| Editorial – GLOBO
É ponto pacífico que a ocupação do Complexo do Alemão fechou com êxito uma operação de ataque ao bunker do tráfico de drogas no Rio. Nesse episódio, ficou comprovado que não se pode prescindir da participação de tropas e do emprego de equipamentos das Forças Armadas, em apoio a investidas policiais. O sucesso da ação que culminou com a retomada, pelo Estado, de uma área subjugada pelos traficantes fez brotar uma unânime corrente de apoio da opinião pública aos movimentos das forças de segurança, mas, por outro lado, não foi suficiente para evitar críticas ou reparos à estratégia que a invasão desse conjunto de favelas acabou por precipitar.
A primeira delas parte do duvidoso princípio de que tropas federais, ainda que sua participação em ações pontuais seja bem-vinda, não devem se imiscuir no dia a dia de uma ocupação, como a que está em curso no Alemão. O raciocínio é que há o risco de contaminação dos soldados pelo supostamente inquebrantável poder de cooptação do crime organizado. A argumentação é tíbia, vista sob qualquer ângulo: do ponto de vista de pessoal, as Forças Armadas dispõem de rígido manual disciplinar, suficiente para punir desvios de comportamento – que, de resto, devem ser vistos como exceção, não como regra; pelo viés estratégico, não há exemplo no mundo de país que tenha partido a espinha do crime organizado sem contar com algum tipo de apoio de um aparato coercitivo que atue em nível nacional. Óbvio: já se viu que enfrentar quadrilhas encasteladas no alto dos morros, sem lhes cortar o suprimento de armas e drogas (pela ação em fronteiras, rodovias e malhas aéreas), é o mesmo que enxugar gelo.
A outra ponta das críticas à bem-sucedida estratégia do governo do estado prende-se a determinados setores com voz em reverberantes áreas da sociedade, para quem ações pontuais não atacam os problemas de fundo da segurança. Neste caso, há quem considere, por exemplo, que sem uma limpeza radical nas polícias, de modo a lhes varrer a banda podre, operações como a do Alemão são apenas respostas tópicas à violência.
É fora de questão que as corporações precisam fazer uma faxina funcional. A promiscuidade entre maus policiais e criminosos estimula a desenvoltura dos bandidos, e principalmente alimenta a outra face do crime organizado – as milícias, que são de fato potencialmente mais perigosas que o tráfico e igualmente precisam ser desarticuladas. Mas é pueril acreditar que outros movimentos na área de segurança, igualmente emergenciais, precisam ficar a reboque da revolução ética que as polícias Civil e Militar precisam operar.
Nenhuma dessas providências é excludente. Todas são inadiáveis, mas a aplicabilidade de cada uma delas deve ser avaliada à luz das necessidades que se impõem numa guerra em que o crime organizado não dá tréguas. Só por lembrança, as forças de segurança do Rio foram obrigadas a precipitar estratégias em razão do terrorismo de traficantes, o que desembocou no Alemão. O fundamental é ter um plano de ação definido, firme e implacável contra o banditismo, e isso implica elaborar uma política de segurança que integre todas as instâncias de poder, sem esquecer a imperiosa necessidade de o Estado cumprir de fato, nas áreas que venham a ser resgatadas do jugo do crime organizado, seu papel de fomentador da cidadania |
Respondendo a pergunta:”Não vejo a menor possibilidade de haver mudanças em qualquer setor,se a “limpeza” ética não partir dos administradores(governantes,etc..).Mas infelizmente neste país a máxima ainda é a lei do Gerson,o povo em suas diversas camadas sociais é corrupto e corruptível,escolher o caminho mais fácil e mais curto faz parte da formação,desmerecer o outro,levar vantagem,sonegar impostos,desviar dinheiro e ou verbas, favorecer os amigos,etc…
Neste país nada dará certo,mas como sugestão:seis dias de pólvora e um de fogo.
CurtirCurtir
O idiota que redigiu este texto fala em limpeza da banda podre da policia,mas em nenhum momento fala sobre a valorização do policial,através de salários e condições dignas de trabalho como umm dos meios para diminuir a corrupção.
CurtirCurtir
À Polícia Militar cabe, secamente, a manutenção da ordem pública mediante a realização do policiamento preventivo otensivo.
Em outras palavras: A PM deve patrulhar as ruas, fardada, “mostrando-se” bem, a fim de tentar dissuadir, já de antemão, qualquer empreitada criminosa. E, em havendo alguma investida, deve prender em flagrante delito o infrator, conduzindo-o à presença da Autoridade. E, só. É, pois, uma polícia de quarteirão.
À Polícia Civil, responsável pelos atos de polícia judiciária, cabe a apuração das infrações penais, de modo que a formalização de tais atos em documentos próprios, irão lastrear, quando não balizar completamente, todo o processo penal futuro.
A Polícia Civil, portanto, a par de também dever garantir a ordem pública (mormente na atividade de policiamento preventivo especializado), é a Institiuição que auxilia diretamente a Justiça Criminal a “dizer o Direito” no bojo do processo a ser aberto.
O fruto do trabalho da Polícia Civil irá contribuir e influir decisivamente na distribuição da Justiça por parte do Poder Judiciário.
As semelhanças, destarte, entre Polícia Civil e Polícia Militar estão, exclusivamente, no vocábulo “Polícia”.
No mais, portanto, as atribuições, as responsabilidades e as ações esperadas são bastantes diversas.
Um dos nossos grandes problemas, creio eu, seja a luta, ainda que “filosófica”, pela panaceia da “unificação” com a PM, acreditando no “mito” da Polícia única.
Não temos que nos aferrar a nenhum tipo de vinculação à PM. Em termos eminentemente funcionais, nada nos une. Tudo nos separa. Os misteres são diferentes. Por vezes, completamente distintos.
Devemos lutar, sim, pela eleição do Delegado Geral em lista tríplice e por sua inamovibilidade após a posse. E, frise-se, sem qualquer subordinação ao Secretário de Segurança, aliás, como manda o artigo 144, parágrafo 4º, da Constituição Federal (“…as polícias civis, DIRIGIDAS por delegados de Polícia de carreira…).
Delegado Geral inamovível;
Corregedoria independente;
Respeito ao princípio do “Delegado Natural”;
Extinção da aberração da “avocação” de Inquéritos;
Fim de subordinação da Polícia CIvil a qualquer Secretaria de Estado.
Eis o que, em minha opinião, pode tornar a investigação policial realmente isenta e com probabilidade real de maior acento ético.
CurtirCurtir
Caro Delta, nossa discussão acerca dos problemas da polícia civil não são tão profundos assim, como uma possível unificação. Te dou um exemplo. Dia desses, onde trabalho, o expediente encerra as 18:00 horas. Num outro ponto da cidade inicia o plantão. As 17:50 exatamente, um gordo falastrão encontra o delegado na porta do DP e lhe narra um fato atípico, mas totalmente atípico. Ele se volta ao escrivão, já as 17:55 e fala: “faz uma preservação aí que eu assino amanhã” e foi embora, largando o escriba e aquele gordo nojento, se vangloriando de registrar uma bosta de RDO que não vale para nada. Entendeu? quem deixou a polícia civil nessa situação, a merce de qualquer um foram exatamente os delegados. Eles abandoram o timão que tinham por obrigação segurar. Nós, proletariados, massa de manobra, não sentimos mais desejo algum que isso aqui volta a andar e ter respeito. Sinceramente. cumpro meu horário e não faço uma única vírgula a mais do que é exigido. O gênio do Seccinoal em sua poucas aparições, pois as aulas lhe tomam muito tempo, limita-se a dizer “quem não está contente que saia” ou coisa do tipo. Ele, traduzindo, está dizendo que sabe da merd… que estamos e não está preocupado. Discussões jurídicas, filosóficas jamis corrigirão nosso problema, enquanto os delegados não começarem a aceitar o cargo e suas obrigações. Estou cansado de ver o advogado pedir ao delegado se pode ditar a oitiva do cliente diretamente ao escrivão e o fdp diz que pode perfeitamente. O Seccional se fica sabendo, dá um “pito” e pronto. E aí? O governo abre 2000 vagas para soldado e 100 para operacionais. Dificulta a ascenção na carreira e cria uma massa de preguiçosos com carteira vermelha fingindo-se de doentes para não trabalharem. Vemos uma gama de relatório de desinvestigação que vão diretamente ao delegado que sequer lê aquele lixo que ninguém entende nada e não manda voltar. Eu acho que ganhamos muito bem pelo nada que somos.
CurtirCurtir
se os politicos, advogados etc…que ganham bem são envolvidos com corrupção imaginem um policial que ganha 2mil em SP e no Rio 1500…vão enganar o povo até qdo???
CurtirCurtir
com este salário, e três filhos , fica difícil……
CurtirCurtir
Sempre que se fala em “melhorar” a polícia vem algum “especialista em segurança pública” (antropólogo, sociólogo ou algum outro frequentador do Shopping Frei Caneca) nos dizer que precisamos de corregedoria forte, que temos que moralizar a polícia. Isso vem sendo feito a muito tempo; veja a implantação da via rápida, veja a quantidade de policiais que foram presos e demitidos, observe-se que todos entraram na polícia com ficha limpa, foram investigados socialmente quando foram admitidos e acabaram corrompidos pela própria instituição; baixos salários, desvalorização profissional, falta de perspectiva de carreira e sucessivos governadores do mesmo partido que nunca se preocuparam com isso.
Acho que até a Tailândia sabe que ganhamos mal, não vejo uma campanha da imprensa por melhores salários para nossa classe. Por outro lado o quarto poder saca não se sabe de onde “especialistas em seguraça pública”, tais senhores nunca passaram sequer do Tatuapé em direção à ZL ou do Ibirapuera em direção à ZS.
Respondendo à questão da ética na polícia com políticos e governadores extremamente corruptos, sabemos como funciona o loteamento da instituição, deputados fazendo pedidos, delegados fazem campanha para seu governador preferido e quem esta na pior na pior fica, porque, se antigamente as mães sonhavam com genros que fossem bancários, hoje sonham com políticos, pois sabem que assim a filha vai ter futuro assegurado.
CurtirCurtir
Gente é só usa um pouco de raciocinio lógico! O sujeito ganha 2.500 raeis por mês, 32.500 por ano. O PF ganha 7.300,00 por mês 94000 por ano.
Se alguém oferecer 100.000 de propina para se abafar o caso isso representa mais de três anos de salário suado de um PC. Isso para um PF representa uma no de salário. Este não irá se arriscar a percer um cargo com um ótimo salário que lhe proporciona um bom padrão de vida. Já para o policial civil que mal consegue pagara sa contas não tem outra alternativa se quiser ter algum patrimônio que não seja se vender e vender a sociedade…
Não é fácil…na prática é muito barra pesada viver só desse salário… Sou totalmente contra corrupção mas reconhece que ase ela esta em larga esclaa em nossa instuição é porque nossa política salarial contribui demais para isso…E toda a sociedade no funfo gosta de saber que se for pego um dia fazendo algo errado poderá se livrar da encrenca pagando bem…
CurtirCurtir
Para DELTA UNO – “ORIGINAL”
“À Polícia Civil, responsável pelos atos de polícia judiciária, cabe a apuração das infrações penais, de modo que a formalização de tais atos em documentos próprios, irão lastrear, quando não balizar completamente, todo o processo penal futuro”.
Muito bonito. Concordo em genero, número e grau.
Agora, quando vão começar a fazer isso?
Precisa de uma cerimônia inaugural?
Pode começar, a gente quer ver.
O povo anseia que a PC comece a realmente cumprir com as suas obrigações, a de polícia judiciária investigativa.
Reclamam muito da polícia preventia falando que não previne muitos dos delitos, mas e a investigativa? Qual a porcetagem de elucidação dos homicídios registrados? Quando alguém tem sua casa furtada pelo fato de falhas da polícia preventiva, qual a resposta que a polícia investigativa da ao cidadão? Vai ao local, o qual ficou por horas sendo preservado, tiram duas fotos e, após, o que acontece? Até hoje não sabemos.
O pobre coitado que tem seu carro furtado, tem que trabalhar muito para pagar o restante das prestações e conseguir comprar outro, pois ninguém nunca mais acha o veículo.
O povo questiona muito sobre qual a solução dos registros de crimes que em vão, perdem seu tempo em registrar.
Uma política de segurança pública deve se pautar pela certeza de punição, e o que vemos? Certeza de impunidade, se os crimes fossem investigados até o final e o delinquente fosse preso, com certeza a resposta ao cidadão estaria bem dada.
CurtirCurtir
que tristeza ,,, o barco cainha para as pedras dia após dia ,,, estamos numa nau sem comando … as pedras se aproximando … ou a união , ou a morte de uma instituição …
CurtirCurtir
por que a rede globo nao faz uma pesquisa =, ibope para vericar onde a tao propalada corrupcao polcial e’ mais abrangente eles vao ver com certeza que nos Estados onde a instituicao policial ganha um salario condizente com suas responsabilidades os casos de corrupcao sao bem menores vide o caso da policia federal hoje muito dificilmente ocorre um caso de corrupcao pois desde que o governo reconheceu das dificuldades que existiam e reestuturou os vencimentos deles acabou o problema , tem mais, quem conhece policia sabe que infelizmente tendo como parametro sao paulo esta ocorrendo um novo tipo de corrupcao esta surgindo / a corrupcao por estado de necessidade/pois esta impossivel voce viver com o salario pago ,dinheiro em caixa existe o que falta e’ vontade politica para resolver; e nao vem os hipocritas dizendo # mas quando voce prestou concurso sabia o quanto ia ganhar# mas esqueceram de dizer que nem para repor a inflacao o governo altera os salarios
mas tudo tem um limite e particularmente smj acredito que os fatos que ocorreram em 2008(greve)se nao houver uma conscientizacao dos governantes esta vez o
risco den uma paralizacao duradoura e’ inevitavel
CurtirCurtir
NA BANDA PODRE SÓ É PRESO BAGRE, AS CORREGEDORIAS MANDAM PRA RUA OS BAGRES OS TUBARÕES JAMAIS. OS POLÍTICOS ENTÃO NEM SE FALAM SÃO IMUNES A TUDO MESMO QUE DENUNCIADOS POR CORRUPÇÃO, MENSALÃO, ETC. O POVO OS IDOLATRA BASTA VER O CASO DO PREFEITO DE JANDIRA QUE MORREU ASSASSINADO, E BASTA VER O CASO DO POVO PAULISTA QUE PREFERIU ELEGER O PSDB MAIS UMA VEZ NO PODER, ENTÃO CONCLUÍ-SE QUE A POPULAÇÃO PAULISTA GOSTA DE PAGAR IMPOSTO, GOSTA DE PAGAR PEDÁGIO, GOSTA DE SER ASSALTADA E ROUBADA, GOSTA DA SEGURANÇA PÚBLICA QUE TEM. NINGUÉM GOSTA DE POLÍCIA E OS POLICIAIS ESTÃO ENTREGUES À PRÓPRIA SORTE.
CurtirCurtir
HORÁRIO DE ALMOÇO,
SUPONHO QUE SEJA POLICIAL CERVIL E QUE GANHE UM SALÁRIO DE MERDA QUE NÃO SEJA SUFICIENTE PARA PAGAR ESCOLA PARTICULAR A SEUS(S)FILHOS, SE TIVER, E QUE TALVEZ LHE SOBRE O SUFICIENTE PARA UMA PIZZA SEM VERGONHA COMO ALEGRIA DO MÊS. PELO SEU RACIOCÍNIO PODEMOS CONCLUIR QUE É PROVÁVEL CORRUPTO. SIGNIFICA TAMBÉM QUE QUALQUER ASSALARIADO TEM DESCULPA PARA OBTER RENDA POR MEIOS ILÍCITOS. ENTRETANTO, NÃO É ISSO QUE VEMOS NO POVO, MAS É O QUE CONSTATAMOS NO FUNCIONALISMO, OU SEJA, GANHAR POUCO É MOTIVO PARA CORRUPÇÃO. SERÁ VERDADE ISSO? NÃO CREIO. OS RICOS SÃO LADRÕES POR EXCELÊNCIA E NÃO VIVEM DE SALÁRIO, MAS DA ARTE DE SURRUPIAR, EM SUAS INÚMERAS MODALIDADES.SALVO MELHOR ARGUMENTO, NENHUM GOVERNO, DIGA-SE LADRÃO,FICARÁ SENSÍVEL A UM ARGUMENTO DESSE.PARA UM GOVERNO COMO O QUE TEM EM SÃO PAULO, O IDEAL É UM POLICIAL CORRUPTO, PORQUE NÃO SE PREOCUPA COM SALÁRIO E NÃO FARÁ GREVE, ALIÁS, JAMAIS FARÁ GREVE POR SALÃRIO. E POR TEREM A MAIORIA NESSE TIME,É QUE O GOVERNO ESTADUAL MÃO VOS DÁ ATENÇÃO. SOÃO OS TÍPICOS FUNCIONÁRIOS QUE TODO GOVERNO QUER.
FOSSEM A MAIORIA HONESTOS, QUE VIVEM DE SALÁRIO O GOVERNO JÁ TERIA OS ATENDIDO. qUEREM GANHAR BEM? ATINJAM OS MAIORES CONTRABANDISTAS DO ESTADO, QUE FINANCIAM CAMPANHAS POLÍTICAS E SEUS SALÁRIOS MLHORARÃO. BANDO DE BURROS. VOCÊ SÃO EMPREGADOS DO CRIME ORGANIZADO. SEREM CHAMADOS DE POLÍCIA É UMA AFRONTA AO PASSADO DESSA INSTITUÇÃO, EM NÍVEL INTERNACIONAL. NÃO SE ESQUEÇA, POLICIAL CORRUPTO É APENAS UM BANDIDO MEIO ESPERTO. PARA ENCERRAR,JAMAIS TERÃO SALÁRIO DIGNO.
CurtirCurtir
só não termina o PCC porque não há interesse do Governo de SP
CurtirCurtir
Ao DELTA UNO – “ORIGINAL”
Quanta besteira….
CurtirCurtir
“Portuga” vc é oque ? Vc sabe ler? Vc precisa de uma mulher(parece meio perturbado) pois seu texto se vc mesmo ler perceberá uma série de contradições.
Não sou corrupto. Gosto de trabalhar na polícia civil.
Queria muito não só um salário digno mas que minha instituição não tivesse tanta politicagem e corrupção e vagabundo cheio de privilégios…
Vivo de meu salário e de bico e jamais peguei se quer um dvd apreendido…
Cada um acreditar no que quiser mas o fato é um só ser policial o expõe constantemente ao dinheiro fácil…Policial numa sociedade corrupta e violentissima como a nossa do Estado de São Paulo é um crime ganhar tão mal…
Portuga conheça mais como as coisas funcionam(cresça e apareça) antes de sair passando lição de moral rm mim ou na instituição a que sirvo…
Quanto a Greve não há o que fazer pois a desunião os intereses escusos e falta de organização impendem-na de ocorrer!
CurtirCurtir
Acredite ou não moleque maluco(deve ter acabado de entrar na MIKE) a maiorira das pessoas que compõem a civil são pessoas de bem.
Claro que para tudo a limites mas tenha filhos e os ame e perceberá porque há tanta corrupção no meio policial(civil e militar).
cresça rapaz cresça…
Ser sociável é obrigação de todo mundo…
Corrupto não.
CurtirCurtir
Meu partido
É um coração partido
E as ilusões
Estão todas perdidas
Os meus sonhos
Foram todos vendidos
Tão barato
Que eu nem acredito
Que aquele garoto
Que ia mudar o mundo
Mudar o mundo
Frequenta agora
As festas do “Grand Monde”…
Meus heróis
Morreram de overdose
Meus inimigos
Estão no poder”ALKIMIN, PSDB”
Ideologia!
Eu quero uma pra viver
CurtirCurtir
Meus inimigos
Estão no poder”ALKIMIN, PSDB”
CurtirCurtir
QUANTA MERD….!
CurtirCurtir
27,5:
Isso já começou. Acredite se quiser. Saia do seu quartel e veja o mundo real.
Os documentos produzidos pela Polícia Judiciária é que acabam, não raro, balizando TODO o processo penal. Isso é fato.
O Ministério Público, por vezes tão garboso quanto um milico em dia de desfile, no mais das vezes, limita-se a apenas repetir, no processo, as provas que a Polícia Judiciária coligiu aos autos do Inquérito.
Tal fato demonstra que aquilo que é produzido pela Polícia Judiciária, em termos documentais, é sobremaneira útil, vital à justiça criminal.
Ademais, como disse em outro tópico, as cadeias estão superlotadas. E, para cada preso, há SEMPRE todo um trabalho de Polícia Judiciária instaurado.
Mas, concordo com sua insinuação de que a “parte investigativa” poderia ser melhorada.
Se muitoso crimes graves, plenamente evitáveis, fossem realmente evitados/prevenidos pela PM (=polícia de quarteirão), certamente a “parte investigativa” ganharia em celeridade. Ganharia, mais ainda, a sociedade.
CurtirCurtir
Como policial civil e sabendo como funciona a PC, acredito que nem com o salário da Polícia Federal, a corrupção irá acabar. Antes de se pensar em salário, deve-se pensar na forma de ingresso às carreiras. Pois enquanto existir essa aberração de prova oral, continuaremos a ter pessoas entrando pela porta de trás e já encaminhadas por outros que não valem nada. Ou seja, já entram pensando nos benefícios que uma arma e um distintivo podem trazer e não na função que irão representar na sociedade. Depois que acabar com prova oral, dar um aumento digno, bem comoo dondições de carreira, acho que levará uns dez anos para comerçarmos a sentir melhoras, já que os podres se aposentarão e os novos que entrarão, terão uma visão e intenção melhores.
CurtirCurtir
Ah! para àqueles que tentam justificar a corrupção para, sei lá, dormir em paz a noite. Sou casado, tenho dois filhos pequenos e moro no interior (em uma das cidades mais violentas do Estado, com muito serviço)onde meu salário não chega aos R$ 2.100,00 e o custo de vida não é menor que os da Capital e ou cidades grandes. Mesmo assim, nunca aceitei um centavo que não fosse de maneira lícita. Vivo, sobrevivo, com o meu salário e por mais que eu queira uma vida melhor, não será com esse dinheiro “extra” que irei conseguir.
Por incrível que pareça, a coisa anda tão feia na PC que aqui ainda sou chamado de “zica” pelo simples fato de não me vender. Uma baita inversão de valores.
Sei que receberei mais críticas do que elogios, mas isso vai demonstrar exatamente o que descrevi. Não sou flaso moralista, apenas ainda tenho a visão do que realmente é ser policial e qual sua função na sociedade.
CurtirCurtir
É facil mudar a polícia se houver vontade política.Difícil é (ou melhor impossível), mudar a sociedade,cumplice da corrupção,e contraditória nos seus desníveis sociais.
CurtirCurtir
será criada a secretária para assuntos do PCC
CurtirCurtir