    Pecamos porque somos humanos, mas tudo isto é sinal de demonstração de responsabilidade e que sempre assumimos nossos erros publicamente, ao passo que alguns somente ficam em cima do muro esperando covardemente à hora passar e ficarem ilesos.

    Nunca em tempo algum, devemos deixar cair à peteca;

    Nunca em tempo algum devemos nos esmorecer diante das adversidades; e,

    Nunca em tempo algum devemos mostrar cansaço ou desconhecimento de causa para o inimigo, por isto sempre se calçe por todos os lados.

    Caronte.

    Curtir

  6. Os advogados sim é que foram negligentes e imprudentes na imputação de responsabilidade sobre os ombros cansados da escrivã, criatura que mais
    sofre na instituição e que deveria ser mais valorizada. Negligentes por não
    saber quem realmente poderia ter responsabilidade pelo furto da arma.
    Não devem conhecer o funcionamento da delegacia e quando não se conhece
    um mecanismo é imptudente tomar decisões,principalmente se tais decisões
    acarretem a desgraça de alguém. Esperemos que depois desse passa moleque
    aprendam a ser cautelosos.

    Curtir

  7. granadeiro :Até hoje não entendo o por quê, escrivão de policia vai trabalhar armado dentro de uma delegacia. Lugar de arma é na cintura, quem fica sentado o dia interio dentro de um prédio mechendo com papel nao precisa de arma.
    Vamois lançar uma campanha: ESCRIVÃES TROQUEM SUAS ARMAS POR COMPUTADORES NOVOS. Assim não teremos mais problemas como esse.

    Para de falar merda caralho, escrivão de policia é policial “porra” tem sim que andar armado em serviço!!!!!!!!!!!!!

    Curtir

  8. O escrivão de policia são os que mais trabalham nessa porra de policia, ou alguem tem duvida disso, sou Aux. de Papiloscopista Policial e vejo o quanto eles se fodem nos DPs da vida.
    Chego nas delegacias e vejo os policiais de todas outras carreiras de boa ou literalmente cosando o saco, já o escrivão tá sempre se fudendo trabalhando, eles sim merecem salário de nivel superior.

    Curtir

  9. granadeiro :
    Se sua irmã começar a ajudar a investigar, com certeza os relatórios serão positivos.

    isso é que eu chamo de um argumento fundamentado!

    Curtir

  10. granadeiro :
    Até hoje não entendo o por quê, escrivão de policia vai trabalhar armado dentro de uma delegacia. Lugar de arma é na cintura, quem fica sentado o dia interio dentro de um prédio mechendo com papel nao precisa de arma.
    Vamois lançar uma campanha: ESCRIVÃES TROQUEM SUAS ARMAS POR COMPUTADORES NOVOS. Assim não teremos mais problemas como esse.

    Já vi muita gente escrever coisa fora de propósito ou sem pertinência alguma com o tema proposto, mas essa do grandeiro foi a pior coisa que já li nesse blog.

    A anencéfalo não entendeu o que leu. A escrivã tinha arma sob sua guarda decorrente de feito policial. Alguém deu fim. Foi julgada e absolvida.

    O supra-sumo da inteligência e que deve representar uma classe de policiais civis que sequer sabem redigir um relatório, que ficam o dia conversando fiado, levando vantagem em tudo que fizeram, vem e posta uma bobagem desse tamanho.

    Depois vem o “eps” e dá o responso, mas como um super policial merecedor de nível superior, dá uma resposta tão destoante que seu IP deveria ser banido de qualquer meio eletrônico de comunicação, assim, na base da extinta verdade sabida, bem a seu estilo.

    Curtir

  11. E dizem que na PM se perder a arma fora de serviço (afinal, ele não é policia 24 horas por dia, na ativa ou na folga?), ou seja, roubarem a sua arma dançam miudinho também…Por isso tem policial que trabalha no sistema “arma e desarma”. Prefere perder a sua arma particular a ter de sofrer processo administrativo e judicial pela arma que ele utilizaria em prol da sociedade, mesmo em dia de folga.

    Curtir

  12. granadeiro :
    Até hoje não entendo o por quê, escrivão de policia vai trabalhar armado dentro de uma delegacia. Lugar de arma é na cintura, quem fica sentado o dia interio dentro de um prédio mechendo com papel nao precisa de arma.
    Vamois lançar uma campanha: ESCRIVÃES TROQUEM SUAS ARMAS POR COMPUTADORES NOVOS. Assim não teremos mais problemas como esse.

    conta a lenda urbana que certa vez em um Distrito Policial, um cagão de um agente policial mijou para tras e abandou seu colega em um tiroteio em uma favela, retornando com a viatura e ali deixando o outro agente, esse mesmo, Agente Policial Gebara , sozinho , trocando tiros e com a munição quase acabando, o Agente Policial ao chegar na distrital disse a Escrivão de Polícia Cassio, o que estava acontecendo, ou seja, ele teve medo de atirar e ainda mais por estar em estagio probatório, De pronto o Escrivão sacou sua arma, uma .40, e foi para a favela, entrou e de imediato começou a trocar tiros om os vagabundos, deu cobertura para o agente Gebara, dando a oportunidade dele sair de dentro da favela ainda vivo. Perguntem de novo, para que Escrivão usa ama, ou perguntem, para o Gebara se ele prefere Escrivão desarmado. Todos sabem onde encontrar o Gebara na zona zul , é so ser policial de verdade. ,

    Curtir

  13. Quanta ignorância, quem ouve o preso é o escrivão de polícia, por mais que o escriba nunca tenha dado as caras na rua como policial sempre correrá o risco de algum mala o reconhecer.

    Curtir

  14. Arrombado :

    granadeiro :Até hoje não entendo o por quê, escrivão de policia vai trabalhar armado dentro de uma delegacia. Lugar de arma é na cintura, quem fica sentado o dia interio dentro de um prédio mechendo com papel nao precisa de arma.Vamois lançar uma campanha: ESCRIVÃES TROQUEM SUAS ARMAS POR COMPUTADORES NOVOS. Assim não teremos mais problemas como esse.

    Para de falar merda caralho, escrivão de policia é policial “porra” tem sim que andar armado em serviço!!!!!!!!!!!!!

    Se for com esse pensamento, o que tem de PM no tal administrativo, ou motorola de esposa de oficial, que nem de viatura caracterizada andam mais, ou ainda os executivos da segurança pública… nenhum deles mais precisaria de arma…

    Curtir

  15. Esse “granadeiro” é calça branca com certeza. Perdoem pois ele não sabe o que fala.
    Um Escrivão ainda pode salvar sua vida, seu merda.
    Volta a jogar paciência meu filho e para de postar besteira.

    Curtir

  16. Eu tenho mais de 20 anos de Polícia e, mais de uma centena de ocorrencias apresentadas. Dei de estorção, trafico, roubo e tenho duas resistencias. Dezenas de partes de serviço para I.P., entretanto acho que escrivão tem andar desarmado e fazer um curso de especialização em computador, aprender falar inglês etc. Escrivão é secretario do Delegado e nada mais. Policia é quem busca ‘mala dentro da favela’ e ponto final.

    O escrivão diz que é o mais que trabalha, lógico fica contente de fazer o trabalho de Delegado, sem ganhar nada mais com isso. Quem nunca viu o escrivão ser chamado pela parte de “doutor” e ficar todo contente, e não explicar que embora estivesse usando gravata, não delegado.

    O Investigador prende. o escrivão… escreve, escreve, escreve…KKKKKKKKKKKKKKKKKK

    Não há nada que o escrivão faça, que um oficial adm não seja capaz de fazer.

    Curtir

  17. granadeiro :Eu tenho mais de 20 anos de Polícia e, mais de uma centena de ocorrencias apresentadas. Dei de estorção, trafico, roubo e tenho duas resistencias. Dezenas de partes de serviço para I.P., entretanto acho que escrivão tem andar desarmado e fazer um curso de especialização em computador, aprender falar inglês etc. Escrivão é secretario do Delegado e nada mais. Policia é quem busca ‘mala dentro da favela’ e ponto final.
    O escrivão diz que é o mais que trabalha, lógico fica contente de fazer o trabalho de Delegado, sem ganhar nada mais com isso. Quem nunca viu o escrivão ser chamado pela parte de “doutor” e ficar todo contente, e não explicar que embora estivesse usando gravata, não delegado.
    O Investigador prende. o escrivão… escreve, escreve, escreve…KKKKKKKKKKKKKKKKKK
    Não há nada que o escrivão faça, que um oficial adm não seja capaz de fazer.

    Curtir

  18. granadeiro :

    granadeiro :Eu tenho mais de 20 anos de Polícia e, mais de uma centena de ocorrencias apresentadas. Dei de estorção, trafico, roubo e tenho duas resistencias. Dezenas de partes de serviço para I.P., entretanto acho que escrivão tem andar desarmado e fazer um curso de especialização em computador, aprender falar inglês etc. Escrivão é secretario do Delegado e nada mais. Policia é quem busca ‘mala dentro da favela’ e ponto final.O escrivão diz que é o mais que trabalha, lógico fica contente de fazer o trabalho de Delegado, sem ganhar nada mais com isso. Quem nunca viu o escrivão ser chamado pela parte de “doutor” e ficar todo contente, e não explicar que embora estivesse usando gravata, não delegado.O Investigador prende. o escrivão… escreve, escreve, escreve…KKKKKKKKKKKKKKKKKKNão há nada que o escrivão faça, que um oficial adm não seja capaz de fazer.

    ________________________________________________________________

    “A pergunta que não quer calar” : Qual o motivo de teres postado duas vezes o mesmíssimo comentário?
    ———————————————————————————————————-
    Neste momento, lembro-me de uma piada:
    !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
    Em certa acasião, um delegado de polícia que estava sendo “pressionado” por seus superiores para aumentar a produção em sua delegacia, convocou “os tiras” logo no início do expediente e determinou que eles trouxessem para a delegacia todas as pessoas que tinham passagem. Os “tiras” formaram três equipes, e no decorrer do dia, apresentavam pessoas, que quando indagadas pelo escrivão(ã), respondiam: Tenho passagem sim, uns para Uberlândia/MG, outros para Ipirá/BA, etc…

    Curtir

  19. Sem respeito, sem UNIÃO, continuaremos afundando.

    Enquanto isto, os estrelinhas, mandam e desmandam.

    Curtir

  20. Não o conheço, mas esse granadeiro é um baita de um contador de histórias.Mentiroso e falastrão, que nunca deve ter posto o pé numa favela. Deve ser daquele que se agarra na viatura e dela não sai de jeito nenhum.Se bobear deve ser o parceiro do Gebara, ou um daqueles que sairam correndo e deixaram o Dr. Abdalla sozinho no meio de um tiroteio numa favela da zona sul.

    Curtir

  21. Marcelo Tira :Não o conheço, mas esse granadeiro é um baita de um contador de histórias.Mentiroso e falastrão, que nunca deve ter posto o pé numa favela. Deve ser daquele que se agarra na viatura e dela não sai de jeito nenhum.Se bobear deve ser o parceiro do Gebara, ou um daqueles que sairam correndo e deixaram o Dr. Abdalla sozinho no meio de um tiroteio numa favela da zona sul.

    Marcelo, vc provavelmente é como a maioria dos policiais novos, ou seja, só sabe trabalhar atras de um balcão de granito e, acha que ser maçaneta é orgulho. A fauta de operacionalidade da policia, é que esta fazendo ela perder creditos junto ao governo, em relação a P.M.

    Assim como existe cartório civil, deveria existir cartório criminal autonomo fora dos quadros da policia civil. Que poderia registrar todas as ocorrencias e depois encaminha-las para os investigadores tomar providencias.

    Não desacredite de Policiais que fizeram coisas q. vc atras de um balcão nunca fará. Existe policiais de verdade ainda. O governador está mostrando que policia de papel nao tem valor, pois bururocratas em qualquer repartição tem. Saia de tras do balcão e vá trabalhar.Quem sabe vc pode vir dirgir pra mim.

    A Policia Civil é uma instituição boa, porém aqueles q vem pra cá como funcionarios públicos, so para se encostar, é que esta acabando com ela.

    Curtir

  22. ESCRIBA :Esse “granadeiro” é calça branca com certeza. Perdoem pois ele não sabe o que fala.Um Escrivão ainda pode salvar sua vida, seu merda.Volta a jogar paciência meu filho e para de postar besteira.

    AIIIIIIII!!! essa doeu mais que uma granada na cabeça

    Curtir

  23. Euclydes Zamperetti Fiori :Sem respeito, sem UNIÃO, continuaremos afundando.
    Enquanto isto, os estrelinhas, mandam e desmandam.

    Concordo , e o pior que ainda nãochegamos ao fundo do poço, pois só lá poderemos tomar impulso e voltar à tona. Eita , poço fundo ……

    Curtir

  24. Granadeiro, vc não me conhece então não sabe o que diz, começei minha carreira em 1986,no antigo Degram, trabalhei no DHPP,muitos anos , fui um dos primeiros investigadores a trabalhar na Divisão Anti Sequestro, prendi mais gente do que vc nos seus sonhos mais delirantes.Mas tudo bem isso não me valeu de nada hoje ganho mal como qualquer policial.Agora faça-me um favor ,vai aprender a escrever pois seus erros grosseiros de ortografia denigrem mais a nossa imagem do que as asneiras que vc escreve.

    Curtir

  25. Granadeiro, vc não me conhece então não sabe o que diz, começei minha carreira em 1986,no antigo Degram, trabalhei no DHPP,muitos anos , fui um dos primeiros investigadores a trabalhar na Divisão Anti Sequestro, prendi mais gente do que vc nos seus sonhos mais delirantes.Mas tudo bem isso não me valeu de nada hoje ganho mal como qualquer policial.Agora faça-me um favor ,vai aprender a escrever pois seus erros grosseiros de ortografia denigrem mais a nossa imagem do que as asneiras que vc escreve.E precisa de motorista pra que ?Não sabe dirigir?Sabe atirar pelo menos?Por que escrever já vimos que voce não sabe.

    Curtir

  26. QUEM CONHECE O GEBARA SABE QUE ELE É TREZÃO
    POR ONDE PASSA SOBRA CONFUSÃO.DEVE ESTAR FAZENDO SEGURANÇA
    EM POSTA DE GAZOLINA PELA ESTRADA DE ITAPECIRICA.
    É SO SAIR DE PERTO DELE QUE É PARA RAIO DE CONFUSÃO

    Curtir

  27. Furtaram Arma dentro de um DP? Isso não é novidade…..só tem ladrão lá dentro mesmo!!!!

    Curtir

Os comentários estão desativados.