O Cel. Álvaro C. B., comandante da PM, nesta sexta-feira (30), durante solenidade na sede do Comando Geral, na presença do governador Goldman, do Secretário Pinto e dezenas de autoridades civis e militares, anunciou que a partir do dia 3 de novembro, próxima quarta-feira, toda a Polícia Militar passará a contar com mais uma nova arma no combate à criminalidade.
Trata-se do programa denominado “Grande Irmão” (Big Brother), um software “totalmente desenvolvido por policiais militares que permite a gravação de imagem e áudio de toda a atividade desenvolvida durante as atividades da corporação”, disse Cel. Álvaro.
Desde um simples atendimento a transeunte solicitando informações, até a movimentação de contingente em ações de risco como prisões de membros do crime organizado.
Cada policial portará uma microcâmera dotada de poderoso transmissor de sinais para estação móvel; desta, via satélite, para um grande centro de compartilhamento de informações e processamento de dados. Os sinais, imediatamente, serão convertidos e disponibilizados em mídias remetidas ao Ministério Público e Poder Judiciário.
Em breve, esse novo recurso substituirá o inquérito policial de papel ainda formalizado pela polícia cartorária. Vaticinou o Comandante Geral; “com grande economia de custos”.
Com grande garantia e segurança jurídica de todos os depoimentos de testemunhas e espontâneas confissões documentadas digitalmente.
O Comandante também assegura que com o novo instrumento os desvios na PM serão praticamente eliminados.
Ao ser questionado, pela reportagem, sobre os casos em que não são encontradas testemunhas; tampouco há confissão espontânea, surpreso respondeu de forma enérgica: “sempre arrolamos testemunhas nos locais e sempre todos os nossos presos confessam espontaneamente”.
O repórter Fausto Macedo perguntou o motivo de a PM nunca antes ter procurado gravar as confissões de presos e suspeitos, tendo o Cel. explicado: “ora, caro Fausto, é que a corporação jamais teve recursos para comprar pequenos gravadores”.
“Você queria que além de rádio toda VTR contasse com gravador portátil?”
Mas Cel., então como são registrados vídeos nos casos de flagrantes de oferecimento de propinas para policiais honestos?
“É que nesses casos nos preparamos para dar o flagrante; assim se disponibiliza o equipamento com certa antecedência”
Em seguida foi servido um nada espartano coquetel aos presentes.
Colaborou Genetriz Frias.