NATAL DO PCC – os irmãos sairão com missões a cumprir: atacar prédios públicos e matar policiais 35

10/12/2010 – Ameaça do PCC põe Polícia Civil em alerta

O Estado em ‘alerta’. Forças de segurança pública estão em estado de atenção  depois de  captarem a informação de que o PCC (Primeiro Comando da Capital), principal organização criminosa paulista, planeja uma série de atentados durante o  Natal. As informações são do jornal BOM DIA.

A onda de ataques, supostamente ordenada pela cúpula da facção, mantida em presídios de segurança máxima, seria executada por presos beneficiados pela saída temporária. Cerca de 20 mil presos devem ganhar as ruas. Em 2009, só no Vale, 1.500 presos foram beneficiados pela saidinha de Natal.

Os ‘irmãos’, como são chamados os membros do PCC, sairiam das unidades prisionais já com ‘missões’ a cumprir, como atacar prédios públicos e matar policiais, como aconteceu em maio de 2006. Sempre agindo em nome do ‘Partido’.

Os setores de inteligência da Polícia Civil estão com a atenção redobrada, apesar de definirem a ameaça como ‘boato proposital’: a ordem é monitorar os líderes da facção e checar toda e qualquer denúncia.

COMBATE

Na tarde de ontem, a ameaça de atentados foi discutida na reunião da inteligência da Polícia Civil do Estado, na capital. No Vale, as sete unidades de inteligência (entre elas as delegacias seccionais de São  José e Taubaté) da corporação estão com atenção redobrada.

“Todas as unidades de inteligência estão atentas, todas as denúncias estão sendo checadas, intensificamos os contatos com os outros órgãos de inteligência e o acompanhamento do crime”, disse o delegado Edilzo Correia Lima,  número dois da Polícia Civil na região.

Polícia recebe ‘dossiê’ dos presos beneficiados

Os departamentos regionais e delegacias seccionais do Estado vão receber da SAP (Secretaria da Administração Penitenciária) uma detalhada relação de todos os presos que serão beneficiados pela ‘saidinha’ de Natal.

A saída temporária de Natal em 2009 teve início entre os dias 22 e 23 de dezembro.
Na relação, constam, por exemplo, nome, endereço, foto e outros dados dos criminosos, o que facilitaria o monitoramento deles nas ruas.
Aliada à ameça de onda de ataques, outra informação debatida ontem na reunião da inteligência da Polícia Civil foi a possibilidade de que, com a guerra ao tráfico no Rio de Janeiro, criminosos cariocas do CV (Comando Vermelho) estariam se abrigando em municípios paulistas, incluindo cidades do Vale Histórico.

O CV e o PCC são consideradas facções co-irmãs. Segundo a polícia, a ameaça de ataques foi captada nas ruas e teria sido lançada propositalmente pelo crime.

A ONU (Organização das Nações Unidas) adotou em 10 de dezembro de 1948 a Declaração Universal dos Direitos do Homem 6

fonte:  OPERA MUNDI

10/12/2010 – 08:26 | Max Altman | São Paulo

Hoje na História: 1948 – ONU adota a Declaração Universal dos Direitos Humanos

 

A ONU (Organização das Nações Unidas) adotou em 10 de dezembro de 1948 a Declaração Universal dos Direitos do Homem. Inspirado pela Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão da Revolução Francesa em 1789, o texto foi essencialmente redigido por John Peters Humphrey e René Cassin. Ele enuncia os direitos fundamentais de todos os indivíduos, notadamente aquele da igualdade ao nascerem. A Declaração Universal foi adotada com 48 votos a favor, nenhum contra e 8 abstenções.

Wikicommons

Eleanor Roosevelt com a versão espanhola da Declaração Universal dos Direitos Humanos (1949)

A idéia original da Declaração dos Direitos Humanos é antiga e data de mais de 300 anos, na Inglaterra, quando foram editados direitos de seus cidadãos. Mais tarde, nos Estados Unidos, em 1776, sob influência do Iluminismo, também se produziu uma versão. Mas foram os 17 artigos da Declaration des Droits de L’Homme et du Citoyen que mais influíram a redação do documento aprovado na ONU.

A Declaração não tem força legal, porém, serve de base para dois tipos de tratamento dos direitos humanos da ONU, esses obrigatórios: o Tratado Internacional dos Direitos Civis e Políticos e o Tratado Internacional dos Direitos Econômicos, Sociais e Culturais. É bastante citada e utilizada em meios acadêmicos e jurídicos. . Especialistas em direito internacional discutem com frequência quais de seus artigos representam o direito consuetudinário internacional. O documento determina que todos têm direito à vida, à liberdade, à educação, à saúde, à habitação, à propriedade, à participação política, ao lazer.

Criação

Abalados pela barbárie da Segunda Guerra Mundial e desejosos de construir um mundo sob novos alicerces ideológicos, os dirigentes das nações que emergiram como potências, lideradas pela União Soviética e EUA estabeleceram na Conferência de Yalta, em 1945, as bases de uma futura paz, definindo áreas de influência das potências e acertado a criação de uma organização multilateral que promovesse negociações sobre conflitos internacionais, objetivando evitar guerras, promover a paz e a democracia e fortalecer os direitos humanos.

Durante a guerra,l os aliados adotaram as Quatro Liberdades: liberdade de livre expressão, de religião, liberdade por necessidades e de viver livre do medo. A Carta das Nações Unidas “reafirmou a fé nos direitos humanos, na dignidade, e nos valores humanos das pessoas” e convocou a todos seus estados-membros a promover “respeito universal, e observância do direitos humanos e liberdades fundamentais para todos sem distinção de raça, sexo, língua, ou religião”

Quando as atrocidades cometidas pela Alemanha nazista tornaram-se públicas, o consenso entre a comunidade mundial era que a Carta das Nações Unidas não tinha definido suficientemente os direitos a que se referia. Uma declaração universal que especificasse os direitos individuais era necessária para dar efeito aos direitos humanos. 

http://operamundi.uol.com.br/noticias/HOJE+NA+HISTORIA

SUPER INTERESSANTE: 13 fatos sobre o Brasil revelados pelo WikiLeaks 11

13 fatos sobre o Brasil revelados pelo WikiLeaks

Ana Carolina Prado 10 de dezembro de 2010

Desde 2006, ano em que foi criado, o site WikiLeaks já publicou mais de 1 milhão de documentos confidenciais enviados por fontes anônimas. Mas foi em 2010 que ganhou fama mundial, com o vazamento de um vídeo mostrando um ataque norte-americano contra funcionários da Reuters e outros civis em Bagdá. Neste ano, o site ainda revelou dezenas de milhares de arquivos da inteligência norte-americana sobre as ações no Afeganistão e Iraque. E agora, com a divulgação de cerca de 250 mil telegramas diplomáticos secretos do Departamento de Estado dos EUA, a coisa pegou fogo mesmo.

O fundador do WkiLeaks, o australiano Julian Assange, está preso desde o dia 7 de dezembro por acusações de agressão sexual. Seus defensores dizem que o verdadeiro motivo está relacionado ao site e até o presidente Lula manifestou apoio a ele. Dentre os documentos revelados, muitos tratam da relação entre os EUA e o Brasil. Listamos 13 informações vazadas que revelam um pouco da visão que os americanos têm de nós.

(*Dá para acompanhar os documentos relacionados ao Brasil aqui: http://213.251.145.96/tag/BR_0.html)

1- Jeitinho brasileiro pode atrapalhar realização das Olimpíadas no Rio


#ÉONOSSOJEITINHO

Em um relatório com o título “Olimpíadas do Rio – O Futuro é Hoje“, a Ministra Conselheira da Embaixada americana Lisa Kubiske reclama das muitas promessas e pouco planejamento e ação do governo brasileiro. “Articular os objetivos mais amplos e deixar os detalhes para o último minuto pode ser o jeito tipicamente brasileiro, mas pode gerar problemas”, diz ela. “Os atrasos que esperamos do governo brasileiro em planejar e executar os trabalhos de preparação para uma Copa do Mundo e Olimpíadas bem-sucedidas com certeza vão gerar um ônus maior para o governo americano poder garantir que os padrões necessários serão alcançados”. Os EUA estão coordenando a ampliação de pessoal, estrutura e recursos para ajudar.

2- Brasil quer (neuroticamente) ser igual aos EUA
Um telegrama datado de novembro de 2009 que discutia o rumo das Relações Exteriores no Brasil diz: “O Brasil considera entrar em uma competição com os Estados Unidos na América do Sul e desconfia das intenções americanas (…) O Brasil tem uma necessidade quase neurótica de ser igual aos Estados Unidos e de ser percebido como tal”.

3- Brasileiros querem ser “independentes” ( entre aspas mesmo!)
Em telegrama enviado em janeiro de 2009 a Washington, o ex-embaixador americano no Brasil, Clifford Sobel (que deixou o cargo no começo do ano), deu algumas alfinetadas no Plano Nacional de Defesa anunciado por Lula no fim de 2008. Ele explica que a estratégia foi montada a partir da intenção do Brasil de ser “independente” (é, ele usou o termo entre aspas três vezes no documento). Em relação à compra dos caças franceses, diz que “não faz sentido economicamente” devido ao número relativamente pequeno. “Mas [o então Ministro do Planejamento Roberto Mangabeira] Unger “dá mais importância à ‘independência’ do que à capacidade militar ou ao uso eficiente de recursos”.

4- Brasileiros são paranoicos em relação à defesa de territórios
A diplomacia americana também criticou a “tradicional paranoia brasileira” na defesa da fronteira amazônica “contra atividades de organizações não-governamentais e outras atividades estrangeiras vistas popularmente como ameaças potenciais à soberania nacional”. A área das reservas do Pré-Sal seria outro alvo dessa paranoia: “Não há nenhuma ameaça às reservas de petróleo brasileiras, mas os líderes brasileiros e a mídia têm citado as descobertas de petróleo no mar como razão urgente para melhorar a segurança marítima”, diz o telegrama escrito pelo embaixador norte-americano de janeiro de 2009.


CALMA, PESSOAL. PRECISA DE PARANOIA, NÃO.

5- Apagão de 2009 deixou EUA preocupados
O apagão que aconteceu em novembro de 2009 e deixou 18 estados brasileiros no escuro virou tema de relatórios da embaixada americana e de preocupações com a segurança da Copa do Mundo de 2014 e das Olimpíadas de 2016, ambas no Brasil. “A preocupação, recentemente ampliada, com a infraestrutura brasileira depois do blackout (..) apresenta uma oportunidade para os EUA se envolverem no desenvolvimento da infrastrutura e segurança cibernética”, escreveu a conselheira para assuntos administrativos da embaixada, Cherie Jackson, num telegrama a Washington. Segundo ela, autoridades brasileiras “admitem a possibilidade de um ataque durante esses eventos” e estariam identificando as instalações que precisam ser protegidas.

6- Brasileiros rejeitaram prisioneiros de Guantánamo
Telegramas confidenciais enviados a Washington em de outubro de 2005 pelo então embaixador americano em Brasília, John Danilovitch, revelou que o Brasil foi procurado pelos EUA para receber refugiados prisioneiros uigures (minoria muçulmana de língua turca do noroeste da China) de Guantánamo, mas recusou a oferta. Os refugiados não podiam voltar à China por receio de que viessem a ser mortos ou torturados. Segundo o documento, o Ministério de Relações Exteriores “disse que o governo brasileiro não pode aceitar imigrantes de Guantánamo porque é ilegal designar como refugiado alguém que não está em solo brasileiro”. Outros dois telegramas mostram que o Brasil manteve o mesmo discurso quando procurado para receber cubanos que fugiram do regime de Fidel Castro, em 2005.

7-Presidente Lula, o esquerdista pragmático


“O rapaz que estava desembaraçando a diplomacia norte-americana. Como é que chama? O ‘VIKILIQUE’ lá”

Num telegrama de fevereiro de 2009, o então embaixador americano Clifford Sobel descreve o presidente Lula como um “esquerdista pragmático” e diz que ele “não é o principal arquiteto da política externa de sua administração”. O documento diz que, embora o presidente tenha chegado ao poder sem nenhuma experiência e “com a idéia esquerdista de que os países mais desenvolvidos estão contra os menos desenvolvidos”, ele se saiu muito bem na política externa pela sua “propensão a assumir uma abordagem pragmática em vez de ideológica”. Mas há um problema: “ainda existe uma tensão notável entre as ações e a retórica do presidente, que muitas vezes assume um discurso de ‘norte contra sul’ ou ‘nós contra eles’”, diz o embaixador.

8- Lula é encantador (para Michelle Bachelet, pelo menos)


Michelle <3 Lula: “ENCANTADOR”

Para a ex-presidente do Chile, Michelle Bachelet, nenhum dos candidatos à presidência do Brasil possuía as qualidades de Lula. “Ela descreveu José Serra como arrogante e (…) Dilma Roussef como distante e formal”, diz um relatório americano de janeiro deste ano. O documento revelou também que, para ela, o Brasil não representava um papel assim tão importante na maioria dos assuntos da América Latina. “Por outro lado, o Brasil tem sido sempre um bom aliado para o Chile, ela afirmou, descrevendo o presidente Lula como inteligente e encantador”.

9- Brasil prende terroristas árabes em segredo
Documentos confidenciais revelaram operações antiterroristas no Brasil com o apoio americano. Um relatório de dezembro de 2009 da embaixada americana cita a prisão, em maio daquele ano, de um integrante da Al Qaeda em São Paulo, feita pela Polícia Federal. E esse não foi um fato isolado. “A polícia frequentemente prende indivíduos ligados ao terrorismo, mas os acusa de uma variedade de crimes não relacionados a isso para não chamar a atenção da imprensa e dos altos escalões do governo“, disse o então embaixador Clifford Sobel em outro relatório, de janeiro de 2008. O governo sempre negou a existência de atividades terroristas no Brasil e isso se daria “em parte pelo medo da estigmatização da grande comunidade islâmica no Brasil. Também é uma postura pública que visa evitar associação à guerra ao terror dos EUA, vista como agressiva demais”, diz ele.

10- Será preciso suar para conquistar a confiança dos brasileiros
Um documento da embaixada americana revela a preocupação com o ceticismo brasileiro a respeito da sinceridade do interesse dos EUA em seu relacionamento com o Brasil e a região como um todo. “Existe uma falta de visibilidade em relação ao lado positivo da América, o que a América tem feito, inclusive nossa preocupação histórica para com o bem comum e nossa tradição de responsabilidade corporativa e serviços à comunidade. Devemos encontrar formas de alterar estas percepções, enfocando projetos e parcerias que demonstrem o nosso compromisso e preocupação genuína com o povo do Brasil”, diz o texto.

11- Nordeste pode ser caminho para EUA ganhar simpatia dos brasileiros
Já que o Brasil mantém essa desconfiança em relação às intenções americanas, os EUA vêem como opção atuar em áreas menos ideológicas. Relatório do governo sugere, por exemplo, maior engajamento junto ao nordeste brasileiro, “uma região com mais de 50 milhões de pessoas, com enormes disparidades na distribuição de renda e um padrão de vida
inferior ao da Bolívia”. Mais do que isso, “essa região poderia ser o segundo maior país em tamanho e população da América do Sul”. Outra opção é ajudar no combate ao crime. “O crime também é uma preocupação constante nesse violento país e é um campo em que nós poderíamos ter um impacto significativo”, continua o texto.

12- Governo americano não botava fé na Dilma como empreendedora por ser ex-guerrilheira

Apesar da desconfiança, a embaixada americana revelou o alto grau de interesse do governo brasileiro em ampliar as relações comerciais e criar novas parcerias público-privadas com os EUA. A surpresa vem da adesão de Dilma Roussef à ideia: “Este sentimento pode até mesmo ser ouvido de Dilma Rousseff, cujo passado ideológico como militante de esquerda dificilmente sugere tal espírito empreendedor”.

13- França e Brasil: o início de uma relação de amor

A relação entre o Brasil e a França foi tema de um relatório com o título acima, feito em novembro de 2009 pela embaixada americana em Paris. Segundo o documento, deverá ocorrer um maior engajamento político, militar, econômico e diplomático nos próximos anos entre os dois países e isso deve beneficiar a reeleição do presidente francês Sarkozy. “Empenhado em expandir o papel da França como intercessor global”, ele irá ampliar sua presença na América Latina e poderá usar o “triunfo da política externa com o Brasil como uma indicação de suas proezas” para a reeleição em 2012.

Fonte: http://super.abril.com.br/blogs/superlistas/13-fatos-sobre-o-brasil-revelados-pelo-wikileaks/

Telegramas secretos revelam interesse dos EUA em Dilma Rousseff 2

Telegramas secretos revelam interesse dos EUA em Dilma Rousseff
viernes, 10 de diciembre de 2010
10 de diciembre de 2010, 13:49Brasília, 10 dez (Prensa Latina) Estados Unidos mostrou especial interesse desde 2005 em conhecer preferências, gostos e tudo possível sobre a então recém nomeada ministra chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, hoje presidenta eleita do Brasil.

  Vários dos nove telegramas confidenciais da embaixada dos Estados Unidos em Brasília, divulgados hoje pelo diário Folha de S.Paulo e entregues pelo site Wikileaks.org, assinalam que Rousseff “organizou três assaltos a bancos” durante a época da ditadura militar no Brasil (1964-1985).

A Folha de S.Paulo aponta que o autor do telegrama, o então embaixador norte-americano no Brasil John Danilovich não menciona a fonte da informação sobre as supostas ações de Rousseff na ditadura militar, contra a qual lutou e esteve presa por três anos.

“No conjunto de papéis divulgados agora, há especulações sobre a personalidade da petista -militante do Partido dos Trabalhadores (PT)-, as possibilidades de ser eleita e sua saúde”, indica o jornal brasileiro.

Acrescenta que em 2009, a secretária norte-americana de Estado, Hillary Clinton, elogiou os documentos confidenciais, ao afirmar que gostava muito dos textos que contêm os perfis dos candidatos a presidente em 2010 e sobre suas estratégias, ao mesmo tempo em que qualifica o sistema político brasileiro de “bizantino”.

A Folha de S.Paulo refere que Hillary Clinton fez recomendações para futuros telegramas: “Damos especial valor às informações sobre como são os estilos de operar desses líderes, seus comportamentos, motivações, pontos fortes e fracos, relações com seus superiores, sensibilidades, visões de mundo, hobbies e conhecimento de línguas estrangeiras”.

Para o diário, os detalhes sobre Rosseff aparecem desde 2005, “Ela gosta de cinema e de música clássica. Perdeu peso recentemente, segundo relatos, após adotar a mesma dieta do presidente Lula”, diz um dos telegramas.

Em outro há elogios para a presidenta eleita, pois é vista como “competente”, elogiam sua paciência para ouvir e responder, mas alertam de que “ela tem fama de ser insistente, uma negociadora dura e detalhista”.

O site Wikileaks.org diz possuir cerca de 250 mil telegramas confidenciais da diplomacia estadunidense em todo mundo, dos quais ao menos 2.500 seriam de sua embaixada no Brasil

Conheça o WikiLeaks

Conheça o WikiLeaks

By Paloma Kliss

Ferramenta participativa de comunicação nova e ( até dias atrás )  pouco conhecida no Brasil: o Wikileaks (“furos colaborativos”, em tradução livre). Criado em 2007, instalado em servidores na Suécia e dirigido por Julian Assange, um jornalista australiano, o Wikileaks (a exemplo da Wikipedia) permite a qualquer pessoa publicar informação que julgue relevante. Mas não se destina a difusão de conhecimento enciclopédico. Seu foco é expor o que os poderosos querem manter em sigilo — mas as sociedades têm o direito de saber. (trecho retirado do blog outras palavras)

WikiLeaks: acesse

Funcionários administrativos do Detran-SP podem virar agentes policiais 150

———- Mensagem encaminhada ———-
De: kleber
Data: 10 de dezembro de 2010 13:40
Assunto: Funcionários administrativos do Detran-SP podem virar agentes policiais
Para: dipol@flitparalisante.com

Funcionários administrativos do Detran-SP podem virar agentes policiais
Qua, 08 de Dezembro de 2010 20:13
O Projeto de Lei Complementar (PLC) de n° 38, de 2009, de autoria do deputado Major Olimpio (PDT) foi aprovado em todas as comissões na Assembleia Legislativa de São Paulo.  Agora, o PLC, aguarda discussão e votação em plenário para seguir para sanção do governador.

O projeto tem por objetivo a transformação de cargos de Oficial Administrativo do Departamento Estadual de Trânsito – DETRAN em cargos de Agente Policial, para serem preenchidos mediante a realização de concurso interno de provas e títulos dentre os Oficiais Administrativos daquele Departamento.

Os Oficiais Administrativos do DETRAN, embora sejam conhecidos pelo público em geral como “policiais do Departamento de Trânsito”, apresentam-se desprotegidos das prerrogativas legais inerentes aos policiais civis, destacando-se a ausência do direito ao porte de arma de fogo, para defesa própria e de terceiros. 

Esses profissionais, semelhantemente aos policiais civis estão sujeitos às condições insalubres em suas atividades, bem como a aspectos de periculosidades inerentes aos profissionais que atuam na Segurança Pública, haja vista o fato de laborarem nas proximidades de cadeias públicas, sempre na iminência de serem abaladas por rebeliões, fugas e motins, com a conseqüente possibilidade da ocorrência de reféns, além de dividirem prédios de delegacias e de setores especializados da Polícia, onde, cotidianamente, há a movimentação de desconhecidos, meliantes e presos pelas práticas de delitos.

Não há dúvidas de que os cargos em apreço exigem o mesmo grau de atenção e dedicação, conseqüentemente clamam pela mesma proteção devida aos demais policiais, haja vista que trabalham em condições de insalubridade e periculosidade, contudo não tem um plano de carreira, o que resulta em desestimulo, gerando insatisfação, ante a impossibilidade de ascensão profissional.

AULAS NA ACADEPOL, RECEBIMENTO DE DINHEIRO LÍCITO, ILÍCITO OU IMORAL? 102

Boa tarde Dr. Guerra,
 
Tenho uma pequena dúvida.
Em meu município, há uma Delegada, por sinal muito correta e honesta que ausenta-se de sua unidade nos horários de expediente para dar aulas da Acadepol.
Quero saber se tal prática é correta e se possível que o Sr. coloque tal discussão no site, pois diversos seguidores já perceberam que a Acadepol virou uma fábrica de aulas, onde alguns poucos professores, ganham muito dinheiro.
Dias atrás, em uma turma de Agente de TEle, nenhum professor queria dar aulas, pois o valor da hora-aula era bem menos!
Só eles querem ser espertos.
Para mim, um policial que toma dinheiro na rua é errado, mas é mais errado aquele que pega dinheiro do Estado e do Povo!
 
Polícia de Cera

ONU afirma que intimidação ao WikiLeaks é ‘censura’ 2

 

A Organização das Nações Unidas (ONU) classificou de “censura” a pressão feita por governos e empresas contra o WikiLeaks, indicando que apenas tribunais poderão julgar se os documentos que o grupo divulgou ferem ou não alguma lei de segurança nacional. Qualquer outra medida contra o grupo ou seu fundador, Julian Assange, segundo as Nações Unidas, poderia ser considerada como “intimidação e pressão”.
A advertência da ONU foi feita em meio a uma guerra na internet, mas também diante de declarações de alguns políticos de que Assange teria de ser “parado”. Grupos que apoiam o WikiLeaks ainda alertam que o fundador da organização teme ser alvo de um ataque.
Ontem, a ONU deixou claro que tudo isso seria “ilegal”. “Se houve um erro ou um crime, ele deve ser avaliado perante a lei. Não com pressão e intimidação”, alertou Navi Pillay, alta comissária de Direitos Humanos da ONU. “Estou preocupada com a pressão sobre bancos, empresas e cartões de crédito que permitem as doações (ao WikiLeaks). Não está claro se isso viola as obrigações para permitir a liberdade de expressão e pode ser considerada como censura contra o direito do grupo de liberdade de expressão, afirmou Navi.
Segundo ela, “muito do que se publica poderia levantar uma questão fundamental para os direitos humanos: o equilíbrio entre a liberdade de informação e os interesses de segurança de um país”. “Esse é um equilíbrio difícil de se encontrar, mas apenas tribunais e a lei podem dizer qual é esse equilíbrio.” As informações são do jornal O Estado de S. Paulo

Deputados Federais acusam lobby dos bingos e caça-níqueis de comprar parlamentares 17

 

‘A corrupção está rolando solta’  
No plenário da Câmara, deputados acusam lobby dos bingos de comprar parlamentares
Evandro Éboli

A votação da urgência do projeto que legaliza os bingos, na noite de anteontem, na Câmara, foi marcada por acusações de compra de parlamentares pelo lobby do setor. No total, 258 parlamentares votaram a favor da apreciação imediata do texto, apenas um a mais que o mínimo necessário. O deputado Marcelo Itagiba (PSDB-RJ) disse, durante a sessão, que foi procurado por um funcionário do Ministério da Justiça que queria barrar o projeto e dizia saber que houve pagamento de propina:
– Foi-me dito por esse representante do Ministério da Justiça que muito dinheiro está correndo para que se vote e para que se aprove, ainda nesta semana, matéria referente à legalização dos bingos e dos caça-níqueis nesta legislatura.
Na votação, o mais exaltado ao denunciar a corrupção foi Fernando Chiarelli (PDT-SP).
– No meu entender, quem estiver votando a favor da urgência e a favor do projeto, no linguajar do deputado Marcelo Itagiba, está levando uma graninha para colocar no bolso. A corrupção está rolando solta aqui. Vamos ver ali, no placar, quem está ganhando dinheiro de traficante. Traficante, hoje, eu vi pelo menos uns 200 rodando aqui em Brasília. Eles não estão nos morros do Rio de Janeiro, não. Estão aqui, fazendo lobby para aprovar o bingo. E vão aprovar o bingo, os molequinhos dos traficantes.
Dois deputados do PDT, partido de Chiarelli, estão à frente da pressão pela aprovação dos bingos: Paulo Pereira da Silva, o Paulinho da Força, e João Dado, ambos de São Paulo, circularam pelos corredores da Câmara com dirigentes da Associação Brasileira dos Bingos (Abrabin), tentando convencer colegas da necessidade de votar a urgência para a votação.
Mas há outros pedetistas contra o projeto. Um deles, Miro Teixeira (RJ), fez um discurso duro no plenário e disse ao GLOBO que foi procurado pelos representantes desse lobby.
– Disse a eles que não quero estar na companhia de pessoas que subornam. E digo publicamente também – disse Miro, que, no plenário, após a aprovação da urgência, afirmou que não gostaria de estar na foto ao lado dos vencedores. – Isso não é o PDT. Não foi uma noite agradável e não pode parecer um baile da Ilha Fiscal.
Um acordo dos líderes permitiu a aprovação porque vinculou a apreciação do requerimento de urgência do projeto dos bingos à votação do texto da prorrogação da Lei Kandir, que interessa a governadores. O mérito da proposta para legalizar a modalidade de jogo deve ser votada na semana que vem.

Legalização dos cassinos também é defendida
Miro disse que há parlamentares contrariados com a obrigação de votar a favor da urgência da legalização dos bingos para desobstruir a pauta. Esses deputados, segundo ele, vão se opor ao projeto, durante a votação de mérito, na semana que vem. A urgência para o projeto dos bingos já havia sido rejeitada na noite anterior, quando os pró-legalização conseguiram apenas 226 votos.
– Nunca vi isso antes, votar tão rápido um assunto, duas vezes, de um dia para o outro – disse Manuela D”Avila (PCdoB-RS).
Devanir Ribeiro (PT-SP), que votou a favor da urgência do projeto, disse ontem que, no mérito, será contra a legalização desse jogo.
– Votei para poder aprovar a Lei Kandir. Aqui é assim, uma vela para o santo e outra para o diabo – disse Devanir.
Também à frente da aprovação dos bingos, Silvio Costa (PTB-PE) defende até a legalização de cassinos. Costa defende o lobby e considera a atuação desse grupo no Congresso tão legítima quanto à pressão de sindicatos das mais diversas categorias, de banqueiros e de empresários.
– O pessoal do bingo fica abordando nos corredores como todo mundo. Sou a favor da legalização e do lobby também – disse Costa. – O pessoal que é contra (os bingos) e diz que essas abordagens são não republicanas. A mim, nenhum deles ousou comprar. Não sou a bala que matou Kennedy e nem a última Coca-Cola do deserto. Desafio qualquer macho ou fêmea.
Um dos dirigentes do bingo mais atuantes no Congresso é o presidente da Abrabin, Olavo Sales Oliveira. Ele está sempre acompanhado de Paulinho da Força e de João Dado, que foi relator do projeto na comissão especial. A assessoria de imprensa da Abrabin informou que Olavo só irá se pronunciar após a votação final. Paulinho não retornou às ligações e a assessoria de Dado disse que ele não se manifestará até a votação final.
Em nota, a Abrabin argumenta que a legalização dos bingos irá injetar mais de R$7 bilhões em impostos. “Se aprovada pelo Congresso e sancionada pelo presidente da República, a proposta permitirá a legalização e disciplina, com total transparência, da atividade a ser exercida pelas casas de bingo, que passarão a atuar sob normas rígidas de fiscalização”.

 

 

Cobrapol fará protestos por todo o país para reivindicar mudanças salariais para bombeiros e integrantes das policias civil e militar 17

Policiais protestam por piso salarial nacional
Confederação irá fazer protestos por todo o país para reivindicar mudanças salariais para bombeiros e integrantes das policias civil e militar
09 de dezembro de 2010 | 16h 34
 Marília Lopes – Central de Notícias
SÃO PAULO – A Confederação Brasileira dos Trabalhadores das Polícias Civis (Cobrapol) faz a partir desta quinta-feira, 9, uma série de protestos por todo o país pedindo a aprovação do Projeto de Emenda Constitucional (PEC) 466, que regula um piso salarial nacional para bombeiros, policiais civis e militares.

Hoje os protestos acontecem no Rio e contam com a participação de todos os presidentes das entidades estaduais da Polícia Civil. Os protestos acontecem também, ainda este mês, nas outras 11 cidades sedes da Copa do Mundo de 2014.

No Rio, os protestos de hoje serão no Aeroporto do Galeão, no Cristo Redentor e no Morro do Alemão. Amanhã, 10, uma passeata sairá às 14 horas da Igreja da Candelária, em direção à Cinelândia, no Centro da cidade.

Segundo o presidente da Cobrapol, Jânio Gandra, o piso salarial nacional já é uma reivindicação antiga da categoria. “Foi aprovada em primeiro turno na Câmara, mas está parada. Os protestos são para cobrar a tramitação da PEC”, explica.

O Delegado Geral Domingos de Paulo Neto recebeu o diploma de gratidão outorgado pela Câmara municipal de SP 28

publicado em 09/12/2010 às 22h45:

Câmara municipal de SP homenageia delegado

Domingos de Paula Neto recebeu o diploma de gratidão da cidade de São Paulo

Do R7
Julia Chequer/R7Julia Chequer/R7

Domingos de Paula Neto, delegado geral da Polícia Civil do Estado de São Paulo, e o vereador Antonio Goulart, responsável pela iniciativa

A Câmara Municipal de São Paulo homenageou em sessão solene na noite desta quinta-feira (9) o delegado geral da Polícia Civil do Estado de São Paulo Domingos de Paula Neto. Ele recebeu a medalha Anchieta e o diploma de gratidão da cidade de São Paulo. 

O evento aconteceu na Câmara Municipal, na região central da capital paulista, e contou com a presença de delegados, policiais, parlamentares e membros da família do delegado

ASSEMBLEIA LEGISLATIVA SUBSTITUIRÁ TOYOTAS 2008 COM MÉDIA DE 70.000 Km…MOTIVO: CARRO VELHO DA GASTO QUE NINGUÉM SUPORTA 9

Enviado em 10/12/2010 às 11:05 – MAURÍCIO

Folha de SP 10/12/2010.
FERNANDO GALLO
DE SÃO PAULO

A Assembleia Legislativa de São Paulo deve gastar cerca de R$ 4,8 milhões para trocar a frota de veículos de seus deputados e diretores.

A Casa abriu nesta semana licitação para comprar 167 automóveis que substituirão os atuais, comprados no final de 2008. A maior parte da frota é composta por Corollas, da montadora Toyota.

Na última compra, dos 164 carros adquiridos, 145 eram Corollas. À época, o Legislativo gastou R$ 7,9 milhões na aquisição dos carros.

A Casa levou a frota anterior a leilão, mas não atingiu o valor mínimo estipulado por ela mesma. Os deputados decidiram doar os carros ao Fundo Social de Solidariedade do Estado, à época coordenado pela então primeira-dama, Mônica Serra.

Desta vez, a Mesa Diretora colocou no edital dispositivo que prevê que a frota atual poderá ser trocada por um abatimento do valor da compra dos novos carros.

“Este processo licitatório prevê a permuta parcial, ou ‘trade-in’. Com o reaquecimento do mercado de carros usados, neste momento se justifica a utilização desse sistema”, diz, em nota, a segunda secretaria da Casa.

“Nossa frota de veículos foi devidamente avaliada por perito especialmente contratado para tal finalidade.”

O valor de um carro de mesma marca, modelo e ano dos utilizados na Assembleia paulista custa R$ 44 mil, segundo a tabela Fipe.

Já um carro de mesma marca e modelo, mas ano 2010, chega a R$ 73 mil.

Se a permuta for feita, e os preços de mercado forem respeitados, o custo da aquisição deve ficar próximo de R$ 4,8 milhões. Caso seja uma aquisição simples, como a feita em 2008, o valor pode chegar a R$ 12,1 milhões.

Por se tratar de uma compra grande, existe a possibilidade de as montadoras ofertarem preços um pouco menores do que os praticados pelo mercado.

A segunda secretaria, espécie de prefeitura da Casa, argumenta que o motivo para a troca é a quilometragem dos veículos, que têm rodagem média de 70 mil quilômetros e geram gastos com manutenção.

“Começa a dar um gasto que ninguém suporta. É freio, suspensão… além das vidas de quem tá dentro”, diz o deputado Aldo Demarchi (DEM), segundo-secretário da Assembleia Legislativa.

“Além do mais, os carros vão fazer dois anos e estão prestes a perder a garantia”, completa Demarchi, que diz não querer tratar de valores porque o processo licitatório ainda está em andamento.

“Como é licitação você pode dar um norte pra quem vem participar.”

Nos corredores da Assembleia, no entanto, comenta-se que uma proposta feita pela própria Toyota para o fornecimento de novos Corollas teria agradado bastante a Mesa Diretora. Foi avaliada também a possível compra de veículos Ford Fusion.

A segunda secretaria não comenta o assunto. Admite apenas que pretende comprar veículos que estejam no mesmo padrão de preço e status dos atuais Corollas.

Os veículos são usados por 94 deputados estaduais, por diretores e por membros das lideranças dos partidos.

Governo de SP dá aumento a Coronéis da PM…REAJUSTE DE ALCKMIN CAUSARÁ EFEITO CASCATA 51

Todos os Coronéis da PM recebem salários acima do teto do executivo. Todavia, incide em seus demonstrativos de pagamento  um redutor salarial que abate o valor que ultrapassa o salário do governador, conforme consta do holerite do Coronel PM disponibilizado.

Com o aumento do salário do governardor, automaticamente os salários dos Coronéis da PM aumentaram ainda mais, em razão de não mais incidir o redutor salarial, fato que aumentará ainda mais a discrepância com a Polícia Civil.

O mesmo ocorrerá com os fiscais do ICMS.

César

FOLHA.COM 09/12/2010 – 18h50

http://www1.folha.uol.com.br/poder/843436-salario-de-alckmin-sobe-para-r-187-mil-apos-assembleia-aprovar-emenda.shtml

Salário de Alckmin sobe para R$ 18,7 mil após Assembleia aprovar emenda
Publicidade
DE SÃO PAULO
Os deputados estaduais de São Paulo aprovaram nesta quinta-feira (9) uma emenda que eleva a R$ 18.725 o salário do governador –R$ 3.875 a mais do que o atual, R$ 14.850.
O reajuste, de 26,1%, começa a vigorar em janeiro, quando o eleito Geraldo Alckmin (PSDB) chega ao Palácio dos Bandeirantes.
O efeito cascata atinge o vice Guilherme Afif Domingos (DEM), que receberá R$ 17.789 (ante os atuais R$ 14.110), e secretários do Estado –que passam de R$ 11.885 para R$ 14.980.
Aprovada por unanimidade, a emenda foi possível após uma costura de acordos entre as bancadas. O último reajuste foi aprovado em 2006.