A tia vai cair!…(A TIA É MULHER QUE HONRA O CARGO COMO NINGUÉM…UM EXEMPLO DE CORAGEM E LEALDADE QUE DEVERIA SER SEGUIDO POR TODOS OS DELEGADOS DESTE ESTADO ) 110

———- Mensagem encaminhada ———-
De: Gabriel Silvestre
Data: 22 de fevereiro de 2011 12:29
Assunto: A tia vai cair!
Para: dipol@flitparalisante.com

Publica ai Guerra!
 
 

Operação Pelada: Corregedora-geral é a próxima da lista de exonerações

February 22 | Posted by Fábio Pannunzio | Direitos humanos, Manchetes, Notícias, Segurança Tags: , , , , ,

Trefiglio: se ela não ligar pedindo a conta, o Secretário liga para ela.

A situação da Corregedora-Geral da Polícia São Paulo é crítica. A saída dela deve ser anunciada nas próximas horas, segundo uma fonte da Secretaria de Segurança Pública. Maria Inês Trefiglio causou embaraços ao Palácio dos Bandeirantes e à cúpula da Polícia Civil ao apoiar e elogiar a ação truculenta da turma de delegados que algemou, despiu e humilhou uma escrivã acusada de concussão nas dependências da delegacia de Parelheiros, na Zona Sul de São Paulo. “Ou ela sai a pedido, ou saímos com ela”, afirmou um dos integrantes da cúpula da Segurança no Estado.

A postura de Trefiglio causou revolta e indignação em todas as categorias da Polícia Civil.  Ela chegou a afirmar ao repórter Sandro Barboza, da Rede Bandeirantes, que ” reportagens como essa só servem para desestimular o trabalho sério feito pelos bons policiais”. A censura da Corregedora-Geral tinha como alvo a divulgação das imagens da prisão em flagrante de V.S.L.F., feita em primeira mão pelo Blog do Pannunzio e pela TV Bandeirantes. De acordo com assessores dela, o comportamento dos policiais, afastados no começo da noite desta segunda-feira, foi “honrado e corajoso”.

A opinião diverge frontalmente da que foi manifestada  pelo Secretário de Segurança Antônio Ferreira Pinto. Embora não tenha feito referências diretas à atuação da Corregedora, ele manifestou, em nota oficial, “perplexidade com o requerimento de arquivamento do inquérito policial instaurado por abuso de autoridade pelo representante do Ministério Público oficiante” –  um recado claro do descontentamento do governo paulista com todos os que conspiraram para que os delegados permanecesem impunes.

Sob a coordenação de Maria Inês Trefiglio, a Corregedoria cerceou a defesa da escrivã e impediu que o video com as sevícias contra a escrivã até que fosse divulgado, na última sexta-feira, Blog do Pannunzio e pela Band.

Conhecida como “honesta”, “inflexível” e “durona”, Trefiglio vai cair por seu exacerbado corporativismo. Ela não teria informado seus superiores da existência do video, que circulou abertamente pelos computadores da Corregedoria enquanto seus  funcionários zombavam dos detalhes anatômicos e dos gritos de socorro de V.S.L.F.

Um Comentário

  1. QUEM FOI O INFELIZ QUE ENFIOU O CANUDO NA TIA E A SUGOU ATÉ O OSSO, DEIXARAM SÓ A PELANCA, ME AJUDA AÍ OOO, O CHUPA CABRA ESTÁ ATACANDO NOVAMENTE, EU SÓ QUERO SABER OS NOMES DE TODOS QUE IRÃO CAIR DA CORREGEDORIA POIS JÁ FICAREI PREPARADO PARA ARRUMAR UMA ZIQUE ZIRA PARA OS MESMOS, CASO CAIAM NO RABO DA POLÍCIA,ONDE EU TENHO QUE TRABALHAR E OLHA QUE QUANDO SAI DA ACADEMIA JÁ CAI NESSE C…

    Curtir

  2. ELA VAI CAIR, MAS QUEM TEM DE CAIR TAMBEM É O PINTO,ELE SABIA TANTO QUANTO ELA E APOIOU A ATITUDE DAQUELES IMBECIS TANTO QUANTO ELA, MAS COMO A POLITICA É MAIS SUJA QUE CHANA DE NÓIA, ELE VAI ENFIAR NO RABO DELA O FOGUETE E ELA QUE SE EXPLODA SOZINHA, ELE É MAIS CANALHA QUE TODOS NESTA ESTÓRIA. SE FOSSE HOMEM PEDIA EXONERAÇÃO.

    TODAS NA MANIFESTAÇÃO SEXTA FEIRA EXIGINDO A QUEDA DO PINTO, QUE ELE VA ABRAÇAR O CRIADOR DELE O JOSE NOSFERATU SERRA, E APROVEITE E VÁ PRO INFERNO.

    Curtir

  3. Depois do que eu vi na Band há instantes atrás, ou seja, que a OAB oficiou ao Governador (Goldman), ao Secretário de Seg. (Pinto) e a Corregedora, isto, salvo engano, em dezembro de 2010, sobre os fatos, ACHO QUE O PINTO TB DEVERÁ CAIR, POIS TINHA CONHECIMENTO…

    Curtir

  4. http://g1.globo.com/sao-paulo/noticia/2011/02/oab-diz-ter-avisado-governo-sobre-video-de-ex-escriva-despida-forca.html
    22/02/2011 19h33 – Atualizado em 22/02/2011 19h51
    OAB diz ter avisado governo sobre vídeo de ex-escrivã despida à força
    Ofício foi enviado em novembro, segundo presidente Luiz Flávio D’Urso.
    Governo de SP diz não ter localizado documento até noite desta terça.
    Kleber Tomaz e Roberta Steganha
    Do G1 SP

    imprimir A Ordem dos Advogados do Brasil em São Paulo (OAB-SP) informou nesta terça-feira (22) que comunicou o governo paulista em novembro do ano passado sobre a existência do vídeo que mostra delegados da Corregedoria da Polícia Civil despindo à força uma escrivã suspeita de corrupção dentro de uma delegacia na capital paulista. As imagens com a ação, ocorrida em 15 de junho de 2009 no 25º Distrito Policial, em Parelheiros, na Zona Sul, vazaram e foram parar recentemente na internet.

    O G1 teve acesso aos ofícios que o presidente da OAB-SP, Luiz Flávio Borges D´Urso, disse ter encaminhado em 4 de novembro ao então governador Alberto Goldman, ao presidente do Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP) na época, o desembargador Antônio Carlos Viana Santos, morto em 26 de janeiro deste ano, ao procurador geral de Justiça de SP, Fernando Grella Vieira, e ao secretário da Segurança Pública, Antonio Ferreira Pinto.

    Nos documentos, assinados por D´Urso, ele escreve que entrega às autoridades “cópia de ofício, bem como de DVD (…) para as providências que julgar cabíveis” em relação às cenas gravadas pela Corregedoria. O advogado Fábio Guedes, que defende a ex-escrivã, disse ter enviado fragmentos do vídeo à entidade em 18 de outubro do ano passado.

    saiba mais

    ‘É uma dupla humilhação’, diz ex-escrivã sobre vídeo que caiu na netSecretário afasta corregedores que aparecem em vídeo de ex-escrivãVídeo em que ex-escrivã de polícia é despida em delegacia cai na internetEm nota divulgada nesta terça, a OAB informou que havia fornecido cópia das cenas obtidas em que os agentes da Corregedoria tiram a calça e a calcinha da escrivã por entender que houve violação da lei na revista feita por homens. Segundo a ordem, somente uma policial feminina pode fazer esse tipo de vistoria.

    “A Corregedoria pode abrir precedentes ao avaliar como positiva a ação policial diante da revista à escrivã, que foi deixada nua à força por colegas dentro de uma delegacia de São Paulo. O processo foi realizado por homens, fato que chamou a atenção da OAB, por violar a lei”, disse a entidade na nota.

    Governo
    O G1 procurou a assessoria de imprensa do governo paulista para comentar o assunto. Segundo a assessoria de imprensa, o documento da OAB não foi localizado até o início da noite desta terça.

    Na segunda, o governador eleito Geraldo Alckmin (PSDB) classificou como “grave” o vazamento do vídeo da ação da corregedoria contra a escrivã.

    TJ-SP
    A assessoria do Tribunal de Justiça disse que o documento da OAB foi arquivado, pois o órgão constatou que tanto a Secretaria da Segurança Pública como o Ministério Público haviam recebido o material, aos quais competiam as investigações. O atual presidente em exercício do TJ-SP é Antônio Luiz Reis Kuntz.

    Ministério Público
    O G1 também entrou em contato com a Procuradoria-Geral de Justiça. Segundo o órgão, o procurador Grella Vieira está em viagem fora de São Paulo.

    O Ministério Público Estadual de São Paulo disse que vai apurar se os quatro delegados da Corregedoria da Polícia Civil, responsáveis por investigar ilegalidades praticadas por policiais, e outros agentes públicos cometeram abuso de autoridade contra uma então escrivã dentro de uma delegacia na capital paulista.

    A Promotoria de Justiça instaurou procedimentos para apurar a denúncia a partir das notícias veiculadas na imprensa.

    Segundo a Procuradoria, o caso “já é objeto de investigação” dos promotores do Grupo de Atuação Especial de Controle Externo da Atividade Policial (Gecep), do Ministério Público. Segundo a assessoria de imprensa do MP, a Procuradoria recebeu uma representação em dezembro de 2010 para a reabertura das investigações sobre o fato e o encaminhou ao Gecep.

    Os outros promotores que irão apurar o caso são da Promotoria do Patrimônio Público e Social. Segundo o MP, na segunda-feira (21), o órgão “instaurou procedimento para apurar a possível ocorrência de abuso e ilegalidade, além da prática de atos de improbidade administrativa por parte de delegados de polícia e outros agentes públicos, naquela ocorrência”.

    De acordo com esse procedimento, os agentes policiais, sob a alegação de realizar revista e prisão da escrivã, por suposto crime de corrupção, “submeteram-na a forte humilhação e violência, utilizando-se de força bruta para algemá-la, despi-la e expor suas partes intimas na presença de quem estivesse na sala, muito embora a mesma jamais se recusasse a ser revistada ou mesmo despir-se, desde que na presença e por outras mulheres”.

    SSP
    Procurada, a assessoria de imprensa da Secretaria da Segurança Pública informou que mantém o posicionamento da última nota oficial, divulgada na noite de segunda. Não houve resposta sobre o documento da OAB.

    Na nota, o secretário da Segurança Pública de São Paulo, Antonio Ferreira Pinto, determinou o afastamento de dois delegados lotados na Corregedoria da Polícia Civil.

    Com a divulgação do vídeo na internet e sua repercussão, o secretário também determinou a nova instauração de processo administrativo disciplinar na Corregedoria da Polícia Civil para apurar a responsabilidade dos delegados envolvidos naquela ação de 2009. No sábado (19), a corregedora Maria Inês Trefiglio Valente disse que não houve abuso e que os policiais agiram “dentro do poder de polícia”.

    Durante a apuração do MP na época dos fatos, um promotor disse que despir a então escrivã foi consequência do transcorrer da operação policial contra ela.

    Ainda na nota, o secretário da Segurança Pública informou que enviará ofício ao chefe do Ministério Público “manifestando perplexidade com o requerimento de arquivamento do inquérito policial instaurado por abuso de autoridade, pelo representante do Ministério Público oficiante, à época, junto ao juízo criminal da Vara Distrital de Parelheiros”.

    Curtir

  5. CAI TIA! CAI TIA!

    QUEREMOS NOSSA TRANQUILIDADE DE VOLTA
    QUE A CORREGEDORIA VOLTE A TER MEDO DE TRABALHAR

    VOLTA RUI ESTANISLAU

    Curtir

  6. Honra???- Cair, se eu fosse ela me jogava lá de cima,envergonha a Polícia com declarações apoiando os crápulas,depois não sabia, depois sabia, depois é com o MP, depois é com o Secretário,onde você viu honra, aliás o que significa isso????? Por culpa de todos, inclusive e principalmente dos superiores daqueles que rasgaram a constituição, nós de São Paulo , estamos sendo ridicularizados.Pergunta ao ilustre Mestre de Direito Penal:

    DR Vladimir,
    Se o MP Estadual arquivou será que não é caso de federalizar???? Trata-se de violação grave á direito fundamental.
    RESPONDER

    Vladimir Aras PERMALINK*
    22/02/2011 15:24
    E possível a federalização nos caos de denegação de justiça. Creio que é uma possibilidade. No texto, assinalei os dispositivos pertinentes (109, V-A e §5º, da CF). Abs.

    Curtir

  7. O tia vai tricotar um cachecol pro seu neto, e quantos aos delegados machões vai ficar pequeno “pro ceis”, como diria a musica do saudoso Bezerra vão lavar a cueca da malandragem, e dormir no boi.

    Curtir

  8. Acho que é da natureza do ser humano, mas sempre temos mais prazer em reclamar em ver alguém prejudicado do que analisar os fatos friamente.

    Não vou entrar na seara do fato ocorrido com a escrivã, pois sobre isso deve ter mais de mil posts, alguns a favor e a maioria contra.

    Se Jesus Cristo ressuscitar e for nomeado SSP e Gandhi for Diretor da Corregedoria, as campanhas para derrubá-los vai continuar; a insatisfação vai continuar sendo dominante SEMPRE.

    Porém, olhem para trás e relembrem dos secretários que tínhamos num passado recente.
    Petreluzzi, Saulo, Marzagão, todos investigados por enriquecimento ilícito. Lembram? As verbas secretas, vendas de cargos, tudo gravado e abafado pelo PSDBosta.
    O Pinto, também tem seus defeitos, mas tenho certeza que não pertence a essa quadrilha.

    E os antigos Diretores da Corregedoria?
    Ruy Estanislau que foi citado no post acima, é RÉU em várias ações criminais por fraudes no detran. E as regalias na época do Genofre, do Angerami. Viaturas eram carros particulares. O chefe dos tiras da Corró na época, Sr. M…. fazia recolha nos Departamentos para avisar sobre operações. Ficaram milionários à custa da corrupção dos outros departamentos. Quem os conhece sabe do que eu estou falando.
    O único Diretor decente que passou por lá foi o Dr. Gaetano, mas só ficou um mês e foi pro DEIC.

    Vários colegas que já trabalharam lá e foram pro DAP, DHPP, relatam coisas que não dá pra acreditar que aconteciam na Corregedoria

    Quem tem mania de ler o D.O. diariamente deve ter percebido que desde que a tia assumiu, vários delegados lixo foram tomando bonde; ela foi fazendo uma faxina na medida do possível; acabaram as regalias; os delegados ficaram até mais humildes e dão até bom dia no elevador.
    Me desculpem pelo desabafo, mas se olharmos pra trás e compararmos, ela tem feito um bom trabalho, e não pode ser penalizada por um fato isolado que não teve sua participação direta.

    Não a conheço, não sou da corregedoria só sou um policial que vê na Corregedoria um dos pilares para que haja moralização da polícia que está dessa forma por causa dos corruptos

    Se ela sair quem vai assumir? Ivaney? Tanganelli? Vai legalizar geral, roubalheira à vontade, corrupção enriquecendo cada vez mais 5% da polícia e esperança de salário e reestruturação pros outros 95% engavetada.

    Curtir

  9. Ela e o secretario teriam que pedir exoneraçao, pois apoiar tal ato é o mesmo que apoiar a TORTURA, DITADURA e o ABUSO SEXUAL.
    Que vergonha, pois antes dela ser delegada ou ter um alto cargo ela é mulher.
    Que atitude estranha dela apoiar os delegados pela atitude vil que tiveram.
    Espero que eles sejam enviados para trabalhar no pior lugar que exista em São Paulo, para aprenderem a serem pelo menos educados, porque eles não tem nem o básico para serem homens, ou seja, respeitar o outro, seje ele mulher ou homem.
    Imaginem o que eles já fizeram por aí???
    Se fizerem com a escrivã????

    Curtir

  10. Não se deve pedir ao proprio MP de São Paulo que desarquive o processo e sim abertura de novo procedimento por violação de direitos humanos por TORTURA PSICOLOGICA E CONSTRANGIMENTO ILEGAL POR ABUSO DE AUTORIDADE, enviando ao STJ e STF se necessário, com apoio da Comissão de Direitos Humanos da OAB de SP, pois já manifestaram parecer a mídia referente a afronta cometida pela Doutas Autoridades Policiais. e Quiça a pena seja a demissão a bem do serviço público por crime de tortura, para quem praticou com reclusão até 08 anos de prisão e a quem não impediu a pratica em sua frente com até 04 anos de reclusão (o peruquinha titular) e os demais delegados subalternos que se faziam presentes da Corregedoria, a eles cabiam parar aquilo e ao peruquinha prender a todos em flagrante, incluive a escrivã se também fosse de seu convencimento. Não se cumpre ordem ilegal, por mais graduado que seja a autoridade que determine, cabendo, inclusive sua prisão em flagrante pelo abuso.

    Curtir

  11. Tem um monte de fake ignorante, dizendo bobagens, do tipo caindo a Tia, é bom para voltar a corrupção, bando de idiotas, a corrupção nunca deixou de existir, percorra as seccionais, departamentos, e distritos, carros de luxo pomposos, nunca deixaram de existir, estão prendendo peixinhos, e jogando no ventilador e na imprensa, que não sei quantos por cento dos delegados estão sendo processados pela corregedoria, puro marketing.

    O que tem que cair, é Corregedoria TRUCULENTA, QUE NÃO RESPEITA A LEGISLAÇÃO EM VIGOR, A CONSTITUIÇÃO FEDERAL, o que tem que mudar é o papel da corregedoria dentro da instituição policial civil, se debruçar sobre cada caso e analisar o que acontece na instituição policial civil, as condições precárias e desumanas a que os policiais são submetidos, e a população tambem quando ingressa numa delegacia de policia, que sequer tem um sanitario decente e agua potável, o regime de trabalho escravo de 3 ou 4 equipes de plantão, a falta de delegados de policia.

    Fazer um levantamento de policiais com problemas psiquiatricos, dependentes quimicos e problemáticos, para encaminhá-los para acompanhamento médico, passar pelos desmanches, puteiros e afins de cada seccional, e apurar por que funciona, para quem pagam (isso é mais que óbvio), aprender a investigar, pois a corregedoria vai direto ao policial, não levanta a fonte, e não encana a fonte pagadora, faz vistas grossas, por que?? Será que é medo? Ou é mais fácil enfiar a arma no policial, despir os outros?? Ou tentar dar uma cana, tão quadrada, mas tão quadrada, que a prova desce goela a baixo do suspeito??

    Curtir

  12. A Corregedoria não necessita de truculencia, alias policia inteligente, que sabe investigar, dá uma cana linda sem precisar sequer sacar a arma, levanta a investigação antes de sair metendo os pés pelas mãos, isso evitaria que uns engulam a prova, ou a escondam, nesse ponto eu tenho minhas, alias pelas próprias palavras da Tia, existem indicios nas ligações telefonicas, me causa perplexidade, a falta de afirmação concreta que houve ou pedido

    Causa estranheza não terem filmado o mala dando o dinheiro, mais estranho ainda, é não ter ingressado logo no momento que o cidadão entrega o dinheiro, alguns dizem que simplesmente o crime se consuma com a exigência da quantia, o problema é que no grampo telefonico existem indicios, e não a certeza, se esperaram o mala sair da sala, não se sabe se de fato, ele entregou alguma quantia, ou se o delpol, para não perder uma cana “linda”, não quis perder viagem, e entregar nas partes intimas da escrivã a quantia.

    Como já dito antes, no momento que as calças são abaixadas, não aparece nada, nesse momento, uma anta entra na frente da camera, e o delpol bombado arrasta a escrivã para a porta do banheiro, e eis que tchan tchan tchan tchan…..aparece o dinheiro na mão do delegado

    Curtir

  13. Algemada despida agredida estuprada transformada em um pedaço de carne sem direito sem proteção acabou tendo suas vergonhas à mostra para o mundo ela gritou pediu ninguém a ouviu chorou e não pode limpar as lagrimas

    FIM

    Curtir

  14. Depois que o video vazou na internet, todo mundo e a mãe deles se manifestaram, porém já corria o rumor desde a data dos fatos, e todo mundo ficou mudo, na muda, na quieta. Êta policia civil unida!!!
    A moça errou, fez merda, e foi exonerada por causa de R$ 200,00. Até aí nada a comentar, concussão é concussão, mas fazer o que fizeram com ela e ainda colocar no youtube, pro mundo inteiro ver a periquita, realmente, só faltou colocar a suástica no video. Nazistas totais!!!! E a gente imaginou que essa gente estava extinta….Isso é o ôvo da serpente… “Quando os bons se calam, os maus proliferam”. Quando se dá poder total a um individuo, isso é o que acontece, viu, dona corró! Agora aguenta a pressão pública e as manifestações que vão ocorrer!

    Curtir

  15. OFICIO PRA LA, OFICIO PRA CÁ, E NINGUEM SABE O QUE ACONTECEU COM ELES.A CORREGEDORA JA DISSE QUE A OPERAÇÃO FOI DENTRO DA LEGALIDADE. O PRESIDENTE DO P.A É SUBORDINADO DELA, CERTAMENTE JA TRABALHA HA ALGUM TEMPO COM ELA. ALGUEM TEM DUVIDA QUE ISSO NAO VAI DAR EM NADA? PARA ISENÇÃO DA APURAÇÃO, JAMAIS O PRESIDENTE DEVERIA SER SUBORDINADO A CORREGEDORA.O IDEAL SERIA ELA PEDIR AFASTAMENTO ATE QUE SE APURE O CASO, POIS DO CONTRARIO JA SABEMOS O RESULTADO, POIS ELA JA SE MANIFESTOU. TUDO DENTRO DA LEGALIDADE.

    Curtir

  16. Carlos, é verdade, tem toda razão!!! Polícia tomando uma notinha é o fim do mundo!!! Ainda bem que a corró da Dna Maria tá ae para moralizar, lá não se toma uma nota, se combate a corrupção!!! Nem que para isso seja necessário ABUSAR, ESTUPRAR, TORTURAR, HUMILHAR……………………………………..
    Tô contigo e não abro, para combater a corrupção vale tudo, até virar CRIMINOSO para atingir o FIM desejado!!!
    Essa é a gestão exemplar da Dna Maria!!!
    PARABÉNS!!!

    Curtir

  17. Com diz a musica de Chico Buarque: Amanhã vai ser outro dia….

    Por favor assim q possivel postem onde estas duas antas que se dizem delegados estarao lotados, seja Decap, Departamento… quero ter o prazer de ir até eles e dizer… kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk… E em seguida dar um oi pra Tia… se ela existir até lá

    Curtir

  18. QUEM TEM QUE CAIR JUNTO COM OS PERPETRADORES DESSE CRIME CONTRA OS DIREITOS HUMANOS É O SISTEMA ATUAL, QUE É FORTE CONTRA OS FRACOS E FRACO CONTRA OS FORTES. DIGO E REITERO, NUNCA UM PROFESSOR NA ACADEMIA DE CARCEREIRO E DEPOIS INVESTIGADOR ME MANDOU SEGUIR A REGRA QUE EU CITEI ANTERIORMENTE, MAS COM O PASSAR DO TEMPO (QUE É LENTO DE MAIS E EU NÃO APOSENTO LOGO), VÍ QUE AS COISAS FUNCIONAM DESSA FORMA, PARA OS AMIGOS DOS AMIGOS, PRIORIDADE ABSOLUTA, MESMO QUE NÃO DÊ EM NADA; PARA AS VÍTIMAS DE POSSES, CELERIDADE E URBANISMO; PARA AS VÍTIMAS SEM POSSE, O FIM DA FILA. PARA OS MALAS QUE COLABORAM($$) OU PODEM COLABORAR, QUE SEJAM REPASSADOS A SEUS DONOS; PARA OS MALS FILHOS DE PAPAI, TRATAMENTO URBANO E DESCRIÇÃO E PARA OS PÉS DE CHINELO, CALA BOCA VAGABUNDO!!!!!!!!!! ESPERO QUE ISSO SIRVA DE LIÇÃO PARA TODOS E QUE DAÍ CADA UM RECONHEÇA SEU LIMITE. BALA NELES!!!!!!!!!!!!

    Curtir

  19. PO TAMO PRECISANDO DE CARA VALENTE PRA DAR CANA AQUI NA QUEBRADA, PODE MANDAR O BOMBADINHO PRA CA QUE TEMOS LUGAR RESERVADO PRA ELE NA LINHA DE FRENTE, MAS PRA PRENDER LADRÃO, TRAFICANTE ETC, NÃO AQUELA COMEDIA QUE FERROU A VIDA DA FUNCIONARIA PUBLICA.

    Curtir

  20. A COCÓ DEVERIA SER UM ORGÃO JUSTO COM OS POLICIAIS, ESSA XAROPE AI, ACHOU QUE ERA A DEUSA, DONA DA POLICIA E SE DEU MAL. JA VAI TARDE..PECARAM PELO EXAGERO SE ACHAVAM OS MAIORAIS..

    Curtir

  21. recado ao COLEGA….
    Colega:

    poder-se-ia dar um “pelado” neles,….
    (os tais bombadinhos…viadin…)

    e largar eles no meio da favela do Pantanal… já pensou…????

    Curtir

  22. DR. GUERRA,
    O DELEGADO DO PLANTAO DA DOP QUE PRESIDIU O FLAGRANTE NAO DEVERIA TER DADO VOZ DE PRISAO AOS CONDUTORES NO CASO EDU, GUGU, E RENZO QUE AGIRAM CRIMINOSAMENTE?
    NO MINIMO, O DELEGADO PLANTONISTA QUE ANALISOU E RATIFICOU O FLAGRANTE , AGIU DE MANEIRA CONDESCENDENTE OU NO MINIMO PREVARICOU DIANTE AS CENAS FILMADAS, TODOS ESQUECERAM DE PERGUNTAR AO ILUSTRE DELEGADO PRESIDENTE DO FLAGRANTE O PORQUÊ DA INÉPCIA CONTRA OS CONDUTORES.
    DR. GUERRA HOUVE OU NAO HOUVE PREVARICAÇÃO DESTA AUTORIDADE QUE PRESIDIU O FLAGRANTE?

    Curtir

  23. Concordo. Enquanto não houver uma profunda mudança no sistema o que vamos ter é só um grande carrossel com um monte de trouxas em volta achando que é corrida de cavalos.

    Curtir

  24. PERGUNTA…..
    PERGUNTA….. MUITO IMPORTANTE…..

    PERGUNTA aos colegas sobre a manifestação….

    PERGUNTA…. tenho uma “DÚVIDA” muito importante!

    Quero SABER……

    “COLÉGAS, DURANTE A MANIFESTAÇÃO VAMOS PODER ABAIXAR AS CALÇAS E EXIBIR NOSSAS GENITÁLIAS….???!!”

    JÁ vou avisando…
    Se não puder…. EU NÃO VOU!
    NÃO VOU… NÃO VOU e NÃO VOU!

    “só vou se puder abaixar minhas

    Curtir

  25. JÁ QUE TUDO TÁ PEGANDO FOGO VAMOS TIRAR O IVANEY, O NELSON GUIMARÊS, DESGUALDO ETC..

    Curtir

  26. a pergunta que não quer calar…
    fora os Torturadores da Corró…

    Quem são os demais policiais que estavam no local?

    Quem é a policial militar?

    Quem é a GCM?

    Quem era o TITULAR?

    Quem era o DELEGA PLANTONISTA?

    PQ TAMBÉM FORAM OMISSOS E COVARDES! JÁ TÁ NO 25° MESMO, QUALQUER BONDE SERIA LUCRO, BOTA NO PAPEL E QUE SE PHODA!

    Curtir

  27. NÓS TEMOS UM DGP?
    NÃO OUVI UMA PALAVRA SOBRE O TEMA
    QDO A CORRÓ ABORDAR UM DE NÓS É MELHOR TIRAR LOGO A CALÇA
    LI AÍ EM CIMA ALGUMA COISA SOBRE UM PSEUDOINOCENTE INÚTIL AFIRMANDO QUE ATUAL ADMINISTRAÇÃO, INCLUSIVE A CORRÓ É A COISA MAIS HONESTA DO MUNDO.
    ANTES SÓ TÍNHAMOS SSPS BANDIDOS, CORREGEDORES QUE CORRIAM JUNTO E QUE AGORA TUDO MUDOU COM A TITIA E O PIPI TODOS DE REPUTAÇÃO ILIBADA A JUSTIÇA ANDA DE VENTO EM POPA…
    ESTA PESSOA PROVAVELMENTE NUNCA FUMOU UM EIGHT, NUNCA ANDOU DE METRÔ…

    Curtir

  28. Senhor Tapoko:

    Sugestiono que quando a Corro vier nos abordar, deverão ser recebidos a bala, igual no Iraque, ou vc quer correr o risco de mostrar o piriquito no YOUTUBE.

    Curtir

  29. Pingback: A tia vai cair!…(A TIA É MULHER QUE HONRA O CARGO COMO NINGUÉM…UM … | Vivo Media Group

  30. Pingback: A tia vai cair!…(A TIA É MULHER QUE HONRA O CARGO COMO NINGUÉM…UM … | Via Media

  31. Carlos, é verdade, tem toda razão!!! Polícia tomando uma notinha é o fim do mundo!!! Ainda bem que a corró da Dna Maria tá ae para moralizar, lá não se toma uma nota, se combate a corrupção!!! Nem que para isso seja necessário ABUSAR, ESTUPRAR, TORTURAR e HUMILHAR.
    Tô contigo e não abro, para combater a corrupção vale tudo, até virar CRIMINOSO para atingir o FIM desejado!!!
    Essa é a gestão exemplar da Dna Maria!!!
    PARABÉNS!!!

    Curtir

  32. CAraco… Imagem vale mesmo por mil palavras..
    Qdo esse crime aconteceu, cometido por esse par de sacos de bosta, fiquei sabendo do caso la mesmo no 25… a descricao das cenas e das acoes prepotentes dos boçais me deixou enojado… voltei pra minha delegacia e relatei o caso pra uma porrada de pessoas.. ninguem me deu a menor atencao… a ideia geral era: “se ela errou que se foda”, “passarinho que come pedra…etc, etc…
    fiquei com tremenda cara de idiota achando q aquilo era uma barbaridade … me senti sozinho ali falando para a pintura descascada das paredes…
    Agora a coisa aparece na televisao… as imagens da menina sendo violada estao correndo o mundo… e ai vejo os mesmo caras de cu do passado, dizendo-se ofendidos, cuspindo ira pelos poros… Nao da pra entender… levou 2 anos pra cair a ficha de que ali tinha acontecido um ato barbaro, um crime gravissimo contra um ser humano…
    Nós todos somos uns merdas isso sim… não servimos nem pra nos proteger dos que querem nosso fim…
    Acabou… As almas sebosas venceram…

    Curtir

  33. A corregedora disse que o SSP sábia, a OAB confirmou através de ofício que informou todo mundo SSP, MP, TJ, e o Governador, o Picolé de Xuxu ta igual ao LULA eu não sábia de nada!!! E também não faz nada, e você que votou no PSDB tem que se F!!!!!!!!!!!!!!!!!!!.

    Curtir

  34. P O P E Y E Já ví muitos crimes barbaros na minha região. Nenhum deles me chocou tanto quento ao da escrivã. tenho uma filha com 31 anos. Assisto a este maldito vídeo pelo menos meia duzia de vezes ao dia , mostrando para quem ainda não viu. Os gritos estao gravados no meu cérebro. È ASSIM MESMO, A GENTE FALA E NINGUÉM ACREDITA. a IMAGEM É TUDO. nA MINHA REGIÃO TEM GENTE FILMADA, FOTOGRAFADA E TUDO DE POSSE DA CORREGEDORIA, NÃO ACONTECE NADA, SABE POR QUE ? pORQUE O LADRÃO É CLASSE ESPECIAL, CARDEAL DO RABO GROSSO, QUE SABE DIVIDIR. é isso ai amigo, mas continue….. eu não desisto nunca…. vamos atraz do bombadinho.

    Curtir

  35. a tia cara de maracuja acabou de dar o pinto na band.os bombadinhos vao guerer jogar todo b.o na costa do lerdo domajura do d.p.

    Curtir

  36. A Ordem dos Advogados do Brasil em São Paulo (OAB-SP) informou nesta terça-feira (22) que comunicou o governo paulista em novembro do ano passado sobre a existência do vídeo que mostra delegados da Corregedoria da Polícia Civil despindo à força uma escrivã suspeita de corrupção dentro de uma delegacia na capital paulista. As imagens com a ação, ocorrida em 15 de junho de 2009 no 25º Distrito Policial, em Parelheiros, na Zona Sul, vazaram e foram parar recentemente na internet.
    O G1 teve acesso aos ofícios que o presidente da OAB-SP, Luiz Flávio Borges D´Urso, disse ter encaminhado em 4 de novembro ao então governador Alberto Goldman, ao presidente do Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP) na época, o desembargador Antônio Carlos Viana Santos, morto em 26 de janeiro deste ano, ao procurador geral de Justiça de SP, Fernando Grella Vieira, e ao secretário da Segurança Pública, Antonio Ferreira Pinto.
    Nos documentos, assinados por D´Urso, ele escreve que entrega às autoridades “cópia de ofício, bem como de DVD (…) para as providências que julgar cabíveis” em relação às cenas gravadas pela Corregedoria. O advogado Fábio Guedes, que defende a ex-escrivã, disse ter enviado fragmentos do vídeo à entidade em 18 de outubro do ano passado.
    Em nota divulgada nesta terça, a OAB informou que havia fornecido cópia das cenas obtidas em que os agentes da Corregedoria tiram a calça e a calcinha da escrivã por entender que houve violação da lei na revista feita por homens. Segundo a ordem, somente uma policial feminina pode fazer esse tipo de vistoria.
    “A Corregedoria pode abrir precedentes ao avaliar como positiva a ação policial diante da revista à escrivã, que foi deixada nua à força por colegas dentro de uma delegacia de São Paulo. O processo foi realizado por homens, fato que chamou a atenção da OAB, por violar a lei”, disse a entidade na nota.
    Governo
    O G1 procurou a assessoria de imprensa do governo paulista para comentar o assunto. Segundo a assessoria de imprensa, o documento da OAB não foi localizado até o início da noite desta terça.
    Na segunda, o governador eleito Geraldo Alckmin (PSDB) classificou como “grave” o vazamento do vídeo da ação da corregedoria contra a escrivã.
    TJ-SP
    A assessoria do Tribunal de Justiça disse que o documento da OAB foi arquivado, pois o órgão constatou que tanto a Secretaria da Segurança Pública como o Ministério Público haviam recebido o material, aos quais competiam as investigações. O atual presidente em exercício do TJ-SP é Antônio Luiz Reis Kuntz.
    Ministério Público
    O G1 também entrou em contato com a Procuradoria-Geral de Justiça. Segundo o órgão, o procurador Grella Vieira está em viagem fora de São Paulo.
    O Ministério Público Estadual de São Paulo disse que vai apurar se os quatro delegados da Corregedoria da Polícia Civil, responsáveis por investigar ilegalidades praticadas por policiais, e outros agentes públicos cometeram abuso de autoridade contra uma então escrivã dentro de uma delegacia na capital paulista.
    A Promotoria de Justiça instaurou procedimentos para apurar a denúncia a partir das notícias veiculadas na imprensa.
    Segundo a Procuradoria, o caso “já é objeto de investigação” dos promotores do Grupo de Atuação Especial de Controle Externo da Atividade Policial (Gecep), do Ministério Público. Segundo a assessoria de imprensa do MP, a Procuradoria recebeu uma representação em dezembro de 2010 para a reabertura das investigações sobre o fato e o encaminhou ao Gecep.
    Os outros promotores que irão apurar o caso são da Promotoria do Patrimônio Público e Social. Segundo o MP, na segunda-feira (21), o órgão “instaurou procedimento para apurar a possível ocorrência de abuso e ilegalidade, além da prática de atos de improbidade administrativa por parte de delegados de polícia e outros agentes públicos, naquela ocorrência”.
    De acordo com esse procedimento, os agentes policiais, sob a alegação de realizar revista e prisão da escrivã, por suposto crime de corrupção, “submeteram-na a forte humilhação e violência, utilizando-se de força bruta para algemá-la, despi-la e expor suas partes intimas na presença de quem estivesse na sala, muito embora a mesma jamais se recusasse a ser revistada ou mesmo despir-se, desde que na presença e por outras mulheres”.
    SSP
    O secretário da Segurança Pública, Antonio Ferreira Pinto, disse ter recebido o material da Casa Civil do governo no dia 22 de dezembro de 2010.
    Ao identificar o material como sendo de interesse da Corregedoria da Polícia Civil, Ferreira afirmou que enviouu para o órgão no mesmo dia, “cumprindo sua obrigação funcional”.
    “Registre-se que secretário não assistiu ao conteúdo do vídeo naquela ocasião e, na data em que o vídeo chegou à secretaria, o fato já havia sido investigado pela Corregedoria e arquivado pelo juiz 19 de novembro de 2009”, diz nota da secretaria.
    Ferreira Pinto determinou o afastamento de dois delegados lotados na Corregedoria da Polícia Civil.
    Com a divulgação do vídeo na internet e sua repercussão, o secretário também determinou a nova instauração de processo administrativo disciplinar na Corregedoria da Polícia Civil para apurar a responsabilidade dos delegados envolvidos naquela ação de 2009. No sábado (19), a corregedora Maria Inês Trefiglio Valente disse que não houve abuso e que os policiais agiram “dentro do poder de polícia”.
    Durante a apuração do MP na época dos fatos, um promotor disse que despir a então escrivã foi consequência do transcorrer da operação policial contra ela.
    Ainda na nota, o secretário da Segurança Pública informou que enviará ofício ao chefe do Ministério Público “manifestando perplexidade com o requerimento de arquivamento do inquérito policial instaurado por abuso de autoridade, pelo representante do Ministério Público oficiante, à época, junto ao juízo criminal da Vara Distrital de Parelheiros”.

    Curtir

  37. De acordo com o advogado da vítima, Fabio Guedes Garcia da Silveira, o vídeo completo tem duração de 40 minutos, mas a defesa não teve acesso ao material na íntegra, como o que foi divulgado na internet. Ele disse não saber quem pode ter divulgado as imagens.
    Em nota, a corregedora-geral da Polícia Civil de São Paulo, Maria Inês Tresiglio Valente, condenou informações divulgadas pela imprensa sobre o caso. Ela disse também que o “suposto” abuso de autoridade foi apurado, conforme determinação do Ministério Público. Ainda de acordo com ela, o inquérito policial que contém a íntegra do vídeo “foi arquivado por decisão judicial”.

    Curtir

  38. Participem da enquete do http://www.diariosp.com.br

    Enquete | »
    Os delegados da Corregedoria da Polícia Civil agiram corretamente ao despir a escrivã acusada de extorsão?Não, foi abuso de autoridade e constrangedor para a servidora. Policiais femininas da Corregedoria poderiam ter sido chamadas Sim, não restou outra alternativa às autoridades já que a moça se recusou a colaborar

    Curtir

  39. Lendo os comentários do promotor no processo, chego a pensar que ele é pior que Dudu e Gugu…

    Curtir

  40. Este comunicado está disponível no site da entidade representativa dos Escrivães de Polícia, este será o horário e local, para depois partirmos até a Corró ou as 16h00 na Corró??

    CONVOCAMOS TODOS PARA MANIFESTAÇÃO A SER REALIZADA NA PRÓXIMA SEXTA-FEIRA, DIA 25.02, AS 11HS.

    CONCENTRAÇÃO NA PRAÇA DA SÉ E CAMINHADA ATÉ O GABINETE DO SECRETÁRIO DE SEGURANÇA PÚBLICA.

    NOSSA REINVIDICAÇÃO:

    EXONERAÇÃO DOS DELEGADOS EDUARDO HENRIQUE DE CARVALHO FILHO E GUSTAVO HENRIQUE GONÇALVES

    AFASTAMENTO IMEDIATO DA DIRETORA DA CORREGEDORIA GERAL DA POLICIA CIVIL
    A MANIFESTAÇÃO CONTARÁ COM CARRO DE SOM E SE INICIARÁ AS ONZE HORAS.

    CONTAMOS COM A COLABORAÇÃO E UNIÃO DE TODOS.

    A DIRETORIA

    https://sindicatodosescribas.wordpress.com/

    Curtir

  41. Triste é ver q uma policial precisa se corromper por R$ 200, 00 reais. Eu aceitei a triste realidade de comer pão com mortadela a vida toda e carne moída, pra ser honesta. Meus filhos estudaram a vida toda em escola pública ( um horror) porque meu salário de policial é uma vergonha. Pago aluguel até hj.Nem todo polciial é corrupto, mas os corruptos deixaram a polícia desse jeito. Graças a deus meus filhos nem pensam em entrar pra esta “Valorosa Instituição”.Li um comentário de um colega que disse que ” vc tem 2 alegrias na Polícia: quando entra e quando se aposenta” pura verade. Conto os segundos pra minha aposentadoria.

    Curtir

  42. A TIA VAI CAIR E AINDA LEVA O PINTO JUNTO.RS..

    A TIA NÃO VAI CAIR SOZINHA DISSE EM ENTREVISTA QUE O PINTO SABIA FOI FEITO TUDO COM CONHECIMENTO DE SEU SUPERIOR.

    ELA DIZ A VERDADE. É SÓ VER OS OFÍCIOS DA OAB EM MEADOS DE DEZEMBRO 2010. TODOS SABIAM TODOS SE OMITIRAM.

    A TIA CAI E LEVA PINTO

    Curtir

  43. Genteeeeeeeeee, prestem atenção ao posicionamento do governador Alckmin.

    Ele considera ‘grave’ o vazamento do vídeo. E a situação não?

    Se não tivesse vazado o vídeo ficaria tudo do mesmo jeito???

    Que absurdo!!!

    Esse é o governo de São Paulo

    Curtir

  44. Pelo amor de Deus

    Genteeeeeeeeee, prestem atenção ao posicionamento do governador Alckmin.

    Ele considera ‘grave’ o vazamento do vídeo. E a situação não?

    Se não tivesse vazado o vídeo ficaria tudo do mesmo jeito???

    Que absurdo!!!

    Esse é o governo de São Paulo

    Curtir

  45. POLICIAIS A MANIFESTAÇÃO TEM QUE SER CONJUNTA. TODOS POLICIAIS DE SP, EXIGIR A SAÍDA DA TIA E DO SSP, REINVIDICAR MELHORES CONDIÇÕES DE TRABALHO, SALÁRIO, RETP,REESTRUTURAÇÃO…

    CADE OS SINDICATOS????? TODOS QUIETINHOS??? PRECISAMOS DE UNIÃO E NÃO PRECISAMOS DESSES SINDICATOS DE MERDA QUE SÓ SERVE PARA COMER NOSSO DINHEIRINHO SUADO.

    AGORA É A HORA.

    Curtir

  46. O Pinto está mais firme do que nunca. Duvido que a corregedora caia. Os rottweillers já estão afastados e a opinião pública acalmada. Agora é só esperar pelo próximo escândalo que não deve demorar muito para o povo esquecer este caso de vez.

    Duvidam?

    Curtir

  47. OAB já havia alertado secretário sobre vídeo no caso de escrivã
    A OAB-SP (Ordem dos Advogados do Brasil) já havia alertado em novembro de 2010 autoridades do Estado de São Paulo sobre o vídeo que mostra delegados da Corregedoria da Polícia Civil despindo, durante uma revista, uma escrivã suspeita de corrupção.
    Mesmo com o alerta de Luiz Flávio Borges D’Urso, presidente da OAB-SP, a Secretaria da Segurança Pública só afastou os três delegados anteontem, após a divulgação do vídeo de operação, ocorrida em junho de 2009.

    Curtir

  48. vi hj na tv que os policiais do df estão pedindo aumento ganham apenas 7000 reais por mes. Piada (pra rir ou chorar?)

    Curtir

  49. Delegados coagem e deixam mulher nua em busca pessoal
    February 22 | Posted by Fábio Pannunzio | Direitos humanos, Manchetes, Notícias, Opinião Tags: escrivã, Operação Pelada

    Do Blog do Professor LUIZ FLÁVIO GOMES

    “Com um treinamento apropriado e técnica adequada, a não violência pode ser praticada pelas massas humanas” (Gandhi).

    Está comprovado: no Brasil nem toda nudez é castigada! O vídeo dos delegados de polícia (cf. o vídeo) que obrigaram uma mulher suspeita (de corrupção ou concussão) a ficar nua na presença deles para o efeito de uma busca pessoal é estarrecedor. Onde chega a arbitrariedade?

    O crime de corrupção (ou concussão) é grave e precisa ser devidamente punido. Mas a polícia não pode apurar um crime cometendo outro (ou outros). Muito correta e digna de elogios a cobertura da TV Bandeirantes (cf. o vídeo). Tributo ao jornalista Fábio Pannunzio (que divulgou o vídeo no seu blog). Os delegados foram afastados das suas funções.

    A lei processual penal (art. 249 do CPP) é clara: a busca pessoal em uma mulher deve ser feita por outra mulher, salvo em caso de retardamento ou prejuízo para a diligência. Havia mulheres no local (policiais) e mesmo assim os delegados optaram por despir, à força, a mulher. Prova (se é que se pode chamar aquilo de prova) totalmente ilícita, porque obtida de forma ilegal (com violação, desde logo, do art. 249 do CPP). O vídeo constitui um exemplo emblemático de como não se deve colher provas no Brasil.

    No princípio o delegado disse que se ela não se despisse haveria desobediência. Nada mais incorreto. Quem desobedece ordem ilegal não comete o crime de desobediência. De outro lado, esse crime não permite prisão em flagrante (porque se trata de infração de menor potencial ofensivo). Tampouco poderiam ser usadas as algemas (no contexto em que tudo aconteceu). Violou-se também a Súmula Vinculante 11 do STF.

    Com a mulher (ex-escrivã de polícia) teria sido encontrado dinheiro (R$ 200,00). Mesmo que esse dinheiro fosse fruto de uma corrupção passiva (ou concussão), mesmo assim, crime nenhum estava sendo cometido naquele momento. Não cabia prisão em flagrante, portanto. O abuso de autoridade está mais do que evidenciado. Também a tortura (para a obtenção de prova).

    O Juiz, a pedido do Ministério Público, arquivou o caso. Não vislumbraram nenhum delito. Com a devida vênia, se equivocaram redondamente. As Corregedorias respectivas deveriam apurar tudo isso com prudência e equilíbrio. Também deveriam entrar em campo o CNJ e o CNMP, além da OAB.

    Todas as vezes que o Estado transforma um criminoso (ou suspeito) em vítima, por meio do abuso e da arbitrariedade, nasce mais uma violação de direitos humanos. Ou seja: mais um ato de violência. Violência que, nesse caso, foi ignorada (arquivada) pela Corregedoria da Polícia Civil, pelo Ministério Público e pelo Juiz. Nem toda nudez é castigada!

    A vítima de toda essa violência, ainda que seja um criminoso, tem todo direito de ingressar com ação civil reparatória contra o Estado, sobretudo quando afetada de modo profundo sua dignidade humana. E se não atendida no Brasil, tem portas abertas na Comissão Interamericana de Direitos Humanos, a mesma que já “condenou” o Brasil várias vezes (Caso Maria da Penha, Caso dos Presídios do Espírito Santo etc.).

    O emérito Professor Ferrajoli tem ensinado que “A história das penas é sem dúvida mais horrenda e infame para a humanidade que a própria história dos crimes” (Direito e Razão, São Paulo: RT, 2. ed., 2006). Cabe agregar: a história das penas e dos arbitrários métodos investigativos é (deveras) muito mais infame que a dos crimes.

    Mas por que tudo isso ainda acontece no Brasil? Três fatores se destacam:

    (a) cultura da violência. O Estado brasileiro já nasceu sob a égide de um genocídio e até hoje ainda não sabe o que é razoabilidade, vida em paz, respeito ao outro etc. Vigora ainda entre nós, especialmente contra os discriminados étnicos, sociais e econômicos, a cultura da violência. Margens de ilegalidade e de arbítrio algumas autoridades se concedem (um pouco ou uma grande quantidade de dor, certa dose de humilhação bem como maus-tratos).

    O genocídio e a tortura fazem parte da história do Estado brasileiro. Os governantes fazem discursos dúbios. Preocupa-se mais com o vazamento do vídeo, que com o ato de tortura em si.

    A tortura padronizada (contra os discriminados étnicos, sociais e econômicos) nas delegacias e nas prisões faz parte da política estatal ambígua, de guerra civil permanente, de todos contra todos, praticada desde 1500, com a conivência de grandes setores do Ministério Público e da Magistratura, que fecham os olhos para gritantes violações de direitos humanos (das vítimas dos criminosos assim como das vítimas da violência estatal). Vigora no Brasil a cultura da pressão (da opressão, da coação, da violência). Com a garantia da impunidade. Isso não retrocede, ao contrário, só incrementa a guerra civil brasileira de todos contra todos.

    (b) ausência das disciplinas Ética e Direitos Humanos: falta, sobretudo para muitos agentes da maquina repressiva (muitos não são todos), estudar Ética e Direitos Humanos, que constituem a base da cultura da não violência.

    (c) cultura da impunidade: Mesmo quando vídeos são gravados, ainda assim, sabe-se que tudo será (muito provavelmente) arquivado pelo Poder Jurídico. O inquérito que apurou a violência aqui narrada foi arquivado. Os delegados foram afastados “porque o caso ganhou repercussão nacional”.

    O sistema investigativo no Brasil está falido. Oitenta e seis mil inquéritos policiais, sobre homicídio, instaurados até 2007, acham-se praticamente parados. A máquina repressiva do Estado funciona mal. Tortura, abusos físicos, maus-tratos, humilhação sexual, crueldade gratuita e indignidade: tudo isso comprova que essa máquina está falida, há séculos (cf. Luís Mir, Guerra civil).

    É preciso apurar com precisão tudo que ocorreu, porque alguma hierarquia pode estar por detrás do fato. Normalmente o superior acaba delegando para os subordinados a triste função da tortura (cf. Luís Mir, Guerra civil). Mas quando a ordem é manifestamente ilegal todos respondem: quem deu a ordem e quem a cumpriu.

    *LFG – Jurista e cientista criminal. Doutor em Direito penal pela Universidade Complutense de Madri e Mestre em Direito penal pela USP. Presidente da Rede LFG. Foi Promotor de Justiça (1980 a 1983), Juiz de Direito (1983 a 1998) e Advogado (1999 a 2001). Acompanhe meu Blog. Siga-me no Twitter. Encontre-me no Facebook.

    Tags: escrivã, Operação Pelada

    Envie este post por e-mail a um amigo Close Forgot password?Please put in your email: Send me my password! Close message

    Login

    Curtir

  50. o pinto esta usando a tese de defesa que aprendeu no barro branco.
    não sabia de nada, ou seja oficial não erra dificilmente se engana e quando o faz é porque foi induzido ao erro por seus subordinados.
    será que ele volta para a SAP, onde a bandidagem vai fazer festa com seu retorno.

    Curtir

  51. Com a palavra o Ministério Público de São Paulo. É como eu sempre disse, o Marrey tá ali do lado para suavizar as coisas. O MP infelizmente se tornou um órgão político. Não é a toa que ganham 24.000.00.

    Curtir

  52. Pois é Maria, enquanto no DF estão entrando em paralisação exigindo reestruturação e aumento de 28%, apesar de já ganhar mais de R$ 7.000,00, aqui faz uma semana que não se fala em outra coisa, só no caso da escrivã.

    Querem organizar passeata pra pedir demissão de delegado, sem mencionar nada sobre nossas condições de trabalho.

    É o que eu falo, é muito mais prazeroso fuder os outros do que reinvidicar melhoras pra gente.
    É por isso que a PC está na lama, essa mentalidade pobre. O Alckmin deve estar adorando o peladão, pq ninguém fala mais em salário.

    Já cheguei a conclusão que é muito mais fácil sair fora dessa merda do que ver uma mobilização . Vendedor da VIVO no Shopping paga 50% a mais que o meu salário.

    Curtir

  53. Aí! seus delegados de merda, vai ficar pequeno pra vcs.
    Meia-saia e chuquinha na cabeça de vcs é pouco, seus filhos da putas estrupadores do caralho.
    Vão pra rua, há, há, há!!!!
    Vão responder processo criminal, há, há, há!!!!
    Vão virar advo de porta de cadeia, há, há, há!!!!

    Curtir

  54. Aí, secretario sr. dr. Pinto, é melhor sair agora na boa, o chicote vai estalar em vc mais cedo ou mais tarde.

    Curtir

  55. Quanto ao Ministerio Publico, sem comentários, foi-se o tempo que servia para se fazer justiça.
    Hoje nós sabemos a quem servem, principalmente nas epocas de festas em que colocam milhares de vagabundos nas ruas usando o pretesto da lei.

    Curtir

  56. DRA…..
    Mesmo depois daquele temporal que senhora armou para me encaminhar todos os seus raios,não passei a odia-la…

    passei a ter mais pena da senhora, como sempre tive.
    Eu conheço o seu passado e agora sei do seu futuro.

    O mundo da polícia será pequeno para a senhora e quem sabe talvez,seu afastamento será uma chance que a vida lhe dará para conseguir o perdão daquela sua filha que está distante…

    A senhora iniciou seus dias na polícia, já fazendo maldade para seus pares e demais policiais, cuja realidade era bem diferente da tua, mera dona de casa, casada com o engenheiro do Quércia, cujo sobenome a senhora até excluiu…

    A senhora nunca conheceu o sofrimento desta polícia tão sofrida, espezinhada, humilhada pelo governo, porque a senhora, como assistente do M.P., só conheceu as salas confortáveis e refrigeradas, além da tranquilidade do lar sustentado pelo marido que citei.

    Dia a dia a senhora foi subindo a escada da carreira, cujos degraus faziam-se pelas cabeças dos colegas e outros policiais.

    Quanta desgraça á instituição policial a senhora proporcionou !
    Quantas mães, esposas e filhos a senhora fez chorar injusta e desnecessariamente.

    Eu sempre segui seu trabalho, apenas por curiosidade e buscando saber quais foram seus objetivos nessa polícia.
    Cheguei á conclusão que a senhora foi, me desculpe a palavra, muito burra !!!

    Chegou rapidamente á classe especial em uma carreira que só os homens chegam praticamente, trabalhou em departamentos expressivos na polícia, onde só causou constrangimentos, intrigas e angariou inimigos.

    Não está na hora da senhora parar, pensar, rever seus princípios e dar um rumo melhor a sua vida ?

    A senhora está vegetando há muitos anos e o único prazer que tem dura apenas 7 segundos…aquele que os holofotes televisivos lhe proporcionam, quando está desgraçando com a vida de alguém.

    Que vida é essa doutoura ? onde quer chegar ?
    -ás raias dos tribunais com as inúmeras ações indenizatórias que virão pela frente ?

    A senhora exagerou, mostrou-se despreparada, desequilibrada, pensando que esse poder passageiro iria ser eterno para fazer o mal.

    Quanta imaturidade para uma senhora sexagenária…

    Mesmo assim, arrebata-me a pena que sinto pela senhora….seu fim será o isolamento e a solidão da convivência com os fantasmas das pessoas que a senhora matou aos poucos…

    Curtir

  57. PESSOAL,se a tia cai ou não,e daí, se a Justiça se cala,
    endossando todo essa palhaçada.

    Na verdade,indignação, notas de repudio e outros blablablas, só servem para esconder o que ninguém quer falar.

    A JUSTIÇA FOI CONIVENTE, ENDOSSSOU,O PROMOTOR DEFENDEU O
    ATO QUE RASGOU A CARTA MAGNA.
    Os delegados são bois de piranha, nosso foco PRESIDENTA DILMA,MINISTRA MARIA DO ROSÁRIO,SENADORES,ANISTIA INTERNACIONAL,ONGS é mais encima, a polícia é truculenta em todos os países do mundo, mas a atuação da nossa JUSTIÇA é que nos deixa mais envergonhados.
    Os Srs, querem jogar a culpa na Polícia,e porque não alastram até a raiz de todo esse mal, O GOVERNO permite, a Justiça endossa, e os políticos fazem circo.

    Curtir

  58. AMIGA DOS AMIGOS – Esta coisa era casada com o engenheiro do QUERCIA???? eNTÃO TÁ EXPLICADO PORQUE NO VALE DO PARAIBA, QUEM MANDA HÁ MUITO TEMPO É A TURMA DO LADO DE cAMPINAS. pOR AQUÍ O BAGULHO É LOUCO. cORRUPÇÃO NÃO EXISTE. aQUI É ORDEM ROUBAR.A tiasona sabe de tudo que acontece por aquí, vê se acontece alguma coisa. Vou engrossar o coro no dia do protesto.

    Curtir

  59. Amiga dos Amigos, fala…fala mais…balança essa arvore com gosto, quero ver todos os frutos caíndo. Pense no sofrimento causado à todas as vítimas desse ser sádico !
    Fale Amiga, fale !

    Curtir

  60. EM DEFESA DA HONESTIDADE E DAS PESSOAS DE BEM

    Há algum tempo acompanho o trabalho primoroso do Dr. Roberto Conde Guerra, através do Blog.

    Um indivíduo que a maioria das pessoas, embasadas pelo senso comum, taxaria como louco, inconseqüente, dentre outros impropérios divulgáveis. Eu o julgo um idealista, quase louco, que quase não se importa com sua vida, dada a periculosidade dos indivíduos que ousou enfrentar e denunciar.

    Eu confesso que não tenho sua coragem, e a necessidade de criar meus filhos, me faz esconder-me atrás de um Nick, buscando me manter no anonimato.

    Sua luta basilar, ao meu ver, tinha – e acredito ainda que tem – como mote principal o combate à corrupção institucional e generalizada que se instalou, ao longo dos anos, na Polícia Civil de São Paulo.

    Alguns agraciados com o título de cardeal, e detentores de cadeiras no Conselho da Polícia Civil de São Paulo, estabeleceram a corrupção e comercialização de cargos como uma prática banal, quase legal, quase moral.

    Não se preocupavam com a eficiência da polícia, mas sim com aquilo que podia se tornar manchete em jornal.

    Enquanto os índices de tráfico assolavam o país, e o crack tornava-se uma epidêmia, delegados “famosos” e ávidos pelo estrelato efetuavam operações junto à favelas com grande aparato e equipamentos, lançando até candidato a deputado fictício, para adentrar na favela. REsultado de tão brilhante operação: alguns drogados presos, alguns pinos de crack e cocaína apreendidos… E sucesso total! Poís a tão importante operação tomou vulto junto ao noticiário.

    Do outro lado, enquanto o Detran continuava localizado no mesmo local, e todos sabedores do funcionamento e da corrupção institucionalizada no órgão, faziam vistas grossas. Então de repente, não mais que de repente, como um cego que alcança a luz, descobriu-se que o órgão era o que todos sabiam, mas não denunciavam pois de lá partiam inúmeros estimulos ao funcionamento e financiamento de campanhas eleitorais.

    Órgãos tidos como de elite, tais como, GARRA, DEIC, DENARC, ROUBO À BANCOS, etc, revelaram-se uma instituição dentro da instituição, com veículos, insignias e vestimentas próprias. Funcionavam, e alguns ainda funcionam, como quartel general de corruptos que às custas do erário e do patrimônio público, enriqueciam seus dirigentes. Através de caixinhas de entidades ligadas aos bancos, terceirização da polícia através de empresas de segurança de fachada em nome de parentes (mulheres e filhos), lavagem de dinheiro em pizzarias e restaurantes.

    Tornou-se comum passar defronte aos aludidos órgãos e verificar à saída, investigadores, delegados e escrivães possuídores de carros importados, relógios e ternos, equivalentes à anos de trabalho.

    E não só, possuidores de mansões e coberturas em São Paulo, Guarujá, Bertioga, Morumbi, Campos de Jordão, Moema, além de barcos e iates, que com o salário que recebem teriam que viver, morrer e nascer novamente para conseguir o que tem com o salário que recebem.

    Os caça níqueis então, o quê se falar: Policiais constatando a fortuna que era movimentada pelos jogos de azar já não mais se satisfaziam em serem meros arrecadadores, passaram eles próprios a ser os donos das máquinas. A polícia passava a ser um “bico”.

    Por todos os descalabros havidos, e consoante a lição de Foucalt sobre o pêndulo, na qual um período de permissividade deu lugar a tempos de combate à corrupção policial. Agora esperam um novo período de afrouxamento.

    É de se ressaltar que se essa luta contra a corrupção possa ser personificada, ela passa pela pessoal do atual Secretário Pinto, e pela Delegada Maria Inês.

    Velhos, chatos, ranzinzas… esses são os adjetivos ligados a eles. Entretanto, nunca ouvi quem colocasse a pecha incabível para o cargo que ocupam: CORRUPTOS E DESONESTOS!

    Não compactuo com a atitude cometida com a escrivã, acho no todo deplorável e nefasta. Espero que TODOS aqueles que participaram de aludido episódio sejam punidos

    Aliás aproveito a oportunidade para lançar uma questão filosófica aprimorada na doutrina Bush:
    Se dentro das vestes íntimas da escrivã, estivesse, ao invés da suposta propina, a lista de pessoas que estão prestes a serem mortas, ou o local onde se encontrava uma bomba prestes a explodir, ou o local onde uma criança estaria prestes a ser violentada, justificaria a decisão de desnudar a escrivã? Os fins justificariam os meios?

    O quê nos horroriza ao certo:
    – o fato de que estávamos falando de um crime irrisório cometido diuturnamente por alguns policiais corruptos?
    – A conduta ter sido praticada um dos seus pares?
    – O fato de ser mulher?
    – A divulgação do vídeo?

    Ressalto que coloca a questão, apenas e tão somente, para saber nosso inconformismo ao fato. Cada um haverá considerar cada fato de maior ou menor gravidade.

    Abro parênteses para me colocar a par da situação e da conduta da corregedora:
    Com o conhecimento do modus operandi do flagrante, a Corregedora à época tomou o cuidado de notificar o MP para quê os mesmos analisassem a conduta dos policiais corregedores?
    Faço tal indagação pois seria o quê uma pessoa correta faria, haja vista que deixaria para outro órgão analisar a conduta praticada por seus pares.

    E qual foi a resposta do MP?

    Vejo que nesse caso pior do quê a conduta da corregedora, foi do órgão ministerial que sabendo da situação (que agora alguns membros através do FACEBOOK fazem questão de manifestar sua contrariedade) permaneceram silentes e inertes. Pior julgaram a conduta correta

    Entendo que mais do quê investigar a conduta dos policiais, o Ministério Público deveria analisar a posição firmada por seus pares.

    Hoje, com o assunto envolvendo toda a situação vexatória e incabível cometida contra a escrivã X, houve um princípio de união e luta.

    Entretanto, diferentemente da batalha campal havida perto do Palácio dos Bandeirantes, em que policiais idealistas e buscando melhorias salariais protestavam justificadamente, a luta toma outro rumo.

    Alguns policiais chafurdados em denúncias de corrupção, buscam com o pretexto da violência sofrida pela escrivã, o ressurgimento da banda podre da polícia. Policiais com a ficha corrida bem próxima à do Marcola, e orientados sob ideologias que se adequariam melhor ao PCC, querem em voz uníssona: A QUEDA DA CORREGEDORA E DO SECRETÁRIO.

    Buscam o abrandamento do combate à corrupção, talvez com a nomeação de um delegado corregedor, que possa mediante a promessa de pagamento o abrandamento e absolvição das denúncias.

    Buscam colocar a população novamente de joelhos em face de policiais-bandidos, corruptos, violentos e desonestos que possam, através dos fins, justificar os atos cometidos contra a população em geral.

    Buscam a volta do abrandamento da combate à corrupção diuturna, justificada pelos baixos salários. O retorno da máxima: só roubo por que ganho pouco.

    Confesso que a repercussão seria bem maior, se tivessem retirado dólares da calcinha de cetim da Dona da Daslu, nesse momento, os delegados e policiais já estariam na Sibéria, tendo em vista que os delitos cometidos contra a classe média e alta são agravados pela simples razão de ser. Ou pior, usando de um trocadilho, se o dinheiro fosse localizado na TANGA de algum delegado classe especial.

    De todo o episódio temos muito a lamentar, e muito pouco a considerar. Policiais corregedores idealistas cometeram um deslize entendendo que faziam o correto. Aliás prática muito comum utilizada em prol de policiais que cometem excessos contra a população em geral. Mas talvez o corporativismo impere e esse desatino só possa ser cometido contra o homem comum, ou melhor, contra a mulher comum.

    Como homem do povo e atento aos reclamos de justiça, espero, apenas e tão somente, que aqueles que estão revoltados com a conduta pratica contra a escrivã, o façam por razões humanitárias e contra os deslizes praticados contra a escrivã. Apenas e tão somente.

    Se as vozes que bradam a queda do Secretário de Segurança Pública e da Delegada Corregedora são aqueles policias que estão envolvidos em corrupção: HAVEREMOS DE LAMENTAR DUAS VEZES! PELO OCORRIDO COM A ESCRIVÃ, E COM O TRIUNFO DA DESONESTIDADE.

    Arnaldo Jabor – FAKE

    Curtir

  61. O CHUCHU ESTÁ PREOCUPADO APENAS COM A REPERCUSSÃO DADA AO CASO. O LADO HUMANO, AS SEQUELAS NA VIDA DESSA MOÇA, NADA SIGNIFICAM PARA ESSE POLÍTICO DE MERDA!

    Curtir

  62. Tem delecaquinha cagando de medo de ir para o Decap,tanto que estão postando com apelidinhos apelativos,policial corrupto por exemplo,e escrevendo besteiras. Coleguinhas,sangues azuis,se a atual gestão da Corregedoria cair,vcs. escorregaram para cá no decap,nós,primos pobres,estaremos com nossas genitálias,másculas e rígidas,aguardando um por um de voces,inclusive faremos as cabeças dos titulares,aqueles que vcs.foderam em flagrantes forjados,para que os obriguem a revistarem nossos sabres,só que de costas e não com as maos,ah!nao se esqueçam que cada DP. tem pelo menos mais dois delegados assistentes, fora os quatro do plantão. Vamos arromba-los(as).ha kkkkkkk.

    Curtir

  63. Arnaldo Jabor – FAKE

    Nem tanto ao céu, nem tanto à terra.

    Nós, policiais civis honestos, queremos uma Corregedoria séria, que lute com perseverança contra a corrupção, mas que se mantenha, acima de tudo, nos limites da lei e do respeito á dignidade humana.

    NÃO a essa corregedora que pisa em tudo e em todos, na expectativa de manter-se no poder. Para tanto, não se detém em rasgar a Lei. Faz o que faz com uma Escrivã de Polícia suspeita de receber 200 reais. E os altos escalões?

    SIM ao trabalho perseverante no objetivo de chegarmos a uma Polícia confiável e digna.

    Curtir

  64. CAROS COLEGAS:
    MUITOS DE NÓS SOMOS SÓCIOS DE DIVERSAS ASSOCIAÇÕES E SINDICATOS QUE, EM NADA, DEFENDEM NOSSOS INTERESSES.
    ESTÃO NA VERDADE MAIS PREOCUPADOS EM DESCONTAR, MÊS A MÊS, O NOSSO DINHEIRINHO NO HOLERITE.
    AS CENAS POR NÓS E PELO PAÍS PRESENCIADA É O RESULTADO DE UMA ADMINISTRAÇÃO (DELEGADOS GERAIS, DIVISIONÁRIOS, GOVERNADORES E SECRETÁRIOS) QUE SE PREOCUPAM EM REPRIMIR A NOSSA CONDUTA NA INSTITUIÇÃO PARA NÃO SEREM COBRADOS DAQUILO QUE NOS É DE DIREITO ( MELHORIA NAS CONDIÇÕES DE TRABALHO E SALARIAL), MAS EM FACE DA ROUBALHEIRA INSTALADA NO ESTADO, NOS ABAFAM COM POLICIAIS TRUCULENTOS (COMO ESSES DELEGADINHOS INCOMPETENTES E MAL INTENCIONADOS), BEM COMO, UMA CORREGEDORA VISIVELMENTE PARCIAL E CORPORATIVISTA COM OS DE SEU DEPARTAMENTO.
    FAZEM COM A POLÍCIA CIVIL O MESMO QUE COM A PM, MAS DE FORMA DIFERENTE.
    EM VEZ DE CÓDIGO MILIRAR, CÓDIGO MARIA INÊS E FERREIRA PINTO.
    BOM, PALAVRAS NÃO RESOLVEM.
    VOU ME UNIR A MANIFESTAÇÃO DESTA SEXTA-FEIRA, PARA GRITAR NO OUVIDO DA TIA A MINHA INSATISFAÇÃO COM A GRANDE PORCARIA QUE ELA E OS SEUS ETÃO FAZENDO CONOSCO.
    ALEM DISSO, VOU ME DESLIGAR DA ASSOCIAÇÃO DA QUAL SOU SÓCIO, A ASSOCIAÇÃO DO HILQUIAS FALASTRÃO.
    A CRIAÇÃO DE UMA ÚNICA ASSOCIAÇÃO E SÉRIA´SERIA UM CAMINHO PARA A MUDANÇA.
    ALEM DISSO COLEGAS, VAMOS CONCRETIZAR UMA GREVE, NEM QUE SEJA UMA GREVE BRANCA, MAS VAMOS TENTAR MUDAR AS COISAS, SENÃO, TEREMOS QUE MUDAR DE PROFISSÃO.
    POR FAVOR, QUE TIVER A INFORMAÇÃO NOS INFORME A RESPEITO DA MANIFESTAÇÃO DE SEXTA, HORÁRIO E LOCAL.

    Curtir

  65. GENTE A TIA TÁ MAIS PRÁ TATARAVÓ DO QUE TIA…KKKKK E AGORA??? ELA DIZ QUE SEU MAIOR PROTETOR, O PINTO, SABIA DE TUDO E O PINTO, NÃO TÃO DURO COMO ANTES, DIZ QUE NÃO SABIA E FICOU PERPLEXO. PERPLEXO FICAMOS NÓS ATOLADOS NESSE RIO DE LAMA.

    Curtir

  66. NÃO ESQUEÇAM DO PROMOTOR LEE ROBERT, TAMBÉM FAZ PARTE DA QUADRILHA OU BANDO, obs: não é por nada não, mas parece nome de traveco

    Curtir

  67. todos um bando de otarios e morrendo de vontade de estar no lugar dela que tirou a corrupcao da policia. AGORA A POPULACAO TEM QUE CORRER, POIS SE ELA SAIR OS BANDIDOS ESTARAO SOLTOS.

    Curtir

  68. Maria….eu tb vivo uma vida honesta, tenho 25 anos de policia, pago aluguel, faço bico, mas uma coisa é certa, a escrivã não foi julgada, você com certeza não tem acesso aos autos, portanto é cedo falar que ela é corrupta, nem na imagem é provado que o dinheiro estava na calcinha dela, a propria imprensa fala isso. Parabens a você pela vida digna como eu tb, mas não julquemos antes da hora.

    ô Fabio falou, falou e não falou nada, a Maracuja murcho não tirou nada de corrupção da policia, os Cardeiais ainda estão ai e muito bem, só chutou cachorro morto (carteira preta) e com diversos abusos, quer mais prova do que o vídeo? Que o proximo corregedor saiba trabalhar com inteligencia.

    A corró é um mau necessário, tem que punir o corrupto, mas tem que punir o corruptor também, tem que prender ladrões e traficantes que estão no nosso meio, porque não vão atrás? pq eles tem medo? ficam ai pagando que estão combatendo a corrupção e os grande bandidos que se escondem atras de um distintivo, niguém investiga? Quantos policiais realmente bandidos ela prendeu? ah faça-me um favor!

    Curtir

  69. Agora a populacao tem que sair armada as ruas pois a corrupcao sai as ruas. Sera que AGORA vai ter funcionario na policia onesto??????????????????????

    Curtir

  70. Agora a populacao tem que sair armada as ruas pois a corrupcao sai as ruas. Sera que AGORA vai ter funcionario na policia onesto??????????????????????

    Curtir

  71. FABIO

    APENAS PARA LEMBRA-LO, CORRUPÇÃO É ESCREVER “HONESTO”
    SEM O “H”.

    VC ESTÁ CORROMPENDO A LÍNGUA PÁTRIA.

    Curtir

  72. TÃO FALANDO NA SECRETÁRIA DE GESTÃO QUE O ALCKIMIN MANDOU CORRIGIR A DISTORÇÃO SALARIAL QUE HAVIA ENTRE AS CARREIRAS DE INVESTIGADOR E ESCRIVÃO COM AS OUTRAS CARREIRAS TAIS COMO FOTÓGRAFO, OPTEL, ETC QUE RECEBEM CERCA DE R$70,00 A MAIS. TAMBÉM MANDOU PAGAR A INFLAÇÃO DO ANO PASSADO E MARCOU REUNIÃO COM AS ENTIDADES DE CLASSE PARA A 1ª QUINZENA DE MARÇO. ELE QUER A TODO CUSTO EVITAR MANIOFESTAÇÃO NA SEXTA-FEIRA, POIS TODO MUNDO VAI: COLEGAS DO DPPC, DECAP E DENARC E OUTROS DEPARTAMENTOS TÃO CONFIRMANDOP PRESENÇA EM MASSA. O BICHO TÁ PEGANDO. FUI!

    Curtir

  73. Todos os sindicatos de São Paulo deveriam seguir o exemplo dos sondicatos do norte e nordeste que lutam e dão a cara para bater por seus sindicalizados e associados.

    Sindpol ALAGOAS

    18/2/2011 13:18:35

    Mobilização

    Sindpol acompanha Operação Padrão em Arapiraca

    CLIQUE PARA AMPLIAR

    A diretoria do Sindicato dos Policiais Civis de Alagoas (Sindpol) acompanhou na quarta-feira (16), a realização da Operação Padrão, deflagrada pelos policiais civis na cidade Arapiraca. O objetivo é dar suporte à categoria para o trabalho conforme determina a Constituição Federal e o Código de Processo Penal.

    Há três semanas, que o Sindpol deu início à campanha dos policiais civis trabalharem de acordo com a lei. A Operação Padrão tem a finalidade de proteger os policiais contra problemas de ordem administrativa, jurídica, penal, bem como evitar acidentes no trabalho. Ao todo, são doze orientações que auxiliam o trabalho policial.

    Entre as recomendações, ir para qualquer missão com armamento e viatura em perfeito estado e com o colete à prova de bala dentro da validade; dirigir-se aos locais de ocorrências apenas com mandados de busca e apreensão e, em outras ações ir ao local de crime com a presença dos delegados.

    O vice-presidente do Sindpol, Josimar Melo, reforça que os policiais civis não devem utilizar seus equipamentos pessoais como computador, câmera digital, armas, veículos quando é dever do estado dar condições de trabalho.

    A diretoria do Sindpol destaca também que se ocorrer transferência de policiais civis por conta da Operação Padrão, o sindicato irá interditar os trabalhos da Central de Polícia de Arapiraca

    Veja as orientações policiais

    1. Só fazer qualquer procedimento mediante ordem de missão (OM) – investigar, intimar, cumprir mandado de prisão, etc.;

    2. A OM tem que especificar todo o procedimento – não realizar ações não previstas na OM;

    3. Ida ao local do crime, medidas protetivas, e mandados de busca e apreensão, e outras ações só com a presença do Delegado de Polícia etc;

    4. O Delegado deve estar presente, ditar e assinar tudo o que o Escrivão digitar, principalmente, depoimentos e flagrantes;

    5. Portaria e Relatório são atos do Delegado de Polícia – ele deve elaborar, digitar e assinar;

    6. Só ir para qualquer missão com armamento e viatura em perfeito estado, e o colete à prova de bala dentro da validade;

    7. Nunca usar, em serviço, material de sua propriedade: arma, notebook, celular, veículo, etc.;

    8. Na confecção do BO o Delegado deverá estar presente para tipificar o crime e assinar;

    9. Somente preencher a Guia do IML se o Delegado estiver presente para assinar;

    10. Nas situações excepcionais em que o preso estiver sob responsabilidade da Polícia Civil, as visitas deverão ser coordenadas pelo Delegado de Polícia.

    OBSERVAÇÃO: A custódia de presos é de responsabilidade dos agentes penitenciários.

    11. Todas as intimações têm que ser assinadas pelo Delegado;

    12. A escala de serviço das delegacias não deverá ser confeccionada constando apenas um policial civil. Se isso ocorrer, deve-se fazer a comunicação ao Ministério Público e à Corregedoria de Polícia, encaminhado cópia para o SINDPOL.

    Curtir

  74. por que só a Maria Inês Trefiglio caiu……..e o resto….e o delegado bombadinho?????????? cade ele

    Curtir

  75. ANTIGOS ESPIRITOS CORREGEDORES DO MAL
    TRANFORMEM ESSA FORMA DECADENTE E RIDÍCULA EM
    TIA RÁ
    A DIVISIONÁRIA DE VIDA ETERNA.

    Curtir

  76. eu não gostei deste programa de blog, não desejo mais fazer parte dele, obrigado pela esperiencia

    Curtir

  77. PQP

    É nota alta, com “u”, é honesto sem “h’, experiencia com “s”, pessoal vamos elevar um pouco o nivel aqui pelo amor, hein !!!!!!! Um pouco de português correto nao faz mal pra ninguém… afffffff

    Curtir

  78. Pingback: Top Posts — WordPress.com

  79. Odeio textos longos, mas por favor,leiam:PESSOAL, o Governador não está preocupado com a tia ou o Secretário, o que ele não quer é a federalização do processo arquivado pelo promotor e ratificado pelo Juiz.
    Essa é a preocupação dele,que o MP e Judiciário Paulista sofram intervenção.O que não seria fora de propósito.Por favor analisem e vejam em roubada eles estão.
    Novamente do Blog do Dr.Vladimir:
    Peço a todos atenção,para esse depoimento, que se segue:

    Sinceramente, Dr. Vladimir, o que mais espanta neste caso foi a atuação do membro do Ministério Público do Estado de São Paulo, bem como do Juiz da Vara Criminal de Parelheiros. A “desídia” – para dizer o mínimo – foi gritante. Simplesmente aniquilaram, espicaçaram com a importantíssima prerrogativa dos membros dessas carreiras, que é a independência funcional. Aviltaram essa garantia constitucional, pois deram ensejo a toda sorte de especulações sobre suas atuações no caso, podendo ensejar um controle “correicional” sobre o exercício de suas funções, tanto pelo CNMP quanto pelo CNJ, o que seria lamentável do ponto de vista de nossa ordem jurídico-constitucional. O Juiz deveria ter aplicado o art. 28 do CPP; e o Promotor simplesmente impediu, agora, que seja aplicado o art. 18 do mesmo Código, a menos que haja a disposição do PGR de requerer o Incidente de Deslocamento de Competência, conforme já dito.
    Da leitura da famigerada “promoção de arquivamento”, verifica-se, pelo relato ali colocado, que a própria Autoridade Policial, ao relatar o Inquérito, apenas reportou os fatos, de forma objetiva, narrando todos os elementos de prova levantados no procedimento inquisitório, sem tecer qualquer juízo de valor acerca de eventual denúncia ou arquivamento. Inclusive disse que o assunto estava sendo apurado também em procedimento administrativo disciplinar.
    Em tantos anos de MPF, eu já havia visto muitas “denúncias ineptas”, mas “promoção de arquivamento inepta”, foi a primeira vez.

    A JUSTIÇA PAULISTA É QUE ESTÁ EM XEQUE.
    E tomará xeque-mate.

    Curtir

  80. Vendo as imagens do momento da prisao da escriva Vanessa, na condiçao de ser humano, acho totalmente inconcebivel que dois delegados, que receberam todo o ensinamento de como proceder, tomem uma atitude tao deprimente como esta. Isto denigre a imagem da policia civil, poe em cheque as atividades de outros policiais, colaborando ainda mais com o descredito de que tanto goza esta instituiçao.
    Mais deprimente ainda foi ver a Corregedora Geral apoiar aquele ato como se fosse uma coisa normal, e onde estava o Ministerio Publico e o Judiciario que nao viram crime, uma vez que tiveram acesso ao video e a sua transcriçao. Mas, sera que se fosse a filha do Secretario de Segujrança, do Promotor, do Juiz e da Maria Inez, eles aceitariam como normal. Seria excelente que os orgaos voltados para a defesa dos direitos humanos encampem uma açao com manifestaçoes e tudo mais que possa servir de exemplo a estes fascinoras, se eh que ainda podem ser xchamados de fascinoras.

    Curtir

  81. Imaginem se desdém um pelarão desses na Ineizinha. Que COISINHA feia hein. Passo. To fora. Já vai tarde.

    Curtir

  82. AR 15 Remingtom E Investigador

    Se a Amiga dos Amigos for quem estou pensando, e se falar tudo o que sabe…tem gente que nunca mais vai se levantar…

    Curtir

  83. A manifestação está sendo convocada pela internet, como uma espécie de flash-mob dos indignados. Até agora, avalia-se que os “coordenadores” do ato de protesto são policiais interessados em desmoralizar a corregedora porque temem sua atuação. Segundo uma fonte da Secretaria, a motivação central seria o comprometimento da clientela habitual da Corregedoria — policiais corruptos que se viram em má situação a partir da gestão inflexível de Maria Inês Trefiglio.

    Tá lá no blog do pannunzio: http://www.pannunzio.com.br/?p=7233

    Curtir

  84. Temos realmente uma situação muito absurda em nosso querido Estado de São Paulo:

    1 – policiais filmam o que o jurista criminal LUIS FLAVIO GOMES aponta firmemente como ato de tortura contra uma policiail civil, tortura esta corroborada pelos seus superiores hieráquicos em nome de uma falsa pretenção de moralidade “a todo o custo”, invadindo garantias constitucionais básicas;

    2 – procedimento para apurar tais atos de tortura arquivado na cara dura pelo judiciário, através de representação do MP, investigado por corregedores que afirmam categoricamente que a tortura ali vista pe um fato normal dentro do poder de polícia;

    3 – ofícios encaminhados pela OAB para todos os grandes escalões do governo (Goldman, SSP, PGJ) denunciando o absurdo daquele entendimento e as imagens que foram notoriamente vistas por todas as grandes figuras políticas;

    4 – negativa – mentirosa – do SSP, desmentido tanto pela OAB, documentalmente, quanto por sua subordinada, a Corregedora, de que não sabia das imagens;

    5 – mentira desavergonhada do SSP sentindo-se traído pelos policiais perpetradores e cobrando providências até para uma instituição alheia ao seu poder de mando, pelo menos do ponto de vista formal, o Ministério Público;

    6 – a letargia e a inércia na tomada de providencias contundentes por parte do atual Governador, que parece acuado, diante do atual Secretário, A DEMONSTRAR ALGUM RABO PRESO POLITICAMENTE DIANTE DO SENHOR FERREIRA PINTO, tendo em vista que as brutalidades já chegaram a organismos internacionais até;

    7 – insistência hercúlea do atual SSP na manutenção do quadro insustentável para qualquer Governo que se diga democrático e voltado para os ditames da constituição;

    De fato, não é possível compreender a insistencia em manutenção de uma situação insustentável, diante do escândalo, salvo se observarmos que a arquitetura polícia dos Bandeirantes é deveras viciada, apinhada de conchavos, rabos presos, coações por debaixo dos tapetes, e coisas tão ou mais piores que os fazem letargicos e inertes diante de uma situação óbvia e insustentável.

    Cabe a pergunta: DE ONDE MEDRA TANTO PODER NAS MÃO DO ATUAL SECRETÁRIO FERREIRA PINTO, QUAIS OS CONCHAVOS QUE O SUSTENTAM TÃO BUDISTICAMENTE NO MANDO DA SSP. Se conseguirmos responder a esta pergunta, talvez mergulhemos numa lama ainda mais fétida que a que representa o caso da escrivã…

    Curtir

  85. Manuela Dávila: Polícia para quem precisa de polícia
    February 23 | Posted by Fábio Pannunzio | Manchetes, Notícias, Opinião, Segurança Tags: escrivã, MAuela Dávila, Operação Pelada, sevícias

    Manuela DÁvila: “Não tenho conhecimento de vídeos de homens, policiais ou não, sendo despidos pela polícia” (Foto: agência Câmara)
    As imagens da policial civil de São Paulo despida à força pelos membros da Corregedoria são chocantes e inaceitáveis. Não sei se ela é culpada ou inocente das acusações que pesam sobre ela por parte da Corregedoria, mas sei que ela foi vítima de uma arbitrariedade injustificável. Arbitrariedade agravada pela divulgação do vídeo da ação na internet.
    Como justificar a negativa dos policiais paulistas ao pedido de sua colega para ser revistada por policiais femininas? Como justificar que o artigo 249 do Código do Processo Penal seja ignorado por policiais que, em tese, investigam outros policiais que não cumprem a Lei?
    Só há uma razão para tamanha violência, o fato de ser uma policial mulher. Não tenho conhecimento de vídeos de homens, policiais ou não, sendo despidos pela polícia. Não existe outra razão para o vazamento do vídeo, senão a curiosidade mórbida de assistir uma mulher tendo seus direitos violados e sendo exposta aos olhos do mundo. Não existe razão para a sindicância interna ter alegado que os delegados Eduardo Henrique de Carvalho Filho e Gustavo Henrique Gonçalves usaram “meios moderados” para a obtenção de provas. Em qualquer democracia, deveriam estes delegados ser investigados.
    A grande maioria dos nossos policiais são homens e mulheres que lutam pela segurança sem apoio, armamento adequado e, ainda, com salários baixos. Mas ainda persistem aqueles que não se adaptam às leis e normas vigentes na democracia. Para eles, abuso de autoridade e constrangimento ilegal são ”meios moderados” para investigar uma colega. Imagine quais os meios moderados que são usados contra a nossa população, e, ainda, contra as mulheres.
    Nossa sociedade não aceita que a população fique exposta a este tipo de policiais que ao invés de proteger, ataca os direitos do nosso povo .

    Deputada Manuela d’Ávila PCdoB/RS

    Tags: escrivã, MAuela Dávila, Operação Pelada, sevícias

    Envie este post por e-mail a um amigo

    Curtir

  86. acorda governador voce nao e presindente medici(ANOS DE CHUMBO) a coregedoria nao e dops, doi codi, a esdriva nao e nenhuma terrorista e o AI5 FOI INTINTO

    Curtir

Os comentários estão desativados.