DE SÃO PAULO
Para o especialista em segurança pública
Diogenes Viegas Dalle Lucca, 47, major da reserva da PM paulista, é possível
montar estratégias não letais em casos em que há a informação de que um crime
está para acontecer.
“Se trabalhar com inteligência, a Polícia Militar pode
cercar uma determinada área, posicionar homens em locais estratégicos, aumentar
o policiamento preventivo e, com isso, fazer os criminosos desistirem do roubo,
por exemplo”, afirma o major, que comandou durante 11 anos o Gate (Grupo de
Ações Táticas Especiais) da PM.
“Até mesmo o Gate podia ter sido acionado
para trabalhar com mais recursos e evitar mortes. Os criminosos precisam ser
presos e julgados, conforme a lei”, afirma.
BANDIDO
MORTO
“Hoje, a determinação do Comando da PM é trabalhar para evitar
mortes. Se alguém cometeu excessos naquela operação no supermercado, precisa ser
punido”, diz o major da reserva. “A sociedade não pode mais ter a visão míope de
que bandido bom é bandido morto”, completa.
“Os excessos contra criminosos
hoje podem ser cometidos contra pessoas de bem amanhã. Vi pela imprensa que
existem tiros nas mãos de alguns dos mortos [no supermercado CompreBem] e isso é
claramente tentativa de defesa. É preocupante”, afirma o major da reserva.
(AC)
preocupante é saber que tem fulanos sentados em sofás, idelizando seu mundinho teórico e segurando ladrão… todos os srs teóricos da humanidade estão convidados a ceia dos ladrões e tentem sair vivos…teóricos maçanetas covardes palpiteiros especialistas amareloes… é inacreditável que este oficial se volte contre seus pares e a tropa, isto é o pior tipo de traição que se pode cometer cuspir no prato que comeu… inteligência pode evitar abrir a boca e fechar os ouvidos… aliás o sr não esta muito novo não para estar reformado ??? deve amar mesmo sua talvez missão profissão instituição Estado ou oportunidade!!!???
CurtirCurtir
tbém acho Sr Diogenes….mas antes precisa avisar os oficiais para tirarem a bunda da cadeira , sairem para fora dos batalhões e assim comandarem os praças ( que nestes momentos estão a maioria numa padaria, mercadinho , etc ) para se dirigirem aos locais de maior incidência de furtos, roubos correto ?????
precisa do palpite de um especiliasta para sacar coisa tão simplória ????
embora, esperar o que de um ex-coxa como o senhor major na reserva????
CurtirCurtir
CONHEÇO O MAJOR LUCA DOS TEMPOS DA FUNDAÇÃO DO GER E DO GATE, ELE ERA TENENTE E FIZEMOS ALGUMAS OPERAÇÕES EM CONJUNTO E AO CONTRARIO DE MUITOS DOS SEUS PARES . ERA HUMILDE E EU GOSTARIA QUE ELE ESTIVESSE AO MEU LADO NESSE COMBATE URBANO QUE ENFRENTAMOS. ATE ONDE EU SEI , ELE ERA CONSIDERADO. PELOS DOIS GRUPOS ,TANTO DA PC COMO DA PM E NUNCA NESTAS OPORTUNIDADES , OUVI ALGUM PM RECLAMAR DO MESMO. DEVE SER VERDADE, ELE REFORMOU COMO MAJOR . SE ELE ESTIVER ENVOLVIDO EM ALGUMA ATIVIDADE DE SEGURANÇA A MESMA DEVE SER SÉRIA. NAQUELA ÉPOCA O DEIC E O GATE TRABALHAVAM JUNTOS ALGUMAS VEZES , E ACREDITEM FUNCIONAVA BEM. HAVIA UMA REUNIÃO TODO MÊS ENTRE O DIRETOR E O GRUPO, ONDE SE OUVIAM AS OPINIÕES DE TODOS ,. DELEGADOS E OPERACIONAIS.
O GOV NA ÉPOCA ERA EX PM E PROMOTOR, E NÃO ERA TÃO RUIM . ASSIM COMO HOJE LEMBRO QUE TREINÁVAMOS POR CONTA PRÓPRIA , ARRANJAMOS UMA PISTA ,ALGUMA MUNIÇÃO, E ERA DUAS VEZES POR SEMANA, TREINO DURO. DAVA GOSTO DE TRABALHAR!!
QUE PENA!! TEMPO QUE NÃO VOLTA MAIS!!!
OBS- NÃO ESTOU QUERENDO BICO!!!
CurtirCurtir
não deveria ter esquecido as régras básicas e se comprometeu… um dia ainda pode precisar dos heróicos praças na rua !!! que faça uma retificação urgente…
CurtirCurtir
precisa ver se este major disse isso mesmo. todos sabem como são os órgãos de imprensa . não estou defendendo ninguém, mas conheço os procedimentos em confronto deste ex policial . me considero ,como muitos de meus pares um sobrevivente, e todos os antigos que foram cana dura sabem ,é muito difícil assumir determinadas ocorrências, pois as vezes se fizer é punido por que fez ,se não fizer é punido pelo que não fez. nós policiais estamos no centro de um teatro , onde todos as platéias querem ver sangue , e não importa de quem .
CurtirCurtir
não adianta ter inteligência se há empecilhos da lei na hora de investigar… toda hora tem que depender de juiz e promotor… polícia tem que ter autonomia pra ir a fundo nas investigações…
CurtirCurtir
para de ter dó de bandido!
CurtirCurtir
Há muito tempo venho pensando em postar esse comentário (desabafo) neste espaço. Mas as vezes, receio, que minhas palavras poderão ser mal interpretadas. O meu objetivo não é magoar, desprezar ou eventualmente ofender ninguém, mas é chegada a ora. Dirijo-me aos policiais militares (praças) que estão na linha de frente, dando a “cara a tapa”. Peço-lhes que acordem e deixem de ser manipulados por esses oficiais que estão em busca de maior poder político, e estão botando o rostinho na mídia em cima de seus trabalhos, que muito das vezes são questionados quanto a legitimidade. Vai chegar um momento em que as cobranças para cima do Poder Judiciário Brasileiro será tão grande que “ele” vai ter que tomar uma atitude, pois, as cobranças dos organismos internacionais dos países que vivem cometendo injustiças sociais, estão muito acirradas (ainda bem), vejam como exemplo, o que aconteceu e está acontecendo na Líbia. Portanto, nada de ficar dando produção a esses parasitas que depois se elegem candidatos, garantem seu lugar ao sol e esquecem suas origens, e mais uma vez, cito um exemplo vivo, aquele tal deputado Conte Lopes, que nunca apresentou um projeto sequer em benefício de seus ex-colegas de farda, só fica discursando, batendo no peito que fez e aconteceu, mas na verdade, só chegava na cena do crime após o serviço (ou merda) ter sido feita, para dar o rostinho à mídia. Então acordem, porque o momento em que o Judiciário se ver obrigado a cumprir seu papel, o chicote vai estalar no lombo de alguém, e com certeza não será no lombo do oficialato, pois, estes se protegem e deixam os “praças” a ver navios. Some-se a isso o fato de que quando o PCC manda seus “soldados” a campo para matar policia, vai matar o primeiro “Zé-Mané” fardado que vê pela frente, normalmente no caminho para o trabalho ou para casa, já que seu salário é irrisório e nem pagar condução pode, daí se ver obrigado a andar fardado por aí, na condição de verdadeiro alvo. Ninguém chega perto de um oficial, porque no quartel está cheio de lambe-botas que dificulta o acesso, e de mesma maneira se protegem em condomínios com seguranças, cerca elétrica, alarme, carros blindados e etc. Coisas que um soldado nem sonha em ter. Portanto acordem para as atitudes que estão tomando por aí, cometendo injustiças e às vezes tirando a vida de gente inocente. Voces são pagos para prender e não matar. Falo tudo isso não por ser simpatizante destes ditos “direitos humanos” que rola por aí, sou totalmente avesso na forma como isso tem funcionado. Falo para alertá-los que estão sendo massa de manobra de gente inescrupulosa, que busca mais e mais poder a qualquer preço, e não tem nenhum compromisso com a sociedade, família, ou com as instituições como gostam de pregar. Acordem para a vida. Não se permitam. Procurem cumprir com seus deveres dentro do rigor da Lei.
CurtirCurtir
O major tá jogando prá platéia!
CurtirCurtir
Assunto: Fwd: Policiais Fuzilados. em patrulhamento
A população acha que sabe como é o dia-a-dia de policiais!
Video para aqueles que perguntam toda hora porque a viatura não passa
em algumas ruas; para aquele que cobra, critica e difama a POLICIA
MILITAR OU CIVIL e jamais reclamou ou cobrou leis mais severas contra
o crime; esse video é para vc entender que o problema não é de
POLICIA, mas sim de legislação, de governantes, que não “incomodam” em
nada o criminoso e mesmo assim cobram a POLICIA, que certemente não
irá resolver o seu problema pois para isso precisa abordar suspeitos e
a maioria ds pessoas não gosta disso, acha abusivo, diz que é
constrangedor! Então “cidadãos”, vamos MORRER juntos!!!! Isso mesmo,
vamos ser vitimas do mesmo criminoso que não mais se esconde quando
passa a “viatura”. Se o criminoso faz o que você vê no video, imagine
com vc! Os POLICIAIS honestos e honrados não aguentam mais a luta
injusta!
Divulguem esse vídeo ao maior número de pessoas possíveis, para a
sociedade acreditar na triste realidade policial.
CurtirCurtir
Isso é conversa de bronha…
Muito dificil acreditar que um policial que, conforme diz um outro ai, ja foi linha de frente, quer enfatizar essa coisa de que bandido bom eh bandido preso…
Bom pra quem?
O que a sociedade ganha com esses monstros postos em jaulas?
Ganha a conta do sustento e manutenção desse lixo irreciclavel, que não é pequena. A unica coisa que ganhamos eh o direito de ver nossos impostos serem gastos com essa escória.
Se acredita mesmo que esse tipo de mostro vai entrar na cadeia e saira socializado?
Enfim… papo de bronha…
CurtirCurtir