Polícia
24/01/2011 10:08
População cobra ações em Taubaté
Aumento do efetivo e da estrutura de segurança pública são reivindicações da comunidade; especialista alerta para ‘apatia’ do Estado
Rogério Marques
Suellen Fernandes
AGÊNCIA BOM DIA
O aumento da violência ao longo da última década e as denúncias de esvaziamento do efetivo policial em cinco anos colocam em xeque a segurança pública em Taubaté. E você, está satisfeito com o serviço oferecido?
De acordo com a Comissão de Segurança da Câmara a estrutura de segurança pública na cidade é deficiente.
Na Polícia Militar, nos últimos cinco anos, o efetivo teria sido reduzido de 1.200 para 800 policiais. Esvaziamento que se repete na Polícia Civil, em que a redução foi de 5% no quadro a partir de 2008.
Avaliação /Para o vereador Alexandre Vilela (PMDB), membro da comissão, a situação precisa de atenção. “Falta policial na rua fazendo prevenção à criminalidade e falta também policial para investigar os crimes. A cidade ganhou presídios e perdeu policiais ao mesmo tempo, o que é um problema”, afirmou Vilela.
Ele criticou ainda o encerramento de bases comunitárias da Polícia Militar em regiões consideradas vulneráveis, como a Praça Dom Epaminondas e o Alto do Cristo.
Investigação /Conforme o BOM DIA apurou, um dos grandes problemas na Polícia Civil seriam as investigações.
A DIG (Delegacia de Investigações Gerais), responsável pelo trabalho, teria dificuldade por falta de efetivo. São seis investigadores para atender a demanda. “Dependendo da gravidade do caso, o BO sequer será visto. Não tem como dar conta de tudo”, disse um policial que não quis se identificar.
Prejuízo / Quem precisou dos serviços policiais relatou dificuldade. “Bati meu carro em frente ao Batalhão e levaram exatas duas horas para me atenderem. Ligava e pedia um policial e eles diziam que só quem estava na rua, com a viatura, é que poderia me vir me atender. Um absurdo”, disse o designer Lucca Rico, 22 anos.
Já a auxiliar de serviços gerais, Alessandra Moreira , 37 anos, contou que o ex-marido tentou agredí-la e o atendimento policial, acionado pelo telefone levou uma hora e meia para chegar. “Se ele quisesse mesmo ter me batido aquele dia não ia ser a polícia queia me defender. Foi muito tempo de espera”, criticou.
Cúpula da polícia considera efetivo adequado
O comando das polícias Militar e Civil de Taubaté informou, por meio de nota, que o efetivo policial é adequado ao atendimento da população.
A nota da Polícia Militar afirma que o efetivo e as viaturas são previstos de forma técnica.
“Os dados numéricos são uma informação estratégica, não posso revelá-los”, disse o coronel Marco Antônio Borges Monteiro, comandante do 5º BPMI (Batalhão de Polícia Militar do Interior).
Monteiro negou o esvaziamento do efetivo em cinco anos.
A nota da PM reafirmava ainda os indicadores estatísticos, que sinalizam queda na criminalidade no comparativo entre os anos de 2009 e 2010.
Sobre as bases comunitárias, a corporação informou que os indicadores criminais não justificam a manutenção das bases.
Quanto à ampliação de efetivo, concursos devem ser abertos em 2011 e 175 novos soldados estão realizando estágios supervisionados para serem integrados ao efetivo da cidade.
O delegado Ivahir Freitas Garcia Filho, titular da Delegacia Seccional de Taubaté, disse, por meio de nota, que a redução de 5% do efetivo em dois anos não é tida como preocupante e manifestou a expectativa de ampliar o número de servidores em breve.
“Há concursos em andamento e esperamos que a nossa região receba servidores num futuro próximo”, afirmou.
Sobre a operação de um único DP em sistema de plantão permanente, o delegado defendeu que a situação é adequada às necessidades da população e não destoa da situação de cidades de porte semelhante a Taubaté.
Ele comentou ainda os índices de criminalidade. O seccional considera não haver distinção significativa com outras regiões do Estado de São Paulo.
“O diferencial é a existência de um complexo carcerário muito grande, o que, naturalmente, faz concentrar-se nas imediações problemas ligados a essas populações”, afirmou Freitas.
Ele reafirmou ainda que a situação da segurança pública na cidade não é competência única da Polícia Civil, sendo compartilhada com outras instituições como a Polícia Militar e a Prefeitura de Taubaté
Será que não falta vontade política em fazer com que as instituições estaduais , funcionarem?
Afinal, se tudo funcionasse, e o serviço fosse de primeira linha,nas instituições de primeira necessidade, qual seria o pano de fundo das campanhas políticas????
Falta , e muita consideração pelo povo,por parte de todos os governantes neste país.
Mas em São Paulo,isso ultrapassa os limites do é admissível.
CurtirCurtir
Não! Não é a polícia do Vale do Paraíba que sai reprovada. A reprovação é na verdade do governo do estado, que é quem a impede de ser eficaz e quem a faz ineficaz.
A polícia apenas é fruto do que tem sido os sucessivos governos.
E como nesses dezesseis anos só fomos governados pelo PSDB, segue-se que a ineficácia e as mazelas existentes na polícia – e que não são poucas -, são resultados do mau governo PSDbista.
Pois a polícia, em especial a Polícia Civil, não se dirige e sim é dirigida. Em seus principais cargos os governos não escolhem gestores policiais propriamente e sim pessoas para agirem como capatazes dos políticos, em especial, do Secretário de Segurança de sua confiaça, já que, ou ou não se lhes concede autonomia e liberdade de gestão nos termos em que precisaria para lidar com a atividade que exerce em favor da cidadania, ou se concede com o salvo conduto da total omissão de vigilancia, de fiscalização e de responsabilização, que é o que mais estimula corriqueiras práticas nefastas ao verdadeiro interesse público.
Além disso, sistematicamente os governos a sufocam, a controlam e a impedem do seu efetivo papel. E o faz impedindo que os policiais de verdadeiramente de bem, de valor, realmente probos e afinados com os superiores principios que devem predominar no serviço público se sobressaiam e se tornem em pouco tempo, ou marinalizados dentro da própria instituição, ou cooptados, se tornando em mais um com o uso das práticas nefastas de favorecimento aos governantes e às pessoas de maior poder.
CurtirCurtir
Se policiais são membros de poder, conforme a nossa constituição federal,sendo certo que membro de poder percebe seus vencimentos através de Subsídio, como deputados,governadores e até policiais federal, devemos perceber nossos vencimentos da mesma forma, pois tais valores não incorre em crime de responsabi- lidade fiscal como alegam nossos goverantes,dessa forma aumentos para policiais ocorreriam independente dos demais funcionários púbico por exemplo.
CurtirCurtir
Tá tudo bem…tá tudo ótimo…o povo não escolheu PSDB mais quatro anos no poder? Sinal que aprovam a política de governo…estão contentes…então não tem do que reclamar.
CurtirCurtir
NÃO AGUENTO MAIS LER TANTAS RECLAMAÇÕES E NADA DE ATITUDES. ESTAMOS IGUAL AO POVINHO QUE ESCOLHEU ESSES POLÍTICOS. POLICIA DE M…, TIRIRICA P TODOS NÓS,
É O QUE MERECEMOS, BANDO DE IDIOTAS. SOMOS CONCURSADOS, POLICIAS COM CARTEIRAS E ARMAS QUE NÃO PRESTAM P NADA. SOMOS O LIXO DO LIXO, PISOTEADOS POR TUDO E TODOS. MORTE A MINGUA P TODOS, É O QUE MERECEMOS. BANDO DE BESTAS.
“ATITUDE SEUS TONTOS”.
CurtirCurtir
SR. CONDE GUERRA. NÃO SEI COMO NÃO TER VERGONHA DE SER DELEGADO QUANDO UM SUPERIOR QUE ESTÁ SENDO ESCRACHADO PELO GOVERNO, SEUS SUBORDINADOS NÃO RESOLVEM OS CRIMES E A POPULAÇÃO RECLAMA DE TUDO AINDA DECLARA QUE TA TUDO BEM. INACREDITÁVEL.
CurtirCurtir
Alguém aqui tem acesso à comunidade da Polícia Civil-Spno Orkut?
Se tiverem por favor entrem e verifiquem se é realidade que nós o restopol receberemos cerca de 7%, e que os delegados receberam muito mais que o triplo disso.
Se alguém puder confirmar essa “notícia”, teremos novamente que amargar no mercado escravo.
Querem saber,estou farta de tudo isso.
Aguardo alguém que possa nos informar se procede ou não……
CurtirCurtir
“Os dados numéricos são uma informação estratégica, não posso revelá-los”, disse o coronel Marco Antônio Borges
informação estratégica é o caralho. Isso é de interesse público. Estuda ai coronel. Que “confidencidalidade” haveria em uma informacao de interesse de todos, ou seja, a real necessidade de policiamento x população.
CurtirCurtir
A população merece, vá reclamar com o alckimin, 7% de aumento Suely? é sacanagem né? putz to ficando doido e ainda deve ser 7% sobre o padrão pra ferrar tudo
CurtirCurtir
O psdb RECEBEU 56% DOS VOTOS VALIDOS PARA GOVERNADOR, AJUDOU A ELEGER O SENADOR E VARIOS DEPUTADOS ESTADUAIS E FEDERAIS E DEPOIS RECLAMAR DA POLITICA DE (IN)SEGURANÇA PÚBLICA DOS DEMOTUCANOS E PÕE A CULPA NO ZÉ RUELA QUE NÃO O ATENDE SATISFATORIAMENTE, OU PELO MENOS DO JEITO QUE ELE QUERIA. VAI LÁ E PERGUNTA, NA RUA, SE ALGUEM VOTOU NO INSOSO. VÃO DIZER QUE NÃO E NÃO CONHECEM NINGUEM QUE VOTOU E COISA E TAL. ENTÃO OS DEMOTUCANOS FRAUDARAM A ELEIÇÃO, POIS NA MINHA CIDADE É A MESMA COISA. EU QUERO QUE ELES SE DANEM, JUNTAMENTE COM ESSES ESSES OFICIAIS AUXILIARES DAS FORÇAS ARMADAS PUXA-SACOS, QUE DIZEM QUE TUDO É ‘TECNICO”, “ESTRATÉGICO”, “CONFIDENCIAL”, E QUE A POLICIA TÁ NA RUA(SÓ SE FOR DA AMARGURA), E QUE O NUMERO DE POLICIAIS E VTRs É SUFICIENTE. SÓ SE FRO PRA LEVA-LOS E BUSCA-LOS EM CASA. BALA NELES!!!!!!!!!
CurtirCurtir
realmente nao e preocupnante a reducao de 5 % do efetivo, o que e preocupante e o governo !
CurtirCurtir
LULA GOVERNADOR SP 2014
LULA GOVERNADOR SP 2014
LULA GOVERNADOR SP 2014
LULA GOVERNADOR SP 2014
LULA GOVERNADOR SP 2014
LULA GOVERNADOR SP 2014
LULA GOVERNADOR SP 2014
LULA GOVERNADOR SP 2014
LULA GOVERNADOR SP 2014
LULA GOVERNADOR SP 2014
CurtirCurtir