Decoro judicial
TJ-SP afasta por 90 dias juiz suspeito de ato obsceno
Por Fernando Porfírio
O Tribunal de Justiça de São Paulo, que quase sempre freqüenta o noticiário pela sua lentidão, se moveu e agiu esta semana com a agilidade de uma lebre na iminência de ser feita uma presa. Num espaço de três dias, três instâncias administrativas da corte paulista tomaram decisões únicas e rápidas que levaram ao afastamento provisório de um magistrado de importante comarca da Grande São Paulo. O juiz é suspeito de procedimento incompatível com o decoro e a dignidade do cargo, por, supostamente, ter sido flagrado em ato obsceno numa área pública da cidade.
A decisão cautelar foi confirmada nesta quarta-feira (10/3) em sessão secreta do Órgão Especial, o mais importante colegiado jurisdicional e administrativo da maior corte de Justiça do país. A suspeita que pesa contra o magistrado já havia sido avaliada, na segunda-feira (8/3) pela Corregedoria Geral da Justiça, responsável por investigar condutas de magistrados de primeira instância. Na terça-feira (9/3) foi a vez do Conselho Superior da Magistratura apreciar o caso e referendar a decisão do corregedor-geral pelo afastamento provisório do magistrado. O Órgão especial apenas confirmou as duas decisões anteriores.
A gravidade da suposta conduta mobilizou o Judiciário paulista que, om extrema agilidade, tomou uma decisão eficaz que, ao mesmo tempo, garante o direito de defesa, preserva a integridade do juiz e a da instituição e mantém a ordem pública. O suspeito ocupa cargos importantes em sua comarca: é juiz corregedor da Polícia Judiciária, magistrado titular de uma das varas criminais, diretor do fórum e juiz eleitoral.
A reportagem da revista Consultor Jurídico apurou que nos bastidores, a turma mais rigorosa queria condenar antecipadamente o magistrado. Há informações de que a equipe da Corregedoria Geral da Justiça ouviu a versão do magistrado na segunda-feira. No Órgão Especial foi decidida a medida cautelar, de natureza administrativa, para apurar o caso. O juiz ficará afastado das funções para que o órgão correcional apure a acusação, ouça sua versão oficial e depois apresente ou não uma proposta de penalidade administrativa.
O inciso 8 do artigo 35 da Lei Orgânica da Magistratura Nacional (Loman) determina que o magistrado deve manter conduta irrepreensível na vida pública e particular. No caso de desvio dessa norma, está sujeito a penas disciplinares como advertência, censura, remoção compulsória, disponibilidade com vencimentos proporcionais ao tempo de serviço, aposentadoria compulsória e demissão, nessa ordem de gravidade.
O magistrado é suspeito de praticar ato obsceno no parque Prefeito Celso Daniel, em Santo André, na última segunda-feira (8/3), de acordo com informação que chegou ao conhecimento da cúpula do Judiciário paulista por meio da Polícia Militar, de uma testemunha e de reportagem publicada em um jornal da região do Grande ABC.
A ocorrência foi registrada no 4º Distrito Policial de Santo André. Cópia do B.O. está com a Corregedoria Geral da Justiça. De acordo com o Código Penal, praticar ato obsceno em público é crime punível com pena de três meses a um ano de prisão ou multa. Após a decisão, o Órgão Especial impôs segredo de justiça ao caso.
http://www.conjur.com.br/2010-mar-12/tj-sao-paulo-afasta-90-dias-juiz-suspeito-ato-obseceno
Obs:
Olha que eficìência da Justiça Guerra. E nós quase que diariamente temos notícias de corrupção na polícia civil e muito raramente algum Delegado ou Policial é afastado cautelarmente das funções do cargo.
__________________________________
JOW, tamanha velocidade pode indicar a inocência do Juiz.
SE O JUIZ É GAY E GOSTA DE ESPANAR A ROSCA OU DE ABOCANHAR UM PARAFUSO ATÉ VIRAR PREGO, PROBLEMA DELE!
MAS QUE O FAÇA DENTRO DO RECATO E DA MESMA DISCREÇÃO QUE EU QUANDO CATO A MINHA NAMORADA E METO LENHA NA FORNALHA DELA OU ENSINO A DITA A BABAR NA MINHA LONGA JURISPRUDÊNCIA !
AGORA, FICAR AGARRANDO AS COISAS DO(A) OUTRO(A) EM LOCAL PÚBLICO, TEM MAIS É QUE IR EM CANA!
PENA QUE NÃO FOI NO MEU PLANTÃO !
CurtirCurtir
Achei curioso o rebuço da imprensa que contou o milagre e escondeu o santo. Rebuço que nao tem quando escracha qualquer outra espécie de cidadao desta República chamada Brasil.
CurtirCurtir
Lenha na fornalha? Esse daí está mais para lareira.
Em comemoração, mando a letra de “Outside”, do George Michael.Não encaminho o vídeo porque não sei o procedimento. Se alguém conseguir, verão todos que o MM. não vai negar que seu número preferido é 11 (um atrás do outro), seu animal preferido é o jacaré (defende-se com o rabo) e a profissão foi bem escolhida ( vive pulando de Vara em Vara).
CurtirCurtir
Outside
George Michael
I think I’m done with the sofa
I think I’m done with the hall
I think I’m done with the kitchen table, baby
Let’s go outside (let’s go outside)
in the sunshine
I know you want to, but you cant say yes
let’s go outside
in the moonshine
take me to the places that I love best
So my angels she says, don’t you worry
‘bout the things they’re saying, yeah
got no friends in high places
and the game that you gave away
wasn’t worth playing
let’s go outside
in the sunshine
I know you want to, but you can’t say yes
let’s go outside
in the meantime
take me to the places that I love best
And yes I’ve been bad
doctor won’t you do with me what you can
you see I think about it all the time
twenty four seven
You say you want it, you got it
I never really said it before
there’s nothing here but flesh and bone
there’s nothing more, nothing more
there’s nothing more
Back to nature, just human nature
getting on back to –
I think I’m done with the sofa
I think I’m done with the hall
I think I’m done with the kitchen table, baby
Let’s go outside
in the sunshine
I know you want to, but you cant say yes
let’s go outside
in the moonshine
take me to the places that I love best
and yes I’ve been bad
doctor won’t you do with me what you can
you see I think about it all the time
I’d service the community
(but I already have you see!)
I never really said it before
there’s nothing here but flesh and bone
there’s nothing more, nothing more
there’s nothing more
let’s go outside
dancing on the D-train baby
when the moon is high
and the grass is jumpin’
come on, just keep on funkin’
keep on funkin’, just keep on funkin’
CurtirCurtir
pelo menos agora ele tem tempo de sobra pra ir até a sua casa em angra, andar de lancha, nadar nú e realizar bacanais com seus empregados…
CurtirCurtir
RDO 1226 e 1246/10
4º DP SANTO ANDRÉ.
LEIAM
CurtirCurtir
informa o nome do juiz bambi para sabermos que é
CurtirCurtir
Carlos, vc não é polícia?
vou escrever nome e RG.
Não sei se o Dr. Guerra vai postar.
CurtirCurtir
A NOTÍCIA FALA APENAS EM “ATO OBSCENO”, O QUE PODE SER CARACTERIZADO POR DIVERSAS FORMAS. NO ENTANTO, ALGUNS APRESSADINHOS JÁ AFIRMAM QUE FOI A PRÁTICA DE “VIADAGEM” QUE LEVOU O JUIZ À SUSPENSÃO CAUTELAR.
O TJ/SP AGE COM RAPIDEZ E RIGOR NUM CASO DESSE E, LADO OUTRO, QUANDO O ASSUNTO ENVOLVE ABUSO DE AUTORIDADE, PREPOTÊNCIA, VAGABUNDAGEM E OUTRAS COISAS MAIS, AS REPRESENTAÇÕES COSTUMAM SER ARQUIVADAS SUMARIAMENTE.
NÃO SEI O QUE ESSE JUIZ FEZ EXATAMENTE, MAS DEVEMOS TER CAUTELA, PORQUE O APRESSADO “COME CRU”.
CurtirCurtir