Brasil tem mais faculdades de Direito do que todo o mundo
O Brasil tem mais faculdades de Direito do que todos os países no mundo, juntos. Existem 1.240 cursos para a formação de advogados em território nacional enquanto no resto do planeta a soma chega a 1.100 universidades. Os números foram informados por Jefferson Kravchychyn, do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).
“Temos 1.240 faculdades de direito. No restante do mundo, incluindo China, Estados Unidos, Europa e África, temos 1.100 cursos, segundo os últimos dados que tivemos acesso”, disse o conselheiro do CNJ.
Segundo ele, sem o exame de ordem, prova obrigatória para o ingresso no mercado jurídico, o número de advogados no País –que está próximo dos 800 mil— seria muito maior.
“Se não tivéssemos a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) teríamos um número maior de advogados do que todo o mundo. Temos um estoque de mais de 3 milhões de bacharéis que não estão inscritos na ordem”, afirmou Kravchychyn.
Má qualidade
Na opinião do conselheiro do CNJ, as faculdades de Direito no Brasil deixam a desejar. “Temos mais de 4 milhões de estudantes que estudam em faculdades que não ensinam mediação, arbitragem, conciliação. Ou seja, temos um espírito litigioso. Tudo eu quero litigar [discutir]. Isso é da formação da própria faculdade”, comentou o conselheiro, que citou, ainda, o perfil do brasileiro que entra com ações na Justiça.
“Não quero criticar o advogado, mesmo porque sou um. Mas precisamos mudar a consciência social sobre brigas no judiciário. Como todo mundo tem um advogado ou bacharel em direito na família, ou conhecido, qualquer coisa é motivo para entrar na Justiça”, finalizou.

Por certo,ele gostaria que todos engolissem os problemas,
os aceitassem,e só reservariam esse direito,aos endinheirados .
Se existem tantas faculdades é porque interessa, se o ensino é precário, denuncie.
Mas só quer tecer críticas,e nada a acrescentar,vá trabalhar.
CurtirCurtir
Meus pais não são endinheirados, mas graças a Deus e a eles pude me formar e passar no exame de ordem unificado. E o conteudo da reportagem é verdadeira, pois se eu dependesse apenas da faculdade não teria passado no exame e olha que eu estudei entre as melhores universidade do meu Estado, imagine a pior. E meus colegas que sempre estudavam, faziam seus trabalhos etc passaram no exame, mas aqueles que só queriam sabe de farra, festas,colar nas provas etc não conseguiram passar ainda. Concordo que o valor da inscrição do exame deve ser mais barato, pois o preço é alto. Mas o exame de ordem é um mal necessário, infelizmente.
CurtirCurtir
A declaração de direitos humanos de São José da Costa Rica, do qual o Brasil é signatário, estabelece que qualquer um tem direito de defender-se, sem necessidade de advogado. No Brasil, essa declaração tem força constitucional, tendo sido aprovada por 2/3 do congresso em votações separadas. Assim, quando se exige que eu contrate um advogado para defender-me, estão desrespeitando meus direitos humanos, tanto quanto se me torturassem.
Respeitando os direitos humanos do cidadão, e garantindo nosso jus postulandi, só exerceriam a profissão de advogado quem realmente fosse competente. Melhor do que um exame seria acabar com essa reserva de mercado que desrespeita os direitos humanos do cidadão.
CurtirCurtir