Delegado que apura roubo do Itaú fica magoado por chamarem ‘Deic’ de ladrão
Redação SRZD | Nacional | 16/09/2011 18h56
O diretor do Departamento de Investigações sobre Crime Organizado (Deic) da Polícia Civil de São Paulo, Nelson Silveira Guimarães, mostrou nesta sexta-feira que um mal estar foi criado pelo descrédito que a demora nas investigações sobre o roubo nos cofres da agência Itaú, que fica na avenida Paulista, gerou sobre o órgão, principalmente por causa de uma investigação paralela no 69º Distrito Policial. O delegado disse que ficou magoado por terem chamado o Deic de ladrão, comentando notícias sobre a suposta conivência ou participação de agentes da Polícia Civil na ação.
Na quinta-feira, o delegado Ruy Ferraz Fontes, do 69º DP, foi afastado das funções pois suas ações estão sob suspeita. A Corregedoria Geral da Polícia Civil deve instaurar um processo administrativo para investigar a maneira como Fontes atuava em casos de roubo ao Itaú em áreas de outros distritos policiais.
A dupla apuração começou mais de uma semana atrasada por uma suposta falha da polícia. A explicação para que ela acontecesse era a experiência de Fontes, que por muito tempo foi titular da delegacia de Roubo a Banco do Deic,e teria informações capazes de dar solução ao crime de forma mais rápida.
Na quinta-feira uma coletiva de imprensa para divulgar a prisão de um suspeito de envolvimento no crime deixou o delegado nervoso. Ele afirmou que caso alguma pergunta sobre o desentendimento entre o Deic e a 69º DP fosse feita, ele iria embora. Guimarães disse também que o Deic saiu atrás e chegou na frente, se referindo a prisão de um pedreiro de 29 anos na quinta. Os policiais identificaram o suspeito através de seu irmão, um dos autores do roubo. Joias, pedras preciosas e cerca de R$ 30 mil em libras esterlinas foram encontradas com ele.
O delegado fez menção às vítimas do roubo, dizendo que eles estariam procurando serviços de inteligência profissional estrangeira. Ele debochou dizendo que, caso eles pedissem informações, um mapa seria dado para que eles não se perdessem.
O assalto aconteceu entre a noite do dia 27 de agosto e a madrugada do dia seguinte. No entanto, o Deic foi acionado somente cinco dias depois. Um levantamento completo sobre os bens levados não foi realizado porque os cofres eram particulares, porém a polícia acredita em um prejuízo de milhões de reais em joias. O alarme estava desligado e o botão de pânico foi desativado pelos bandidos, que foram até o subsolo do prédio e chegaram a pedir lanches enquanto agiam.
duro é saber que TODA a PC tem fama de ladrão né….
CurtirCurtir
duro é saber, que na hora da aposentadoria depois de 30 anos o civil é roubado pelo governo , pois a tal aposentadoria não e reconhecida como especial passa a receber pela
ssprev e ninguem fala nada.
CurtirCurtir
Frase da semana ” JA VIU VAGABUNDO ANDAR COM YEN”, parabéns ao veterano Nelsao, que a frente do DEIC, diferentemente de outros intelectuiais que a policia tem, foi a imprensa, deu a cara pra bater e ainda lembrou bem a frase usada por quem tem culhão e enfrenta a malandragem no dia a dia.
CurtirCurtir
Ah tá !!!!!!
CurtirCurtir
DIZEM QUE O PINTO CAIU, ALGUÉM CONFIRMA?
CurtirCurtir
Braquiara e puxa-saco tem em tudo que é ligar. O Nelsão foi pra praia, vai te muito neguinho se afogando. Chamem o Resgate.
CurtirCurtir
http://veja.abril.com.br/noticia/brasil/alckmin-elogia-secretario-que-afastou-delegado
Alckmin elogia secretário que afastou delegado
Por Anne Warth
São Paulo – O governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), negou a existência de uma crise na Polícia Civil causada pelo afastamento do delegado Ruy Ferraz Fontes do comando do 69.º Distrito Policial. O secretário da Segurança Pública, Antonio Ferreira Pinto, e o delegado-geral de Polícia, Marcos Carneiro Lima, decidiram afastá-lo depois de suspeitas de que Fontes estaria conduzindo uma investigação paralela sobre o roubo da agência do banco Itaú na Avenida Paulista.
“O secretário de Segurança Pública foi corretíssimo”, disse Alckmin, em defesa de Ferreira Pinto. “Não pode cada delegacia fazer a investigação que quer. As investigações são feitas pelos departamentos competentes e o secretário reagiu de maneira rápida e firma.”
A polêmica em torno do roubo surgiu já com o inquérito policial, que demorou nove dias para ser aberto. Os bandidos entraram no banco no dia 27 de agosto e roubaram 138 cofres particulares. Somente no dia 5 de setembro o Departamento de Investigação do Crime Organizado (Deic) abriu inquérito para investigar o caso.
Durante cerimônia do início da contagem regressiva de mil dias para a Copa do Mundo, no canteiro de obras do futuro estádio do Corinthians, o Itaquerão, Alckmin recebeu uma ligação de Ferreira Pinto, mas não quis comentar o conteúdo.”As informações e o mérito são do Deic”, disse, sugerindo que a polícia havia prendido suspeitos de envolvimento no crime.
CurtirCurtir
Nelsão fala q saiu atras e esta chegando na frente , também deu uma rasteira em Ferraz Fontes , assim até eu!!!! Policia Civil transformou se em um grande Circo pelos próprios integrantes, que vergonha…..
CurtirCurtir
http://oglobo.globo.com/cidades/mat/2011/09/17/caso-itau-anuncio-de-prisao-de-suspeito-mostra-clima-de-competicao-na-policia-paulista-925383659.asp
Cúpula ‘Rachada’
Caso Itaú: Anúncio de prisão de suspeito mostra clima de competição na polícia paulista
Publicada em 17/09/2011 às 09h41m
Guilherme Voitch (guilherme.voitch@sp.oglobo.com.br)
SÃO PAULO – O caso do roubo aos cofres do banco Itaú na Avenida Paulista, em 26 de agosto, tem provocado um verdadeiro mal-estar na cúpula da Polícia Civil de São Paulo. Na ocasião, criminosos renderam vigias e invadiram o local. Após cerca de 10 horas, sem serem incomodados, fugiram levando 170 cofres. O alarme havia sido desligado. Nesta quinta-feira, a polícia prendeu um pedreiro com pedras preciosas, joias e libras esterlinas que teriam sido levados da agência bancária.
O anúncio da prisão de Marco Antônio Rodrigues dos Santos, de 29 anos, irmão de Francisco Rodrigues dos Santos, de 45 anos, um dos suspeitos de participação no assalto, evidenciou ainda mais o ‘racha’ na polícia. Nesta sexta-feira, o diretor do Departamento de Investigações Sobre o Crime Organizado (Deic), delegado Nélson Silveira Guimarães, iniciou sua entrevista coletiva dizendo que ‘levantaria e iria embora’ se alguém perguntasse sobre os problemas enfrentados entre o Deic e o 69º Distrito Policial – cujo delegado titular iniciou uma investigação paralela a do departamento sobre o caso. Ao final da entrevista, porém, ele mesmo ‘comemorou’ a atuação da delegacia no caso.
– O Deic saiu atrás, mas o Deic chegou na frente – disse, celebrando a prisão de um suspeito e a identificação de outros dois na invasão à agência do banco Itaú, ocorrido numa sexta-feira. Um boletim de ocorrência foi registrado no 78º DP (Jardins), delegacia mais próxima ao local do roubo. O delegado do distrito iniciou as investigações, ouviu o banco e, posteriormente, repassou o caso para o Deic, delegacia especializada nesse tipo de crime.
Envolvido na investigação dos assaltos a caixas eletrônicos na Grande SP e na participação de policiais nos crimes, o Deic, inicialmente, não tratou o caso como prioridade. O próprio secretário de Segurança, Antonio Ferreira Pinto, não foi imediatamente informado sobre o crime, que pode ser considerado um dos maiores e mais audaciosos assaltos a bancos da cidade. Embora o Itaú não divulgue a quantia roubada, há informação de que clientes teriam declarado perda de valores superiores a R$ 3 milhões.
O secretário chegou a cobrar o Deic publicamente sobre o atraso nas investigações.
– Posso garantir que o problema está no Deic. Não tem meias palavras. Meu gabinete vai acompanhar essa situação – disse Ferreira Pinto.
Enquanto o Deic recebia o caso do 78º DP, policiais do 69º DP, comandada pelo delegado Rui Ferraz Fontes, ex-chefe da delegacia de roubo a bancos do Deic, iniciava uma ‘investigação paralela’ sobre o caso. Funcionários do Itaú foram ouvidos pelos policiais do 69º antes que o departamento tomasse o depoimento dos mesmos.
Os policiais do 69º DP afirmaram que vinham investigando uma quadrilha antes do assalto e que havia indícios da participação do grupo no assalto ao Itaú. O argumento, inicialmente, foi aceito pela cúpula da polícia. Na quinta-feira, no entanto, a Secretaria de Segurança anunciou o afastamento de Ferraz Fontes.
– Dizem que ele foi afastado, mas não vi nada no Diário Oficial. Então perguntem para eles sobre o trabalho do 69º DP – disse Guimarães.
Ao ser perguntado qual teria sido o erro dos bandidos, Guimarães respondeu:
– Mexeram com a polícia de São Paulo. Mais do que isso. Mexeram com o Deic.
CurtirCurtir
A PC INTEIRA, INCLUSIVE O DEIC DEVERIA PARAR POR COMPLETO AS ATIVIDADES, PARA VER O QUE ACONTECE. OU OS BANDIDOS TOMAM CONTA DE VEZ OU SEI LÁ. É ISSO QUE O GOVERNO QUER.
CurtirCurtir
Diretamente do Reino de Pintossilgo :
1- eu quero os holofotes
2- eu quero o poder
1-eu não quero ninguém invadindo meu feudo
2- eu quero a grana do condado de Febraban
1- eu sou o melhor, o condado me escolheu faz tempo
2- o condado que se foda, pois eu estou como governador da província
1- vamos definir isso em um duelo
3- eu decido o duelo , eu sou o rei, nao gosto do governador e nem dos escolhidos,
eu sou o poder…primeiro já vou mandar um de vcs pra masmora, o outro depois eu
decido…mas e a grana do condado de Febraban ??? quem irá recebe-la doravante ??
CurtirCurtir
O HOMEM QUE SABIA DEMAIS
17/09/2011 às 18:33 | #5
Citação
DIZEM QUE O PINTO CAIU, ALGUÉM CONFIRMA?
OBS:Só se for em cima de vc, seu truxa, como vai cair alguem que tem uma postura íntegra, e é homem de confiança do sr. Governador, sendo inclusive elogiado por ele como vc mesmo tem visto constantemente, quem tem que caír são os policiais corrúptos e ladrões da nossa instituição, agora com relação a salário é questão de representatividades como sindicatos e associação.
CurtirCurtir
Tubarão sem dente bom pra fazer boquete né boneca?
CurtirCurtir
Kremensov, o pinto não caiu não, voce vai continuar no mesmo lugar fazendo a mesma merda, e não adianta chorar , é isto que voce merece pela sua competencia
CurtirCurtir
Kremensov, o pinto não caiu não, voce vai continuar no mesmo lugar, fazendo a mesma merda, e não adianta chorar , é isto que voce merece .
CurtirCurtir
se quiser, reclama no Flit
CurtirCurtir
A FONTE ERA QUENTE. MAS FORÇAS OCULTAS DEVEM TER AGIDO.
CurtirCurtir
QUERO SABER DO MEU SALÁRIO, POIS CADA DIA QUE PASSA EU COMPRO MENAS COMIDA COM A MERRÉCA DE SALÁRIO QUE RECEBO . CADÊ A PORRA DO AUMENTO GENTE? ESTÃO SÓ DE PROMESSAS? QUEM VIVE DE PROMESSAS É SANTO E ISSO EU NÃO SOU; SEU GERALDO ALCKIMIM CADÊ OS 15% DE REAJUSTE SALARIAL QUE O SR. ANUNCIOU NO MÊS DE JULHO? JÁ ESTAMOS CHEGANDO A OUTUBRO E A GRANA NÃO VEIO ATÉ AGORA!! AJUDEM AI POVO, POIS SE FICARMOS ESPERANDO ALGUMA ATITUDE DE SINDICATOS E ASSOCIAÇÕES ESTAMOS É FERRADOS.
CurtirCurtir
qurem acabar com o trafico de são paulo, fechem o DENARC (ABADIA)
QUREM ACABAR COM O ROUBO DE CARGAS, DE BANCOS DE CAIXAS ELETRONICOS, FECHEM O DEIC.
CurtirCurtir