O PROMOTOR JOSÉ CARLOS BLAT HÁ TEMPOS NÃO POSSUI CREDIBILIDADE…SÓ DAQUI A TRÊS MESES OFERECERÁ DENÚNCIA, DISSE HOJE NO JORNAL NACIONAL…VALE DIZER, ESTÁ USANDO O CARGO PARA FAZER POLITICALHA 22

óNOTA DE ESCLARECIMENTO DA BANCOOP SOBRE A MATÉRIA DE CAPA DA EDIÇÃO DA REVISTA “VEJA”DE 10.03.2010, VEICULADA EM 06.03.2010.

1. A BANCOOP (Cooperativa Habitacional dos Bancários de São Paulo) não foi ouvida em momento algum pelos jornalistas responsáveis pela matéria da revista “VEJA”, em clara violação a princípio elementar de ética jornalística.

2. A matéria tem nítida finalidade política, já que não agrega praticamente nenhuma novidade às acusações que foram efetuadas no passado e devidamente rebatidas pela BANCOOP. Sua publicação com grande destaque se explica pela previsão de instalação dentro dos próximos dias de CPI sobre a BANCOOP na Assembléia Legislativa de São Paulo, requerida ainda em 2008 pela bancada de deputados do PSDB.

3. No que se refere à conduta do Ministério Público de São Paulo relativamente à BANCOOP, é preciso esclarecer que a BANCOOP celebrou com o Ministério Público em 2008 Acordo Judicial em Ação Civil Pública, no qual foram estabelecidos compromissos voltados ao aprimoramento da gestão da cooperativa, de modo a se gerar maior segurança aos cooperados. Vários desses compromissos correspondem a condutas que já vinham sendo adotadas pela cooperativa, como, por exemplo, a realização de auditoria contábil por empresa independente (o que vem sendo promovido pela empresa de auditoria Terco Grant Thornton desde as contas a partir de 2005).

4. Quanto à esfera penal, foi instaurado em 2007 Inquérito Criminal (1o. DP da Capital de São Paulo), que continua em andamento, sem que, até o presente momento, tenha sido promovida pelo Ministério Público qualquer medida judicial, Contraditoriamente, o Promotor José Carlos Blat procura sistemática a imprensa com o objetivo de fazer acusações políticas à cooperativa, como a de que “A BANCOOP é hoje uma organização criminosa cuja função principal é captar recursos para o caixa dois do PT e que ajudou a financiar inclusive a campanha de Lula à Presidência em 2002”.

5. A matéria é extremamente fantasiosa quanto aos fatos, como demonstra a informação de que teriam sido emitidos, para saque em dinheiro, cheques nominais à própria BANCOOP em valor total superior a R$ 31 milhões. Na verdade, há uma intensa movimentação bancária entre contas da própria BANCOOP, já que cada empreendimento da cooperativa, por força inclusive do Acordo Judicial celebrado com o Ministério Publico, tem conta bancária específica, sendo necessária a transferência de recursos utilizados para o custeio das respectivas obras.

6. A BANCOOP, apesar de ter vivido dificuldades administrativas em 2003 e 2004, tem sido extremamente bem sucedida na disponibilização de imóveis a preço de custo destinado a moradia. Trata-se de alternativa no âmbito do mercado imobiliário que procura facilitar o acesso de trabalhadores à casa própria. Seguem alguns dados que refletem o desempenho da BANCOOP desde sua criação, em 1996, até dezembro de 2009:

a) Total de empreendimentos já concluídos ou em construção: 34.
b) Empreendimentos com todas as unidades entregues: 24.
c) Empreendimentos em construção: 10.
d) Empreendimentos que foram descontinuados por falta de interesse dos cooperados: 19.
e) Total de unidades já entregues ou em construção: 6.358
f) Total de unidades entregues: 5.337 (84% do total), sendo 4.152 em empreendimentos já concluídos e 1.185 em empreendimentos em construção.
g) Total de unidades em construção: 1021, sendo que, desse total, 502 pertencem a cooperados que aguardam a conclusão e o restante integra um estoque de unidades disponíveis.
h) Total de unidades com escritura liberada: 3.406.

7. A BANCOOP sempre esteve à disposição dos cooperados, das autoridades competentes e da imprensa para prestar informações sobre as atividades da cooperativa.

Diretoria da BANCOOP (06 de março de 2010)

Um Comentário

  1. Não é de hoje que a revista Veja se presta a usar o liberdade de expressão como instrumento de manobra política. Parece até jornaleco de cidade pequena que etiqueta entre os politicos locais os anjos e os demonios.

    Quanto ao Blat, acho que nem merece ser referido aqui no blog.

    Curtir

  2. Blat processou Veja por calunia quando a revista divulgou uma matéria sobre os processos contra ele na Corregedoria do MP. Perdeu. A matéria se intitulou “Intocável sob suspeita.”

    Agora, par Veja, ele é a fonte mais confiável do mundo!

    Curtir

  3. A TEMPOS QUE ESSA COOPERATIVA VEM DEMONSTRANDO SINAIS DE MÁ ADMINISTRAÇÃO DOS RECURSOS DE SEUS ASSOSSIADOS. AFIRMO DE CÁTEDRA, POIS, FUI UM DOS COMPRADORES DE UM IMÓVEL, O PRIMEIRO EMPREENDIMENTO, DESSA COOPERATIVA. JÁ ,NESSE EMPREENDIMENTO, DENOMINADO CONDOMÍNIO VEREDAS DO CARMO, APLICARAM O CONTO DO VIGARIO E MUITO DO DINHEIRO RECOLHIDO PARA SE CONSTRUIR ESTE FOI DESVIADO. APENAS PARA INÍCIO DE INVESTIGAÇÕES, E A TEMPOS TODOS SABEM, DEVERIAM QUEBRAR SIGILOS FISCAIS E BANCÁRIOS, TAMBÉM DE OUTROS DIRETORES, ESSES MAIS ANTIGOS, TAIS COMO: LUIZ MALHEIROS, THOMAS, BERZOINI ( EX- MINISTRO) E OUTROS PRECURSORES DA BANCOOP. JÁ QUE O DD PROMOTOR QUER REALMENTE INVESTIGAR QUE VÁ AO INÍCIO DE TUDO. LÁ COM CERTEZA IRÁ ENCONTRAR O FIO DA MEADA. CASO CONTRÁRIO NÃO HÁ REAL INTERESSE. E DIGO MAIS ESSE MP, ORGÃO DE DEFESA DA LEI E DA SOCIEDADE, A TEMPOS QUE NÃO FINALIZA UMA INVESTIGAÇÃO COM CULPADOS PRESOS E DINHEIRO RECUPERADO. É PIADA…….

    Curtir

  4. O prazo de tres meses para a denúncia é o prazo que ele precisa para leiloar a investigação e ver quem oferece mais se vai ser o PSDB ou o PT.
    Dependendo do lucro ele direciona o rumo das investigações que poderá ser favorável ou contra quem efetivamente der mais.
    Como acham que ele comprou dois carros blindados de uma só vez????????????? Com o salário é que não foi. Dando aula em faculdade também não, pois, juntando salário do MP e aulas não chega a R$ 25.000,00, à menos que a terra dele seja tão fértil que até capim vire ouro.

    Curtir

  5. A fonte confiável, caros amigos, são os condominios incompletos e ou nem construídos. São milhares de pessoas que investiram tudo num sonho e estão sem nada, muitos moram de favor. Isto nao é uma questão política, e nunca foi. É apenas um caso onde o direito a moradia esvaiu-se sabe-se lá para onde!
    O promotor Blat investiga e se esse dinheiro que sumiu foi destinado a campanhas, vcs querem q ele faça o q?! Fique quieto e continue a prejudicar milhares de familias?? Pense se fosse com vc, que ficasse sem o seu sonho, o que vc faria?

    Abel

    Curtir

  6. ESTA NOTA DA BANCOOP É DE UMA TREMENDA CARA DE PAU! DIGA ENTÃO PARA ELA COMPROVAR AONDE FORAM PARAR ESSES 100 MILHOES???

    ALIAS ISSO FOI PEDIDO NA JUSTIÇA E ATÉ AGORA ELA NAO CONSEGUE PROVAR NADA!!!

    ANTES DE VCS DEFENDEREM UMA ENTIDADE SUJA, CORRUPTA, TOMEM CUIDADO PRÁ NAO SE SUJAREM TB!! OU SERÁ Q VCS TB FORAM AGRACIADOS COM ALGUM APARTAMENTO???

    SÃO MAIS DE 1000 (MIL) ACÕES CIVIS CONTRA ELA… E ELA PERDE TODAS QUE PEDEM PARA ELA MOSTRAR A PAPELADA COMPROBATÓRIA DO DINHEIRO!!!

    MOSTRE-ME AONDE ESTÁ O DINHEIRO!

    Curtir

  7. Pingback: A ficha de quem denuncia | ESTADO ANARQUISTA

  8. o suejito não se emenda vai tomar amis uma a e as maquinhas cade a mafifa da prefitura ee os outros oferceu denuncia foi aceita ou não

    Curtir

  9. Os valentes, defensores da BANCOOP, tém alguma palavra de consolo para os mais de 3000 lesados por essa empresa?
    Ou será que preferem mesmo mudar de assunto, visto que mexer em lama de si prórpios não fica bem?
    TENHAM VERGONHA!!!
    Defender o indefensávl. Quanta burrice.

    Curtir

  10. Defender o BANCOOP não é ponto. Mas também não acho correto requentar noticia divulgada a mais de dois anos açucarada com tema político para ajudar o maldito PSDB em inicio de campanha eleitoral. Quanto o Promotor de Justiça, o curioso é que já poderia ter tomado providencias mas não tomou.

    Curtir

  11. ninguém aqui defendeu ou defende a bancoop, apenas criticamos a arrogância deste promotor, porque só agora ele expõe este assunto na mídia???? ele não tem que expor na mídia e sim tomar as providências, ou seja, denunciando para que o poder judiciário também cupra as leis, porém, não precisa fazer “firula midiática” por causa das eleições.
    Este cara (ops cara não, o cara é o lula, KKKK), este almofadinha, até quando abre a geladeira à noite faz pose.

    Curtir

  12. Seria muito bom que os defensores dos vigaristas da Bancoop explicassem aos enganados os motivos pelos quais eles não receberão jamais os imóveis que “compraram”.
    Uns vem com a história de “notícia requentada”. Outros com a falsa denúncia contra o Promotor que em nada resultou já que eram denúncias falsas. Se tivessem fundo de verdade as acusações contra o Promotor Blat, teria um final trágico para a sua carreira brilhante, exatamente por denunciar corruptos seja de que partido forem. Portanto, senhores vigaristas do PT, se cuidem! O bicho vai pegar!

    Curtir

  13. Mas afinal, onde esta o dinheiro que era para construir os imóveis? Evaporou? É só entregar os imóveis construidos aos que pagaram que o caso fica resolvido.

    Curtir

  14. Até quando vamos ter que aturar esses promotores como “síndrome de BBB” (loucos para aparecer)? E que imprensa burguesa sem nenhuma noção de ética temos no Brasil! Em qualquer país onde houvesse lei também para a imprensa,a montagem na capa de “Veja” com Vaccari Neto e a “pilha” de dinheiro daria um processo indenizatório de milhões de reais contra a revista. Nos anos 90, o “The Sun” publicou uma foto-montagem com a Princesa Diana que resultou em processo de 5 milhões de libras esterlinas. O jornal “pediu arrego” e fez um acordo com Lady Diana.

    Curtir

  15. A verdadem muitas vezes é dita pela visão dos vencedores . Muito se fala nesse espaço, porem, a verdadeira realidade da Policia Civil do Estado de S. Paulo é que a escravidão foi oficializada e tem nome ( Escrivão. Quando reclama, grande parte dos colegas diz; este pegou a fila errada. Os colegas só dão valor, quando tem um parente vitima da violência, e, Assim, necesssitam de alguém que pegou a filha errada .

    Curtir

  16. Quanto absurdo, inúmeras famílias foram lesadas e o foco acabou se virando para o promotor que investiga essa patifaria. Como sempre, aquele que está investigando e trabalhando, acaba por ser desacreditado, típico de organizações crimonosas; como sabemos, nesse caso em questão, há o dedinho do PT, a maior quadrilha organizada do país. O nobre promotor José Carlos Blat não merece ser achincalhado dessa maneira.

    Curtir

  17. Caso Bancoop
    Promotor do Caso Bancoop oferece denúncia contra Vaccari e mais cinco
    Caso a denúncia seja aceita, a Justiça poderá autorizar a quebra de sigilo bancário e fiscal de Vaccari e outros dirigentes da Bancoop
    Carolina Freitas

    O promotor José Carlos Blat, do Ministério Público de São Paulo, pediu à Justiça, nesta terça-feira, abertura de processo contra João Vaccari Neto e outras cinco pessoas envolvidas no Caso da Bancoop, cooperativa de crédito habitacional que lesou cerca de 3.000 mutuários e foi usada pelo PT para desvio de dinheiro para financiamento de campanhas eleitorais – inclusive a do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em 2002. Em depoimento à CPI da Bancoop, na Assembleia Legislativa de São Paulo, Blat anunciou a denúncia, apresentada à 5ª Vara Criminal.

    Curtir

  18. Escândalo da Bancoop
    Justiça aceita denúncia contra João Vaccari Neto
    O tesoureiro do PT é réu no processo sobre o desvio de 170 milhões de reais da cooperativa
    Laura Diniz e Adriana Caitano

    A juíza Patrícia Inigo Funes e Silva, da 5ª Vara Criminal de São Paulo, aceitou a denúncia contra o tesoureiro do PT João Vaccari Neto e outras cinco pessoas envolvidas no caso de desvio de dinheiro da Bancoop, que lesou cerca de 3.000 pessoas. Com a decisão, Vaccari e os demais citados tornam-se réus em processo criminal por estelionato e tentativa de estelionato, formação de quadrilha ou bando e falsidade ideológica. Vaccari e Tomás Edson Botelho Fraga, ex-dirigentes da Bancoop, e Ana Maria Ernica, atual diretora, também respondem por lavagem de dinheiro.

    Curtir

Os comentários estão desativados.