2.191 PRESOS – BALANÇO FINAL DA OPERAÇÃO DA POLÍCIA CIVIL DE SÃO PAULO 3

29/10/2009  –  18h54

Operação da Polícia Civil termina com 2.191 presos por diversos crimes em SP

ANDRÉ MONTEIRO
da Folha Online

A Polícia Civil de São Paulo prendeu 2.191 pessoas durante uma operação para combater diversos crimes, como latrocínio, homicídio, estupro, roubo, tráfico de drogas, entre outros. A Operação Gênese começou a 0h desta quinta-feira e estava marcada para terminar às 13h, porém as últimas ações se estenderam e foram concluídas no final da tarde.

Policiais prendem em SP acusado de crime no PR
Polícia recaptura 12 condenados por homicídio
Polícia de SP encontra cativeiro e liberta 2 vítimas durante operação
Rádio pirata é fechada durante operação

Do total de presos, 509 foram detidos em flagrante, 1.601 tinham mandados de prisão já expedidos e 81 eram foragidos da Justiça que foram recapturados. Segundo o delegado-geral da Polícia Civil, Domingos Paulo Neto, alguns dos presos podem pagar fiança e deixar a prisão, mas ele não precisou quantos estão nesta situação.

Participaram da operação 9.299 policiais em todo o Estado –cerca de um terço do efetivo. Segundo Neto, a maior parte das prisões ocorreu no interior. Pelas delegacias da Grande São Paulo e da capital, foram presas 453 pessoas. Também foram feitos 333 termos circunstanciados no Estado.

Além dos presos, foram apreendidos 112 armas e mais de 3 milhões de objetos –entre eles 345 máquinas caça-níquel–, além de cerca de 100 kg de drogas. Também foram apreendidos mais de 400 veículos e 97 foram recuperados. Ao todo, 1.213 mandados de busca e apreensão foram cumpridos.

O delegado-geral afirma que o nome Gênese é uma referência ao surgimento de uma nova polícia, que terá os trabalhos de investigação e de divulgação de informações unificados, com o objetivo de recuperar o caráter investigativo da Polícia Civil.

Sobre os números da operação, Neto afirma que eles fogem aos padrões do dia a dia pois “em pouco mais de 12 horas houve uma sinergia, todos se uniram para um determinado serviço”. Neto disse não ter tido notícia de mortos ou feridos na operação, apenas o caso de um agente que sofreu uma queda por acidente em São José do Rio Preto (SP).

Ações

Durante a operação, a polícia prendeu um acusado de ser o mandante do assassinato de um casal de universitários de Curitiba em abril deste ano. O crime ocorreu, segundo a acusação, por brigas entre grupos neonazistas.

Segundo a delegada Elisabete Sato, titular do DHPP (Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa), o departamento tinha 30 mandados para serem cumpridos na operação —12 haviam sido presos até por volta das 12h.

Também durante a operação policial, um cativeiro foi localizado na zona leste de São Paulo e duas vítimas, libertadas. Em Osasco (Grande São Paulo), uma rádio pirata foi fechada.

O vendedor Luis Fernando da Costa Rosa, 52, foi preso flagrado com três adolescentes com idades de 13 a 17 anos dentro de um apartamento no bairro Ipiranga, zona sul de São Paulo. Um dos adolescentes era procurado pela família desde agosto do ano passado, quando desapareceu na cidade de Caieiras (Grande São Paulo). No computador do vendedor foram encontradas fotos dele com os adolescentes em roupas íntimas.

No Bom Retiro (região central de São Paulo), os policiais localizaram dez bolivianos em uma confecção, e a suspeita é que eles trabalhavam em regime análogo ao de escravidão.

OPERAÇÃO GÊNESE, balanço parcial: 236 presos 12

29/10/2009 -13h01

Balanço parcial aponta 236 presos em operação da Polícia Civil em SP

TATIANA SANTIAGO
colaboração para a Folha Online

A Polícia Civil realiza desde a 0h desta quinta-feira uma operação em diferentes cidades do Estado de São Paulo para recapturar foragidos e cumprir mandados de prisão e de busca e apreensão contra suspeitos de envolvimento em diversos tipos de crimes, como latrocínio, homicídio, estupro, entre outros. Balanço parcial aponta que, até as 9h, 236 pessoas haviam sido presas, sendo 75 em flagrante, em toda a Grande São Paulo.

Os dados da Operação Gênese ainda são preliminares. Segundo o delegado-geral, Domingos Paulo Neto, cerca de 150 pessoas também teriam sido presas na região de Ribeirão Preto (313 km de São Paulo), mas não há detalhes.

A polícia ainda não informou se, além dos 75 presos em flagrante, as demais prisões ocorreram em cumprimento a mandados ou se há suspeitos de crimes, que podem ser liberados após depoimento.

Balanço

Entre os presos na cidade de São Paulo estão 12 condenados por homicídio que estavam foragidos da Justiça.

Também durante a operação policial, um cativeiro foi localizado na zona leste de São Paulo e duas vítimas, libertadas. Em Osasco (Grande São Paulo), uma rádio pirata foi fechada.

Operação

Além das prisões, a operação visa ainda apreender máquinas caça-níqueis e produtos piratas.

Segundo a assessoria da Polícia Civil, o nome da operação representa o surgimento de uma nova Polícia Civil, que age em conjunto para coibir a criminalidade.

O MEU GOVERNADOR JOSÉ SERRA – ATENDENDO AOS RECLAMOS DA MAIORIA – ACABOU COM A MAMATA DA “ELITE POLICIAL”: FÉRIAS E LICENÇAS DURANTE OS MESES DE NOVEMBRO E DEZEMBRO 13

DECRETO Nº 54.953, DE 22 DE OUTUBRO DE 2009
Suspende, no corrente exercício, a aplicação do disposto no artigo 5º do Decreto nº 25.013, de 16 de abril de 1986, para os integrantes das carreiras policiais civis em exercício na Secretaria da Segurança Pública JOSÉ SERRA, Governador do Estado de São Paulo, no uso de suas atribuições legais,
Decreta:
Artigo 1º – Fica suspensa, no corrente exercício, a aplicação do disposto no artigo 5º do Decreto nº 25.013, de 16 de abril de 1986, para os integrantes das carreiras policiais civis em exercício na Secretaria da Segurança Pública.
Artigo 2º – As férias que vierem a ser indeferidas em decorrência da aplicação do disposto no artigo anterior serão gozadas na seguinte conformidade:
I – se o policial civil já tiver usufruído parte das férias correspondente ao exercício de 2009, o restante será gozado em 2010;
II – na hipótese contrária, pelo menos 50% (cinqüenta por cento) serão gozadas no exercício de 2010, devendo o eventual saldo ser usufruído em 2011.
Artigo 3º – Este decreto entra em vigor na data de sua publicação.
Palácio dos Bandeirantes, 22 de outubro de 2009
JOSÉ SERRA
Antonio Ferreira Pinto
Secretário da Segurança Pública
Aloysio Nunes Ferreira Filho
Secretário-Chefe da Casa Civil
Publicado na Casa Civil, aos 22 de outubro de 2009

“DR GUERRA SE EXISTE ALGUM PORCO NESTA HISTÓRIA É o SR, QUE SÓ NÃO FOI DEMITIDO ATÉ AGORA PORQUE TRABALHA PARA O PSDB”…VERDADE, PROTÓGENES NÃO É O “PORQUINHO” , É UM TIGRE…BANGUELA! 9

Enviado pelo POLTBS em 29/10/2009 às 10:48

DR GUERRA SE EXISTE ALGUM PORCO NESTA HISTÓRIA É o SR, QUE SÓ NÃO FOI DEMITIDO ATÉ AGORA PORQUE TRABALHA PARA O PSDB.

QUALQUER PESSOA MINIMANMENTE INFORMADA, MORMENTE POLICIAL, SABE DA GRANDEZA QUE FOI MANDAR PARA A CADEIA O BANQUEIRO EM QUESTÃO.

POR SUA VEZ VC ESCOLHE ENALTECER A PM, CUJA ATUAÇÃO SE RESUMI AQUI EM TABOAO DA SERRA EM DECAPITAR DEFICIENTES MENTAIS E OCULTAR OS CADAVERES, CAPITANIADOS PELO PROFISSIONAL ULTRA-BEM-PREPARADO CEL FELIX, O QUAL DEBUTOU NA TV MATANDO COM TODO O SEU GABARITO A MENINA ELOA, EM STO ANDRE.

JÁ QUE VC GOSTA TANTO DA PM SIGA O CONSELHO DO CAP. NASCIMENTO, PEDE PRÁ SAIR!!!!

O PROTEGENES É DELPOL. É POLICIAL (CIVIL) NA ESSÊNCIA. ENALTECE O NOME DELEGADO DE POLÍCIA. VC POR SUA VEZ, ESCONDIDO ATRÁS DESTA ERUDIÇAO DE ALMANAQUE FICA SOLAPANDO A ATIVIDADE QUE DEVERIA SER BANDEIRA DAQUELES COMPROMETIDOS COM A CAUSA PÚBLICA.

A QUEM SERVE A PM ? A QUALQUER DESPOTA DE PLANTÃO.

A POLICIA CIVIL PERTENCE A SOCIEDADE E COM ELA CAMINHA.

PARE DE MANIPULAR NEGATIVAMENTE OPINIÕES E JOGAR NA LAMA O ORGULHO DOS POLICIAIS CIVIS.

A PROPOSITO ONTEM FOI PRESO OUTRO PM TRAFICANTE POR AQUI, QUANDO OS ACADEMICOS DO BARRO BRANCO PUBLICAREM A MONOGRAFIA ” PM DO PCC, MATANDO COMUNITARIAMENTE” FAVOR DIVULGAR.

INFELIZMENTE HORTOLANDIA É PERTO DEMAIS.

____________________________________

O Protógenes  apenas ENVERGONHA A CARREIRA DE DELEGADO DE POLÍCIA.

 NOTÓRIO DEMAGOGO E  IGNORANTE DOS DIREITOS DE TODO E QUALQUER INVESTIGADO.

Desonestamente,  sob o repetido “não posso entrar no mérito”  , em todas as entrevistas  que concedeu  –  salvo o bate-papo editado na Caros Amigos – demonstra não possuir argumentos sólidos para disfarçar A  OPERAÇÃO EXTORSÃO DENOMINADA SATIAGRAHA.

Inicialmente defendemos o Delegado,  contudo pelo seguir  “da linha do tempo”  observando  o “cenário prospectivo” ( expressões de efeito do Protógenes ),  podemos concluir: O DELEGADO DIANTE DO IMINENTE DESLIGAMENTO DO COMANDO DA OPERAÇÃO  –   SOB SUSPEITA DE DESVIOS  –  ELABOROU UM RELATÓRIO PITORESCO…( para não repetir tudo aquilo que já lemos acerca do “documento policial”). 

Esse Tigre não tem dentes!

Há referências, também, à jornalista da Folha Andréa Michael, que fez reportagem sobre a operação antes de ela acontecer e, por isso, teve sua prisão pedida pelo delegado, mas negada pela Justiça. Para Protógenes, Andréa é “integrante da organização criminosa, travestida de correspondente” da Folha em Brasília. Outro “jornalista colaborar dessa organização criminosa” seria o colunista da Veja Diogo Mainardi. O motivo é o mesmo: o colunista já escreveu sobre Dantas.

“O que estamos assistindo e desmascarando por meio do Judiciário Federal, com atenção auspiciosa do Ministério Público Federal, é repugnante sob o ponto de vista ético e moral do papel da imprensa”, diz o delegado.

No relatório, Protógenes Queiroz promete lutar para combater o que ele chama de mal. “Ante as ameaças de corsários saqueadores das riquezas do nosso país, deixo aqui registrado que o ‘amanuense’, que ora subscreve a presente peça, e por ‘cautela’ alerto aos incautos, seja de forma individual ou organizados criminosamente para tal finalidade, que estarei de prontidão comparado a um integrante das Brigadas dos Tigres, fazendo um acompanhamento detalhado do futuro Fundo Soberano e ao menor movimento de ações ilícitas destinadas a desvios de tais reservas cambiais ou fraudes com os papéis que o governo federal pretende lançar, começaremos desde já uma nova e complexa investigação, a fim de evitar o mal maior.”

E procure se curar dessa paranóia denominada PM…

Pois quem afundou o nosso barco foi gente do jaez do PROTÓGENES…

O tipo que ,  noutros tempos, praticaria tortura e execução sumária como os famigerados PARANHOS FLEURY, IVAHIR FREITAS GARCIA, et caterva. Protógenes – MUTATIS MUTANDIS ( como ele gosta de falar ) –  não passa de outro  FLEURY.

Outro herói…Outro salvador da pátria!

Só deve faltar-lhe um IATE…

Se bem que no Guarujá está aportado; ao comando do diretório do PC do B.

Não será difícil comprar uma 50 pés. 

“Sei que a ditadura salarial nos acaba empurrando para saídas individuais”…DA PREVENÇÃO DA INFRAÇÃO ADMINISTRATIVA 1

Enviado pelo COMBATENTE  em 29/10/2009 às 8:12

Caro Dr. Guerra !

A impetuosidade e a vontade de mudança dos mais jovens, motiva a manutenção desse estado de coisas. Os mais velhos que estão na cúpula, querem, tão somente, “passar os dias” e manterem-se em suas cadeiras, a qualquer custo, embora isso implique no futuro da Instituição.
Até hj não entendo como, uma meia dúzia de vovôs, conseguem manter debaixo da bota 35.000 PCs.
Sei que a ditadura salarial nos acaba empurrando para saidas indivíduais.
O tira não quer problema com o titular, que não quer problema com o seccional, que não quer problema com o diretor, e assim vai.
Tudo isso, somado à falta de liderança sindical verdadeira e comprometida somente com os interesses da classe, capaz de aglutinar toda a nossa idignação, favorece esse estado de coisas.

Obrigado, Dr. Guerra, pelo espaço.

______________________________________________

O comentário acima revela  o conflito de idéias e interesses que acabarão sepultando a Polícia Civil Paulista.  

Sim, sepultamento!

A morte por suicídio inconsciente, pois sabemos da nossa doença, mas rejeitamos o tratamento.

Refletindo lembrei-me de um pequeno livro contendo gigantescas idéias centrais , totalmente desprezadas pelos administradores policiais: os Delegados de Polícia.  

 Acerca da estigmatização, falta de motivação, omissão da hierarquia,  em singela obra, o  Delegado CIRO DE ARAÚJO MARTINS BONILHA,  identifica causas e aponta remédios.

Infelizmente, a cúpula não lê.

Infelizmente, as entidades de classe –   especialmente a ADPESP e SINDPESP – não se interessam pelo patrocínio de estudos, publicação e distribuição de livros como o aqui referenciado.

 Obra especificamente policial. Preferem difundir escritos ( nada originais )  sobre temas de direito e processo penal.

Ou, dependendo da ocasião, PATROCINAR E DISTRIBUIR LIVRO “SOBRE TERRORISMO VIRTUAL”, coincidentemente da autoria do próprio presidente , Sérgio Marcos Roque.

Doutor Ciro Bonilha –  salvo um parágrafo do prefácio – gostamos da essência da sua obra; gostariamos  fosse aprofundada, embora saibamos das intransponíveis dificuldades financeiras para um projeto de alcance restrito.

Permita-me uma sugestão para um futuro capítulo:  SAÚDE DO POLICIAL.

Exemplo: AQUELE TIPO CLÁSSICO DE FUNCIONÁRIO NEGATIVO NÃO É UM INFRATOR,  É UM DOENTE.

        “O distímico acredita que nada vai bem, mas também não faz nada para mudar o que julga estar errado. Por mais que se esforce, faz tudo por obrigação e não sente prazer em nada”, descreve a psiquiatra Fátima Vasconcelos, da Santa Casa da Misericórdia.

Recomendável para quem pensa ,  repensa e pratica as boas lições.

CORREGEDORIA PREVENTIVA

A desorganização e desmotivação que impera dentro da Instituição PC…UM DOS MOTIVOS: SENILIDADE DOS DELEGADOS 5

tiozãoEnviado pelo ANDERSON  em 29/10/2009 às 0:49

Só a título de conhecimento para os leitores desse blog.
Quando eu ainda não era policial civil, via a Polícia Civil como uma instituição grandiosa e de respeito, sobretudo, essencial para o Estado. Via a Polícia Militar também com o mesmo respeito e não menos essencial.
A PM garantido a manutenção da ordem pública e mostrando-se mais presente que a PC em razão da farda, e mesmo mais presente no dia a dia, não me parecia mais grandiosa que a PC, pois, via esta última como uma polícia mais inteligente e seus agentes trabalhando com investigação e buscando provas para condenar aqueles que infrigiam as leis, diria até mais educados, pois, enquanto a PC trabalhava mais reservadamente, os policiais militares se valiam mais da força física, pois bem, lembro perfeitamente que na POLÍCIA MILITAR ganhava bem menos que na POLÍCIA CIVIL, e, isso era um diferencial que deixava os policiais civis num nível um pouco mais acima que os policia militares, porém,
com o tempo a PM foi ganhando espaço e os seus vencimentos igualando-se aos da PC, ou seja, a POLICIA MILITAR que não é boba nem nada, enfim, se viu no mesmo patamar que a POLICIA CIVIL. Isso foi há alguns anos, hoje já não é mais assim, a POLÍCIA MILITAR ultrapassou a POLÍCIA CIVIL em todos os aspectos, planejamento, estrutura, lobby, etc, deixando a PC lá pra trás, bem pra trás.
Quando entrei na POLÍCIA CIVIL, há 7 anos atrás, fui percebendo a desorganização e desmotivação que impera dentro da Instituição PC, quer ver só dois exemplos: Sou formado em Administração e estou cursando o 4.o ano de Direito, tenho o mesmo vencimento que um policial que tem a antiga 8.a série, nada contra quem tenha o primeiro grau, mas, aos olhos do Governo sou mais um servidor policial, colocado no mesmo patamar que um colega que não estudou, não se especializou, na POLICIA CIVIL sempre foi assim, “NÃO MOSTRE QUE VOCÊ SABE FAZER TAL COISA, SENÃO VAI SOBRAR PRA VOCÊ, PARA SEMPRE”, ou seja, é melhor ser um “tapado” e fazer só a essência do essencial, do que se especializar e tentar melhorar sempre, para o Governo isso não vale nada, não conta nada, aliás, financeiramente é até prejudicial, pois, se não tivesse estudado talvez teria minha casa própria, coisa que ainda não tenho.
Na PM, pelo que me parece, o policial que busca melhorar profissionalmente, quando não é aproveitado noutra área, sempre lhe dão a oportunidade de prestar concursos internos para subir de patente, um Soldado pode vir a ser Cabo, Sargento e Sub-Tenente, é só querer e estudar um pouco, dão até a oportunidade do praça virar oficial, no tal de “chacal”, onde isso ocorre na POLÍCIA CIVIL?
Outro exemplo, há anos venho tentando remoção para um lugar mais próximo de minha família, há anos a administração se mostra intransigente, sempre indeferindo meu pedido, mesmo com novos concursados, a POLÍCIA CIVIL até bem pouco tempo atrás não tinha nenhum banco de dados para saber quem deseja a remoção, ou seja, era a desorganização em pessoa, e, recentemente o Delegado Geral institui através de Portaria um banco de permutas, coisa que a POLICIA MILITAR tinha há tempos, e quando um PM deseja remoção para outra localidade, cadastra-se neste banco e inclusive consegue acompanhar sua classificação perante seus pares, é uma expectativa de direito que é dada ao POLICIAL MILITAR, é por estas e outras que a PM está anos-luz à frente da PC.
Concluirei dizendo o seguinte, admirava a POLÍCIA CIVIL antes de entrar na instituição, passei a amá-la quando passei a fazer parte de seu quadro, e agora, infelizmente tenho que dizer que não vejo a hora de deixá-la, é triste, mas é a realidade.

____________________________

As diversas perdas financeiras decorrentes da aposentadoria, a insegurança jurídica acerca da aposentadoria especial, mais a possibilidade de arrastar-se até o implemento da invalidez presumida, ou seja,70 anos,  envelheceram a Polícia Civil.

Que ninguém se iluda:  A VELHICE É A PIOR DAS DOENÇAS. 

Temos um Delegado Geral relativamente jovem: uns 55 anos, mas cercado por homens com mais de 60, 65 e até 69 anos.

Enquanto o  Comandante Geral da PM  deve ter uns 48 anos; com um Estado Maior na mesma faixa etária.

Não adianta querer bater bola com eles.

Já deixamos o time do  Tiozão pelo time do Vovô.

( assinado: TIOZÃO  GUERRA )

Desde quando a corregedoria virou a Inquisicão?… 13

Enviado pelo BOSCO em 29/10/2009 às 0:20

Caro Dr. Guerra,

estou escrevendo pleos comentários, mas se possível gostaria que o sr. publicasse isso no seu blog..

A VERGONHA DA CORREGEDORIA

Dois colegas lotados na data de ontem foram presos pela Corregedoria em suas residências as seis horas da manhã…
não vou discutir o mérito da prisão, mas dar FATOS que não consigo entender…

* na terça feira, as sete da noite, um “cidadão” com duas passagens por tráfico, e em liberdade provisõria foi até a casinha denunciar que estava sendo extorquido por dois policiais do 8ª DP, área da 1ª Seccional.

Deu seu depoimento que foi pressionado, extorquido, ameaçado e afins…
Policiais do plantão ca Corregedoria,a companhados da suposta vítima, foram de noite até o 8 dp e pediram as fichas dos referidos policiais, para identificação FOTOGRÁFICA pela vítima..
Identificação positiva, foi feito o pedido da PRISÃO PREVENTIVA na mesma noite, e PASME, as SEIS HORAS da manhã, a MESMA equipe que ouviu a vítima, estava na porta da casa dos dois colegas, e ambos foral algemados e levados para a Corró, e posterior PPC.

Agora pergunto, JURIDICAMENTE, O QUE É ISSO ????

Não tem materialidade, não tem investigação, não tem NADA, e tem uma preventiva ?
Qualquer um que trabalha sabe o QUÃO é difícil pedir uma PP de um mala qualquer, pq conosco é o contrário ?
Desde quando a corregedoria virou a Inquisicão ?
Realmente, não vale a pena trabalhar mais aqui…. NÓIA E TRAFICANTE tem palavra que vale MUITO mais que a nossa…

Abraços Dr.

ps: parabéns ao DELEGADO TITULAR e ao CHEFE DOS TIRAS do 8 DP… nenhum deles teve a HOMBRIDADE, o COLEGUISMO OU A DECÊNCIA de se dirigir até a Corregedoria para se informar melhor, ou ao menos prestar auxílico aos colegas… quem teve que ir lá foi o chefe dos tiras e a assistente da 1 seccional….