17/11/2010 – 14h30
A honestidade dos integrantes no Judiciário e a punição aos que se envolvem em casos de corrupção é o quesito pior avaliado pelos brasileiros neste Poder, segundo o Sistema de Indicadores de Percepção Social (SIPS), criado pelo Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada) para mostrar como a população enxerga os serviços de utilidade pública e seu grau de importância para a sociedade. Os números divulgados nesta quarta-feira (17) são sobre justiça e cultura.
“De zero a dez, que nota você daria para a justiça brasileira?”, questionou o Ipea aos entrevistados. A avaliação geral foi de 4,55. Foram levados em conta fatores como honestidade, imparcialidade, rapidez, custo, facilidade no acesso e capacidade de produzir “decisões boas” que “ajudem a resolver os casos de forma justa”.
De acordo com a pesquisa, a dimensão da honestidade dos integrantes da justiça e punição para casos de corrupção é a que apresenta a pior avaliação, juntamente com a imparcialidade no tratamento dos cidadãos e da rapidez na decisão dos casos. Melhores avaliados, mas não com a nota máxima, estão a capacidade de produzir decisões boas, que ajudem a resolver os casos de forma justa, e a facilidade de acesso à Justiça.
A pior avaliação está no Sudeste, que possui a maior carga do processos do país, seguido das regiões Sul, Nordeste, Norte e Centro-Oeste. Ainda conforme o estudo, autores de ação na justiça fazem uma avaliação pior do serviço do que aqueles que nunca tiveram a experiência de um processo.
Segundo o Ipea, o objetivo do novo sistema é permitir ao setor público estruturar as suas ações para uma atuação mais eficaz, de acordo com as demandas da população brasileira. Além dos indicadores de justiça e cultura, haverá, nas próximas edições, percepções sobre segurança pública; serviços para mulheres e de cuidados das crianças; bancos; mobilidade urbana; saúde; educação; e qualificação para o trabalho.
A pesquisa foi feita presencialmente, com visitas aos domicílios. Foram ouvidos 2.770 brasileiros em todos os Estados do país.
SÓ É PUNIDO NO BRASIL PRETO, POBRE, PUTA E POLÍCIA E A POPULAÇÃO SABE DISSO. OS INTEGRANTES DO JUDICIÁRIO QUANDO SÃO PUNIDOS, SÃO PUNIDOS COM APOSENTADORIA COMPULSÓRIA, OU SEJA ÀS CUSTAS DOS IMPOSTOS QUE O POBRE PAGA.
CurtirCurtir
Graças a Deus que o brasileiro pensa isso. O problema é se no resultado da pesquisa constasse que nosso Judiciário é bom – aí eu iria ficar preocupado. Fico aliviado de saber que o brasileiro sabe o lixo de Justiça que tem.
O problema são os altos salários. Não há como contratar juízes suficientes pagando o que se paga de inicial. Aí, com poucos juízes, a Justiça se torna lenta; portanto, sem qualidade.
Ou seja, a suposta “busca por qualidade” (altos salários para “atrair melhores quadros”) no Judiciário detona a qualidade do Judiciário.
Mas nossos honestos (valha-me o IPEA) juízes e promotores querem 56% de reajuste – algo que, se passar no Congresso, já arrebenta o governo Dilma logo de cara.
56%… Isso pq a inflação nos últimos anos não chega a 6%. Isso pq o mundo está quebrando lá fora, as exportações do Brasil diminuindo… Mas dane-se o Brasil!
É de fato um espírito de casta, de total despertencimento ao país. É o “foda-se” ao povão.
CurtirCurtir
Quem precisa da justiça,apenas em raros casos consegue bons e justos resultados,pois o sistema está deteriorado,
os advogados também deixam a desejar.
E se as ações forem contra o estado,todos sabemos que o campo é minado, assim minha nota é zero.
CurtirCurtir
O “Judiciário” é composto de seres humanos, que matam, roubam, prostituem, SE CORROMPEM, como em todos os lugares.
CurtirCurtir
O PODER JUDICIÁRIO É O PIOR DOS PODERES QUANDO DEIXA DE SER O FIEL DA BALANÇA,O TIMÃO( NÃO É “AQUELE”),O PRUMO,O MODERADOR DA SOCIEDADE.
QUANDO DECIDE CONTRA OS INTERESSES DA MAIORIA,FAVORECENDO ESPURIAMENTE A ESSE OU AQUELE É COMO SE FOSSE UM DEUS INJUSTO,PERVERSO, QUE A PARTIR DE SEUS ATOS DESEQUILIBRA OS PARÂMETROS PELOS QUAIS AS ESPERANÇAS DE TODOS OS DEMAIS SE PAUTAM.
UM JUDICIÁRIO VENAL, RUIM É O CAMINHO CERTO PARA DITADORES, PARA A ANARQUIA SOCIAL, A DESAGREGAÇÃO, POIS JUSTIÇA E INJUSTIÇA SÃO,RESPECTIVAMENTE A ALMA E A DESGRAÇA DE UMA SOCIEDADE.
EM NOSSO MEIO FAZ TEMPO QUE OUVIMOS ESTÓRIAS E MAIS ESTÓRIAS DESSES DEUSES E SUAS INSACIÁVEIS NECESSIDADES MUNDANAS, SUAS VOLÚPIAS, SEUS ERROS DÉBEIS E CONTRÁRIOS À SOCIEDADE. SUAS JURISPRUDÊNCIAS INCOERENTES E CONTRÁRIAS Á SOCIEDADE. O PAÍS QUE TEMOS HOJE É O REFLEXO DESSE JUDICIÁRIO, QUE OS RICOS SABEM TER EM SUAS MÃOS E QUE O RESTO SABEM QUE NÃO PODEM ACREDITAR.
PEÇO DESCULPAS AOS JUÍZEZ JUSTOS E HONESTOS, POIS ELES EXISTEM, MAS NÃO ESTÃO NA CÚPULA DESSE PODER, CUJA ENTRADA E PERMANÊNCIA É UMA QUETÃO DE INTERESSES.
CurtirCurtir
Cabelo,
Excelente comentário,parabéns.
CurtirCurtir