PUBLICIDADE
ANDRÉ CARAMANTE
DE SÃO PAULO
A Assembleia Legislativa de São Paulo estuda criar um setor dentro da Polícia Civil para investigar e combater crimes especificamente cometidos contra a comunidade GLBTT (Gays, Lésbicas, Bissexuais, Travestis e Transexuais).
A deputada Telma de Souza (PT) é autora do projeto nº 962/2011, apresentado à Assembleia paulista, no início deste mês.
Pelo projeto, todas as delegacias seccionais do Estado (espécie de central da Polícia Civil distribuídas por todas as regiões do Estado) passam a ter uma “Delegacia de Polícia de Defesa da População GLBTT”. Atualmente, crimes contra homossexuais cometidos na cidade de São Paulo são investigados pela Decradi (Delegacia de Crimes Raciais e Delitos de Intolerância), do DHPP (Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa).
PROJETO
Veja a íntegra do projeto da deputada Telma de Souza:
“PROJETO DE LEI Nº 962, DE 2011
Artigo 1º – Ficam criadas, na estrutura da Polícia Civil, da Secretaria da Segurança Pública, Delegacias de Polícia de Defesa da população GLBTT (Gays, Lésbicas, Bissexuais, Travestis e Transexuais).
Artigo 2º – Essas Delegacias serão instaladas no âmbito de todas as Delegacias Seccionais de Polícia da Grande São Paulo, de todas as Delegacias Regionais de Polícia do Interior e em outros locais onde seja conveniente.
Artigo 3º – As Delegacias de Polícia de Defesa da população GLBTT (Gays, Lésbicas, Bissexuais, Travestis e Transexuais), terão, em suas respectivas áreas de atuação, as seguintes atribuições:
I – a investigação e a apuração dos delitos, contra pessoa que declaradamente homossexual, travesti, transexual ou bissexual, previstos no Título I, Capítulos II, V e Seção I do Capítulo VI, Título VI, todos da Parte Especial do Código Penal;
II – o atendimento de pessoas declaradamente homossexual, travesti, transexual ou bissexual de ambos os sexos que procuram auxílio e orientação e seu encaminhamento aos órgãos competentes.
Parágrafo único – As atribuições previstas no inciso I deste artigo serão exercidas concorrentemente com as unidades policiais de base territorial.
Artigo 4º – Aos Delegados (as) de Polícia Titulares das Delegacias de Polícia de Defesa da população GLBTT ( Gays, Lésbicas, Bissexuais, Travestis e Transexuais) compete:
I – dirigir as atividades de sua unidade policial;
II – despachar as petições iniciais;
III – exercer permanente fiscalização, quanto ao aspecto formal, mérito e técnica empregada, sobre as atividades de seus subordinados;
IV – representar ao superior hierárquico sobre as necessidades da unidade policial, indicando a solução a curto, médio e longo prazo;
V – distribuir os serviços, mediante portaria.
Artigo 5º – A área de atuação das unidades policiais de que trata o ªcaputº do artigo 1.ë é aquela abrangida pela Delegacia Seccional de Polícia a que se subordinam.
Artigo 6º – Caberá ao Poder Executivo providenciar instalações e estruturas adequadas ao funcionamento e implantação das Delegacias, com a criação de estrutura e cargos que forem necessários.
Artigo 7º – Esta lei entra em vigor na data de sua publicação.
JUSTIFICATIVA
O presente Projeto de Lei tem por objetivo combater a discriminação e a violência com bases em uma orientação não heterossexual, tendo em vista a necessidade de maior acesso das minorias aos mecanismos do poder de polícia, garantido a todos os cidadãos.
Em 1991, a Anistia Internacional passou a considerar a discriminação contra homossexuais uma violação aos direitos humanos. Trata-se da necessidade de atenção especifica por parte do poder estatal, sendo dever do Estado, garantir cada vez mais a liberdade, integridade física e moral dos cidadãos.
O Estado de São Paulo conta com volumosa população GLBTT, não podemos negar a existência, na capital do estado, de diversos bares, restaurantes, lanchonetes, danceterias e ate mesmo hotéis voltados exclusivamente a este público. Considero ainda a existência de um evento anual que já supera a cada ano a marca de um milhão de pessoas.
É cada dia mais frequente o Estado de São Paulo se tornar notícia nacional, com a ocorrência de homicídios e agressões contra esta minoria, causando assim, a indignação de muitos e a sensação de falta de atenção e políticas voltadas ao setor por parte do poder público.
Atualmente, as Delegacias de Polícia não contam com estrutura direcionada à atenção específica, e tampouco profissionais habilitados para a atuação perante os crimes e delitos de que fazem vítimas homossexuais, travestis, transexuais e afins.
O que se vê na prática é que, após a ocorrência dos delitos, muitos se sentem inibidos a procurar o poder público, mais especificamente as delegacias de polícia, uma vez que acabam sendo hostilizados devido a suas formas de cultura e modo de vida.
O Estado deve atingir as minorias e tratar os desiguais na medida de suas desigualdades, sendo assim, não há outra medida mais adequada ao caso do que a aprovação do presente projeto de lei.”
Bom, levando em consideração o excedente de pessoal que existe na Policia Civil, a acentuada elevação da prática de crimes de toda espécie, sem sombra de dúvida, será um sucesso (risos)
é o que penso
C.A.
CurtirCurtir
As autoridades viram a multidão da passeata gay e estão de olho apenas nos votos,fazendo até delegacias p/ eles, abrindo um precedente meio perigoso pois agora ai daquele que brigar com um gay por qualquer motivo, chamam a reportagem e vc vira homofóbico. Num país que não pode prender maconheiros pela nova lei, homossexual agora tem “imunidade”, marcha da maconha, passeata gay,bombeiros presos, Tiririca deputado federal etc.. Definitivamente este não é um país sério.
CurtirCurtir
do jeito que ta faltando funcionario no interior……….
CurtirCurtir
tem tanto gays fazendo leis nesse país , até eu estou com homofobia, no caso estou com medo excessivo de homossexual. (fobia: medo excessivo)
CurtirCurtir
Logo logo vai ser crime ser heterossexual…
CurtirCurtir
Ressucitem o Bin Laden por favor… acabem com esses pecadores…
“Jihad against these sinners”
CurtirCurtir
Esses políticos de merdas precisam parar de gastar dinheiro público com palhaçadas…..será que eles não sabem que a Polícia é de todos e para todos, tem a função de combater a criminalidade, independente de opção sexual, religião, raça ou cor? o povinho demagogos é essa raça de deputados descompromissados com a sociedade.
PRECISAMOS BANIR DA POLÍTICA ESSAS PESSOAS QUE SE INFILTRAM NO PODER APENAS PARA TER SEU MINUTINHO DE FAMA E SATISFAÇÃO PESSOAL…… ELES PENSAM QUE SER DEPUTADOS É CARTA BRANCA PARA REALIZAR PALHAÇADAS NA ALESP. …….QUE ME DESCULPEM OS PALHAÇOS PROFISSIONAIS…VOCÊS SÃO QUERIDOS E RESPEITADOS.
CurtirCurtir
Num futuro bem próximo do vai ser comum a mãe levar o filho ao psiquiatra dizendo: Dr me ajuda, meu filho tem problemas ele não enche a cara de cachaça, não usa drogas e é heterossexual que q eu faço..?? O médico olha e diz, realmente é preocupante se não trata-lo agora ele nunca ira roubar nada de ninguem. Este é o futuro do nosso pais.
CurtirCurtir
NÃO ME LEMBRO DE TER VISTO A DEPUTADA TELMA DE SOUZA (PT) BRIGANDO POR MELHORES SALÁRIOS E CONDIÇÕES DE TRABALHO PARA A POLÍCIA CIVIL DO ESTADO DE SP.
CurtirCurtir
Não se preocupa “santa”, é só você continuar sendo um mike enrustido que ninguém vai lhe atacar.
CurtirCurtir
Engraçado para não dizer outra coisa quanto essa as colocações dessa deputada…….eu sou Policial Civil e não vejo nada diferente que não seja HOMENS E MULHERES procurando atendimentos policial quando tem seus direitos aviltados. Agora, a opção sexual deles é problema deles quando estiverem pelados em local adequado dando ou comendo, isso é problema deles e não da Polícia Civil; Quanto as veste que eles usam também é problema deles e não da Polícia Civil. Quanto eventual mau atendimento em Delegacias ou por Policiais Militares ou Guardas Municipais, isso é problema de conduta de cada policial e para isso existe o órgão corregedor de cada instituição para cuidar de eventual falta disciplinar do servidor, a grande maioria dos policiais são pessoas educadas e respeitosas. Agora quanto o bom atendimento que a população espera da Polícia Civil e acaba não recebendo, isso é também algo extremamente denunciado pelos sindicatos e associações, com uma greve em 2008, onde se fez e faz denuncias que há quase 20 anos o governo do estado de SP se nega a investir e pagar um bom salário aos policiais do estado de SP e continua definhando o quadro da polícia civil.. Portanto, não é novidade nenhuma que a Polícia Civil vem trabalhando no seu limite á muitos anos, por isso a população paulista anda insatisfeita com o trabalho policial, não é só os gays e afins…..isso a Deputada deveria saber, se não sabe é porque vive em outro país.
CurtirCurtir
BONDE DO DECAP
NÃO FAZ MUITO TEMPO EM UMA CONVERSA ENTRE COLEGAS NO PLANTÃO POLICIAL DIZIAMOS QUE A MARTA SUPLYCI PARA GOVERNADORA CRIARIA
A
DELEGACIA DOS GAYS
PASSADO UM TEMPO VEM ESSA DEPUTADA DOS INFERNOS E TENTA CRIAR UMA DELEGACIA DESSE NIVEL.
VEJAM JÁ TEMOS O NOVO BONDE DO DECAP, SE NÃO FIZER O QUE O SECCIONAL MANDAR, DESOBEDECER O TITULAR OU RESPONDER AO CHEFE VÃO LHE MANDAR PARA DELEGACIA DOS GAYS.
ISSO MESMO O BONDE DO DECAP VAI SER A DELEGACIA DOS GAYS. KKKKKKKKKKKK
DO JEITO QUE ESTA NÃO DÚVIDO QUE VAI TER COLEGA PEDINDO PARA TRABALHAR LÁ…. PENA QUE ACHO QUE VAI TER FILHA PARA IR.
CurtirCurtir
AO PESSOAL DESTE BLOG,BOA TARDE.
NA REALIDADE,A ALESP,NÃO PODE ESTABELECER UMA DETERMINADA SITUAÇÃO QUE ENVOLVA A POLÍCIA JUDICIÁRIA,SEM ANTES CONSULTAR OS DIRIGENTES DA INSTITUIÇÃO.SENÃO VEJAMOS,QUALQUER COISA RELACIONADA À ÁREA MILITAR FEDERAL(EXÉRCITO,MARINHA E AERONÁTICA),OS CONGRESSISTAS,ANTES TÊM QUE CONVERSAR COM OS OFICIAIS DAS TRÊS FORÇAS,E AÍ CONJUNTAMENTE DECIDIREM O QUE MELHOR FÔR CONSIDERADO.ENTRETANTO,EM SEDE DE POLÍCIA JUDICIÁRIA,MELHOR DIZENDO,SEGURANÇA PÚBLICA COMO UM TODO,TODO O MUNDO QUER DAR A SUA OPINIÃO E TENTAR MUDAR A ORDEM DAS COISAS,SEM ANTES CONSULTAR OS PARES DA INSTITUIÇÃO POLICIAL.PARECE TERRA DE NINGUÉM,TODO O MUNDO FALA E TODO O MUNDO DECIDE A SEU BEL PRAZER.É POR TUDO ISSO,QUE A INSTITUIÇÃO POLICIAL PERMANECE DO JEITO QUE ESTÁ,SEM UMA ADEQUADA SOLUÇÃO TÉCNICA E RESOLUTIVA EM TÊRMOS OPERACIONAIS.JÁ É HORA DOS SRS.DELEGADOS DE POLÍCIA,IMPEDIREM TAL DESIDERATO E MOSTRAR VERDADEIRAMENTE QUE A INSTITUIÇÃO TEM OS SEUS PARES QUE DEVEM SER CONSULTADOS ANTES DE QUALQUER PROJETO DE LEI,OU QUALQUER MINUTA DE LEI E REALMENTE SABER O QUE PENSAM OS SEUS COMANDANTES.OBRIGADO.
CurtirCurtir
Preferência sexual é questão de foro íntimo de cada um e não pode ser “qualificação” de cidadão para ser atendido nesta ou naquela unidade policial!
Ademais, apesar da ditadura do “politicamente correto” dizer o contrário, a verdade é que não existe homofobia nem em São Paulo, nem no Brasil. Há casos isolados de violência, geralmente praticados por outros homossexuais (enrustidos ou não) mas não há uma criminalidade organizada “contra” os homossexuais em geral para formar o que se chama de “homofobia”.
O Brasil é um país cujas famílias assistem, em programas de televisão, shows de travestis nas tardes de sábado e domingo, com a família reunida.
Homofobia, aqui, não existe.
O que existe é uma legião de homossexuais “militantes” vistos pelos políticos como rebanho de votos em potencial. Daí, a “vontade política” de se usar, mais uma vez, a Polícia Civil…
CurtirCurtir
Enquanto mendigamos por 15%, a polícia do Mato Grosso receberá 115% (cento e quinze) de aumento salarial.
Que vergonha!!! Que humilhação!!!!!
Tânia
http://www.midianews.com.br/?pg=noticias&cat=1&idnot=65522
AL aprova nova tabela salarial para a Polícia Civil
Aumento de 115% será pago em quatro anos da gestão do governador Silval Barbosa
Widson Maradona
Deputados aprovaram aumento para a Polícia Civil e acreditam no fim do impasse salarial da categoria
RAFAEL COSTA
DA REDAÇÃO
A Assembleia Legislativa aprovou, na semana passada, a nova tabela salarial para investigadores e escrivães da Polícia Civil que será válida até dezembro de 2014. Os valores corrigidos, que beneficiam servidores ativos e aposentados, passam a vigorar a partir de dezembro deste ano.
Pela proposta encaminhada pelo governador Silval Barbosa (PMDB) e aprovada por unanimidade pelos parlamentares, o aumento salarial está dividido em cinco anos e vai permitir, neste período, aumento de 115% a categoria.
Assim, o salário inicial, que corresponde atualmente a R$ 2.265,00, vai saltar para R$ 3.900,00. Em 2014, quando termina a fase de reajuste salarial, a categoria vai ganhar salário inicial de R$ 5.165,00 e ainda permitir vencimentos de até R$ 11.079,00.
Se a inflação de 2011 a 2014 superar o índice de 6%, o Governo do Estado, automaticamente, vai conceder a reposição.
Atualmente, a Polícia Civil detém 1760 investigadores ativos e mais 120 perto de concluir a formação. O número de escrivães chega a 630.
A aprovação do reajuste salarial, que aguarda somente a sanção do Executivo, põe fim à crise de relacionamento da Polícia Civil com a cúpula do Governo do Estado. Isso porque investigadores e escrivães deflagraram este ano uma greve que durou dois meses diante das reinvindicações por melhores salários.
A paralisação só chegou ao fim quando o governador Silval Barbosa endureceu o discurso e anunciou corte de salários e possibilidade de demissão geral, se não houvesse retorno ao trabalho em 24 horas.
Agora, o presidente do Sindicato dos Agentes da Polícia Civil (Siagespoc), Clédison Gonçalves da Silva, afirmou que está satisfeito com a aprovação da nova tabela salarial.
“Vamos ganhar aumento de 100 % a 115%, o que está contento diante do cenário da economia, que sinaliza para uma crise mundial. Sem dúvida, é um bom índice”, disse.
O presidente da Assembleia Legislativa, José Riva (PSD), comemorou a aprovação da tabela salarial.
“A Polícia Civil precisava de uma atenção do Governo, pois era perceptível a defasagem salarial. Até porque, a carreira passou a exigir nível superior, mas os salários não tinham sido devidamente ajustados”, afirmou.
O líder do Governo na Assembleia Legislativa, deputado Romoaldo Junior (PMDB), acredita que o impasse salarial do Estado com a Polícia Civil chegou ao fim.
“O conflito por conta disso está superado. O governador Silval Barbosa nunca fechou o diálogo com a categoria. Por isso mesmo, a negociação continuou, fluiu e o Governo cumpriu seu compromisso. Tenho certeza que os servidores da Polícia Civil estão satisfeitos”, disse.
CurtirCurtir
Isso que é Governo comprometido com segurança pública, parabéns ao Governador do Mato Grosso Excelentíssimo Sr. SILVAL BARBOSA (PMDB), nos causa inveja por não termos um governo assim no estado de SP…na verdade temos é medíocre aqui em SP.
CurtirCurtir
LOGO VAI QUERER DELEGACIA DO TARADO TAMBÉM?
Um advogado de 46 anos foi preso suspeito de molestar uma estudante de 21 anos dentro de um vagão da Linha 3-Vermelha do Metrô, no sentido Zona Leste, na noite desta sexta-feira (14), segundo informações da Secretaria da Segurança Pública de São Paulo.
De acordo com a polícia, a jovem estava dentro do vagão do Metrô, entre as estações República e Belém, quando o advogado colocou seu órgão genital para fora da calça e passou a se esfregar na vítima. O episódio ocorreu por volta das 18h40, um dos horários de maior movimento na linha.
saiba mais
Polícia ainda investiga ataque sexual no Metrô de SP
Como o trem estava lotado, o homem impediu que a jovem deixasse o trem, segundo o relato. Ela, então, começou a passar mal. Passageiros tentaram socorrê-la, quando perceberam que ela estava sendo molestada.
Os seguranças do Metrô foram acionados e levaram o advogado para a Delegacia do Metropolitano, onde ele foi preso em flagrante por suspeita de violação sexual mediante fraude (prática de ato libidinoso com alguém de maneira a impedir ou dificultar a livre manifestação da vontade da vítima).
Ele foi transferido para o 31ºDP, na Vila Carrão. A reportagem não conseguiu falar com o advogado dele.
CurtirCurtir
Parabéns a governador do Mato grosso homem digno e bom administrador, pensa de fato a segurança de sua população, pena São Paulo estar se acabando assim, estou muito desanimado, ate penso em sair daki, como diz aquele ditado os incomodados que se mudem, acho que esta praga jamais vai sair de SP.
CurtirCurtir
Senhor Anonimus, se não possui sapiência suficiente para identificação de uma ironia, nada posso fazer, não sou “santa”, e também não sou coxinha, com certeza sou mais antigo que o Senhor na P.C.
é o que penso
C.A.
CurtirCurtir
Isso só pode ser coisa de bicha…..
CurtirCurtir
DELEGAYCIA DE POLÍCIA…… pau neles…rsrsrsrsrs…
CurtirCurtir
Que bafo: Corregedor da Administração do Estado de S.P. (Casa Civil), preso por abuso sexual cometido dentro de trem do metrô?
CurtirCurtir
A PUC DE CAMPINAS SELECIONOU AS 15 MELHORES REDAÇÕES DO VESTIBULAR 2011. ESTOU ORGULHOSISSIMA DO MEU FILHO TER TIDO A REDAÇÃO DELE SELECIONADA E QUERO COMPARTILHAR O MEU CONTENTAMENTO.
808 Ghilardi-Lucena, Maria Inês
G424c Caderno de redações PUC-Campinas: processo seletivo
2011 / Graciema Pires Therezo, Maria Marcelita Pereira Alves e
Maria Inês Ghilardi-Lucena.- Campinas: PUC-Campinas, 2011.
80p.
1. Redação. 2. Narrativa. 3. Língua Portuguesa – Composição
e exercícios. 4. Exame vestibular. I. Therezo, Graciema Pires, Alves,
Maria Marcelita Pereira. II. Pontifícia Universidade Católica de
Campinas. III. Título.
22.ed.CDD-808
CurtirCurtir
808 Ghilardi-Lucena, Maria Inês
G424c Caderno de redações PUC-Campinas: processo seletivo
2011 / Graciema Pires Therezo, Maria Marcelita Pereira Alves e
Maria Inês Ghilardi-Lucena.- Campinas: PUC-Campinas, 2011.
80p.
1. Redação. 2. Narrativa. 3. Língua Portuguesa – Composição
e exercícios. 4. Exame vestibular. I. Therezo, Graciema Pires, Alves,
Maria Marcelita Pereira. II. Pontifícia Universidade Católica de
Campinas. III. Título.
22.ed.CDD-808
REDAÇÃO 6
Utilizar o mal para mostrar o bem
Iago Vicenzo Ferrari Tavares
A literatura não tem um compromisso fiel com a realidade, mas, sim,
com transcendê-la. A obra literária é muito mais que uma simples reportagem
ou um artigo de opinião. Ela faz a mediação entre a realidade e o mundo das
ideias.
Toda obra literária é produzida em um determinado contexto histórico e
social, portanto é preciso, primeiro, conhecê-lo, para, depois, tentar entendê-la.
Ao lermos a Bíblia, por exemplo, a história de Abraão, de acordo com o
nosso atual ponto de vista moral é totalmente condenável: o pai quase
assassina seu filho por fé em Deus. Nos dias de hoje, seria infanticídio. Ele seria
preso e arruinado pela sociedade. No entanto, a época era outra, e os valores
eram outros.
Atualmente, há muitos que defendem a censura de algumas obras
literárias, por considerarem nocivas à formação de um cidadão puramente
bom – conceito, aliás, utópico. Tal censura é descabida, inconsequente e visa
construir uma sociedade que, todos sabemos, sempre será inexistente.
Recentemente, foi censurado, o livro “Caçadas de Pedrinho”, de Monteiro
Lobato, que remete à sociedade escravista e faz alusões aos vitupérios sofridos
pelos negros. Uma obra como essa, entretanto, deveria ser do conhecimento
da população, para que soubesse das injustiças vivenciadas pelos escravos
em nossa colonização.
Cabe ao educador difundir bons costumes, e isso pode ser feito tanto
analisando obras consideradas de valores positivos, como negativos.
Conhecendo a mentalidade humana, logo se percebe que, se os educadores
expuserem, apenas, as obras consideradas boas e censurarem as que têm
caráter negativo, as pessoas ficarão exauridas de tanto falso moralismo e
acabarão buscando o mal. Pelo contrário, se eles utilizarem sua competência,
42
poderão fazer uso de obras tidas como inconvenientes para mostrar aos
discentes a maneira como não devem agir. Não basta que se ensinem os bons
valores; é preciso mostrar os maus e explicar por que deles os alunos não se
devem valer.
É indiscutível que a literatura tem o poder de influenciar a mente das
pessoas. Quantos jovens se mataram após ler Werther? Quantos se tornaram
mais críticos ao ler Sócrates? Quantos não ganharam vitalidade ao ler Comte,
ou a perderam ao ler Shopenhauer? Quantos não passaram a ser mais solertes
ao ler Maquiavel? Ou a ser comunistas ao ler Marx? A resposta é lógica. Muitos.
Mas o leitor em formação precisa de um bom orientador, que o ajude a ter
uma visão crítica dos fatos. Tão logo detenha um bom nível de conhecimento,
certamente não será influenciado por pensamentos perversos.
Proibir obras que façam alusão a maus costumes pode despertar o
sentimento de curiosidade de conhecer o mal e muitos, sem preparo adequado,
valer-se-ão deste, de tal modo que jamais o fariam caso tivessem lido essas
obras sob boa orientação. A literatura não precisa pregar boas maneiras, mas
estimular o senso crítico.
43
REDAÇÃO 6 – ESTUDO CRÍTICO
O texto traz uma contribuição pessoal interessante: metade da tese
encontra-se na primeira linha e metade, na linha final. Se o leitor juntar essas
duas metades, terá que “A literatura não tem um compromisso fiel com a
realidade, mas, sim, com transcendê-la”, por isso” não precisa pregar boas
maneiras, mas estimular o senso crítico”. E o produtor do texto deixa clara a
justificativa: “Ela faz a mediação entre a realidade” (na qual, naturalmente,
os bons costumes devem garantir a harmonia entre os homens) “e o mundo
das ideias” (em que toda transgressão é possível).
Os dois parágrafos seguintes são dedicados a dar exemplos literários
dessas transgressões. O primeiro, o do excerto bíblico em que o pai,
aparentemente insensível, se dispõe a sacrificar seu filho caçula para provar
seu incondicional amor a Deus, remete à necessidade de se considerar que
todo texto deve ser lido dentro do momento histórico-social em que é produzido
e dos valores culturais de sua época e, no caso da literatura religiosa, a ação
paterna está plenamente coerente com as lições do Antigo Testamento. O
segundo, o da censura ao livro “Caçadas de Pedrinho” de Monteiro Lobato,
lembra as críticas feitas ao escritor, considerado racista por expressões usadas
em referências à negritude de Tia Anastácia. Ora, cabe ao professor a
orientação de leitura dos textos dentro do contexto e das vozes da cultura
predominantes na época.
É só então que o candidato desenvolve seus argumentos a favor da
liberdade da obra literária e da necessidade de uma escola que preserve essa
liberdade de textos construídos não apenas como “simples reportagem ou
artigo de opinião”; de uma escola; que não pregue a censura àquelas obras
que não tratam apenas de valores positivos, ingenuamente idealizando
construir uma sociedade utópica de cidadãos “puramente” bons. “Acredita
que cabe a ela não apenas ensinar” os bons valores, mas mostrar os maus e
explicar por que deles os alunos “não se devem valer”.
Mais exemplos, agora de autores estrangeiros, inclusive de filósofos,
mostram a influência do mundo das ideias em leitores pouco autônomos, jovens
facilmente levados à imitação de ações de personagens problemáticos, ou à
adesão a doutrinas político-sociais não-recomendáveis, por falta de boa
orientação de leitura por parte de educadores competentes. Só estes podem
encaminhar os alunos a uma visão crítica.
O texto focaliza o tema, e o candidato, de maneira inteligente, cumpre
a tarefa: discute a afirmação proposta no enunciado, colocando sua opinião
pessoal de que a literatura estimula o senso crítico, se o leitor em formação
pode contar com um bom professor para orientá-lo.
A objetividade fundamentada nos exemplos garantiu a coerência
externa do texto.
1. CADERNO DE REDAÇÕES – PUC-Campinas
http://www.puc-campinas.edu.br/vestibular2012/caderno-de-redacoes.aspx
CurtirCurtir
NÃO VI NADA SOBRE ISSO, ODE VC VIU ?
CurtirCurtir
Caro Fauto, de que instituição você está falando?? Porque a PC faz o que eles mandam…com o rabinho entre as pernas…e ainda agradece porque vai surgir mais uma cadeirinha pra um velho qualquer esquentar a bunda…
CurtirCurtir
Caro Fausto, de que instituição você está falando? Porque a PC só faz o que eles mandam…com o rabinho entre as pernas e ainda agradecem….afinal…vai criar mais uma cadeirinha pra algum velhote esquentar a bunda…Não é?
CurtirCurtir
Advogado WALTER DIAS CORDEIRO JÚNIOR preso no 31º DP (Vila Carrão, na zona leste), desde o dia 14/10/2011, por molestar sexualmente uma estudante em metrô de SP é
Pregoeiro, Corregedor do Estado, advogado especialista em Licitações
e Contratos Administrativos, Assistente Jurídico da Superintendência
do DER. Na Folha de SP não cita o nome do advogado, porém, no Estadão e alguns outros jornais sim.
CurtirCurtir
Aposto que a delegacia vai ser cor-de-rosa, haverá um arco-iris na porta, ao paredes serão bege clair, também haverá paredes aveludadas e tons de salmão, violeta, ocre, essencias de sandalo, purpurina e etc.
.
.
Putz, bichornei nas idéias….
.
.
Antigamente os homens de preto desciam porrada nas bibas, agora isso?
.
Onde fomos parar?
CurtirCurtir
OBRIGADO APOSENTADA!
Muito bonito para o PSDB de SP esse tipinho de gente na administração né?
estuprador safado, tem que apodrecer na cadeia……………….claro que sai da cadeia logo, pois é do PSDB………….um maldito desse tem que virar bonequinha de cela.
CurtirCurtir
Segundo informações da Secretaria de Segurança Pública (SSP), a estudante relatou que o advogado Walter Dias Cordeiro Júnior colocou o genital para fora da calça e passou a se esfregar nela. Em pé, dentro do trem lotado, ele teria impedido a jovem de deixar o vagão. Ela começou a passar mal e, quando os usuários foram socorrê-la, descobriram que estava sendo molestada.
Os seguranças do Metrô o levaram para a Delegacia de Polícia do Metropolitano (Delpom). O advogado foi preso em flagrante por violência sexual mediante fraude.
Abuso no metrô. Em abril, uma supervisora de 26 anos foi molestada sexualmente em um vagão da Linha 2- Verde do Metrô. A vítima estava no vagão cheio que trafegava entre as estações Paraíso e Brigadeiro, no sentido Vila Madalena. O homem se aproximou, a pegou pelo braço e ordenou que ela ficasse quieta, caso contrário machucaria seu rosto. Ele colocou a mão por baixo da sua saia, rasgou sua roupa íntima e a tocou.
Outros passageiros perceberam a ação do rapaz e tentaram intervir, porém não conseguiram detê-lo. A vítima ficou com algumas escoriações no rosto e foi encaminhada ao Hospital Pérola Byington, onde funciona o Centro de Referência da Saúde da Mulher. O caso foi encaminhado à Delegacia de Polícia do Metropolitano (Delpom), responsável pelas ocorrências no Metrô.
Em nota, o Metrô afirmou que “nenhuma ocorrência que tenha atentado contra a dignidade sexual de usuário foi registrada no sistema metroviário no dia 19 de abril de 2011”. A investigação, segundo o comunicado, está a cargo da polícia. A companhia recomenda que qualquer comportamento inadequado percebido pelos passageiros seja imediatamente comunicado a um funcionário para as providências cabíveis.
CurtirCurtir
MARCELA BOURROUL GONSALVES – Agência Estado
Uma estudante de 21 anos foi molestada por um advogado na noite de ontem dentro de um vagão da Linha 3 – Vermelha do Metrô, em São Paulo. Por volta das 18h40, ela trafegava no sentido Itaquera, e desceria na estação Belém.
Segundo informações da Secretaria de Segurança Pública (SSP), a estudante relatou que o advogado Walter Dias Cordeiro Júnior colocou o genital para fora da calça e passou a se esfregar nela. Em pé, dentro do trem lotado, ele teria impedido a jovem de deixar o vagão. Ela começou a passar mal e, quando os usuários foram socorrê-la, descobriram que estava sendo molestada. Os seguranças do Metrô o levaram para a Delegacia de Polícia do Metropolitano (Delpom). O advogado foi preso em flagrante por violência sexual mediante fraude.
CurtirCurtir
Bom. acho que deveriam criar uma delegacia de polícia para cada musica que o Roberto Carlos cantar, uma para as mulheres mancas, outra para as mulheres de meia idade, outra para as gordinhas, ele exemplifica bem as minorias.
Mas alguém já pensou em criar uma delegacia de polícia para pessoas portadoras de doenças cronicas, cardíacas, que fazem tratamento renal em fase de aguardo de transplante, acho que seria mais útil, mas não dá voto.
Quem sabe criem a delegacia de pessoas portadoras da síndrome da deficiência supra-renal, pelo que sei em São Paulo, Capital deve existir uns três indivíduos com essa doença. quem sabe eles podem se decidir em qual Delegacia Seccional queiram ir.
Mas, vejamos, já não basta o monte de policiais, (04) na Delegacia do Idoso não fazendo porra nenhuma o dia inteiro. Será que por misericórdia criaram também os cargos ou vão fazer retirar das demais distritais já sem funcionários ???
Como dizem é o poste mijando no cachorro mesmo .
CurtirCurtir
Por tratar-se de gente do PSDB, como sempre fazem cara de paisagem, até cair no esquecimento.
CurtirCurtir
POR QUE NÃO CRIA LÁ ISSO LÁ NA “CASA DO POVO” ( OU CAVERNA DO ALI BABÁ), JÁ QUE LÁ ELES GANHAM MUITO BEM, TEM GENTE DE SOBRA PARA TRABALHAR, TEM PSICOLÓGO, SALAS COM AR-CONDICIONADO, VEÍCULOS À VONTADE, BEM COMO COMBUSTÍVEL. OU ENTÃO PRESSIONEM O GOVERNO A NOS DAR TODOS ESSES MEIOS E ASSIM PODER-MOS FAZER FRENTE AS DEMANDAS DO POVO PAULISTA, SEJA ELE HETERO, HOMO, LESBO OU QUE DIABO FOR, POIS SE FOR PARA POR MAIS UM ENFEITE NA ÁRVORE, ELA NÃO VAI SUPORTAR O PESO E LOGO CAÍRA. COMO ESSES INÚTEIS GOSTAM DE GASTAR O DINHEIRO DO POVO COM IDIOTICES E APARECEREM NA MÍDIA. SE BEM QUE COM A CHEFIA QUE TEMOS, ONDE DEVEMOS FAZER B.O DE TUDO, NÃO É DIFICIL QUE APAREÇA OUTRO “JENIO” E ABRAÇE ESTA IDEIA, JÁ QUE SERVIRÁ, NO MINÍMO, PARA LOCAL DE BONDE. ME DÁ UM ENGOV QUE EUTÔ QUASE VOMITANDO. BALA NELES!!!!!!!!!!!!
CurtirCurtir
Aqui, o rabo abana o cachorro !!!!!
CurtirCurtir
MENOS, PARA MIM QUEM SE PREAOCUPA COM A SEXUALIDADE ALHEIA É ASSEXUADO(A) FRUSTADO(A), QUER GOZAR DE QUALQUER JEITO, NEM QUE SEJA O GOZO ALHEIO. O MUNDO SERIA BEM MELHOR, SE CADA UM SE PREOCUPASSE COM A PRÓPRIA FELICIDADE, SEM INTERFERIR NA FELICIADE ALHEIA. OS BIBAS, AS LÉSBICAS, OS HETEROS, ATÉ MESMO OS (AS) ASEXUADOS (AS) CONVICTOS (AS), CADA UM TEM O DIREITO DE VIVER COMO QUISEREM.
CurtirCurtir
http://transparenciasaopaulo.blogspot.com/
CurtirCurtir
A imensa maioria das DDMs pelo Estado de São Paulo, a fora tem como Drs. titulares mulheres, e suas assistentes idem, é assim porque dizem por que mulher entende os problemas de mulher e blá, blá ,blá……
Se a máxima for aplicada ao pé da letra neste caso quero só ver quem a administração irá indicar para as titularidades desta delegaycias, só quero ver a cara e os nomes destes “voluntários”, rsrsrsrsrsrsrs
CurtirCurtir
os gays estao se achando,ja perceberao que pode tudo,dias atras estava num ponto de onibus na via dutra e apareceu um viadao loiro,sentou no banco do ponto e começou a chamar um rapaz de pele escura de macaco,nao se contentando foi e abraçou outro rapaz e depois ficou fazendo gestos obcenos pra todos que ali passavam,fora os palavroes que dizia,a todos ,estava se achando o rei da dutra,pois sabia que nao podiamos fazer nada com este traste,pois a lei tai para protege-los mais como tudo tem limites,se tivesse ali comigo meu filho de menor,eu tinha era sentado o pau naquele viado fdp,e depois o que viessem a acontecer,nao me importaria,pois se temos que respeita-los eles tambem tem que nos respeitar,e ponto final ele escapou desta vez mais na proxima sei nao.
CurtirCurtir
A delegacia deve ser rosa,com fotos de rapazes musculosos espalhados pela delegacia. E só colocar Delegados MACHOS tipo o” P.BICHURA”,e tiras super machos tal como o ROB..GAY.
Seria uma DeleGAYcia!
é..o negocio será começar dar a bunda. Não dar a bunda será crime…
CurtirCurtir
pelo menos quem trabalhar nessa delegacia poderá pegar as vitimas e METER O PAU nelas, que não irão reclamar!!
CurtirCurtir
A CULPA DISSO TUDO É DE ALGUNS DELEGADOS,QUE ACEITAM TUDO,QUASE AGORA PASSOU NA GLOBO ,POLICIAIS CIVIS E MILITARES TREINANDO TECNICAS DE ABORDAGEM, ISSO É ENSINADO NA ACADEMIA DAS DUAS FORÇAS POLICIAIS.ENTÃO PERCEBE-SE QUE É PURA JOGADA DE MARKETING.
E A IMPRENSSA NÃO COMENTA A DEMORA PARA APROVARA A MERRECA E NEM MESMO A DEMORA PARA PAGAR .ENQUANTO ISSO A CIDADE É SAQUEADA,ROUBADA,VIOLENTADA,ESTUPRADA,DESVIADA,ETC,SANGRA SP!
AH ! ESTAVA ESQUECENDO SE ESTIVER SOBRANDO POLICIAIS PORAI MANDE AQUI PRO INTERIOR POIS ESTAMOS AMARRANDO CACHORRO COM FIAPO DE PANO,RSSSSSSSSSSSSS
CurtirCurtir