Retaliação
Mortes em São Vicente podem ter relação com atentado a policial militar
Amanda Barbieri – A Tribuna de Santos
Os assassinatos na madrugada desta quarta-feira em São Vicente podem ter relação com um atentado a um cabo da Polícia Militar na Zona Noroeste de Santos. O policial trabalha em São Vicente. Ele escapou ileso, mas um adolescente ficou ferido.
Às 23h55 desta terça-feira, o cabo da PM estava à paisana quando sofreu um atentado na esquina das ruas Fritz Gut e Agripino Correia da Silveira, no São Jorge.
De acordo com informações do tenente-coronel Marcelo Prado, a vítima voltava da faculdade em seu veículo quando foi fechada por um Astra preto, que o obrigou a parar. Os dois ocupantes do automóvel passaram a disparar contra o policial, que saiu correndo. “Ele pulou um muro e conseguiu escapar ileso”, explicou o tenente-coronel.
Um adolescente de 17 anos foi atingido por um tiro próximo ao ombro. Ele foi encaminhado ao Pronto-Socorro da Zona Noroeste e permanece em observação.
Ainda conforme o oficial, o policial participou de uma operação, no último dia 14, no Jóquei Clube, em São Vicente, quando Mário Sérgio Merquilis Neves, de 24 anos, foi morto durante uma troca de tiros com a PM.
Em relação ao índice de homicídios de São Vicente, Prado explicou que os números, mesmo após os cinco homicídios da última madrugada, ainda são menores do que o mesmo período do ano passado, quando 10 assassinatos foram registrados.
“Tivemos uma reunião terça-feira e vimos que em 2008 foram 59 homicídios ocorridos no Município, número baixo em relação aos últimos 10 anos, mas alto em relação a 2008. Ano passado subiu, mas estava abaixo da média do Estado”.
Questionado sobre a possibilidade de haver relação entre os crimes de Guarujá e São Vicente, Prado diz que, a princípio, não. “É outro Município, separado por balsa e estrada. A Corregedoria vai apurar isso”.
Chacina na madrugada
Cinco pessoas foram assassinadas em São Vicente na madrugada desta quarta-feira. Segundo testemunhas, os disparos foram feitos por criminosos que passaram em carros ou motos.
Na Rua Lourival Moreira do Amaral, no Bairro Catiapoã, Anderson Souza dos Reis, de 18 anos, foi morto com vários tiros. Menos de 50 metros dali, Vandilson de Oliveira Silva, de 24 anos, também foi assassinado. Os dois voltaram de um baile.
Já na Rua Pérsio de Queiroz Filho, Marcos Paulo Soares Canuto, de 18 anos, e Eric Santos da Silva, de 21, foram baleados. Canuto morreu no local. Éric ainda foi levado para o Pronto-Socorro de São Vicente, mas morreu pouco tempo depois. Uma outra pessoa foi assassinada no Parque das Bandeiras.
Desde a noite de domingo, 13 pessoas foram assassinadas na Baixada Santista, incluindo um policial militar, e duas baleadas em Guarujá e Santos.
Isso é fruto do desgoverno do Estado de São Paulo. O PSDB disseminou a criminalidade no Estado de São Paulo, distribuindo Presídios para o interior do Estado e consequentemente criando uma escola da criminalidade, da qual o PCC e as demais organizações criminosas são as locomotivas. O duro é que a população não enxerga essas coisas, e continua a votar nessas erva daninhas. São esquerdistas dissimulados, que não tiveram a coragem de pegar em armas como a Dilma pegou e fugiram para o Exterior. Já votei infelizmente nessa máfia, mas não vou cometer o mesmo erro em outubro.
CurtirCurtir