BANDA PODRE – A MÁFIA DAS POLÍCIAS (Blog sensacional recentemente criado pelo Coronel Paulo Ricardo Paúl ) 5

 013 ) CABEÇA BOA.

O senhor reina, mas não governa.
A década era oitenta, a banda podre do batalhão recebia a propina do jogo dos bichos, realizava falcatruas administrativas, privatizava viaturas e policiais (venda de policiamento), vendia postos mais rendosos para os Praças interessados e extorquia o povo durante as operações policiais militares.
A banda podre era muito bem estruturada, problemas só aconteciam quando desentendimentos internos ocorriam, sempre por “banhos.”
Na época era inimaginável pensar em acordos com traficantes e com políticos bandidos, a reabertura estava apenas começando e os quartéis ainda resistiam a esse tipo de políticos.
Um Coronel de Polícia era uma autoridade pública muito respeitada.
Tudo “normal”, a não ser o fato de que o Oficial que comandava o quartel, não era o nomeado, o que tinha os ombros dourados, era um intermediário.
Logo a frase pintada na Escola de Formação de Oficiais se mostrou um grande vazio, nem sempre o mando cabia ao mais digno e competente
Jockey é uma expressão usada na polícia investigativa para designar o delegado que não chefia uma delegacia dominada pela banda podre, função exercida por quem recebe mala ou as malas.
O apelido faz um paralelo com as corridas de cavalo nas quais o jockey aparece por cima, dá entrevistas e aparece na mídia, mas quem fica com o grande prêmio é o dono do cavalo, no caso o “dono” da delegacia.
Embora o termo não seja usado na polícia ostensiva, jockeys fardados não faltam. Os jockeys vivem em uma corda bamba diária, balançando na tentativa de se manter na cadeira, sem enfrentar a banda podre diretamente, pois ela pode derrubá-lo da cela.
A banda podre para se fortificar cria raízes em cada local onde se instala e, via de regra, caminha junta, sendo comum que nos casos de movimentações de comandantes ou de delegados desse grupo, eles levem suas equipes para a nova área ou circuncrição. Assim, uma infraestrutura básica é logo montada, capitando recursos de forma mais rápida.
Para preservar a verdade cabe destacar que comandantes e delegados da banda boa também levam suas equipes quando movimentados, pois só assim podem controlar a ação da banda podre do local para onde foram nomeados, uma força de sustentação e se for o caso de enfrentamento, algo não muito comum.
É comum que a banda boa e a banda podre convivam no mesmo ambiente, como ocorria na década de oitenta, em um batalhão do subúrbio.
Impensável?
De modo nenhum, a banda podre faz parte das polícias, um grupo que só cresceu e que nunca foi combatido como deveria ter sido.
No terceiro milênio, a banda podre tem raízes, tronco, galhos, folhas, flores e frutos, um vegetal superior e não apenas uma erva daninha que pode ser morta com uma pequena poda ou com um simples inseticida. Ela é um monstro insaciável.
Ela adora uma cabeça boa.

Um Comentário

  1. E agora,em quem acreditar?
    O que mais estranhei, foi a pequena quantidade de coca
    e de crack,e também o sumiço de mais de seiscentos supostos traficantes.
    A banda de lá é podre e a daqui deteriorada,em quem confiar,li em outro blog carioca que por conta da copa querem desapropriar várias propriedades e pagando preços vergonhosos.
    Onde não existe bandas podres?

    Curtir

  2. Nossa que é esse cara meu!..Parabéns pelo texto.

    Em poucas linhas vc sintetizou o que são as policias estaduais de nosso país(civis e militares).

    E eu digo e repito que as policias judiciárias deveriam pertencer ao orgão do poder judiciário é um grave erro submetê-las ao poder executivo!

    E ainda que submetida, o delegado de policia e os investigadores e escrivães deveriam ter independência funcional para desempenhar fielmente sua função na apuração da verdade dos fatos…

    Curtir

  3. Aqui em São Paulo, segundo relato de duas autoridades que conheci e que combateram de perto o PCC, a coisa é feia em todos os sentidos e em todos os órgãos. O Sistema é podre. Os dois não aguentaram ver tanta maracutáia e acerto e resolveram abandonar o barco.

    Curtir

  4. MUITO BOM ESSE BLOG DA QUE FALA DAS MAZELAS DA PM DO RIO DE JANEIRO. É O RETRATO DE SÃO PAULO.

    Curtir

Os comentários estão desativados.