Metade das subprefeituras de SP está na mão de coronéis aposentados da PM
Para tentar diminuir a sensação de desordem na cidade e melhorar a eficiência dos serviços de zeladoria, o prefeito Gilberto Kassab (DEM) já passou metade das chefias de subprefeituras de São Paulo para as mãos de oficiais da reserva da Polícia Militar. Por enquanto, 14 dos 31 subprefeitos são coronéis aposentados e outros dois devem ser indicados para Guaianases e Vila Prudente, na zona leste.
Veja também:
Ex-comandantes viraram ‘zeladores’
Bico oficial muda o centro e atrai até PMs da Rota
Outros 17 oficiais são chefes de gabinete, braço direito dos subprefeitos, e 24 trabalham em posições de segundo escalão, como coordenadorias de planejamento e desenvolvimento urbano ou de projetos e obras. Ao todo, 54 oficiais aposentados trabalham nas subprefeituras. Contando as vagas em outras secretarias da administração municipal, os policiais já chegam a 78. Já há mais oficiais da reserva trabalhando na administração municipal que coronéis na ativa – são 61 atualmente na Polícia Militar em todo o Estado.
A estratégia de usar a mão de obra da PM na Prefeitura, que teve início em julho de 2008 com a indicação do coronel Rubens Casado para a Subprefeitura da Mooca, se disseminou rapidamente. Em um ano, o total de oficiais da reserva exercendo cargo de subprefeito se multiplicou por cinco e dobrou o número de policiais na máquina municipal. “São pessoas com excelente formação e com ampla vivência na gestão de grandes estruturas, que acabam se aposentando no auge da capacidade profissional”, defende o comandante-geral da PM, coronel Álvaro Batista Camilo. “A parceria entre a Polícia Militar e a Prefeitura nunca esteve tão estreita.”
O uso dessa mão de obra ocorre paralelamente à mudança de papel das subprefeituras, idealizada pela atual gestão. Durante a administração de Marta Suplicy (PT), as subprefeituras tiveram a missão de descentralizar a gestão de áreas importantes, como Saúde, Educação e Obras. O prefeito José Serra (PSDB) diminuiu os encargos dos subprefeitos, que passaram a atuar em tarefas cotidianas, como pequenas obras, administração de centros esportivos, fiscalização de ambulantes, limpeza e recapeamento.
Kassab voltou a centralizar a administração municipal, diminuindo o orçamento e as tarefas dos subprefeitos. Cabe às subprefeituras atualmente cumprir com a tarefa da zeladoria, cuidando de serviços como tapa-buraco e cortes de vegetação.
A nova condição tem motivado reclamações de moradores e associações que anteriormente tinham trânsito mais fácil nesses postos regionalizados. Muitos reclamam das dificuldades em ser recebidos e da falta de jogo de cintura dos coronéis para lidar com impasses políticos ou para solucionar problemas que teoricamente não estão na sua alçada. “Você sabe que sou apenas um zelador”, é uma das frases mais ouvidas.
http://www.estadao.com.br/especiais/2010/10/quem-sao-eles-01.swf
os pc serão os faxineiros…..já to até vendo,
CurtirCurtir
Dá-lhe POLÍCIA MILITAR: Bruno Paes Manso, renomado jornalista do Estadão destaca….”para melhorar a eficiência dos serviços……” Até nessa hora, o conhecimento administrativo da PMESP é chamado….
Estressado: não se substime….há excelentes Policiais Civis também….pena que alguns “pararam no tempo se achando autoridades”, numa soberba desnecessária e nojenta….pensamento de década de 60…..o mundo mundou, a cultura mudou e a PM se adequou… só isso!!!!!
CurtirCurtir
Capitão PM, deixa de ser tapado.
Todo mundo sabe que o Estadão é um jornal vendido e que somente serve aos interesses políticos do partido da situação (que está no poder).
Honre a sua farda e comece a usar o nome correto da sua corporação, qual seja FORÇA PÚBLICA.
Qualquer país sério no mundo, não admite oficiais de alto escalão (aqueles que tem tampinhas de garrafas nos ombros, vulgarmente conhecidos no seu meio por “gemadas”) em suas polícias. Vai no máximo até Capitão, que acabam, invariavelmente sendo o chefe administrativo da seção, mas não o chefe natural da investigação, função esta que cabe ao detetive, ou investigador ou ainda agente.
Cresce, vai viajar o mundo e conhecer as polícias, vá para a Inglaterra, EUA, Canadá, França, Japão, Israel (apesar de não ser um bom exemplo para nós por causa da estrutura da polícia deles e também pelo constante estado de guerra existente).
Vai, conheça o mundo, conheça as polícias do mundo e depois voltamos a conversar, ok?
Um Abraço, Um beijo na bunda e até segunda…
CurtirCurtir
VAE FICAR COM A BOCA FEDENDO,VISIONARIO
CurtirCurtir
“Visionário”: boa viagem e até segunda…eu não posso visitar os países elencados pois minhas posses não me possibilitam, haja vista viver somente de meu suado salário de Policial Militar…Não possuo “rendas extras”, nem quero, nem preciso pois tenho bens compatíveis com a faixa salarial e já “tá bom demais”…Ahhhh, esqueci…não sou empresário nem tenho bens recebidos de família…
Faça ai um “lobby” no Congresso Nacional para se “acabar” com a PM e seus postos e graduações…Vai com Deus!
CurtirCurtir
CAP PM: SO TEM O RETP DOBRADO
CurtirCurtir
Isso depois de aposentadoria integral de coronel com retp turbinado. Caraca, se não fosse pela idade faria minha inscrição para o barro branco agora.Nem executivo de multinacional. “Divinha” se alguém é louco de reclamar aqui em São Paulo que a GCM esta usurpando função da PM.
CurtirCurtir
Senhores, nenhum político com ambições vai encher sua administração com incompetentes. Só se ele fosse um suicida político. Se todos esses coronéis estão na prefeitura é porque está mais que consolidada a competência administrativa do alto esclão da PM.
Visionário: voce já reparou que fica batendo na mesma tecla o tempo inteiro, sem produzir um debate ou comentário saudável? O que tem a ver o nome da PM (ou FP)com este debate? Será que é falta e argumentos?
Aliás FORÇA PÚBLICA é um excelente nome para a Instituição. A mudança no nome não vai mudar o conceito que tem na europa e EUA de ser uma das melhores polícias do mundo.
Chassidefusca: em vez de criticar o RETP da PM, voce tem que cobrar seus dirigentes para brigarem para o governo estender para os integrantes da PC os mesmo entendimento.
Será que a sua instituição está realmente preocupada com sua situação salarial?
CurtirCurtir
AGORA OS CORONEIS APOSENTADOS VAO COMANDAR O DETRAN POLITICAMENTE
CurtirCurtir
Machado…
Não é falta de argumento…
Ao revés é um argumento fortíssimo!!!
Vocês não gostaram de ter seu nome trocado para FORÇA PÚBLICA, então ainda querem usar POLÍCIA MILITAR, DESCUMPRINDO ORDEM DIRETA DO GOVERNADOR DO ESTADO!!! DESCUMPRINDO A LEI!!!
Desta forma, se eu consigo demonstrar com uma coisa tão simples, que é a troca do nome da sua corporação, que vocês NÃO CUMPREM A LEI, consigo, via de consequência (pois é a regra) que vocês NÃO CONSEGUEM CUMPRIR LEI ALGUMA!!!
Veja o caso do RETP; Veja o caso da “OPERAÇÃO DELEGADA” (Delegada não é o feminino de Delegado? Derrepente lembrei-me da Delegacia – de POLÍCIA – é claro!).
Veja o caso de vários abusos cometidos por vocês. Veja as mentiras inteiras (por que para mim não existe meia verdade) que vocês contam. Veja, VEJA!!!
Desta forma, alcanço os meus intentos…
Visionário é aquele que vê mais além…
Ao CAP PM.
Obrigado pelos votos de boa viagem… Em novembro estarei em férias, mas vou passar com a família… Talvez vá ver a minha tia na Inglaterra, talvez não… Quem sabe meu primo que está na Itália?… Não, melhor não, mamãe e padrasto andam meio adoentados, sabe… Tenho que ir ver os velhos… Principalmente para discutir com meu padrasto CAP. RES. PM. e com os titios MAJ. PM e CEL. PM. (estes sim, tenho certeza absoluta das patentes!). Mas não se preocupe… Irei mandar lembranças suas quando estiver gritando com eles e defendendo meus pontos de vista, da mesma forma que faço aqui no flit.
Ao INDIGNADO:
Meu caro, que bom que você está acordando… Eles já fazem isso faz tempo… Eles se infiltraram no DETRAN em 1940 e guaraná com rolha…
CurtirCurtir
Amigo Visionário: pelo amor de Deus, só não vá estar na hora errada, com a pessoa errada, tratando de negócios de gesso!!!! Por favor!kkk
Acho que vou lá na Tiradentes ou na Cohab II ver meus tios, boa idéia…
CurtirCurtir
ANDERSON,
O TEU CAPIM TÁ CRESCENDO.
QSL ?
CurtirCurtir
visionario, se precisar de
segurança é so solicitar estou precisando viajar
serviço light
CurtirCurtir
Visionário…
Me causa estranheza voce falar tanto sobre a mudança de nome da PM. Como já ficou claro voce desconhece o motivo da mudança e eu vou explicar: quem pediu a mudança do nome para Força Pública foi o Cmt Geral da PMESP.Não é estranho a iniciativa ter partido da própria PM e, como voce afirma, nós não querermos mudar? Novamente voce está mal informado. Sem querer ser repetitivo, mas por que voce se preocupa tanto com isso?
Outro esclarecimento: delegada não é só o feminino de delegado; significa também o ato de transferir para alguém a autridade legal para agir em um fim específico, como é o caso da Operação Delegada; aliás, o delegado tem este nome porque o Estado delegou-lhe a competência de polícia judiciária. Continuas mal informado.
Quanto ao RETP, sugiro que ao invés de atacar a PM,seus dirigentes viabilizem a aplicação da lei nos mesmos termos que está sendo aplicada para nós. Com certeza, se estivéssemos cometendo alguma ilegalidade o Tribunal de Contas já teria agido.
CurtirCurtir
!NO CABO DA MINHA ENXADA NÃO CONHEÇO O CORONÉ…DEUS ,ESTAMOS PERDIDOS!!ESTAMOS NUM GOVERNO MILITAR DE NOVO???
CurtirCurtir