Testemunha conta como homem teria sido morto em quartel em SP
Eduardo Luis Pinheiro dos Santos foi detido em 9 de abril.
No dia 13 de abril, a família encontrou ele morto no IML.
Do Jornal Nacional
Sexta-feira (9), 21h. Um grupo de jovens discute numa rua da Zona Norte de São Paulo por causa do sumiço de uma bicicleta. Um carro da Polícia Militar passa. O mais exaltado dos rapazes é dominado e preso: Eduardo Luis Pinheiro dos Santos, 30 anos, motoboy. Chega reforço e mais três são levados pela policia.
Poucos metros adiante, os rapazes desembarcam. Estão num quartel da policia militar que funciona ao lado de uma delegacia. No quartel, Eduardo é separado dos outros rapazes e levado para os fundos.
Uma testemunha diz que apenas Eduardo foi algemado.“Só o Eduardo, porque ele acabou meio que falando meio alto, acabou desacatando a autoridade então acabou que foi algemado e tudo o mais”, diz.
A testemunha diz que imaginou que iria ser levado para o interior da delegacia. “Na hora da abordagem, os próprios policiais falaram ‘não, chegando lá vocês vão falar com o delegado’, só que na verdade não teve delegado nenhum’, diz.
No quartel, Eduardo é separado dos outros rapazes e é levado para os fundos. ”Levaram pro fundo e ali mesmo deram uns chutes nele, umas bicas e tal”, diz a testemunha, que afirma ter presenciado a agressão. “Ah, ele gritava pela mãe dele, que estava doendo, que não precisava fazer isso. Ele apanhou muito, eu não queria estar na pele dele.”
Às 23h daquela sexta-feira, os policiais liberam os rapazes. Menos Eduardo. “Eles falaram, ‘não, é só isso mesmo, vocês estão dispensados e ele vai ficar um pouquinho a mais aqui’”, diz a testemunha.
Meia-noite A 3 km do quartel, policiais militares registram o encontro de um homem negro, jogado na calçada. Segundo os policiais, ele não tem documentos.
“Não houve esse fato. Nós acreditamos que o Eduardo tenha falecido na companhia e pra desmascarar essa ocorrência ele foi abandonado na rua para mascarar a ocorrência anterior”.
Sábado (10), 0h12. O homem levado pelos policiais chega morto ao pronto-socorro. Na ficha do desconhecido, o médico escreve: hematomas na região do crânio, equimoses – ou manchas de sangue internas – nas costas e nas pernas, sangramento nasal e ferimento no joelho esquerdo. Causa possível da morte: trauma no crânio ou hemorragia.
Segunda-feira (12). A família de Eduardo procura por ele, fica sabendo da prisão e vai até a polícia. “Pra nós disseram que não tinha nenhum registro, nada que provasse que ele tivesse estado lá. Nem na delegacia, nem na companhia da PM”, diz a mãe de Eduardo.
Terça-feira (13), 0h25. A família registra o desaparecimento de Eduardo.
Às 22h, a família encontra o rapaz no Instituto Médico Legal (IML). “Foi quando a gente não tinha mais muita opção de procura, acabamos indo até o IML e encontramos ele lá. Morto”, conta a mãe de Edurado.
O Departamento de Homicídios da Policia Civil está convencido de que Eduardo foi assassinado e já pediu ao comando da PM os nomes e as fotos dos policiais militares que estavam de plantão na noite da morte do rapaz. O objetivo da investigação é identificar quem são os policiais militares que teriam participado da sessão de tortura e espancamento. “Os policiais militares estão sendo recolhidos aqui para a Corregedoria para que todos sejam ouvidos e esclarecida a verdade”, afirma o major da PM Reinaldo Zychan.
Para a família de Eduardo, ficou a dor e o vazio da perda. “Pra mim ele esta viajando, pra mim ele vai chegar, ele vai chegar. Eu olho na rua pra ver se é ele que está chegando. É muito difícil”, afirma a mãe do rapaz.
Em nota o secretário de Segurança Antonio Ferreira Pinto afirma que determinou “a mais rigorosa investigação dos fatos” e que a secretaria não concorda com os fatos que ele chamou de “abomináveis”.
VÍDEO:
soh um pessoal desses e que faz essa porcaria, eles se acham os reis, juizes e executores das ruas, fazem sem medir a consequencia, e se nao houvessem testemunhas do fato o que seria??? eh obvio mais uma pessoa encontrada morta na rua……., e o pior eh que todos acabam por pagar pelo erro deles, vc. fala para alguem que eh policia e ja pensam que vc, eh ou ladrao ou assassino…
CurtirCurtir
ESSE É O CICLO COMPLETO DE POLICIA DA PM. PELO DESMONTE IMEDIATO DESSA CRIAÇÃO DA DITADURA – POLICIA MILITAR – A SOCIEDADE CIVIL NÃO AGUENTA MAIS PAGAR COM A VIDA DE SEUS FILHOS A MANUTENÇÃO DESTE CANCRO SOCIAL GUARDADO EM QUARTEIS MANTIDOS POR DINHEIRO PÚBLICO. SUBREPTICIOS DA PIOR ESPECIE. A POLÍCIA É CIVIL. MILITAR SÓ NAS FORÇAS ARMADAS. MATAM POR PRAZER, MATAM POR NEGOCIO (VIDE A FIRMA EM STO ANDRE), MATAM POR PSICOPATIA. SOMENTE VÍTIMAS INDEFESAS E QUE NÃO OFEREÇAM RESISTENCIA. POLICIA MILITAR SEU NOME É COVARDIA.
CurtirCurtir
Pq ninguém acaba com estas bestas.
Pq a ditadura acabou e as crias delas ainda não?
Pq. o Mario Covas morreu tão jovem?
Qual é o país de primeiro mundo que tem uma polícia feudal nas ruas, uns capitães-de-mato covardes
CurtirCurtir
DR. ME DESCULPE MAIS TUDO ISSO POR CAUSA DA FRAQUESA DE DELEGADOS DE PLANTÁO QUE SABEM QUE A PM PEGA O CARA NA RUA LEVA PRO BATALHAO DEPOIS APRESENTA O CARA NISSO ELES JA FIZERAM TODAS INVESTIGAÇOE SQUE SAO NOSSAS, E O CARA JA CHEGA LA MOIDO.
ESTA SEMANA ESTAVA EM UMA DELEGACIA DO CENTRO EM BAIXO DA SECC, E UM PM DA TATICO TAVA ESPANCANDO UM CARA DO LADO DO ESTACIONAMENTO DA DELEGACIA, O CARA TAVA ALGEMADO E O PM CHUTANDO ELE, O DELEGADO ERA UM GORDINHO DE COR QUE TEM A PELE COM VITILIGO, E EU FALEI DR. O PM TA ESPANCANDO O CARA, E ELE NUM FEZ NADA, OU SEJA CULPA DA CIVIL QUE TEM QUE POR PM NO LUGAR DELES OU SEJA APRESENTAR E IR EMBORA.
TAMOS PERDENTO ATE PRA PM E VAMOS PERDER MAIS
CurtirCurtir
Pai Perdoem-no eles não sabem o que fazem !!! JULGADORES DE PLANTÃO COMETEM O MESMO ERRO QUE SERÂO VITIMA AMANHÂ = O PRÉ JULGAMENTO, A CONDENAÇÂO PELA IMPRENSA, aos JUIZES que comentaram acima !
CurtirCurtir
Por estes dias ainda um PM, escreveu neste blog que os quarteis da PM são uma igreja, tudo bonitinho, ela devia estar em outra planeta.
CurtirCurtir
Vamos com calma nas análises!
Primeiro: A Polícia Militar de SP (só a de São Paulo) atende a cerca de 150.000 chamados via 190/dia…Portanto o resultado negativo é muito pequeno, tão pequeno que quando aparece realmente choca a todos.
Segundo: A Polícia Militar como instituição não apóia nem nunca apoiou desvios de conduta! Basta que se analise o posicionamento do Major PM porta voz da Corregedoria de Polícia Militar; não julguem todos por alguns…
CurtirCurtir
cade o p2 e os homens de honra ?
CurtirCurtir
aqui no interior é no meio do canavial ou de plantacao de eucalipto, os coxas descem o cacete no povão sem dó…acho que é de raiva de serem tratados igual lixo pelo oficialato, uma especie de vingança sádica…
CurtirCurtir
me desculpe senhor capitao mas o numero pequeno que se divulga eh o que vem para a imprensa, o que nao aparece eh muito grande, todos nos que trabalhamos na rua sabemos o que uma parte dos pms que trabalham a noite fazem, ja conheci pms muito boms, alias a a maioria, mas sempre tem aqueles que sempre estao a aprontar, tanto que sei que vcs. acabam mandando esses para as cias. de periferia.
CurtirCurtir
Não julgamos todos por alguns. Julgamos todos por todos. Quem não entra na dança, dança… se o pm não participar das atrocidades dos parceiros como conivente, será a próxima vítima… o cap pm (não leia-se capeta e sim capitão) pode tentar enganar os paisanos com esta conversinha, mas quem sabe como funciona a Polícia não se engana. Sabe que o que aconteceu com o motoboy acontece todo dia… (não que não tenha merecido tomar um pau, pois se você respeita e apanha quando pequeno, não apanha quando grande).
CurtirCurtir
Senhor Capitão o regime é arcaico,os praças são massacrados pelo comando,o soldado fica mais de vinte anos para ser promovido a cabo,o PSDB aumenta o quadro de oficiais,o ALE é diferenciado para o oficialato,quem fica na berlinda é o povo em alguem tem que se estravasar tanta amargura,o RD PM é a CONSTITUIÇÃO DOS OFICIAIS,e o senhor acha que tá tudo certo,aliais os senhores tão mais preoculpados em mudar a nomenclatura da PM, tá certinho,vão conseguir acabar com a meganho do seu zé,DEUS É GRANDE,AMÊM…
CurtirCurtir
esta tão desmoralizado nome PM que os estrelar querem urgencia nessa mudança
OU SEJA MUDA-SE O NOME MAS A MESDA CONTINUA A MESMA
PSDB/DEM NUNCA MAIS
CurtirCurtir