Algumas coisas sobre os Jogos Militares que você deveria saber
Jul 31st, 2011 by Esporte Social
Post original do dia 24 Jul e atualizado em 31 Jul 11 às 14:44hs.
Após mais de seis meses saído da Força devido ao tempo de serviço, vou tentar em algumas linhas mal escritas relatar alguns aspectos que não estão sendo levantados sobre os Jogos Olímpicos Militares.
Dentro da caserna temos um termo chamado ‘embuste’, que se refere quando um militar quer se passar por algo que ele não é, ou se mostrar artificialmente; e é exatamente o que a Força Terrestre e outras forças estão fazendo com esses Jogos Olímpicos Militares: Embuste.
Parafraseando o Gustavo Cerbasi quando ele fala sobre Status, mas com algumas alterações:
Embuste Militar: Apresentar um desempenho que você não tem, investindo em atletas que não são militares, gastando dinheiro que a Força não possuí para promover um desporto militar que não existe.
Em algumas linhas abaixo, vou levantar a lebre dessas afirmações.
1) Apresentar um desempenho que você não tem: Realizando uma fria análise do quadro de medalhas (hoje é o último dia da competição, 9:55hs) dá pra ver a discrepância do Brasil para os outros países, em especial do 3º colocado em
diante. Em um primeiro momento os ufanistas vão ter o seguinte pensamento: “Uau os nossos militares são os melhores esportistas do mundo!”; porém a realidade não é bem assim.
Todos os anos diversos comandos militares tem as suas próprias olímpiadas, no qual os atletas de melhor desempenho são chamados para compor comissões militares as quais representam legitimamente o desporto militar em diversos lugares do Brasil e do Mundo; fato este que pode ser verificado no Boletim do Exército. Porém, esses jogos militares a delegação brasileira apresentou um esquema muito interessante, no qual vendo que os atletas militares tinham desempenho razoável em relação aos atletas de ‘Elite’ para não correr o risco de outro país dominar o quadro de medalhas em Terra Brasilis viu-se na obrigação indecente de aliciar atletas profissionais (sim, esses mesmos que recebem patrocínios e bolsa atleta) para compor os quadros militares.
Tendo essa missão, foram buscar atletas do pirotécnico; porém não menos indecente; Panamericano de 2007. Ou
seja, foram buscar o que há de melhor no esporte nacional para competir contra militares amadores.
Eis que montaram o pelotão com diversos nomes: Leandro Guilheiro, Edinanci Silva, Jardel Gregório, Tiago Camilo, Luciano
Correa, Sarah Menezes, Erika Miranda, Ketleyn Quadros, Mayra Aguia, Tales Cerdeira, Fabiano Peçanha, Hudson de Souza, Keila Costa, Shilton, Marcellus, Jefferson Sobral, Coloneze, Wagnão, Estevam, Nezinho, Arthur, Fábio Augusto, Maycon, Tânia Maranhão, Kátia Cilene, Bruno Carvalho, Washington Silva, Robenilson Vieira de Jesus, Robson Conceição, Myke Carvalho, Everton dos Santos Lopes, Rafael Lima e Pedro Lima, Renzo Agresta, João Antônio de Albuquerque e Souza, Vicente Lenílson, Natália Falavigna só pra ficar em alguns nomes; para não falar dos comandantes que pegam atletas juniores em fase de alistamento e incorpora esses jovens para competir ‘em nome da unidade’; situação essa em que o Brasil perde um atleta; bem como não ganha um militar.
Dentro dessa legião de atletas contamos com nomes que estão bem no cenário mundial (as meninas do vôlei) como com nomes que buscam uma redenção (salto em distância, e Judô) porém o que é fato é que logo após esses jogos terminarem cada um desses atletas voltarão ao seu clube de origem no qual irão encontrar o melhor da infraestrutura e competidores de alto nível, e largarão os quartéis às mesmas traças que encontraram.
Para finalizar, vamos ver em Londres o desempenho desses mesmos atletas, e comparar com suas conquistas de hoje.
2) Investindo em atletas que não são militares:
Dentro desse pelotão citado, vamos contar o espaço temporal no qual esses ‘militares’ irão permanecer na força. Todos
sabem que esse tipo de competição, não representa a realidade do esporte militar no Brasil; este tão canibalizado internamente em detrimento do emprego dos militares em atividades particulares aos comandantes.
Não é preciso ser um observador muito meticuloso para ver que montante gasto nesses ‘militares’ não foi pequeno. Vejamos: Pagamento de soldo, alimentação, treinamento, material bélico, modificação de estrutura de treinamento (ou até parece que o Jardel Gregório iria treinar na pista de carvão do 4º BIL em Osasco), entre outros aspectos; além lógico do desprestigio de atletas que são formados na caserna e que na hora de representar o verdadeiro desporto militar são descartados.
3) Gastando dinheiro que a Força não possuí:
Chega ser até hilário ver o contraste desses ‘investimentos’; pois enquanto é gasto mais de 1 bilhão de reais na edificação de jogos militares, comandantes militares estão dando meio expediente para economizar recursos de alimentação da tropa.
Na minha modesta opinião um comandante que dá meio expediente deveria responder por crime militar de Periclitação da Saúde. Acha muito exagerado? Olha o que diz o Art 213 do Código Penal Militar:
“[…]Art. 213 – Expor a perigo a vida ou saúde, em lugar sujeito à administração militar ou no exercício de
função militar, de pessoa sob sua autoridade, guarda ou vigilância, para o fim de educação, instrução, tratamento ou custódia, quer privando-a de alimentação ou cuidados indispensáveis, quer sujeitando-a a trabalhos excessivos ou inadequados, quer abusando de meios de correção ou disciplina:
Pena- detenção, de dois meses a um ano.[…]”
Fonte: Supremo Tribunal Militar
Como dizia um velho amigo ex-comandante de companhia, é só pensar dois minutos à frente para ver que isso é um ato de irresponsabilidade total, porque:
a) Com meio expediente é ceifado da rotina militar a atividade física, condição essa vital para a profissão militar;
b) Soma-se a tirar da rotina militar também as refeições – estas muito mais balanceadas do que a comida caseira – induz-se os militares a consumir uma alimentação que não supre as suas necessidades diárias (seja nutricional ou terapêutica); na qual a predileção por alimentos melhor paladar acaba por tirar os soldados da forma ideal. Resultado: Militares ou com subnutrição, ou com excesso de peso.
Não acredita? Vá no próximo 7 de setembro e observe o a circunferência abdominal dos militares, em especial os com mais tempo de serviço; os braços finos, ausência de trapézio.
c) Se os militares estão sem preparação física, bem como tem a sua nutrição (atributo esse inerente à profissão militar) colocada em segundo plano (e piorada); logo o seu emprego não será satisfatório.
d) Por último e não menos importante, sem o expediente (matinal/vespertino) há tempo da iniciativa privada aliciar os militares para prestação de serviços, como por exemplo segurança para complementar a sua renda.
Não vou nem entrar no mérito na questão do reaparelhamento da força, investimentos em ciência e tecnologia bélica; pois o Inconfidência já está fazendo isso com muito mais propriedade e competência.
4) Para promover um desporto militar que não existe:
Para finalizar, a maior prova que esse desporto pintado nas telas da ESPN, Band Sports, Globo, entre outros (que diga-se
de passagem não tem nenhuma culpa no que acontece nos bastidores) não condiz com a realidade é que em inúmeros quarteis o desporto está simplesmente deixado de lado para atendimento de formaturas para premiação de civis (?), enquanto em contrapartida o 31 de Março de 1964 é tirado do calendário militar pelo agora suspeito de fraudes em obras que envolveram militares o Comandante do Exército o Gen Enzo Peri.
“É, parece que o catanho não foi suficiente!” (Formatura para premiação de mais 5 dezenas de civis em algum quartel.)
PARA LER
http://www1.folha.uol.com.br/poder/952167-comandante-do-exercito-vira-alvo-de-investigacao.shtml
http://www.grupoinconfidencia.com.br/
fonte: http://esportesocial.com/2011/07/31/algumas-coisas-sobre-os-jogos-militares-que-voce-deveria-saber/




Aos meus irmãos policiais,civis,militares,enfim todos aqueles que são alvo da famigerada facção,bem como toda sorte de bandidos,estou aqui aguardando rendiçao, contente como uma serpente.Mas na adversidade é que nós tornamos melhores,observei que o Flit hoje ,está cada dia mais forte,pois até a turma dos pseudos superiores dos comandos de ambos as policias,vem até aqui para saber o que está acontecendo,é o verdadeiro termômetro do descontentamento da massa.E devemos comentar com responsabilidade,bem como discutir sobre todos os fatos inerentes segurança pública.Vamos ignorar Fakes,mentirosos do tipo que provocam nosso brio,e vaidade,somos policiais de uma grande cidade e de um grande país,não sejamos desinteligentes e manipuláveis.Sugiro que enviássemos o Flit a deputados, senadores,Ongs,rede de televisões,enfim vamos usar a única arma que temos de verdade nas mãos,para ressuscitar nossa instituição tão massacrada.E sem distinção de carreiras e egos,se não for desta forma seremos meros expectadores e massa de manobra chorando nossas agruras pelos cantos!O povo não está satisfeito com o que esta acontecendo,e basta assistir aos noticiários de hoje,que fica evidente que a forma de combate é ineficiente.
CurtirCurtir
Boa Tarde!
Senhoras e Senhores.
Caso não saibam, já tivemos um episódio semelhante no passado e, pelo visto, esta fatídica história, caso nossos Representantes Legais não tomem uma atitude emergencial, continuará pelo futuro a fora, até se chegar a um verdadeiro “Caos”.
Atrevo-me até em prenunciar um futuro sombrio para nosso País.
Já faz uma média de 30 anos que o nosso Exército Brasileiro vem atravessando inúmeras dificuldades. Quer seja nas questões das deficiências Bélicas e, até pela falta interesses e de investimentos.
Nossos Representantes, infelizmente, talvez até por falta de uma efetiva Assessoria ou total desconhecimento de causa, estão deixando a desejar que nossas riquezas naturais,
segurança, defesa territorial ou proteção à Pessoa, fiquem fragilizados e a mercê de Países que se metem abusivamente e, ferem de maneira vil, Cartas Magnas de Países conhecidos como: “Emergentes ou em Franco Desenvolvimento”. É o emprego de forças para a submissão de outros.
Era década de 80, Governo Paulista de Orestes Quércia, fui agregado ao Exército Brasileiro como Policial Militar. Tive a satisfação e a honra de participar ao lado de excelentes Militares daquele que chamo de: “Primeira Convocação em Nível de Defesa Interna e Territorial do País, do efetivo de Primeira e Segunda Categorias (Exército / Tiros de Guerra) e Forças Auxiliares (Polícias Militares) na questão de Defesa Territorial”.
Durante este Planejamento, a principal preocupação e estratégia era na questão da reconvocação daqueles que estavam em período de disponibilidade no prazo de 05 anos.
Havia uma preocupação enorme nesta empreitada, visto que o efetivo a ser convocado já estava devidamente encaixado e empregado na esfera civil e, destarte a isto, numa eventual reconvocação, suas vidas iriam sofrer drasticamente, inclusive a de seus familiares. Havia neste ponto uma enorme preocupação, porém, tínhamos que realmente mobilizarmos o maior número de efetivo para estabelecer nossas defesas.
Depois de incessantes trabalhos e pesquisas, logísticas e transporte de efetivos e armamentos bélicos leves e pesados, com direcionamento inicial à região norte do Estado, mais precisamente “Águas Vermelhas”, com o Comando do Sr Comandante da II Região Militar Sr General de Divisão Linhares, ficamos sabendo que não haveria verbas suficientes para intentar tamanho desafio e proeza.
Todo o equipamento a ser transportado, devido à deficiência do Estado, tinha que ser terceirizado, porém, devido também a não liberação de verbas orçamentárias, todo aquele trabalho de “Teste Emergencial de Defesa do Território a Nível Nacional”, estava literalmente afogado ao descaso dos Políticos da época.
Em suma, já naquela época tínhamos problemas e hoje calculo que ainda caminhamos e estamos literalmente, sob domínio da desdita e do alheio.
Caronte.
CurtirCurtir
SERÁ QUE ALGUM DIA DESSE HAVERÁ OLIMPIADAS DE JOGOS ELETRÔNICOS COMO CAÇA NIQUEIS E BINGOS? HEHEHE LALALALA AS MAQUININHAS E BINGOS ESTÃO A TODO VAPOR NAS CIDADES INTERIOR……PRODUTOS PIRATAS ENTÃO NEM SE FALE……..QUEM SERÁ QUE FAZ VISTAS GROSSAS HEIM?
CurtirCurtir
Americana ganhará disparado com as 03 polícias unidas;
essa semana Pms abordaram um suspeito e com ele mais de 20 mil reais. Detalhe: esse suspeito é um Policial da Polícia Tecnico Cientifica e prestava assistencia eletrônica nas máquinas ( bela contratação ! ). Ainda com o sujeito uma agenda e mais uns endereços e mais uma vez: Bingo ! 88 máquinas apreendidas e no caderninho de anotações algumas inscrições tipo, DIG, Delegado, Sargento ( sem citar nomes ou valores ) mas um deles consta o nome de um GM da tropa de Elite da GM de Americana ( romepi) e o valor devido a ele; tudo apresentado pro Dr Joveli; será que o nome foi mantido ou apagaram da agenda? Faltou somente o exército !
CurtirCurtir
ainda bem que na zona oeste,de sp e macro sp,nao tem isso naum,pode perguntar a corregedoria.olha até sugeria que este orgão fiscalizador criasse uma equipe especifica para atuar durante a noite,fiscalizando bares em determinadas areas .
CurtirCurtir