PM intervém em protesto contra o aumento da tarifa de ônibus em SP e agride vereadores 28

17/02/2011 – 19h18 / Atualizada 17/02/2011 – 21h03 Guilherme Balza
Do UOL Notícias
Em São Paulo

Manifestação organizada no final da tarde desta quinta-feira (17) contra o aumento da passagem de ônibus em São Paulo terminou, mais uma vez, em pancadaria. Os manifestantes protestavam em frente à Prefeitura, no centro, quando, por volta de 18h45, policiais militares reprimiram o ato com bombas de gás lacrimogêneo, spray de pimenta e balas de borracha.

“Eles vieram como uma truculência desproporcional”, afirma Fábio Nassif, que integra a comissão de comunicação do Comitê contra o Aumento da Passagem, grupo formado por movimentos sociais, partidos políticos de esquerda, grêmios estudantis, sindicatos, associações de bairro e pelo Movimento Passe Livre.

O protesto tem como objetivo pressionar a prefeitura para que seja revogado o aumento da tarifa de ônibus, que subiu de R$ 2,70 para R$ 3 em janeiro –variação de 11%– após decreto do prefeito Gilberto Kassab (DEM).

Durante a pancadaria, sobrou paras os vereadores petistas Antonio Donato e José Américo, que participavam do ato e integram a comissão de negociação. Os dois parlamentares apanharam dos policiais com cassetetes e gás lacrimogêneo, mesmo após terem se identificado. Donato afirma ter sido agredido por policiais militares. “Está uma confusão aqui. Levei um monte de borrachada”, disse, por telefone, ao UOL Notícias.

Américo diz que os vereadores estavam reunidos com um representante da prefeitura quando ouviu o barulho das bombas. “Imediatamente interrompemos a conversa e tentamos dialogar [com a polícia], mas a tropa de choque nos agrediu com gás lacrimogêneo e gás de pimenta”, afirma o vereador.

Segundo Fábio Nassif, um manifestante que foi agredido pelos PMs está detido ao lado do prédio da prefeitura. Carlos Ceconello, fotógrafo da Folha de S. Paulo, foi ferido na perna por estilhaços de bomba.

A prefeitura responsabilizou os manifestantes pela pancadaria. Segundo a assessoria de imprensa do órgão, eles tentaram invadir a área protegida por uma grade, em frente à prefeitura, e atirar objetos contra os policiais, informação negada por Nassif. Em nota, a prefeitura afirma que se mantém aberta ao diálogo.

A assessoria de imprensa da Polícia Militar não informou o motivo que levou os policiais a reprimirem o protesto. “Sabemos que houve a necessidade de intervenção, mas não sabemos o motivo.” A PM afirmou que não tem mais detalhes sobre o episódio.

Não é a primeira vez que uma manifestação contra o aumento da tarifa em SP termina em pancadaria. Em 14 de janeiro deste ano, um protesto na praça da República foi reprimido por policiais militares. O mesmo ocorreu em uma manifestação no parque Dom Pedro, em janeiro de 2010.

Acorrentados na prefeitura

Além do protesto na rua, outros seis manifestantes estão acorrentados, desde as 12h30, nas catracas do saguão principal do prédio da prefeitura.

Entrevistada por telefone pela reportagem do UOL Notícias, a estudante de geografia Mayara Vivan, 21, uma dos seis acorrentados, afirmou que os manifestantes só irão deixar o local após a prefeitura garantir a realização de uma reunião com o prefeito ou com algum representante do Executivo que tenha poder de revogar o aumento.

“Não vamos arredar o pé enquanto não houver negociação efetiva. Se precisar, a gente faz até xixi no balde. Não tem problema. Estamos lutando por um direito nosso. Eles [a administração municipal] tem plena consciência da situação precária do transporte público. A população está do nosso lado”, diz a estudante.

Os manifestantes se acorrentaram logo após uma reunião de negociação fracassada entre os vereadores petistas José Américo e Donato e representantes do comitê com o secretário-adjunto dos Transportes, Pedro Luiz de Brito Machado

Segundo Nassif, o secretário-adjunto afirmou, na reunião com os militantes e os vereadores, não ter autonomia para negociar com o grupo. Ele teria dito também que não seria possível voltar atrás no aumento da passagem. A reunião de negociação foi exigida pelos manifestantes durante audiência pública na Câmara Municipal no último sábado (13), com participação do secretário dos Transportes, Marcelo Branco.

O percentual de reajuste da tarifa foi quase o dobro da inflação do período (6,40%), o que faz a passagem de ônibus em São Paulo ser uma das mais caras do país. “O aumento foi aprovado por decreto. Antes, pelo menos tinha que passar por votação na Câmara [Municipal]”, reclama Vivan.

Pelo menos cinco protestos –alguns com mais de 3.000 pessoas– foram organizados nas ruas do centro e na região da avenida Paulista desde que o aumento entrou em vigor. Para hoje, foi convocado um ato, às 17h, em frente à prefeitura. A reportagem entrou em contato com a prefeitura e a Secretaria Municipal dos Transportes e aguarda uma posição sobre o assunto.

Um Comentário

  1. GOVERNO DIZ ‘NÃO A DATA-BASE’:

    AUMENTOS SERÃO DISCUTIDOS POR CATEGORIA
    Publicado por Nerin em 19/01/2011 (787 leituras)

    CATIA SEABRA
    DANIELA LIMA
    DE SÃO PAULO

    O governo Alckmin repetirá a política salarial do antecessor, José Serra, e não concederá reajuste generalizado ao servidor do Estado.

    O chefe da Casa Civil, Sidney Beraldo, descartou ontem um aumento linear para o funcionalismo. Segundo ele, reajustes serão concedidos segundo as categorias.
    Os servidores do Estado têm a data-base em 1º de março. O projeto, fixando data para revisão da remuneração do funcionalismo, foi apresentado em 2005 pelo próprio Geraldo Alckmin.

    Mas só foi sancionado por Claudio Lembo vice de Alckmin que assumiu o governo quando o tucano se afastou para concorrer à Presidência em 2006. Desde então, os servidores nunca tiveram reajuste linear.

    “Não temos dissídio coletivo. Nossa estratégia é ir atendendo de acordo com cada categoria”, afirmou Beraldo.

    A hipótese de não conceder aumento está no primeiro parágrafo da lei, segundo a qual a criação de uma data “não implica, necessariamente, reajuste”.

    Esse deverá ser mais um nó da turbulenta relação do governo do PSDB com o servidor. Segundo Beraldo, Alckmin pediu uma melhor comunicação com o servidor.

    “Talvez tenhamos, e isso que o Geraldo pediu que fizéssemos, de aperfeiçoar a relação. Como podemos ter uma comunicação melhor com nosso servidor?”

    Para Beraldo, parte dessa dificuldade vem da proliferação e politização das entidades que representam o servidor. “Você tem alguns sindicatos politizados. Tem toda uma lógica política”, disse.

    Secretário de Gestão do governo Serra, Beraldo diz que houve avanços para os servidores na administração passada. Segundo ele, a folha de pagamento teve crescimento de 10% acima da inflação.

    Beraldo reconhece, porém, que Serra resistia à pressão de corporações, por ter “forte um entendimento de que nem sempre atendendo uma corporação você contribui para o desenvolvimento econômico-social”.

    Beraldo disse que a intenção do governo é criar canais de comunicação com servidor para além de sindicatos.

    NOTA SINDAEVP: Passam-se os tempos e os contos são os mesmos.

    Alguns pontos parecem nítidos, uma leve intenção de aproximação do governo, já que politicamente a filosofia partidária afastou o servidor do mesmo, causando dores de cabeça nas urnas.

    Outro ponto é, uma lei que tem a finalidade de rever os salários anualmente é traduzido pelo governo como não sendo para esse fim, como se ela existisse mas não necessáriamente precisa ser cumprida.

    E terceiro ponto, os sindicatos principalmente o do AEVP mantém firme as esperanças de que o governador Alckmin não cometerá erros de seu partido em gestões anteriores, mas o texto do próprio secretário tenta tirar das entidades sindicais o poder de representatividade, numa estratégia de enfraquecimento, o que consideramos não ser o melhor caminho para um bom início de conversa como ordena o Excelentíssimo governador do estado

    http://www.sindaevpesp.com.br/modules/smartnoticias/item.php?itemid=215

    GALERA MINHA INTENÇÃO NÃO É TRAZER MÁS NOTICIAS MAS APENAS ALERTAR QUE SE OS SINDICATOS NÃO LUTAREM POR NÓS…

    SINDICATOS E ASSOCIAÇÕES PAREM DE EMBROMAR COM FALSAS ILUSÕES QUE PROMETEM RESOLVER NOSSOS PROBLEMAS SALARIAS…

    O NEGÓCIO É LUTAR POR UM AUMENTO NO SALÁRIO-BASE, COM UM PROJETO DE AUMENTO ESCALONADO ANO A ANO…

    ‘O GOVERNADOR DISSE QUE NÃO DARÁ AUMENTO LINEAR’

    TRADUZINDO SE NOSSA CATEGORIA NÃO LUTAR POR SALÁRIO ELES FICARAM QUETINHOS NA DELES SEM DAR AUMENTO NENHUM DUARNTE OS PRÓXIMOS QUATRO ANOS…EU ACREDITO SIM QUE O PSDB É TRANQUILAMENTE CAPAZ DISSO…

    ACORDA TODO MUNDO!

    LÁ TÁ O MALDITO SIDNEY BERALDO DE NOVO…

    CRIA DO SERRA!

    Horário de Almoço

    17/02/2011 em 21:48

    Curtir

  2. 16/02/2011
    É preciso acertar os ponteiros.

    O Estado de São Paulo é o único Estado brasileiro em que o ano legislativo não começa em 1º de Fevereiro, conforme os demais e sim em 15 de março.

    O Presidente da Assembléia Legislativa, Deputado Barros Munhoz (PSDB), informou que irá propor um projeto para o estado se adequar aos demais, mas isto só irá ocorrer nas próximas eleições estaduais.

    Além ser prejudicial ao andamento de propostas e projetos o nosso legislativo praticamente não funciona como normalmente deveria ser, pois, muitos deputados (45%), não se elegeram e alguns foram eleitos Deputados Federais, como por exemplo, o Deputado Carlinhos de Almeida (PT), eleito Deputado Federal, mas ainda permanece como 1º Secretário do Legislativo Paulista.

    O SIPESP está aguardando Ofício encaminhado ao Chefe da Casa Civil, Senhor Sidney Beraldo (veja ofício) no sentido de levar ao mesmo os problemas da Polícia Civil de São Paulo, em assuntos de interesse de nossa classe.

    O Secretário Sidney Beraldo, teve uma grande participação e atuação durante o movimento de 2006, sendo um dos portas vozes do governo com o SIPESP, logo após os lamentáveis acontecimentos de outubro de 2008. Foram várias reuniões, as quais trataram do aumento, Aposentadoria Especial e Nível Superior. Agora necessitamos de fazer valer todos estes problemas que ficaram sem solução.

    Horário de Almoço dá uma olhada no que o Sipesp publicou no site, o cara tá argolado com o Governo desde que vendeu a greve. Vivia falando mal do Beraldo pelas costas. Sou testemunha.

    Curtir

  3. Vereador apanhou? Mereceu! Bem feito!
    Bem feito também aos estudantes! Há tempos atrás não havia Prouni e muita gente pastava para conseguir algo. E conseguia! Não tem $$$ para condução? Mas para ficar no boteco ao lado da faculdade, tem? Não tem $$$ para condução, mas para adquirir entorpecente tem.
    Vereadores mentirosos! Kassab tá se bandeando para o PMDB e vai andar de mãos dadas com eles. Querem dizer que são oposição a quem??? POR QUE NÃO LEGISLARAM ANTES E CONDICIONARAM O AUMENTO DA PASSAGEM À APROVAÇÃO DOS REPRESENTANTES DO POVO? Depois que aumenta – não tem mais jeito – aí se revoltam e abraçam o povo?
    Apanharam pouco! Na hora de receber $$$ de cooperativa de transporte e de empresa de ônibus ninguém reclama…Se a caixinha fosse menor, o “custo operacional” também seria menor, logo, a tarifa teria um aumento menor…Cambada! Precisva levar uma sova todo santo dia!

    Curtir

  4. DESCOBRI QUAL A FORCA DESTE SECRETARIO ELE MANTEM O PCCC SOB SEU COMANDO SE ALQUEM AMEACA TIRAR ELE DO CARGO ELE MANDA OS CARAS ATACAR , OU NAO E MUITA COINCIDENCIA QUE DEPOIS QUE ELE SENTOU NA CADEIRA NAO HOUVE MAIS NENHUM PROBLEMA COM O PCC.

    O PCC MORREU….
    OU A CADEIA FICOU MAIS SUAVE….
    E O CRIME ORGANIZADO COMANDANDO A SEGURANCA..
    O PCC PASSOU A DOMINAR A REDE DE TRANSPORTE , POSTOS DE GASOLINA,VENDA DE GAS DE COZINHA E O TRAFICO EM TODO O ESTADO(POR ISSO A BRONCA DELE COM O DR MARQUINHOS QUE ESTAVA PREPARANDO UM DOSSIE)
    QUEM ESCREVE ISTO E UM DELEGADO QUE ESTA A 14 ANOS NOS PLANTOES DESTA CIDADE .

    O TEMPO IRA MOSTRAR , QUE ESTAS PALAVRAS FORAM NOSTRADAMICAS

    Curtir

  5. Nos policiais civis não temos representante perante o governo. Os sindicatos e associaçoes simplismente não fazem nada, anunciam nos sites, mas na realidade, não fazem nada. Esse é o meu ponto de vista e opiníão.
    Internamente, o senhor Delegado Geral, que é bem falado, até agora só falou em fuder policiais, agir junto com a Corregedoria. Mas aumento de salario ???? Restruturaçao ????? Beneficios aos policiais, como vale refeição e vale transporte??? Po, todo trabalhador tem isso, porque policial não.
    Deputados nem se fale… BOPE neles.
    O serviço aqui em São Paulo é muito pesado, tanto nos plantões (que faltam policiais) como em Chefias de Delegacias (muitos IPS e BOs de natureza não criminal ou autoria desconhecida)e em alguns departamentos (os que não dão lucro).
    Os policiais civis estão sendo massacrados, muitos como eu, tornaram-se refem do Banco do Brasil.
    Os Escrivão trabalham em um sistema extremamente lerdo – RDO – que da pau a cada cinco minutos e maquinas com LINUX, que a maioria nunca teve contato ou sequer viu (até que não é tão ruim, mas tive dificuldade em aprender, pois é dificil).
    A unica saida é uma greve maior e mais feroz do que a de 2008 (que pra mim foi boa). Talves o ultimo grito de desespero de pessoas que quiseram ser policiais (no inicio sem ligar pro salario), mas que depois aprenderam que são comandados por pessoas ricas e que só se preocupam com interesses diferentes do que a POLICIA deveria se preocupar.

    Curtir

  6. E depois querem PEC 300? Brincadeira!
    Os comandantes mandam, os praças vão e baixam o cacete. Só que os comandantes recebem aumento de forma indireta: verba de gabinete, representação, gratificações, promoções, etc. E os praças? Se quiser que se vire na rua.
    O policial não sabe que ele é povo. Vai pastar muuuuuito.
    O brasileiro é egoísta. Só pensa em si. É enganado facilmente pelos poderosos.
    Paciência.
    Marcos Simões

    Curtir

  7. Caramba, esse cara de terno levou mesmo essa borachada ou pegou no cara do lado dele?

    Curtir

  8. antes deste bico oficial a guarda nao tinha apoio agora os coxas nao pode fazer corpo mole senao e rua.

    Curtir

  9. ESTOU EM GREVE A PARTIR DE 1º DE MARÇO, UMA GREVE SOLITÁRIA JÁ QUE ESTOU CERCADO DE BRASILEIROS FROUXOS, AH SE FOSSE NO EGITO, ARGENTINA, COLOMBIA, EQUADOR. ETC…ETC…, MAS NO BRASIL, SÓ TEM HOMENZINHO DE CARREGAR PELA BOCA, PREFEREM PASSAR FOME E MANTER O EMPREGO DO QUE BRIGAR PELA LIBERDADE DESSA POLÍTICA OPRESSORA

    Curtir

  10. OS PMs ESTAVAM CUMPRINDO ORDENS DOS SEUS OFICIAIS, ESSES SIM DEVEM EXPLICAÇÕES, MAS QUEM IRÁ ARCAR COM AS (IN)CONSEQUÊNCIAS SERÃO OS PAUS-MANDADOS AMESTRADOS, QUE PENSAM QUE PODEM TUDO E, TOMARA, IRÃO SE FUDER. SÃO CÃES RAIVOSOS, EM SUA MAIORIA, MAIS NÃO DEIXAM DE SEREM CÃES AMESTRADOS E IRÃO DESCER A BORRACHA ATÉ EM SEUS FILHOS, MULHERES, PAIS, QUEM DIRÁ NO ZÉ POVINHO, QUE PENSA QUE TEM APOIO DOS BANDIDOS DE MANDADTO, MAS SÃO MESMO É EXPLORADOS POR ELES. ELES SE EQUIVALEM EM GÊNERO E GRAU. E PREPARE-MOS NOSSOS LOMBOS, POIS O PAU QUE BATE EM CHICO, BATE EM FRANCISCO. É SÓ “CUMANDANTE” MANDAR. BALA NELES!!!!!!!!!!

    Curtir

  11. É ISSO CAMA DE PREGO
    EU CONCORDO…BRASILEIROS FROUXOS !!!
    É VELHA MÁXIMA, O POVO QUER PÃO (MIGALHAS) E CIRCO.
    EU CONTINUO EM GREVE DESDE AQUELA DE 09…KKK

    Curtir

  12. tem mike que é foda, os tiozinho de terno e gravata e eles vão lá e descem a borracha, em estudante é facil, tomara que se fodam

    Curtir

  13. E ainda tem funcionário pagando a mensalidade do sindicato, eu deixei de pagar há 10 anos, prefiro me virar sozinho, façam o mesmo, aí eu quero vê o que eles vão fazer sem associados.

    Curtir

  14. VAMOS VER SE QUANDO FOR MANIFESTO EM QUE NÃO FOR BICO OFICIAL,SERÁ QUE OS COXAS VÃO SE MISTURAR COM GUARDAS MUNICIPAIS..
    UÉ CADE A CAVALARIA EO CANIL.
    CADE A CAVALARIA E O CANIL ISTO VAI SOBRAR POR QUE TEM MUITO COMANDANTE QUE NÃO FOI ESCOLHIDO PRA TAL BICO.
    VAI ACHANDO QUE BATE EM TODO MUNDO.

    Curtir

  15. Infelizmente os praças da PM não podem ser inteligentes, pois homem inteligente não trabalha nem dentro da lei, quanto mais fora dela. Estes coitados pensam que ser policial competente é usar o físico e não a mente. Talvez seja isto mesmo que o PICOLÉ queira, homens ignorantes na polícia. Até mesmo porque não é possível ser inteligente ganhando uma MERDA de salário destes.

    Curtir

  16. bater em estudante,criança,comer coxinha na padoca,comer maria batalhão e tudo mamão com açucar..
    só que agora quem não for oficial vai se foder vai ter que tirar uns par de dia de cana e até mesmo perder o bico..

    Curtir

  17. Refém do BB ?? Daqui 6 meses no máximo não vou conseguir mais pagar as renovações em empréstimo. Meu cheque especial de 3.000 já tá estourado, meu cc tá quase, tenho 50.000 de dívida de empréstimo, apesar de ter pegado só uns 12.000 e ter refinanciado a dívida 3x.

    Curtir

  18. Ah! Que inocência.Depois do Kassab oficializar o bico pra eles você acha que eles não iriam defender o pão, digo, o outro chefe.

    Curtir

  19. Qual a novidade?

    Coxinha tá acostumado a bater em todo mundo que não conhece só para mostrar sua “otoridade” rsrsrs

    Curtir

  20. Político tem mais é que apanhar para ver se cria vergonha na cara. Mas se for caso de corregedoria chama o Eduardão que ele já dá um pelado em todo mundo.

    Curtir

Os comentários estão desativados.