18/09/2010 – 21h14
Artista que “matou” Lula e FHC em obras na Bienal diz que sua “lista é muito maior”
JULIANA VAZ
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA
O artista pernambucano Gil Vicente, 52, que está no centro de uma polêmica com a obra “Inimigos”, em que ele aparece cortando a garganta do presidente Lula e atirando contra personalidades como o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, diz que tem “uma lista muito maior” de personagens para a série.
“Eu não queria desenhar ninguém matando, eu queria desenhar a mim mesmo matando”, afirmou. “Não pouparia ninguém desses assassinatos, de jeito nenhum. Pelo contrário, eu tenho uma lista muito maior, representando vários tipos de poder, em vários lugares do mundo.”
| Marcelo Justo/Folhapress | ||
![]() |
||
| Obras do artista Gil Vicente, em que ele faz autorretratos polêmicos nos quais mata FHC e Lula |
A série “Inimigos” será exposta na 29ª Bienal de São Paulo, que abre ao público no próximo dia 25. A polêmica em torno dela foi desencadeada pelo pedido feito nesta semana pela OAB-SP (Ordem dos Advogados do Brasil) para que os trabalhos sejam removidos, por fazerem “apologia à violência e ao crime”.
Além de cortar a garganta de Lula e atirar contra FHC, Gil Vicente também alveja em seus desenhos o Papa Bento 16, a rainha Elizabeth e o presidente do Irã, Mahmoud Ahmadinejad e o ex-presidente dos Estados Unidos George W. Bush.
O atual governador de Pernambuco, Eduardo Campos (PSB), e o ex-premiê de Israel Ariel Sharon são outras de suas vítimas.
A Fundação Bienal classificou como tentativa de censura a manifestação da OAB-SP e reafirmou a exibição da obra.
Gil Vicente diz ter achado “curioso” que a reação contrária à sua obra tenha acontecido apenas em São Paulo. “Expus em 2005 em Recife, e depois em Natal, em Campina Grande, em Porto Alegre, e em canto nenhum houve esse tipo de reação”, afirmou.
Quanto à acusação de que sua obra incite à violência, ele diz: “apologia ao crime é o que o nosso governo faz o tempo todo, é o que os políticos fazem, como roubar dinheiro público”.
Curador da 29ª Bienal, Agnaldo Farias assinalou que a Bienal não excluirá a obra. Os desenhos vão continuar expostos e com localização estratégica, aos olhos do visitante que sobe a rampa para o segundo andar do pavilhão de Oscar Niemeyer.
O artista diz que sua intenção com a obra foi “descarregar o inconsciente”.
Além de “Inimigos”, Gil Vicente expõe na Bienal uma série de desenhos pornográficos feitas em páginas de livro

Mas que é de mau gosto, isso é.
CurtirCurtir
De bobo esse artista não tem nada. Escolheu o melhor momento para aparecer, virar notícia e divulgar sua obra. Não creio que o povo concordaria com a sena e provavelmente o artista executor seria esfolado vivo com a própria faca antes antes de cometer a barbárie. Só não entendi porque poupou o Serra e foi esse o seu pecado artistico. A arte perdeu seu caráter de eternidade e materializou-se em um insignificante instante político que logo será esquecido. Perdeu a chance.
Não creio que será processado por apologia ao crime devido ao carater artistico que será invocado. Situação semelhante àquelas ofensas praticadas em juizo e que são toleráveis.
Queria ver ele encenando o corte no pescoço do Beira-Mar.
CurtirCurtir
Para quem não sabe, esse trabalho é de 2005, então falar que o arroste é oportunista é falar besteira como a OAB!
CurtirCurtir
O corretor automático trocou artista por arroste!!
CurtirCurtir
Liberdade expressão!!!
CurtirCurtir
Ele poderia ter começado se matando nas obras, assim, não precisariamos ver tanta falta de respeito com o ser humano.
CurtirCurtir