SOBRE AS “ARMAS DE CHOQUE”: Aquilo é uma merda sádica que matou 70 pessoas nos EUA no ano passado. 4

2010/04/19 at 1:03 –  por OTACON

Agora, esse sargento aí da notícia tem batido em criança. Então ele só não é pior que quem é preso por bater na mulher e nos filhos.

Dr. Flit, e essa merda dessa arma de choque eim?
Pra substituir a arma de fogo não serve mesmo. Ou vai pedir pro policial atirar com aquilo em bandido armado? Vai esqucer do bom e velho Maquiavel com seu “os homens devem ser tratados com ternura ou eliminados…” (o que obviamente quer dizer que um ataque ou contra-ataque deve ser definitivo, pela segurança de todos)? Se aquilo substituir a arma de fogo fica tudo ainda mais perigoso pra todo mundo. Não tem alcance, não tem recarga imediata, não tem dissuasão. Então, a arminha sobra pra outras situações. Não pra enfrentar a bandidagem.

Mas ela NÃO É INOFENSIVA.

 Aquela arma que atira eletrodos que penetram na pele, onde está a maior parte da resistência do corpo humano. Com os eletrodos em contato direto com vasos sanguíneos, a corrente fica bem forte mesmo que a voltagem seja baixa (corrente=tensão/resistência, isso é Lei de Ohm). 50mA no coração já podem causar arritmia. Imagine isso numa pessoa com problemas cardíacos.
Eu tô falando de bandido armado? Não, tô falando de gente comum que vai tomar choque nos protestos da vida (ouviram isso, POLICIAIS CIVIS SINDICALIZADOS?). Policial nenhum é besta pra substituir a arma de fogo por aquele brinquedo importado. E se a arma de choque não pode substituir arma de fogo, vai fazer o quê então? Ou vira equipamento de tortura ou substitui o spray de pimenta, porque equipamento de dissuasão é que não é. Aquilo é uma merda sádica que matou 70 pessoas nos EUA no ano passado.
E tem aquela outra taser que nem eletrodos atira, é só um arco voltaico na ponta. Só serve pra dar choque em quem já tá dominado.
Então, a minha indignação é em primeiro lugar como contribuinte. Estão gastando dinheiro num treco inútil e importado cujo lobby invadiu toda a América Latina, principalmente na mídia que simplesmente não ouve ninguém que seja contrário. Na Argentina não estão sendo bestas, o caso tá na justiça federal e tende pelo veto às taser. Quem quer comprar é a Polícia Metropolitana da Gran Buenos Aires, do Maurício Macri (o Kassab portenho), que é de quinto mundo se comparada à Polícia Federal que faz a segurança na capital argentina. As Madres (ou Abuelas) da Plaza de Mayo são parte na ação porque sabem que se a moda pega, é nelas que vão dar o choque, não na bandidagem.
E como cidadão, fico em dúvida. Se querem fazer ladrão sofrer deliberadamente, acaba logo com a porcaria da constituição e para com a hipocrisia. Ou desiste de vez desse jabá todo que estão fazendo na mídia pra defender esse lixo como coisa de primeiro mundo. Sem meio termo.

Um Comentário

  1. Sr. Otacon:
    Ao contrário, a voltagem do taser é alta (cerca de 50000 V), enquanto sua amperagem é baixa (o limite letal não chega sequer a 50 mA, mas é somente de 36 mA, considerando um adulto saudável).
    A função do taser não é substituir a arma de fogo, mas complementá-la, sendo uma arma de imobilização, ao contrário da arma de fogo, indicada em conflitos onde se deseja eliminar (matar, em bom português) o oponente.
    Seu uso é indicado em situações onde o uso de instrumentos letais não se justifica, por exemplo, parar um pichador que foge ao ser pego vandalizando um muro, ou impedir ameaças inicialmente não-letais (mas que podem escalar para ameaças letais) à agentes policiais.
    Não sei de onde saiu o número de 70 mortes em um ano, já que são reconhecidas apenas 330 mortes pelo uso do taser desde 2001 (o número é da Anistia Internacional, a qual dificilmente pode ser acusada de proteger policiais violentos), número infinitamente menor que o de mortos pelo uso de armas de fogo por policiais no mesmo período.
    Pessoalmente, foi muito maior o número de situações em que me vi envolvido (assaltos em semáforos por menores é um exemplo) onde o uso do taser era justificado, ao passo que o de uma arma de fogo não. Por não ter disponível o primeiro e somente contar com o segundo, pude apenas conter a ameaça, mas não seu agente.
    Quanto ao uso inapropriado do taser, cabe aos governos treinar seus policiais, especialmente num país que já usou equipamentos de choque para torturas.
    Como sempre lembra o responsável pela manutenção deste site, a legislação nacional é suficiente para conter os abusos policiais, bastando que não pequemos por omissão…

    Curtir

  2. Nenhuma arma não-letal sobre a face da terra é tão segura, eficiente e auditável como o Taser.

    No exterior, mais de 1.200.000 pessoas já foram atingidas por disparos de armas TASER.

    No Brasil, mais de 10.000 disparos de armas TASER foram realizados em feiras, congressos e outras demonstrações públicas. Nesses eventos, os voluntários atingidos pelos disparos do TASER foram Policiais, Promotores Públicos, Militares, Juízes, Secretários de Segurança, Prefeitos e demais autoridades.

    Jamais uma arma TASER causou a morte de alguém. Se o disparo de uma arma TASER causasse a morte, teríamos centenas de cadáveres espalhados no chão dos locais destes eventos…

    Centenas de mortes foram evitadas com o uso do Taser no Brasil. A página http://www.abilitybr.com.br/taser_midia/default.htm mostra alguns vídeos e notícias sobre esses episódios.

    Não há sequer um atestado de óbito que afirme que o Taser matou alguém! Desde que o primeiro Taser foi vendido, há mais de 11 anos atrás, jamais houve uma condenação na justiça de que a ação direta do Taser tenha causado uma morte sequer!

    É claro que toda forma de uso da força envolve risco e se uma arma Taser for mal usada poderá desencadear uma seqüência de eventos que resultará em morte, por exemplo: atirar com um Taser uma pessoa que esteja tentando o suicídio no alto de um prédio porque o disparo irá fazer com que a pessoa seja paralisada e caia lá do alto.

    Por isso é que o treinamento Taser é um verdadeiro vestibular, onde os Guardas Municipais e Policiais aprendem sobre os riscos atrelados à tecnologia e estes riscos são publicamente divulgados na página http://www.abilitybr.com.br/normas_riscos/taser_riscos.htm

    Vale lembrar que o Presidente da Anistia Internacional fugiu do Brasil sob mandado de prisão por ter plantado bombas de fabricação caseira até na sua própria sede e também por ter enviado cartas ameaçadoras para judeus, nordestinos e homossexuais. Para saber mais sobre o assunto leiam a matéria: “Uma farsa explosiva – Funcionário da Anistia forjou atentados e é acusado de enviar bombas e cartas terroristas” na pagina
    http://www.istoe.com.br/reportagens/40311_UMA+FARSA+EXPLOSIVA?pathImagens=&path=&actualArea=internalPage

    Esta mesma Anistia Internacional faz campanha contra o Taser e junto com ela estão os ignorantes e/ou mentirosos.

    A matéria escrita por este tal de OTACON comprova que ele está mentindo ou então não entende nada sobre segurança pública e não conhece o Taser.

    Mas vamos dar ao pobre do OTACON o beneficio da dúvida e admitir que ele seja apenas um ignorante…

    Monteiro Lobato dizia que o Pai do medo é o escuro, e a mãe do medo, a ignorância.

    As pessoas têm medo de tudo aquilo que não enxergam ou não são capazes de entender.

    Curtir

  3. Caro OTACON, seu texto está completamente equivocado. Nota-se que o senhor pouco sabe sobre segurança pública. O taser não veio para substituir a arma de fogo. Muito pelo contrário. Enquanto que a segunda trata-se de arma letal, a primeira é uma arma de menor p

    Curtir

  4. Caro OTACON, seu texto está completamente equivocado. Nota-se que o senhor pouco sabe sobre segurança pública. A arma de fogo não deve ser substituída pela Taser. Muito pelo contrário. Enquanto que a primeira trata-se de arma letal, a segunda é uma arma de menor potencial ofensivo, que existe para conter uma agressão, visando causar os menores danos possíveis ao agressor. Procure ler mais a respeito.
    Saudações.

    Curtir

Os comentários estão desativados.