52 mil páginas registram espionagem da Polícia Civil de SP
Até 1999, central de arapongagem espionou partidos, autoridades nacionais, políticos, movimentos sociais, igrejas e sindicatos
Ricardo Galhardo, iG São Paulo | 02/08/2011 07:00
A Polícia Civil de São Paulo espionou clandestinamente partidos, líderes políticos, autoridades estaduais e nacionais, movimentos sociais, igrejas e sindicatos até 1999, quase 15 anos depois do fim da ditadura militar (1964-1985). A existência de uma central de arapongagem política em pleno período democrático está registrada em mais de 50 mil documentos disponibilizados pelo Arquivo Público do Estado aos quais o iG teve acesso.
Segundo os documentos, o Departamento de Comunicação Social da Polícia Civil (DCS), criado em 1983 pelo governador Franco Montoro e extinto em 1999 no segundo mandato de Mário Covas, infiltrava agentes em assembléias sindicais e reuniões partidárias, fotografava e documentava atos políticos e acompanhava de perto as principais lideranças e entidades sem que houvesse qualquer indício de crime que justificasse a ação policial.
Entre os investigados estão os ex-presidentes Tancredo Neves, Fernando Collor de Mello, Fernando Henrique Cardoso e Luiz Inácio Lula da Silva, nomes importantes da política nacional nas últimas décadas como Ulysses Guimarães, Mário Covas, José Dirceu, Antonio Palocci, Paulo Maluf, Leonel Brizola, Miguel Arraes e José Serra, além de personalidades do mundo artístico, religioso e esportivo que participaram da luta pela redemocratização, como Chico Buarque de Holanda, Fafá de Belém, Maytê Proença, Martinho da Vila, Ligia Fagundes Telles, Renata Sorrah, Bruna Lombardi, Dom Paulo Evaristo Arns, Edir Macedo e os ex-jogadores Sócrates e Casagrande.
Tancredo Neves no palanque com Ulisses Guimarães e Sarney, durante campanha pela Presidência; evento foi monitorado – Foto: AE1/10
A Central Única dos Trabalhadores (CUT), Força Sindical, União Nacional dos Estudantes (UNE), Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, Arquidiocese de São Paulo, Movimento Nacional dos Trabalhadores Sem Terra (MST), os principais partidos políticos e até notícias sobre objetos voadores não identificados também foram objetos de bisbilhotice do DCS.
Os documentos mostram que desde o primeiro momento os arapongas espionavam até mesmo seus superiores hierárquicos. Um dos papéis aponta a presença de agentes infiltrados em um ato pela humanização do sistema carcerário, promovido pelo então secretário estadual de Justiça José Carlos Dias com a presença do secretário de Segurança Pública Michel Temer (hoje vice-presidente da República) e do próprio governador Montoro e seu vice, Orestes Quércia, no Pateo do Colégio, em 11 de julho de 1984.
O DCS foi criado no mesmo ano em que foi extinto o Departamento de Ordem Política e Social (DOPS), um dos símbolos da tortura e desrespeito aos direitos humanos do regime militar. Alguns integrantes da primeira equipe do DCS são remanescentes do DOPS. É o caso do delegado Clyde Gaya da Costa, já falecido, citado como responsável por torturas no relatório Brasil Nunca Mais.
Um questionário elaborado pelo delegado Eduardo Nardi foi distribuído para todas as delegacias paulistas. “Para que o DCS possa informar o governador da situação geral dos municípios dando destaque às informações de cunho político e social obsequiamos informar ao DCS todos os fatos político-sociais relevantes, via telex, para fins de atualização cadastral”, dizia a mensagem.
A resposta foram centenas de relatórios detalhados informando nome, endereço e filiação política de todas as autoridades municipais, composição e localização de todos os partidos políticos, sindicatos e movimentos sociais em cada município paulista.
A forma como a documentação era arquivada com fichas organizadas por códigos alfa-numéricos também remete ao extinto DOPS. O DCS ficava em uma sala de acesso restrito no Palácio da Polícia, no bairro da Luz. Ao contrário do DOPS, onde milhares de pessoas foram torturadas e assassinadas durante a ditadura militar, o DCS se restringia a coletar e armazenar informações. Não há registro de ações concretas, prisões ou inquéritos, decorrentes do trabalho dos arapongas.
Dois delegados, que trabalharam no DCS e concordaram em falar ao iG com a condição de que seus nomes fossem mantidos em sigilo, disseram que a finalidade da espionagem mudava conforme o avanço da democratização e os interesses dos governantes.
“No primeiro momento registrávamos tudo por causa da possibilidade de os militares reassumirem o poder. Hoje isso pode parecer absurdo, mas naqueles primeiros anos de abertura política era uma possibilidade que passava pela cabeça de todos”, disse um dos delegados.
Na fase final, os alvos preferenciais das investigações eram movimentos populares vistos como ameaças em potencial ou adversários políticos. “Através daqueles arquivos é possível contar toda a história do MST, por exemplo”, disse outro delegado. “Também coletávamos muita informação sobre casos de corrupção envolvendo adversários políticos”, completou.
Ambos delegados admitiram que boa parte das atividades do DCS era exercida sem que houvesse ordem ou sequer conhecimento das autoridades. “Era um órgão paralelo, praticamente clandestino. Cumpríamos ordens mas muita coisa era feita sem que o secretário ou o governador soubessem. Montoro, Covas e o próprio Quércia eram democratas. Alguns delegados eram remanescentes do grupo do Fleury (Sérgio Paranhos Fleury, delegado morto em 1979, acusado de tortura e assassinatos durante a ditadura) ou tinham ligação com o coronel Erasmo Dias e com a extrema direita”, disse o mais velho deles.
O DCS atravessou os governos Montoro, Orestes Quércia, Luiz Antonio Fleury Filho e o primeiro mandato de Covas. Em janeiro de 1999, deputados estaduais de oposição revelaram a existência do departamento. Uma comissão da Assembleia Legislativa analisou parte dos documentos e concluiu que o DCS não passava de um órgão de polícia política. Pressionado, Covas, que também foi objeto de arapongagem, determinou a extinção do departamento.
O iG procurou a Secretaria de Segurança Pública e todos os secretários ainda vivos, mas ninguém quis comentar o assunto.
Essa cambada de ratazanas velhas na policia , precisa acabar, essa véiarada que não tem o que fazer em casa , pois suas Santas mulheres não aguenta eles pois são ranzinos e gagá,todos com mais de 30 anos de policia vai embora, será que vcs não ve que está atrapalhando o sistema,( a policia) vcs não tem coragem de brigarem por algo bom, por a cara a tapa , então vai embora cambada de (Ácido- Úrico misturado com colesterol, com uma boa pitada de Diabete), antes que vcs morram e ficam aí assombrando o local de trabalho, vai pescar, cambada de ratazanas velhas.será que vcs não olha n o espelho, não ve que já estão cagando pelas pernas abaixo e o pior, sem verem.
CurtirCurtir
Camuflado, tu camuflas?
CurtirCurtir
APROVEITANDO O BLOG, VAMOS DEBATER ESSA “INDEPÊNDENCIA” DOS DELEGADOS:
PRIMEIRO PARAMOS COM HIPOCRESIAS, DELEGADOS HOJE EM DIA (COM POUCAS EXCESSÕES), QUEREM APENAS FREQUENTAREM A DELEGACIA,NÃO ACOMPANHAM OITIVAS, NEM DEPOIMENTOS ETC… OS ESCRIVÃES NA GRANDE MAIORIA FAZEM QUASE TODO O SERVIÇO, O DELEGADO SÓ ASSINA E MESMO ASSIM TEM QUE LEVAR ATÉ A SUA “SALA” PARA ELE ASSINAR… GOSTAM DE DR. PARA LÁ , DR. PRA CÁ ISSO ENCHE O SEU EGO, O INVESTIGADOR É O RESPONSÁVEL POR UM BOM CHOFER (DESDE QUE DIRIJA DIREITINHO E PRINCIPALMENTE CONFIANÇA NO QUE ELE VER OU ONDE IR), E A VIATURA TEM QUE SER A MELHOR DE PREFERENCIA DESCARACTERIZADA, SABEMOS QUE A PC ESTÁ NESSA LAMA POR CONTA DA GRANDE MAIORIA DOS DELPOS QUE SE PREOCUPAM COM SUAS CADEIRAS, INCLUI TAMBÉM OS CHEFES DE CARTÓRIO E DE INVESTIGAÇÃO, NÃO VAMOS CITAR AQUI TAMBÉM OS FATORES ARRECADAÇÕES, PREPOTENCIA, ARROGÂNCIAS E OUTRAS COISAS.
TEMOS QUE ENUMERAR CERTAS COISAS PARA QUE A PC MELHORE OU TENTE MELHORAR.
O CARGO DE CHEFIA OU TITULARIDAE NA DELEGACIA , SEJA DE DELEGADO, ESCRIVÃO OU INVESTIGADOR, TINHA QUE SER POR ANTECEDENTES INCLUINDO O ADMINISTRATIVO, TEMPO DE CARREIRA, , E NÃO POR INDICAÇÃO COMO É FEITO HOJE EM DIA , OU SEJA O POLICIAL COM TEMPO DE CASA SEM REPONDER NENHUMA “BRONCA”, DEVERIA SER CHEFE E ASSIM SERVE PARA DELPOL TAMBÉM , PORÉM A PARTIR DO MOMENTO QUE ELE RESPONDESSE UM “BRONCA” E FOSSE CONDENADO DEVERIA RESPONDER, MAS AFASTADO DO QUADRO DE CHEFE, SERIA UMA PUNIÇÃO PARA O MAL POLICIAL, FORA ESSA CAUSA ELE SERIA CHEFE EM QUALQUER LOCAL, POIS ASSIM ELE TERIA MENOR PRESSÃO PARA TRABALHAR, POIS O QUE ESTÁ ACONTECENDO HOJE EM DIA , É QUE CHEFES DE DELEGACIAS SECCIONAIS ESTÃO “INVENTANDO SEMANALMENTE RONDAS OSTENSIVAS E ESTÃO PASSANDO CIRCULARES PARA DISTRITOS COBRANDO PRISÕES EM FLAGRANTES POIS CASO NEGATIVO PODERÃO OS POLICIAS SEREM REMANEJADOS PARA OUTRAS UNIDADES, ORAS ISSO É UM ABSURDO (ACREDITO QUE ALGUM POLICIAL RECEBEU OU VIU ESSA CIRCULAR), UM ABSURDO NOS DIAS DE HOJE O QUAL ESTAMOS “BRIGANDO” POR MELHORIA SALARIAL , VEM MEIA DUZIA DE CHEFES QUE OBVIAMENTE POR SITUAÇÕES A ESCLARECER NÃO SE PREOCUPAM COM SEUS SALÁRIOS, ESSE MESMOS FICAM PRESSIONANDO POLICIAIS PARA EFETUAREM FLAGRANTES , APENAS PARA SEGURAREM CADEIRAS, ISSO É INADMISSÍVEL. ENFIM , CLARO QUE FIZ UM RESUMU DO QUE SERIA O CARGO DE CHEFIA, MAS APENAS UMA OIPINIÃO. OBRIGADO PELO ESPAÇÕ.
CurtirCurtir
Cabral vc deve ser bicha alem de pedófilo né, vc cheira bosta mesmo, ou seja fede né.
CurtirCurtir
A VIVENDO E APRENDENDO ,POR ISSO O APREÇO DESSES MDBISTAS DE ARENA VALORIZAREM TANTO A POLICIA NA ÉPOCA DE SEUS GOVERNOS ,PODEM VER QUAIS OS GOVERNOS QUE MAIS DERAM AUMENTO,POR QUE SERÁ NÃO?
DEIXA EU DAR UMA DE LOIRA BURRA?! TEM POLICIAL CIVIL ,QUE É PADRINHADO ,COMO POR EXEMPLO ,PARA FAZER SEGURANÇA DE SECRETÁRIOS,GOVERNADOR SEI-LA CARGOS DE BARGANHA POLITICA,PROTEGIDOS EU SEI QUE TEM UM OU OUTRO,MAS A MAIORIA SÃO OFICIAS DA MILITARES?
PORQUE PORTE DE ARMAS E COMPETÊNCIA OS CIVIS TEM IGUALMENTE!
O que mais me deixa P d vida é que eu tenho gravações de um monte de coisa ,pois nunca se sabe quando a corda ou os miolos irão estourar ,daí esses filhos da mãe ,não aceitam as gravações dizendo que foram feitas sem autorização,mas como na verdade é contra peixe do poder ,pior ainda.MAS COMO SEMPRE ELES PODEM FAZER TUDO DE ILÍCITO !
É POR ISSO QUE SERIA BOM MESMO TER UM BANDO DE GENTE INFILTRADA PARA FAZER O QUE EU E UM MONTE DE GENTE NÃO TEM CORAGEM PARA FAZER!
DAR O TROCO NA MESMA MOEDA! AGIR COM ELES DA MESMA FORMA QUE AGEM COM OS OUTROS ! SÓ ASSIM TERÃO UMA LIÇÃO ,EX;
E um País injusto,onde os servidores do baixo escalão são tratados como números e descartáveis aos olhos de seus superiores,esses que alimentam terceiros como associações e ou sindicatos, que só aparem de ano em ano pós formaturas e ou troca de efetivo,se não houver uma união ,não se desvincularem dessas dependências ,jamais serão respeitados ,o mesmo continuará a acontecer com o povo ,a massa,precisam entender que somos a maioria,e quem dependem dessa maioria são exatamente os que ficam nos cargos do alto escalão.
DELEGADOS DEPENDEM DOS ESCRIVÃES,DOS AGENTES,DOS INSTIGADORES
OFICIAS DEPENDEM DOS SODADOS,CABOS E SARGENTOS
E ASSIM SUCESSIVAMENTE E O POVO BEM DESDE O GARI AO AJUDANTE GERAL ,A SECRETÁRIA,OS ENFERMEIROS,PROFESSORES E DEMAIS CLASSES DE MAIOR NUMERO SÃO SUBORDINADOS A UMA MINORIA QUE SÓ DÃO ORDENS ,MAS QUE NÃO VALORIZAM SEUS SUBORDINADOS,MAS SE ESQUECEM QUE DEPENDEM DOS MESMOS SEM ELES NADA VAI PARA FRENTE,MAS SEUS CHEFES SABEM QUE O POVO A MASSA SÃO DESUNIDOS .
CurtirCurtir
eu quero é mais que essa gente se matem ,pois o povo do meio não dizem que acordos são necessários ,foi o que eu ouvi até dos cabeças da pec300 ,Pául,ADRIANA Borgo hoje ex assessora do Dep. Major Olimpio,que apoiaram e fizeram campanha em reuniões com POLICIAIS PELO INTERIOR DO ESTADO,ATÉ EM REVISTA GERAL DA PM,com TEMER ,MERCADANTE ,pois é preciso para se prosperar,porque tais acordos são normais no meio.
É mas tem sido caro para o ovo que ficam com as esmolas. Veja a PEC300 já retiraram o piso,aglutinaram a pec41/446 da CIVIL ou seja atrapalharam a votação da pc da civil que depende da pec300 .E TAÍ SEMPRE DISSE NÃO EXISTE OPOSIÇÃO O QUE EXISTE É UMA LUTA PELA PARTE MAIOR DO BOLO DEPOIS DINDEM AS MIGALHAS.
POR MIM PODEM HAVER POLICIAIS FEDERAIS LADRÕES,POLICIAS MILITARES ,CIVS ETC…
POIS ASSIM AQUELE ESTERIÓTIPO IMPOSTO POR UMA SOCIEDADE FALSA MORALISTA , HIPÓCRITA E PATÉTICA DE SÓ NEGRO ,POBRE ,MORADOR DE RUA,RAPPERS,ROQUEIRO ,CABELUDO,CHINELUDO,PINGÃO ,DROGADO ,CRAQUELENTO É QUE SÃO LADRÕES .
AH SÓ PARA IRONIZAR , CORINTIANO TAMBÉM!RSRSRS! EU SOU 1 !!KAKA
CHUPA QUE D UVA !CUPA QUE D UVA!
QUERO VER FDP! FALAR,AI IMAGINA VC TÁ COMETENDO UM DENUNCIA CALUNIOSA O CARA É UMA AUTORIDADE , IMAGINA QUE ELE ROUBA MATA TRAFICA!KAKAKA
CurtirCurtir
FAZ-SE UM ESCARCÉU POR NADA, JÁ QUE ESSA ESSA ESTÓRIA DE POLÍCIA POLÍTICA, ESPIONAGEM, NADA MAIS É QUE PURA E SIMPLES INVESTIGAÇÃO PREVENTIVA, JÁ QUE O AMIGO DE HOJE PODE SER O INIMIGO DE AMANHÃ. NINGUEM QUE NÃO DEVESSE NÃO SERIA INVESTIGADO E ISSO NADA TEM DE IRREGULAR, AO MEU VÊR, POIS O USO INDEVIDO DO QUE FOI COLETADO É QUE É CRIME E NÃO A SIMPLES COLETA DE INFORMAÇÕES. E VEJAM BEM BEM QUEM EXIGIU O FIM DO DCS, OU SEJA NOBRES DEPUTADOS QUE CERTAMENTE DEVERIAM TER MOTIVOS VÁRIOS QUE NÃO A DEFESA DA DEMOCRACIA. E VEJAM SÓ QUE ATÉ ISSO AGORA É COMPETÊNCIA DA PM E SEU FAMIGERADO P2, JÁ QUE SE VOÇÊ PRESENCIAR UMA MANIFESTAÇÃO QUALQUER, LÁ ESTARÁ UMA DUPLA DE PMs SEM FARDA, FILMANDO, GRAVANDO E FOTOGRAFANDO OS PARTICIPANTES (UM COLEGA ME INFORMOU QUE NA MANIFESTAÇÃO DE DESAGRAVO AO DR. NETO, LÁ EM RIBEIRÃO PRETO, DOIS DESSES USURPADORES, UM DELES ACUSADO POR TRAFICANTES DE SE PASSAR POR PC DA DISE LOCAL E TENTAR TOMAR UMA NOTINHA DOS VAGABUNDOS, LÁ ESTAVAM, SENDO DEVIDAMENTE “ACOMPANHADOS” PELOS PCS QUE AO OS INDAGAREM SOBRE SUA APARIÇÃO NO LOCAL, ESTES DISSERAM “QUE VIERAM DAR APOIO”). TAL FOTO OCORREEU NAS MANIFESTAÇÕES DA NOSSA GREVE E DEVEMOS FICAR ATENTOS, POIS ESTES VERMES USARÃO O QUE APURAREM PARA MUNICIAR NOSSOS INIMIGOS E ENTÃO DEVEM SER TRATADOS COMO TAL, OU ATÉ PIOR, JÁ QUE TRAIDOR É A IMAGEM DO CÃO. BALA NELES!!!!!!!
CurtirCurtir
Acabaram com o DOPS, ai criaram o DCS, e após extinguiram o DCS, ai ele passou para o DIPOL (inteligência, recortagem de jornal, filmagem política e etc, mas filmam também policiais), no âmbito federal nada mudou, o SNI passou a se chamar ABIN e tudo é feito da mesma maneira, as escusas.
CurtirCurtir
eu não quero saber quem pintou a zebra
quero é saber do resto da tinta
ou ta tudo camuflado
CurtirCurtir
Ué, será que nunca ficaram sabendo do PCC.Estranho, né………?????!!!!!!!!??????
CurtirCurtir