800 delegados são investigados em SP; 24% do total de delegados da corporação; 418 policiais foram removidos 17

800 delegados são investigados em SP Investigações da Corregedoria da Polícia Civil atingem 24% do total de delegados da corporação; 418 policiais foram removidos

Procedimentos foram abertos por suspeitas como prevaricação e violência e atingem alguns dos nomes mais importantes da polícia

ANDRÉ CARAMANTE
DA REPORTAGEM LOCAL

Cerca de 800 dos 3.313 delegados de SP (24%) são investigados hoje pela Corregedoria da Polícia Civil numa das maiores tentativas de depuração dos 104 anos da corporação.
São procedimentos abertos pelas mais variadas suspeitas (extorsão, enriquecimento, violência, prevaricação, mau uso de dinheiro público etc.) e que atingem nomes dos mais importantes da Polícia Civil, que tem 33 mil integrantes.
As investigações se intensificaram em agosto de 2009, quando o secretário da Segurança Pública, Antonio Ferreira Pinto, suspeitando de corporativismo (muitos dos casos se arrastavam havia anos), decidiu reformular a Corregedoria, vinculando-a diretamente ao seu gabinete, e nomear pela primeira vez uma mulher para a chefia do órgão, a delegada Maria Inês Trefiglio Valente.
Além de acelerar as apurações e incentivar a abertura de novos procedimentos (um total de 8.579 casos contra policiais de várias funções), Ferreira Pinto removeu 418 policiais de três dos principais órgãos da instituição, a própria Corregedoria, o Deic (departamento de roubos) e o Denarc (narcóticos).
São policiais contra quem pesam suspeitas ou que simplesmente não têm o “perfil” desejado -Ferreira Pinto os afastou por acreditar que eles não estavam preparados para atuar em departamentos importantes.
Nessas trocas, delegados até então considerados intocáveis foram colocados na “geladeira” -postos de menor destaque. Exemplos:

A) Ruy Ferraz Fontes, “xerife” do combate à facção criminosa PCC, hoje está em uma delegacia na periferia.

B) Everardo Tanganelli Jr., ex-Denarc, hoje no setor de cartas precatórias, é suspeito de enriquecimento ilícito. Em férias, não foi achado pela Folha.

C) Maurício Lemos Freire, ex-n.º 1 da Civil, hoje no setor de helicópteros, é suspeito de não apurar fraude em concurso. Está em férias e não foi localizado.

 D) Antonio Carlos Bueno Torres, que ocupou cargo importante no Detran, está em função de menor importância. É suspeito de dispensar licitação. À reportagem, afirmou: “Vá cuidar da sua vida!”.

E) Pedro Pórrio, importante delegado do Denarc, hoje em funções burocráticas, foi denunciado à Justiça sob acusação de extorquir US$ 800 mil da quadrilha do traficante Juan Abadía. Daniel Bialski, seu advogado, diz que ele é inocente.

Caso do informante
Um outro delegado foi escanteado após ter sido descoberto que ele e membros de sua equipe ameaçaram de morte os familiares de um presidiário informante que “falou demais”.
O preso havia dado às autoridades a localização de um suspeito de envolvimento na morte do juiz Antonio Machado Dias, de Presidente Prudente -ocorrida em 2003. O nome do delegado é mantido em sigilo pela secretaria, que busca provas.

Um Comentário

  1. AINDA BEM QUE TODAS AS OUTRAS INSTITUIÇÕES SÃO HONESTAS E PROBAS. OS MINISTROS DO STF E STJ NUNCA RECEBERAM NADA PARA JULGAR HCS… OS JUIZES DE PRIMEIRO E SEGUNDO GRAUS NUNCA RECEBERAM NADA PARA JULGAR CAUSAS A FAVOR OU CONTRA REÚS… PROMOTORES NUNCA RECEBERAM NADA PARA ALIVAR OUNÃO PARA ALGUÉM (INCLUSIVE NO CASO DO BURACO DO METRÔ)…AINDA BEM QUE A PM NÃO RECEBE MENSAL DE MAQUINAS E BIQUEIRAS… AHHH…COMO É BOM VIVER EM UM LUGAR ONDE APENAS UMA CARREIRA E UMA INSTITUIÇÃO E CORRUPTA…

    Curtir

  2. É isso aí cops, carreira única, mas pra ser o presidente do IP, coordenar a investigação e administrar a PC tem que fazer concurso interno, tá bom? Prova preambular, escrita e oral, igualzinho pra delegado, quem se sair melhor, leva! Muda o quê?
    Só pra refrescar, a reportagem da Folha menciona somente os delegados envolvidos; achas que não tem tira e escriba juntos na mesma fita? rsrsrsrs.
    Polícia Civil não é lugar de malandro e picareta, pena que o governo vem tolerando a presença destas pessoas, tomara que seja o início de uma limpeza!

    Curtir

  3. Fala guerra,
    Lembro quando assisti sua entrevista a rede band no calçadão da praia em Santos. Naquela época vc já denunciava o E$QUEMA. Se tem o vídeo ai pra nos vermos.. Se nao vou requisitar uma copia à band.
    Tem delpol ai que foi pro frezzer direto,
    jow!

    Curtir

  4. E AGORA COMO É QUE SAIO NA RUA

    NÃO VAI ACONTECER ABSOLUTAMENTE NADA COM ESSES CARDEAIS REFRIGERADOS, MESMO PORQUE JÁ FIZERAM O PÉ DE MEIA AGORA E EU

    QUE FUI PRA RUA PEDIR MELHORES CONDIÇÕES DE TRABALHO E REMUNERAÇÃO

    E EU COMO FICO DE FRENTE PRA MINHA FILHA E PRA MINHA MULHER

    AGORA MAIS DO QUE NUNCA SOU ADVOGADO, FEIRANTE, GARI, FRENTISTA TUDO, MENOS DELEGADO DE POLICIA

    ´PORQUE ESSA REPORTAGEM JOGOU NA LAMA NÃO OS VERDADEIROS BANDIDOS,

    MAS O MEU NOME

    O NOME DOS MEUS COLEGAS QUE DIVIDEM O ALUGUEL COM O SALARIO DAS ESPOSAS QUE TRABALHAM PARA COMPLEMENTAR A RENDA

    EM FIM,

    O NOME DOS DELEGADOS DE POLÍCIA QUE SÃO DIUTURNAMENTE HUMILHADOS

    PELO SENHOR SECRETÁRIO PINTO

    PELOS INTOCÁVEIS CENSORES QUE FAZEM ESSE JOGO SUJO DO GOVERNO DE TRATAR A TODOS COMO BANDIDOS

    PELO SECCIONAL E PELO TITULAR ESCLEROSADOS QUE NOS TRATAM COMO RECRUTAS LIMPADORES DE PRIVADA

    PELA POPULAÇÃO QUE VEM NA NOSSA CASA JOGAR NA CARA QUE PAGA NOSSO SALÁRIO MISERÁVEL E EXIGE QUE LIMPEMOS A MERDA QUE FIZERAM COMO BONS “CIDADÃOS”.

    PELA MÍDIA QUE NOS USA SORDIDAMENTE PARA OBTER MATÉRIAS DA DESGRAÇA HUMANA PARA OS DESGRAÇADOS CIDADÃOS QUE ASSISTEM CURIOSOS

    AGORA COMO É QUE MINHA FILHA PODE DIZER NO COLÉGIO QUE O PAI DELA É DELEGADO DE POLÍCIA E QUE

    JÁ FOI NA CASA DE VAGABUNDO RETIRAR AS COISAS DA MULHER QUE APANHOU E QUE POR POUCO NÃO FOI MORTA

    QUE ÀS 4:00 HORAS DA MANHÃ DEU BATIDA NO DESMANCHE E TEVE QUE FICAR MAIS 36 HORAS CONTANDO E IDENTIFICANDO AS PEÇAS APREENDIDAS

    QUE ÀS 5:00 HORAS LEVOU EM SEGURANÇA PARA CASA A VÍTIMA DO LATROCÍNIO TENTADO EM SEU PRÓPRIO CARRO

    MUITO OBRIGADO SENHOR PINTO

    SENHORA MÍDIA

    SENHOR CIDADÃO

    POR ME LEMBRAREM QUE SOU LADRÃO

    PORQUE SOU DELEGADO DE POLÍCIA…

    Curtir

  5. O fato de haver corrupção em outras instituições não justifica críticas feitas quando se toma medidas para diminuir a corrupção em uma delas, a qual, aliás, está bem suja. Que bom que algo está sendo feito, espero que ainda mais ações nesse sentido sejam realizadas!

    Curtir

  6. Calma aí colegas,
    Como o Márcio disse:
    A FOLHA ESTÁ VENDIDA FAZ TEMPO!!!
    ANDRÉ CARAMANTE VENDIDO !!!
    .
    Mídia tá detonando com a gente, pra que amanhã ninguém creia que a nossas reivindicações sejam justas!!

    Curtir

  7. Acho que dá pra fazer uma limonada com este limão.
    Se a policia e suas carreiras estão podres é sinal de que o Estado ao longo de duas décadas nada fez para evitar a chegada deste quadro terrível.

    Não aumentou salários, não reestruturou as carreiras. A polícia é inépta e indolente porque o governo do Estado de São Paulo é inépto e indolente.

    É hora de por o governo na parede e cobrar dele medidas para evitar que os outros 76% se tornem alvos da Corregedoria.

    Curtir

  8. COPS:

    Desconfio que boa parte deste oitocentos delpols são ex-tiras, bachareis analfabetos em Direito, extremamente habilidosos em puxar saco, em praticar alpinismo político e sabem como ninguem enxergar oportunidades de se dar bem que passam pela sua frente. São os “verdadeiros” que batem no peito. Espertalhoes muito bem aproveitados pelo governo QUERCIA e FLEURY que abriu as porteiras e fodeu carreira…

    Carreira única nunca!!!

    Curtir

  9. Também achei sacanagen esta reportagem, mas , na minha opinião, os delegados (a maioria) estão colhendo o que plantaram, infelizmente todos vamos pagar o ônus, só fico aliviado porque sei que todo este dinheiro sujo será gasto com remédios e fraudas, sem dizer o desprezo e abandono que estes canalhas sofrerão após a “expulsória”, vão queimar no inferno junto com o ex-governador que deu início a tudo isto, amém.

    Curtir

  10. Quantos desses 800 processos referem-se aos atos da última greve ? Fui processado recentemente pela Corregedoria, pelo simples fato de que informei ao juiz da comarca que não havia policiais para realizar escolta, durante o período de greve, que foi considerada legal pelo TRT. A situação é mais absurda quando se sabe há mais de dez anos que o próprio Tribunal de Justiça de São Paulo já havia decidido em mandado de segurança, que tal atribuição não competia a Polícia Civil. Dias atrás saiu o resultado: absolvição. Em outra oportunidade, mais no início da carreira, fui processado administrativamente pelo fato de visitar minha família em um final de semana, dentro de um período de sete anos de plantão ininterrupto em Delegacia de pequena cidade do interior, sem autorização do superior. Sofri a punição de advertência. Então, da minha experiência, só posso dizer que tenho orgulho e honra de haver sido processado por duas vezes pela Corregedoria. Quanto a honestidade, isto não é virtude: é só obrigação

    Curtir

  11. QUANDO ESTÁ TUDO BEM A POPULAÇÃO CRITICA A POLÍCIA E ESQUECE DE DEUS, MAS É SÓ ALGO DE RUIM ACONTECER QUE CHAMA A POLÍCIA E LEMBRA DE DEUS.
    FALAR DE NÓS É FACIL, DIFÍCIL É SER.
    FALAR DA POLÍCIA DÁ IBOPE!!!
    QUANTOS PROGRAMAS E JORNAIS POLICIAS PASSAM DIARIAMENTE NA TV??? QUANTOS SERIADOS, NOVELAS E FILMES DE POLICIAIS????
    TEM TANTA COISA DE BOA PARA FALAR DA POLÍCIA, É SÓ LEMBRAR QUE TODOS OS PRESOS ESTÃO LÁ POR CONTA DE NOSSOS TRABALHO.
    ESTAMOS E SEMPRE ESTAREMOS EM DESTAQUE… TEMOS QUE AINDA CONVIVER COM ISSO E QUEM NÃO SE ACOSTUMOU PODE SE ACOSTUMAR, ASSIM SERÁ, SEMPRE

    Curtir

  12. O SERRA ESTÁ LIMPANDO OS CORRUPTOS DAS FILEIRAS DA PC,

    BOA SERRA,

    SÓ NÓS POPULAÇÃO SABEMOS COMO SOMOS TRATADOS NAS DPs E QDO ABORDADOS,

    É ISSO AÍ FERREIRA PINTO, ACELEEERAAAA!!!!!!

    Curtir

Os comentários estão desativados.