O projeto de integração das polícias – uma alternativa ao desejo do governo Covas de unificar as instituições – acabou ficando pelo caminho. 20

Polícia Civil repagina viaturas com visual retrô ( mas estrelas douradas )

03 de abril de 2010 | 9h 26

MARCELO GODOY – Agência Estado

A Polícia Civil entrou na onda retrô da Segurança Pública de São Paulo. A instituição recebeu o aval do governo para que seus veículos voltem a ostentar as cores preta e branca ou, como preferem os policiais veteranos, ônix e marfim. A medida não deve trazer custos, pois atingirá só novas viaturas – as atuais continuarão tricolores. O decreto foi assinado no dia 30 pelo governador José Serra (PSDB), em sua última semana de trabalho.

Ao mesmo tempo que volta a usar as cores que ostentou durante 90 anos – o padrão tricolor foi inaugurado em 1999, durante o governo Mário Covas (PSDB) -, a instituição pretende identificar os carros apenas com o nome Polícia Civil, acabando com nomes de delegacias e departamentos na lataria dos veículos. O plano do delegado-geral da Polícia Civil, Domingos de Paulo Neto, é reaproximar a imagem do órgão à população.

A medida é popular entre os investigadores e agentes. A manutenção da pintura das atuais viaturas é cara, ao contrário do antigo padrão. Além disso, a mudança pode baratear o custo dos novos carros, que seriam comprados da fábrica na cor branca. A frota atual da Polícia Civil é de cerca de 8,5 mil veículos.

Desde 2007 a Polícia Civil tentava recuperar suas cores tradicionais, na cor branca. Em janeiro, com a decisão de Serra de enviar à Assembleia Legislativa o projeto de lei que altera o nome da Polícia Militar, resgatando o histórico e tradicional nome da Força Pública, os delegados de São Paulo voltaram à carga na tentativa de recuperar sua identidade mais tradicional. A pressão acabou surtindo efeito e Serra resolveu encampar a ideia.

As cores preta e branca para a polícia no Brasil foram definidas pela primeira vez em 1808, pelo desembargador Paulo Fernandes Viana, da Intendência-Geral da Polícia da Corte e do Estado do Brasil, em substituição às cores verde e vermelha. Para o desembargador Fernandes Viana, o preto e o branco simbolizavam o trabalho diuturno da polícia.

Quando a pintura das viaturas das Polícias Civil e Militar foi alterada durante o governo Covas, o sentido era aproximar as duas polícias como parte do programa de integração das instituições. Assim, ambas passaram a exibir as cores da bandeira do Estado de São Paulo – vermelho, preto e branco.

Também deveriam trabalhar em prédios em comum – o que só ocorreu com os comandos das instituições -, ter centro de comunicações conjunto e dividir a mesma academia de formação, além de trabalharem em áreas administrativas comuns a fim de facilitar o planejamento integrado. O projeto de integração das polícias – uma alternativa ao desejo do governo Covas de unificar as instituições – acabou ficando pelo caminho. As informações são do jornal O Estado de S.Paulo

Um Comentário

  1. A policia civil fica no jogo de fantasia, pq com a tremenda falta de policiais ainda tem a coragem de inventarem uma coisa aqui outra ali, e no fim nada funciona direito, falta efetivo. Enquanto a PM contrata 2 mil por ano, a civil estagnou no tempo há décadas.

    Curtir

  2. Não é visual “retrô”. É apenas o resgate das cores tradicionais da Polícia Civil.

    Pode parecer algo supérfluo ou superficial, mas não é. A simbologia tem sua relevância em uma organização, ainda mais em uma instituição policial.

    Confesso que fiquei feliz com a volta das “ônix e marfim”.

    Agora, “só” falta o governo do estado começar a se preocupar com quem vai dentro das viaturas!!!

    Curtir

  3. ISSO ME FAZ RECORDAR AS VELHA F1000
    me da saudades,daquele ronco gostoso,cansei de dirigir uma, era meu sonho de consumo, mas infelismente não deu. fica pra proxima.
    saudade é coisa que da e passa,agora é outro tempo
    P.S.D.B.NUNCA MAIS

    Curtir

  4. Santos! Só pode ser vc, né, Guerra?

    De quem é a música e letra? “Veraneio vascaína vem virando a esquina”. É o Vasco, mano!

    Curtir

  5. Órgão independente

    Resolução da PF reduz poder do Ministério Público

    Na quinta-feira (1/3), o Conselho Superior de Polícia publicou a Resolução 1/2010 que reduz o poder do Ministério Público dentro da Polícia Federa e cria um órgão independente para fiscalizar as atividades policiais. Atual responsável pelo controle externo, o MP limita o acesso aos documentos internos, como sindicâncias, bancos de dados, memorandos e relatórios de missão. As informações são do Correio Braziliense.

    O objetivo da resolução é retaliar as últimas investidas de entidades de classe, parlamentares e até de ministros do Supremo Tribunal Federal contra a atuação da PF. O próprio ministro Gilmar Mendes, presidente do STF, declarou que o controle do MP sobre a polícia era “lítero-poético- recreativo” ao se falar sobre as acusações de que o delegado federal Protógenes Queiroz teria usado a quebra do sigilo telefônico durante a Operação Satiagraha para grampear integrantes do Executivo, do Legislativo e do Judiciário. O ex-ministro da Justiça Tarso Genro e o ex-presidente da Ordem dos Advogados do Brasil Cezar Britto acompanharam a opinião do ministro.

    A resolução determina que o MP não pode atuar em medidas de competência do Tribunal de Contas da União e da Controladoria- Geral da União, ressaltando que a polícia está subordinada ao Executivo.

    O Conselho Superior de Polícia publicou ainda outra resolução que determina que os policiais federais e servidores somente atenderão a intimações e convocações para processos judiciais, inquérito policial, Comissão Parlamentar de Inquérito e procedimentos disciplinares. A norma também diz que a PF não irá instaurar inquéritos policiais baseados em “requisições ou notícias genéricas, ou sem justa causa”.

    A resolução é em resposta a um manual de controle externo da atividade policial, elaborado pelo Conselho Nacional de Procuradores- Gerais dos Ministérios Públicos dos Estados e da União. O MP alega ter direito às ocorrências registradas e às informações sobre as providências adotadas pela Polícia Judiciária.

    http://www.conjur.com.br/2010-abr-03/resolucao-conselho-superior-policia-reduz-poder-mp

    Curtir

  6. sobrou tinta só poder ser e de licitação fraudulenta tem que ser dado fim no material daí a brilhante idéia

    Curtir

  7. ´Concordo com o Delta Uno, o resgate das cores é importante, até para poderem identificar realmente quem faz as “cagadas”. Agora só falta colocarem chefes de verdade (não estes apadrinhados safados) e delegado de polícia de culhões (volto a dizer não estes apadrinhados safados).

    Curtir

  8. BRANCA é a luz do túnel que dizem que existe quando nos morrenos, no meu caso de fome.
    PRETA é a minha situação financeira com o PSDB no governo.

    O antigo veremelho, nem mais posso usar, que era a cor que eu ficava, vermelho de raiva quanto recebeia o hollerit.
    Mais do mesmo só perfumaria, atitudes concretas neste e deste governo para melhorar o salários e infra estrutura da Polícia Civil não vira e não teremos, não espero mais nada do PSDB.

    Curtir

  9. GREVEEEEEEEEEEEEE…só pra descansar…já que aumento ?só de serviço..reestruturação ?..sei lá quando…valorização ? nem pensar..aumento de efetivo ?..sabe lá Deus quando…então GREVEEEEEE , assim a população fica ciente que não deu em nada a outra que fizemos

    Curtir

  10. O ASSUNTO INICIAL ERA O SONHO DO EX GOVERNADOR MORTO (QUE NÃO QUERO NEM CITAR O NOME),
    DE VER UNIFICADAS AS DUAS POLÍCIAS: CIVIL E MILITAR.
    NÃO SERÁ PRECISO POIS, DO JEITO QUE VAI, A MILITAR VAI ENGOLIR A GENTE E NÃO VAI SOBRAR MAIS NADA DA CIVIL.
    SÓ ALGUMAS VIATURAS AGORA PINTADAS DE PRETO E BRANCO (SABE-SE LÁ A QUAL CUSTO?) PRÁ CONTAR A HISTÓRIA!
    É PM FAZENDO INVESTIGAÇÃO, É O SECRETÁRIO PRESTIGIANDO A PM E METENDO O FERRO NA CIVIL!
    EU SÓ NÃO SABIA QUE A UNIFICAÇÃO SE DARIA DESSE JEITO!
    CULPA DE QUEM?
    NOSSA?
    OU SERÁ DESSES DIRIGENTES QUE TEMOS AÍ QUE SÓ ESTÃO PREOCUPADOS COM AS SUAS CADEIRAS?
    É MEU DISTRITO! MINHA SECCIONAL! ATÉ: “MEUS POLICIAIS”!!!
    E A MINHA DIGNIDADE DE POLICIAL?
    E MEU SALÁRIO?

    Curtir

  11. O maldito Covas, que o capeta o tenha em bom lugar, não queria unificar nada, o que ele queria era somente passar a população a falsa segurança, pois a “gloriosa” e a PC, com viaturas quase iguais, nas cores, o que passava despercebido por 99% da população, dava-se a entender que a “polícia” estava na rua, e para o povão isso basta, ou seja, o governos finge até hoje que a segurança esta uma maravilha, afinal tem várias viaturas na rua, e o povão acredita.

    Curtir

  12. NESSE BLOG DE ACHISMO, A VERDADEIRA COR DA POLÍCIA CIVIL DEVERIA SER “TODAS”, VERDE, VERMELHA, AZUL, OU SEJA, TODAS AS VIATURAS DESCARACTERIZADAS, SE PRECISASSE DE ALGO OSTENSIVO O DELEGADO CHAMARIA A PM E OS USAVA COMO MOTORISTA. AÍ SIM AS COISAS IRIAM FUNCIONAR. POR ACASO ALGUÉM VÊ VIATURAS DA POLÍCIA FEDERAL RODANDO E INVESTIGANDO POR AI? NÃO. SÓ APARECEM AS BLAZER EM OPERAÇÕES DA PF, NO RESTO É SÓ CARRO FRIO. ASSIM TEM QUE SER A PC.

    Curtir

  13. pessoal, vocês acham que o Serra ganha a “parada”?
    Tô achando que não.
    Vamos torcer muito mais do que na Copa!!!!!
    Tô achando que “o cara” vai cair do cavalo!

    Curtir

  14. SO ESPERO QUE A SECRETARIA DE SEGURANÇA PUBLICA TENHA ESTA VERBA PARA PINTAR NOVAMENTE AS VIATURAS ANTIGAS DA POLICIA CIVIL DE PRETA E BRANCA E ENQUANTO A MAIOR POLICIA QUE É A pm USA VIATURA HILUX. SABE UM DIA TEVE UMA CONVENÇÃO NO ANTIGO HOTEL HILLTON, E ENTRE MUITOS POLICIAIS DE PAISES DA EUROPA E DAS AMERICAS PASSARAM A PLAGIAR E SERVIU DE MOTIVOS DE RISOS QUANDO UM POLICIAL DE DETERMINADO PAIS DA EUROPA PERGUNTOU AGORA SABEMOS PORQUE NOS SOMO MOTIVOS DE PIADA PORPARTE DOS BRASILEIROS, COMO PODE UMA VIATURA NAS CORES CONVENCIONAIS PRETA E BRANCA ESTAR COM UMA INSCRIÇÃO DELEGACIA DE COMBATE A ENTORPECENTES, HOMICIDIOS, DEIC E INCLUSIVE PERGUNTARAN SE A “GARRA” ERA A SWAT BRASILEIRA, E ESTE SENHOR CHEFE DE POLICIA DE UM PAIS QUE AS VEZES É MOTIVO DE PIADA IRONICAMENTE DISSE EM ALTOS BRADOS E NOS QUE SOMOS CHAMADOS DE BURROS. ISTO OCORREU NO ANO 1998.ANTIGAMENTE A POLICIA JUDICIARIA SEMPRE FOI A “POLICIA CIVIL” INCLUSIVE VINHA EM NOSSO HOLLERIT POLICIA JUDICIARIA. A POLICIA É UM CORPO DE ESPIRITO E DE DIGNIDADE. ESPERO NÃO TER QUE PAGAR A PINTURA DESTA VIATURAS COM NOSSO FAMIGERADO SOLDO.

    DEU MUITA R

    Curtir

Os comentários estão desativados.