CORIOLANO NOGUEIRA NÃO COBRA
Não entendo, ou melhor, entendo mas gostaria que fosse diferente, os motivos que levam a cúpula da policia civil a manter um departamento como o DEIC ativo/aberto.
É notório, de conhecimento de todos que esse departamento, embora, sob pretexto de ter delegacias especializadas, só tem trilhado dois caminhos um é o da corrupção vergonhosa ali praticada e o outro é o uso da máquina administrativa em benefício único e exclusivamente da maioria de seus integrantes.
A máquina administrativa ali é usada para beneficiar Telefonica, bancos, seguradoras, cargas entre outras empresas privadas e não para prestar serviços à sociedade.
São vários escandalos e nada é feito contra a corrupção, que muitos praticam através do departamento, quer seja pela promotoria pública ou pela corregedoria de polícia.
Sempre ouviu-se abertamente nos corredores do departamento sobre valores e cargos.
Os bens materiais visíveis são totalmente incompatíveis com os salários dos integrantes e, policial honesto que entra para trabalhar no departamento logo são transferidos para não apresentarem riscos aos esquemas existentes.
A grande maioria dos procedimentos que ali chegam são manipulados em favor de quem dá mais. A corregedoria da polícia civil, em raríssimos casos em que não consegue deixar de interferir, faz e depois não dá prosseguimento/engaveta ou na calada da noite reintegra, como o exemplo do policial AUGUSTO PENNA, GRUBS, EVALDO e outros. Mas no caso de alguns delegados nem chegam a ser punidos.
Essa mesma corregedoria tem a capacidade de vir a público dizer que contra grandes autoridades não conseguem provas materiais para embasar a punição, mascarando denúncias em que para obterem as provas bastaria analisar o procedimento, temos apenas duas opções ou mentem descaradamente por vantagens e motivos alheios ao nosso conhecimento ou não tem a menor competência profissional para enxergar o óbvio.
Outro pretexto absurdo para a existência e manutenção desse departamento é a alegação de possuírem delegacias especializadas, demonstrando claramente acreditar que todos os pobres mortais sejam um bando de idiotas. Os crimes que mais são checados ali é 288, 155, 157, 171, 121 todos do Código Penal, crimes esses que qualquer autoridade policial concursada tem a obrigação de conhecer e saber aplicá-los. Esse pretexto traduz-se em “APENAS NO DEIC EXISTEM DELEGADOS CAPAZES DE EXECUTAR TAIS TRABALHOS”. Mas pergunto: e as autoridades concursadas que estão lotadas em delegaciais policiais locais, são apenas figurantes incompetentes e incapazes ou não possuem os mesmos recursos que são disponibilizados ao DEIC de maneira proposital?????? Qual a razão de existirem se apenas estão onerando o estado que pagam respectivos salários????????????? Os crimes que no DEIC são trabalhados é de domínio e conhecimento de qualquer estudante ou recém formado em direito, que sabem diferenciar o furto do roubo, o crime individual e em concurso de pessoas.
A manutenção desse departamento só pode evidenciar que o interesse é financeiro e gera lucros/enriquecimento ilícito/propinas a políticos e corruptos da cúpula da polícia civil.
Estou convicta de que a corregedoria e a ssp/sp não estão fazendo e não farão nada para combater a corrupção existente na polícia civil, isto já ficou nítido, com a própria reintegração do investigador PENNA, que demonstrou ser um verdadeiro CALA BOCA, outro caso que também comprova a manipulação e conivência existente é a tranferência do xerife para o 69º DP, parece ser apenas uma atitude manipulativa para esperar que a poeira assente e que não estoure um grande escandâlo à época de eleição. Dentre inúmeros casos mal explicados pelo xerife, existe o caso do motoboy morto pelo promotor, em SUPOSTA LEGÍTIMA DEFESA, embora tenha sido morto pelas costas, desarmado e sem a posse de qualquer produto de roubo que tenha sido localizado pela policia militar que atendeu a ocorrência, esses produtos estranhamente foram localizados pela equipe do delegado cerca de 5 horas após o ocorrido, teve vítima localizada e dentre os relógios “encontraram” com o motoboy produto de roubo de BO registrado um ano antes. Lembrando que o promotor foi ex colega de profissão e amigo particular da autoridade e, ainda, consta que é irmão de outras duas autoridades também velhos conhecidos do xerife.
É sabido e comentado no meio policial que a corregedoria do ministério público já concluiu as investigações e já apurou-se a VERDADE DOS FATOS, embora ainda não tenham assumido publicamente, porém, o promotor já encontra-se prestando serviços burocráticos no órgão, tendo sido novamente afastado de sua outra função. Talvez tenha sido pelo mesmo motivo que foi afastado o xerife, mas que confirmando-se a verdade obtida na apuração cabe no mínimo, na melhor das hipótese, exoneração sumária a ambos e que justifica plenamente o recolhimentos de ambos à CADEIA.
Parabéns, Lucinha. Por que o governo não combate efetivamente a corrupção na Polícia Civil? Qual a complexidade e desdobramentos das atividades ilícitas na instituição? Alcançam políticos e financiamentos de campanha? Alcançam grupos empresariais fortes que financiam a grande mídia? Por que o governo não tem vontade política de implantar um modelo de segurança pública que toda a sociedade e policiais honestos desejam? Por que?
Certamente o debate e o esclarecimento sobre estas questões são igualmente relevantes à luta por melhores condições de trabalho e salário. Estas lutas, na verdade, se completam. São temas como estes que devem ser exaustivamentes debatidos institucionalmente pelas associações e sindicatos da nossa categoria, envolvendo a sociedade civil e a classe política. A insistência nestas teses atrairá, mais cedo ou mais tarde, a grande mídia. O óbvio deve ser muito repetido. Lembram-se do movimento “Diretas Já”; a Globo segurou até a última hora, mas ao final se rendeu a ele.
CurtirCurtir
POBRE COITADO ESSE MOTOBOY, VÍTIMA DE UM BUNDÃO QUE NÃO TINHA A MENOR CAPACIDADE PARA PORTAR UMA ARMA, QUE DEVIA FAZER ISSO PARA IMPRESSIONAR AS PUTINHAS DE BALADAS. E PIOR AINDA, ALÉM DE ASSASSINADO TEM SUA HONRA COVARDEMENTE ROUBADA, PARA QUE OS PROMOTORES CONTINUEM COM SUA MÁSCARA DE INFALÍVEIS MORALISTAS. QUEM É TÃO CAGÃO ASSIM NÃO PODE ANDAR ARMADO, SENÃO ATIRA NA PRÓPRIA SOBRA SÓ DE MEDO, O QUE CERTAMENTE FOI O CASO. ESTRANHO NÉ, O 15º ALÍ TÃO PERTINHO E O CARA FOI PROCURAR O DEIC LAAAAAÁ NA ZONA NORTE. TALVEZ O POBREZINHO NÃO CONHECIA SÃO PAULO ,NÉ !!
CurtirCurtir
SOMBRA
CurtirCurtir
Concordo com a matéria, mas falar sobre a corregedoria também é piada né? Lá a corrupção é maior do que outros lugares, cortina de fumaça dos infernos!
CurtirCurtir
Tira 2º Grau
No caminho até o DEIC o promotor tinha o 6º, 11º, 15º, 16º, 17º, 26º, 27º, 35º, 36º.
É ainda, 1º, 2º, 3º, 4º, 5º, 77º e outros.
Se foi no DEIC por sentir-se mais seguro tinha o plantão 24 horas existente.
Roubo a banco estava fechada e o responsável estava dormindo em casa.
MAS PERGUNTO: SERÁ QUE EM OUTRA DELEGACIA QUALQUER ELE TERIA UM DELEGADO AMIGO O BASTANTE PARA ACHAR ALGUÉM EM AMERICANA/SP???????????????????????????
CurtirCurtir
Entendeu????????????????????????????????????????????????
É puro lhiame
CurtirCurtir