Mudanças começam pelas zonas norte e leste e se estenderão em 15 dias a outras áreas; efetivo vai variar segundo nº de ocorrências
13 de maio de 2011 | 0h 00
Bruno Paes Manso – O Estado de S.Paulo
Boletins de ocorrência em até 20 minutos, melhor atendimento nos 93 distritos da capital, mais policiais trabalhando onde o número de ocorrências é maior e aprimoramento das investigações. Esses são alguns dos objetivos de megarreforma na Polícia Civil que deve começar no próximo mês na capital pelas Seccionais Norte e Leste e depois de 15 dias se estender para toda a cidade. Hoje, o paulistano chega a levar horas para fazer um simples BO.
Delegados do Departamento de Polícia Judiciária da Capital (Decap), responsáveis pela elaboração do plano, já estão percorrendo seccionais para apresentar a reforma aos policiais. Ontem o Estado acompanhou apresentação feita na 4ª Seccional, na zona norte.
A reforma será a maior desde o fim dos anos 1980 e a primeira mudança de peso deve ocorrer na distribuição das equipes dos DPs. Quanto maior o movimento do distrito, maiores serão as equipes. Dessa forma, pela primeira vez, a Polícia Civil vai definir um critério objetivo para distribuir pessoal, como já faz atualmente a Polícia Militar.
Na 1ª Seccional, por exemplo, que engloba as delegacias do centro, o 1.º DP, na Sé, registra uma média de 15 mil BOs por ano. No Brás, o 8.º DP, registra 2 mil. Nos dois distritos, as ocorrências são feitas hoje por um único escrivão. Com a mudança, a Sé ganhará mais dois escrivães e um quarto para ajudar no horário de pico. Essas realocações de efetivo se estenderão por toda a capital.
A aparente tranquilidade do 1.º DP, na tarde de ontem, por exemplo, não evitou que a dona de casa Pamela da Silva Pereira, de 23 anos, tomasse uma “canseira” para registrar um BO. Foram mais de 40 minutos de espera só para começar a relatar o roubo do seu carro. “Está vazio, mas assim que cheguei já disseram: “Senta e espera””, diz ela, que foi assaltada ao meio do dia. Depois da espera, foram mais 40 minutos para ditar os detalhes do assalto. Mas Pamela não se admirou com o tempo perdido. No fim do ano passado, passou uma tarde inteira para registrar o roubo de uma bolsa. “Foi um dia perdido só por causa de um RG.”
O operador de telemarketing Samuel Estevão da Silva, de 20, também se preparava para perder algumas horas para registrar o roubo de um celular. “Só fiz porque o aparelho tem seguro, mas essa demora é desestimulante.” No caso dele, foi “só” uma hora de espera.
Escalas. Outra mudança importante é que as equipes deixam de fazer escalas de 12 horas de trabalho por 24 horas de folga para trabalharem 40 horas por semana, divididas em turnos de oito. Assim, vai ser possível concentrar as equipes no período das 7 às 23 horas, horário que, segundo dados da Segurança Pública, concentra 80% das ocorrências.
A agilidade no atendimento ao público, de acordo com o plano, pode ser ainda maior, porque os DPs não mais precisarão fazer registros de prisões em flagrante nem tarefas burocráticas de Polícia Judiciária, como termos circunstanciados e oitivas. Essa tarefa passa a ser feita por centrais de flagrantes (cada seccional terá pelo menos uma) e por centrais de Polícia Judiciária (serão pelo menos três por seccional).
Atualmente, o escrivão leva até seis horas para registrar um flagrante, o que o obriga a suspender o atendimento ao público no período. Isso não vai mais ocorrer. A queda do sistema de computadores, desculpa recorrente para justificar a lentidão dos registros, também não vai mais impedir o atendimento. O BO será registrado no papel.
As equipes das sedes das seccionais ainda vão ser enxugadas em 50%. Setores de Investigação Geral (SIGs) vão ser extintos e terão equipes distribuídas pelos distritos. A intenção é reforçar as unidades de inteligência das seccionais. Nos DPs, com o reforço dos escrivães no atendimento, pelo menos quatro delegados passarão a ajudar o titular e os assistentes nas investigações. / COLABOROU PAULO SALDAÑA
não acredito em santos , anjos e que tais
mas desta vez vou dar uma de São Tomé
só vendo para crerrrrrr
pior ,que o povão acredita
CurtirCurtir
Nossa cada vez que ouço qualquer coisa sobre esta m….de reorganização fico com a impressão que passarei de um phodido na vida, para um realmente phodido na vida, olha só que pérola da genialidade desta cúpula da DGP “O BO será registrado no papel” retirado da reportagem acima. Ué…. Por que os BOs são registrados em pergaminho, papiro, papel vegetal ou ainda papel de seda, a única coisa abundante nos plantões do DECAP é papel A4, fora disso nem papel higiênico tem, realmente só tem iluminado na gestão da PC paulista, este policial de 3ª terceira categoria esta rindo de tanta eficiência.
CurtirCurtir
ahhhh
e fala pro ” homes ” que aqui no interior é só tirar escrivão e investigador maçaneta da seccional e deinter e colocar nos distritos mais procurados para diminuir o tempo de registro de Bos e IPs tbém
não esqueça de passar o recado tá
CurtirCurtir
VÃO ACABAR COM AS SIGs, E QUEM VAI FAZER A ARRECADAÇÃO PRAS SECCIONAIS? E A GALERIA PAJÉ?
CurtirCurtir
apenas uma pergunta.
QUEM VAE FAZER A RECOLHA.
quero meu aumento e não esse lero.lero de DGP.ou algum iluminado,ele pode estar numa boa eu não.
CurtirCurtir
Essa reorganização NÃO dará certo porque NÃO há investimento no fator humano, se é que estes amadores que dirigem a PC paulista considera quem esta nos plantões da vida serem seres humanos, sem valorização salarial NÃO há reorganização que de jeito, dá minha parte digo e repito vou fazer corpo mole a população que se phoda sempre os operacionais os que carregam o piano e a instituição nas costas, sempre acharei uma boa desculpa para dar a população BURRA e QI de AMEBA, que vota no PSDBosta, o que lhe é de direito canseira encima de caseira.
O sistema Prodesp lixo caiu.
Bico na CPU para dar thilt.
Desligar o no-break e a toda hora reiniciar o sistema e por ai vai.
Configurar o teclado na escrever em mandarim e dar a cópia para o “cliente” que corra atrás da tradução vou agir assim quem sabe os iluminados antes de terem essas idéias de jerico, antes de impor as suas idéias, passem antes no palácio dos bandeirantes e peçam aumento salarial que é a melhor reorganização que este podem fazer, e não ficarem calados aceitando todas ao imposições do picolé de chuchu, só porque estão em “cadeiras” em comi$$ão.
CurtirCurtir
Enquanto isso nós aqui do DIRD vamos ter que trabalhar todo dia, querem acabar com o plantão, o salário continua a mesma merda e teremos que gastar o dobro com condução e alimentação.
Fora os policiais que fazem bico que diga-se de passagem quase todos fazem, quero ver todos perdendo o bico e ainda gastando mais para trabalhar!!!!!!!!!!
Bando de cadeirantes sem noção!!!!!!!!!!!!
CurtirCurtir
FAST-FOOD DOS RDOs. COMO JÁ DISSE UMA VÊZ, NA CASA DE LANCHES DO PALHAÇO QUANDO O MOVIMENTO AUMENTA, OS DONOS CONTRATAM MAIS FUNCIONÁRIOS, MELHORAM AS CONDIÇÕES DE TRABALHO E AUMENTAM A REMUNERAÇÃO, OU SEJA INCENTIVAM O FUNCIONÁRIO A PRESTAR UM SERVIÇO MELHOR. AQUI SERÁ O INVERSO, JÁ QUE TRABALHAREMOS MAIS, GASTAREMOS MAIS E, LÓGICAMENTE, GANHAREMOS MENOS. E O POVO VAI FICAR FELIZ QUANDO SAIR COM SEU “PAPEL DE BALA”. CERTAMENTE MUITOS TERÃO QUE ACAMPAR EM FRENTE ÀS DELEGACIAS, JÁ QUE NÃO PODERÃO IR PARA CASA, POIS FALTARÁ VERBA PARA A CONDUÇÃO, POIS AO CONTRÁRIO DOS FUNCIONÁRIOS DO MC’DONALDS NÃO RECEBEMOS VALE-TRANSPORTE. BALA NELES!!!!!!!!!
CurtirCurtir
Teoria da conspiração.
Além de NÃO recebermos mais aquela merreca do aumento do auxílio alimentação que só receberá quem trabalha 12 (doze) horas, e ninguém no DECAP fará esse horário, que seria de mais ou menos uns R$ 200,00 (duzentos reais), mais gasto de combustível, estacionamento e alimentação ou condução, ficaremos mais tempo longe das nossas famílias isso porque eles querem que os operacionais descasem mais, imaginem se fosse para trabalhar mais, e quem será que irá trabalhar nos finais de semana o DG e o seu conselho de anciões claro que não o trouxa aqui.
O DG esta abrindo vagas de BICOS para os PMs já que estes continuaram com o seus respectivos horários, e irão cobrir as vagas nos bicos no lugar dos phodidos da PC.
E que fez o DG para que os policiais civis recebam por atenderem as ocorrências que os PMs apresentam quando estão na operação delegada? Phorra nenhuma só mais trabalho para os operacionais do DECAP e do QSJ para a PM.
Como vemos cada vez mais não necessitamos de inimigo externo, os que comandam esta PC já estão fazendo de tudo e um pouco mais para acabar com o que resta da instituição, me façam um favor fechem esta m….de polícia e dêem a chave para a PM de uma vez.
CurtirCurtir
Uai, i quem é q vai fazê os boletins de concorrência se num tem gente?
CurtirCurtir
No interior é fácil de resolver: fecha os Deinteres ou Seccionais. Outro dia fui na Seção Pessoal do Deinter daqui, eram 16h, todas as salas do prédio vazias e na Seção Pessoal, apenas uma escrivã…jogando paciência, enqto aguardava a hora de ir embora (17h). Enqto isto, no meu DP, uma enorme fila com pessoas reclamando da demora e apenas uma carcereira se descabelando.
CurtirCurtir
Ah!
Vou pagar pra ver……………e DOU UM RECADO AQUI AOS ILUSTRES QUE QUEREM BO OU RDO EM 20 MINUTOS… SE ATÉ JUNHO EU NÃO TIVER NOTÍCIA DE UM ÓTIMO SALÁRIO…….ISSO NÃO VAI ACONTECER…..RS…RS.. E NÃO FAREI GREVEEEEEEEEEEEEEE……
ABRAÇOS
CurtirCurtir
O ÚNICO ASSUNTO QUE INTERESSA É PERTINENTE AO AUMENTO DE SALÁRIO, PORQUE REALMENTE A COISA TÁ PRETA. QUEM TIVER NOTÍCIA VERDADEIRA, SEM BRINCADEIRAS, POR FAVOR INFORME.
CurtirCurtir
Ops…. desculpem-me, a gente lê tanta besteira que acaba perdendo o controle emocional, POR FAVOR, DESCONSIDEREM O EU E PREVALEÇA APENAS NOTÍCIA…… E VOU ATÉ ACRESCENTAR…….BO EM 20 MINUTOS É SÓ PERDA DE DOCUMENTOS E OLHA LÁ………….RS…RS…
UM ABRAÇO.
CurtirCurtir
Pessoal, no Deinter que trabalho é assim, a vítima chega no balcão do plantão e é atendida pelo Excelentíssimo Sr. Investigador de Polícia ou pelo Reverendíssimo Agente Policial. Ambos fazem cara de interessados e ouvem toda a narrativa da vítima. Dão pitacos, dizem que já passaram por mal semelhante ou algum parente e no final, com a maior cara de pau diz: “aguarde o escrivão lhe atender e conte tudo”.
Aí eu, entupido com um flagrante, fazendo tudo sozinho, pois se pedir para o majura ditar ninguém vai entender nada e o flagrante vai até o sol raiar, digo para ele mandar o dito servidor confeccionar o RDO e o cara fala que não pode, pois são investigadores no plantão e não possuem técnica redacional, o histórico ficará ruim e ele, majura, poderá ser cobrado posteriormente. Tá precisando melhorar a distribuição de tarefas no plantão.
CurtirCurtir
Rs…rs..rs..rs..
CurtirCurtir
AUMENTO SO PARA O ESCRIVAOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOO EU APOIO
CurtirCurtir
A VERDADE É QUE A SITUAÇÃO ESTA FICANDO CALAMITOSA PARA QUEM ESTÁ NA PONTA, ATENDENDO O POVÃO NOS DISTRITOS E PLANTÕES DA VIDA….
NAS SECCIONAIS E DEPARTAMENTOS A SITUAÇÃO É BEM MELHOR
CurtirCurtir
O TEMPO PARA FAZER UM BO SERÁ INVERSAMENTE PROPORCIONAL AO AUMENTO SALARIAL DOS POLICIAIS. E PARA ISSO NÃO SERIA NECESSÁRIO REFORMA NENHUMA. QUEM TRABALHA DE GRAÇA É RELÓGIO!
CurtirCurtir
Os únicos a trabalharem em DP e plantões são os escrivães e quem segura a frente, o restante é só H. Em Seccionais e Deinteres são um bando de narizes empinados e vagabundos, nem escrivão trabalha ali. Quer fazer a coisa andar…coloca esta vagabundagem na linha de frente.
CurtirCurtir
“Queremos evitar uma guerra entre traficantes
de crack e oxi”, diz delegado-geral de SP
Existe possibilidade de haver ‘uma cisão’ entre traficantes, afirma Marcos Carneiro
João Varella, do R7 com R7 Rio.Texto: ..
Julia Chequer/06.05.10/R7
Dependentes químicos da cracolândia, na região central de São Paulo; polícia diz temer “guerra” de traficantes
A Polícia Civil de São Paulo já se articula para combater a entrada no Estado da droga batizada de oxi. Uma das preocupações da instituição é com uma possível disputa sangrenta entre os traficantes de crack e oxi, segundo declarou o delegado-geral da instituição, Marcos Carneiro, em entrevista exclusiva ao R7 nesta quarta-feira (11).
Carneiro afirmou que se reuniu, na terça-feira (10), com coordenadores do Denarc (Departamento de Investigações sobre Narcóticos). O departamento vai encabeçar as estratégias de combate ao oxi no Estado. De acordo com o delegado-geral, a estratégia da Polícia Civil será focar no combate ao traficante. Para Carneiro, alguns grupos de traficantes de oxi podem tentar roubar “o mercado do crack”, o que pode trazer consequências violentas.
– Existe a possibilidade de haver uma cisão entre traficantes. A disputa entre eles pode acabar em uma guerra. Queremos evitar isso.
O delegado diz que a polícia está atenta para evitar que se repita a disputa que houve quando o crack começou a “tirar mercado” da cocaína em São Paulo nas décadas de 1990 e 2000.
Nova droga
Assim como o crack, o oxi é produto do tratamento da pasta de cocaína. Porém, para obter o oxi, os traficantes misturam a pasta com querosene, cal virgem, gasolina e líquidos oxidantes (daí o nome da droga), substâncias mais baratas que o bicarbonato e o amoníaco usados na composição química do crack. Justamente por isso, o preço da pedra de oxi é cerca de 30% mais baixo que a de crack. Em São Paulo e no Rio de Janeiro, é possível comprar cinco pedras de oxi gastando entre R$ 2 e R$ 5.
Polícia faz 1ª apreensão de oxi na BA
…A rapidez com que se instala a dependência é uma das ações devastadoras do oxi, segundo o médico Elisaldo Carlini, do Cebrid (Centro Brasileiro de Informação sobre Drogas). A forma de consumo é por meio do fumo, o que torna a absorção da droga extremamente rápida. Do pulmão, o oxi vai direto para a corrente sanguínea. A diferença com o crack está no tempo de absorção. Enquanto o crack demora em média 15 segundo para fazer efeito sobre o usuário, o oxi leva 10 segundos. O oxi também vai além da paranoia, e provoca amarelidão na pela, problemas de fígado, dores estomacais, de cabeça, náuseas, vômitos e diarreia constante. De acordo com Carlini, uma pessoa viciada em oxi pode morrer em apenas um ano.
Já a coordenadora terapêutica e especialista em dependência química da Clínica Maia Prime, Ana Cristina Fulini, diz acreditar ser ainda muito cedo para se afirmar quais são as consequências do oxi. Por enquanto, segundo ela, os usuários dessa droga são os mesmos do crack, que compram a “droga mais barata”.
– Ainda é cedo para dizer as consequências do oxi. Certamente, são iguais ou piores que o crack.
Ana Cristina afirma que, pelo simples fato do empedramento da droga ser mais barato, existe a possibilidade do oxi ter uma disseminação muito mais rápida e, por isso, causar muito mais danos.
Entrada no país
As primeiras informações sobre uso de oxi surgiram no Norte do país há cerca de cinco anos. Em São Paulo, existem confirmações do uso da droga há ao menos um ano. Na última terça-feira, mil pedras da droga foram apreendidas no centro de São Paulo, na região conhecida como cracolândia. Entre os dependentes que circulam pela área, o oxi é conhecido como “a pedra de R$ 2”. No Mato Grosso do Sul, a primeira apreensão de oxi aconteceu neste ano, segundo a polícia local.
Especialistas afirmam, porém, que pelo fato de a droga ser parecida com o crack, o registro das apreensões feitas pela polícia em todo o país pode ter sido errado em várias ocorrências, e o oxi pode estar sendo usado no Brasil há ainda mais tempo.
CurtirCurtir
Aqui no interior tá um horror! Estão querendo transformar quatro dps em um, alguns funcionários estão se matando, enqto outros nadando de braçadas ! E vai ficar pior !…
Reforço de plantão diurno, noturno , uma bagunça !
BO em 20 minutos ? Piada !… dias desses fiz um BO de extravio de RG em quase uma hora, RDO travava a todo momento. Um lixo !
CurtirCurtir
Senhores e Senhoras!
Sabe o que penso entre Oxi e Crack, QUE VENHA O OXI, pois matará em menos tempo que o Crack, e aí, em poucos anos, teremos a redução dos crimes sobre entorpecentes, pois, os ditos “nóias” estarão mortos. Mas tenho certeza, que como ‘MERCADO RENTÁVEL” não prosperará, pois, não sobrará clientes em potencial. Portanto, opinião minha, esse OXI, não tem futuro.
Abraços.
CurtirCurtir
Eu acho que a intenção é boa. Só de limpar os maiores cabides da policia – SIG´s, DEIC, DIRD e Corregedoria – e manda-los para o DECAP, como já esta sendo feito, é uma grande coisa. Não falta gente na policia falta melhorar a distribuição e é isso que estão tentando fazer, não estou inteirado destas mudanças, mas acho a intenção valida.
PAREM DE RECLAMAR UMA VEZ SÓ NA VIDA E TENTEM VER O LADO POSITIVO – ALGUEM ESTA TENTANDO MUDAR PARA MELHOR O ATENDIMENTO A POPULAÇÃO – POIS SÓ ASSIM TEREMOS FORÇA PARA ARGUMENTAR COM O ESTADO.
CurtirCurtir
De fato seria excelente que houvesse agilidade, mas
com que roupa?
O sistema RDO, não funciona, o número de escrivães é
irrisório, etc, etc..
CurtirCurtir
quem acredita nisso aí? tão querendo enganar o povo de novo, apesar que a demora no dp chega a dar nojo, vamos investir mais no escrivao, pois no plantao é quem mais trabalha
CurtirCurtir
E que fez o DG para que os policiais civis recebam por atenderem as ocorrências que os PMs apresentam quando estão na operação delegada? Phorra nenhuma só mais trabalho para os operacionais do DECAP e do QSJ para a PM.(2)
Trabalho no Decap para ter um tempinho para complementar meu salário através do bico e com isso viver honestamente. Como farei esse bico com esses novos horários? e ainda por cima perderei os $240,00 pois serão 8 horas! trabalharei mais, gastarei mais e nada? e ainda esperam de nós dedicação?
Por que o Delegado Geral está destruindo a nossa vida?
Todos nós sabemos que iremos receber uma esmola de aumento!
Não dará certo, da minha parte eu farei tudo ao meu alcance para não dar certo! conheço muitos que farão o mesmo!
CurtirCurtir
AUMENTO SÓ PRA ESCRIVÃO. O RESTO JÁ GANHA + Q O SUFICIENTE!!!
CurtirCurtir