Delegado-geral contesta total de apurações
Domingos Paulo Neto divulgou nota em que afirma que apenas 1,4% dos delegados são investigados por casos graves em 2009
Reportagem da Folha mostrou que 24% dos 3.313 delegados são investigados pela Corregedoria em casos abertos nos últimos anos
ANDRÉ CARAMANTE
DA REPORTAGEM LOCAL
O delegado-geral da Polícia Civil de SP, Domingos Paulo Neto, divulgou ontem uma nota à imprensa para contestar reportagem publicada pela Folha no domingo, segundo a qual cerca de 800 (24%) dos 3.313 delegados do Estado são hoje investigados pela Corregedoria Geral da corporação -pelos mais variados motivos.
Na nota, o delegado-geral afirma que, no ano de 2009, apenas 48 dos 3.313 delegados “foram submetidos a processos administrativos pelos crimes infamantes mencionados na epigrafada reportagem, o que representa 1,4% do total de integrantes da carreira de delegado e não 24% como incorretamente constou daquela matéria jornalística”.
O delegado disse “presumir” que a Folha incluiu na contabilização dos 800 investigados “infrações de menor relevância” e os chamados “procedimentos de confirmação de carreira” pelo qual a Corregedoria apura a conduta de todos os delegados em seu período de estágio probatório (três primeiros anos de carreira).
A reportagem de domingo, no entanto, não incluiu esses casos “de confirmação de carreira”, assim como também não tratou apenas das investigações abertas no ano passado -mas de todos os casos em investigação contra delegados.
As investigações da Corregedoria se intensificaram em agosto de 2009, quando Antonio Ferreira Pinto, secretário da Segurança Pública de José Serra (PSDB), suspeitando de corporativismo (muitos dos casos se arrastavam havia anos), decidiu reformular a Corregedoria, vinculando-a diretamente ao seu gabinete. Antes, a Corregedoria estava subordinada à Delegacia Geral.
“Injustiça”
Segundo Paulo Neto, a reportagem da Folha divulgou dados incorretos que “maculam injustamente a honra da secular instituição policial civil”.
O delegado-geral contestou na nota também a informação de que 418 policiais foram “removidos” de três dos principais órgãos da instituição. Segundo ele, não houve punição, mas providências com o objetivo de colocar os policiais em unidades mais “compatíveis com seu perfil profissional”.
Entre os removidos pelo secretário Ferreira Pinto estão delegados importantes, que foram colocados “na geladeira”, em postos de menor destaque. É o caso, por exemplo, de Ruy Ferraz Fontes, o “xerife” do combate à facção criminosa PCC por anos e que hoje está em uma delegacia na periferia.
Um outro caso importante, investigado pela Corregedoria, é o que envolve o policial Renzo Borges Angerami, filho do delegado-geral-adjunto, Alberto Angerami. Ele é suspeito de tentar extorquir dinheiro de um suposto criminoso. O pai dele, braço-direito de Paulo Neto, diz que o filho é inocente.
A Folha procurou ontem Paulo Neto para uma entrevista, mas não obteve resposta. O jornal pediu também, sem sucesso, acesso ao teor das apurações contra os 800 delegados.
O que o DG falou retrata a realidade! A notícia exposta pela folha é realmente mentirosa, na verdade acho até que se trata de uma manobra para manchar ainda mais a imagem da Polícia Civil, esse é o momento de nós policiais nos unirmos, momento de trocar a diretoria da corregedoria com urgência, para substitui-la por alguém legalista, pois essa resposta que o Delegado Geral deu deu caberia a diretora da corregedoria ter dado!
CurtirCurtir
PROCESSA A FOLHA, PRENDE O JORNALISTA, INVADE A REDAÇÃO! O CHICOTE SÓ ESTRALA NO LOMBO DOS FRACOS. O PATRÃO NÃO DEIXARIA INVADIR A FOLHA!
CurtirCurtir
O seu cabeça de ferro. Como voce acha que o DG achou o 1,4 %???? Trabalhamos pra caramba pra que ele tivesse essa informação no menor tempo possível e nem mandaram agradecer.
CurtirCurtir
1,4% são as chances de se aprovar a reestruturação feita nas coxas para calar os polícias, deve ser também o índice de reajuste que o governo do PSDB irá propor de reajuste para as polícias, perdemos a corregedoria por culpa de um determinado delegado que sentava encima dos PAs de outros delegados, teve PA que só para ouvir o indiciado levou mais de 2 anos para a intimação, não venham por a culpa no jornal ele retratou e informou o que tudo que os policiais honestos já sabia que ocorria no conselho da PC, troca de cadeira como objetivo de se arrecadar sempre mais e sempre para os mesmo.
Pergunto a quantas anda a investigação daquele delagado que obrigava os policias a assimar recibo de $300,00, para terno que custava $120,00, alguém sabe me dizer, abafado pelo conselho da época não é verdade, ou a culpa é da folha que ele não ser punido.
CurtirCurtir
A Pholha pode ser que não seja culpada, mas também não é inocente. É reduto do PSDB e outros encalhes de direita
CurtirCurtir
Os pilantras devem ser identificados, processados, condenados e devem ser demitidos e cumprir penas.
Mas fica uma pergunta que ainda ninguém respondeu: quantos desses 800 processos referem-se aos atos da greve, considerada legal pelo próprio Judiciário ?
E outra: quem se beneficia dessa notícia parcial ?
CurtirCurtir
o que não ficou esclarecido também foi de onde surgiu esse numero de 800 delegados investigados…. a informação falsa vai ficar assim ? A ADPESP vai se calar e emitir notas ambíguas ou vai querer sabem quem foi que deu a informação? Vai lá, dona Marilda. Peita a Pholha e ao menos faz uma cartinha do leitor questionando o numero e exigindo que apontem a veracidade da informação ou se retratem.
CurtirCurtir
O DG agiu de maneira digna e honrada; já a associação, que deveria ter caído-de-pau nesta matéria-canalha, …
CurtirCurtir
CONVITE ESPECIAL
Todos os corruptos sem exceção estão convidados para a Noite da Pizza, tendo como convidados especiais o SSP/SP, CORREGEPOL em peso, alguns PROMOTORES PÚBLICOS, TODOS OS DELEGADOS CITADOS NO JORNAL DA TARDE para comemorarem o retorno/reintegração ocorrida no final de dezembro de 2009 (a volta estava sendo mantida embaixo do tapete do DIRD) e um novo(s) Malheiros em algum dos órgãos citados.
É o Pena, o tira que passou dois anos na cadeia por corrupção, sequestro, etc, etc, etc, etc, etc,etc
Pessoal, o Augusto Pena está de volta no DIRD.
O tira que entregou todo mundo lembra???????
Futuro policial, investigue quem será seu colega AUGUSTO PENA. Quando voce crescer será como ele.
PARABENS SSP/SP e CORREGEPOL, entre voces existe um novo MALHEIROS
Voces ainda acham que as denúncias contra os delegados irão dar em alguma coisa?????
KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK
Papai Noel, Cegonha, Coelhinho da Páscoa, Lobo Mau, etc existe
CurtirCurtir
Esclareço que não sou contra a reintegração do Investipol Augusto Pena, por não ter todos os envolvidos no escândalo sido exonerados. Para clamarmos por justiça não podemos querer dois pesos diferentes. O Código Penal qualifica roubo, furto, extorção, corrupção como crimes sem quantificar valores. Sua reintegração, assim como já ocorreu com alguns policiais do Deic, detidos em flagrante por corrupção, dentre outros que enriqueceram ilicitamente, que foram denunciados e, após vários PAs, não deu em nada, denotam que a sujeira continua firme e forte. É descabido, um insulto para a população e, principalmente para os policiais honestos que a SSP, DG, CORREGEPOL tenham admitido ou ainda admitam essas reintegrações, deixando nítido que a punição é só para policiais honestos e desapadrinhados. Com isso, não terão MORAL e sim a força de uma caneta dada pelo cargo para qualquer punição. Não punem ladrões, seqüestradores, dentre outros crimes graves para punir quem faz bico para sobreviver.
A reintegração é uma demonstração clara da podridão que ocorre nos gabinetes, é uma premiação para que o Pena permaneça amordaçado, assim como querem fazer com os participantes dos blogs.
Aos corruptos não interessa ter pessoas que denunciam, ainda que cientes de sua impunidade.
Algumas ameaças estão ocorrendo no blog, porém, se fossem inocentes, honrados, certamente estariam tranqüilos. O fato de algumas autoridades não terem sido sindicados na Corregepol ou terem sido absolvidos não significa nada, principalmente diante do corporativismo que estamos presenciando. Se querem processar alguém por ofensa moral, tenham-a primeiro. A autoridade que tem conhecimento de atos ilícitos, principalmente praticada pelos seus pares tornam-se omissas e co-autoras ao calarem-se. A função da autoridade não é só tomar medidas legais em relação ao cidadão comum, mas acima de tudo em relação aos seus, para serem exemplos de conduta moral. É fácil vir ao blog para ameaçar, difícil é cumprir com seus deveres legais sem corromperem-se.
OFENSA MORAL está tendo as pessoas de bem ao verem que tantos corruptos saem ilesos, rindo da nossa cara, certos da impunidade e, que continuarão agindo em benefício próprio de seus respectivos bolsos, é saber que quem deveria punir compactua, é saber que pode estar fazendo uma denúncia à alguma autoridade, com exceção dos íntegros, que ao invés de ser apurada e corrigida com rigor poderá ser manipulada para render algum com o velho malho de “fomos e vortemos e não encontramos ninguém”; “ a denúncia não procede”, a famosa papeleta/ordem de serviço.
DIGNO DE HONRA É QUEM DISSE QUE PERTO DE ALGUMAS AUTORIDADES MARCOLA É SÓ UM TROMBADINHA.
CurtirCurtir
Desejo e deixo nestas poucas palavras sinceros votos de muita SABEDORIA, CONHECIMENTO, ENTENDIMENTO e principalmente DISCERNIMENTO em todos os seus caminhos. Acabei de depositar na conta de cada um de vocês a importância de muitos DIAS, SEMANAS, MESES E ANOS DE FELICIDADE E PROSPERIDADE, SAÚDE, PAZ, AMOR e que Deus estenda às mãos sobre vocês e toda sua família e acrescente 100 por cento de juros em cima de tudo isso. “A MAIOR RECOMPENSA PELO TRABALHO NÃO É O QUE A PESSOA GANHA, MAS O QUE ELA SE TORNA ATRAVÉS DELE.”
DESEJO SUCESSO A TODOS!
PAULO SOLUÇÃO
http://www.paulinhosolucao.blogspot.com
paulinhosolucao@gmail.com
paulo.1470@hotmail.com
Salto/SP
CurtirCurtir