Quinta, 26 de Maio de 2011 – 00h39
Delegados de Ribeirão colocam cargo à disposição
Chefe de investigações gerais diz que vai abrir sigilo bancário e telefônico para provar que afastamento foi político
Jucimara de Pauda
Foto: J.F.Pimenta – 24.mai.2011 / A Cidade
Delegado José Gonçalves Neto nega irregularidade de conduta
Quatro delegados assistentes da DIG (Delegacia de Investigações Gerais) colocaram o cargo à disposição do titular da Seccional, Adolfo Domingues da Silva Junior, nesta quarta-feira (25). Eles tomaram a decisão depois que o titular da DIG, José Gonçalves Neto, foi preso em flagrante na última terça-feira (24), acusado pela Corregedoria da Polícia Civil de posse ilegal de arma e foi afastado do cargo.
Para não ir para a cadeia, o delegado pagou R$ 1 mil de fiança. A reportagem apurou que, durante a conversa, Adolfo pediu para que os delegados Carlos Henrique Garcia, Leandro Arabe, Ricardo Turra e Ariovaldo Torrieri tivessem paciência e continuassem à frente da DIG. Ele também pediu que colaborassem com o delegado que deve assumir o lugar de Gonçalves Neto.
“Ficamos preocupados porque levantou uma suspeita sobre todos. Também colocamos o cargo à disposição, como forma de apoiar o nosso titular”, disse um delegado, que pediu para não ser identificado.
Gonçalves Neto passou o próprio aniversário nesta quarta a protocolar papéis na Corregedoria da Polícia Civil, para provar que foi vítima de uma armação política porque fez críticas ao governo paulista. Ele disse, por telefone, que autorizou uma devassa nas próprias contas bancárias e telefônicas. “Vou provar que não existe ilegalidade na minha conduta”, afirmou.
Prisão
Durante uma vistoria feita na última terça na DIG, os corregedores da Polícia Civil fizeram uma varredura na delegacia. Gavetas e armários dos funcionários foram revistados. Na sala de Gonçalves Neto, foi encontrada uma arma calibre 36 e os corregedores convocaram o delegado, que estava de férias para dar explicações.
Durante os depoimentos, Gonçalves Neto disse que a arma pertencia a Clibas Clemente, um amigo que queria orientações sobre conserto. Clibas confirmou a versão dele.
As explicações não foram aceitas pelos corregedores, que prenderam o delegado por posse ilegal de arma e o liberaram após pagamento de fiança. Segundo o advogado de Gonçalves Neto, Júlio Mossin, a prisão foi irregular. “Não existe crime. A arma é legal. Vamos provar isto”, diz ele.
A assessoria de imprensa da Secretaria de Segurança Pública do Estado afirma que Gonçalves Neto está de licença-prêmio e não foi afastado do cargo.
É triste a situação da Polícia Civil, mas eu acho que a culpa por tudo isso é dos próprios delegados, que são totalmente desunidos. Fui servidor do Ministério Publico paulista durante 8 anos e nunca vi nada semelhante. A Corregedoria do MP é atuante, mas nunca invade salas, nem abre gavetas sem o acompanhamento dos corrigidos (na verdade, nunca vi os corregedores fazerem isso durante todos os anos que trabalhei no MP). Não submete ninguém a constrangimentos, não humilha ninguém. Tudo é feito dentro da legalidade e do respeito. E nem por isso as irregularidades que deixam de ser punidas. No MP, as correições ordinárias são publicadas com pelo menos um dia de antecedência no diário oficial. Nada é feito às sombras. Passei por muitas correições (houve ano mais de uma) e nunca fui submetido a uma situação como a do delegado e isso porque eu era apenas um servidor. Um Delegado de Polícia ser preso por causa de uma cartucheira velha? Uma espingarda ou sei lá o que do tipo que o meu avô usava para caçar tatu no sítio??? O que ele ia fazer com isso??? Matar alguém??? Vender essa porcaria??? Será que isso não poderia ser conduzido no âmbito administrativo, evitando um prejuízo à honra do Delegado???
Fico perplexo com tudo isso que está acontecendo com a Polícia Civil, mas especialmente com os delegado de São Paulo. Foi-se o tempo em que havia dignidade e honra nessa carreira. Falta união aos delegados; mirem no exemplo dos promotores.
Reparem que na matéria há um delegado que dá um depoimento em defesa do colega ao repórter e pede para não ser identificado. O que ele teme??? Por que precisa se esconder??? Entregar o cargo e dar um depoimento em apoio a um colega é algo que não pode ser feito às claras na Polícia Civil de São Paulo???
CurtirCurtir
Caro Augusto, o problema é que, na Polícia Civil, cuja lei orgânica, teratologicamente, “não recepcionou” a Carta Magna, falar a verdade é um ato de verdadeiro heroísmo. A solidariedade pública a um colega injustiçado é um quase suicídio funcional ou até mesmo físico.
Daí a necessidade da não identificação.
E, daí, também, ser ainda mais louvável a atitude dos delegados de Polícia da DIG de Ribeirão Preto, a saber, Dr. Carlos Henrique Garcia, Dr. Leandro Arabe, Dr. Ricardo Turra e Dr. Ariovaldo Torrieri, de terem colocado seus cargos à disposição do Seccional. Isto é raro, e, talvez, um princípio da união que você mencionou em sua postagem!
Se existir união, chegará uma hora em que não haverá mais “bondes” e perseguições suficientes.
CurtirCurtir
DELTA:
No mesmo sentido de se ver a entrevista dada pelo caro Clóvis de Oliveira Junior; quando ele diz que falava como cidadão, como aposentado.
É muito triste: SER FUDIDO, MAL PAGO E CALADO.
CurtirCurtir
DELTA, MANIFESTAÇÃO DE APREÇO NÃO FOI SUICÍDIO FUNCIONAL NO CASO DO “MAD”…ALIÁS, APREÇO E VAQUINHA PARA O PAGAMENTO DOS HONORÁRIOS DA ADVOCACIA MARIZ DE OLIVEIRA.
O motivo da manifestação de apreço: sustentar a cadeira do DGP e respectivo “adjunto”, pilhados numa “sui generis” conversa telefônica ( interceptada pela PRF ).
Quando conveniente e oportundo a determinadas personalidades a LOP É DEMOCRATIZADA.
CurtirCurtir
CARAMBA !!!! SERÁ MESMO QUE OS DELEGADOS ESTÃO COMEÇANDO A MUDAR DE ATITUDE ????? TOMARA !!! POIS SÓ ASSIM ALGO SERÁ FEITO PELA INSTITUIÇÃO. QUEM DEVERIA FAZER ISSO CONTRA AS ARTBITRARIEDADES DO SECRETÁRIO E DO GOVERNADOR É O DELEGADO GERAL, E NÍNGUÉM DEVERIA SUBSTITUIR A CADEIRA ATÉ QUE NOSSAS REIVINDICAÇÕES FOSSEM ATENDIDAS. MAS…..NOS FALTAM HOMENS NA CÚPULA. INFELIZMENTE, HOMENS NA NOSSA POLÍCIA, POR ENQUANTO SÓ NO BAIXO CLERO. ISSO QUER DIZER QUE MUDANÇAS SÓ VIRÃO EM UM PRAZO MUITO DISTANTE, SE A POLÍCIA CIVIL EXISTIR ATÉ LÁ, É CLARO.
CurtirCurtir
ESSE DELEGADO SERIA UM BOM CANDIDATO À DEPUTADO. É DE HOMENS ASSIM QUE PRECISAMOS PARA REPRESENTAR “A POLÍCIA CIVIL” NA ASSEMBLÉIA. SE A POLÍCIA CIVIL TOMAR VERGONHA NA CARA E RESOLVER SE UNIR, TEMOS DOIS EXCELENTES CANDIDATOS A DEPUTADO.
CurtirCurtir
Senhores o flagrante neste caso não seria descabido?
A lei 10826/2003 prevê em seu artigo 12 a hipótese de posse ilegal de arma de fogo de uso permitido, nas dependências da residência e do local de trabalho.
Bem, o artigo 32 da mesma lei prevê hipótese de extinção de punibilidade da pessoa que esteja na posse de arma de fogo, dentro do prazo a que teria direito de entrega-la na campanha do desarmamento, presumindo o legislador a “boa-fé” de todos os cidadãos, sem exceção.
Sucessivas vezes o Governo Federal ampliou o prazo e recentemente mediante Decreto n°7.473 de 5 de maio de 2011, permitiu novamente a possibilidade de se entregar as armas de fogo a Polícia Federal.
Então pessoal, smj, a polícia poderia cumprir mandado de busca na casa de qualquer cidadão e mesmo que se encontrasse ali qualquer arma não seria hipótese de prisão em flagrante, nem de indiciamento, a arma poderia ser até apreendida e instaurado um procedimento para apurar o fato, que provavelmente seria arquivado depois, mas auto de prisão em flagrante?
Nosso grande problema é essa maldita antropofagia impregnada na alma de certos policiais, que se apegam as cadeiras e aos cargos, esquecendo-se que um dia serão também alvo da sede alheia.
Somos refém de nós mesmos, cidadãos de segunda classe, pseudo-brasileiros a quem são negados os mínimos direitos de dignidade da pessoa humana.
CurtirCurtir
A ESTRATÉGIA DE CAMPANHA SERIA PERCORRER O INTERIOR E PEDIR OS VOTOS PARA O DR. JOSÉ GONÇALVES, E NA CAPITAL PARA O DR. GUERRA, COM ISSO VAMOS ELEGER NA PRÓXIMA CAMPANHA DOIS REPRESENTANTES PARA A POLÍCIA CIVIL NA ASSEMBLÉIA. SEM REPRESENTAÇÃO NÃO VAMOS CHEGAR À LUGAR ALGUM.
CurtirCurtir
NÃO SÓ OS DELEGADOS ESTÃO PONDO SEUS CARGOS À DISPOSIÇÃO, JÁ QUE A MAIORIA DOS INVESTIGADORES, QUE TAMBÉM FORAM POSTOS EM SUSPEIÇÃO E SOFRERAM CONSTRANGIMENTOS, ESTÃO PEDIDNDO PARA SEREM POSTOS À DISPOSIÇÃO E MANDADOS PARA OUTRAS UNIDADES. CONHECENDO O ANIMUS FUDÊNCIO DA ADMINISTRAÇÃO, OS BONDES E SINDICÂNCIAS CORRERÃO SOLTOS. MAIS A HONRA E A DIGNIDADE É PARA POUCOS E OS COLEGAS SUPORTARÃO O TRANCO JÁ QUE SE MOSTRAM MAIS DIGNOS E HONRADOS DO QUÊ OS QUE INICIARAM A FRITURA DO NOBRE DELEGADO. PALMAS PARA ELES!!!!!!!!!!!!
CurtirCurtir
Parabéns à equipe de delegados que tomou essa decisão. Caso todos se unissem e
fizessem o mesmo, seria uma atitude digna, de protesto contra os desmandos, mas
daí, a encontrar quem se prontifique a lutar por dias melhores é outra história
e dificilmente ocorrerá.
Acabou… será que é chegada a hora de todos pularmos do navio?
CurtirCurtir
DR. NETO E PALOCI, AMBOS VINCULADOS A CIDADE DE RIBEIRÃO PRETO.
PALOCCI CHEFE DA MANSÃO CIVIL, NETO PRESO POR POSSE ILEGAL DE ARMA.
PALOCCI NÃO FOI PRESO, NETO TEVE QUE PAGAR MIL REAIS DE FIANÇA.
ATO DE NETO(APARENTEMENTE LEGAL).
ATO DE PALOCCI(APARENTEMENTE ILEGAL E IMORAL)
AO QUE PARECE,QUEM NÃO FAZ DE UM GRUPO PODEROSO, SE FERRA…
OU ESTOU ERRADO?
ET. PARABENS AOS DIGNOS DELEGADOS E OPERACIONAIS DE RIBEIRÃO PRETO QUE COLOCARAM SEUS CARGOS À DISPOSIÇÃO DO “SECCIONAL”.
ACHO QUE O TIRO SAIU PELA CULATRA.
COM CERTEZA, QUEM PERDEU FOI OPOVO RIBEIRÃOPRETANDO.
UMA CIDADE DE QUASE 600 MIL/H, PUJANTE, CAPITAL DO AGRO NEGÓCIO, NÃO PODER SER TRATADA DESSA FORMA.
HOJE FURTAM MAIS VEÍCULOS, POR DIA , EM RIBEIRÃO DOQUE EM SANTOS.
RIBEIRÃO PODERÁ CAMINHAR PARA SER A CAPITAL DE FATOS NEGATIVOS, PRINCIPALMENTE CRIMINOSOS.
CurtirCurtir
Vamos apoiar os colegas que foram prejudicados pela política da SSP. Quem sabe uma manifestação pública com Delegados e Operacionais caminhando em protesto sentindo à SSP/SP?
CurtirCurtir
É estranho, mas mesmo sem conhecer certas pessoas passamos a admirar seu caráter por suas “atitudes”, é o caso desse Delegado que não teve medo de mostrar a crítica situação que estamos passando, graças a esse total desgoverno.
“Atitude” é coisa central, que as pessoas que pensam e sofrem pela sociedade têm que ter como rumo e princípio, a fim de ver uma felicidade coletiva e justa para todos e não só para si, mas com certeza outras pessoas não pensam ou agem dessa forma, sendo que para protegerem seus cargos e cadeiras, inventam planos descabidos, tipo plantões com três turnos, centrais de flagrantes que nunca funcionaram, delegacias só em horário comercial ou simplesmente sua extinção, tentam encobrir a total falta de funcionários, mas o mais engraçado é que tudo isso é para proteger essa administração pública que nunca nos fez um único favor, além de nos chamar de letárgicos, desonestos e outros adjetivos, que caso você usasse contra alguém seria processado.
Realmente a “atitude” do Delegado de Ribeirão Preto e seus Delegados Assistentes estão mostrando do que são feitos os verdadeiros Policiais.
E não se esqueçam pessoal, “atitude é o que nós todos deveremos ter, principalmente quando informarem qual será nosso novo salário”…
CurtirCurtir
Parabéns pela “atitude” de todos Policiais ai em Ribeirão Preto, saibam que isso serviu de semente para todos nós, que acreditamos que isso tudo pode mudar.
CurtirCurtir
QUEREM MESMO ACABAR COM A POLICIA CIVIL, TENTAM DENEGRIR OS POLICIIAS COMPETENTES, OS AFASTAM DE SUAS FUNÇÕES, PARA GARANTIREM A PERDURAÇÃO DOS INCOPETENTES, POIS ESTES GERALMENTE ESTÃO COMPROMETIDOS COM INTERESSES “ESCUSOS”. OS COMPETENTES CADA VEZ MAIS SE SENTEM DESESTIMULADOS A CONTINUAREM NA CARREIRA SEM SEM SE COMPROMETEREM COM OS INTERESSES “ESCUSOS’. PROFESSOR E DELEGDO JOSÉ GONÇALVES NETO, TORÇOA PARA O RECONHECIMENTO DE QUE ESTÁS SENDO VÍTIMA POR NÃO SE CALAR PELOS ABSURDOS COMETIDOS PELA ALTA CÚPULA DA POLÍCIA CIVIL.
CurtirCurtir
Mais uma da região de Ribeirão Preto: PM mata PC e se suicida!!!!
Sargento atira em investigador e se mata dentro de delegacia
A polícia está no local para apurar as causas do crime
26/05/2011 – 10:15
O investigador da polícia Aloísio Antonio de Oliveira foi baleado dentro da delegacia de Dumont por um sargento da Polícia Militar na manhã desta quinta-feira (26). Depois de atirar, a polícia acredita que o sargento cometeu suicídio, segundo informações da delegacia de Dumont.
O sargento era comandante do grupamento de Dumont e estava de licença-prêmio. Segundo as primeiras informações, não teria ocorrido troca de tiros.
Aloísio Antonio de Oliveira foi atingido por três tiros, um deles na barriga, e encaminhado ao Hospital das Clínicas em Ribeirão Preto. Os policiais estão no local para apurar as causas do crime.
CurtirCurtir
DELEGADO DE MATÃO, DR.MARLOS MARCUSO, AO QUE TUDO INDICA, FALOU VERDADE, ESTA FAZENDO CURSO NA ACADEPOL, LONGE DE SUA FAMILIA E SEM DIARIAS, OU SEJA, PREJUÍZOS MORAIS E MATERIAIS.
DR. NETO, TAMBEM DO DEINTER 3, AO QUE TUDO INDICA, FALOU A VERDADE E , PIOR AINDA, FOI PRESO ILEGALMENTE.(FIANÇA DE 1.000,00)
CUIDADO , PARECE QUE NO DEINTER 3, É PERIGOSO FALAR A VERDADE.
QUER FICAR NA SUA CIDADE, PERTO DE SEUS FAMILIARES -ECONOMIZANDO, NÃO DE ENTREVISTAS OU FALE A VERDADE E, CASO SEJA HIPOCRITA, PODERÁ TER “BENEFICIOS” PERANTE A ADMINSTRAÇÃO
CurtirCurtir
DR GUERRA,
MAIS UM RAUND NA NOSSA QUEDA DE BRAÇO COM A GLORIOSA!
INFELIZMENTE, O COLEGA ALOÍSIO, NÃO SUPORTOU OS FERIMENTOS E FALECEU NO HC/UE DE RIBEIRÃO PRETO. FOI FERIDO COM 3 TIROS (UM DE RASPÃO NO ROSTO, UM NO OMBRO E UM NO ABDOMEN) POR UM SARGENTO DA PM, QUE ESTARIA ENVOLVIDO COM PEDOFILIA, E TEVE, DIAS ATRÁS, SEU COMPUTADOR APREENDIDO PELA POLÍCIA FEDERAL. HOJE, O GLORIOSO SARGENTO, DA SEMPRE GLORIOSA polícia militar do estado de são paulo, FOI A DELEGACIA, COBRANDO DO COLEGA A APREENSÃO, ALEGANDO TER SIDO “DEDURADO” POR ALOÍSIO.
O ANIMAL, ALÉM DE PEDÓFILO, PROVOU SER COVARDE, COMO A MAIORIA DOS DE SUA CORPORAÇÃO, ATIROU NO COLEGA, QUE ESTAVA DESARMADO NO MOMENTO (SUA ARMA FOI ENCONTRADA NA GAVETA DE SUA MESA) E, “CORAJOSAMENTE” SUICIDOU-SE DEPOIS!
ISSO É QUE É SER EXEMPLO DE GLÓRIA… FALA A VERDADE!!!
CurtirCurtir
LAMENTÁVEL O ASSASINATO DO COLEGA, COMETIDO POR UM IMBECÍL DESPREPARADO E LOUCO, QUE INFELIZMENTE, QUANDO APRESENTAVA SUAS OCORRÊNCIAS QUADRADAS E SAÍA COM ELAS REDONDAS, O CHAMAVA DE “PARCEIRO”. NÃO ESTOU À PAR DA SUPOSTA INVESTIGAÇÃO SOBRE O FASCÍNORA, MAIS SE ELE COMETEU TAL CRIME POR ISSO, SÓ MOSTRA O QUE SE ESPERA DA POLÍCIA JUDICIÁRIA, OU SEJA, NÃO INCOMODE NINGUEM! SEJA INERTE E INOPERANTE PERANTE OS PODEROSOS(COISA QUE NÃO SE APLICA A ESSE CÃO AMESTRADO) E SEGURE A CADEIRAS DOS CHEFES, QUE VOÇÊ NÃO SERÁ DEMITIDO, PRESO OU ATÉ MORTO. MEUS SENTIMENTOS À FAMÍLIA DO COLEGA ALUÍSIO. BALA NELES!!!!!!!!
CurtirCurtir
Mais um triste acontecimento nos assola, o assassinato de outro colega,
meus pêsames aos familiares e à toda Polícia Civil.
O mal está vencendo em todas as fronteiras, banalizando a vida, com crueldade,
premeditação, acuando e dizimando as pessoas de bem.
CurtirCurtir
EU GOSTARIA QUE OS DIRETORES E O DG FIZESSEM ISSO!
CurtirCurtir
PODEM TER CERTEZA: COLOCARAM O CARGO A DISPOSIÇÃO!!!! JÁ TEM MAJURA DE OLHO NAS CADEIRAS E OUTRAS COISAS MAIS!!!!! ESSA É A MAIS PURA REALIZADE DESTA INSTITUIÇÃO!!!! TAMO FUDIDO E MAL PAGOS!!! NÃO TENHO MAIS CRENÇA EM NADA E MINHA VELOCIDADE OPERACIONAL FICOU NEGATIVA FAZ TEMPO!!!!
CurtirCurtir
no meu modesto entendimento ,acho que,quem tiver vergonha na cara, não aceitará ser titular da dig de ribeirão. pra colocar um pusilanime, que fique acefala.
quem aceitar, por mais mau carater que seja, ficará mal na fotografia, sairá no grupo delpol/pc, além de não ter autoridade moral perante os subordinados, eu não queria tar na pele desse(a) “delegado(a)”. se as mulheres estão por cima,acho que a dra maria beatriz, da ddm, não aceitará essa terrivel indicação.
agora indago: delegado(a) pode recusar-se a ser titular da dig de ribeirão preto, caso sua nomeação saia no do, por ordem do “seccional que afastou o dr.neto”??????????????????????????????????????????????????????????????????
caso o “seccional” tivesse a dignidade de convidar o dr.neto, para reassumir a dig, poderá, após detalhada analise das pessoas bem, ficar em paz com sua consciência…
CurtirCurtir
o governo que fique esperto, conforme fatos novos, poderá ser deflagrado um movimento revindicatório, a partir dos ex-policiais da finada dig de ribeirão preto, mais grave do acontecido em 2008, cuidado, não deixem a policia civil acabar e o crime organizado crescer…
CurtirCurtir
acho que não é só o dr.neto que esta num inferno astral, pelo menos ele tem amigos…
CurtirCurtir
A Delegacia Seccional ainda não se manifestou sobre a reunião realizada na quarta-feira. Informações do Jornal A Cidade afirmam que , durante a conversa, o seccional pediu para que os delegados Carlos Henrique Garcia, Leandro Arabe, Ricardo Turra e Ariovaldo Torrieri, da DIG, tivessem paciência e continuassem à frente da delegacia e que colaborassem com o delegado que deve assumir o lugar de Gonçalves Neto.
CurtirCurtir
PEC 300 – BOA NOITE, DR. GUERRA OBRIGADO PELA COLOCAÇÃO DESSE POST, E VENHO MAIS UMA VEZ CONVIDAR OS COLEGAS POLICIAIS CIVIS E MILITARES A PARTICIPAREM DESTE EVENTO EM BRASÍLIA, O POLICIAL NÃO PRECISA NECESSARIAMENTE SER FILIADO A NENHUMA ENTIDADE REPRESENTATIVA, BASTA QUE ELE TENHA DISPOSIÇÃO DE LUTAR AO NOSSO LADO. TODA A DESPESA COM PASSAGEM, HOSPEDAGEM, ALIMENTAÇÃO SERÁ PAGA PELA REPRESENTAÇÃO COLETIVA E AS ENTIDADES DA POLÍCIA MILITAR. PORTANTO ENTRE EM CONTATO COM O TELEFONE (11)3313-5077 PARA OS POLICIAIS CIVIS E COM A ADRIANA NO TELEFONE (19) 9317-1905 PARA OS POLICIAIS MILITARES. É IMPORTANTE QUE VOCE LIGUE E CONFIRME SUA PARTICIPAÇÃO ATÉ AMANHÃ ÀS 15:00HS. O QUE HOJE É UM SONHO SE TORNARÁ REALIDADE AMANHÃ, BASTA APENAS QUE VOCE LUTE E PARTICIPE, SÃO PAULO TEM QUE MOSTRAR SUA FORÇA. OBRIGADO A TODOS!
CurtirCurtir
CÓDIGO 13…MENOS,
Já tá pegando mal…parece até que você tem algo a perder caso um novo Delegado assuma a DIG…Alguém vai assumir…alguém vai trabalhar…isso não foi e nem será a primeira vez…ou você esqueceu o grande Dr. Odacir??? Há…acho que não é da sua época né…Chega de colocar pilha com o nome da dra. Beatriz, afinal, competência, personalidade e bom caráter são atributos que não lhe faltam…Parabéns Dr. Neto, continue assim, defendendo nossa instituição.
CurtirCurtir
Já ouvi dizer sobre o dr.odacir, salvo engano, ele é da ciretran, acho que seria um bom aglutinador e tem respeitabilidade e, quiça, o dr. neto, quando a poeira baixar, além de novas mudanças-pois a mala anda- poderá voltar, para a finada dig…
CurtirCurtir
CORREGEDORIA EXPORTOU PARA O MÉXICO O KNOW-HOW PARA CONSTRANGIMENTO DE MULHERES NAS REVISTAS
Policiais mexicanos obrigam mulher a tirar a roupa em troca da liberdade
Do UOL Notícias
Em São Paulo
Autoridades na cidade de Tijuana, no México, suspenderam 15 policiais acusados de terem forçado uma mulher, que havia sido detida, a tirar a roupa e fazer uma dança sensual em troca da liberdade.
O vídeo que mostra a mulher se despindo enquanto os policiais gritavam e comemoravam foi divulgado, nesta semana, pelo jornal El Mexicano
No vídeo, a mulher dança no colo de um dos policiais que a acaricia enquanto ela tira a roupa. Um outro oficial dá um tapa nas nádegas da suspeita, enquanto ela tira a calça jeans.
“Essas pessoas não têm moral”, afirmou o prefeito de Tijuana, Carlos Bustamante, que suspendeu o grupo por “comportamento imoral e perda de confiança”.
A mulher e um amigo havia sido presos por estarem com cartões de créditos e talões de cheque roubados. As imagens foram feitas em março.
*Com informações da Reuters
http://noticias.uol.com.br/ultimas-noticias/internacional/2011/05/26/policiais-mexicanos-obrigam-mulher-a-tirar-a-roupa-em-troca-da-liberdade.jhtm
CurtirCurtir
parabéns aos Delegados de Ribeirão Preto! Espero que o exemplo deles seja seguido pelos demais delegados e policiais da cidade, minha terra. Se há um momento e um lugar onde a mudança da polícia pode começar, este lugar pode muito bem ser agora, e em Ribeirão Preto. Não se deixa colega, atingido, sozinho no tiroteio! Ou seremos um enxame, onde resta ao adversário apenas correr, ou continuaremos sendo uma abelha solitária, tocada para fora com um jornal dobrado. Até hoje a política de segurança sempre objetivou a manutenção de uma polícia política, uma política de segurança que não visa a defesa da sociedade e a aplicação da justiça, mas uma segurança de Estado (para o Estado), mantendo Estado e sua elite no poder.
CurtirCurtir
Caro Dr. Guerra: Quanto ao MAD, não houve propriamente manifestação de solidariedade, nem de apreço, no caso dos grampos que o envolviam, assim como ao “Dr. Ching Ling”. O que houve foi um deslavado conluio de cúpula e que só ocorreu porque aquele que tem o nome bíblico de “perseguidor de cristãos” capitaneou tal arreglo envolvendo, principalmente o MP, que, na época, tratou de ficar bem quietinho. Em SP, também tivemos nosso Engavetador-Geral de ‘Justiça’, bem recompensado até hoje…
E, mesmo agora, quando da defenestração mediante acusação de não ser leal, as poucas manifestações a seu favor foram mais “investimento de alto risco no futuro” do que solidariedade de fato…rs…
No “ethos” da bandalheira, investir no futuro mediante atos de pesudo “solidariedade”, até é admissível. O que é intolerável é dizer a verdade; isto é imperdoável mesmo…
Forte abraço!
CurtirCurtir
COLEGA DELTA UNO ORIGINAL,eu ainda não estou insano,porém os atos de apoio ao Delegado josé Gonçalves Neto e os demais colegas em ato seguro de apoisamento a uma grande e teratológica injustiça,com o intuito de macular e denegrir a nobre Polícia Judiciária e suas dignas Autoridades Policiais,que ainda incomodam a muita gente do Governo.Na realidade fáctica da vida,qualquer ato que macule os valorosos Delegados de Polícia,devem ter o conjunto apoio dos demais colegas em entregar os cargos e os demais não assumirem os cargos vacantes.Se esta meta optata fundamentar-se,aí sim,teremos o reerguimento moral e legítimo respaldado no bom Direito,da valorosa função e cargo de DELEGADO DE POLÍCIA,em que lugar fôr,cargo sim invejado até pelo MP,pela eiva de Autoridade públicamente constituída nas hostes do Direito brasileiro.Queiram ou não,AUTORIDADE POLICIAL É ÚNICA E TÃO-SOMENTE O DELEGADO DE POLÍCIA,a não ser que rasguem a Carta Magna,como Autoridade Judiciária é tão-somente o Juiz de Direito.UNAMO-NOS COLEGAS BANDEIRANTES,que a mentira logo cairá e em nome da inteligência e lógica,esqueçam essa história de extinção da Polícia Civil,o mandamento da existência constitucional é de natureza FEDERAL,os Estados membros não tem o condão de nulificar a Instituição,cujo ordenamento maior,vem da União.Estamos sim vivendo um momento de grave crise de identidade funcional,toda a Instituição tem e teve o seu instante de crise séria.Raciocinemos e apliquemos o bom senso e a lógica,a Administração Superior,não tem força legal de extinguir e se houver o dito enfraquecimento funcional,cabe a nós levantarmos com brio,seriedade e altaneiro profissionalismo,ANTES DE MAIS NADA,A UNIÃO FAZ A FORÇA,LEMBREM-SE DISSO.obrigado.
CurtirCurtir
Caro Dr. Fausto: O amigo disse TUDO!
Nosso problema é que, quando da entrega dos cargos, sempre exsurgem, do lodo da imoralidade, os “amândios” que correm e assumem, com brilho nos olhos vidrados, os cargos vagos.
Mas a reação dos Delegados em apoio ao colega vítima da mais notória perseguição, animou-me.
É como o Dr. Guerra bem colocou em sua manchete: Ainda há honradez. E, honradez com coragem!
Estamos vivos!
De fato, o que a Polícia Civil vive é uma crise por várias razões e potencializada pela idiossincrasia que a cúpula da Segurança Pública tem, abertamente, contra a Instituição. Outras crises vieram e passaram. Esta também passará.
A Carta Magna definiu a Instituição em seu texto e definiu, também, quem a dirige. O Poder Judiciário tem ratificado o entendimento do conceito de Autoridade Policial e, justiça se lhe faça, tem conseguido impedir algumas botinadas no estado de Direito. O resto, é “lobby” de “executivos de polícia”.
Forte abraço!
CurtirCurtir
CARO COLEGA ‘QUINZENA”, NÃO EXISTEM “MAJURAS” DE OLHOS NOS “ASSENTOS” DA DIG DEPOIS DE TAL FATO. ELES JÁ EXISTIAM À ALGUM TEMPO!!!!!!!!!! BALA NELES!!!!!!!!!
CurtirCurtir
Por via das duvidas nunca mais trabalhei com cueca furada!!!!!
CurtirCurtir
Caro colegas,
Realmente os majuras deveriam abandonar a administração Superior da Polícia Civil e niguém aceitar as cadeiras…A começar pelo DG, aí sim iríamos recuperar nosso repeito…CRISE TOTAL A NIVEL NACIONAL…Essa “estória” de entregar os cargos em Ribeirão é balela…tudo continua do mesmo jeito…Os majuras assistentes continuam no mesmo lugar…Se fosse para valer, não voltavam para lá…Puro 171, pura fumaça esse apoio ao Dr. Neto.
CurtirCurtir
Prezado observador, acho que algo de importante aconteceu em ribeirão preto e, pelo que fiquei sabendo, ninguem quer assumir a dig. Com a expressiva falta de funcionarios e a ira da corró/ssp(após a monumetal cagada ilegal), só um xarope ou inimputável assumirá a finada especilizada, ficará nos anais da civil, como traidor e incompetente. quem viver verá…
CurtirCurtir
E AGORA COM A DESINTEGRAÇÃO DA DIG DE RIBEIRÃO PRETO.
No Brasil, ser punido por tirar a vida de alguém é exceção. Na semana em que o jornalista Antonio Marcos Pimenta Neves, 74 anos, finalmente foi preso após ter matado a ex-namorada Sandra Gomide e vivido livre por 11 anos, espanta saber que o fato de ele ter sido condenado pode ser considerado uma vitória se comparado ao restante dos homicídios no país.
Segundo o pesquisador Júlio Jacobo, responsável pelo Mapa da Violência 2011, pesquisa coordenada pelo governo federal e Instituto Sangari, a cada 100 mortes, apenas oito terminam em denúncia no Ministério Público. No início desta semana, o Ministério da Justiça considerou o estudo de Jacobo otimista: indicadores apontam impunidade em 95% dos casos.
“Chegamos a esse dado sem considerar a subnotificação de crimes. É grande o número de cemitérios clandestinos, cadáveres jogados na mata, desaparecidos e mortes registradas como suspeitas. Essas situações ficam fora das estatísticas”, disse Jacobo.
INVESTIGAÇÃO
Para especialistas, o número de denúncias do Ministério Público é baixo porque faltam provas contundentes para embasar os promotores. “A qualidade da investigação é péssima”, opinou o jurista Luiz Flávio Gomes.
Em São Paulo, a Secretaria da Segurança Pública diz que 60% dos homicídios foram esclarecidos em 2010 – dos 1.196 casos registrados, 788 foram solucionados, de acordo com a pasta. Nem todos os casos elucidados, entretanto, são referentes às mortes do ano passado.
O cientista social Guaracy Mingardi diz que esse número foge da realidade. “Muitas vezes a polícia descobre que o ?Zezinho? matou alguém e considera como esclarecimento, sem informações ou provas que baseiem denúncia criminal”. A SSP não informou em quantos suspeitos presos resultaram os esclarecimentos. Segundo a pasta, a polícia tem a qualificação completa dos autores de crimes solucionados.
Mingardi analisou inquéritos de homicídios durante três anos em que trabalhou no Ministério Público e chegou à conclusão de que apenas 30% deles são resolvidos. “Mesmo assim, a Divisão de Homicídios abriga policiais acima da média. Mas a maioria está envolvida em outras atividades além da polícia. Como sobreviver ganhando tão pouco?”, questionou o cientista.
Na capital e Grande São Paulo, o Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) é a unidade especializada em investigar as mortes intencionais. “Lá estão policiais acima da média. Comparado ao resto do Brasil, seu resultado é dez vezes melhor. Porém, os policiais precisavam ganhar mais. A maioria está envolvida em outras atividades, o que é compreensível. Afinal, como sobreviver ganhando essa merreca?”, opinou Mingardi. O salário dos delegados de São Paulo é um dos piores do Brasil.
CurtirCurtir
Afinal, como sobreviver ganhando essa merreca?”, opinou Mingardi. O salário dos delegados de São Paulo é um dos piores do Brasil.
CurtirCurtir
OQUE ESTA ACONTECENDO NO BRASIL, PARECE QUE O CRIME ORGANIZADO DETERMINA AS AÇÕES GOVERNAMENTAIS…
DENTRO DAS CARENCIAS HUMANAS E MATERIAIS, AO QUE PARECIA, A DIG DE RIBEIRÃO FUNCIONAVA…
CurtirCurtir
muito blá…blá…blá, e o nosso aumento cadê, isto é o que interessa.
CurtirCurtir
Caro Código 13:
Há algum tempo atrás, por muito menos que isso, o Dr. Odacir foi afastado da DIG, curiosamente não houve esse estardalhaço todo…e olha que ele merecia hein!!!
Naquela época sim, a DIG de Ribeirão funcionava…hoje…nem tanto…
Por outro lado, corre notícia que o Dr. Neto estaria sendo investigado por motivos outros, não apenas pelo porte ilegal de arma. Você sabe informar sobre isso???
CurtirCurtir