O INVESTIGADOR REBOUÇAS DÁ LIÇÃO DE DIREITO E MORAL AO DELEGADO SECCIONAL DE MOGI ( que deveria botar o paletó e ir cuidar das fazendinhas ) 16

AS INCONSEQUENTES DECLARAÇÕES DE CERTAS AUTORIDADES
MERECEM NOSSO REPÚDIO

Este Sindicato, em defesa da classe, vem externar a sua indignação sobre a notícia veiculada no ultimo dia 04/08/2011 no jornal Diário Alto Tietê.

Nela o Delegado Seccional, Sr. João Roque Américo, declara que os deputados estaduais deveriam repensar sobre a obrigatoriedade do curso superior aos interessados em trabalhar na Policia Civil. Segundo a notícia, o Delegado afirma que os interessados com nível superior não querem ir para a rua enfrentar o crime e sim realizar serviços administrativos, afirmando ainda que seria este o motivo pela baixa procura das pessoas pelo cargo.

O pleito do Delegado foi externado na Inauguração da nova sede do DISE Itaquá e contou com o apoio da Ilustre Deputada Estadual Heroilma Tavares(PTB), que lá também esteve presente, que além do apoio, teria afirmado saber da existência de pessoas sem diploma que poderiam exercer a função de investigador.

Esta noticia demonstra a forma injusta e indevida que a classe vem sendo tratada por alguns delegados de polícia desta gestão, vindo em seguida a Portaria nº 08/11 do DECAP, da qual este Sindicato também vem tomando as medidas legais em defesa da classe.

Ao contrário do pensa o Ilustre Delegado, a lei nº1.067/2008 veio no intuito de elevar a carreira policial, sendo a edição da mesma uma vitória pela valorização da classe.

Um exemplo desta valorização foi o disputado concurso para ingresso na carreira policial civil deste Estado, com início em 2009 e término em julho de 2011, onde 23.384 inscritos disputaram 887 vagas, sendo 26,36 candidatos por vaga.

Estes números repelem todos os argumentos do Delegado Seccional que comparou uma suposta baixa procura de interessados na carreira com a exigência do diploma, revelando o total desconhecimento e despreparo de alguns profissionais quando abordam o assunto.

Tamanho despreparo preocupa e nos leva a crer que polícia está sendo gerida por pessoas incapazes de compreender que o nível superior exigido além de valorizar a classe, traz maior qualidade na prestação do serviços a sociedade.

Não podemos concordar com nenhum tipo de ideia ou manifestações que possam colocar em risco a progressão conquistada.

Manteremos nossa postura de combater todos aqueles interesses que possam colocar em risco a valorização da classe.

Estamos vivendo mais um momento de turbulências geradas por pessoas que querem desclassificar a carreira de policial, porém, não deixaremos que estas pessoas despreparadas e desinformadas consigam abalar a estrutura arduamente conquistada pela luta.

Por sugestão da própria deputada na matéria, este Sindicato se coloca a disposição para ser consultado sobre o assunto, adiantando que manterá a posição da obrigatoriedade da exigência do diploma para ingresso na carreira.

Porém, adiantamos desde já algumas perguntas a serem respondidas às autoridades da matéria:

O cargo de investigador de policia exige pouca instrução escolar?
Será que o raciocínio externado pelas autoridades é o mesmo dos seus pares?
Será que este tipo de posicionamento não é um dos fatores que trazem para a Policia Civil o título de pior salário do país?
Policiais semi-analfabetos trariam a solução para a segurança pública do Estado de São Paulo?
A população merece isso?
A carreira de Investigador de Polícia merece isso?

Esta é mais mais uma etapa da incansável luta pela valorização da carreira policial a ser vencida.

João Batista Rebouças da Silva Neto

Presidente

Um Comentário

  1. bom…falar ate papagaio fala, agora na pratica a teoria é diferente…ou seja NU, como uma serie de outras leis que no brasil nao pega…

    Curtir

  2. Acho que muitas pessoas sem nivel superior poderiam muito bem exercer o cargo de Delegado. Será que ele gostaria de ouvir isso???????Tem muita gente que já deveria estar vestindo pijama, e continua falando besteira, tentando diminuir uma conquista, ainda não reconhecida no salario, mas uma conquista da classe dos Investigadores. LAMENTAVEL a declaração.

    Curtir

  3. ESTRANHO ESSE CIDADÃO FALAR QUE É PRA VALORIZAR O CARGO. AMIGÃO SÓ TENHO UMA COISA A DIZER:COMPETENCIA E DOM PRA SER POLICIA TA NO SANGUE E NÃO NO DIPLOMA. OUTRA COISA QUE O DELEGADO FALOU ESTÁ CERTO POIS VARIOS INVESTIPOL CALÇA BRANCA NÃO QUEREM SAIR NA RUA PRA TRAMPAR, INCLUSIVE O SENHOR, QUE FICA ATRAS DESSA MESA DO SINDICATO, NÃO FAZENDO NADA PELA CLASSE. GOSTARIA DE MUDAR DE CARGO NA POLICIA, MAS NÃO PODEREI, POIS NÃO TENHO CURSO SUPERIOR E NEM DINHEIRO PRA CURSAR UMA FACULDADE. AGORA SEI MUITO BEM QUE SE PUDESSE, DESEMPENHARIA MUITO BEM O MEU CARGO. O SENHOR NÃO PODE SER TÃO INOCENTE EM ACHAR QUE UM CARA COM CURSO SUPERIOR, E SEM A MENOR TENDENCIA AO TRABALHO POLICIA VAI QUERER SAIR PRA RUA PRA COMBATER O CRIME? PRESTA ATENÇÃO ANTES DE FALAR BESTEIRA O “PELEGÃO”

    Curtir

  4. Quem é esse cidadão pra falar alguma coisa, um cara que perpetua no poder, achando que faz alguma coisa por nós, cadê vcs na hora que mais precisamos, toda a minha delegacia e turma de acadepol se desfiliaram desse sindicato de ??????sindicato único já.

    Curtir

  5. Na época desse Sr. Os cidadãos eram convidados no meio da rua pra serem policiais, muito menos era exigido nivel superior, até analfabeto entrava na PC. Eu não entendo todo esse teatro. Pergunta pra ele se quando ele entrou era assim ??? nem nivel fundamental era exigido( antigo primário ) na época dele.Hipocrisia total, ainda mais rejeitando outras carreiras como ele faz,nossos irmão que tbm sofrem no dia a dia e ainda tem que suportar pessoas como esse Sr. Pede pra sair !!!!!!

    Curtir

  6. É A REALIDADE…

    AQUI NA MINHA ÁREA ATÉ AGORA NENHUM “NÍVEL SUPERIOR” VINGOU.
    OU SE DEMITIRAM OU ESTÃO NO ADMINISTRATIVO.
    “EU DIGO, É AQUI NA MINHA ÁREA”.

    ALGUNS AINDA INSISTEM EM SER OPERACIONAL, MAS AINDA NÃO CONSEGUIRAM MOSTRAR SERVIÇO…GOSTAM DE SE VESTIR DE ” SUPER COP” E PASSEAR NA AVENIDA. FAZ TEMPO QUE ELES ESTÃO TENTANDO HEIN…

    “O PROBLEMA ESTÁ NA SELEÇÃO… SÓ ENTRA QUEM TEM PISTOLÃO. OS QUE TEM APTIDÃO FICAM DE FORA”.

    VLW…

    Curtir

  7. Engraçado é quando um Investigador tira férias o Agente ou Carcereiro serve para cobrir suas férias.O Investigador não quer saber, é seu direito.Agora para reivindicar melhorias só pra ele.O presidente desse sindicato só quer ver mesmo melhorias para os investigadores, então vai brigar sozinho, e vai ver onde chegará.

    Curtir

  8. Parabéns ao senhor João Batista Rebouças da Silva Neto pelas pertinentes palavras. Quem fica com essa choradeira contra o NU, toma vergonha e vai fazer uma faculdade porque hj isso é o básico do básico!
    Conhecimento não ocupa espaço e só engrandece

    Curtir

  9. Vitaum,
    Engraçado porque tenho ouvido o oposto de vários delegados. O pessoal tem elogiado muito os novatos (ip08 e ep)

    Curtir

  10. ESSE REBOUÇAS É OUTRO BUNDÃO, VENDIDO QUE NÃO FAZ NADA…TODOS ESTÃO VENDO ESSE MALDITO DO S.S.P. ACABAR COM A POLÍCIA CIVIL E ESSES SINDICATINHOS BADAROSCAS SÓ ENGORDANDO E NADA…FODA-SE OS POLICIAS

    Curtir

  11. a solução para a policia civil de SP é muito simples: UMA UNICA CARREIRA= ESCRIVÃO, OBRIGATORIAMENTE BACHAREL EM DIREITO, POIS O ESCRIVÃO FAZ TUDO SOZINHO: INVESTIGA E FAZ RELATORIO DE OS PARA O TIRA ASSINAR (POIS ELE NÃO SABE FAZER OU TEM PREGUIÇA), ESCRIVÃO FAZ FLAGRANTE SOZINHO, FAZ DA PORTARIA AO RELATORIO FINAL DE IP, ASSINA PELO DELEGADO QUE VAI VISITAR A AMIGA OU VISITAR SUA EMPRESA DE SEGURANÇA PRIVADA OU SIMPLESMENTE FICA DORMINDO NUMA SALA OU EM CASA, O ESCRIVÃO FAZ PESQUISAS E ENVIA MENSAGENS, DIRIGE VIATURAS, TIRA IMPRESSOES DIGITAIS PARA LEGITIMAÇÃO, FAZ REVISTA E RECOLHE PRESO NO XADREZ, VAI PARA O LOCAL DE CRIME NO LUGAR DO DELEGADO E AINDA FOTOGRAFA O LOCAL ENVIANDO FOTOS PARA O PERITO NÃO SE DESLOCAR NEM DAR CANSEIRA PROS PMS QUE PRESERVAM O LOCAL, ETC … ETC… ETC. V E AINDA AGUENTA DESAFOROS. MAS PRECISA SER BEM PAGO E O CONCURSO NÃO DEVE SER FEITO PELA ACADEPOL, POIS CHEGA DE FILHINHAS, SOBRINHAS, NETINHAS, AMIGUINHAS DE CARDEAIS, SERVINDO DE RECEPCIONISTAS NOS DEPARTAMENTOS, EQUILIBRANDO-SE NOS SEUS SALTOS AGULHA; EU QUERIA VER ESSAS PATRICINHAS NUM PLANTÃO DE PRIFERIA, CAÇANDO PRESO QUE FUGIU DO CORRÓ…
    É CLARO QUE COM RARAS EXCESSÕES PARA ALGUNS INVESTIGADORES QUE NÃO SAO APENAS TIRAS.

    Curtir

  12. Precisamos todos perceber que a Policia Civil de São Paulo está agonizando, o nosso ilustríssimo SSP é para a PC o “PINTO” . Enquanto degladiamos entre nós, os horários de trabalho estão sendo alterados, sacrificando policias de todas as classes e carreiras, os readaptados, enquanto algumas “protegidas” de delegados desfilam seus guarda-roupas pelos corredores e elevadores de dptos. Primeiro fomos humilhados, generalizados como corruptos, rotulados como inéptos e letárgicos pelo “PINTO”, levamos um passa moleque na aposentadoria, um reajuste de salário vergonhoso. Tudo foi conduzido para que nós ficassemos como estamos hoje, acovardados, olhando para o próprio umbigo e sem forças para reagir, nós policiais sabemos que as estatísticas são mentirosas e que o Decap com o novo padrão de atendimento acabou por jogar uma “pá de cal” na instituição, que não mais investiga nada por falta de pessoal e motivação, somos inevitávelmente uma massa acéfala de manobras desse Governo e do “PINTO” que quando o sistema ruir de vez, seremos responsabilizados por suposta falta de vontade e empenho, por termos boicotado um plano de polícia judiciária tão “brilhante” criado por um Cardeal que nunca fez um trabalho policial de verdade, sempre esteve à sombra de alguém, agora querendo entrar para os anais da história policial civil como mentor de uma nova polícia. Sua competência em não reagir ficou demonstrada com a perda do Detran, e agora com a completa falência do Decap. Sinto-me envergonhado e cansado, pois após dedicar mais de 30 anos de minha vida a policia civil de São Paulo, sempre no Degran/Decap, vejo todos sendo tratados como lixo. E me pergunto, pra que servem os sindicatos e associações, os nossos líderes sindicais sabem como está a situação nos distritos policiais, acredito que não. Policiais Civis, pensem um pouco, não está além da hora de reagirmos com uma verdadeira união e mostrar a nossa força?

    Curtir

  13. – COMUNICADO –

    A AIPESP – Associação dos Investigadores de Polícia do Estado de São Paulo, comunica a todos os seus associados que no dia de hoje (12/08/2011) ingressou em Juízo com “Mandado de Segurança”, depois de aprovado por Assembleia Geral Extraordinária em razão da Portaria Decap n°8 de 22/06/2011.

    Curtir

  14. SERÁ QUE ESSE DELEGADO JÁ SE OLHOU NO ESPELHO???? PARECE MAIS UMA MARACUJA DE GAVETA…ESSAS PALAVRAS SÓ PODERIAM SER DE UM PARASITA. OS DELPOLS NOVATOS TEM OUTRA CABEÇA. SÃO ESTUDIOSOS E, EM RAZÃO DISSO, NÃO TEM ESSA MENTALIDADE ARCAICA E VICIADA. FICA AÍ DE BLÁ, BLÁ, BLÁ, MAS TA COM O RABÃO NESSA CADEIRA AÍ E NO AR CONDICIONADO NÉ!!!! SÓ POSSO DIZER UMA COISA: VOVÔ, VAI LIMPAR SEU FRAUDÃO.

    Curtir

  15. Eu acho que a Delegacia Geral deveria repensar sobre a nomeação de um delegado tão metido a besta como esse tal Joao Roque Americo, aliás, porque ele não se preocupa em reivindicar melhorias para a sua classe ao invés de ficar querendo destruir as conquistas de outros integrantes da Policia Civil. E tem mais, a PC não é sua não!!!! Vc, Sr. tal Joao Roque, não é patrão de ninguém aqui não. Então, engula as suas palavras e trate de trabalhar um pouco, porque quem fica falando tanta asneira é porque tem tempo e FALTA DO QUE FAZER

    Curtir

ADVERTÊNCIAS SOBRE A LIMITAÇÃO DO CONTEÚDO O conteúdo deste blog , salvo quando expressamente indicada a fonte , não possui valor acadêmico , científico , acusatório/probatório. Trata-se de obra diletante, de caráter exclusivamente informativo e opinativo, desprovido dos conhecimentos técnicos específicos. Apesar do esforço constante na busca da exatidão e do compromisso com a verdade dos fatos, este material está sujeito a equívocos inerentes à limitação de meios, dados públicos e interpretação de fontes s disponíveis. Não há, em nenhuma hipótese, intenção de alimentar ódio específico ou institucional. Busca-se apenas contribuir para o debate público e a necessidade de defesa da sociedade. Incentiva-se a análise crítica, o respeito a todas às pessoas e instituições do Estado de Direito e o acolhimento de eventual retificação/retratação caso se faça necessário. Solicita-se a compreensão de possíveis limitações linguísticas nos textos publicados neste espaço decorrentes de opinião subjetiva e da diversidade de assuntos tratados. Ressalta-se que, em hipótese alguma, se pretende promover generalizações negativas ou atribuir condutas impróprias indiscriminadamente a categorias profissionais ou instituições. Por princípio , em todos os campos da atividade humana – especialmente no funcionalismo público – a maioria das pessoas e titulares de cargos é integra, desempenhando suas funções de forma digna, legal e comprometida com a construção de uma sociedade mais justa. Eventuais críticas ou análises aqui apresentadas são pontuais e opinativas, jamais configurando juízos generalizantes. Recomenda-se, especialmente, a consulta a fontes e oficiais para informação definitiva sobre os fatos. Contato: dipolflitparalisante@gmail.com