Eleições 2010
A vida de Serra no exílio
Um mergulho no dia a dia do candidato nos 14 anos que viveu fora do País durante a ditadura militar. Os momentos difíceis como professor, a perseguição pelo serviço secreto do Itamaraty enquanto lutava pela democracia e o risco de morte no golpe do Chile
Claudio Dantas Sequeira
Último presidente da União Nacional dos Estudantes (UNE) antes do golpe militar de 1964, o presidenciável tucano José Serra viveu 14 anos fora do Brasil, em razão da ditadura militar que se instalara no País. Logo depois do golpe de 1º de abril, ele se refugiou na embaixada da Colômbia e seguiu para a França. No ano seguinte, retornou clandestinamente para São Paulo, mas ficou poucos meses e embarcou para o Chile. Em 1973, com o golpe protagonizado pelo general Augusto Pinochet e a queda do governo de Salvador Allende, Serra foi preso e levado ao Estádio Nacional de Santiago, onde os militantes de esquerda eram executados sumariamente. Escapou com vida graças à colaboração de um major. Foi, então, para os Estados Unidos, onde morou até 1978. No Chile, Serra passou oito anos. Casou-se e teve dois filhos. Levou uma vida simples, muitas vezes dividindo casa com outros refugiados. Caso voltasse para o Brasil, seu destino seriam as masmorras da ditadura. Sustentava-se trabalhando como economista na Comissão Econômica para América Latina e Caribe (Cepal), na qual chegou a lecionar e a ministrar palestras. O que se sabe agora, a partir de documentos obtidos por ISTOÉ, é que enquanto esteve no exílio José Serra desempenhou um importante papel na luta pela redemocratização do País.
Mesmo distante da resistência local, Serra chamava a atenção dos golpistas de 1964. Os documentos classificados de secretos, que estão em fase de organização no Arquivo Nacional em Brasília, mostram que o ex-líder estudantil era cotidianamente perseguido por agentes do Centro de Informações do Exterior (Ciex), o setor de inteligência do Itamaraty. Os espiões da ditadura o definiam como um dos líderes da Frente Brasileira de Informações, entidade incumbida de revelar no Exterior os crimes do regime militar. Os documentos indicam que, além do trabalho na divulgação de violações aos direitos humanos no Brasil, Serra desempenhou papel-chave na reunificação do movimento estudantil.
Os registros secretos citando o nome de Serra são constantes entre 1969 e 1973. No informe 283, de 11 de agosto de 1971, Serra é apontado como elemento de ligação entre os brasileiros que organizavam no exílio a estratégia de propaganda contra a ditadura. Na linguagem típica da caserna, o tucano é classificado como “um dos mais ativos pombos-correios da chamada Frente Brasileira de Informações”, que denunciava no Exterior os crimes da ditadura militar. O documento do Ciex dá detalhes da movimentação do “líder estudantil”, que foi beneficiado com um passaporte expedido inadvertidamente pelo então cônsul-adjunto no Chile, Octavio Eduardo Guinle. Por causa de seu gesto, o diplomata acabou preso por 90 dias e foi pressionado a pedir exoneração.
Os informes que os diplomatas produziam sobre as atividades de Serra no Chile eram transmitidos para os serviços de informações do Exército, da Marinha e da Aeronáutica. Um deles despertou interesse maior, pois permitiu trazer luz à atividade de Serra para unificar o movimento estudantil, então dividido em diversas facções. Trata-se do informe 481, de 23 de dezembro de 1969. O araponga diz que Serra esteve em Montevidéu, de onde teria seguido para Cuba com o objetivo exatamente de reunificar o movimento estudantil brasileiro. “Teria estado em Montevidéu, de 14 a 16 de dezembro de 1969, procedente do Chile, o indivíduo de nome Serra, indicado como ‘líder estudantil no Brasil’, o qual teria retornado a Santiago do Chile, de onde pretenderia prosseguir viagem para Cuba, via Praga, atendendo a convocação de outros líderes estudantis que se encontram em Havana”, relatou o agente do Ciex. Procurado por ISTOÉ, Serra não quis fazer comentários sobre os relatos.
Encontro no restaurante Em 24 de maio de 1973, o agente do Ciex testemunhou um encontro de Serra com outros brasileiros exilados num restaurante chamado “Savain”, em Santiago. “À noite, se realizou um jantar de solidariedade com as atividades da Frente Brasileira de Informações, Associação Chileno-Brasileira de Solidariedade e em homenagem ao novo coordenador do Comitê de Denúncia à Repressão no Brasil, o brasileiro Francisco Whitaker Ferreira”, disse o araponga. De acordo com o documento, o jantar foi patrocinado pelos “brasileiros que trabalham nos quadros das Nações Unidas em Santiago”. Whitaker, que hoje é um dos coordenadores do Movimento Contra a Corrupção Eleitoral (MCCE), mostra-se surpreso com a espionagem de diplomatas e confirma a realização de diversos encontros com Serra e outros exilados. “Nossa preocupação era ajudar as pessoas que estavam sofrendo algum tipo de perseguição. O princípio era divulgar imediatamente no Exterior qualquer prisão que ocorresse no Brasil, para evitarmos desaparecimentos e torturas”, conta.
Whitaker, que também é mencionado em dezenas de informes do Ciex, lembra que outra preocupação de Serra era apontar os equívocos da política econômica do regime militar. Nessa tarefa, ele uniu-se na Cepal aos economistas Aníbal Pinto e Maria da Conceição Tavares, hoje ligada ao PT. “Lembro do artigo que Serra publicou com a Conceição chamado ‘Além da Estagnação’, que se tornou uma referência na análise econômica”, diz Whitaker. Serra se destacou tanto que substituiu Conceição como assessor do governo de Salvador Allende. Outro informe sobre as críticas na seara econômica, com data de 7 de junho de 1973, fala de sua passagem por Córdoba, na Argentina, para assistir a uma reunião do chamado Movimento de Integração Latino-Americana. Segundo o relatório, “entre os temas a serem tratados estão a oposição ao empreendimento da usina de Itaipu e à cooperação Brasil-Bolívia”.
Falando da inflação Na mesma toada, o informe confidencial 325, de 22 junho de 1973, registra a presença de José Serra num fórum de debates sobre temas econômicos organizado pela revista “Chile Hoy”, órgão do Partido Comunista Chileno. Em pleno “milagre econômico”, o evento abria espaço para a discussão do “fenômeno inflacionário” brasileiro, listando suas causas e oferecendo medidas de solução para contê-lo. Além de Serra, participaram do fórum o ministro da Economia de Allende, Orlando Millas, e o economista brasileiro Theotônio dos Santos. Apesar da contribuição dos exilados brasileiros ao governo Allende, o sonho socialista acabou com o golpe do general Augusto Pinochet, em 11 de setembro.
À beira da morte Em meio à dura repressão que se abateu sobre a capital chilena, Serra ajudou a levar vários perseguidos à embaixada do Panamá. Mas foi preso no aeroporto, quando tentava deixar o país com a família. “Aqui dice que usted es um subversivo, un agitador y un intelectual muy vivo”, disse o policial que o deteve. Foi então levado para o Estádio Nacional, onde os militantes de esquerda eram executados sumariamente. O major que decidiu liberá-lo foi denunciado e acabou sendo fuzilado dias depois. Serra refugiou-se na embaixada da Itália e partiu para os Estados Unidos. Ao entrar em território americano, conseguiu finalmente se livrar dos agentes do Ciex. A última referência a seu nome é de um relatório secreto de outubro de 1973, ainda sobre o Chile, no qual, mesmo depois do golpe militar, é citado por suas relações com outros exilados. José Serra só voltou ao Brasil em 1978, após 14 anos de exílio.
O FUZILAMENTO DO MAJOR FOI UM CASTIGO!
MALDITO MAJOR!
CurtirCurtir
Verdade, quem mandou não executar o cara? Sifu.. e
nosfu….
CurtirCurtir
Pingback: Eleições 2010: A vida de Serra no exílio « JORNAL FLIT PARALISANTE | Olha Brasil
Pingback: Eleições 2010: A vida de Serra no exílio « JORNAL FLIT PARALISANTE | Veja, Brasil
Pingback: Eleições 2010: A vida de Serra no exílio « JORNAL FLIT PARALISANTE | Jornal do Brasil
Pingback: Eleições 2010: A vida de Serra no exílio « JORNAL FLIT PARALISANTE | Veja, Brasil
AGORA SERRAGIO PERSEGUE O COITADO DO TRABALHADOR, OS SEGUIMENTOS DO SERVIÇO PÚBLICO MAIS IMPORTANTE, OU SEJA, O PROFESSOR E O POLICIAL.
ESSE CAMARADA DEVE VER EM CADA POLICIAL UM INIMIGO, MAS ESQUECE QUE OS VERDADEIROS INIMIGOS QUE PARTICIPARAM DA DITADURA NÃO MAIS ESTÃO ENTRE OS POLICIAIS, OU MELHOR, ESTÃO ALGUNS COMO DIRETORES DE POLÍCIA OU CHEFES.
PARA PENSAR E VOTAR
CurtirCurtir
SR CONTRIBUINETE, SEU DINHEIRO VAI PRO RALO , VC NÃO SABE E QUANDO CHEGA NUM PLANTÃO POLICIAL ( O LADO MAIS FRACO DA POLÍCIA) , TEM CORAGEM DE DIZER AOS QUE ALI ESTÃOPARA LHE ATENDER – EU PAGO MEUS IMPOSTOS!!!!
Sr contribuinte , você paga sim seus impostos, mas o exige porca e burramente quando chega num plantão cheio de razão, sabe porque o atendimento é tão ruim? Não é porque o policial que ali está quer, é porque aquilo ali tão somente é o reflexo da política de segurança do Governador que você elegeu. Sabe porque seu dinheiro vai pro ralo, porque o governo mau consegue manter o atendiento essencial , cria coisas que você mal sabe o que é ou ouviu falar.
Caro contribuinte você sabia que a Polícia Civil, aquela que deveria solucionar seus problemas de verdade, investigar aquele homicídio que resultou na morte de um amigo seu, um roubo que quase lhe fez fechar seu comércio , aquele estupro que virou de cabeça para baixo a vida da sua filha e ainda aquele carro que não tinha seguro e foi parar num desmanche qualquer.. ah e seu filho que está ai vendendo até o liquidificador pra comprar umas pedrinhas;Essa Polícia Civil agora é Política Se viu?
Contribuinte você precisa saber que a polícia tem gente suficiente pra dar lhe o melhor atendimento olha só o que o governo sabe, permite e endossa.
NO CASO DOS DELEGADOS, CARO CONTRIBUINTE, ESSES SÃO OS CHEFES DESSA INSTITUIÇÃO, MAS VEJA O QUE A POLÍTICA FAZ.SÓ NÃO VOU DESENHAR PORQUE NÃO DÁ, MAS VOU EXEMPLIFICAR (…TIMTIM POR TIM TIM )
O GOVERNADOR NOMEIA UM SECRETARIO DE SEGURANÇA, O SECRETARIO NOMEIA UM DELEGADO GERAL ( CLASSE ESPECIAL- ENTENDA OS DELEGADOS COMEÇAM 4ª,3ª,2ª,1ª E CLASSE ESPECIAL). O DELEGADO GERAL, VIA DE REGRA NOMEIA SEUS DIRETORES, PROS DEPARTAMENTOS ( DECAP, DEMACRO , DEINTER, DEIC ETC…), E ESSES DIRETORES NOMEIA OS DIVISIONÁRIOS , OS SECCIONAIS E OS TITULARES. ( HOJE O NEGÓCIOTÁ TÃO BAGUNÇADO QUE O DG MESMO ACABA NOMEANDO UM OU OUTRO , NA VERDADE O SECRETARIO ATROPELA TUDO E OUTRO QUE CONHECE O DEPUTADO TAL OU O SENADOR TAL OU O PREFEITO TAL SE AUTO NOMEIA)
O QUE QUERO QUE VC CONTRIBUINTE SAIBA QUE HOJE EXISTEM VÁRIOS DELEGADOS , QUE DEVERIAM ESTAR CHEFIANDO, ESTÃO ENCOSTADOS ( NA G´RIA POLICIAL DIZEMOS “NASA”) SÃO DELEGADOS QUE NÃO REZAM A CARTILHA DO GOVERNO OU NÃO POSSUEM AMIGOS EM CARGOS DE DIRETORIA PARA COLOCÁ-LOS ONDE DEVERIAM!!!
VEJA ESTE EXEMPLO:
QUALQUER DISTRITO NA CAPITAL PAULISTA DEVE SER OCUPADO POR DELEGADO DE POLÍCIA DE 1ª CLASSE, PORÉM O DELEGADO SECCIONAL ( AQUELE QUE COMANDA A REGIÃO ONDE ESTÁ O DISTRITO) COLOCA PRA TRABALHAR NOS DPS SUBORDINADOS SEUS AMIGOS, AI OCORRE O TAL COMISSIONAMENTO( A PARTIR DE AGORA SEU DINHEIRO COMEÇA A IR PRO RALO!!!!) O DELEGADO SECCIONAL COMISSIONA( POR EMIO DE pAGAMENTO) UM DELEGADO DE CLASSE INFERIOR PARA ASSUMIR UM POSTO DE CLASSE IMEDIATAMENTE SUPERIOR, MAS NÃO É POR FALTA DE DELEGADO 1ª CLASSE , MAS SIM PORQUE O DLEGADO SECCIONAL QUER APENAS DELEGADOS DE SUA CONFIANÇA.
ORAS DE CONFIANÇA DE QUEM? O DELEGADO DE POLICIA, ALIÃS TODOS TEM QUE SER DE CONFIANÇA!!! SE NÃO É DE CONFIANÇA QUE SEJA DEMITIDO POR ALGUM MOTIVO!!! QUEM NÃO É DE CONFIANÇA, PRINCIPLMENTE NA POLÍCIA É PORQUE OU É BANDIDO OU FOI BANDIDO.
COM ISSO CONTRIBUINTE, CHEIO DE RAZAO E PAGADOR DE SEUS IMPOSTOS, QUANDO SE COMISSIONA UM DELEGADO O PLANTÃO POLICIAL PERDE UM, E OUTRO QUE DEVERIA ESTAR NA “CADEIRA” ESTÁ AFSTADO OU ENCOSTADO NUM LUGAR QUE NEM VOU MENCIONAR, PORQUE É OUTRA HISTÓRIA!!!
SABE QUEM GANHA COM ISSO , SOMENTE O DELEGADO COMISSIONADO E DE REPENTE AQUELE QUE O COMISSIONOU.
ISSO AI QUE NARREI E OTAL APADRINHAMENTO E OCORRE EM TODAS AS CARREIRAS, ESCRIVÃO, INVESTIGADOR, E TÃO SOMENTE POR CAUSA DESSES DESMANDOS QUE VC VAI A UM PLANTÃO E V~E DOIS CARAS ATENDENDO TELEFONE OUTRO ESCONDIDO NUMA SALA E UM SE MATANDO DE TRABÇLHAR( O ESCRIVÃO) , NÃO PENSE QUE ESSES DOIS QUE ESTÃO ATENDENDO AO TELEFONE SÃO VAGABUNDOS, ESSES AI SÃO OS TIRAS, TIRAS QUE DEVERIAM ESTAR NA RUA SOLUCIONANDO OS PROBLEMAS QUE AFLIGE SUA VIDA, NO LUGAR DELES PODERIA TER , NO MÍNIMO OUTRO ESCRIVÃOO E QUEM SABE UM OFICIAL ADMINISTRATIVO( IGUAL AQUELES QUE LHE ATENDE NO DETRAN) PARA OCORRES MENOS IMPORTANTES, POIS E UM DESPERDÍCIO ( DO SEU DINHEIRO) COLOCAR UM ESCRIVÃO PRA FAZER B.O DE EXTRAVIO DE DOCUMENTO.
CONTRIBUINTE PRESTE ATENÇÃO GRANDE PARTE DOS POLICIAIS INGRESSARAM NA INSTITUIÇÃO POR GOSTO, DOM. NÃO É MEIA DÚZIA DE DESEMPREGADOS QUE NELA INGRESSARAM POR FALTA DE OPÇÃO QUE PODEM MANCHAR TÃO GRANDIOSA POLÍCIA.. VOCÊ TIRE DA IDÉIA DAQUELA POLÍCIA QUE V~E NOS FILMES QUE O POLICIAL BATE EM TODO MUNDO ,DÁ UM MONTÃO DE TRIOS CAPOTA VIAUTRA , DESTROI UMA CIDADE INTERIA FAZENDO PERSEGUIÇÃO E NO FINAL DÁ TUDO CERTO!!!!
AQUI OS POLICIAIS QUEREM QUE TUDO D~E CERTO , MAS O GOVERNO QUER QUE VOCÊ PROCURE MENOS A POLÍCIA E ACREDITE CADA VEZ MENOS NELA. IMAGINA O PORQUE NÃO?
ANTES DE CHEGAR NUM DISTRITO CHEIO DE RAZÃO, SAIBA QUE AQUILO ALI É O REFLEXO DA POLÍTICA DO HOMEM QUE VC ELEGEU, E AI VC TEM CORAGEM DE IR LÁ NO PÁLACIO DOS BANDEIRANTES DAR UMA DURA NO HOMEM?
fubica
04/06/2010 em 18:33
SE VC TIVER CORAGEM, PARABÉNS, AI APROVEITA E PREGUNTA PRA ELE O QUE É D.P.P.C E POR QUE NO D.P.P.C. TEM DELEGADO 2ª CLASSE OCUPANDO(POR MEIO DE COMISSIONAMENTO) VAGA DE DELEGADO 1ªCLASSE, APROVEITE E DIGA PRA ELE QUE LÁ NO MESMO D.P.P.C. TEM DELEGADO 1ª CLASSE OCUPANDO “CADEIRA ” DE DEL. CLASSE ESPECIAL. INDAGUE-O QUAL O CUSTO x BENIEFÍCIO DO D.P.P.C. PARA A POPULAÇÃO, NÃO ESQUEÇA PARA A POPULAÇÃO!!!!
APROVEITE E DIGA PRA ELE QUE QUANDO VC FOI A UM DISTRITO PRA FAZER UM B.O , TINHA SOMENTE UM ESCRIVÃO PRA ATENDER UMAS DEZ PESSOAS , ALIÁS ATENDER OS TIRAS JÁ TINHAM ATENDIDO, MAS DEPOIS TEM QUE CONTAR TUDO NOVEMENTE PRO ESCRIVÃO CONFECCIONAR O BO E QUE AQUELE DOIS TIRAS ALI DEVERIAM ESTAR NA RUA , FALA PRA GOVERNADOR QUE VC FOI BEM ATENDIDO MAS O PRODUTO FINAL ( O MALDITO PEDAÇO DE PAPEL) DEMOROU E CERTAMENTE VAI PRA 5ªSEÇÃO ( DEPTO DE ARQUIVOS… TODO DP EM UM ). PRA TERMINAR FALA PRO GOVERNADOR PEDIR PRO SECRETARIO DA FAZENDA ( ESSE SIM O GOVERNADOR RESPEITA E ATENDE A QUALQUER HORA!!!)A FOLHA DE PAGAMENTO DA POLÍCIA CIVIL, PRA VER QUANTOS FUNCIONÁRIOS POR CARREIRA EXISTEM E ONDE ELES ESTÃO TRABALHANDO E QUAL A NECESSIDADE DE CADA DEPTO DA POLÍCIA E PORQUE TANTA DESIGUALDAD NA DISTRIBUIÇÃO DE FUNCIONÁRIOS. DÁ UM TOQUE TAMBÉM QUE VC JÁ SE ENCHEU DESSE NEGÓCIO DE CONSEG, ONDE UM JOSÉ NINGUÉM QUER INTERFERIR NA SUA SEGURANÇA, PALPITAR, QUE CONSEG NA VERDADE E UM ESTELIONATO , MEIO DE ENROLAÇÃO ,AH VAI NO CONSEG RECLAMAR… CONTRIBUINETE CONSEG PRA POLÍCIA É PIADA….
VAI LÁ CONTRIBUINTE , VAI LÁ CONTRIBUINTE, VC É QUEM PAGA O SALÁRIO DA POLÍCIA, DO SECRETÁRIO E O DO GOVERNADOR TAMBÉM. VÁ O MAIS RÁPIDO , PODE IR O PALÁCIO ESTÁ ABERTO PARA VC, NÃO TEM PROBLEMA SE VC FOR IGUAL VC VAI AO ISTRITO DE REGATA E BERMUDA, SAINHA CURTA PODE IR QUE LÁ É TUOD NOSSO O HOMEM DE OURO ESTARÁ DE BRAÇOS ABERTOS, DA MESMA FORMA QUE RECEBEU A POLÍCIA CIVIL EM 2008!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
CurtirCurtir
Serra, se lutou tanto assim por um mundo mais justo, está agora cuspindo em sua própria história. Reacionário!
CurtirCurtir
não tenho nada a dizer, so depois das eleições.se dois estiveram exilados e presos vou votar em quem?claro que naquele que não faz mal a ninguem e tambem não manda soltar a borracha em quem reivindica algo justo. VIVA OS DOIS.
CurtirCurtir
caspita! E tao bonita a historia do exilo de Serra porem me pergunto indetrando no passado, seria toda essa historia verdade mesmo? Em minha opiniao e muito facil se exilar para estudar em belas escolas do exterior voltar ao Brasil apos o regime militar com uma bela estrutura intelectual porem me pergunto tbemnmn, uma pessoa da classe pobre haveria toda essa condicao? Acredito que nao, enfim Serra e da elite e de familia rica e penso que jamais conheceu nescecidades reais que vivem todos os dias os brasileiros deste pais, Jose Serra se enrola sempre com respostas demagogicas e persuassivas acaba nao respondendo e enrolando aqueles menos capazes, deveria criar vergonha na cara e sumir da politica brasileira acredito que assim seria menos um hipocrita no governo federal obrigado… .
CurtirCurtir