Votação de projeto legislativo que anula decreto que levou Corregedoria da Polícia Civil para gabinete de secretário é adiada para esta quarta-feira, 24/8, a partir das 16h30 ( FORA COM O FERREIRA PINTO: FALSO LEGALISTA ) 8

23/08/2011 22h20
 
Votação de projeto de decreto legislativo é adiada
 
 
 
Da Redação – Blanca camargo
 
 
CLIQUE AQUI PARA FAZER DOWNLOAD DA FOTO ACIMA
 

Proposta anula decreto que levou Corregedoria da Polícia Civil para gabinete de secretário

O debate sobre a suposta ilegalidade e o mérito de um decreto do Executivo, que retirou a Corregedoria da Polícia Civil da Delegacia-Geral e a levou para o gabinete do secretário da Segurança Pública, movimentou o Plenário da Assembleia paulista nesta terça-feira, 23/8, durante a votação do Projeto de Decreto Legislativo (PDL) 65/2009, do deputado Campos Machado, líder do PTB. A proposta do petebista susta o Decreto 54.710/2009, anulando seus efeitos. Por falta de quórum para deliberar, a votação foi adiada e será retomada na Ordem do Dia desta quarta-feira, 24/8, a partir das 16h30.
A discussão e votação da matéria não só dividiu a base governista na Casa, composta por PSDB, PV, PMDB, DEM, PSB, PSC, PP, PPS e PRB, como provocou concordâncias incomuns na Casa. Os tucanos, o PV e o PSB obstruíram os trabalhos, o PMDB e mais dois deputados do DEM votaram a favor do PDL, assim como as bancadas do PT e do PCdoB e mais o deputado Olimpio Gomes (PDT). A votação final computou 24 votos favoráveis e 6 abstenções, cenário que a ação do líder do PTB terá que mudar até a tarde de hoje para ver o projeto aprovado. São necessários 48 votos favoráveis (maioria simples) para esta aprovação.

Prós e contras

O líder do Governo, deputado Samuel Moreira, afirmou que o decreto do Executivo não é ilegal por ser a organização da administração pública prerrogativa do governador, o que pode fazer via decreto. Moreira disse que, no entanto, sua defesa da ação do governo se devia mais ao mérito da medida do que à sua legalidade. Segundo ele, os índices de apuração de crimes praticados por policiais cresceu significativamente com a transferência da corregedoria para o gabinete do secretário. Dados de 2007 e 2008 computam 182 detenções, quando a corregedoria estava subordinada ao delegado-geral, e chegam a 290 de 2009 a 2010, com a transferência para a secretaria, conforme citou o lider governista. As declarações de Moreira foram respaldadas por Orlando Morando, líder do PSDB na Assembleia.
O argumento do próprio autor do projeto – a ilegalidade do Decreto 54.710/09 se sobrepor à Lei Orgânica da Polícia Civil, que determina que a Corregedoria seja subordinada à Delegacia-Geral -, foi o mais defendido pelos parlamentares que se revezaram na tribuna para pedir ao Plenário a aprovação da medida. Mas há outros desdobramentos na questão, como apontaram vários deputados. Um deles é que além de ferir a ordem jurídica, ao publicar o decreto, o governo estaria desrespeitando as funções legislativas da Assembleia. Segundo esse entendimento, o Executivo deveria enviar à Casa um projeto de lei com a mudança da corregedoria para a secretaria.
O deputado Edinho Silva (PT) é autor de uma Proposta de Emenda Constitucional (PEC 10/2011) justamente para alterar a Constituição estadual, em seu item 2 do § 2º do artigo 24 e a alínea “a” do inciso 19 do artigo 47, para evitar a criação, reorganização e extinção das secretarias de Estado e órgãos da administração pública estadual por meio de decreto. A PEC está sob exame da Comissão de Constituição, Justiça e Redação.
Os petistas Enio Tatto – líder, João Antonio e Adriano Diogo declararam que a independência de uma corregedoria autônoma, sem estar subordinada à Delegacia-Geral ou à Secretaria da Segurança Pública, é o que garantiria isenção nas investigações de ações criminosas por membros da corporação, impedindo a ocorrência de abusos, como o do caso da ex-escrivã desnudada por agentes da corregedoria durante interrogatório sobre suposto suborno. Eles entendem que o governo deveria enviar à apreciação dos parlamentares um projeto nesse sentido.
O deputado Olimpio Gomes informou que além de cometer uma ilegalidade ao se sobrepor à Lei Orgânica da Polícia Civil, o decreto do Executivo tira do vice-delegado-geral a função de corregedor, passando-a para o secretário-adjunto da Segurança Pública. Gomes disse também que deveria haver uma única corregedoria para apurar crimes praticados por policiais civis e militares.
A íntegra do PDL 65/09 e sua tramitação, bem como da PEC 10/11, podem ser consultadas no Portal da Assembleia, http://www.al.gov.br, no link Projetos.

Um Comentário

  1. É mais do que correto retirarem a corregedoria da polciia civil das mãos do pinto e ser como era…foram inúmeros maus exemplos de serviço realizado pela corró da era ‘pinto’ que só gozou da nossa cara.

    PQ DA PM CONTINUAM COM ELES(CORONÉIS)?

    Curtir

  2. Alguem poderia explicar pq os salários dos Investigadores e Escrivães (Concurso Nível Superior) são menores que outras carreiras (Concursos Nível Médio, será que é possivél pelo menos receber igual, alguém por favor tente me explicar.

    ESCRIVÃO DE POLÍCIA DE 3ª CLASSE I 891,15
    INVESTIGADOR DE POLÍCIADE 3ª CLASSE I 891,15
    FOTÓGRAFO TÉCNICO-PERICIAL DE 3ª CLASSE I 931,70
    AGENTE DE TELECOMUNICAÇÕES POLICIAL DE 3ª CLASSE I 931,70
    AUXILIAR DE NECROPSIA DE 3ª CLASSE I 931,70
    DESENHISTA TÉCNICO-PERICIAL DE 3ª CLASSE I 931,70
    PAPILOSCOPISTA POLICIAL DE 3ª CLASSE I 931,70
    ATENDENTE DE NECROTÉRIO POLICIAL DE 3ª CLASSE I 692,82
    AUXILIAR DE PAPILOSCOPISTA POLICIAL DE 3ª CLASSE I 692,82
    CARCEREIRO DE 3ª CLASSE I 692,82
    AGENTE POLICIAL DE 3ª CLASSE I 692,82

    Perito Criminal, Nível Superior, o mesmo que Investigadores e Escrivães
    PERITO CRIMINAL DE 3ª CLASSE I 2.724,66

    Curtir

  3. Sei ! Pq nao existe entindade representativa para a classe , vc ainda paga Sindicato/Associaçao ??

    Curtir

  4. Doutor Janicéfalo :
    Sei ! Pq nao existe entindade representativa para a classe , vc ainda paga Sindicato/Associaçao ??

    Acabei de mandar essa tabela para o Sindicato dos Tiras e pedi explicações, só estou esperando para ver o que vão dizer, pago eles desde 1992, este será meu último mês de contribuição.

    Curtir

  5. eu tb,vou cair fora desta afpcesp,deus me livre parece um hospicio,ninguem sabe nada.dá até dó.

    Curtir

Os comentários estão desativados.