CENTRAL DE FLAGRANTES 1 SECCIONAL 18

Data: 9 de agosto de 2011 20:48
Assunto:
Para: dipol@flitparalisante.com

CENTRAL DE FLAGRANTES 1 SECCIONAL

O governador Geraldo Alckmin inaugurou nesta terça-feira (9), a Central de Flagrantes da 1ªDelegacia Seccional (Centro), à Rua Sapucaia, 206, na Mooca, oficialização acompanhada pelo secretário da Segurança Pública, Antonio Ferreira Pinto, o delegado geral, Marcos Carneiro Lima, o comandante geral da Polícia Militar, Cel. Álvaro Batista Camilo, o superintendente da Polícia Técnico-Científica, Celso Perioli, o diretor do Decap, Carlos José Paschoal de Toledo, o 1º delegado seccional, Kléber Antonio Torquato Altale, o titular do 8º DP, Antonio Tadeu Rossi Cunha, e o coordenador da 1ª Central de Flagrantes, Luis Francisco Segantin Júnior.

Declarando-se entusiasmado com a reengenharia da Polícia Civil, em particular do Decap, o governador destacou os benefícios que as centrais de flagrantes trarão para a população. “Estamos poupando mais os recursos públicos e utilizando melhor os nossos recursos humanos. Antes fazíamos flagrantes em todos os distritos, agora serão em apenas nove. Então aquilo que demorava três, quatro horas, será feito em menos de 60 minutos”, referindo-se aos registros de crimes não flagrantes nos DP’s.

 Alckmin destacou o esforço por um melhor atendimento às pessoas nos distritos policiais da Capital, com elaboração mais rápida de boletins de ocorrência, registros que em média serão feitos em 25 minutos: “Ou seja, eficiência, serviço público de qualidade, diminuição do trânsito de veículos da polícia, o preso vai da central de flagrante direto para o CDP (Centro de Detenção Provisória), para a SAP (Secretaria de Administração Penitenciária), e diminuição do trânsito de presos”.

Nas centrais de flagrante da Capital também serão realizados exames periciais, pois cada unidade conta com um kit apropriado para esse serviço dos peritos, que não necessitarão em todos os casos deslocarem-se ao Instituto de Criminalística para realizá-lo.

 Com essas novas unidades no Decap, a Polícia Civil pretende além de agilizar o atendimento das partes envolvidas em uma ocorrência flagrante ou não, reforçar o trabalho de investigação para esclarecimento de crimes, em princípio, pela maior disponibilidade de tempo dos policiais em suas unidades. “A Polícia Civil tem hoje claramente qual é a sua missão, que é fazer investigação de qualidade, que possibilite condenações na esfera judicial. Durante muito tempo houve conflito para saber qual seria a sua atuação, e muitas vezes de forma equivocada ações da Polícia Civil se sobrepuseram à da Polícia Militar. Hoje deixamos claro que a ação da Polícia Civil é a que está na Constituição Federal, que é investigar”, frisou Marcos Carneiro.

Para o delegado geral, a conquista da confiança da população passa por um atendimento digno nas unidades policiais civis, primeiro passo para que as pessoas não deixem de reportar à polícia a ocorrência de crimes. “Daí a importância do registro criminal – que no primeiro momento é para que o cidadão sinta que tem o apoio do Estado -,desde um simples furto de bicicleta até um grande roubo – e que ele saiba que está cooperando para que outros cidadãos não sejam vítimas no futuro -, porque o grande problema da subnotificação é que tanto a Polícia Militar, quanto a Civil acabam perdendo a chance de trabalhar melhor”, argumentou.

Marcos Carneiro afirmou ainda que não teme o aumento das notificações criminais, o que poderia passar às pessoas uma falsa impressão de que houve aumento da criminalidade. “O que vai aumentar é o registro dos crimes que já acontecem, para evitarmos que amanhã, um furto de bicicleta não vire um latrocínio. Porque o ladrão que furtar uma bicicleta e ficar impune, vai comprar uma arma de fogo e matar alguém em um assalto a veículo”, disse.

A 1ªCentral de Flagrantes, anexa ao 8º DP (Brás/Belém), funcionará de segunda à sexta-feira, das 7:00 às 22:00, e seu objetivo, como reforçou o diretor do Decap, Carlos Toledo, é mais que agilizar o registro de ocorrências, é fazer com que as vítimas de crime recorram sempre à polícia para fazê-lo. “Por que mudar? Porque 47,2% da população brasileira sentem-se inseguros nas cidades onde vivem, e mais da metade das vítimas de roubo não procuram a polícia (dados de 2009), e o principal motivo é a falta de confiança nas polícias. Resultado: subnotificações criminais na ordem de 50%, o que impossibilita qualquer planejamento estratégico sério de redução de crimes. Essa realidade reclamava urgentes transformações. É certo que introduzir e implementar ideias policiais inovadoras realmente não é tarefa fácil, mas é possível”, defendeu o mentor das centrais de flagrante.

Um Comentário

  1. NENHUM CIDADÃO QUER SOFRER VIOLÊNCIA E TER QUE IR A UMA CENTRAL DE FLAGRANTE OU QUALQUER OUTRO NOME QUE RECEBA A INFORMAÇÃO DO FATO CRIMINOSO . . . A POPULAÇÃO QUER PAZ . . A PAZ É MAIS BARATA . . A PAZ PRODUZ . . . A PAZ É O MAIS INTELEIGENTE . . .
    TEMOS HOJE JÁ ARRECADADO SÓ NO PRIMEIRO SEMESTRE DE 2011 QUASE 1 TRILHÃO EU DISSE 1 TRILHÃO DE REAIS EM IMPOSTOS ( É NÃO RETRIBUTIVO NÃO É MESMO ???)O ESTADO DE SÃO PAULO DEVE REPRESENTAR UNS 20 A 25 % DISTO DIRETA E INDIRETAMENTE POIS EXISTEM VÁRIOS PROPULSORES ECONÔMICOS PAULISTAS EM OUTRAS UNIDADES DA FEDERAÇÃO E É ISSO . . .
    TEM DINHEIRO SOBRANDO PARA SER SUBTRAIDO DO ESTADO DE VÁRIAS FORMAS APARENTEMENTE LEGAIS. POIS COMO VOMITAM NA NOSSA CARA A TAL DA DEMONIOCRACIA LEGITIMA ISSO ???!!! SEGURANÇA DEVER DO ESTADO E DIREITO DO CIDADÃO DESARMADO ???!!!!

    Curtir

  2. E A ARRECADAÇÃO FOI PRA QUE ENDEREÇO? AFINAL O SONHO DE TODO DECAPIANO ERA VIR TRABALHAR NA 1ª SECCIONAL.

    Curtir

  3. Na verdade ocorre o seguinte:

    1- O governo cria as tais centrais para dar a falsa impressão de que ele está preocupado com o atendimento da população e para a viatura da PM voltar logo pra rua.

    2- As centrais não funcionam a contento, pois não resolvem o problema de falta de estrutura e funcionários, mas o governo claro, já sabia disso.

    3- Com isso a população continuará não procurando as delegacias para registrar os BOs e o governo ainda vai declarar que a criminalidade está em queda.

    Moral da história: a coisa já é feita pra não funcionar e o governo ainda faz um merchan em cima, claro, desmoralizando a PC (afinal, se demora mesmo com todas essas mudanças a culpa é só nossa!).

    Curtir

  4. SOCORRO!!!!!!!!!, Central de Flagrante escraviza os funcionários que além de cumprir expediente em Delegacia, concorrem a escala de sobreaviso e escala de plantão EXTRA na Central, é a Policia 30 horas, 24 na Delegacia e mais 06 de sobreaviso. Parabens!!! conseguiram acabar com a policia civil e estão acabando com seus policiais…

    Curtir

  5. SALOMÃO :
    NENHUM CIDADÃO QUER SOFRER VIOLÊNCIA E TER QUE IR A UMA CENTRAL DE FLAGRANTE OU QUALQUER OUTRO NOME QUE RECEBA A INFORMAÇÃO DO FATO CRIMINOSO . . . A POPULAÇÃO QUER PAZ . . A PAZ É MAIS BARATA . . A PAZ PRODUZ . . . A PAZ É O MAIS INTELEIGENTE . . .
    TEMOS HOJE JÁ ARRECADADO SÓ NO PRIMEIRO SEMESTRE DE 2011 QUASE 1 TRILHÃO EU DISSE 1 TRILHÃO DE REAIS EM IMPOSTOS ( É NÃO RETRIBUTIVO NÃO É MESMO ???)O ESTADO DE SÃO PAULO DEVE REPRESENTAR UNS 20 A 25 % DISTO DIRETA E INDIRETAMENTE POIS EXISTEM VÁRIOS PROPULSORES ECONÔMICOS PAULISTAS EM OUTRAS UNIDADES DA FEDERAÇÃO E É ISSO . . .
    TEM DINHEIRO SOBRANDO PARA SER SUBTRAIDO DO ESTADO DE VÁRIAS FORMAS APARENTEMENTE LEGAIS. POIS COMO VOMITAM NA NOSSA CARA A TAL DA DEMONIOCRACIA LEGITIMA ISSO ???!!! SEGURANÇA DEVER DO ESTADO E DIREITO DO CIDADÃO DESARMADO ???!!!!

    NESTE MOMENTO DO PAÍS, A ARRECADAÇÃO JÁ TEM ENDEREÇO CERTO : COPA 2014 E OLIMPÍADAS 2016!! TODO MUNDO SABE DAS DIFERENÇAS EXORBITANTES ENTRE O CONTRATATO E O REALIZADO – CASO DA CERIMÔNIA DE SORTEIO DAS CHAVES ELIMINATÓRIAS – E NINGUÉM FAZ NADA!!! VAMOS LÁ BRASIL, RUMO AO HEXA!!!!

    Curtir

  6. TBird

    Você está coberto de razão, a central de flagrantes ficando longe do local dos fatos, o povo vai desistir de procurar a delegacia, imaginem furtos, receptações, roubo de pequenos valores, nunca chegarão ao conhecimento da PM e da Civil. E as delegacias finais de semana, feriados e período noturno, só vão registrar fatos irrelevantes.
    O povo mal informado como sempre acreditará que a criminalidade está baixando.

    Parabéns, governador assim o senhor melhora as estatísticas, bem bolado!!!!!!!

    Curtir

  7. “Estamos poupando mais os recursos públicos e utilizando melhor os nossos recursos humanos”( QUAIS RECURSOS? SE A POLÍCIA CIVIL QUASE NÃO ONERA O ESTADO?E O RECURSOS HUMANOS? OS GATOS PINGADOS QUE TRABALHAM?
    “A Polícia Civil tem hoje claramente qual é a sua missão, que é fazer investigação de qualidade, que possibilite condenações na esfera judicial.”(MENTIRA, A MUDANÇA QUE FIZERAM ACABARAM DE DIZIMAR A POUCA INVESTIGAÇÃO QUE EXISTIA, NÃO CRIARAM AS EPJ’s, OS MILHARES DE PASTÉIS OPS DIGO BOLETINS QUE ESTAMOS REGISTRANDO ESTÃO TODOS PARADOS, POIS OS NÚMEROS DE REGISTROS QUASE QUE DOBRARAM E NÃO HÁ POLICIAIS.
    “Daí a importância do registro criminal – que no primeiro momento é para que o cidadão sinta que tem o apoio do Estado” ( PAPEL NÃO PROTEGE NINGUÉM DE TIRO,DE ROUBO,FURTO,ETC, NEM DA CHUVA PROTEGE. DEVE SER SÓ PSICOLÓGICO NÉ.)
    NÃO EXISTE SEGREDO, ERA SÓ COLOCAR DOIS OU MAIS ESCRIVÃES EM CADA PLANTÃO DE ACORDO COM ÁREA QUE RESOLVERIA O PROBLEMA.E NÃO NOS MATARIA AOS POUCOS COMO ESTÃO FAZENDO.

    Curtir

  8. PELO TANTO DE COMENTÁRIOS, DÁ PARA VER QUE
    O PESSOAL DO DECAP ESTÁ MUITO SATISFEITO.
    ACABARAM DE NOS ESCRAVIZAR E TEM GENTE FELIZ.
    GRAÇAS A DEUS ESTOU QUASE FORA.
    OS JOVENZINHOS FICARAM TRABALHANDO DIA SIM, DIA NÃO,
    FINAL DE SEMANA LIVRE, NA CENTRAL DE FLAGRANTE.
    A VELHARIA E DOENTES, NOS POLOS, SE FERRANDO
    NOS FINAIS DE SEMANA, APÓS TRABALHAR A SEMANA TODA.
    CONCORDO COM O COLEGA ACIMA, POIS ACHO QUE O GOVERNO
    ACHOU A FÓRMULA PARA BAIXAR A CRIMINALIDADE EM ESTATÍSTICAS.
    BELO PREMIO PARA QUEM ESTÁ NO FINAL DA CARREIRA.

    Curtir

  9. Senhores,

    Não sou do quadro do DECAP, mas sim do interior e digo, o que os senhores estão vivendo hoje, eu vivo há mais de 20 anos, no interior, trabalhando em cartorio semanalmente e cobrindo folga de plantonista, nas mais variadas formas, mas, QUEM SABE OS SENHORES COMECEM A LUTAR PELOS SEUS DIREITOS DE AGORA EM DIANTE……

    – Quanto ao Delegado Geral, hoje li em algum lugar aqui no flit, o conceito dele de atuação policial……………….E OLHA FIQUEI ADMIRADO COM O DISCURSO DELE………………………OU SEJA, TOTALMENTE CONTRÁRIO A VISÃO DO GOVERNADOR, DO SECRETÁRIO DE SEGURANÇA PÚBLICA E A PRÓPRIA “REENGENHARIA DELES – MAIS PRECISAMENTE AOS R.D.O NÃO CRIMINAIS”…………

    AI EU PERGUNTO SERÁ QUE O ILUSTRE TA QUERENDO SER UM GRAOZINHO NA AREIA COMO EU……………………………GRITA, RECLAMA E NÃO É OUVIDO……………..SERAAAAAAAAA…….RS..RS..

    Curtir

  10. GOSTARIA DE DEIXAR CLARO A INSASTIFAÇÃO DE TODOS NA CENTRAL DO 8 DP.
    ESTA ADM. DA SECC. ESTA PERDIDA, NÃO SABEM O QUE ESTA ACONTECENDO, TODOS SÃO GENTE BOA MAIS TUDO DO INTERIOR, NÃO SERVEM PARA TRABALHAR NO DECAP, AINDA MAIS NA 1 SECC, ESTÃO DESRESPEITANDO CLASSE ESPECIAL, SACRIFICANDO OS AFASTADOS POR LICENÇAS MÉDICAS, JOGANDO PARA PLANTÃO OS BONS POLICIAS, E NA SECCIONAL UM MONTE DE POLICIA QUE PUXOU CANA E ESTÃO PENDURADOS NA CORRO DESDE EX-CHEFES ATE CARCEREIROS , SEM FAZER NADA O DIA TODO , E UM MONTE DE RECOLHA JOGADO NAS SALAS DOS FUNDOS. TEM LOIRA, TEM GRISALHO, TEM AGITADO, TEM GANSO. TEM DE TUDO. ATE QUEM NUM É DA CASA TEM RECOLHENDO.
    UMA VERGONHA NACIONAL E NOS AQUI NA CENTRAL SE MATANDO PARA ARRUMAR UMA VIATURA PARA LEVAR PRESO. SE MATANDO PARA ARRUMAR UM COMPO DE CAFÉ. FICANDO ATE AS 3 DA AMANHA , ESPERANDO A BOA VONTADE DO SISTEMA.

    ENFIM QUEM TIVER A CORAGEM DE FALAR QUE ESTA TUDO CERTO NA CENTRO, QUE ME PERDOE MAIS É BEM SAFADO E LOCO.

    QUE SO NO DIA QUE OS MAJURAS ESTIVERAM AQUI ESTAVA TUDO BOM, DEPOIS MESMA PORCARIA

    VAMOS VER ATE ONDE VAI.

    A AQUELE COLEGA QUE PERGUNTOU O ENDEREÇO DA RECOLHA LHES FALO

    O SIG TODO FOI PRO 77 DP, POREM OS MENINOS DO CHEFE FICARAM, E OS QUE ERAM DO ANTIGO SIG TAMBEM DEIXARAM SEUS PARENTES RECOLHENDO ESTA TUDO NO MESMO LUGAR. POREM NADA CONTRA SOU A FAVOR DE TUDO HOJE EM DIA

    Curtir

  11. AS INCONSEQUENTES DECLARAÇÕES DE CERTAS AUTORIDADES
    MERECEM NOSSO REPÚDIO

    Este Sindicato, em defesa da classe, vem externar a sua indignação sobre a notícia veiculada no ultimo dia 04/08/2011 no jornal Diário Alto Tietê.

    Nela o Delegado Seccional, Sr. João Roque Américo, declara que os deputados estaduais deveriam repensar sobre a obrigatoriedade do curso superior aos interessados em trabalhar na Policia Civil. Segundo a notícia, o Delegado afirma que os interessados com nível superior não querem ir para a rua enfrentar o crime e sim realizar serviços administrativos, afirmando ainda que seria este o motivo pela baixa procura das pessoas pelo cargo.

    O pleito do Delegado foi externado na Inauguração da nova sede do DISE Itaquá e contou com o apoio da Ilustre Deputada Estadual Heroilma Tavares(PTB), que lá também esteve presente, que além do apoio, teria afirmado saber da existência de pessoas sem diploma que poderiam exercer a função de investigador.

    Esta noticia demonstra a forma injusta e indevida que a classe vem sendo tratada por alguns delegados de polícia desta gestão, vindo em seguida a Portaria nº 08/11 do DECAP, da qual este Sindicato também vem tomando as medidas legais em defesa da classe.

    Ao contrário do pensa o Ilustre Delegado, a lei nº1.067/2008 veio no intuito de elevar a carreira policial, sendo a edição da mesma uma vitória pela valorização da classe.

    Um exemplo desta valorização foi o disputado concurso para ingresso na carreira policial civil deste Estado, com início em 2009 e término em julho de 2011, onde 23.384 inscritos disputaram 887 vagas, sendo 26,36 candidatos por vaga.

    Estes números repelem todos os argumentos do Delegado Seccional que comparou uma suposta baixa procura de interessados na carreira com a exigência do diploma, revelando o total desconhecimento e despreparo de alguns profissionais quando abordam o assunto.

    Tamanho despreparo preocupa e nos leva a crer que polícia está sendo gerida por pessoas incapazes de compreender que o nível superior exigido além de valorizar a classe, traz maior qualidade na prestação do serviços a sociedade.

    Não podemos concordar com nenhum tipo de ideia ou manifestações que possam colocar em risco a progressão conquistada.

    Manteremos nossa postura de combater todos aqueles interesses que possam colocar em risco a valorização da classe.

    Estamos vivendo mais um momento de turbulências geradas por pessoas que querem desclassificar a carreira de policial, porém, não deixaremos que estas pessoas despreparadas e desinformadas consigam abalar a estrutura arduamente conquistada pela luta.

    Por sugestão da própria deputada na matéria, este Sindicato se coloca a disposição para ser consultado sobre o assunto, adiantando que manterá a posição da obrigatoriedade da exigência do diploma para ingresso na carreira.

    Porém, adiantamos desde já algumas perguntas a serem respondidas às autoridades da matéria:

    O cargo de investigador de policia exige pouca instrução escolar?
    Será que o raciocínio externado pelas autoridades é o mesmo dos seus pares?
    Será que este tipo de posicionamento não é um dos fatores que trazem para a Policia Civil o título de pior salário do país?
    Policiais semi-analfabetos trariam a solução para a segurança pública do Estado de São Paulo?
    A população merece isso?
    A carreira de Investigador de Polícia merece isso?

    Esta é mais mais uma etapa da incansável luta pela valorização da carreira policial a ser vencida.

    João Batista Rebouças da Silva Neto

    Presidente

    Curtir

  12. em discussões paripatéticas e elucubrações de que como seria a polícia civil ideal, dá minha parte estou fazendo de tudo e mais um pouco para o circo pegar fogo, quero que o que já era ruim fique pior, que o povão se phoda bem gostoso, que não sabe votar tem mais é que se ferrar.
    E se alguns inúteis perderem a cadeira pelo meio do caminho melhor ainda, não faço mais nada nem o mínimo necessária quando o plantão fica zicado escondo o distintivo e vou para o estacionamento ver o tempo passar, cada vítima ou parte ops agora o corretamente político é cliente que perde a calma se sai espumando de raiva e sem o papel bala, o famoso BO, na mão é um deleite para mim.

    Curtir

  13. Acabei de ler o que o colega acima colocou, trabalhei a semana inteira no DECAP, no atendimento ao plantão, e estou escalado pro domingo dia dos pais, e já na segunda-feira também, cade as 36 hs de descanso conforme o artigo 5º.

    Artigo 5º – A jornada de trabalho nos locais onde os
    serviços são prestados vinte e quatro horas diárias, todos
    os dias da semana, poderá ser cumprida sob regime de
    plantão, a critério da Administração, com a prestação
    diária de doze horas contínuas de trabalho, respeitado o
    intervalo mínimo de uma hora para descanso e alimentação,
    e trinta e seis horas contínuas de descanso.
    Parágrafo único – Aplica-se o disposto no “caput”
    deste artigo aos servidores pertencentes às atividadesfim
    das áreas de saúde, segurança pública e administração
    penitenciária.

    Curtir

  14. me explica ai,ninguém mais se importa,cadê aquele politico que pediu seu voto,com um sorriso no rosto,fez questão de aperta sua mão cadê.o MP,baluarte das garantias constitucionais e democráticas,os próprios partidos de oposiçao,que se calaram ,será que todos desistiram geral

    Curtir

  15. NA SECCIONAL CENTRO TA TUDO DE VENTO EM POPA. COM CERTEZA VC ERA UM DESSES POLICIAS QUE NÃO FAZIA NADA E NUNCA FEZ PORRA NENHUMA, AGORA TEM QUE TRABALHAR DIA SIM DIA NÃO DE SEGUNDA A SEXTA E AINDA ACHA RUIM. VC GANHA MUITO PELO QUE FAZ. DEVIA TER VERGONHA NA CARA E IR TRABALHAR. PARA DE RECLAMAR FIO DE UMA ÉGUA.

    Curtir

ADVERTÊNCIAS SOBRE A LIMITAÇÃO DO CONTEÚDO O conteúdo deste blog , salvo quando expressamente indicada a fonte , não possui valor acadêmico , científico , acusatório/probatório. Trata-se de obra diletante, de caráter exclusivamente informativo e opinativo, desprovido dos conhecimentos técnicos específicos. Apesar do esforço constante na busca da exatidão e do compromisso com a verdade dos fatos, este material está sujeito a equívocos inerentes à limitação de meios, dados públicos e interpretação de fontes s disponíveis. Não há, em nenhuma hipótese, intenção de alimentar ódio específico ou institucional. Busca-se apenas contribuir para o debate público e a necessidade de defesa da sociedade. Incentiva-se a análise crítica, o respeito a todas às pessoas e instituições do Estado de Direito e o acolhimento de eventual retificação/retratação caso se faça necessário. Solicita-se a compreensão de possíveis limitações linguísticas nos textos publicados neste espaço decorrentes de opinião subjetiva e da diversidade de assuntos tratados. Ressalta-se que, em hipótese alguma, se pretende promover generalizações negativas ou atribuir condutas impróprias indiscriminadamente a categorias profissionais ou instituições. Por princípio , em todos os campos da atividade humana – especialmente no funcionalismo público – a maioria das pessoas e titulares de cargos é integra, desempenhando suas funções de forma digna, legal e comprometida com a construção de uma sociedade mais justa. Eventuais críticas ou análises aqui apresentadas são pontuais e opinativas, jamais configurando juízos generalizantes. Recomenda-se, especialmente, a consulta a fontes e oficiais para informação definitiva sobre os fatos. Contato: dipolflitparalisante@gmail.com