DELTA UNO LEMBRA MONSTESQUIEU ….LEMBRO SCHOPENHAUER: APENAS O POLICIAL CIVIL SABE COMO MENDIGAR 2

2010/02/23 at 12:01 – DELTA UNO  – O ORIGINAL

A Polícia Civil é o elefante do circo. Se soubesse a força que tem, derrubaria a lona!

Infelizmente, a Instituição segue garroteada por um Secretário que privilegia a Polícia Militar descaradamente e por um Ministério Público repleto de velhos espertalhões e jovens imberbes que, “reinventando” Montesquieu, julgam-se um quarto poder de Estado.

A “culpa” pelo que está ocorrendo, entretanto, é da Instituição. Até cão sarnanento reage, quando chutado!

Até quando teremos imortal “temor reverencial” por tudo e por todos???

_________________________________________

DAQUILO QUE ALGUÉM TEM

“Em especial para aquele que não é nobre, mas dotado de algum talento, ser um pobre-diabo é uma verdadeira vantagem e uma recomendação. Pois o que cada um mais procura e aprecia, não apenas na   simples conversação, mas sobretudo no serviço público, é a inferioridade do outro. Ora, só um pobre-diabo está convencido e compenetrado em grau suficiente de sua completa, profunda, decisiva, total inferioridade e de sua plena insignificância e ausência de valor, tal como exige o caso. Apenas ele, portanto, inclina-se amiúde e por bastante tempo, e apenas  a sua reverência atinge 90º; apenas ele suporta tudo e ainda sorri; apenas ele  conheceee a completa falta de valor dos méritos; apenas ele enaltece como obras-primas, em público, em voz alta ou em gande caracteres, as inépcias literárias de seus superiores ou de homens influentes em geral; apenas ele sabe como mendigar”…

( Aforismos para a sabedoria da vida, Martins Fontes, 2006, fl. 57 )

______________________________

A SUBSERVIÊNCIA  – que ninguém lamente e se engane  – É  POTÊNCIA! (simples leitura  de  uma máxima de Goethe ).

Um Comentário

  1. Dr. Guerra, como sempre, lapidar!!!

    A definição de Schopenhauer é brilhante e certeira, descrevendo com exatidao os nossos(?) cardeais, alguns dos quais há mais de duas décadas na classe especial.

    Curtir

Os comentários estão desativados.