PT vai interpelar Serra por acusação a Dilma sobre dossiê… Serra se comporta como aquele que bate a carteira e sai gritando: pega ladrão!”, ironiza André Vargas, deputado federal e secretário de comunicação do PT 1

PT vai interpelar Serra por acusação a Dilma sobre dossiê
03 de junho de 2010 15h35 atualizado às 16h54 

O presidente do PT José Eduardo Dutra afirmou em seu Twitter nesta quinta-feira (3) que o partido decidiu interpelar o pré-candidato do PSDB à presidência da República, José Serra, pela acusação de que Dilma Rousseff (PT) foi responsável pelo suposto dossiê com denuncias contra o candidato tucano.

“Decidimos interpelar o Serra judicialmente, pelas suas acusações a Dilma e ao PT, sobre o tal dossiê. Quem não deve, não teme”, diz a mensagem postada pelo presidente do PT na rede de microblogs.

Serra atribuiu nesta quarta-feira (2) à adversária petista a responsabilidade por suposto dossiê que militantes da campanha da pré-candidata teriam feito contra ele.

“A principal responsabilidade por esse novo dossiê é da candidata Dilma Rousseff, disso eu não tenho dúvida. Como a principal responsabilidade pelo dossiê dos aloprados é de Aloizio Mercadante, assim como a principal responsabilidade do dossiê de 2002 foi de Ricardo Berzoini. O PT tem uma longa tradição nessa matéria. Então caberá a eles explicarem o que aconteceu”, afirmou o tucano.

Em nota oficial da legenda assinada por Dutra, o PT reafirmou nesta tarde que nem a direção nacional nem a coordenação da campanha de Dilma Rousseff nunca “determinaram a elaboração de qualquer dossiê”.

Dutra afirma que as especulações acerca do suposto dossiê estão sendo alimentadas pela oposição em “uma tentativa desesperada de buscar reverter um quadro eleitoral adverso”.

Por sua vez, Dilma rebateu nesta quarta-feira (2) as declarações de Serra e classificou os ataques do tucano como “falsidade”. “Isso é uma falsidade. Não vou ficar batendo boca, mas isso é uma falsidade”, disse a presidenciável em Goiânia.

Também nesta quarta, Dutra repudiou os comentários do presidenciável tucano sobre a existência do suposto dossiê e atribui a atitude de Serra a uma “pesquisite aguda”.

“Não há nenhuma ação do PT nesse sentido. Não há e nunca haverá. Quero registrar que lamento esse tipo de declaração do Serra”, disse ontem o presidente petista. E aproveitou para provocar o tucano. “O episódio desvendou que a fase do ‘Serrinha paz e amor’ não está dando certo”, atribuindo a Serra um “estresse acima do suportável em relação ao crescimento de Dilma nas pesquisas”.

Redação Terra
Secretário do PT: “Serra e Itagiba têm tradição de dossiês”
02 de junho de 2010 • 15h15 • atualizado em 03 de junho de 2010 às 10h12
Claudio Leal

 

Secretário de comunicação do PT, o deputado federal André Vargas (PR) rebate os ataques à campanha de Dilma e evoca o passado do ex-diretor de inteligência da Polícia Federal Marcelo Itagiba para vincular José Serra a um tradição de dossiês contra adversários.

“Para falar desse pseudo-dossiê sobre as ligações da filha dele (Verônica) com Daniel Dantas, basta Serra procurar o Google. Está no Google! Não existe dossiê. Mas a verdade é que Serra tem tradição de dossiês, não o PT. Basta lembrar de Marcelo Itagiba. Corre por aí que ele também coordenava dossiês contra o PT. É só procurar as notas que saíam nos jornais. Serra se comporta como aquele que bate a carteira e sai gritando: pega ladrão!”, ironiza Vargas.

Antes, um retrospecto. Eleito pelo PMDB e filiado ao PSDB desde outubro de 2009, o deputado federal Marcelo Itagiba desempenhou papel de investigador nos depoimentos sobre a Operação Satiagraha, na CPI dos Grampos. Mas ele próprio havia sido denunciado por arapongagem contra a então pré-candidata à Presidência da República, Roseana Sarney, atingida nas vísceras pela operação “Lunus”, em 2002.

Em março daquele ano, a Polícia Federal encontrou R$ 1,34 milhão em dinheiro na empresa Lunus, de Roseana e Jorge Murad. Vinculou-se a grana a fraudes na Sudam (Superintendência de Desenvolvimento da Amazônia). A imagem das cédulas definhou a candidatura Roseana.

Na sequência da operação da PF, o senador José Sarney alardeou uma trama suja para favorecer a campanha de Serra – o que envolvia a montagem de um dossiê no Ministério da Saúde. O peemedebista teria alertado ao presidente Fernando Henrique Cardoso sobre o vaivém de agentes da Abin (Agência Brasileira de Inteligência) no Maranhão, Piauí e Pará, para fuçar a vida de sua família.

Em 20 de março, Sarney realizou um dos mais duros discursos de sua vida parlamentar, em defesa da filha. Da tribuna, afirmou que “o Ministério da Saúde, em vez de tratar das epidemias, dá prioridade às coisas de inteligência e espionagem.”

Itagiba foi personagem reincidente no discurso de Sarney:

“A imprensa em quase sua totalidade publica que esse mesmo grupo está conectado para essas ações políticas na Polícia Federal e no Ministério Público citando o delegado Marcelo Itagiba, ex-chefe do Departamento de Inteligência da Polícia Federal, ex-chefe do grupo de inteligência que se formou no Ministério da Saúde e que é, atualmente, o superintendente da Polícia Federal no Rio de Janeiro, e o Procurador José Roberto Santoro”.

Em nota pública, Serra reagiu aos ataques: “As insinuações que o senador Sarney fez a meu respeito foram todas, sem exceção, inconsistentes, irrelevantes e até mesmo alopradas.”

André Vargas, secretário de comunicação do PT, reaviva a história no dia em que José Serra acusa a oponente Dilma de ser a responsável política por um dossiê contra sua filha, Verônica Serra. “A principal responsabilidade por esse novo dossiê é da candidata Dilma Rousseff, disso eu não tenho dúvida”, declarou o tucano.

Procurado em seu gabinete, Itagiba não retornou os telefonemas para comentar as declarações do secretário petista. Às 15h57 desta quarta-feira (2), no Twitter, reagindo a esta reportagem, ele redarguiu que tem “tradição de presidir inquéritos contra o crime”.

“Montaram dossiê contra Sarney, em 2002. E mais uma: Serra esquece que eles (do PSDB) fizeram um grampo ilegal no processo de privatização. (O ex-governador do Ceará) Tasso Jereissati também foi vítima de grampo”, complementa Vargas.

O deputado federal sustenta que, na campanha de Dilma, não há uma disputa interna entre o ex-prefeito de Belo Horizonte Fernando Pimentel e o vice-presidente do PT, Rui Falcão. “Não existe. Pimentel está se dedicando a outro projeto, que é definir sua candidatura ao governo ou ao Senado em Minas Gerais. É difícil compatibilizar. E o Rui Falcão tem participado da campanha. Tentaram criar essa divisão. Agora, o coordenador é o (José Eduardo) Dutra. E estamos aguardando a definição do Pimentel”, relata.

Vargas defende que “a vida do candidato tem que ser pública”, numa campanha eleitoral. “Dossiê é conversa fiada. É procurar no Google”.  Terra Magazine

Um Comentário

  1. CARTA AO DGP

    ILUSTRÍSSIMO SR DR DELEGADO GERAL
    O SR QUER OU NÃO ARRUMAR A POLÍCIA CIVIL?
    TEM SEIS MESES, AINDA DÁ TEMPO, E SE O SR CONSEGUIR ARRUMAR QUEM SABE PERMANECE NO CARGO APÓS A TROCA DE GOVERNO!!! O SR MERECE E TEM COMPETENCIA, COMO CIDADÃO E CONTRIBUINTE( VÍTIMA VÁRIAS VEZES, USUÁRIO DO SERVIÇO POLICIAL ) VI HOMENS INCOMPETENTES E POLITIQUERIOS PERMANECEREM TANTO TEMPO NO CARGO.
    DẼ UMA OLHADA COM AFINCO NO:
    DAP- QUANTO FUNCIONÁRIO, TRABALHANDO “SEMANA MAGRA -SEMANA GORDA”, QUANTAS ESCRIVÃS TRABALHANDO , MENOS DE UMA HORA POR DIA, POIS O TEMPO QUE FICAM AO TELEFONE E DESCENDO E SUBINDO O ELEVADOR PRA BUSCAR GULOSEIMAS NÃO CONTA- QUANTO TIRA E AGENTES POLICIAIS,LENDO ESTADÃO/FOLHA E LANCE. TEM CARCERAGEM NO DAP? PRA QUE CARCEREIRO NO TÃO NOBRE DEPTO? O POVO PAULISTA SABE DISSO? O GOVERNADOR SABE DISSO? O SR SABE DISSO? ISSO É DESPERDICIO DE RECUSO HUMANO. SÓ DO DAP CONSEGUIRIAMOS UNS QUARENTA FUNCIONÁRIOS, QUE NÃO FAZEM ABSOLUTAMETE NADA, VÁ ANOTANDO AÍ.

    DIPOL- UM ABSURDO QUANTA DIVISÃO, QUANTA GENTE TRABALHANDO, QUERO DIZER QUE ESTÁ LOTADA NO DEPTO, DIVISÃO DE CONTRA INTELIGENCIA POLICIAL É UMA VERGONHA!!!! OCORRE AI TUDO QUE OCORRE NO DAP, DAI DARIA PRA RESGATAR MAIS UNS TRINTA POLICIAIS, E O DEPTO AIND OPERARIA COM FOLGA HEIN!!!

    DIRD- ESSE EU CONHEÇO MUITO BEM , A ÚNICA COISA QUE FUNCIONA SÃO AS DELEGACIAS INSTALADA NOS AEROPORTOS, ONDE REALMENTE TRABALHAM, E A DIVISÃO DE CAPTURAS, MAS AINDA ASSIM A DIV CAPT TÁ UM POUCO “INCHADA”. A DIVISÃO DE PRODUTOS CONTROLADOS É UMA BARBARIDADE QUANTO FUNCIONÁRIO MAL APROVEITADO, A DIVISÃO DAS DELEGACIADE PORTOS AEROTPORTOS LÁ NA SÃO BENTO É UM ANTRO DE EX CHEFES ENCOSTADOS , AQUILO É UMA VERGONHA TEM UNS 15 TIRAS ESSES FAZEM MENOS AINDA QUE OS QUE NADA FAZEM NO DAP E DIPOL , CONSEGU ENTENDER?

    DHPP- DÁ PRA DAR UMA ENXUGADINHA, OS POLICIAIS DE LÁ TEM QUE SABER(ALGUNS) QUE A PROFISSÃO DELES É A POLÍCIA E NÃO O “BICO”, PORQUE O HORÁRIO DO DHPP É TÃO FLEXÍVEL? OS POLICIAIS DE LÁ SÃO MELHORES QUE OS DEMAIS EM QUE?

    DEIC- JÁ CONTOU QUANTAS DIVISÕES HÁ NO DEPTO ,QUANTAS DELEGACIAS? PRA QUE QUATRO DELEGACIAS NA DIG?, PRA QUE CINCO DELEGACIAS NO PATRIMONIO?, PRA QUE QUATRO DIVECAR? A DAS AINDA SE SALVA PORQUE ANTI SEQUESTRO SIM É DE SE RESPEITAR, ALI TEM POLICIAL QUE TEMOS QUE RECONHECER, SERVIÇO É ESTRESSANTE, MAS PROSSEGUINDO, SÃO TREZE DELEGACIAS LÁ NO PRÉDIO DA ZACH NARCH, CADA DELEGACIA TEM APROXIMADAMENTE 20, 30 TIRAS, UM MONTE DE ESCRIVÃO EM TODAS ELAS, SÓ O GOVERNADOR NÃO SABE QUE TEM UM MONTE DE TIRA ALI QUE FAZ ANOS QUE NÃO PRENDE NINGUÉM ,MAS NÃO POODE SER TRANSFERIDO, POIS O PADRINHO É FORTE, TEM UMA “VELHARADA” LA QU É UM ABSURDO , SÓ ATRAPALHA PARAO BOM ANDAMENTO E CRESCIMENTO DO DEPTO, MUITS DIZEM QUE DEVERIAM FECHAR O DEIC, ISSO JAMAIS, TEM É QUE ENXUGAR , COMEÇANDO COM OS FIGURINHAS QUE JÁ CONHECEMOS, QUEM TEM CORAGEM DE MEXER COM ELES, DR DELEGADO GERAL O SENHOR PODE, OSR DEVE, ARRUMAR AQUELE LUGAR!!!
    DENARC- ESTAVA ENXUTO , MAS TEM MUITA DIVISÃO DISSO DAQUILO, POR NEQUNATO ATÉ O DEPTO ADQUIRIR O RESPEITO DA POPULAÇÃO SÓ DUAS DISES E DIPE BASTAM ,COMO QUEREM QUE UM DEPTO COM RESPEITO COM ALGUMAS PESSOAS QUE ESTÃO LÁ( SR SECRETÁRIO O SR DISSE E O DG CONFIRMU QUE POLÍCIA COM BRONCA NÃO ASSUIMIRIA CHEFIA!! EU NÃO ESQUECI)

    CORREGEDORIA- É LAMENTÁVEL VOCE IR A UMA CORREGEDORIA E SER ECEPCIONADO POR UM DELEGADO recém saido da acadepol, QUE NUNCA TRABALHOU num plantão policial. ELE TE MEDE DOS PÉS A CABEÇA E QUANDO VC DIZ O NUMERO DO SEU DISTRITO ELE FAZ UMA CARA DE ESPANTO ,COMOSE VC FOSSE UM E.T.. NÃO SABE NADA DE POLÍCIA, FALA UMAS ASNEIRAS, FAZ UMAS PERGUNTAS, COM TUDO ISSO QUANDO A GENTE SAI DE LÁ SÓ DÁ VONTADE DE DAR UM PÉSSIMO ATENDIMENTO Á POPULAÇÃO(EXMO SR SECRETARIO, DR DELEGADACORREGEDORA PRA CORREGEDORIA PESSOAS EXPERIENTES, NÃO ADIANTA MANDAR PRA LÁ FILHOS DE DELEGADOS OU DELEGADOS QUE TEM MEDO DOS PLANTÕES DO DECAP/DEMACRO, SE NÃO CONHECE A POLÍCIA TERRITORIAL NAO PODE TRABALHAR NA CORREGEDORIA , A CORREGEDORIA FICA INJUSTA, UM DENTISTA NÃO COMEÇA NA PROFISSÃO FAZENDO CANAL!!)

    LÁ TEM UM ESCRIVÃO PRA APROXIMADAMENTE TRINTA INQUÉRITOS , O QUE O INQUÉRITO DE LÁ TEM DE MAIS IMPORTANTE QUE O INQUÉRITO DO POVÃO NOS DISTRITOS? PORQUE UM DELEGADO PRA CADA EQUIPE COM 20 OU NO MÁXIMO QUARENTEA INQUÉRITOS, AH TEM QUE SER TUDO PERFEITO!!! E O DO DISTRITO PODE SER TUDO MAL FEITO!!! E SE DIVIDÍSSIOMOSOS FUNCIONÁRIOS UMA MÉDIA DE 100 I.P. PRA CADA ,100 IP DÁ PRA TOCAR SORRINDO , OFEREÇA ISSO PRA UM ESCRIVÃO DO DECAP MÉDIA 200/400 I.P.
    DPPC. DÁ MESMA FORMA QUE FOI CRIADO, DEVE IMEDIATAMENTE SER EXTINTO,’UMA VERGONHA, DESIGUALDADE E DESRESPEITO
    DOUTOR DELEGADO GERAL ACABE COM O COMISSIONAMENTO TEM UM MONTE DE DELEGADO ENCOSTADO GRAÇAS Á POLÍTICA E ASSIM OUTROS DE CLASSE INFERIOR ESTÃO ASSUMINDO TITULARIDADE, O SR TEM QUE ACABAR COM ESSA TAL DE “NASA”
    DR DELEGADO GERAL, NÃO CONSEGUIMOSA REESTRUTURAÇÃO E TÃO CEDO PODEMOS ESQUECẼ-LA, MAS , FÇA AQUILO QUE ESTA AO SEU ALCANCE. O SR ENTRARÁ PARA A HISTÓRIA DA POLÍCIA CIVIL . QU HOJE , INFELIZMENTE ESTÁ COM POPULARIDADE 0.
    DE REPENTE PELO FATO DE O SR ESTAR HÁ TEMPOS NO CONSELHO O SR TENHA UM AOUTRA VISÃO ,POIS AS REUNIOES ,OS ENCONTROS DOS QUAIS O SR PARTICIPA TENHA LHE TIRADO O FOCO!!! PUXE A ORELHA DOS SUS AMIGOS, COBRE DELES TUDO AQUILO QUE OSR VIVENCIOU DESDE A ÉPOCA DO 92 E SEXTA SECCIONAL.
    O SR TEM HISTÓRIA. FAÇA-A SER ETERNA NA POLÍCIA

    Curtir

Os comentários estão desativados.