Em cerimônia no Emissário Submarino, em Santos, foi lançada nesta quinta-feira, 23 de dezembro, a Operação Verão 2010-2011, de reforço policial nas 15 cidades da Baixada Santista e litoral norte de São Paulo.
Pela Polícia Civil serão 3.073 policiais trabalhando em esquema especial até o dia 14 de fevereiro de 2011, para melhorar o atendimento à população nas delegacias da região, que recebe nessa época cerca de 2 milhões de turistas, assim como prevenir e combater a criminalidade. E utilizarão 689 viaturas, número reforçado para evitar demora de chegada nos locais de crime.
“A Polícia Civil dará prioridade no atendimento à população nos plantões, com ênfase aos finais de semana, quando teremos mais de 100 policiais divididos nos plantões. Fora esse serviço, nós teremos aqui os nossos grupos operacionais especializados, para desenvolver o trabalho de policiamento preventivo. Teremos policiais do GOE (Grupo de Operações Especiais, do Decap), do Deic (Departamento de Investigações sobre o Crime Organizado) e do Denarc (Departamento de Investigações sobre Narcóticos)”, afirmou o delegado geral, Domingos Paulo Neto.

A novidade esse ano na Polícia Civil é o trabalho voluntário: “Aqueles que trabalharão nos plantões estarão aqui de maneira voluntária. São os policiais recém-formados, que saíram da Academia de Polícia, mas que residem na Baixada Santista. São mais de 100, entre delegados, investigadores e escrivães, e que terão a oportunidade de trabalhar na Operação Verão e perto de seus familiares”, contou o delegado geral.
Para o secretário adjunto da Segurança Pública, Arnaldo Hossepian Júnior, a Operação Verão terá sucesso primeiramente pelo trabalho prévio de inteligência das Polícias Civil e Militar. “Foi feito esse trabalho, no sentido de distribuir um grande contingente de policiais, mais de 4 mil homens, procurando cobrir toda esta região, canalizando esforços para aquelas áreas que são de nosso conhecimento que exigem uma atuação mais firme das nossas polícias”, disse.
“A Polícia Militar cuidando da prevenção, aumenta o número de flagrantes e aumenta o trabalho da polícia judiciária. Então nós temos que estar com os plantões encorpados para que as pessoas não fiquem muito tempo nas delegacias, e com policiais que querem participar da operação”, completou Domingos Paulo Neto.
A Operação Verão 2010-2011 terá apoio ainda da Secretaria de Transportes, do Departamento de Estradas e Rodagem (DER), da Dersa (Desenvolvimento Rodoviário S.A), Polícia Militar Rodoviária e Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (CEDEC).
Estiveram presentes ao evento o secretário do Meio Ambiente, Pedro Ubiratan de Azevedo, representando o governador Alberto Goldman, o diretor do Deinter 6, Waldomiro Bueno Filho, o deputado estadual Paulo Alexandre Barbosa e os prefeitos João Paulo Tavares Papa, de Santos, Antonio Luiz Colucci, de Ilhabela, e Maria Antonieta de Brito, do Guarujá.
Por Kerma Sousa Matos