Jefferson Kravchychyn: “Como todo mundo tem um advogado ou bacharel em direito na família, ou conhecido, qualquer coisa é motivo para entrar na Justiça”…BRILHANTE EXEMPLO DE ARGUMENTAÇÃO “JURÍDICA” 3

Brasil tem mais faculdades de Direito do que todo o mundo

 

O Brasil tem mais faculdades de Direito do que todos os países no mundo, juntos. Existem 1.240 cursos para a formação de advogados em território nacional enquanto no resto do planeta a soma chega a 1.100 universidades. Os números foram informados por Jefferson Kravchychyn, do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

“Temos 1.240 faculdades de direito. No restante do mundo, incluindo China, Estados Unidos, Europa e África, temos 1.100 cursos, segundo os últimos dados que tivemos acesso”, disse o conselheiro do CNJ.

Segundo ele, sem o exame de ordem, prova obrigatória para o ingresso no mercado jurídico, o número de advogados no País –que está próximo dos 800 mil— seria muito maior.

“Se não tivéssemos a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) teríamos um número maior de advogados do que todo o mundo. Temos um estoque de mais de 3 milhões de bacharéis que não estão inscritos na ordem”, afirmou Kravchychyn.

Má qualidade

Na opinião do conselheiro do CNJ, as faculdades de Direito no Brasil deixam a desejar. “Temos mais de 4 milhões de estudantes que estudam em faculdades que não ensinam mediação, arbitragem, conciliação. Ou seja, temos um espírito litigioso. Tudo eu quero litigar [discutir]. Isso é da formação da própria faculdade”, comentou o conselheiro, que citou, ainda, o perfil do brasileiro que entra com ações na Justiça.

“Não quero criticar o advogado, mesmo porque sou um. Mas precisamos mudar a consciência social sobre brigas no judiciário. Como todo mundo tem um advogado ou bacharel em direito na família, ou conhecido, qualquer coisa é motivo para entrar na Justiça”, finalizou.

Um Comentário

  1. Por certo,ele gostaria que todos engolissem os problemas,
    os aceitassem,e só reservariam esse direito,aos endinheirados .
    Se existem tantas faculdades é porque interessa, se o ensino é precário, denuncie.
    Mas só quer tecer críticas,e nada a acrescentar,vá trabalhar.

    Curtir

  2. Meus pais não são endinheirados, mas graças a Deus e a eles pude me formar e passar no exame de ordem unificado. E o conteudo da reportagem é verdadeira, pois se eu dependesse apenas da faculdade não teria passado no exame e olha que eu estudei entre as melhores universidade do meu Estado, imagine a pior. E meus colegas que sempre estudavam, faziam seus trabalhos etc passaram no exame, mas aqueles que só queriam sabe de farra, festas,colar nas provas etc não conseguiram passar ainda. Concordo que o valor da inscrição do exame deve ser mais barato, pois o preço é alto. Mas o exame de ordem é um mal necessário, infelizmente.

    Curtir

  3. A declaração de direitos humanos de São José da Costa Rica, do qual o Brasil é signatário, estabelece que qualquer um tem direito de defender-se, sem necessidade de advogado. No Brasil, essa declaração tem força constitucional, tendo sido aprovada por 2/3 do congresso em votações separadas. Assim, quando se exige que eu contrate um advogado para defender-me, estão desrespeitando meus direitos humanos, tanto quanto se me torturassem.

    Respeitando os direitos humanos do cidadão, e garantindo nosso jus postulandi, só exerceriam a profissão de advogado quem realmente fosse competente. Melhor do que um exame seria acabar com essa reserva de mercado que desrespeita os direitos humanos do cidadão.

    Curtir

Os comentários estão desativados.