São 10,5 mil as interceptações telefônicas em curso por todo o País, decretadas pela Justiça nos Estados e pela Justiça Federal 3

País tem 10,5 mil escutas em curso, diz CNJ

Número de interceptações é considerado baixo e maioria foi ordenada por magistrados estaduais

Fausto Macedo

 

São 10,5 mil as interceptações telefônicas em curso por todo o País, decretadas pela Justiça nos Estados e pela Justiça Federal. O número é oficial, divulgado pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

Mensalmente o CNJ recebe informações atualizadas dos juízes que acolheram pedidos da polícia ou do Ministério Público e autorizaram as escutas. “É um número relativamente pequeno de interceptações, não é nada para um País de 180 milhões de habitantes”, avalia a juíza auxiliar da Corregedoria do CNJ, Salise Monteiro Sanchotene.

A grande maioria dessas interceptações, mais de 10 mil, foi ordenada por magistrados estaduais. A Polícia Federal, que se reporta à Justiça Federal, realiza monitoramento de comunicações em 391 casos, informou o diretor-geral da corporação, Luiz Fernando Corrêa.

Assim como a juíza Salise, o diretor da PF defende mudanças na lei de interceptações. “Não podemos enfrentar adequadamente a criminalidade organizada com esse estágio atual de tecnologias”, alerta Corrêa. “A privacidade a serviço do crime não interessa para a sociedade.”

O CNJ mantém controle sobre o número de escutas para evitar abusos. O deputado Marcelo Itagiba (PSDB-RJ), que presidiu a CPI do Grampo, constatou que um único juiz no interior do Rio havia autorizado centenas de escutas em 2008.

Mapeamento. O mapa do CNJ inclui dados dos 27 Tribunais de Justiça e dos cinco Tribunais Regionais Federais, onde atuam 8.557 juízes exclusivamente com competência para ações criminais e 5.709 com atribuição mista – atuam em varas que conduzem processos de natureza penal e cível.

“A maioria das interceptações é relativa a casos de tráfico de entorpecentes e sequestros, São Paulo e Rio sofrem muito com isso”, diz a juíza. “A escuta é muito utilizada para esses tipos de delitos.”

Segundo ela, que também exerce a função de diretora jurídica do Encla (Estratégia Nacional de Combate à Lavagem de Dinheiro e de Recuperação de Ativos) a interceptação “é usada sem exageros”. “É ferramenta essencial, sem ela não se investiga crime organizado. É empregada com bastante comedimento.”

Os registros do CNJ indicam que o Paraná é o Estado com maior número de interceptações porque tanto a Justiça estadual quanto a federal lidam com repressão ao contrabando, tráfico de drogas e roubo de carros.

Salise defende revisão urgente na lei sobre escutas. “É momento de a sociedade refletir que legislação deseja. O Judiciário é seguidamente acusado de libertar suspeitos. Mas quais as ferramentas os juízes têm para trabalhar no processo criminal?”

Um Comentário

  1. VAMOS FAZER UMA LISTA DOS POLICIAIS MAIS RICOS DE SP!

    1º F U B I C A
    2º DR GUERRA






    Curtir

  2. C U I D A D O!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    P E R I G O!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    ATÉ VC PROVAR QUE REALMENTE ESTAVA TRABALHANDO, VC ESTARÁ AMARGANDO NO PEPC, NÃO SE ESQUEÇA, UMA VEZ NO PEPC O PAGAMENTO É CORTADO, SUA MULHER VAI UMA, DUAS VEZES VISITÁ-LO DEPOIS… SEUS FILHOS , JÁ VIU NÉ -ESCOLA, FAACULDADE,SERVIÇO.

    SÓ DE DEZEMBRO PRA CA.
    -TIRA DO SIG NORTE EM CANA, MAIS BRONCA PRA DELEGADO DE SOBRENOME BOM, FILHO DE CARDEAL NA FITA
    -DOIS TIRAS DO MEIO AMBIENTE /DPPC EM CANA- TIRA ESTE QUE JÁ FOI CHEFE, GENTE FINÍSSIMA
    -TRES TIRAS DO DEIC/DIV PATRI EM CANA UM DELES JÁ FOI CHEFE DE SECCIONAL
    -DOIS TIRAS DO DEIC, TRETA DE DROGA- PARECE A CANA MAIS FORÇADA DA CORREGEDORIA- UM DESSES TIRAS JÁ FOI CHEFE DE DISTRITO DE PONTA.
    -TEM SECCIONAL INDO EM CANA( SECC ITAPETININGA)
    -SEMANA RETRASADA 12 DEMISSO~ES A BEM DO SERVIÇO PÚBLICO NUMA SÓ EDIÇÃO DO DOE( CARCEPOL,ESCRIVÃO, OFICILA ADM E DELEGADO)
    -SEMANA PASSADA DOIS TIRAS DO TRINTA CINCO DP EM CANA, UM PRIMEIRA CLASSE E UM SEGUNDA CLASSE. UMA TIRA GENTE BOA INCLUSIVE!

    ANTES SÓ IA EM CANA NAS ULTIMAS CONSEQUENCIAS, AGORA PRIMEIRO A CANA DEPOIS A CONSEQUENCIA.

    SEM FALAR NO INTERIOR QUE ESTÁ ENCANANDO POLICIA A DOIDADO
    LEMBREM-SE A ÚNICA COISA QUE NÃO DÁ BRONCA É:
    FAZER EXPEDIENTEW
    FAZER O. S.
    LEVAR PRESO
    E TIRAR UM PLANTÃO , NA MORAL

    NÃO FAÇAM ACERTO, NÃO FAÇAM TRETA, NÃO DE COMBUSTIVEL PRA CORREGEDORIA!!!

    Curtir

Os comentários estão desativados.